O meu amigo José Manuel Conceição no final do dia de ontem enviou-me mais um e-mail e desta vez a perguntar:
«Vila e agora na Liga Europa?»
A resposta que lhe enviei foi:
«A Liga Europa, Zé? Objectivo Turim! Quem não estiver embuído desse espírito que aproveite reabertura do mercado de transferências e dê a vaga.»
Pensar assim é um exagero? Não, é fundamental! Se andamos a dizer que sonhavamos ir à Luz jogar a final da Champions, mesmo que realisticamente esse sonho fosse pouco realista, quando vamos disputar uma prova em que apesar de ter boas equipas, já não estão Manchester United e Manchester City, Barcelona, Real, Bayern, B.Dortmund e Chelsea, por exemplo, vamos fazer um discurso de coitadinhos? Claro que não estou a pensar neste Porto que temos visto, ainda muito tristonho, irregular, sem alma e sem chama. Estou a pensar que lá para finais de Fevereiro já haverá um Porto com mais qualidade de jogo e portanto, mais confiante, mais consistente, mais corajoso, mais ousado, um Porto à altura dos seus pergaminhos. Enquanto adepto portista de tempos de comer quase só sardinha e tempos de lagosta com fartura, não quero nem me permito pensar, que esta penúria exibicional vai continuar, não vamos reagir, melhorar e como tal, as fasquias não podem ser colocadas lá no alto... Os tempos são difíceis, mas nós no F.C.Porto nunca fomos um clube de gente fraca e a prova disso é que resistimos e resistimos, até que conseguimos chegar ao ponto mais alto da montanha. De há muito tempo a esta parte, um Líder forte fez de gente forte ainda mais forte, construímos uma História que nos enche de orgulho e faz os nossos rivais roerem-se de inveja. Não quero voltar atrás, aos tempos de comer só sardinha e a lagosta, que agora não é apenas o campeonato, passar a ser uma miragem e não um objectivo que é preciso tentar e com muita convicção. Evitar a entrada nesse caminho é o grande desafio que se coloca nos tempos próximos, a todo o universo portista. Ou acreditamos que podemos dar passos em frente, manter o nível que nos colocou como os melhores de Portugal e um dos melhores da Europa, ou então corremos sérios riscos de dar alguns passos atrás.

Reco Guerra, diz que Paulo Fonseca avaliou mal o preço a pagar pela ousadia de pretender aproximar-se das pessoas e de patrocinar conferências no Dragão com a mesma simplicidade com que fazia na Mata Real.
Reco Guerra de tanto querer defender o treinador do F.C.Porto, o que não deixa de ser estranho, toca no ponto: o F.C.Porto não é o Paços de Ferreira e os discursos no Dragão têm de ter outra capacidade de análise, outra força, outra ousadia, outra grandeza. Somos Porto, não somos Paços!
Bato neste ponto porque para mim é fundamental.
Concordo em pleno com o que diz vila..tenho 27 anos..não tive de viver esses tempos..dou graças a deus por ate agora serem muito poucos os momentos maus vividos..quando vejo estas supostas crises do porto e ouço comentarios de alguns portistas eu penso..o que seria de nos se levassemos 5 do benfica..o que seria de nos se visse o benfica ora ser tricampeao..ou pentacampeao..ou ver o benfica humilhar constantemente o porto..pensem um pouco nisto..nao digo que nos temos de acomodar..mas temos de ter dois dedos de testa e pensar um pouco..este espirito que o vila fala..nao se compra numa loja..isto nasce..ou se tem ou nao se tem..e nos portistas temos..nos temos cultura de vitoria..o porto e TRICAMPEAO..parece banal..parece natural ja estamos abituados a ver nao e?..o que daria o benfica e o sporting para serem bicampeoes??o que seria desses adeptos?imprensa?.nos portistas sobretudo os mais jovens somos uns sortudos..nunca passamos fome..nunca tivemos de comer e calar..por isso antes de colocar tudo e mais alguma coisa em causa pensem um pouco nisto.abraço
ResponderEliminarO FCP é um dos grandes favoritos para ganhar a liga europa , mesmo com esta equipa e treinador temos a obrigaçao de lutar para ganhar a competiçao , por isso Paulo Fonseca tem de deixar de discursos pobres , e assumir que é para ganhar , começando pelo E.Frankfurt , li que o Quaresma vai assinar até 2016 , eu acho precipitado , 1 ano seria melhor com mais 1 de opçao , quanto ao MST ele gosta de implicar com o Varela , embora reconheça que o rapaz até a mim me enerva , mas o que MST faz já é perseguiçao .
ResponderEliminarCaro Vila Pouca: tem que ser mesmo esta a postura de toda a equipa, incluindo a técnica espero que mantenha o Carlos Eduardo que eu me deliciava a ver na equipa B e com o regresso do ciganito, se ele vier com intenção de jogar na seleção temos jogador, portanto o objetivo só pode ser esse. Cumprimentos:
ResponderEliminarMal é se em finais de fevereiro ainda não vamos estar a jogar bom futebol, eu acredito que sim.
ResponderEliminarO MST muito gosta de bater no Varela. O Varela é simplesmente um dos melhores jogadores do F.C. Porto.
Abraço
Também concordo que, com FC Porto relegado para Liga Europa, Turim seja o objectivo. Temos mais do que obrigação de vencer esta equipa alemã mas as coisas piam mais fininho se a seguir nos calha a fava do Nápoles, com outros "FC Portos" acreditava que conseguíssemos agora com este FC Porto que à vezes parece mais um Portinho fico de pé atrás.
ResponderEliminarCumprimentos
Boa tarde Sr. Vila,
ResponderEliminarO actual treinador do FC Porto ao que tudo indica não vai ser dispensado da "cadeira de sonho".
Não lhe quero mal nenhum,muito pelo contrario, mas desejava com toda sinceridade sentir de novo a motivação para o apoiar, mas não tenho conseguido.
O seu discurso pobre e "mole" não "mexe" com os adeptos e como se vê nem com a própria equipa. E o que tem acontecido com treinadores e jogadores deixa me triste, o FCP da-lhes a mão, promove, projecta, eles aprendem e cometem (erros) por vezes com prejuízo do FCP e depois da aprendizagem e promoção realizada, querem ir embora! O nosso brasão deixa de ter valor para os "novos" astros. Por isso espero que Paulo Fonseca se ficar no FCP depois desta aprendizagem que está a ter e no futuro ser melhor e mais forte, não nos vire as costas por uns trocados a mais.
Abraço
Paulo Barros
Os sorteios nas competições europeias são enganadores. Entre nós, facilmente se conclui quais são as equipas "fáceis" e as mais difíceis de vencer, o que, na grande maioria nem sempre se confirma. Tem-se por adquirido que algumas "estão no papo" e que outras, sendo mais fortes a "nossa" é capaz de as derrotar.
ResponderEliminarContudo, na prática, as coisas complicam-se: os menos cotados entretanto melhoraram, têm mais trunfos e acabam por fazer "estragos". Surpresa? Não, acontece muitas vezes.
Esta (a Liga Europa) é uma prova onde entram equipas com igual ou superior valor à nossa. O actual FC Porto encontrará muitas dificuldades contra as equipas que terá de enfrentar. Se não melhorar, não é sensato esperar que vá longe na competição.
Tal como Vila Pouca confio que a nossa equipa irá melhorar progressivamente a curto prazo. Na altura de entrar em competição na Liga Europa, estará à altura de se bater com os alemães e italianos. Terá que o fazer, para "limpar" a imagem que deixou na fase de grupos da Champions.
Sobre MST só direi que a utilidade de um jogador não se mede aos pontos. Nem me parece que se Varela está há vários anos no Clube e foi opção para três treinadores e equipas técnicas, continuasse a titular e chegasse à selecção nacional.
(PS. Caro M VP, o Atlético só será "papão" se o Porto permitir. Já vi "in loco" coisas "do outro mundo" nas Antas e espero que as "almas penadas" lá tivessem ficado "ab aeternun...")
ABRAÇO.
DRAGÃO, SEMPRE!
o Reco Reco defende o PF como eu defendo a continuidade do JJ no 5lb...
ResponderEliminarTá tudo dito!
Cumprimentos
Como disse no meu comentário anterior, Paulo Fonseca parece ainda não ter interiorizado a realidade do FCPorto. Continua com um discurso vazio, tímido e demasiado reverencial para com os adversários, sejam eles quais forem.
ResponderEliminarAgora, é o Frankfurt Eintracht, são só elogios.
Para respeitar os adversários não é preciso exagerar, porque o efeito pode ser contrário às nossas pretensões. Quando é preciso restaurar a confiança à própria equipa este discurso temeroso não colhe, antes moraliza os adversários. Respeitar os adversários nem é usar da fanfarronice de JJesus,nem sobrevalorizar as outras equipas, é transmitir (no balneário) aos jogadores a motivação e a auto-confiança que precisam.
Mas não haverá ninguém no FCPorto que lhe dê o recado?
Caro Dragão Vila Pouca para reforçar as nossas aspirações europeias é necessário dotar a equipa mais algum talento sobretudo no ataque, que não ocorra qualquer menosprezo em relação ao adversário, bem como que a nossa equipa tenha uma atitude condigna e seja também orquestrada com sagacidade, pois caso estes pressupostos não ocorram de pouco vale Paulo Fonseca ter um discurso muito floreado e cheio de bravura.
ResponderEliminarQuanto ao Eintracht Frankfurt tenho noção que em princípio temos valor e capacidade para ultrapassar esse obstáculo com maior ou menor dificuldade, no entanto as dificuldades ou debilidades que a nossa equipa revelou perante o Áustria de Viena devem ser analisadas e corrigidas, dado que não se devem repetir e o FC Porto deve fazer prevalecer o seu real valor dentro das quatro linhas.
Abraço
Castle Porto
Caros Portistas,
ResponderEliminarÉ mais que evidente que deviamos ser dos mais fortes canditatos à liga Europa mas com este treinador não somos candidatos a nada.
O reco reco anormal elogia o treinador do Porto porque não é estúpido de todo (é só defeciente mental)como tal convém mantê-lo à frente do Porto o maior tempo possível para ver se os carneiros cabeças de melão têm alguma hipótese de ganhar este campeonato, porque normalmente já teriamos 10 pontos de avanço.
Hoje almocei sozinho num restaurante e por acaso a meu lado sentáram-se dois lagartos que ao mesmo tempo diziam bem dos cabeças de melão?? etc mas a maior barabridade dita por estes energúmenos foi que estão a jogar um futebol espectacular e que não há nenhum jogador que saiu a mal dos calimeros que tenha dado certo,(pelo meio ainda disseram que o Pedro Barbosas era um for a de série eehehehe) estive para lhes chamar burros, estupidos e deficientes mentais mas graças a Deus houve um Portista que lhes deu um ou dois exemplos e eles lá se calaram, depois deste episódio começo a perceber o porquê de tantos anos a culparem os árbitros, não percebem nada de futebol são uns tristes e burros iguais aos seus visinhos, andam cheios de peito e o que me irrita é que nós é que somos os culpados.
SEMPRE F.C.PORTO
CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
Para mim é claro: se não houver expectativas altas, bons jogos, vitórias, não há entusiasmo, cada vez menos haverá adesão dos adeptos. Os tempos são outros, estão muito difíceis, a paciência já não é a mesma.
ResponderEliminarTeófilo, 2 anos e meio a bater em treinadores do F.C.Porto. Não te cansas?
ResponderEliminarÉ ridícula a exposição que MST faz do desempenho de Varela, para disfarçar o seu mal estar por, apesar de tudo, o Varela acabar por ser decisivo. O mesmo acontece com a conquista do bicampeonato por Vitor Pereira: é uma espinha atravessada na sua garganta e na de todos aqueles que, como ele, talvez se sintam incomodados, por, lá no fundo, acharem que este feito contraria, de modo relevante, a excessiva depreciação que fazem do trabalho do ex-técnico do FCP. Não reconhecer o mérito das conquistas do FCP sob o comando de Vitor Pereira é o equivalente a desejar que o Porto perca para que Paulo Fonseca saia...
ResponderEliminarSublinho e assino por baixo este post...
ResponderEliminarTambem eu sou do tempo do longo jejum e não quero, não aceito nem admito retornar a esses tempos malditos!
Lembro-me bem de chorar baba e ranho quando fomos campeões com Pedroto frente ao clube do regime e não poderiamos ter começado melhor do que com um autogolo do Simões... até ao golaço do Ademir!!!! Enfim...
Por tudo isso, o FC PORTO é deveras um dos favoritos a ganhar a Liga Europa e oxalá que sim.
Anda toda a gente indignada com os discursos do Paulo Fonseca! Querem que o homem diga o quê? Que vamos ganhar tudo com uma perna ás costas? Que os adversários não valem nada e resultados por menos de 3 são derrotas? Haja bom senso, pois enquanto o Eintracht é 15º no campeonato alemão e continua na liga Europa, o Estoril e o Vitória de Guimarães, melhor classificados na nossa liga já foram de vela! A humildade nunca é de mais! E excetuando a Liga dos Campeões onde só um imbecil como JJ e um lunático como Vieira é que apregoaram vencer esta prova, em que poderiamos ter feito um pedacinho melhor, o FC PORTO continua em todas!!!!
