quarta-feira, 11 de julho de 2012

Servette F.C. 0 - F.C.Porto 2. Entretido


Os jogos particulares valem o que valem, não lhes dou grande importância, quer quando as coisas correm bem ou pelo contrário, correm mal. Já assisti a grandes pré-épocas que se transformaram em grandes desilusões, como já vi o contrário. Mesmo assim, é sempre melhor ganhar que empatar ou perder, embora e às vezes as vitórias escondam limitações que mais tarde, quando é a sério, vêm ao cima, notam-se mais.
Foi com esse espírito que vi o Servette/F.C.Porto e o que vi? Um jogo entretido, uma clara superioridade do Bi-campeão e uma juventude inquieta e que promete. Um Porto a trocar bem a bola, a pressionar alto, a conseguir coisas bonitas, mas o grau de dificuldade, mesmo que tenha aumentado em relação ao jogo frente ao Valadares, ainda foi baixo.
Dos novos, gostei de Atsu, Iturbe e Pedro Moreira; Mikel entrou tarde; Kelvin a querer mostrar serviço todo de uma vez e a ser prejudicado por essa sofreguidão; David melhor à direita que à esquerda; Castro muita vontade. Dos "velhos", Helton não teve que fazer, idem para Bracali; Sereno não evoluiu nada; Maicon e Otamendi não tiveram problemas; Mangala pode, em caso de necessidade, ser uma boa alternativa na lateral-esquerda; Fernando, Lucho e Defour, cumpriram; Djalma começou bem, mas depois que mudou de botas nunca mais fez nada de relevante; James ainda está com pouco andamento, normal em quem tem uma semana de atraso e só três dias de estágio; e Kléber, mal na recepção, mal a dar seguimento, mas no sítio certo para finalizar, ao fim e ao cabo, o que se pede ao ponta-de-lança.

Passou-se assim. Agora vamos esperar por novos jogos, outras dificuldades, para podermos fazer uma análise mais clara e concreta sobre o valor de alguns dos talentos azuis e brancos.



11 comentários:

  1. N vi nenhum ferenando a jogar. Ta lesionado?

    ResponderEliminar
  2. Grande jogo, FCPorto a pressionar alto e acredito neste porto, mas senti falta do Hulk, Janko, Moutinho, Varela, etc....

    ResponderEliminar
  3. Andava a procura da palavra para definir este jogo. Concordo com a sua.
    Atsu tem lugar de caras neste plantel.

    Soube pelos jornais que andamos a treinar os passes e pelo que vi, temos que continuar a trabalhar muito. Tivemos mts passes falhados.

    Gostei que o kleber tivesse marcado com a confianca em alta e mais facil evoluir.

    Vamos a eles meu Porto

    Dragon fire

    ResponderEliminar
  4. Também gostei do que vi e subscrevo o seu post, Vila Pouca.

    A equipa pareceu-me numa excelente condição física. Temos ali rapazes cheios de vontade de suar a camisola até ao tutano.

    ResponderEliminar
  5. Sinais positivos apesar do...entretenimento.

    Kleber provou que mais dia menos dia , vai voltar a ter a ¨canarinha¨ colada...

    ResponderEliminar
  6. Caros Portistas,

    Acho que o post do DVP diz tudo em relação ao que se passou em campo, só quero fazer um reparo tático, o Lucho tem de jogar a 8 e não a 10, o lugar de 10 tem de ficar para James ou Moutinho se assim for a equipa ganha bastante com isso podem ter a certeza.
    Gostei muito do Atsu, Iturbe se passar mais a bola fica grande jogador, Kelvin inconsequente.

    RUMO AO TRI
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  7. ATSU... não o deixem p.f.

    Cláusula? 200 milhões (para darem pelo menos... 50)

    ResponderEliminar
  8. Foi um treino interessante, nada mais que isso. Ainda é cedo para tirar conclusões e faltam ainda algumas das estrelas mais cintilantes.

    Houve coisas positivas e negativas obviamente. A pressão alta, a posse de bola e a organização defensiva enquadram-se nas primeiras; a dificuldade de penetração e muitos passes transviados, nas últimas.

    Gostei do desempenho de Atsu, entre os novos, e de alguns apontamentos de Iturbe, Castro e Kelvin. Entre os consagrados, destaco a boa exibição de Lucho, a eficácia de Kléber e de alguns apontamentos de James.

    Do que menos gostei foi da clara inadaptação de Sereno na ala direita, da imprecisão de Defour e no baixo rendimento de Djalma.

    Vítor Pereira vai ter de ser muito arguto para escolher o melhor plantel possível.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Caro Dragão Vila Pouca,
    Foi um jogo a feijões, onde o mais importante é estabelecer rotinas e onde ficou claro que ainda há gente “verde”, o que é normal, tendo em conta que estamos
    na pré-época. Mas até gostei, porque já tinha saudades de ver um jogo do FC Porto!


    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com
    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Gostei de ver o Pedro Moreira e fiquei um bocado admirado porque não esperava nada de especial dele.
    O Atsu acho que tem lugar no plantel. Já o Djalma, tal como o Sereno, parece que continuam na mesma.

    Vamos ver agora os próximos jogos como corre.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde,

    Apenas discordo em relação ao Iturbe, já tem um ano de FCP para perceber que não conquista um lugar na equipa principal olhando para o umbigo, o futebol é um jogo de equipa.
    Assim como o kelvin talvez tenham que marinar na equipa B.
    Relativamnte aos vermelhos, este ano é um ano que vai valer tudo ´já devem estar a preparar mais um tunel.
    Daí os ataques começarem na pré-época.
    Nota: cada vez mais estou convencido que dispensar o Castro em detrimento Defour não se entende.
    Saudações

    ResponderEliminar