Meus caros amigos, profissionais do F.C.Porto, vamos jogar frente a uma equipa treinada por Jesualdo Ferreira, logo, uma equipa curta, com bloco baixo, que vai ficar na expectativa, para depois contra-atacar. Por isso, nada de correrias desenfreadas, pressa em mostrar serviço, tentar resolver tudo rapidamente. Calma, serenidade, confiança, inteligência, temos 90 minutos para ganhar. Se a isso juntarmos atitude e o espírito correcto, concentração, organização e a qualidade que tem andado arredia, mas que existe, vamos conquistar os três pontos, sacudir a pressão e dar um pontapé na crise. Meus caros, os bons vêem-se nos maus momentos e nós somos bons... Porque só os bons conseguem ser tri-campeões!
Mister, convicção e coragem. A sorte protege os audazes. Vamos a eles!
O árbitro é Paulo Baptista, auxiliado por José´Braga e Valter Rufo
Lista de convocados:
Guarda-redes, Helton e Fabiano;
Defesas, Danilo, Maicon, Otamendi, Mangala e Alex Sandro;
Médios, Lucho, Carlos Eduardo, Quintero, Defour e Herrera;
Avançados, Jackson, Licá, Kelvin, Ghilas, Varela e Josué.
A minha equipa provável:
Helton, Danilo, Maicon, Mangala e Alex Sandro; Defour, Josué e Lucho; Varela, Jackson e Quintero.
Estatísticas e curiosidades em torno do F.C.Porto - S.C.Braga:
Amanhã realiza-se pela 58ª vez o F C Porto - Sp Braga a contar para o Campeonato Nacional. Nos anteriores 57 confrontos entre ambos, o FC Porto apresenta registos quase esmagadores, 47 vitórias, 7 empates e apenas 3 derrotas, acumula o FC Porto 152 golos marcados e 42 golos sofridos.
Nas últimas 20 temporadas desportivas, o FC Porto
venceu 16 jogos, empatou em 3 ocasiões e apenas perdeu 1 jogo. Vamos
portanto deixar os 20 últimos resultados nas Antas/Dragão entre FC Porto
e Sp. Braga e marcadores respectivos:
93/94 FC Porto 5 - Braga 0, golos: Kostadinov 3, Drulovic e Banderinha.
94/95 FC Porto 2 - Braga 0, golos: RUI FILIPE * e Kostadinov.
95/96 FC Porto 6 - Braga 3, golos: Edmilson 3, Drulovic 2 e Folha.
96/97 FC Porto 5 - Braga 0, golos: Jardel 2, Zahovic, Edmilson e Folha.
97/98 FC Porto 4 - Braga 0, golos: S Conceição 2, Capucho e Rui Barros.
98/99 FC Porto 1 - Braga 0, golo: Zahovic.
99/00 FC Porto 3 - Braga 0, golos: Capucho, Chainho e Jardel.
00/01 FC Porto 3 - Braga 2, golos: Clayton, Capucho e Pena.
01/02 FC Porto 0 - Braga 0
02/03 FC Porto 3 - Braga 0, golos: Deco, Capucho e Jankauskas.
03/04 FC Porto 2 - Braga 0 golos: Mc Carthy e Derley.
04/05 FC Porto 1 - Braga 3, golos: Diego.
05/06 FC Porto 1 - Braga 1, golo: Lucho.
06/07 FC Porto 1 - Braga 0, golo: Adriano.
07/08 FC Porto 4 - Braga 0, golos: Lisandro 2, R Meireles e Farias.
08/09 FC Porto 1 - Braga 1, golo: Farias.
09/10 FC Porto 5 - Braga 1, golos: Falcao, R Meireles, Belluschi e Alvaro Pereira.
10/11 FC Porto 3 - Braga 2, golos: Varela 2 e Hulk.
11/12 FC Porto 3 - Braga 2, golos: Hulk 2 e Kleber.
12/13 FC Porto 3 - Braga 1, golos: Kelvin 2 e James.
Curiosidades:
Nos ultimos 20 confrontos nas Antas ou Dragão, a tendência em termos de
resultados ditou a vitória do FC Porto por 3-2, aconteceu este resultado
em 3 jogos.
