Vítor Pereira disse ontem, após o final do Valência - Porto, que até ao jogo da Supertaça não haverá mexidas no plantel do F.C.Porto. OK, compreendo, com o mercado ainda longe do fim, é preciso alguma cautela na gestão dos recursos humanos, tudo pode acontecer e é necessário algum cuidado. Certo, mas como não tenho essas responsabilidades, nem as preocupações de quem treina ou dirige, posso sempre mandar um bitaites. Assim, vou formar o meu plantel, explicar o porquê das opções, deixando interrogações naqueles que têm sido mais falados para sair. Vale o que vale e portanto, niguém deve fazer qualquer tipo de extrapolação.
Guarda-redes:
Helton, Bracali e Kadú - há também Stefanovic que a qualquer momento pode ser chamado para os jogos do calendário português.
Fabiano Freitas: apesar de boas prestações, ainda não está no ponto para destronar um Helton que está aí para as curvas. Precisa de jogar, corrigir defeitos que só os jogos eliminam. Ficar para jogar na Taça da Liga ou de Portugal, não me parece a melhor solução. Sem esquecer a promessa de vir para o F.C.Porto, mas ficar mais um ano em Olhão.
Defesas:
Miguel Lopes, Danilo, Rolando (?-1), Maicon, Otamendi, Mangala, Alex Sandro e Alvaro Pereira (?-2)
1 - Rolando: é o central mais falado para sair e uma saída, penso eu, agradaria às duas partes, desde que, como é óbvio, as propostas satisfizessem Rolando e F.C.Porto.
Se o internacional português sair, acho que não precisamos de contratar ninguém. Abdoulaye ou até Tiago Ferreira, dois jovens com potencial, podiam perfeitamente funcionar como quarto central, à partida...
2 - Alvaro Pereira: se não sair será uma grande surpresa e aqui, já disse, mas torno a repetir, teríamos de ter alguém que desse garantias - Addy ainda não dá; Rafa está lesionado há demasiado tempo e o miúdo da equipa B não conheço. Quem? Isso não sei, não são contas da minha tabuada, como diz um amigo meu.
Sereno: OK, é esforçado, é pau para toda a obra, vai desenrascando, mas só como último recurso.

Fernando (?-3), Defour, Lucho e Moutinho (?-4).
Se não sair ninguém, falta um médio, porque há sempre a possibilidade de Danilo ou James, cada um à sua maneira, darem um pezinho.
3 - Fernando: é fundamental no sistema 4x3x3, perde alguma coisa no 4x2x1x3. Se sair, a solução Lucho, numa versão Pirlo, não me desagradaria, o que daria oportunidade de contratar alguém com outras características. Um clone, não é fácil e não estou a ver quem. Danilo pode ser outra hipótese.
4 - Moutinho: Defour é o mais parecido, Danilo pode ser uma alternativa. Mas arranjar alguém com o mesmo rendimento é muito complicado e a sua saída seria uma grande perda.
Se saíssem os dois, então nem é bom falar... só tirando um coelho - salvo seja! - e não um ganso, da cartola.
Castro: com todo o respeito pelo profissionalismo e portismo, não me parece uma solução.
A promessa Sérgio Oliveira, aparecerá, mostrará capacidade na equipa B que o levem a ser alternativa?
Avançados:
Varela, Atsu, Janko, James, Jackson, Hulk (?-5), Kelvin e Djalma.
5 - Hulk: o que faz a diferença, o de mais difícil substituição, aquele que se sair vai obrigar a ponderar várias coisas, desde o sistema até ao modelo. Se sair, ou o mesmo sistema e modelo, com uma substituição directa e por alguém de qualidade reconhecida, ou alterando quase tudo, optando por outro ponta-de-lança com categoria, experiência e provas dadas.
Kléber: até prometeu melhorias, mas voltou aos piores tempos da época passada. Abúlico, sem alma, sem irreverência, conformado, incapaz de lutar contra o destino. Está no F.C.Porto e isso já o satisfaz. Se jogar de início, tudo bem, se for a suplente, tudo bem na mesma, não faz nada, mesmo quando tem oportunidade para mostrar inconformismo, marcar pontos, lutar pelo lugar. A forma como marcou o penalti é um exemplo do que acabei de dizer. Ainda estava a um metro da bola, já o guarda-redes estava deitado sobre a direita e com o lado esquerdo todo aberto, Kléber, com a cabeça no chão, atirou-lhe a bola para as mãos e encolheu os ombros.
