quarta-feira, 25 de julho de 2012

S.Clara 0 - F.C.Porto 3. Um treino razoável


A poucos dias do jogo teoricamente mais difícil da pré-época, sábado próximo, no Mestalla, frente ao Valência, o F.C.Porto foi numa rapidinha, saiu de manhã e regressa após o jogo, até aos Açores para defrontar o S.Clara, na disputa do Troféu Pauleta. Foi um dia de festa para os portistas açorianos que, primeiro no aeroporto e depois no estádio, acorreram em grande número, numa manifestação de portismo que se aplaude e se destaca - há cada vez mais Dragões nas ilhas. O jogo não foi um primor, o espírito foi sempre de treino, o ritmo pausado, muitas substituições, muita superioridade do Bi-campeão, perante uma equipa açoriana empenhada, lutadora, muito fechada, mas que raramente colocou dificuldades aos pupilos de Vítor Pereira.

Triunfo natural, pelos números certos, algumas boas exibições e a oportunidade de ver de regresso os internacionais portugueses, com Moutinho a dar a ideia que nem regressou de férias há 3 dias... Da troika maravilha, como já alguém chamou a Iturbe, Kelvin e Atsu, os dois últimos voltaram a impressionar-me mais que Iturbe. Jackson, depois de no sábado ter mostrado bons argumentos por baixo, hoje mostrou que também pelo ar, é bom. Kléber, que frente aos suiços do Servette tinha dado uma boa imagem, nos jogos seguintes voltou ao Kléber trapalhão, incapaz de segurar, tabelar, finalizar, escolhendo quase sempre, as piores opções. Efeitos da chegada de Jackson Martínez? Addy que só hoje jogou, mostrou coisas interessantes. Suficientes de ser a alternativa a Alex Sandro como lateral-esquerdo, agora que é quase certa a saída de Alvaro Pereira? Preciso de ver mais e com outro grau de dificuldade. Haverá tempo para isso?

Está tudo dito... Agora esperar para ver e com atenção, o jogo frente ao 3º classificado de Liga espanhola.

A equipa B venceu o Braga B por 4-0, ver aqui


FC Porto 3-0 Santa Clara - Jogo Particular... por dragaoazulcom

6 comentários:

  1. Claramente que estamos já numa altura de jogar com equipas mais difíceis, para dar mais ritmo.
    A juventude, tem de ser apoiada de forma sustentada...
    Venha o próximo adversário.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Foi mais um jogo típico de pré-época com rodagem de atletas, sem contudo se notar a falta de entrosamento, o que denota que está a ser efectuado um bom trabalho de preparação por VP.
    Os jovens estão empenhados e ontem, uma vez mais Kelvin e Atsu tiveram em plano de destaque, sendo que um deles agarrará a permanência no plantel.
    Atsu neste capitulo parte em vantagem, pois é da formação e isso conta na inscrição na Champions. Kadú teve a sua oportunidade na baliza e brilhou numa excelente defesa.

    Lucho, Atsu e Castro foram os marcadores dos golos da vitória, tendo Kelvin efectuado duas assistências para golo.

    Fabiano foi titular na baliza, é um excelente GR, com margem de progressão.
    Maicon e Otamendi estão seguros no centro da defesa, Djalma tem vindo a evoluir positivamente e poderá ser uma das surpresas deste plantel pela sua polivalência no corredor direito.
    Iturbe, Jackson Martínez e James Rodriguez parecem ser os preferidos para o tridente ofensivo, face às ausências de Hulk e de Varela, sendo que o português apesar de já estar integrado conta com poucos treinos.
    No meio campo se Moutinho sair, Defour poderá agarrar o lugar, juntando-se a Fernando e Lucho.
    Castro tem demasiada pressa na afirmação, precisa que lhe seja transmitida tranquilidade. É um jogador à Porto e espero que se mantenha no plantel.
    Jackson mostra bons pormenores, sabe jogar de costas para a baliza e ontem demonstrou bons apontamentos no jogo aéreo. É um avançado com escola, e que só necessita de uma tranquila adaptação à cidade e clube.

    Iturbe esteve um pouco individualista e por isso com uma exibição aquém da esperada.

    Maicon está de pé quente nos livres. Remata em potência e jeito e ontem esteve perto de marcar.

