segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A propósito de Carlos Eduardo e o sorteio da Liga Europa


Carlos Eduardo é um jovem com talento, enorme potencial de crescimento, não vai sempre fazer grandes jogos, mas já está a mostrar qualidade, foi uma excelente aquisição e baratinha - custou menos de 1 milhão de euros. No entanto, muitos acharam que não era jogador para o F.C.Porto, já não davam nada por ele, foi um dos preferidos para sair quando se tratou de escolher o plantel que ia começar esta época. Serve o exemplo de Carlos Eduardo para dizer o seguinte: calma e cuidado, quando falamos de jogadores e plantéis. É minha profunda convicção que se não temos o melhor plantel e os melhores jogadores do Mundo, temos jogadores e plantel para fazer muito mais e melhor do que temos feito.As razões para que isso não tenha acontecido são várias, aponto quatro:
Culpas dos responsáveis quando colocaram todas as fichas em Bernard e não tiveram plano B para encontrar alguém para jogar nas alas do ataque, um jogador rápido, capaz de sair por fora e interiorizar, assistir e marcar - disse-o na altura própria, quando fechou o mercado. O desaparecimento de Izmaylov e Fucile e aí perdemos dois jogadores que podiam ser muito úteis: o russo porque tem qualidade e em alguns jogos podia ser opção ou entrar de início, principalmente em jogos que era preciso ter bola, aguentá-la, circulá-la; o uruguaio pela polivalência nas laterais da defesa, pressionando Danilo e Alex Sandro, mas também para dar descanso aos internacionais brasileiros que têm jogado sempre. Alguns jogos em que os jogadores tiveram erros primários, uma abordagem e atitude errada. E culpas do treinador que  não soube fazer as melhores opções, escolher a melhor estratégia e tirar o melhor partido da matéria prima que tem ao seu dispor.

Dito isto, importa olhar para frente, entrar definitivamente nos eixos, até porque em Fevereiro para a Liga Europa jogamos frente aos alemães do Eintracht de Frankfurt e se passarmos aos oitavos, jogamos frente ao vencedor da eliminatória entre os galeses do Swansea e os italianos do Nápoles, jogos muito complicados e a exigirem um Grande Porto.

Notas finais:
- Mister, você teima em ver coisas diferentes do que eu vejo, mas como você é o treinador e eu não percebo nada disto... Desisto, como se costuma dizer, leve lá a biciclete.
Ganhamos Carlos Eduardo, você está a fazer tudo para perder Ghilas.

Licá:
Não é um grande jogador, mas também não é o que tem parecido, um jogador sem nada que o recomende para o F.C.Porto. Apesar das limitações técnicas ao nível da recepção e controlo de bolas fáceis - nas bolas longas e difíceis, por incrível que pareça, controla bem e até surpreende. Ontem na primeira-parte teve um lance desses...; da pouca facilidade de passe; daquilo que se designa de toca de primeira e vai; junto ao facto de não ser um driblador - alguns destes itens melhoram com há confiança e com trabalho; Licá tem coisas interessantes e que o tornam um jogador útil num plantel. Pode jogar nos dois lados do ataque; sabe aparecer na área a finalizar; é tacticamente cumpridor; é rápido e essa característica em jogos frente que saem para jogar e dão espaço nas costas, podem ser importantes. Neste momento é um patinho feio, nunca será um lindo cisne. Mas pode, repito, com trabalho e confiança, dar muito mais. Não esquecer que o salto foi muito alto e o momento da equipa não tem ajudado.

Jornalismo de sarjeta:
Não precisamos que nos digam quando jogamos bem ou mal, ninguém melhor que os adeptos do F.C.Porto para analisarem o comportamento da sua equipa e como somos exigentes! Mas se olharmos para o panfleto da queimada de hoje, vemos em destaque que o Benfica ganhou por inspiração sérvia e em letras pequeninas, tipo cláusulas dos seguros para ninguém ver e não afastar a clientela, lé vem Benfica muito aquém do exigível, mas suficiente para vencer. No que toca ao F.C.Porto as letras grandes do destaque são vencer sem convencer. Mas de um jornal que publica 13 mensagens de elogios a Sílvio colocadas na rede Instagram, já nada espanta.

