quinta-feira, 19 de julho de 2012
Acabou o basquetebol sénior
Porque nunca pensei que uma decisão destas seria tomada sem nenhuma consulta aos associados, acreditei e confiei, antes da confirmação oficial que podia não ser verdade. É. Enquanto portista de sempre e para sempre, sinto-me traído. É um dia muito triste. Isto não se faz! Por mais argumentos que usem, alguns dos quais são compreensíveis... Comunicado do F.C.Porto
Só acreditarei na suspensão e não no fim, se Moncho Lopez continuar. Será um sinal que pode ser verdade. O técnico espanhol nunca aceitaria permanecer sem garantias de rapidamente o basquetebol sénior voltar.
Nota do autor:
Podem criticar a decisão, mas se pensam que vou permitir insultos, baixarias ou críticas fáceis, tirem o cavalinho da chuva. Não vou!
Comunicado:
ResponderEliminarFace à actual conjuntura federativa, à forma como o basquetebol tem vindo a ser gerido em Portugal e à actual situação económica, a direcção do FC Porto deliberou tomar as seguintes medidas:
1 – Suspender a sua equipa sénior de basquetebol;
2 – Proceder à liquidação e dissolução da Futebol Clube do Porto – Basquetebol, S.A.D., iniciando desde já todas as “démarches” para tal desiderato, solicitando a convocatória da competente assembleia-geral para o efeito e transferindo a actividade da modalidade para o Futebol Clube do Porto;
3 – Convidar o treinador Moncho López para dirigir todo o basquetebol do clube;
4 – Utilizar a infraestrutura Dragão Caixa para a competição da sua equipa de juniores;
5 – Reunir as condições necessárias, no mais curto espaço de tempo, no sentido de retomar a actividade da equipa sénior de basquetebol;
6 – Reorganizar o projecto do basquetebol do FC Porto com o objectivo de contribuir para que a selecção nacional volte a ser um espaço privilegiado para os jogadores formados em Portugal.
Porto, 19 de Julho de 2012
A Direcção do Futebol Clube do Porto
O ponto 5 quanto a mim é para nunca mais ser cumprido!!!
Para mim só faria sentido suspender o basket por falta manifesta de verbas, mas parace-me bem que não é a razão principal.
Finalmente, continua a não comunicação entre o Clube e os Sócios, que merecem respeito.
E será que um dia vai voltar? ou vai acontecer como com o volei?
ResponderEliminarSinceramente nao esperava que o basquete fosse mesmo acabar..
Boas,
ResponderEliminarNunca cheguei a pensar que o Basquete ia mesma acabar, pensava que era só uma coisa passageira e que ia voltar para animar os adeptos e dirigentes do FCPorto.
Abraço
Simples, não renovo o lugar anual!
ResponderEliminarHá dinheiro para miúdos brasileiros para a equipa b, e não há para o Basquet?!?!
Algo de muito mal vai no FCPorto!
Um dia triste para a nação portista!
espero que isto não continue até haver só futebol... Mt triste!
ResponderEliminarUma grande desilusão, a direção do Futebol Clube do Porto, tem de ter as suas razões para acabar com o Basquetebol. Não ia acabar sem ter um único motivo para tal.
ResponderEliminarAbraço,
Joaquim Pedrosa
Tudo (bem) dito.
ResponderEliminarNada a acrescentar!
E acredito que haverá futuro (basquetebol sénior), o que não apaga "o tempo e o modo" desta decisão...
deixemo-nos de hipocrisias!!!!!
ResponderEliminarEu tambem sinto uma certa "tristeza" pelo fim do basquetebol, como foi o fim do vloei, do hoquei em campo (modalidade que a mim me diz muito, pois vi o meu irmão ser campeão nacional pelo FC PORTO nesta modalidade, e fui seccionista no GD Viso), e tantas outras entre as quais o atletismo, que na era Pinto da Costa foram extintas.
Mas sejamos francos; quem vai sentir falta destas modalidades? Quem ama o FC PORTO ama por causa da natação ou do bilhar?