Iturbe, é o mais badalado dos três jovens avançados que têm feito a pré-época e entusiasmado os portistas, mas é para mim, o que tem menos capacidade, o que devia, das duas uma, passar para a equipa B ou ser emprestado. É preciso muito mais que um ou outro fogacho para jogar no F.C.Porto.
3 guarda-redes, 8 defesas, 5 médios e 8 avançados, um plantel de 24 jogadores. Fica a minha opinião, vale o que vale e quem quiser mandar bitaites esteja à vontade. Mas objectividade, espírito construtivo e não conversa da treta, bolas fora, como alguns comentários que já foram para a Lipor, género, assim em Dezembro estamos feitos; os outros compram tudo e nós não compramos nada - não quero o meu clube a comprar mais um ala, quando já tem mais que suficientes, como acontece noutras paragens...
Atenção, não sei se em termos de UEFA Champions League, este plantel cumpriria os pressupostos...
Notas finais:
O JN diz que o F.C.Porto teve azar nos penaltis. Não, aquilo não é azar, é incompetência, displicência, falta de jeito.
Não ouvi o que disse Freitas Lobo, mas já em 2008 aqui e em 2009 aqui, disse o que pensava desse cavalheiro.
Caríssimo, obrigado pelo que faz neste blog. É um instrumento de portismo excepcional e que eu sigo diariamente.
ResponderEliminarGostava, no entanto, que retirasse aquele som repetitivo que parece uma respiração do blog!!!
Grande abraço e espero que continue por aí muitos anos neste registo!
Boa tarde,
ResponderEliminarConcordo em 99%, acho apenas que o Fabiano merece ficar e lurar pelo lugar cnforme fez o Helton a a VB, aliás parece ser o que o FCP vai fazer.
Tenho que reafirmar que Casstro me está a decepcionar, veremos a sua evolução, mas à falta de alternativas penso que fica.
Também me parece que Iturbe necessita de rodar, dá a sensação que se acha indescutível e procura jogar para a plateia, tem que aprender que jogar no FCP não é futebol de praia.
Quanto ao FL é um artista (mercenário) que tenta agradar quem lhe paga.
Cumprimentos
Concordo com o seu post Vila Pouca.
ResponderEliminarPermita-me só que realce a questão do meio-campo. O miolo é a zona que a mim mais me preocupa. Não é pela qualidade, é pela quantidade. Claro que há adaptações que podem ser feitas. O Danilo, por exemplo, até me parece ser muito melhor médio do que lateral, mas sendo assim o lado direito da defesa ficaria confinado ao Miguel Lopes, já que parece que o Sapunaru não conta. O mesmo se poderia aplicar praticamente ao James. Ou seja, temos de facto jogadores polivalentes, mas que mesmo assim continuam a valer apenas por um, não valem por dois.
Assim sendo, parece-me vital a contratação de alguém não só para a zona ofensiva do meio-campo como para a defensiva. O lugar de nº10 parece-me o mais premente, porque Lucho (que ontem jogou muito bem) não terá pernas para jogar 90 min, ou perto disso, uma época inteira. Para trinco bastaria um "Souza". Alguém que cumprisse, com margem de progressão, mas sem envolver verbas demasiado dispendiosas.
Não sei se será exequível financeiramente fazer estes ajustes. Acredito que a SAD esteja à espera de vender alguns dos atletas com que aparentemente não conta para os poder realizar, mas a verdade é que este é um problema que já vem desde Janeiro da época passada e que me parece de uma relevância tão grande como a questão do ponta de lança, entretanto resolvida.
O som deve ser algum vídeo que está por aí e faz o barulho, é desagradável, mas vai desaparecer em breve.
ResponderEliminarConcordo na generalidade com o que foi escrito, sobretudo em relação a GR e defesa, embora o lado esquerdo preocupe e se Danilo avançasse para o meio campo, a direita ficava coxa.
ResponderEliminarO meio campo é o setor mais complicado, que precisa de retoques e gente com valor e "passe precise", como diria o saudoso Mr. Robson.
No ataque, tremo ao pensar que o Hulk pode sair... mas se sair... há que arranjar alternativas, mas iremos penar...
Bitaitando, só para para fazer conversa.
ResponderEliminarPessoalmente aposto que o Fabiano vai ficar e quem vai rodar é o Bracalli ou o Kadu.
Rolando é para vender.
Alvaro Pereira vai sair.
Kleber vai ser emprestado.
Miguel Lopes não gosto.
Castro não gosto.
Moutinho no Totenham
Hulk no Chelsea.
É a minha opinião. Vale o que vale.
Mas acredito que pouco me vou enganar.
Continuação de bom Domingo
M P Pinto
A Caminho do Tri
Somos Porto e somos Bi-Campeões Nacionais
Eu até estava a pensar que este som era outra coisa...
ResponderEliminarOra sobre a nossa equipa, também penso assim, mais ou menos, ficando com muitas dúvidas sobre diversos aspetos, segundo o que tem sido possível notar-se. Muita coisa ainda pode acontecer ou não, quanto a alterações. Como anos houve que pensei inicialmente de uma forma e depois felizmente vi a situação melhorar, fico a aguardar.
Não gostei nada de ver aquele desinteresse pelos penaltis. Aquilo até parecia uma equipa sem qualquer ambição...
Abraço.
Ola,
ResponderEliminarGostei dessa ideia do Lucho versão Pirlo...
No geral estou de acordo com tudo... acho apenas que jogadores como Sereno e Castro devem ficar porque o porto nao precisa que a quarta opção para certos lugares seja ocupada por jogadores especiais...
Por mim, se possivel vendia tambem o Otamendi e faria uma dupla Maicon/R Carvalho com o Mangala suplente... :)
Boas carissimo Vila Pouca,
ResponderEliminarAchei o teu prognostico interessante qt ao possivel plantel para este ano, mas esqueceste o Iturbe.
A minha opinião apenas difere no seguinte:
O lateral direito deve ser o Danilo, e o Miguel Lopes como alternativa.
No caso dos centrais, partilho da tua opinião, mas qt ao lateral esquerdo acho que o Sereno seria uma alternativa ao Alex Sandro sem custos e que cumpre.
Relativamente aos médios, concordo que o Moutinho vai sair, que o Souza no meu ver seria uma alternativa suficiente ao Fernando dado que ainda é novo e pode pregredir mais, que o Defour deve ficar e que o Comandante será o lider.
Em alternativa ao Lucho (mas so em casos pontuais), temos o James Rodriguez, ao Defour (caso o Moutinho saia) teremos que contratar mais um médio ou utilizar o Danilo (mas acho que este jogador deve afirmar-se num so lugar, nao deve ser opçao para tudo).
Qt aos extremos, presumindo que o Hulk sai, devemos ficar com o Varela, James, Iturbe, Djalma e o Atsu, emprestando o Kelvin para jogar mais.
Os avançados seram os três, Kleber, Janko e o Jackson.
Caro Vila Pouca, pessoalmente agradeço-te pelo excelente blog, pela forma democrática como aceitas todas as opiniões ainda que diferentes das tuas, mas acima de tudo, pela FORMA COMO DEFENDES SEMPRE O NOSSO CLUBE!!O NOSSO BI-CAMPEÃO!!O NOSSO PORTO!
SEM DESMERECER NINGUEM NEM NENHUM PORTISTA, MERECES ESTA HOMENAGEM!
Parabéns grande portista!
ABraço
Pedro
Boa noite.
ResponderEliminarNa minha opiniao temos de reforçar o meio campo com 1/2 jogadores de qualidade porque as opçoes que temos até ao momento não chegam para uma epoca tao longa e desgastante para a que se avizinha, no lado esquerdo e se se confirmar a saida de palito tb temos de ir ao mercado, rafa e addy não são alternativas, quanto a rolando provavelmente tambem saira abdoulaye podera ser uma opçao a ter em conta, tiago ferreira tenho muitas duvidas. Falando de iturbe tenho exactamente a sua opiniao é dos 3 meninos o que "tem menos capacidade" e isso ficou bem evidente na pre epoca só que sinceramente não acredito que o porto o empreste e como disse ontem o principal prejudicado vai ser ele(iturbe) mas é o que as alcunhas fazem, kleber para mim é uma nulidade só não entendo como 99% da c.social diz que é grande jogador, até dá para rir.... agora o principal negocio é sem duvida a possivel saída de hulk que se vier a acontecer vai deixar um imenso vazio porque é sem duvida um jogador unico e que faz a diferença!
Caro Dragão Vila Pouca,
ResponderEliminarConcordo com o seu post, as minhas principais dúvidas são com os guarda-redes e no meio campo. Claro que na defesa e no ataque também há indefinições.
Enfim, lá mais à frente vamos ver como fica o plantel, esperando que os tubarões não venham pescar para o nosso lado...