Faz hoje 40 anos que morreu Fernando Pascoal das Neves, o Pavão. Ver aqui, aqui, aqui, aqui

29 comentários:

  1. Boas Pessoal,
    Concordo plenamente ctg em tudo, realmente analisando friamente o nosso plantel não temos alternativas aos laterais...em relação ao Carlos Eduardo tenho a convicção que caso tenha sido inscrito na UEFA estávamos no sorteio da liga dos campeões pelo menos teríamos ganho ao Áustria em casa...
    Quanto ao ghilas penso exatamente como tu, acho que é um jogador muito parecido com o derlei é uma questão de não ser tão teimoso e dar lhe uma oportunidade por exemplo no lugar do Licá apartir de uma faixa não acho que faria pior.
    Pelo menos já se viu um bocadinho de futebol ontem........
    Pelo que venho-me aperceber, em principio em janeiro irá sair um central (otamendi) um médio (defour) e um extremo (ricardo) para além do fucile e do izmailov....não estou a ver o belga com o mundial a porta ao deixar de ser titular queira manter-se no porto....veremos...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. É, de facto, tempo de reconhecer que a este FC Porto inseguro e pouco confiante tem carências que limitam as suas (nossas) aspirações, sobretudo a nível das competições externas. Temos, sem dúvida, jogadores com muitas capacidades mas nenhum verdadeiramente de alta categoria.

    Uma das suas incapacidades reside na exploração do jogo exterior. Verdadeiramente só temos Varela que faz bem o lugar de extremo quando inspirado mas é pouco. Laterais que fazem os corredores e são capazes de centrar, num vai-bem de rotina, nenhum actualmente satisfaz. Alex parece actualmente inibido e não corresponde sistematicamente como pareceu saber antes fazer. Danilo já provou que não é bom a centrar e tem tendência a cair para dentro.
    No "miolo" não há um "dez" que paute o jogo de ataque, que temporize e crie o lance inesperado e fatal para o adversário. Centrais com características de elevada craveira, "mandões" e com bom jogo de pés e fortes no jogo aéreo apenas Maicon "desenrasca" e Mangala é intermitente. Jackson, ponta de lança, não tem concorrente neste momento mas não é comparável a outros que antes estiveram no seu lugar. Ghilas? Pode "quebrar bem o galho" mas não parece ter qualidades para se impor numa equipa com as exigências da nossa.

    No Porto B, há jogadores esperançosos mas em boa verdade nenhum deles para jogar de "caras" na primeira equipa. O treinador deveria mesmo assim arriscar? Se os adeptos tivessem paciência....
    Vítor Garcia, Quiñones, Reys, mesmo Ivo e um ou outro cujo nome não agora não me ocorre, poderiam evoluir e ter hipóteses. Tozé? Já tive mais esperança de o ver no primeiro time...

    Outro assunto são as contratações "a esmo" de jogadores que actuam noutros campeonatos. Pelo que se constata dos que chegaram este ano nenhum entrou directo para a equipa. Pelo que demonstrou, Herrera não tem valor para ser titular influente, o "tal" médio criativo e sagaz que comanda o jogo ofensivo. Quintero, que parece ter potencial além da média não reunirá os requisitos para ser titular A TODO O TEMPO e suporte do jogo colectivo.

    Por que não se privilegia a prospecção interna? Parece ser mais recomendada do que a exterior, já que os observados são mais vistos em jogos por especialistas e comentadores e pelos "olheiros" dos clubes. Não faltam bons exemplos noutros clubes e os casos de Licá e Carlos Eduardo servem para ilustrar a ideia do que pretendo dizer.

    "Roma e Pavia não se fizeram num dia", diz o aforismo. Não, claro. Mas também não é de bom senso esperar que as grandes obras se façam por si mesmas...

    DRAGÃO, SEMPRE!



    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião temos um bom plantel, faltando mesmo só um extremo de qualidade. Se o Quaresma fosse o mesmo que saiu tinhamos o problema resolvido, mas vai ser uma incognita... Quanto ao resto faltam alternativas para as laterais, mas pelo que tenho visto temos 2 jovens na equipa b que podem tapar o buraco. De resto e como já sabem, o maior problema é o PF não jogar com o meio campo como devia... mas nem vou bater mais no ceguinho!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Sobre Carlos Eduardo, tenho-o acompanhado nos jogos da B e não me surpreende a sua qualidade, apesar de achar inesperada a rápida forma como se "impôs" na equipa! Se não se perder, auguro-lhe um enorme futuro (faz-me lembrar Deco, por vezes!)

    Quanto a Licá, acho simplesmente que, tal como muitos outros, está em baixo de forma! Entrou MUITO bem no início da época oficial mas começou a eclipsar-se em Viena, não sei bem porquê...Parece-me estar AOS POUCOS a recuperar (quase marcava um excelente golo à ponta de lança, ontem! E iria fazer-lhe muito bem!) Julgo que quando e SE a equipa melhorar, a sua capacidade virá ao de cima. Depende do colectivo!