A tendência dos últimos 3 jogos do FC Porto no Dragão
com o Braga registam-se 3 vitórias consecutivas, e o FC Porto marcou
sempre 3 golos, sendo que em cada um desses 3 jogos,
um ala/desequilibrador do FC Porto bisou (Varela, Hulk e Kelvin), que
sábado essa tendência se mantenha.Nuno Capucho actual treinador da Equipa Sub19 do FC Porto, representou o FC Porto durante 6 temporadas (venceu 4 Campeonatos 4 T Portugal e 1 T UEFA), sendo Capucho um virtuoso, um desequilibrador e não um Ponta de Lança, Capucho marcou em 4 jogos diferentes nas Antas ao Sp Braga para o Campeonato.
O malogrado Rui Filipe, na 1ª Jornada da temporada 94/95 marcou o 1º golo da vitória perante o Sp Braga, sendo esse, o primeiro golo do único Penta do Futebol Português. Passada uma semana de ter apontado esse golo viria a falecer em acidente de viação. A última derrota do FC Porto com o Sp Braga, aconteceu à 19ª Jornada do Campeonato 2004/05, e no Dragão, sendo Jesualdo Ferreira ( posteriormente Tri-Campeão no FC Porto) o treinador desse Sp Braga que venceu no Dragão por 3-1, derrota essa do FC Porto que ditou o despedimento do treinador espanhol Vítor Fernandez.
Em contraste, a 11 de Junho de 1978, o Sp Braga foi o adversário do FC Porto na 30ª Jornada do Campeonato 1977/78, uma vitória "gorda" por 4-0 do FC Porto de Pedroto e Pinto da Costa (Chefe Departamento de Futebol) garantiu nesse dia o 6º Campeonato conquistado pelo FC Porto, após 19 anos de longo jejum . Se em Junho de 1978 conquistamos o nosso 6º Campeonato da história do FC Porto, hoje passados 35 anos, acumulamos 27 Campeonatos Nacionais. Fica o onze dessa tarde gloriosa do FC Porto-Sp Braga, assim como os autores dos golos. Fonseca, Rodolfo, Simões, Freitas e Murça; Octávio, Ademir e Duda; Gomes, Oliveira e Seninho. Marcadores: Fernando Gomes 2, Oliveira e Octávio.
Nota:
Pedro Marques Lopes, não foi só o Platini, foi o Mourinho também e tantos outros... Todos aqueles que atacam o F.C.Porto viram heróis, mas se atacarem alguns clubes ou ídolos portugueses, são logo as piores criaturas do Mundo. É o Portugal dos pequeninos.
Não sendo um admirador de Paulo Fonseca, devo confessar que hoje gostei do discurso do treinador. Relegou os aspectos pessoais para segundo plano. Desvalorizou o seu futuro, elevando como prioridade absoluta os interesses colectivos e o regresso ás vitórias. Um bom prenúncio para o jogo com o Braga. Pessoalmente tenho confiança numa vitória e na mudança de um rumo que não era o mais certo com fracas exibições, erros de palmatória e opções muito discutíveis do treinador.
ResponderEliminarForça, Porto.
Eu acredito.
Abraço
Fernando Vargas - Porto
E é assim de repente perde-se um jogo para o campeonato ao fim de 53 jogos,não se ganham jogos em casa para a champions,desbarata-se uma vantagem de 5 pontos,para 2 a menos ,elogo começa tudo a ser posto em causa,ele é o Antero a SAD,os empresários,a pasquinada lisboeta adizer que cheira bem e com entrevistas e comentários encomendados,e muitos de nós quais maridos desconfiados ,começamos também a duvidar e a achar defeitos em coisas que até á pouco tempo eram virtudes,mas como muito bem diz o autor do blog nós temos sido os bons,por isso temos de ter calma,acreditar ,apoiar a equipa seja com que treinador for e dar crédito a quem nos dirige e tantas vitórias nos proporcionou,esta é a altura de mostrarmos o que é ser Porto,podemos até em conversas de café ou de amigos ter um desabafo ,mas não podemos é virar as costas agora quando somos precisos,nem assobiar,nem de lenços brancos ,para dizer mal já há muita gente.
ResponderEliminarSaudações Portistas
Paulo Almeida
Acredito que vamos dar a melhor resposta e que vamos voltar às vitórias e com uma goleada.
ResponderEliminarAbraço
Vila Pouca,
ResponderEliminarEntre os fazedores de opinião conotados com o FC Porto na Bolha, Pedro Marques Lopes é de longe o que revela maior lucidez, e conhecimento de Futebol, aliás, hoje mesmo na sua Coluna de Opinião traduz isso mesmo. Paulo Teixeira Pinto, é pouco acutilante, e intelectualiza em demasia a coisa. O Sousa Tavares, esse é um foguete mal orientado, o Tavares como escriba tem afinidades com o nosso Varela nas quatro linhas, é muito irregular, ora sai uma bela opinião, ora borra a pintura toda...
