sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

F.C.Porto 4 - S.C.Olhanense 0. Faltaram mais golos no sapatinho do Dragão


A noite fria, o período natalício e horário do jogo pouco aconselhável, fizeram com que o Dragão registasse uma casa fraca, talvez a mais fraca de todas esta época, em jogos do campeonato, apenas 20.622 espectadores. E foi pena. Foi pena porque mesmo tendo em consideração a fraqueza da equipa algarvia - uma das piores que pisaram o magnífico relvado do belíssimo Estádio do F.C.Porto, na temporada 2013/2014; e o futebol muito feito em esforço, trapalhão até e saindo de forma pouco natural, em vários momentos do jogo - particularmente na primeira-parte -, a equipa portista fez uma exibição que foi simpática, digamos assim, nos 45 minutos iniciais, boa e em alguns períodos muito boa, na etapa complementar. Tanto numa parte como noutra, o domínio do tri-campeão foi total, a superioridade flagrante, mais uma vez e hoje talvez ainda mais nitidamente, voltou a faltar eficácia, faltaram mais golos no sapatinho do Dragão.  
Talvez um 6-0 e não é exagero, reflectisse mais fielmente o que foi o jogo. Ficamo-nos pelos 4-0, é um goleada, o resultado mais desnivelado conseguido no consulado de Paulo Fonseca, o que é de saudar. E mesmo com as cautelas que se exigem quando do outro lado esteve uma equipa pequena, em todos os sentidos, o jogo desta noite, em especial quando o resultado estava garantido; a confiança se instalou; os jogadores e a equipa se soltaram; ficou provado que há matéria prima para fazer coisas bonitas - que o líder da equipa técnica e de uma vez por todas, ganhe também ele confiança, salte definitivamente a barreira que existe entre treinar o Paços e o F.C.Porto. Porquê tanto receio de mexer, quando o resultado já era de 2-0 e o Olhanense não fazia mal a ninguém? Será que Ghilas só entrou porque o 3-0 aconteceu?
Mas o jogo de hoje, se por um lado confirmou a forma exuberante de Fernando, forma que dura desde a pré-temporada, a grande capacidade e enorme potencial de Carlos Eduardo - o melhor em campo com duas assistências e um golo fantástico. Às vezes dá a sensação que o ex-Estoril está a produzir música clássica e alguns colegas estão sintonizados na música pimba -, também mostrou que o terceiro elemento do meio-campo, o capitão Lucho, tem de subir patamares. E o nível de El Comandante tem de subir porque há gente à espreita, não pode ficar a sensação que jogou mal, porque os seus parceiros estiveram muito acima dele na qualidade da exibição. Outra conclusão é que com Kelvin no lugar de Licá, principalmente em jogos como o de hoje, jogos de sentido único, o jogo do F.C.Porto flui muito melhor. Jackson continua jogar bem e a marcar; Varela está bem assim - é favor não estragar; Herrera entrou bem e marcou um grande golo; Danilo é um craque; os dois centrais, mais Mangala e Helton, cumpriram; Ghilas apesar de ter entrado mais cedo dois ou três minutos, não pode mostrar muito em tão pouco tempo; Licá está a ser o elo mais fraco e quando a equipa começa em rápidas trocas de bola...

Chegamos à pausa natalícia - amanhã farei um pequeno balanço... - e neste momento estamos no primeiro lugar com os mesmos pontos do Benfica e mais um jogo que o Sporting. Não sei o que o mercado de Janeiro ditará entre possíveis entradas - para além de Quaresma - e saídas, mas como não espero uma revolução, fica a certeza que o F.C.Porto, porque é o campeão, mas não só, para mim continua a ser o favorito à conquista do título. Que Paulo Fonseca perceba esta realidade e pense grande, pense como se exige ao treinador do melhor clube português. O combóio do Dragão só pára uma vez no mesmo apeadeiro. Quem o apanha, pula e avança, tem o futuro à sua frente. Quem o perde apenas vai dar pequeninos passos no futuro.

42 comentários:

  1. Ufa!!!1 Até que enfim...um jogo normal: rapidez, vontade, passes.
    Apesar de PF não admitir, é incrível como 2 meras mudanças revolucionam. Carlos Eduardo....há que dizê-lo: que carácter!
    Continuo a achar o lucho absolutamente em baixo de forma mas com 2 tanques assim: Fernando e CE no meio campo, quase que pode dormir. Vamos ver se continuamos a solidificar.
    Tanto tempo perdido e é caso para dizer que se treina com eles todos os dias, nós, os adeptos, é todos os anos, há muitos anos.

    Ab
    Pedro Lima

    ResponderEliminar
  2. Bom, não sou de oito, nem de oitenta, e nem jogamos com o Milão, apesar de serem alimentados pelos Italianos, e equiparem como eles, aquela Torre de Babel está longe de ser uma equipa, e é na minha opinião a mais fraca desta liga!

    A coisa melhorou, mas ainda há ali coisas a afinar, mormente no meio campo e na defesa. Agora, é um facto, foram 4, mas poderia ser uma goleada histórica á anos 40/50!

    O que mudou? Sem duvida, Carlos Eduardo, mais uma vez o melhor em campo, é ele o "farol de ideias" do nosso meio-campo, fortissimo na bola parada, em cada canto um lance de perigo, marcamos os primeiros golos na conversão de 2 pontapés de canto superiormente batidos pelo C Eduardo, passa, joga, cria jogadas espantosas, e finalizou também de forma extraordinária. Braga-Rio Ave - Olhanense, 3 vitórias, e em 3 jogos em que o maestro C Eduardo foi fundamental!

    Repito, ainda C Eduardo não era chamado a este blog, e eu apontei aqui mesmo caracteristicas de Deco (alguns silenciosamente pensaram, quem é este "maluquinho"?). Bem, parece ser sem duvida o melhor reforço do Porto.

    Notas menos positivas para Lucho e Maicon. Se o Capitão percebe-se que tem menos fulgor, e decide mal, Maicon é voluntarioso mas trapalhão, e complica o que é fácil. Se Otamendi está na porta de saída, Abdoulaye regressará, e perspectivo que Ba poderá discutir a titularidade, sobretudo pelo que tenho visto do Senegalês no Vitória, está muito mais jogador, é o patrão da defesa Vitoriana!

    Ghilas, hoje não entrou aos 90, mas sim aos 86 minutos, o tempo de utilização do Franco-Argelino parece estar a ampliar. Confesso, eu treinador de bancada, não entendo!

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
  3. Ficou provado que Carlos Eduardo acrescenta alguma ordem e racionalidade ao futebol praticado pela equipa. Foi sem dúvida o melhor jogador em campo a par com Fernando. Outros jogadores a destacar foram Mangala e Danilo. Gostei menos de Varela e de Licá que chuta c/ o pé esquerdo quando devia usar o direito e vice-versa (e sem resultados).Também gostei muito de Kelvin e Herrera, e só não posso falar de Gilas porque o tempo de jogo que Paulo Fonseca lhe tem dado não dá nem para aquecer (coitado)...
    Resumindo e concluindo: ficou mais que provado que os adeptos sabiam do que estavam a falar quando reclamavam o lançamento de Carlos Eduardo.

    ResponderEliminar
  4. mais golos para quê? 4-0 está mais que bom, não é preciso humilhar ninguém, só se fosse contra o Benfica ou Sporting. Aí sim, 5-0, 10-0, 15-0 era um mimo :)

    O FC Porto jogou bem, Fonseca finalmente percebeu os jogadores que tem e a forma de os meter a jogar.
    Lucho é que já não tem capacidades para estas andanças e a falta de extremos bons é cada vez mais escandalosa. Espero que em Janeiro cheguem reforços em condições, Quaresma pode vir mas é arriscado se for o único, é preciso mais um e de qualidade, pode ser o Vitinho que é um miúdo com talento para dar e vender e que na Rússia só está a desaprender.
    Otamendi bem pode ser vendido já porque temos o Reyes na B a fazer grandes exibições.
    De resto o meu desejo para este Natal é que Fernando renove o contrato. Que bicho de jogador!! Está cada vez melhor e hoje fez uma grande exibição, teve pouco trabalho defensivo mas mesmo assim conseguiu chamar a atenção pela excelente saída de bola, visão de jogo e pelos passes que fez.

    ResponderEliminar
  5. Hoje tudo muito bem, Carlos Eduardo fez um belo jogo, podiam ter sido 7 ou 8.
    Agora que até podíamos crescer, mais uma irritante pausa natalícia, inadmissível.
    Esperemos que seja para valer esta atitude.
    Um Feliz Natal para todos.

    ResponderEliminar
  6. grande jogo dos campeoes nacionais

    ResponderEliminar
  7. A culpa dos 20 mil hoje é inteira de Paulo Fonseca. Se ele tivesse emendado os erros grosseiros mais depressa a esta hora estavamos com 5 pontos de avanço no minimo e ainda estavamos na champions. Mas pronto isso já era. Agora é continuar e com os retoques de Janeiro a equipa vai melhorar ainda mais. Só tenho pena que P.Fonseca demorou a abrir os olhos e agora mal venha um próximo deslize, as pessoas vão logo voltar a cair em cima dele.

    ResponderEliminar
  8. boa noite
    Sr. Vila


    Até parece que mudamos de Treinador!

    :)


    Grande Abraço
    Saudações Azuis

    ResponderEliminar
  9. Apesar de ser cedo, hoje gostei MUITO do que vi! Não achei o Olhanense ASSIM tão fraco a nível defensivo (o GR fez uma exibição incrível).
    Do nosso Porto, vi vontade, confiança e FUTEBOL! Para mim...o melhor e mais completo jogo esta época, apesar do Olhanense!

    Foram 4, deviam ter sido 8, mas SE o Natal não estragar a forma...há ali uma luzinha ao fundo!

    PS-continuo a não perceber o caso Ghilas...

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  10. Bom jogo do Porto, resultado peça por escasso!
    Nota para a boa exibição do Carlos Eduardo, desde que entrou na equipa e a descida do Lucho para junto do Fernando a equipa melhorou. Continuo a achar que Lucho deveria jogar ao lado do Carlos Eduardo, com Fernando sozinho atrás, acho que era melhor defensivamente porque ficavamos com mais capacidade de pressão no meio campo adversario, e o Fernando sozinho protege bem a defesa. Mas o que importa é ir ganhando!

    ResponderEliminar
  11. 2ª parte à Porto. Está provado que o FCP tem jogadores e de muita qualidade. Desde que saiu Licá e...posteriormente Lucho, repararam que os passes errados desapareceram, a velocidade aumentou, a pressou foi intensa, enfim. Espero que Paulo Fonseca esteja acordado e que não volte com os Licás e Josués. Temos equipa para terminar o campeonato com 15 pontos de avanço se o treinador quiser.
    Bom Natal a todos os portistas

    ResponderEliminar
  12. Que Paulo Fonseca perceba esta realidade e pense grande, pense como se exige ao treinador do melhor clube português. O combóio do Dragão só pára uma vez no mesmo apeadeiro. Quem o apanha, pula e avança, tem o futuro à sua frente. Quem o perde apenas vai dar pequeninos passos no futuro.

    E isso mesmo Vila Pouca. Temo que Paulo Fonseca nem tenha percebido o que se passou da 1ª para a 2ª parte. A ver vamos o que ele quer da equipa

    ResponderEliminar
  13. Estamos melhor.

    Afinal existe matéria prima...

    Com um BOM extremo ficamos bem.

    Kelvin a titular e outra gestão para o prometedor Ghilas.

    E no banco ficaram BONS jogadores Josue,Quintero etc.

    ResponderEliminar
  14. Caro DVP

    Esta época natalícia não perdoa e mais uma vez não pude assistir ao jogo desta noite. Pelos relatos e comentários parece que o FCP está revigorado, se assim é óptimo. Uma coisa garanto, sabe muito melhor passar os próximos dias sentado numa goleada e numa exibição que a todos agradou. Será que o Mister mudou? Ele insiste que não, mas eu também não me importo de olhar para o lado e fazer de conta que acredito. Venha daí o futebol que tanto ansiamos, conduzido por essa estrela recente que é o Carlos Eduardo.

    Desejo boas festas a todos os frequentadores deste blog e um muito especial Feliz Natal para si caro DVP, que nos vai mantendo sempre viciados no nosso Porto....

    Bem haja

    Raoc

    ResponderEliminar
  15. Caro DVP,

    Pois é... o seu "cantinho" hoje está muito tranquilo...

    Para aqueles que ansiavam uma derrota do nosso clube, quiçá a pensar num D. Sebastião pesetero vindo de Londres, terão de esperar por nova oportunidade...

    Acho extraordinário verificar que hoje, como vencemos jogando bem, o mérito é todo nosso!!!! Nós, os treinadores de bancada, há séculos que andamos a tentar ensinar o "asno" do PF como a equipa deve jogar!!!!
    Ele é o Carlos Eduardo, que toda a gente via, menos o homem do "discurso fraco", que era um portento! O Herrera, uma máquina de jogar à bola! O Kelvin, um fora de série! O triângulo invertido! A relva aparada! O equipamento às riscas! Eu sei lá... Todos víamos, menos o "homem de Paços de Ferreira"... Ainda bem que ele nos lê, que segue os nossos conselhos, a nós que treinamos os meninos todos os dias. Nós que sabemos a todo o momento quem está em melhor forma. Quem se esforça mais nos treinos. Quem dá mais garantias ao esquema que ELE (o treinador) tem idealizado. Enfim... finalmente vencemos porque o homem aprendeu connosco e seguiu as nossas directrizes!
    Agora só falta colocar o Lucho na bancada, o Quintero no onze, chamar o Iturbe que parece que o seu treinador actual também não percebe nada de futebol, meter o Ghilas num qualquer minuto abaixo dos 80 para não ferir susceptibilidades, enviar o Lica para a Sibéria, meter o Kelvin nem que seja a defesa direito, espancar o Izmailov, arranjar um lugar para o Quinones, para o Tiago, o Mikel, o Garcia....

    Como é possível este "Senhor Fonseca", ter tido a ousadia de não ter levado para o banco nenhum defesa?! Sim! Ele que foi duramente criticado por todos nós por ter dito na conferência de imprensa que era preciso ter algum cuidado com o Olhanense!!! Nós, o tri-campeão ter um discurso destes para com uma equipa de terceira como a Olhanense?! E depois este mesmo senhor tem o descaramento de só levar avançados para o banco?!
    Somos muito coerentes, não somos?

    Bom fim de semana para todos...

    Abraço,
    Miguel Monteiro

    ResponderEliminar
  16. Caro Vila Pouca,

    Fizemos um bom jogo e agora e so manter o nivel! Ate o Xolari deve ter gostado, pene o Alex Sandro...

    Um abraco,

    Portista de Cascais

    ResponderEliminar
  17. Sem duvida que o Carlos Eduardo mexeu com a equipa e talvez agora que já há mais confiança, outros jogadores lhe sigam os passos.
    Pelo menos parece que já estamos de novo no bom caminho.

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Há aqui alguns comentadores que não têm a menor capacidade para aceitar outra opinião que não seja a sua.

    Sendo verdade que alguns exageram e colocam tudo e todos em causa quando as coisas correm mal, também é verdade que aqueles outros que os criticam também acrescentam "muitos pontos" a esses comentários exagerados, fazendo pior figura que aqueles que criticam.

    Não sei qual é a intenção.Se é por espírito de contradição, ou para se mostrarem mais "portistas" que os demais. Francamente, não percebo, afinal o que queremos todos é o melhor para o FCPorto.

    Uma coisa é certa, no contexto actual, a maioria dos adeptos tinham razão em contestar as opções do treinador. Só não o reconhece quem não quer.
    De resto, para travar os ímpetos caceteiros dos fanáticos, cá está o Vila Pouca para os mandar (como ele diz) para a Lipor.

    ResponderEliminar
  19. Caro Miguel Monteiro,

    A opinião é livre, sem amarras e sem o "lápis azul", todavia, o balanço destas 14 Jornadas não são francamente positivas, uma Campanha Europeia penosa (com um peculio curto de 5 pontos, com um empate caseiro com o Austria, sem qq vitória no Dragão), e para consumo interno, tivemos em 14 jornadas cerca de 7/8 jogos mal conseguidos, ou é esta comunidade que não está a ver bem a coisa?

    Uma sequencia com empate em Belem, repetir com o Nacional no Dragão o mm empate, e sermos derrotados em Coimbra ao fim de 53 jogos invictos, digamos que são registos inusitados no FC Porto, ou então o adepto Portista deixou de ter um grau de exigencia elevado (não me incluo nesse grupo, assim como a grande maioria).

    Mas caro Miguel, a globalização democrática de opinião é sempre bem vinda, e as criticas (algumas construtivas, outras nem por isso) que aqui foram feitas são de todo desajustadas à realidade da equipa, e no passado recente, respeito, mas não subscrevo a sua opinião, nem tudo estaria mal no processo, e nem tudo estaria perfeito, e tal infelizmente traduziu-se nos resultados. Felizmente o Carlos Eduardo do Eça emergiu, e ele há clássicos sempre actuais, e provavelmente foi essa personagem do Eça que "abriu o livro", colocou talvez um ponto final em alguns equivocos desta equipa!

    Caro Miguel, nós treinadores de bancada, não entendemos a entrada de Ghilas recorrentemnte entre os 85/90 minutos, curiosidade académica, terá uma explicação para o timing, e capital de confiança que Paulo Fonseca estará a dar a Ghilas? Essa substituição quase diria fetiche, surge recorrentemente para queimar a 3ª e ultima substituição, e a ideia será mesmo queimar tempo, por exemplo ontem o Olhanense estava a ser acutilante e perigoso, e aquela substituição quebrou o impeto algarvio, será isso? Se ouvisse atentamente o que Manuel José (Treinador há mais de 30 anos) afirmou recentemente, sobre as substituições tardias de Ghilas, entenderia melhor os "Treinadores de bancada"!

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
  20. No jogo de ontem notou-se principalmente uma forte pressão sobre o adversário logo á saída de jogo, o que já não se via há muito tempo. Isto é meio caminho andado para vencer. Depois, bem, depois a defesa não deu abébias (finalmente!!), Fernando está monstruoso (definitivamente sozinho!), Carlos Eduardo joga muito e faz jogar muito (faz-me lembrar o Dr. Sócrates do Brasil de 82), Lucho é sempre um Senhor (embora, ontem muito abaixo do que é capaz!), e Jackson também como sempre muito bem. Neste momento, parece evidente a falta de um extremo que desequilibre. Quaresma poderá ser ou não(depende da cabecinha!), mas o que é certo é que estamos reféns de Varela(nunca concordo quando dizem tão mal dele). Para terminar, Lica a vontade está lá mas não chega, e continuo sem perceber a entrada do Ghilas a tão pouco tempo do fim. Como é possível?!

    Espero sim que na próxima jornada vamos ao salão de festas abrir o baile, e como diz o DVP "Que Paulo Fonseca perceba esta realidade e pense grande". De uma vez por todas.

    ResponderEliminar
  21. Caros Portistas,

    Ontem apesar do Olhannese não valer nadinha fizemos uma 2ª parte positiva. O Lucho tem de ir para o banco para recuperar forças e depois voltar ao seu nível, vamos ver se o PF tem capacidade para o pôr no banco.
    Continuamos a jogar só uma parte por jogo não entendo??? e menos entendo a entrada do Ghilas tão tarde??vamos ver o que dá as férias.

    SEMPRE F.C.PORTO
    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    ResponderEliminar
  22. Finalmente um jogo tranquilo, espero que o nosso treinador tenha aprendido com os erros cometidos. Tenho esperança que no recomeço do campeonato as coisas continuem a melhorar. Para aqueles que diziam que o plantel era mais fraco, parece que as respostas estão a ser dadas no campo, e aos poucos talvez sejam completamente desmentidos.
    Bom Natal para todos.
    Abraço
    Manuel Moutinho

    ResponderEliminar
  23. Jogo mais conseguido da epoca. Dominio total e futebol de qualidade em grande parte dos 90 minutos.

    Quando e assim ha que elogiar todos.

    Esperemos que assim continuem e que a evolucao se confirme.

    Ate la mantenho as minhas duvidas em relacao ao treinador. Assim como nao comecei a duvidar da sua capacidade apos a primeira derrota tambem nao vai ser por uma ( ou meia duzia ) de bons jogos que vou achar que e o homem certo no lugar certo. Mas e um bom comeco...

    Carlos Eduardo merece todos os elogios, o futebol parece simples nos seus pes...

    Alias quando se joga bem todos os jogadores parecem melhores.

    Bom Natal para se DVP e todos os outros portistas do blog e nao so espalhados pelo mundo.

    ResponderEliminar
  24. Caro Miguel Monteiro,

    O seu discurso é um rol de banalidade e generalidades. Como aponta para todo o lado algumas há-de acertar. Mais, como além dos tiros ainda os exagera e os carrega de ironia passam a ser granadas. Após, nos posts anteriores, já ter tratado da direcção e do treinador e dado umas achegas aos adeptos só faltava um argumento para carregar a sério nestes. Tem toda a razão, não somos nada coerentes, é assim a bola, todos com excepção do senhor.

    Nuno Pinto

    ResponderEliminar
  25. Meus caros, todos nós somos uma espécie de treinadores de bancada, umas vezes acertamos, outras erramos. Estive a ver o post que fiz sobre o balanço da pré-época e houve alguns que achavam que o Carlos Eduardo devia ser dispensado. Agora é o Carlos e mais 10... É eese o encanto do futebol.

    ResponderEliminar
  26. Muito gosto eu destas pessoas que resumem a sua opinião a... "eles é que lá andam é que sabem". Assim sim, nunca são incoerentes! Não acho que o comentário do sr. Miguel Monteiro seja directamente para mim, porque continuo a dizer o que acho quer o Porto ganhe, empate ou perca, mas sinceramente não acrescentam nada às discussões nestes fóruns. Se não tivéssemos opiniões diferentes os blogues não existiam! Quem apoia um determinado ponto de vista que argumente, agora deixemos os que têm opinião diferente escrever também! Senão daqui a nada todos os comentários são "ganhamos que bom", "empatamos, azar", "perdemos, temos pena... eles são todos bons e lá sabem porquê"...

    ResponderEliminar
  27. Caro Vila Pouca,

    É com grande sentimento Tripeiro que lhe desejo a si e aos seus um Bom Natal e Ano Novo cheio de saude e alegria!!

    Em relação à nossa Paixão, é óbvio que nos faltava um jogo assim!! Os jogadores precisavam, os Técnicos ansiavam e nós desesperava-mos!!

    Mas o que me preocupa mesmo é ver que nós adeptos (tal como os outros que tanto desdenhamos), somos demasiado incoerentes!! Mas com a sorte de termos no centro das decisões o Homem/Pessoa mais competente da história do futebol mundial. Pois assim não fosse e hoje estariamos como os outros e não como Somos... O Melhor Clube Português!!!

    A equipa finalmente encontrou um fio de jogo decente e isso tem claramente haver com o facto de Carlos Eduardo ter entrado na equipa... mais, só não está melhor pq Herrera ainda nao entrou de vez!

    Agora eu pergunto, o C.Eduardo nao entrou de inicio antes pq?
    Pq, infelizemente para PF, o plantel do FC Porto não foi construido de raiz por ele; Os jogadores que ficaram eram campeões, Bi e até Tri-campeões... vedetas portanto.
    Jà PF vinha do Paços e isso nunca é facil pr um treinador se impor!

    Agora que foi necessário ganhar e se impor ele fê-lo!

    Scp e 5LB vão ser excelentes testes para ver se realmente evoluimos ou não. Eu acredito que sim (sempre acreditei), agora é comemorar as festas natalicias e esperar para ver!!

    Saudações Portistas de Angola,

    Sandro Morais

    ResponderEliminar
  28. Euforia nas vitórias, depressão nas derrotas! Por isso somos todos encartados como treinadores de bancada, supra sumos desta modalidade que até já forma treinadores em Universidades, como se fosse uma ciência exata... é pena os treinadores reais, não perceberem um corno e terem que ler blogs para saber fazer equipas!!!!
    Mas se formos honestos sobretudo com nós próprios, verificamos que o FC PORTO não mudou o seu sistema, joga na mesma com duplo pivot; os intervenientes é que são outros! E eu estou á vontade para falar nisto visto criticar o plantel por ser demasiado sul-americano, mas a verdade é que jogadores "inteligentes" como Carlos Eduardo, Herrera e mesmo Lucho na sua posição tradicional, e que o protagonismo atual de CE dá a sensação de Lucho andar aos papéis, mas foi um dos melhores recuperadores de bola do encontro logo a seguir a Fernando, dão um improviso á equipa que não dão Josué e Defour por serem, não maus jogadores sem qualidade, perlo menos Defour, mas jogando tacticamente rigidos!E no futebol a sua grande beleza, ainda consiste no improviso, a arte do dominio da bola, da finta, do remate, do passe...
    Isto é como em tudo na vida; há os eficientes e há os eficazes!
    E até Paulo Fonseca, na sua verdura de treinador de um grande, está a aprender, sabendo que afinal tem uma estrutura que lhe permite ser ousado em vez de retraído, ser ativo em vez de reativo... e consegue ver isso.
    Mas a melhor ilustração foi feita por um redator do "Jogo"; a diferença do meio-campo está entre Lucho, um jogador de passe e Carlos Eduardo um jogador de posse!!!!!!

    P.S. Tal como milhares de portistas só vi 4 ou 5 jogos do Carlos Eduardo até agora, e dele no Estoril até me lembro de quando jogamos lá contra eles, o gajo ser uma espécie de florzinha que se atirava pró chão a cada contacto... um género de Moutinho no Sporting e Moutinho no FC PORTO!!!!

    ResponderEliminar
  29. Boa tarde.


    Uma palavra para a hora do jogo, ás 19h numa sexta feira?? e véspera de natal??

    Excelente exibição ontem, o olhanense tb demonstrou pouco mas mesmo assim notou-se uma melhoria na qualidade de jogo! A posição 8 é na minha opinião o calcanhar de aquiles neste momento da equipa, lucho está num péssimo momento, devagar devagarinho, sem trazer agressividade ou clarividência á equipa, vale neste momento C.Euardo que apareceu em grande e Fernando que quando joga sozinho mostra que é um autentico "monstro"!!

    Faltaram golos, foram 4 mas podiam ter sido 6 ou 7 valeu ao Olhanense a excelente exibição de Belec... quanto a nós vamos ver com equipas que nos tragam outras dificuldades como será que Lucho responde e como a defesa que tantas dores de cabeça nos tem dado se saí, vendo que é notória a melhoria da equipa nestes últimos 2 jogos com a entrada de C. Eduardo e passando Fernado a jogar com único 6!


    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  30. Então o Scolari ontem esteve no Dragão?
    Engraçado e curioso para quem dizia que de Lisboa ao Porto era longe para vir ver o F.C. Porto ao vivo quando era o treinador da Selecção Nacional...

    ResponderEliminar
  31. Quem nunca tem dúvidas e nunca se engana, é o Cavaco, aqui podemos ter dúvidas e enganarmo-nos. Alás os melhores não são os que nunca se enganam, são os que se enganam menos.

    ResponderEliminar
  32. Eu lembro para aqueles que dizem que o Olhanense é fraco que no ano passado empatou no dragao e deu agua pela barba aos lampioes no jogo anterior a este , o que aconteceu é que finalmente começamos a jogar á bola e isso deve-se a que Paulo Fonseca lá mudou o figurino ,Carlos Eduardo é CRACK , concordo que o Licá é o elo mais fraco da equipa .

    ResponderEliminar
  33. Boa tarde,

    Gostei. E como sempre os fazedores de (des)comentários sempre que o FCP joga bem e bonito há que dizer que a culpa foi do adversário (macio, fraquinho, etc.). A máxima em futebol é que uma equipa joga a que a outra deixa jogar, neste caso foi a mesma equipa que na semana passada estaeve a ganhar aos chifrudos por 2 vezes e no fim perdeu por 3-2.

    Entre muitas coisas que gostei só queria referir uma que tem sido (há 3 anos que escrevo) uma pecha e que finalmente apareceu alguém que faz a diferença. Refiro-me ás bolas paradas (cantos e livres para a área). Já fui insultado por portistas por opinar que era gritante a falha nesse item, não foi por de 2 cantos que deram golo que manifesto a minha oinião mas porque conheço a qualidade de Carlos Eduardo e cada canto era (finalmente) uma jogad perigosa (só no fim que já havia algum cansaço é que diminuiu).

    Espero é que as férias do Natal não venham prejudicar esta melhoria.

    APROVEITO PARA DESEJA UM FELIZ NATAL A TODOS OS PORTISTAS E EM PARTICULAR AO DVP E AOS SEUS SEGUIDORES

    ResponderEliminar
  34. Tudo já foi dito, apenas notas soltas.

    Mangala muito bem a lateral, atacou e defendeu, cumpriu.

    Licá e Lucho apagados, quero crer que seja baixa de forma.

    Já havia escrito aqui que o FCP jogava com muita formiguinha-operária, muita correria, muito músculo, muito pulmão e...pouca técnica e arte no meio campo.

    Carlos Eduardo esta fazendo que todos estávamos à espera que fosse Quintero a fazer(e que realmente fez no início da época):criar, fintar, abrir brechas, achar espaços, jogar e fazer jogar.
    E que assim continue, mas que não emprestem o colombiano, pois ainda é novito e todos nós sabemos que futebol e talento não lhe faltam para vir a ser um grandessíssimo craque.

    E ficamos com dois camisas 10 clássicos no plantel:-)

    ResponderEliminar
  35. Começo a gostar da atitude da equipa no que diz respeito à sua entrega ao jogo. Já se corre bastante mais do que anteriormente se via, jogadores há que se aproximam da melhor forma e já se vence sem margem para dúvidas.

    Paulo Fonseca rompeu com o pragmatismo de manter os nomes a jogar independentemente da sua forma e começa a dar oportunidade a quem merece.

    Há ainda muito a corrigir a nível de passe e na finalização, mas caminhamos nessa direcção. O jogo de ontem à noite também se tornou fácil por força da melhoria da nossa equipa. Na última jornada, em Portimão, o Olhanense esteve por duas vezes à frente do marcador e este perto de causar uma surpresa.

    Parece-me que a pior fase já passou, há ainda muito campeonato e provas pela frente para vencer. Esperemos que mantenha firme a progressão que já se vem notando.

    Pouco (ou nada) de fala da arbitragem do jogo. Mas valia a pena para constatar mais um mau trabalho do tal Hugo, em prejuízo obviamente da nossa equipa. Não causou dano insanável, mas de tantas vezes que errou todas elas foram em nosso prejuízo. Uma equipa a jogar como o fez o Olhanense cometeu, apenas 6 (!!) faltas e o FC Porto, a jogar em casa e dominar a bel prazer cometeu 14 (!!). Pode?

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  36. DRAGÂO S.TOME E PRINCIPE21 de dezembro de 2013 às 15:22

    Assim........talvez se salve a epoca
    .....em Janeiro saberemos
    Fcp......sempre e assim sempre assim como contra o Olhanense....
    Ja agora o Treinador demorou tanto tempo a vêr o Carlos Eduardo porquê
    Bom Natal

    ResponderEliminar
  37. Olhaí DVP, na revista esportiva brasileira PLACAR, saiu esta lista:

    Confira a lista dos dez clubes com mais sócios no mundo:

    1) Barcelona (Espanha) - 222.980

    2) Bayern Munique (Alemanha) - 217.000 mil

    3) Benfica (Portugal) - 197.877

    4) Manchester United (Inglaterra) - 189.432 mil

    5) River Plate (Argentina) - 123,665 mil

    6) Internacional (Brasil) - 121.345 mil

    7) Corinthians (Brasil) - 119.212 mil

    8) Real Madrid (Espanha) - 107.564

    9) Flamengo (Brasil) - 105.878 mil

    10) Boca Juniors (Argentina) - 102.070

    Indo de encontro ao que se divulga pela imprensa amiga e lambe-botas, o "mais maior grande do mundo e arredores" nunca atingiu 200, quanto mais os tais 300!!!
    Mais uma mentira desmentida, qualquer dia os tais 6 milhões são na realidade menos da metade...

    ResponderEliminar
  38. Só quem não viu com olhos de ver os jogos realizados pelo FCP na América do Sul, é que pode estar de boca aberta pelas novidades com que tem sido brindado.

    Houvesse mais atenção, e se calhar o FCP não teria tido um percurso tão radicalmente baixo, como o teve nos últimos 45 dias.
    Só tenho pena do Licá, que vai acabar por pagar as favas deste zigue zague de ideias, quando este seria uma seta tipo Kostadinov, com o FCP a jogar noutro sistema contra equipas de maior poder de fogo do que um simples Rio Ave ou um portentoso Olhanense.

    Quanto ao resto, aqui mencionei que o fator 10% iria começar a produzir efeito.

    Foi preciso vir na capa de um diário desportivo, que o CE era uma aposta pessoal, para que tudo se altera-se do dia para a noite. Foi o murro na mesa e com estrondo!

    Quando esse estiver finito, é que vai ser o bom e o bonito. Que tenha muitos e muitos anos de vida, pois ainda sou novo e não gosto de desgostos.

    Haja paciência.

    ResponderEliminar
  39. Boa tarde portistas! Em primeiro lugar gostei de ver que houve concentração a nível defensivo, pois já cometemos erros esta época que nos saíram caro contra equipas de valor semelhante ao Olhanense.

    Gostei muito da 2º parte, o Herrera e o Kelvin entraram muito bem. O Carlos Eduardo esteve muito bem, já estava à espera que mais tarde ou mais cedo ele fizesse uma exibição de encher o olho, e parece que jogou diminuído fisicamente a partir do final da primeira parte. Não era de admirar se tivessemos feito mais 3 ou 4 golos. O Olhanense tem de facto muitas limitações, mas o nosso poderio ofensivo foi enorme. Agora é contnuar assim.

    ResponderEliminar
  40. Vila :

    ..."Que Paulo Fonseca perceba esta realidade e pense grande"...


    Estamos (mais uma vez) de acordo !


    Abraço

    ResponderEliminar
  41. Goste-se ou não, há gente competente e incompetente em todas as áreas, começando (por exemplo)na política e acabando no futebol. E não há que ter medo de dizê-lo.

    Portanto, deixem-se de pregar sermões a quem pensa diferente, aceitem as coisas como elas são, e tolerem as críticas quando elas são honestas e moderadas.

    Se há coisa que me irrita são os comentários corporativistas, tipo "estes gajos não percebem nada, eu é que sei" . Parecem políticos a defender a mama nos partidos... Depois, quando é preciso a "infantaria",escondem-se e mandam os outros para a frente de combate.

    ResponderEliminar