    Finalmente, quanto ao sorteio, julgo que EM CONDIÇÕES NORMAIS seria "acessível" mas com PF, sinceramente...não sei! Li e NÃO GOSTEI das suas declarações sobre o Eintracht, quase a colocá-los nos píncaros...Preferia um discurso MUITO MAIS ambicioso e de acordo com o nosso estatuto (será que ainda existe?), até como resposta aos responsáveis germânicos que dizem acreditar num surpresa! Tá difícil digerir isto...

    Sobre Ghilas...prefiro não comentar mais!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  5. Vi agora o sorteio da L.E , vamos jogar com uma equipa alemã que está atualmente em 15 lugar e em 16 jogos só ganhou 3 jogos , também já li a reaçao de Paulo Fonseca ao sorteio , e a impressao que fiquei com as suas palavras é que que vamos jogar com com o Bayern de Munique ou com o Borussia de Dortmund , nao gostei das suas palavras ( para nao variar !!!) , o que ele devia dizer era que somos favoritos , mostrar optimismo , marcar possiçao , mas nao !!! eu espero que o FCP passe a eliminatoria ,tem obrigaçao , mas com este treinador já nao digo nada .

    ResponderEliminar
  6. Vila Pouca,

    Vou deixar duas/três considerações sobre este seu post.

    Começando por Bernard, é minha convicção que o brasileiro era a primeira opção Porto, todavia, o processo Bruma fez arrefecer o interesse em Bernard, e o FC Porto acabou posteriormente por funcionar como "lebre" relativamente ao interesse dos Ucranianos endinheirados, isto porque Bruma seria uma boa solução, bem mais económica, e a CAP segundo varios pareceres juridicos dariam razão a Bruma na rescisão, e é minha convicção que Bruma seria jogador do FC Porto.

    Porém, Bernard rumou a leste (devido ao relativo desinteresse do FC Porto), e Bruma pós decisão da CAP rumou ao Império Otamano, no fecho do mercado. Creio ser essa a explicação para a ausencia de um ala desequilibrador e que fizesse a diferença neste nosso Plantel.

    Relativamente ao actual Plantel, muitos questionam a sua qualidade, isto comparando com o da temporada passada. Vejamos, a defesa é a mesma (com Fucile e Otamendi de saída, Abdoulaye regressa e entra tb um lateral, ou Quino é promovido da B), no meio campo se perdemos Moutinho (insubstituivel, dos melhores médios do Mundo) e Castro, hoje temos: Carlos Eduardo, Josué, Herrera e Quintero, muitas/variadas e boas soluções. No ataque se acrescentarmos um desequilibrador de classe superlativa nesta janela de mercado, terá este Plantel assim tantas limitações? Não creio!

    Sobre a Liga Europa, recordo que em 2011/12, quando caimos da Champions, e posteriormente eliminados pelo Manchester City na Liga Europa, essa eliminação foi providencial para conquistarmos o Bi Campeonato. Neste momento, o Sporting tem 17 jogos para fazer no Campeonato, tem a Taça da Liga, e não jogará consecutivamente a meio da semana, o que acaba por ser uma enorme vantagem.

    Se ultrapassarmos os Alemães, previsivelmente jogaremos os oitavos com o Napoles, em Itália a 20 de Março, e passados 3 dias, em Alvalade um jogo de enorme importancia para este Campeonato, se acrescentarmos à Liga Europa, os Quartos e as duas mãos da Meia Final da Taça de Portugal (2º objectivo da temporada), o FC Porto terá um mês de Fevereiro/Março com 8 jogos mês, e recordo que temos deslocações bem complicadas: Luz, Maritimo, Barcelos, Guimarães, Alvalade, Nacional e Braga, 7 deslocações extremamente dificeis, e se queremos o Campeonato, as competições Europeias podem complicar as contas finais, não, não estou a afirmar que se deve desprezar a Liga Europa, e quem tudo quer... Não, não tenho uma visão redutora da coisa, mas tenho uma visão racional dos objectivos para esta temporada!

    Sim, Mourinho 2 X, e Villas Boas, ganharam Campeonato e Taças Europeias, só que esses Portos tinham já uma "almofada pontual" que hoje não temos, por exemplo, em 1983/84 na 1ª Final Europeia em Basileia fomos Vice, em 1986/87 na Final de Viena fomos Vice no Campeonato.

    Sobre Carlos Eduardo e Licá, noutros posts já deixei a minha opinião que coincide com a do Vila Pouca.

    Paulo Fonseca está a queimar Ghilas em lume brando? Se não está, parece ...

    1 abraço,

    PT

    P.S. Vila Pouca tenho de apelar a minha capacidade síntese, perdão pelo "lençol e meio"!

    ResponderEliminar
  7. O F.C.Porto tem treinador e portanto, respeitem-no. Nem preciso de dizer mais nada.

    ResponderEliminar
  8. Como não sou daqueles que só opina nas derrotas, quero dizer que no jogo de ontem mais uma vez fizemos uma primeira parte muito sofrível sem qualquer jogada de bom futebol, marcamos num lance de bola parada, e sofremos mais uma vez um golo devido a descontração da defesa.
    Na segunda parte melhoramos é certo, mas também pior era difícil porque o adversário era tão fraco. Vivemos á conta de lances individuais e é um futebol muito em esforço. Questiono-me 66% de posse de bola, 40 ataques, e no fim uma vitóriazinha? O treinador volta a dizer que estamos no caminho certo e assim se passa mais uma jornada. Na seguinte lá começamos com o coração nas mãos outra vez á espera que saia um coelho da cartola de algum dos nossos craques.
    Para terminar, a entrada do Ghilas aos 88 min. é mais do mesmo. Só demonstra a pequenez,o medo instalado e capacidade nula de motivação do treinador. Está de longe a queimar o jogador, mas atenção que não é o único... Quintero que o diga.

    Aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos.

    ResponderEliminar
  9. Off-topic (e peco desculpa):

    A mim, basta-me saber que ha muitos que querem o Villas-Boas de volta para desejar com ainda maior ardor que o Porto encontre um rumo esta epoca e COM o Paulo Fonseca. Para um adepto, devia haver coisas que nao se esquecem. As multiplas declaracoes imaturas e enganadoras ao longo da epoca em que foi nosso treinador e depois a forma como saiu deveriam servir para nao o querer, a nao ser que 1) pedisse desculpa pela diferenca entre o que foi dizendo e o que acabou por fazer, 2) nao voltasse apenas por nao ter tido sucesso em Inglaterra. Como nenhuma das duas sera verdade, entao NAO.

    ResponderEliminar
  10. Pedro Marques Lopes acabou de dizer que P.Fonseca ou não manda no balneario ou é ceguinho, também ele fica decepcionado com as "exibições" pobres do nosso treinador nas Conferencias de emprensa.

    ResponderEliminar
  11. E se Licá jogasse a... ponta-de lança????
    O rapaz tem atributos que só descortino nos pontas-de lança - o remate sem deixar cair a bola no chão contra o Atletico de Madrid que foi ao poste, e ontem igual, igualzinho mas desta vez o guarda-redes defendeu - a sua suficiente capacidade para jogar de cabeça... muito melhor que no lugar de extremo onde não consegue furar a defesa numa linha recta.
    Ah! Varela... o gajo não joga nada, só sabe marcar uns golitos por estar no sitio certo e centrar de vez em quando para golo... mas esquecem-se que é o extremo mais produtivo que o FC PORTO já teve!
    Não me importava de ter um outro Varela do outro lado... palavra que não!!!

    ResponderEliminar
  12. Pra já, começou a sorte nos sorteios da uefa para a lampiolândia, com o PAOK, embora seja bastante complicado jogar naquele caldeirão a ferver.

    Nós em condições normais, passávamos sem dificuldades os frankfurters, mas este Porto atual ainda não dá garantias de melhorias que se vejam a olho nu.

    Do jogo de ontem, mais uma vez tomamos um golo bobo, mas felizmente a nossa pontaria apareceu nas horas certas, embora o Rio Ave não tenha conseguido dar mais que 3 remates, ainda assim só fiquei calmo após o 3º golo.

    E isso virou rotina contra qualquer adversário, acabar os jogos com o credo nas mãos.

    Mas pelo menos a lampiolândia também não está jogando a ponta dum corno taticamente, tem resolvido jogos ajudados pela arbitragem e com jogadas individuais.O ex-porting também recebeu ajudinha num penalty inacreditável, de modos somando todos os erros de arbitragem para todos, estamos em 2º lugar por culpa própria.

    Em condições normais, já devíamos ter pelo menos 7 pontos de avanço.

    No entanto, o ideal era manter a distancia porque no jogo do galinheiro na 15ª jornada, alguem vai perder pontos, e espero que não nós, e o ideal era o ex-porting escorregar até lá.

    A ver vamos.

    A cadeira de sonho foi posta de lado, mas a conta bancária não para de engordar com idemnizações milionárias.Há gajos nascem virados pra lua, outros já nascem com ela dentro do cu...