Cumprimentos
Ana Andrade
www.portistaacemporcento.blogspot.com
www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com
A Minha equipa :
ResponderEliminarGR - Helton, Fabiano e Kadu
Defesas - Danilo e Miguel Lopes. Mangala, Maicon, Otamendi, Abdoulaye ou Tiago Ferreira. Alex Sandro
Medios - Fernando, Defour, Moutinho, Castro e Lucho.
Avançados - Hulk, James, Iturbe, Atsu, Kelvin e Jackson.
Vendas - Rolando, Palito, Sapunaru , Belluschi, Djalma, Varela, Janko e Kléber.
Entradas - Ganso, Lima, e 1 lateral esquerdo.
Plantel de 23 jogadores.
Rolando já manifestou o seu desagrado, a sua azia, por não ser titular, e a sua vontade de saír. Álvaro Pereira idém. Sapunaru e Belluschi já sabem certamente, que não entram nas contas do treinador. Varela, apesar de bom jogador, não é regular, e é um jogador que tem mercado, e com a sua idade, é a altura ideal para o Porto fazer uns M€ com ele. Djalma .. não gosto dele, nunca gostei, acho-o um jogador banal e pouco inteligente (dentro do campo). Janko e Kléber.. acho que os dois juntos, não conseguem fazer um bom avançado, também os acho jogadores banais.
Mas como sei q isto é impossivel acontecer, fica aqui o Bitaites ;D
Abraço
Abdoulay expulso à meia-hora de jogo contra o Uruguai!
ResponderEliminarVieira, esse é o problema do Abdoulaye, tem de aprender a refrear certos ímpetos, mas vai lá.
ResponderEliminarVila :
ResponderEliminarO Fabiano devia ficar ...de resto ,
estamos de acordo.
Abraço
Até agora DVP, não vi nada de excepcional nesse Jackson, que mais parece médio ofensivo do que homem-golo.
ResponderEliminarÉ certo que ele procura o passe e as tabelas, joga para a equipa, mas não vi(até agora)o instinto matador que víamos em Domingos, Jardel, McCarthy, Lisandro ou Falcao.
Espero estar enganado, porque se passarmos mais uma época com problemas de centroavante, e se calhar, sem um Hulk à mão para tapar e bem aquele buraco,...espero mesmo estar enganado.
O Iturbe voltou a fazer das suas birrinhas e penso que apesar do golão contra o celta, se não tiver juizinho e seguir os conselhos do Lucho, vai rodar na equipa B.
A mim o que me preocupa mais é os laterais e o meio campo, pois temos pouca gente, isto já sem contar com o palito.
ResponderEliminarAbraço
Graves problemas nas laterais do nosso Porto...
ResponderEliminarM.Lopes tem que se esforçar mais e não ter aquelas desconcentrações inacreditáveis.
Na esquerda as adaptações de Mangala ou Sereno na minha opinião não são mais que um desespero de quem n tem soluções nenhumas, o FCP está coxo e rapidamente urge resolver o álvaro...
O Fabiano para mim deve ficar e o Helton titular obviamente mas sempre a 100% pois o ex-olhanense promete. Bracalli devia rodar, o Fabiano é bastante melhor
RBN, calma com o Jackson, ainda é cedo para dizer alguma coisa definitiva. Jardel, quando o vi pela primeira vez treinar, dominava a bola com as canelas; Falcao, só apareceu em grande nível a partir do meio da 1ª época e explodiu na segunda; idem par Licha; Benni intermitente; Domingos, chegou a ser suplente de Yuran. O colombiano tem técnica, sabe jogar e tem perfil de PDL, o resto vem com o tempo e quando as coisas começarem a carburar...
ResponderEliminarContinuo a pensar que o plantel está curto no meio campo.. faltam-nos dois jogadores com qualidade: que defendam, que ataquem e que mantenham essa dinâmica, em alta rotação, os jogos todos. O Castro está quase lá mas continua a faltar gente para todas as competições.
ResponderEliminarGostava de ver um Porto capaz de alternar o 4-3-3 cá dentro para os destruir num 4-4-2 losango lá fora... Dois laterais que subam bem - Danilo + Alex Sandro; meio campo - Fernando6, Moutinho8, Lucho7 e James10; Hulk e Jackson.
Saudações portistas... obrigado pelo desabafo!...
Acho que valia a pena fazer algum esforço por termos alguns jogadores portugueses no plantel.
ResponderEliminarO FCP tem provas dadas no amadurecimento de diversos jogadores nacionais e internacionais (exs? B. Alves; Pepe; Bosingwa; Meireles; Fernando; Falcão...)
A possibilidade de ficarmos sem qualquer jogador Portugues no onze titular é preocupante, para mim é!