sexta-feira, 27 de julho de 2012

«Com a bola no pé também eu jogo e tenho 40 anos»


A frase que dá título ao post é de autoria de Artur Jorge, foi dita num dos campos de treinos do saudoso Estádio das Antas e para Chico Nelo, na altura um jovem esquerdino, promissor, vindo dos juniores e que na pré-época estava treinar com os seniores para tentar ficar no plantel. Tudo, porque Chico, com a bola sabia jogar, até fazia umas coisas engraçadas, mas sem bola, tentar recuperá-la ou quando ela não chegava no pé, era preciso correr para ir buscá-la, torcia o nariz e ficava. Quem via o treino e conhecia Artur Jorge, logo ficou convencido que Chico tinha o destino traçado, não ficaria no F.C.Porto. Foi o que aconteceu. Depois jogou em vários clubes, sem grande relevo e num jogo contra o F.C.Porto até teve uma atitude lamentável, agredindo com um pontapé na cara, António André. Lembrei-me deste episódio ao ver ontem o Brasil Olímpico, principalmente na segunda-parte. Há individualidades, algumas muito talentosas, outras cujo valor está extrapolado - Thiago Silva é um deles. 42 milhões de euros? -, mas não há espírito de sacrifício, quase todos só jogam com a bola no pé, não há conjunto, os craques estão acima da equipa e alguns, Ganso por exemplo, parece que nem quer nada com aquilo. Ou o Brasil muda o chip ou vai ter grandes desilusões. Esta questão dos jogadores que só jogam com bola, leva-me também para os três putos, Iturbe, Atsu e Kelvin, que tanto têm entusiasmado os adeptos portistas nesta pré-época. São três talentos - gosto muito de Atsu, de Iturbe também gosto, mas o meu preferido é Kelvin. O puto de Curitiba tem a irreverência, a criatividade, a coragem do puto reguila, faz-me recuar aos tempos do futebol de rua, em que o gordo ia à baliza - e só porque, normalmente, era o dono da bola...- e o craque era o mais rebelde, o "ranheta", o que partia tudo -, mas e essa é a questão, são três jogadores que gostam de ter bola, que sem bola, têm dificuldades e se não aprenderem, se não tiverem o espírito certo, no F.C. Porto vão ter dificuldades. Numa equipa como a do Bi-campeão que joga normalmente em 4x3x3, há espaço um "baldas", não há espaço para vários. Portanto, é por aí que se vai traçar o destino dos três aceleras do F.C.Porto. O talento é óptimo, a criatividade também, mas quem, sem perder isso, juntar a capacidade para defender, tiver o espírito para, se for preciso, abdicar do eu, em nome do nós, terá o futuro mais risonho de Dragão ao peito.


Vieira e Duque, que anjinhos!

O que me surpreende é que ainda haja quem fique surpreendido com a decisão do Conselho de Disciplina da FPF, com o que lá vem - “Devias ter vergonha”; “Era para isto que vocês queriam controlar tudo”; “Era para isto que queriam que a gente controlasse a arbitragem”; “Foste tu que me disseste que tínhamos que controlar tudo”; “Não me faças falar, não me obrigues a pôr a boca no trombone”. - e com esta cortina de silêncio, este passar sobre o assunto como raposa por vinha vindimada.
Meus amigos, depois do Apito Dourado e das escutas só a alguns; depois de algumas escutas terem valido várias certidões, inquéritos, processos e num caso, até julgamento e outras de igual conteúdo, o interveniente, nem sequer ter sido ouvido, como é que se podem admirar por ninguém ligar puto a declarações que indiciam actos de grande gravidade? Se as declarações de Vieira tivessem sido feitas por Pinto da Costa, aí sim, todos os vendilhões do templo, lixo da manhã e da tarde, apareceriam a gritar: investigue-se!, mas como se trata do presidente do clube do regime, nota de rodapé. Ah, o MP, claro, não vê nada de grave. E sobre Duque nem quero dizer nada... Pena que alguns que andam por aí e que foram intervenientes, não se atrevam a contar a história da época 1999/2000...

Notas Mike:
Fantástico, uma cacha de abrir a boca de espanto, hoje, no Jornal da Tarde da RTP, apresentado pelo benfiquista de Paredes: Eusébio, no futebol espanhol, torce pelo Real Madrid.