    ResponderEliminar
  13. Vila,

    Quanto ao Franckfurt, se não formos capazes de encarar estes dois jogos para ganhar.. nem o campeonato Nacional merecemos!!!!!!!!!

    Quanto ao Quaresma, estou em crer que, vem com fome de bola e vai arriscar TUDO neste meio ano,,,, ou seja, SE ele não levantar ondas é garantido que temos Homem! Ele quer ir ao Mundial e vê nesta oportunidade a ultima cocacola no deserto! Vai ser uma Relação Ganhar Ganhar!! 

    Quanto a equipa na generalidade, ao contrario do que esperava o PF desiludiu-me basicamente a nível psicológico (que era onde eu pensava que era mais afoito/forte), a equipa esta psicologicamente de rastos… estes “azares” e bolas nos ferros não é mais que isso!!!
    Temos JOGADORES que o ano transacto era BRILHANTES e estão fartos de cometer erros primários… e isso deve-se á confiança!!!!! (ndr Maicon, Mangala, Otamendi, Varela e até o próprio Jackson) o que haveremos de pensar dos novos??? ( Licá, Herrera etc etc)

    Quanto a Licá creio que vai ser eternamente injustiçado… Pergunto a quem o critica se o vê no estádio a dar alguma bola como perdida??? Sei que a vontade não é tudo mas é mais que dois terços!!!!! E o outro ele tem de sobra!!

    Quanto ao Ghilas, se fosse eu..,andava a arrastar os cornos pela relva… (como se a lavrar!!) Como é possível o IMBECIL do PF, e aqui não posso ser mais brando, andar há semanas a matar a cabeça da única alternativa ao Jackson???
    Se ele não treina em condições não o convoca!!! Se ele tem mau feitio não o convoca!!! Agora meter o homem a aquecer SEMPRE mais de meio jogo para nem o meter ou dar-lhe 3 ou 4 minutos???????????

    Para o Final, Carlos Eduardo!
    Bemou muito me engano ou temos Homem!!!!!! É farinha do mesmo saco que o Deco!! Só precisa de “afinar a moagem”…. Pormenores deliciosos e, com a entrada dele, FINALMENTE desceu o Lucho para o lugar realmente dele e, o resultado esta a vista…
    Não se encosta ao Fernando e todo o meio campo flui….
    Se ele não inventar e colocar um extremo na ala (e não o Josue) temos a equipa a carburar!!!!!!!

    Um abraço, porque achoq eu vi ali uma luzinha ao fundo do túnel…. ;)


    ResponderEliminar
  14. VILA POUCA excelente a sua análise a LICÁ , o rapaz dá tudo em campo, quanto ao resto o VP espera as decisões de dentro para fora, com as quais concordo em absoluto,

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  15. A melhor maneira de mostrar o apreço que NAO temos por determinada pessoa, é nem sequer falar dela.

    Penso eu de que!

    Deacon

    ResponderEliminar
  16. Caro DVP e Amigos:
    Concordo com tudo o que escreveu. Só quero reafirmar o nojo que tenho pelo jornal a Bola.
    Um abraço.

    ResponderEliminar

  17. .

    Meu caro DVP e restantes portistas..

    Se o Porto tivesse perdido com o Rio Ave, teríamos já aqui 77 comentários. Ora como o FCP ganhou, temos apenas 10 comentários (à hora que escrevo). Só isto diz tudo.

    Como sempre, estou de acordo com tudo o que pensa, diz e escreve. E como sabe, a minha luta é sempre apenas contra os pasquins e os pasquineiros dos arrebaldes do Mar da Palha. Por isso, não perco grande tempo a falar de planteis, de jogadores e de tácticas... deixo isso para os entendidos.

    A minha luta, tal como a sua, é contra os defenestrados mentais, os panacas dos Delgados, Manhosos, Otelos e maleiros, freteiros, vendidos e eunucos rabudos dos tais pasquins e Têvês Regionais do Vale do Tejo. Os tais que julgam (e acreditam mesmo) que Portugal começa em Alverca, Vila Franca e acaba no Pinhal Novo!!

    Os tais imbecis e idiotas chapados que vegetam nas CM Tvs, Bolhas Tvs, CarneSics Tvs, Queluz de Baixo Tvs, etc, etc...

    E os apanascados, corninhos mansos e felizes, moços de recados que fazem os editais nos Rascords, Correios da Maralha e Bolhas que só fazem CAPA e MANCHETES com o FCP quando perde....