    Perante um adversário da Liga de Honra, o triunfo surgiu com naturalidade, sendo um óptimo teste de pré-época. Foi com uma boa moldura humana nas bancadas, que se fez uma bonita festa, dando oportunidade aos portistas da região ver o bicampeão nacional.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    pronunciadodragao.pt

    ResponderEliminar
  3. O Iturbe, Atsu e Kelvin são craques, são jogadores que irão acrescentar muita qualidade ao Porto. Dos 3 o Iturbe parece ser o que está menos preparado para jogar ou ser titular na equipa principal, tem um ou outro bom pormenor mas ainda não decide bem em algumas jogadas. Já o Kelvin e o Atsu é o contrário. O passe do Kelvin para o golo do Castro mostra bem todo o seu potencial. E o Atsu pelo menos na minha opinião tem todas as condições para tirar o lugar ao Varela, que não esteve tão bem na última temporada.

    O Kleber só continua a mostrar que foi uma aposta falhada, é um jogador muito limitado. Tem grandes dificuldades no domínio de bola, mostra pouca qualidade no passe, e não consegue finalizar um lance que seja. Com a chegada do Jackson Martínez parte claramente como 3 escolha para ponta-de-lança, o Janko que tem estado lesionado tem muitas mais chances de jogar que o Kleber. O Jackson Martínez é o oposto do Kleber, é um jogador que joga bem tanto com os pés como com a cabeça, não marcou neste jogo mas teve 2 ou 3 boas oportunidades para marcar, joga bem de costas para a baliza, tabela bem com os companheiros de ataque, e já mostra um bom entendimento com o James.

    Jogadores como o Djalma, e Castro não tem lugar no plantel. Apesar do Djalma estar a jogar como lateral direito esperava-se mais, principalmente frente a um adversário de uma divisão inferior, poderia ter aproveitado melhor a pré-época, mesmo a jogar como lateral. Como extremo é claramente inferior a Hulk, Varela, James e Atsu, por isso terá grandes dificuldades para jogar. Já o Castro terá os mesmos problemas, apesar de ter feito um jogo interessante e ter feito um bom golo não deverá ficar no plantel, existem muitas e boas soluções para a sua posição.

    ResponderEliminar
  4. Descontando o facto de o FCPorto ter defrontado equipas "macias", a verdade é que alguns destes jogos me agradaram mais do que muitos a sério do campeonato passado. Continuo a sentir algumas debilidades na espontaneidade do remate sem preparação.

    Ou muito me engano, ou Kléber vai eclipsar-se de novo esta época. Parece um jogador psicologicamente frágil. Vamos ver.

    Quanto ao Jackson teve apontamentos que revelam uma maturidade e uma colocação no terreno que Kléber não parece capaz de mostrar.

    Sobre o jovem trio 3 KIA [Kelvin, Iturbe e Atsu], sou a favor da sua integração no plantel esta época. Acrescentam fantasia e criatividade à equipa, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  5. Caro Dragão Vila Pouca,
    Foi mais um jogo treino na pré-época portista, mais uma vitória e um troféu.
    Gostei do jogo, a primeira parte foi diferente da
    segunda, mas, mais uma vez, deu para rodar jogadores e isso é o mais importante nesta fase. Os internacionais portugueses já jogaram e até João Moutinho
    iniciou a jogada do segundo golo.

    PS. Um bem haja aos adeptos portistas dos Açores, que raramente tem oportunidade de assistir aos jogos da equipa e que hoje aproveitaram para apoiar durante
    todo o encontro.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com
    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. o castro tem que ficar no porto!o balneareo precisa de portismo...alem disso é experiente e formado no clube, o que facilitará a vida a VP qd tiver que inscrever os jogadores para a champions league. Mas sobretudo, o miudo é grande portista!li em qlq lado que descende de uma familia de portistas cujo avó foi jogador do fcp.. julgo que hoje em dia temos de contar com atletas que sintam a camisola de forma a passar esse sentimento aos mais novos. isto torna-se urgente qd a equipa é na sua maioria, constituida por sul americanos que estao aqui de passagem...dragaovp: achas que um clube como o fcp, com uma historia rica e uma identidade propria (um baluarte da cidade e uma bandeira da luta contra o centralismo) pode "sobreviver" sem atletas portistas que sintam essa historia? (podias um dia escrever sobre este tema)

    abraço,
    francisco

    ResponderEliminar