Se algum dia o FC PORTO vier a ser um clube apenas e só de futebol, choraremos saudades, mas apenas estaremos a seguir o caminho ao qual estamos vocacionados!
P.S. O Varzim foi impedido de participar nas competições profissionais de futebol por dividas. Todos os poveiros choraram. praguejaram e sentiram-se infelizes, mas na altura de se chegarem á frente....
Felisberto Costa
Nunca pensei que isto podesse vir a acontecer :(
ResponderEliminarÉ certo que estamos numa crise económica mas o FCPorto não está em crise. Que se passa?
Um abraço
Rui Morais
Caro DVP:
ResponderEliminarUm abraço solidário. Entendo-o perfeitamente.Dois clubes de Aveiro, um deles recem campeão nacional acabaram com a modalidade de andebol(na sua totalidade)"baniram-na" e sei o que senti. A continuidade do Sr Moncho pode significar a não extensão. Estou consigo. Um abraço.
Boas VP,
ResponderEliminarSinceramente não tenho muito a dizer sobre isto, senão demonstrar a minha indignação ... é inacreditavel que a solução seja acabar com a secção, mais ainda não ha no clube dinheiro para a sua continuidade ?. é melhor extinguir a secção do que cortar custos e sermos humildes e termos uma equipa formada por miudos da casa ??? será que os jogadores como o Miguel Miranda, o João Santos o MArçal e o Stempin ganham assim tanto que não possamos ter, como foi o caso este ano uma equipa competitiva ? e mesmo que não fosse possivel ... é melhor recomeçar na 3ª divisão do que nos mantermos, independentemente dos resultados, na 1ª ?
Infelizmente acho que o basquete vai ter o mesmo final de outras modadilades do meu tempo, ainda sou do tempo (estou velho) que tinhamos uma equipa competitiva no ciclismo, ainda sou do tempo que assistia ao volei, do Nelson Puga antes de ser DR., no nosso pavilhão ... ainda sou do tempo das piscinas que frequentei, que tambem ja não existem.
Fico agora á esprera que acabe o hoquei e o andebol ... que é o que falta ...
Ha dinheiro para um quipa B em futebol, ha dinheiro para trazer brazileiros e guarda redes servios para essa mesma equipa, mas não ha 1 milhão que seja para manter o basquetebol ?
Realmente o meu problema deve ser estar velho e continuar a ver o meu clube como o conheci ... e não como uma empresa ... a idade não perdoa.
Um abraço
http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/
CRISE e uma federação que talvez não vá no melhor sentido...
ResponderEliminarSinto de facto PENA mas é a VIDA ou melhor a Crise.
ResponderEliminarVejo muito suposto adepto portista a discordar o que me espanta pois o entusiasmo durante o ano pela modalidade era pouco, as presenças também e os bilhetes com frequencia custavam apenas 1 EURO......
A economia da Europa está perigosa vejam o que aconteceu com o Glasgow Rangers...
Caro Dragão Vila Pouca,
ResponderEliminarAinda tinha esperança que a decisão fosse outra. Lamento-o pelos jogadores, pelo treinador e sobretudo pelos adeptos que sempre seguiram a equipa para onde esta fosse. Será um até já, uma vez que não acabou o basquetebol, haverá sim uma reestruturação na modalidade. Assim sendo, espera-se que a equipa sénior regresse à competição o mais rápido possível. E sim, será mais fácil acreditar que será apenas uma suspensão no caso de Moncho López permanecer na estrutura.
Cumprimentos
Ana Andrade
www.portistaacemporcento.blogspot.com
www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com
É com grande pena que assisto a isto, cada vez mais, somos um clube menos eclético. Já não temos Voleibol, atletismo, agora Basquetebol, não teremos futebol de salão, enfim, cada vez menos...
ResponderEliminarSerá que um dia perderemos o andebol ou o hoquéi?
Depois é com pesar também que vejo, que cada vez mais, a comunicação do clube para os sócios e adeptos é menor. Não há uma palavra, uma justificação do presidente, só por comunicado parece-me manifestamente pouco.
Boa noite.