    Veja-se só aquele penalty estapafúrdio inventado, forjado contra o Belém na Alvaláxia.... com 0-0 no marcador. Se fosse a favor do FCP seria tema de conversa toda a semana. Assim, toda a gente acha normal e calam-se como hipócritas e manhosos que são. Então os panacas do Record, nada disseram e é só loas aos alfaces que vão em 1º.

    Ui, se fosse o FCP a beneficiar de um penalty assim. Até uma Edição EXTRA fariam !!!

    Por isso, meu caro DVP, A Bolha, pelo menos sabemos que é murmelha, VERMElhusca, encornada. E assumem o seu benfiquismo.

    PIORES são aqueles escorpiões, rãs e sapos do RASCAord e do Correio da Manada, porque manhosos e traiçoeiros.

    É com esses que temos que ter cuidado. Os tais capazes de bater no pai e enrabar a própria mãe mentindo e empolando tudo o que diga respeito ao nosso clube.

    Até o vendido do Octávio Malvado já vendeu a alma ao diabo, ao mafarrico belzebu encornado. Com esses é que temos que estar atentos e vigilantes. Essa gete não presta, a começar pelo Querido Manhoso.

    Cumptos
    Somos Porto
    A Caminho do Tetra

    M P Pinto

    ResponderEliminar
  18. Em relação ao Licá, eu acho que as pessoas deviam reconsiderar a posição dele, porque já ouvi dizer que Licá é parecido com Guiterrez, aquele Argentino.

    Obviamente não é nenhum Guiterrez, mas acho que se pode mudar a posição de extremo para lateral, eu acho que ele cumpriria essa função bem, e penso até que dava para lateral direito como o de esquerdo. Porque como você diz, ele cumpre tacticamente e é daqueles que não para.

    E nós que estamos necessitados de laterais como alternativas, penso que não era de todo mal pensar isto, até poupavamos dinheiro a ir buscar um lateral que bem precisamos, caso Danilo ou A.sandro se lesionem estamos lixados .

    José Meneses.

    ResponderEliminar
  19. Curioso, ou talvez não, na derrota contra o Atlético, os comentários foram setenta e muitos, mas na vitória como a de ontem não vejo nem metade. Por onde andarão os “opinantes” das catástrofes?

    ResponderEliminar
  20. Este fim de semana vimos lances polémicos em vários jogos. Analisando-os fria e imparcialmente, conclui-se sem dificuldade que apenas num caso o erro do árbitro foi decisivo no resultado: foi no Olhanense-Benfica em que um fora de jogo não assinalado transforma um 2-2 num 2-3 e oferece 2 pontos ao Benfica. E o que diz a isso a imprensa desportiva do costume?... Não se passa nada...mas não se esquecem de referir o penalti mal assinalado a favor do Sporting (A Borla até faz uma sondagem...) e o golo de fora de jogo milimétrico do FCP, num caso e noutro sem influência decisiva no resultado final... O costume!...

    ResponderEliminar
  21. Caro Dragão Vila Pouca, realmente o Carlos Eduardo é um jogador notável e capaz de acrescentar criatividade ou outra capacidade á nossa equipa, oxalá seja uma aposta mais constante, pois não havendo pelas razões sobejamente conhecidas o tal extremo que possa originar desequilíbrios ainda mais preciso e importante se torna Carlos Eduardo.

    Quanto a Paulo Fonseca apesar das boas opções que tomou ontem em termos de onze inicial o seu discurso continua algo surreal, assim como a utilização de Ghilas que é um jogador de inegável valor e merece outra consideração, já em relação a Licá é incrível a inconsequência do mesmo que deverá ser analisada e corrigida pelo nosso treinador.

    Finalmente convém não menosprezar este Eintracht Frankfurt que apesar de mal classificado na Bundesliga parece-me equivalente ao Áustria de Viena, para além disso é importante ter em consideração a tenacidade das equipas alemãs e o ambiente adverso no campo do adversário, contudo temos equipa para passar esta eliminatória e quiçá prosseguir até um bocadinho mais longe.

    Abraço
    Castle Porto

    ResponderEliminar
  22. Reparem só como o Rascord online publicou hoje o resultado do sorteio:
    O BENFICA ENFRENTA OS GREGOS DO PAOK.
    O fcporto defronta o e.frankfurt.

    Que tal?!... Já nem se preocupam em disfarçar...

    ResponderEliminar
  23. Eu sinceramente consigo entender que haja mais comentarios apos uma derrota que apos uma vitoria sem brilhantismo. Eu sei que ha muitos bota-abaixistas e para esses nunca havera salvacao, mas acho normal que as pessoas fiquem frustradas apos uma derrota, mais ainda em fases mas da equipa e precisem de desabafar... Se estivessemos a falar de uma vitoria por 5-0 ou contra um grande adversario era capaz de ser diferente de ganhar 3-1 a este Rio Ave e com uma primeira parte parte fraca...

    E' pior ler comentarios de gente que torce por derrotas do Porto para que o treinador seja despedido ou gente que torce pelo mesmo para que o Villas-Boas regresse.

    ResponderEliminar
  24. Ainda em relação ao último jogo:

    Voltamos a fazer uma boa 2ª parte tal como em Braga. Mas a 1ª continuou com os erros primários e o futebol de cortar os pulsos. Contra equipas de maior dimensão (Atlético) isso seria suficiente para perder o jogo logo ali.

    Quando temos um extremo que consiga fazer 1 ou 2 jogadas (não consigo pedir-lhes mais do que isso) parece que a equipa explode de alegria. Concordo que a aposta em Bernard (felizmente mal sucedida pelo que temos visto na Rússia)foi mais um erro da SAD.

    Carlos Eduardo ainda não é o que muitos já dizem ser. A única questão é que no meio de jogadores sem dimensão de jogo (Lucho, Josué, Defour), basta aparecer alguém que consiga ter a bola nos pés e correr com ela para parecer que o meio campo se transforma.

    Como muitas vezes foi dito, o problema maior deste Porto reside em PF colocar em campo jogadores que não podem mais (Lucho) e outros que sinceramente não são mais valias nenhumas (Defour, Herrera) ou francamente limitados a roçar o incompatível para um clube da nossa grandeza (Licá e Josué).

    Por vezes basta por os melhores jogadores em campo e esquecer as tácticas, maturidades e treinos pois, o que realmente interessa, é saber tratar a bola.

    O que aconteceu nas duas últimas partidas na 2ª parte foi isso mesmo, ou seja, Carlos Eduardo, Kelvin etc. Ambos com limitações mas ambos com alguma qualidade de posse de bola e de criatividade.

    Note-se ainda o grade jogo de Quintero na B. Passes de luxo e uma qualidade muito acima de todos os outros. Tal como Kelvin e Carlos Eduardo, o facto de ele não jogar na A deve-se à incapacidade de Paulo Fonseca encontrar lugar e modo de o usar. Um pouco como Iturbe...

    E esse é o papel do treinador.

    Liga Europa? Espero estar melhor daqui a 2 meses com mais uma ou duas opções sérias no ataque. Caso contrário uma equipa de meia tabela Alemã é muito mais do que suficiente para nos arrumar para o lado.

    Não se perdia nada pois defendo o que muitos defendem: A Liga Europa é para quem a começou.

    ResponderEliminar
  25. Exatamente! Tocou-se aí num ponto que poucos têm coragem de o dizer: a direção do Porto este ano tem mta culpa no estado atual da equipa. Nos últimos anos perdemos Falcão, Hulk, Moutinho e James e não se compraram jogadores à altura. A exceção é Jackson. Este ano então foi flagrante.
    Sobre o Izma e o Fucile, os erros absurdos e infantis, sobretudo da nossa defesa, e a teimosia do treinador partilho a mesma opinião.
    Em relação ao Licá acho-o um jogador útil, de plantel. Não lhe reconheço é qualidade suficiente para ser tantas vezes titular no Porto. O problema é que também não há mtas soluções…
    Sobre Carlos Eduardo só fica admirado quem não acompanha os jogos da equipa B.
    Aliás, sinceramente, penso que tanto o Garcia como o Quino podem, numa situação pontual, substituir o Danilo e o Alex Sandro. É claro que não são comparáveis, mas pela época que estão a realizar dão garantias.
    Também o Tozé já merecia uma oportunidade, nem que fossem 10min como prémio do reconhecimento do trabalho que tem vindo a fazer.
    Já agora, não percebo pq se insiste em meter o Ghilas a 2min do fim do jogo se, no dia seguinte, podia ganhar ritmo fazendo os 90min na equipa B. Talvez ontem, conseguisse aproveitar um dos 3 ou 4 passes que o Quintero fez a isolar o kléber…
    Por falar em Quintero, não lhe faz mal nenhum dar um salto aos B de vez em qdo. Ontem vi o que já sabia, qualidade não lhe falta. Agora há que trabalhar o resto.
    Um ponto extra: Quaresma. Se é verdade que vai voltar ao Porto em Janeiro, não percebo pq já não está a trabalhar com o plantel, uma vez que se encontra sem clube. Talvez treine com um preparador do Porto… às escondidas.
    Outro ponto extra: Villas Boas. A mim deixou saudades, mas era um risco voltar... a meio da época. Um risco apenas nessa circunstância, a meio da época.

    ResponderEliminar
  26. Caros Portistas,

    Prefiro 10 Licás do que 20 Quaresmas, o Licá se cortar o cabelo fica logo outro jogador e só tem de ganhar autoconfiança para voltar ao Licá do inicio da época.
    Quanto à equipa vamos ver o que nos reserva o próximo jogo. Nos últimos 2 jogos para o campeonato conseguimos duas 2ªs partes razoáveis mas as 1ªs continuaram miseráveis com os erros do costume que com equipas melhores nos pode sair caro. Quero ver é a seguir ao Natal como é que os jogadores vêem.
    Provalvelmente na antevisão do jogo com o olhanenseo PF virá dizer que vai ser um jogo muito complicado até porque ano passado empatamos.

    SEMPRE F.C.PORTO
    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    ResponderEliminar
  27. 100 por cento de acordo com seu post, não temos o melhor plantel do mundo nem foi nosso objetivo quando começamos a pre epoca, mas temos plantel digo ate pra ganhar a uefa. para isso é importante haver liderança vila pouca , so isso. e eu espero que o treinador esteja a altura. quanto ao ghilas é uma pena, precisa de minutos, precisa de voto de confiança, nao entrar a 4 minutos do fim. o que quer um treinador de um jogador ao coloca lo em campo as 84 minutos? é isso que ainda nao entendi...sera estrategia a longo prazo pro campeonato? so se for, pq para a liga dos campeoes ja nao vai.
    abraços

    ResponderEliminar
  28. Como estamos com os níveis de confiança em baixo, desconfiamos de todos os adversários...
    Temos um bom historial com alemães, aguardemos, mas claro, estão ao nosso alcance.
    De resto, continuo a achar que meter jogadores aos 90 minutos, é terceiro-mundista...
    Meter sempre o mesmo nessa altura, é gozar e destruir o jogador, neste caso, Ghilas!!!!!!
    Quanto a Villas Boas, que lamento ter saído dos Spurs, onde fez um bom trabalho com poucos ovos, já terá dito que só treina na próxima época, a fazer fé no que li num título. End of question...
    Agora, ganhar ao Olhanense, descansar, refletir, retocar e ver se vamos a tempo de não perder o comboio.

    ResponderEliminar
  29. MEU CARO VILA POUCA

    RESPOSTA AO SEU COMENTÁRIO DA PASSADA QUINTA FEIRA A MEU RESPEITO

    1) SINCERAMENTE NÃO ME LEMBRO SE FIZ OU NÃO O COMENTÁRIO NO DIA A SEGUIR AO JOGO PORTO-BRAGA, MAS SE NÃO FIZ FOI PORQUE REALMENTE NÃO TIVE TEMPO PORQUE FELIZMENTE TRABALHO , ASSIM COMO TAMBÉM ONTEM NÃO PUDE FAZER EM RELAÇÃO AO JOGO RIO AVE -PORTO, E ISTO PARA LHE DIZER QUE NÃO É POR O PORTO TER GANHO QUE VOU DIZER QUE ESTÁ TUDO BEM OU QUE NÃO APAREÇO A COMENTAR
    2) SIM É VERDADE QUE DESDE O INICIO DA ÉPOCA VENDO AS CONTRATAÇÕES QUE O PORTO FEZ DISSE LOGO QUE ESTE ACTUAL PLANTEL É O MAIS FRACO EM TERMOS DE QUALIDADE DOS ÚLTIMOS ANOS E MANTENHO
    3) ACHO BEM QUE VOCÊ MEU CARO VILA POUCA NÃO SEJA TÃO CONTUNDENTE NAS SUAS APRECIAÇÕES AO ACTUAL PLANTEL PORQUE É A SUA OPINIÃO E RESPEITO E NUNCA LHE DISSE QUE VOCÊ ERA SABICHÃO POR TER UMA OPINIÃO CONTRÁRIA Á MINHA

    3) DISSE E REPITO : COM ESTE PLANTEL NÃO VAMOS GANHAR NADA ESTA ÉPOCA

    4) DISSE E REPITO : TEMOS QUE EM JANEIRO TRAZER MAIS UM EXTREMO , UM ORGANIZADOR DE JOGO E UM PONTA DE LANÇA QUE FAÇA CONCORRENCIA AO JACKON

    5) HÁ UMA COISA QUE EU NÃO TENHO DÚVIDAS NEHUMAS : NEHUM PORTISTA QUER GANHAR MAIS DO QUE EU

    CUMPRIMENTOS PORTISTAS

    ResponderEliminar