Populares Mês

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012


Vítor Pereira disse que gosta de plantéis curtos. Não é uma originalidade, quase todos os treinadores dizem o mesmo, Mourinho, dito o melhor de todos, incluído. As razões são compreensíveis: os jogadores têm todos um grande ego - basta olhar para o exemplo de Rolando, um bom jogador, sem dúvida, mas que pensa que é muito melhor do que efectivamente é - e quantos menos jogadores ficarem de fora, melhor. Menos egos afectados, melhor a gestão do grupo. Tudo simples, tudo claro, não há razão para polemizar. Mas como o F.C.Porto teve duas derrotas seguidas - mais abaixo voltarei ao assunto - e uma das derrotas - a eliminação da Taça de Portugal - foi porque o treinador poupou jogadores, logo, dizem muitos, culpa de Vítor Pereira por querer um plantel curto. No entanto, a questão, como é óbvio, não está no plantel curto, está na qualidade, como ontem aqui referi. Tivesse o F.C.Porto, por exemplo, o Guarín da época 2010/2011, no lugar de Castro; Falcao no lugar de Kléber; e Hulk no lugar de Iturbe ou Kelvin, o plantel continuava curto, mas tinha muito mais qualidade. Ou não será assim? Não é desvalorizar ninguém, é apenas constatar a realidade. Realidade cuja lógica assenta no desinvestimento, desinvestimento que resulta dos tempos difíceis que atravessamos. Portanto, quando olhamos para o F.C.Porto 2012/2013 não podemos passar ao lado do que se passa e culpar sempre o mesmo. Para mim e volto a repetir, recuso-me a ir pelo caminho de no F.C.Porto quem ganha é o Presidente e quem perde é o treinador.
Não podemos dar o flanco, só com todos a puxar para o mesmo lado conseguiremos atingir os objectivos pretendidos.

O filme é a preto e branco, mas eles dizem que é a cores.
O F.C.Porto passou aos oitavos-de-final da Champions League, conseguiu-o a duas jornadas do fim, fez 13 pontos e ficou em 2º lugar. Cumpriu, como disse ontem, bem, a sua obrigação. O clube do regime, num grupo fácil, fez apenas 8 pontos, ficou em terceiro e vai para a Liga Europa. Num país sério, em que o mérito fosse reconhecido, o F.C.Porto devia ser elogiado, o Benfica criticado. Mas não, quem os vê e ouve, até parece que o F.C.Porto, ao contrário do clube do regime, não cumpriu o seu objectivo. Hoje, pasme-se, o JN é coloca uma pergunta a vários, ditos, notáveis do F.C.Porto que é a seguinte: "Há crise no F.C.Porto após duas derrotas consecutivas?" Como não sou notável, não corro o risco de me perguntarem, mas se me perguntassem, a resposta seria curta e grossa: "Crise só na vossa cabeça, onde  massa cinzenta deu lugar a outra porcaria qualquer..." Na mesma linha de raciocínio, ontem na Bola Branca das 18:15, ouvir aqui, e quando depois de falar do Benfica, o assunto foi F.C.Porto, a entrada foi "fantástica": «E o F.C.Porto que falhou o primeiro lugar do Grupo A...» É assim, desvalorizando o que consegue um, branqueando o que não consegue o outro, que, por um lado, se mantém a chama, por outro, se cria uma exigência absurda, com o êxito a ser tratado como um fracasso, o que, lamentavelmente, influencia algumas cabecinhas menos pensadoras.
Como disse um amigo meu: "Deixa lá Vila, é natural a euforia vermelha. Conseguir um empate, frente a um Braça, ontem, seríssimo e que utilizou todos os seus melhores jogadores, é motivo de festa. Merecem soltar os foguetes". Deixo, deixo... Tenho pena é que neste combate as armas sejam desiguais e muitos que têm mais e melhores oportunidades para lutar contra isto, não o façam.
Ah, mais uma nota: já sabemos que a partir de agora a Liga Europa é mais importante que a Champions.

PS - Meus caros amigos, lembram-se da polémica que a foto documenta, sobre as transferências de Hulk e Witsel? Pois, iguais em 40 milhões liquidos, diziam eles. Agora, como podem ver a aqui e porque alguém deu-se ao cuidado e foi ver o Relatório e Contas do clube do regime, ficamos a saber e esclarecidos, acerca do grande "negócio". Para o Benfica são 40,7 milhões... mas por Witsel, Javi, Emerson e Yartley. Ora, já nem falo em Emerson e Yartley, mas será que o Javi só rendeu 700 mil euros? 
Foi impressão minha, terei ouvido mal ou há dias na Bola-Branca, Domingos Soares de Oliveira veio confirmar que sim, foram 40 milhões a verba que o Benfica recebeu por Witsel? Só por sofisma se pode dizer que a transferência de Witsel rendeu 40 milhões ao Benfica. Sintomático, ninguém da CS desportiva, pegou neste assunto e repôs a verdade dos factos.
Com papas e bolos se vão enganado os tolos

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset