terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Atletico de Madrid - F.C.Porto. É preciso acreditar


É, não tenhamos dúvidas, uma empreitada muito difícil aquela que espera o F.C.Porto amanhã em Madrid. O Atletico está em grande na liga espanhola  - liderança partilhada com o Barcelona e Real a 3 pontos - e na europa, joga em casa e mesmo já estando apurado e com o primeiro lugar do grupo assegurado, não vai facilitar, querer ficar mal na fotografia perante os seus apaixonados adeptos. Mas, apesar da consciência das dificuldades que temos de enfrentar e mesmo que não dependamos apenas de nós para seguir em frente, é obrigatório acreditar. O critério de exigência frente a uma equipa de qualidade superior, como é a equipa orientada por Diego Simeoni, não pode ser igual ao critério de exigência quando o F.C.Porto joga frente a equipas em que é manifestamente favorito, isso para mim é claro, mas está muita coisa em jogo, desde a continuidade na prova rainha da UEFA e o que isso significa na estabilidade do grupo de trabalho após Janeiro, até ao prestígio do F.C.Porto que não pode ser desbaratado. Para além disso, bons jogos e bons resultados frente a adversários deste calibre, dão moral, confiança, consolidam os pergaminhos do F.C.Porto no futebol europeu. Portanto e concluindo, vamos a eles com os cuidados necessários sempre que se defrontam grandes equipas, mas com valentia, coragem e espírito guerreiro que é apanágio dos Dragões. Este jogo é também um bom teste para verificar se as melhorias notadas na segunda-parte do jogo com o S.C.Braga, vieram para ficar.

O árbitro é: Deniz Aytekin (Alemanha)
Árbitros assistentes: Markus Hacker e Holger Henschel (Alemanha)
Árbitros assistentes adicionais: Bastian Dankert e Daniel Siebert (Alemanha)
Quarto árbitro: Marco Achmuller (Alemanha)
Delegado da UEFA: Barry Bright (Inglaterra)
Observador: Terje Hauge (Noruega)

Lista de convocados:
Guarda-redes, Helton e Fabiano;
Defesas, Danilo, Maicon, Otamendi, Reyes, Mangala e Alex Sandro;
Médios, Fernando, Lucho, Quintero, Defour e Herrera;
Avançados, Jackson, Licá, Ghilas, Ricardo, Varela e Josué.

A minha equipa provável:
Helton, Danilo, Maicon, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Defour e Herrera; Varela, Jackson e Josué.


Histórico e curiosidades em torno do Atletico de Madrid - F.C.Porto:
O F.C.Porto defronta pela vez na capital de Espanha o A Madrid, em confrontos em provas europeias. O balanço das 3 anteriores deslocações do FC Porto ao Vicente Calderón é equilibrado, realizou todos os resultados possiveis nesses 3 jogos oficiais: 1 vitória, 1 empate e 1 derrota, o FC Porto marcou 6 golos ao Atletico no Calderón e sofreu 4 golos.

Resultados e marcadores respectivos nos confrontos em Madrid entre ambos:
Taça das Feiras edição 1963/64, eliminatória, A. Madrid 2 - FC Porto 1, golo: Romeu.
Liga dos Campeões, oitavos-de- final,  edição 2008/09, A. Madrid 2 - FC Porto 2, golos: Lisandro 2.
Liga dos Campeões, 6ª Jornada, fase de grupos, edição 2009/10, A Madrid 0 - FC Porto, 3 golos: Hulk, Falcao e Bruno Alves.
Curiosidades:
A primeira e única vez que o FC Porto venceu o A. Madrid no Calderón foi a 8 de Dezembro de 2009 e também à jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Amanhã, jogar-se-á  a jornada da fase de grupos da Champions e estamos também no mês de Dezembro. Portanto que a história se repita e que seja um bom prenuncio da retoma do FC Porto, depois, se o surpreendente Áustria voltar a surpreender o irregular Zenit, poderá acontecer o que já poucos acreditam!

Notas soltas:
Leonardo Jardim chegou a ser falado para treinador do F.C.Porto. Levantou-se um enorme coro de críticas, só podia ser verdade porque o empresário de Jardim tinha ligações ao "dono" do F.C.Porto. Agora Leonardo Jardim já é o melhor treinador. É, o portismo é do camandro!... basta ver o corrupio nas derrotas e a calmaria nas vitórias.

O calimerismo é uma coisa de outro planeta... agora foi Sousa Cintra a dizer que o Sporting leva dois pontos de avanço, mas se não fossem os árbitros levava muitos mais. Mais, é espantoso que o calimerismo faça uma grande festa e utilize como argumentação para a festa, a relação entre o orçamento do Sporting em contraponto com o do F.C.Porto e do Benfica. É que se há clube em Portugal em que a relação resultados/orçamentos é miserável, é a dos viscondes falidos.

23 comentários:

  1. Vila :

    Acredito na equipa mas receio a temperatura do ar e o estado do relvado (duro como o gelo ).


    Abraço

    ResponderEliminar
  2. As nossas grandes vitórias e grandes conquistas foram todas na base da crença e no acreditar até ao fim. Em 2003/04 foi aquele golo do Costinha que no final valeu um titulo europeu.
    Temos de acreditar porque é possível e nada esta perdido.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Esta é a sua equipa titular ou a que acha que vai ser titular ? Porque você poê o Josué a extremo também. É só uma duvida.

    ResponderEliminar
  4. É a equipa que acho vai ser titular, em função do que tenho visto e porque não sei se o Lucho está recuperado - foram 19 jogadores. Se ter ali o Josué significa que acho que ele deve ser extremo? Não acho que deva ser extremo, mas amanhã faz mais sentido que em jogos que precisamos de largura e profundidade e Josué interioriza e não dá profundidade. Frente ao Atletico acho que faz mais sentido 4 médios. Tê-lo ali na equipa provável não significa um 4x3x3 com Josué a extremo.

    ResponderEliminar
  5. MST é um grandessíssimo farsóla, sempre a bater em alguns jogadores do FC Porto. No Varela é já um clássico, jogue bem ou mal, no Defour idem. Diz que o belga "nunca vai ser um bom jogador", então olhe, deixe o Fernando ir embora e vamos ver se o Defour afinal não é um craque. MST é um adepto de treta. Fica mal o título da sua crónica ser "nortada", ele nasceu no Porto mas desde cedo que foi viver para Lisboa, por isso é alfacinha (pelo que escreve não deixa dúvidas). O que sabe ele do Porto ou das gentes do Norte para ser o "nortada"? Não lhe reconheço isso. Luís Guerreiro

    ResponderEliminar
  6. Luís Guerreiro espero que tenhas compreendido...

    ResponderEliminar
  7. Vamos à luta, porque só lutando até ao último segundo se conseguem os objectivos. A esperança é a última a morrer.Viva o FCP
    Abraço
    Manuel Moutinho

    ResponderEliminar
  8. Vila vou so fazer um aparte..ontem vi o programa dia seguinte..como as coisas correram bem este fim de semana estava ansioso por ver aquele melao do anao..e 1 coisa me deixou preocupada..o anuncio dele de que o porto ia vender 2 jogadores em dezembro confirmada pelo portista paineleiro..a minha preocupacao nao e a venda dos jogadores..mas sim a informacao que esse animal tem..porque ja na altura da venda do moutinho e do james esse animal ja tinha anunciado com muita antecedencia essas vendas..e quando uma pessoa dessa estripe tem acesso a esse tipo de informacoes e um pouco preocupante.Quanto ao resto espero amanha um porto de honra que os jogadores respeitem o simbolo que levam ao peito.abraço

    ResponderEliminar
  9. Caro Luís Guerreiro: sou um Portista a viver em Lisboa, devem calcular a dificuldade que é, em relação ao MST, diz mais coisas erradas que certas, mas só o facto de comentar naquele jornal nojento, já será interessante é um Portista na casa do inimigo.
    Saudações Portistas, o nosso destino é vencer

    ResponderEliminar
  10. Caro Dragão Vila Pouca, como este é um jogo onde está em causa uma ténue esperança de continuidade na Liga dos Campeões, bem como um pouco o prestigio ou imagem do FC Porto será importante que a equipa tenha uma postura digna, determinada, lucida e seja orientada com sagacidade do primeiro ao último instante.

    Força FCP!

    Abraço
    Castle Porto

    ResponderEliminar
  11. Não nos esqueçamos de uma coisa; o FC PORTO é a besta negra do Atlético de Madrid, tal como é referenciado hoje em Espanha!
    Força PORTO!!!!

    ResponderEliminar
  12. Caros,

    Infelizmente nao estou confiante pelas razoes conhecidas...

    Temo mais do mesmo nestes jogos da Champions nos últimos anos....
    Nem digo mais nada para nao agoirar.
    Curiosamente estou a subir de Málaga (!!!) para Madrid onde vou dormir amanha, e nao vou ver o jogo....

    Abraço
    Deacon



    ResponderEliminar
  13. Deacon Blue,

    O meu filho (nasceu no final do seculo XXI) e no passado fim de semana disse-me: "Pai, não vou ver o Porto, estou farto de ver desgraças...", repliquei, "filho, hoje o Porto vai ganhar, e ganhar bem..." excesso de convicção? Talvez, crença, fé e persuasão também, mas amanhã, apesar de estarmos dependentes do que fizer o irregular e amorfo Zenit na Austria, podemos ter 2 belas surpresas. Não, não é uma convicção, nem tão pouco uma retórica bacoca e balofa...

    Amanhã, aguardarei pelas 21;35, e espero ser feliz, é na "Puerta del Sol" que se encontra o quilómetro zero das estradas ou carreteras espanholas...

    Vila Pouca, digitei o que me ia na Alma, e, "é obrigatório acreditar ...", mas não só...

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
  14. Não tive oportunidade de ver o jogo com o Braga, mas a julgar pelos comentários que li e ouvi, parece que o Paulo Fonseca finalmente abriu os olhos e pôs a equipa a jogar em 433, FINALMENTE! E deu logo para uns bons 45 minutos, do melhor que se viu esta época! Há coincidências do caraças! Espero que hoje volte a por a equipa a jogar da mesma maneira... Porque se volta atrás, se fizermos mais um jogo fraco e ficarmos fora da Champions, acho que não temos muitos motivos para continuar a insistir nele! A equipa mostrou-lhe como rende mais, se ele for teimoso para voltar ao 4231 mostra aquela característica das pessoas pouco inteligentes... usar sempre o mesmo método à espera de resultados diferentes...

    ResponderEliminar
  15. Para o Porto neste momento o melhor é descer para a Liga Europa. Porquê? Porque já caímos no ranking da UEFA para o 10º lugar o que nos atirou do Pote 1 para o Pote 2 (e assim vamos começar a apanhar os grandes europeus nos sorteios) e esta época horrível obriga-nos a recuperar pontos no ranking. Como os pontos contam da mesma forma na Liga Europa e na Champions, a Liga Europa permitir-nos-ia apanhar equipas mais fáceis o que nos poderia levar mais longe. Não acho que o prestígio internacional do clube saia beliscado disto e não me parece que numa época em que se vende o Moutinho e o James pelos valores conhecidos o factor financeiro de estar na Champions seja crucial.

    ResponderEliminar
  16. Meu caro Dragão Vila Pouca

    A única coisa que eu espero é que mesmo com este plantel , o Porto jogue bem e ganhe essa é a " obrigação " dos jogadores e treinadores que estão ao serviçi do Porto ---jogar bem e ganhar ---

    Cumprimentos Portistas

    ResponderEliminar
  17. Neste momento só posso dizer, vou ter fé, a equipa não me tem dado grande confiança, depois, não depende só de nós... Aguardamos o jogo de logo à noite com um olho no burro e outro no cigano.
    Espero que amanhã se tudo correr bem, se esteja aqui a comemorar.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  18. Caro Dragão Vila Pouca,
    Não será um jogo fácil, mas espera-se que os dragões façam tudo para trazer da capital espanhola o melhor resultado possível e o melhor resultado é, pois claro, a vitória.

    Força FC Porto!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Até aos 20 minutos estamos a fazer um bom jogo...há que dizê-lo. Estou a ver o jogo num canal mexicano
    No golo dizem assim..."independentemente della tecnica el portero estaba comendo moscas?" enfim.... é difícil acrescentar mais alguma coisa após tal descrição

    Pedro Lima

    ResponderEliminar
  20. A quente, 1ºs 45 minutos, 3 bolas na trave, 1 penalty falhado.

    Os gajos foram 2 vezes, marcaram 2, o 1º golo num charuto inacreditável, coisas que acontecem a quem está na mó de cima(dá quase tudo certo)....e na mó de baixo(dá mesmo tudo errado).

    Com esta pouca sorte fica mesmo complicado... a 2ª parte já vem aí, e espero que esta má sorte fique pelos 1ºs 45 minutos...

    depois volto cá no fim do jogo...

    ResponderEliminar
  21. Vila pouca o FCP ta doente. Jogamos contra o atlético Madrid b. Só 3 habituais titulares... K vergonha. Falta experiência ao treinador estamos a pagar isso nos jogos chave.

    ResponderEliminar
  22. A má sorte continuou...

    Nada a apontar a ninguém, se continuassem a jogar até agora, iam mais 4 nos ferros e a bola não entrava nunca...

    Não era nosso destino ir aos 8ºs.

    Agora PELO AMOR DE DEUS MISTER!!!

    Tenha um mínimo de vergonha na cara, e a partir de AMANHÃ OBRIGAR A TODA A GENTE A FAZER HORA EXTRA PARA TREINAR COBRANÇAS DE PENALTY!!!

    HELTON, FABIANO, KADU, E BOLAT INCLUÍDOS!!!!

    ESTOU FARTO DE GENTE TODA CAGADA E CHEIA DE MEDO NA HORA DE BATER PENALTY, CARALHO!!!

    POR CAUSA DISSO, QUANTOS PONTOS JÁ FORAM À VIDA???

    HOJE CUSTOU UMA QUALIFICAÇÃO, PORRA!!!

    ResponderEliminar
  23. Caro Vila Pouca, hoje senti vergonha. Jogamos com as reservas das reservas do Atletico, foram 3 vezes à baliza e marcaram-nos 2 golos. A vergonha que senti não foi pelo resultado, pois amanhã ninguém se lembra que o Atlético jogou com as 3ªs categorias. A vergonha deve-se ao facto do Porto apresentar em campo, num jogo televisto por muitos milhões um ridículo Licá e um treinador sempre a conferenciar com um adjunto pois não é capaz de tomar uma decisão. Parece que infelizmente Pinto da Costa está mais virado para livreiro que para o F. C. do Porto e mais não digo.

    ResponderEliminar