Zé, Zé e o Coentrão? 

9 comentários:

  1. Caro Dragão Vila Pouca,
    Concordo com o que escreveu em relação aos três jovens talentos do FC Porto.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com
    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Caro Vila Pouca,

    Sobre os nossos promissores miudos nada a acrescentar,mas confio que estão no clube certo para crescerem e se tornarem em verdadeiras estrelas. Parece-me justo também dizer que o nosso futuro na baliza parece estar assegurado, gosto muito do Fabiano!

    Sobre o arco do regime nada de novo, tratando-se dos viscondes falidos ou do clube de carnide logo tudo é abafado e branqueado pela mesma Corja que nos perseguiu anos a fio! E o castigo ao Jasus? E o PJ trapaçeiro do sporting? Pois é, pois é...

    Um abraço,

    Portista de Cascais

    ResponderEliminar
  3. .../...O problema é que o dinheiro passou a ser um fator escasso, a publicidade está a mirrar, os patrocinadores a falir ou a apertar o cinto, os canais de televisão estão com os bolsos vazios e os Al Mansour e Abramovich já não chegam para disfarçar a crise, que inevitavelmente acabaria por chegar ao futebol. A bolha começou a rebentar. A maré começou a descer - e é só quando a maré desce que se vê quem anda a nadar nu. Jorge Fiel no JN
    _________

    Para se LER com MUITA ATENÇÃO...

    ResponderEliminar
  4. O mal de muitos, bons, jogadores é que quando perdem a bola ficam parados à espera e isso acaba por condicionar o futuro deles.

    Sobre os três putos, muito se tem falado, mas não sei se algum vai ficar no plantel.

    Abraço. ah, eu no futebol espanhol, hoje também torço pelo Real Madrid

    ResponderEliminar
  5. uma vergonha, claramente indicia pela conversa usada que á tentativas pela parte dos 2 clubes da 2a circular de fazer coisas de muita gravidade para a tão proclamada por eles verdade desportiva, e acho que o FCP devia estar muito atento e denunciar este tipo de conversa, digamos que devia tornar mais público por assim dizer de uma maneira forte... não pudemos ser sp nós os cristos que por muito menos tentam logo denegrir...

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  6. Outra vez o artigo do Jorge Fiel e a mesma conversa, para ler com atenção?
    Em vez dessa conversa da treta, porque não fazer e dizer o que pensa do artigo e na parte que interessa ao F.C.Porto?

    É por isso que este país não sai da cepa torta, só valentões anónimos, só gente que atira a pedra e esconde a mão. Já estou até aos cabelos com essa gentinha!

    ResponderEliminar
  7. Em relação aos miudos, acho que a pré-época lhes tem sido favorável, mas ainda não jogaram "a valer"...
    De inegável talento individual, se não se adaptarem ao que tem de ser um jogador de futebol integral, estarão a dar tiros nos pés e a perder uma grande carreira.
    Acredito que quem está no Clube os vai ajudar, pois o perigo dos elogios fáceis é real.
    Bem observado pelo Vila Pouca.
    O resto, é o vómito do costume!!!
    Hoje,o antigamente está em êxtase. Tristes.

    ResponderEliminar
  8. A minha opinião como treinador de bancada é que Iturbe e Atsu são dois belissimos jogadores que podem ir bastante longe no futebol se forem bem encaminhados. Kelvin é um génio que tanto pode ir parar a um Barcelona como ir jogar no S. Pedro da Cova... ele é que tem que decidir o que quer! Mas tambem precisa de ser bem treinado, sobretudo no aspeto defensivo, apesar de achar que os génios não tem que procurar a bola!

    Felisberto Costa

    ResponderEliminar
  9. meu caro a epoca de 99/2000 foi comprada pelo Sporting,eu sei o que digo!em relaçao aos jogadores sem duvida que os 3 são jogadores de grande talento e qualidade,espero o melhor deles,espero que fiquem os 3 na equipa,merecem!num sistema de 4-4-2 losango o Kelvin pode ser muito util em jogos da liga dos campeoes!faz me lembrar o Andersen!o iturbe pode se tornar se tiver juizo num dos melhores do mundo como o James,

    ResponderEliminar