Caro DVP,
ResponderEliminarDois e meio a bater em treinadores não me canso, nem me vou cansar até voltarmos a jogar à Porto, a ser Porto, até estarmos felizes com a nossa edentidade que sempre nos edentificamos, até termos de volta a nossa atitude, a nossa raça, nossa vontade e a nossa determinação que nos levou ao céu.
Não me vou resignar enquanto não voltarmos ao nosso normal isto também é ser Porto. Não me vou conformar e enquanto não houver melhorias visíveis não em calo, porque se não qualquer dia estamos iguais aos outros a culpar os árbitros, o azar e por aí fora, é só por isso e quando a culpa é nossa temos de assumir quando assim o é, os verdadeiros homens assumem os seus erros e tentam não voltar a repetí-los.
SEMPRE F.C.PORTO
CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
Em relação ao Varela, às vezes também a mim me desconcerta.
ResponderEliminarA espaços, faz coisas interessantes, mas parece apostado em estragar tudo logo a seguir com asneiras de principiante. A regularidade não é a sua imagem de marca, é efémera nele, e o FCPorto precisa sobretudo de jogadores mais constantes. O certo, é que à falta de melhor temos de o aproveitar porque sempre dá uma ajudinha. Mas também não morro de "amores" por ele, diga-se. Compreendo o MSTavares, mas ele também se engana na avaliação que faz de outros jogadores. Quem não tem capacidade para reconhecer valor no J. Moutinho sujeita-se a passar por analfabeto em matéria de futebol...
ResponderEliminar.
Oh meu caro DVP,
Tomara haver muitos MST a picar, a espicaçar os jogadores. É assim que eles rendem mais. Lá no fundo o MST até gosta do Varela. Mas farta-se de dizer mal só para ver se o Varela se aplica mais.
É o que eu penso.
Cumptos
M P Pinto
Abel Pereira você deve ser um daqueles que lê muito o blog SOU PORTISTA COM MUITO ORGULHO o problema é que portistas a sério não desejam o mal a Iturbe nem a Quintero (porque estes não deixam de ser jogadores no Porto neste momento) nem a certos jogadores para este treinador ou o antigo treinador terem razão e virem chamar a atenção e dizer, vêm como afinal aquele tinha razão, vejam lá que nesse blog até Pinto da Costa já foi insultado e a epoca de Villas-Boas foi uma epoca mediocre que se ganhou uma taçinha de 2º na europa.
ResponderEliminarEm relação a Varela o mesmo blog não é capaz de fazer uma critica quando ele faz em 20 jogos, 18 maus . Mas carago, atira-se a todos quando o rapaz faz grandes jogos, Estão a ver, isto é para calar toda gente, Varela é muito bom quando joga bem, mas quando não joga nada é de uam nulidade, irrita e infelizmente isso acontece muitas vezes.
Já não chegam as bolas, records, CM, tvi, sics, rtps e até o O Jogo de vez a vez, mas esse blog não fica muito atrás desses.
Mas sobre esse nimguém diz nada.
http://www.miragens.abola.pt/videosdetalhe.aspx?id=19516
ResponderEliminar7 golos de Jardel. Aquilo é que era um goleador!
Excelente post, vila pouca!
ResponderEliminarTemos o melhor presidente do mundo, com provas mais que dadas, vamps confiar, pensamento positivo gera boas energias e é isso que precisamos, de ser Porto.
Com certeza temos plantel e espirito pra chegar até Turim, cá pelo campeonto é só nao nos armarmos os maiores nas painelerices da nossa tv e continuarmos nosso caminho, os outros que digam que sao os melhores, nós ca estaremos a espera da azia deles do costume. qt ao fcp e seu silencio, so posso dizer isto: excelente estrategia, deixa lagartos e lampioes a falar sozinhos, e alguns pseudo portistas como o antonio oliveira que ta fazendo figguras tristes, nunca sera meu presidente com certeza. O silencio do Porto é um ruido infernal pra todos esses abutres da capital. Muitos dias tem 100 anos ja dizia nosso estimado presidente. deixa os falar! O tombo sera maior pra eles e o nao falarmos os deixa agonizados. deixem eles morder seu proprio veneno! nosso campeonato é outro! Por isso somos diferentes.
abraço a todos como eu temos a inteligencia e a sorte de ser do Futebol Clube do porto.
até mais!
Bem vamos lá a ver, o Abel Pereira referiu-se ao MST, não comentou nenhum comentário. Depois, se há blogs que atacam jogadores do F.C.Porto e defendem outros, nem quero saber. Sei e isso é que me importa, que o MST trata o Varela, jogador do meu clube, de uma forma que aqui vai merecer sempre críticas, chegando ao ponto de desejar que Varela se lesionasse para não jogar. Portanto, vamos lá deixar de picardias.
ResponderEliminarTeófilo, pois, jogar bem e ganhar todos os jogos e todos os títulos. Iso sim, é portistmo. Grande Teófilo!
boa noite
ResponderEliminarSr. Vila, mantém o seu genuíno nível.
Excelente post, espírito Guerreiro, Dragão que chama a nossa Chama.
relativamente ao MST.. o homem é Mestre, mas literário. ponto.
e o varela é o seu profundo recalcamento de nunca ter sido um substituto à altura do Quaresma, apartir de janeiro o homem "equador" vai dar-lhe "paz".
Grande Abraço
Saudações Azuis
O site do Porto está renovado para melhor é verdade mas já tentei várias vezes inscrever o meu sobrinho como sócio do Porto e dá sempre erro, querem ver que o site não gosta de Portistas de Lisboa.
ResponderEliminarAnda aqui um Tio a moldar o sobrinho de 7 anos para ser do porto (já é) e depois pregam-me uma partida destas, telefonei para lá e disseram para ir tentando porque o site sofreu várias alterações e se continuar a dar erro para ir a ...... oppsss eu sou de Lisboa... ahh então tem que continuar a tentar ... mas isto é admissível uma opção importantíssima para o clube como é a inscrição de sócios ter esta falha.
E lá tenho eu que continuar com muita paciência sem saber se vou conseguir, bela prenda de Natal que (não) vou dar ao meu sobrinho.
----
Li este comentário na netportista.
Já não é o primeiro portista de fora do grandeporto que se lamenta que para tratar de coisas assim os mandam vir ao Dragão!!!
Como grande portista o DVP não conhece lá ninguém que ajude a alterar esta situação ?
NÃO PUBLICAR por favor.
Caro DVP,
ResponderEliminarFica sem resposta tipo o nosso clube que não responde aos outros.
SEMPRE F.C.PORTO
CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
PAULO AZEVEDO
ResponderEliminarCarissimos Portistas, sou novo nest blog, apenas me deram a conheçer hoje mesmo. Venho aqui transmitir o meu total apoio ao nosso clube de coraçao.
Relativamente a Paulo Fonseca acho-o um treinador com grande margem de progressao na carreira dele (podera vir a ser um grande treinador). No entanto para que tal aconteça, na minha modesta opiniao, tera que ser mais aguerrido nas suas atitudes e palavras dentro e fora do balneario. Nao deve ser tao casmurro na ideia que ainda continua a tentar implantar no porto dos dois trincos!
E de conheçimento geral que este plantel nao é equilibrado.. a meu ver precisamos de equilibrar a linha avançada com um extremo de qualidade (quaresma) e aproveitar o meio campo mudando o sistema!
Deixo no ar algumas duvidas que tenho: porque o ghilas nao jogar mais, nao ter mais ritmo de jogo? (a meu ver um bom jogador); porque e que ITURBE nao tem lugar neste plantel?
saudaçoes azuis
Muito raramente concordo com o que MST diz.
ResponderEliminarMas sobre Varela ele TEM TODA A RAZÃO que os FACTOS INDESMENTÍVEIS apresentam.
Os nossos extremos são tão maus e Varela tão pobre que, quando faz uma ou duas jogadas num jogo (coisa que não acontece sempre) a equipa dá um salto de qualidade monstro (porque é isso que lhe falta, rasgo de classe pelas alas) que lhe é atribuído.
Mas na realidade a miséria do seu futebol engana apenas quem quer ser enganado.
Ele joga todos os jogos com titular e é virtualmente o único extremo da equipa. O que ele retribuí em relação ao jogo que tem e que lhe damos é um escândalo.
Varela tem de ser titular porque não temos ninguém. Quando faz uma jogada em cada 3 jogos uns batem palmas. Eu rio-me. O nível de exigência com os nossos jogadores desceu a níveis que nunca pensei.
E repito, as 50 mil bolas que perde por jogo e os incontáveis lances que morrem as seus pés não são pagos por 6 assistências.