No Dia Seguinte, via com bons olhos Pedro Marques Lopes a representar o FC Porto, nas poucas vezes que ali nos representou, amordaçou literalmente o Silva de Campanhã, o insuspeito batatoon da SIC. É habitual naquele programa o José Guilherme não fazer os trabalhos de casa.
Para amanhã, é ganhar, ou ganhar, não há outras probabilidades, e este Braga matreiro de Jesualdo impoem respeito.
O meu onze: Helton; Danilo, Mangala, Maicon e Alex Sandro; Defour, Herrera e Lucho, Josué, Licá e Martinez.
Quintero, é artista, mas não cumpre no processo defensivo, e com este Braga não se brinca, ficariamos em desequilibrio no meio campo. Depois Varela, merece banco, para regularizar exibicionalmente. Daí, apostar em Herrera, para dar consistencia ao miolo, e em Licá para encostar numa das alas, e em movimentos ofensivos apoiar Jackson no eixo do ataque, com um Porto a jogar próximo de um 4/4/2 com os laterais a darem profundidade!
1 abraço,
PT
Caro Dragão Vila Pouca, este jogo é obviamente fundamental para o FC Porto tendo em consideração os últimos resultados e a classificação actual, pelo que espero ver uma equipa tenaz, consistente e sólida durante os noventa minutos, sempre consciente do valor do adversário e procurando a sua felicidade.
ResponderEliminarForça FCP!
Abraço e um excelente fim-de-semana
Castle Porto
Boa Tarde,Manuel Vila Pouca e todos os Portistas,raras vezes comento apesar de todos os dias ver o blogue e os respectivos comentários,concordo quase sempre 100 por cento do que o Autor publica.Mas o que me tras aqui foi a crónica do Pedro Marques Lopes,estou completamente de acordo com o que diz e este titulo diz tudo.
ResponderEliminarNão,os nossos jogadores não desmontram falta de atitude ou de enpenho.Os Joadores correm como loucos,correm é sem qualquer sentido.
Obrigado
Jesualdo Ferreira:
ResponderEliminar«Passei quatro anos no FC Porto, tenho o clube num canto de mim próprio num local privilegiado, amanhã vamos ser adversários. Espero ser bem recebido pelo Porto e pela sua massa associativa. Penso que vai ser uma receção normal a um adversário que vai discutir o jogo com o F.C. Porto».
Quanto a cronica do pedro lopes...e mais uma opiniao..explica as suas razoes..concordo com umas.. discordo de outras..mas assim da gosto ler um artigo de opiniao..o miguel deveria colocar os olhinhos..quanto ao jogo amanha so temos 1 remedio..ganhar e ganhar..nem que seja o helton a marcar..quanto a portugal..bem nunca fui de grandes sofrimentos apesar de querer que a seleçao do meu pais ganhe..mas o sorteio foi bastante acessivel em teoria..e portugal passando o seu grupo vai encontrar a seguir equipas bastante fracas..abraço
ResponderEliminarBoa noite, Vila Pouca e amigos Portistas,
ResponderEliminarEscreveu Manuel Serrão: “os treinadores só devem ser substituídos quando se tornam impossíveis os objectivos anunciados no princípio da caminhada. Julgo que estamos perante um caso em que a morte anunciada não deve esperar pela matemática”.
Digo eu: todos objectivos ainda são possíveis, embora na Champions só por milagre nos classificaremos. A questão é acreditar se Paulo Fonseca terá ou não capacidade para conduzir a equipa ao êxito, reconsiderando as suas ideias fixas e devolvendo à equipa o modelo de jogo que há muito se acostumou, onde cada jogador sabe exactamente a sua função. Concordo com Pedro Marques Lopes – o problema nunca esteve na falta de empenho ou de atitude.
Por agora, o treinador recebeu um voto de confiança e eu acredito que Pinto da Costa e toda a estrutura tricampeã sabem o que fazem. Demonstraram-no inúmeras vezes. Até porque, e continuando a citar o cronista, têm a consciência de que há um campeonato para ganhar e um futuro para construir.
Sábado irei apoiar o meu clube, como sempre. Espero que haja uma grande adesão dos sócios e um forte incentivo à nossa equipa. Como Vila Pouca bem deu o mote, é fundamental ter calma, serenidade, confiança, inteligência.