ResponderEliminarEm primeiro lugar dizer que sou um apaixonado por basquet e que tenho pena que a modalidade acabe no clube( temporariamente) mas que entendo a direçao e a posição tomada.
Que clubes a nivel mundial têm modalidades amadoras, exceçao feita ao real e ao barça?? ninguém tem e são clubes financeiramente muito superiores ao porto, depois á a questao do campeonato que é do pior que existe na europa e a qualidade dos jogadores é muito fraca vejam o caso do rob johnson que veio da 3 divisao espanhola, a liga resume-se a porto e benfica não á competitividade, junta-se a isto a falta de patrocinios, a falta de receita de bilheteira e apoio dos adeptos porque muitos destes que agora vêm a criticar nunca foram apoiar o basquet porque com os bilhetes a 1 euro tivemos jogos com 400 pessoas, acham que é com esta receita que a modalidade se aguenta, imaginem se o preço fosse a 7/8 euros o bilhete, tinhamos lá 100 pessoas... custa-me dizer mas aceito e compreendo a decisão da sad neste sentido, menos compreensivel sao os premios dos administradores que dariam um grande jeito para o basquet não acabar, mas são outros assuntos e fico-me po aqui...
cumprimentos
"Porque nunca pensei que uma decisão destas seria tomada sem nenhuma consulta aos associados"
ResponderEliminarÉ como eu ja disse antes. O porto raramente quer saber dos sócios.
Nestes aspectos estamos muito atras dos vermelhos.
Mas mto atras..
Qd surge uma situacao deste genero no benfica são enviadas cartas para os sócios a explicar a situação por ex.
No nosso clube temos ao fim de 1 ou 2 semanas um simples comunicado com 2/3 paragrafos..
Na conjuntura actual não renovo o meu lugar anual, espanta-me como se pode acabar o basket porque um crápula é o presidente da federação,onde está o meu PORTO que lutava contra tudo e contra todos, 0 19 de julho de 2012 é para mim um dia de luto, este não é o caminhho que gosto, até um dia
ResponderEliminarVIVA O PORTO
Talvez o fim do basquetebol tenha a ver com a criação do futsal....Já há quem fale que o futsal no FCPorto será realidade
ResponderEliminarBoas,
ResponderEliminarRealmente, estive de manhã no pc, desliguei e agora de tarde quando ligo o PC dou-me de caras com esta notícia horrível? Nunca pensei que isto podesse vir a acontecer..... é um dia triste para a história do nosso clube.
Abraço
J. Manuel Couto
Sinto de facto PENA mas é a VIDA ou melhor a Crise.
ResponderEliminarVejo muito suposto adepto portista a discordar o que me espanta pois o entusiasmo durante o ano pela modalidade era pouco, as presenças também e os bilhetes com frequencia custavam apenas 1 EURO......
A economia da Europa está perigosa vejam o que aconteceu com o Glasgow Rangers...
Boas,
ResponderEliminarMuito triste esta situação, mas entendo a posição tomada pelo clube. É só temporariamente.
Vamos ter Futsal!
João Moreira
Para além da vergonha, sinto uma enorme desilusão. Ainda mantive uma réstea de esperança. Mas devo ser, mesmo, muito inocente.
ResponderEliminarResta a esperança que Moncho Lopez aceite o convite. Será a forma, tenho a certeza, de o basquetebol sénior do FCP voltar rapidamnte. Caso contário temo que o que conteceu com o voleibol ou hóquei em campo, só para lembrar duas modalidades que deram muitos títulos ao nosso clube, há longos anos, se repita com o basquetebol.
Será que vale a pena renovar o meu lugar no Dragão Caixa? Vou pensar muito seriamente.
Uma demonstração que o clube empresa continua a aniquilar o clube dos sócios.
ResponderEliminarContinuem a aumentar a estrutura da SAD e venham mais uns artistas da bola para a equipa B...
O clube como o conhecíamos, já desapareceu à muito...
Um dia muito triste. É com tristeza que vejo o meu clube a fechar-se cada vez mais e a desaproveitar todas as vitórias que foi conquistando.
ResponderEliminarCompramos laterais brasileiros a preços exorbitantes com muitas comissões incluídas mas para o basket não há dinheiro...
Isto não é o FCP que eu aprendi a amar.
Tivessem os jogos de basquetebol tantas presenças no Dragaozinho como de adeptos "chocados" e se calhar as hipoteses de sobrevivencia eram bem maiores...
ResponderEliminarO ecletismo é para tentar preservar mas há uma mudança que sobretudo em quadro de crise economica não se pode esquecer:
É que agora estas modalidades deixaram de ser amadorasou pelo menos semiamadores e passaram a altamente profissionais...
Há malta que se diz portista que nem umjogo de basquetebol viu na televisão !!!...
ResponderEliminarCaro Vila Pouca,
ResponderEliminarSe percebermos o que se passa no Basket português,podemos dizer mais ou menos isto: o nivel competitivo é quase amador;os pavilhões estão às moscas; os apoios à modalidade quase desapareceram; os dirigentes são incompetentes. Com esta decisão o Porto deu a machadada final na Liga de basket porque esta perdeu o pouco interesse que ainda podia ter. Num ano como este em que a crise bateu à porta esta decisão do FCPorto é polémica mas será provavelmente a mais avisada, porque senão provavelmente para a próxima época fechariam outras secções.Em Portugal, simplesmente não faz sentido existir uma liga PROFISSIONAL de basket! Esperemos para ver quantas equipas, nas diferentes competições, chegam até ao final da época...
Um abraço,
Portista de Cascais
Sendo portista desde o dia em que nasci, a mim não me choca o fim do Basquetebol Profissional. Modalidades como Basquetebol, Voleibol, Andebol e Hoquei em Patins devem manter-se pela força da tradição mas praticadas de forma amadora, seja qual for a divisão. O desporto profissional deve cingir-se ao futebol. É o único que move multidões e gera receitas. E é o único desporto que nenhum dirigente trocaria um título por outra qualquer modalidade.
ResponderEliminarFernando Vargas - Porto
Alegando a atual conjuntura federativa, a forma como o basquetebol tem vindo a ser gerido em Portugal e a situação económica, o FC Porto anunciou ontem a suspensão da equipa sénior de basquetebol.
ResponderEliminarAtravés de um comunicado divulgado no seu site, os dragões confirmaram aquilo que há já alguns dias vinha a ser tema de especulações, optando por parar a atividade da sua equipa principal, não a inscrevendo na Federação Portuguesa de Basquetebol para a próxima temporada, sendo que o prazo para o fazer terminou ontem às 18 horas. A Académica, finalista da Taça de Portugal – ganha pelos portistas – será o adversário do Benfica na Supertaça, em Novembro.
Apenas a equipa sénior vai parar, todos os outros escalões se mantêm a trabalhar, tendo Moncho López sido convidado a dirigir a modalidade no clube (ver caixa), que, de resto, conforme diz o comunicado, pretende retomar a atividade da equipa principal no mais curto espaço de tempo.
Durante os últimos dias foram mantidos muitos contactos, várias reuniões foram tidas no sentido de arranjar uma forma de os dragões se manterem em competição. No entanto, sem sucesso. Em cima da mesa, numa reunião que decorreu até tarde durante a noite de anteontem, esteve a dissolução da SAD do basquetebol – o que vai mesmo acontecer, regressando a modalidade ao clube – e a redução do orçamento da secção para números mais próximos daqueles que são praticados no andebol e no hóquei em patins e que rondam os 700 mil euros. Também se discutiu uma mudança de estratégia, com a aposta a passar pela formação, a exemplo do que faz o andebol, que geralmente contrata atletas novos e com margem de progressão, sendo Gilberto Duarte um exemplo perfeito dessa política: chegou ao FC Porto com 15 anos, foi evoluindo e, na época passada, com apenas 21 anos, foi o MVPdocampeonato.
É essa a linha de orientação que o basquetebol pretende seguir. De resto, a manutenção dos escalões de formação vai nesse sentido, tal como o desejo de manter Moncho, por forma a fazer regressar os azuis e brancos à competição sénior no mais curto espaço de tempo.
O JOGO sabe que o técnico ainda não deu resposta ao convite que lhe foi endereçado, mas há fatores que podem pesar na sua decisão, caso da forte ligação que desenvolveu com o clube e que nunca escondeu – antes pelo contrário! –, mas também a esperança de ver os seniores de novo em atividade. No passado, Moncho teve propostas semelhantes de outros clubes, as quais descartou.
As dificuldades orçamentais e o facto de alguns jogadores não terem acedido às propostas de redução dos salários, levaram a esta decisão do FC Porto de suspender a equipa sénior. Os atletas ficam agora livres de negociar com outros
in ojogo.pt
Como é obvio sinto-me triste como a maioria dos Portistas que aqui passam mas, calma com as comparações entre o futebol e o basket!!!!!!!!!!
ResponderEliminar1º de tudo, têm que olhar para o clube como para um Grupo Empresarial em que, cada secção é uma empresa independente!! Se o futebol compra laterais caros é, porque fez vendas de avançados e/ou treinadores a preços exorbitantes!!!!!!!
Tem adeptos que comparecem em massa aos jogos, tem o estádio quase sempre a bem mais de metade… ganha um bom dinheiro com as participações nas competições Europeias etc etc etc..
2º temos uma secção de basket que, ate pode ir apresentando resultados mas é preciso olhar para os gastos vs ganhos… quanto dinheiro sai e quanto entra????????
3º Como aqui muito bem disseram, a liga de basquetebol é fraquíssima e, com estas posições do seu presidente, o Fc Porto com esta atitude acabou de por em cheque esta liga miserável!!! Ele agora que fale….
4º e Se calhar o ponto mais importante… Também aqui já disseram que se poderia continuar com uma equipa mais fraca!!! Mas daqui a 3 meses, andavam todos a reclamar e a especular o porque de estarmos tão fracos!!!!!!!!!!!!!!!
Alguma vez viram o Nosso Clube entrar em alguma competição só para participar????? Sem ambições ou possibilidades de ser Campeao???????
Ps: Isto do Futsal também já me soou… Era LINDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
.../...Acresce que durante a epoca aconteceu muita coisa, incluindo uma desistencia nas meis/finais da prova e, quando há desistencias deste calibre, o presidente da Federação deveria dispensar-se de perguntar o quer dizer o FCP quando menciona em comunicado " a forma como o basquetebol tem vindo a ser gerido em Portugal". Mário Saldanha tem razão em parte, e´mau quando se acusa sem concretizar a acusação, mas também é mau que um dirigente se esqueça tão depressa do descalabro que não foi capaz de evitar ou que se ache alheio a esse e outros acontecimentos do genero.
ResponderEliminarQuanto à suspensão da actividade decidida pelo FCP e com certeza mal aceite pela maioria dos adeptos, creio que é tanto um problema financeiro como filosofico: por lá, a doutrina obriga que se jogue sempre para ganhar, sem falhas nem tolerancias;concluindo que não há meios para combater os milhões do Benfica, o que se pedia a Pinto da Costa era um desmentido dos seus trinta anos de Presidencia.
Aceitar ser segundo ou menos ainda, por conta da crise, obrigava o FCP a desmentir 30 anos de filosofia
in OJOGO
______
Além da desistencia do Madeira Sad ainda houve a greve do Guimarães!!!...
Caros Portistas,
ResponderEliminarcompreendo a vossa tristeza, mas se calhar daqui a 2 ou 3 anos vão dizer...ah afinal e tal a decisão foi bem tomada.
o que não compreendo são os adeptos da pipoca que põem logo tudo em causa, que têm vergonha do clube, que a SAD está a destruir o clube e outras barbaridades...mas nas grandes conquistas estão lá todos orgulhosos e a vangloriarem-se de serem do FCP. Como outros a dizerem que no seu tempo é que era, que havia tudo e mais alguma coisa, mas esquecem-se que festejavam 1 título de 10 em 10 anos.
Saudações Portistas,
Carlos Torres