Somos Porto!
Abraço
Só espero não roer os dentes como nos últimos dias, pois por este andar qualquer dia... ah! esqueci
ResponderEliminarde dizer que as unhas já foram!...
- Como estou farto de ver Braga por um canudo, espero que desta vez o canudo me veja a mim!
Fala-se muito de crises e ventos
do Norte... já é tempo da
tempestade abalar para o Sul...
Se isso acontecer, muitos vão mijar nas calças e cagar nas
cuecas! Para já, parece que a
gripe das aves voltou ao Alentejo
e não demorará a chegar ao Tejo... se isso acontecer vão
morrer muitas galinhas e até a própria águia pode lhe dar o fanico!
Em suma, quero ver o Porto com as tripas de rasto e o Braga a rezar
no Bom-Jesus!
- Era bom sinal, não era?!
E não é que os calimeros andam a comprar uma guerra que sabem que não vão ganhar, mas que serve para entreter as massas? Agora desenterraram o "apito dourado"!!!!
ResponderEliminarE logo eles que tiveram um presidente que iroompeu de arma em pinho no balneário do árbitro com ameaças de morte caso os fidalgos não ganhassem... Claro que como foi há muito tempo já não serve para discussão! Talvez sirva o ultimo campeonato ganho com os 16 penalties do Jardel!!!!
Meu Caro DVP: em primeiro lugar as minhas felicitaçoes pelo seu blog.Embora consultando assiduamente este espaço de troca de ideias sobre o nosso FCP,resolvi intervir pela primeira vez.Sou um incondicional do nosso FCP desde que me conheço.Faço parte da geraçao de portistas que viu o FCP ser CAMPEAO com jogadores como Pinho Monteiro da Costa Virgilio, Gastao,Miguel Arcanjo, Pedroto,HERNANI,C.Duarte,Jaburu,Teixeira,Perdigao, Noé...em Torres Vedras.Sofri SEM ESMORECER NA PAIXAO PELO NOSSO FCP,na longa travessia de 19 anos sem titulo de CAMPEA0.Hoje somos um Clube de Top Mundial,atravessamos neste momento uma fase menos boa.O que quero transmitir nestA HORA é a minha confiança no nosso Presdiente e no nosso ADN:CRENÇA PERSEVERANÇA RAÇA COMPETENCIA VITORIA, SOMOS PORTO. Um abraço. FCP Lisboa.
ResponderEliminarQuero ver o que vão dizer do "penalty fantasma" que deu o empate aos sl boificas.
ResponderEliminarAinda foi mais fake que o penalty fantasma do Guimarães sobre Quintero, que TANTO FALARAM E FALAM ATÉ HOJE!!!
isto é um blog portistas mas eu vou é falar no benfica. benfica que hoje quase chegou aos 500 golos!!!! e Jesus chegou aos 400 jogos mesmo estando suspenso, a ver o jogo na capoeira!! ninguém para o catedrático. 20M de euros de patrocinio da Trident na próxima época, os outros ficaram a olhar para o ar, ah pois é.
ResponderEliminarBENFICA «Não foi um resultado justo» - Sulejmani
pois não amigo Sulejmani, meu sérvio honesto, sabes bem que simulaste o penalty. O Arouca devia ter ganho.
Caros Portistas,
ResponderEliminarEspero que hoje façam um bom jogo e ganhem é o mínimo.
Com os desperdício que tivemos este campeonato era a brincar,
os carneiros não valem nada como já sabiamos e os calimeros com equipas melhores não têm hipóteses apesar de estarem muito bem orientados, portanto seria um passeio caso jogassemos alguma coisa está claro.
SEMPRE F.C.PORTO
CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
ResponderEliminarSolução para a dita crise....Ganhar, ganhar e ganhar...nem que seja a dentada.
O resto vem por arrasto, que a nota artística não vence campeonatos.
Jogar simples, em conjunto e rápidos para a baliza adversária.
Acredito que ainda vamos ganhar o nacional, bem como nos qualificar para os 8ºs, matando uns leões e atropelar uma equipa de colchões pelo caminho.
Das águias nem falo, pois o Burro dos Caixões não apita os jogos todos.
Fantástico Arouca e um abraço para o Pedro Emanuel, que lhes espetou um murro na tola.
Carrega porto!
Todos a puxar pelo Porto custe o que custar. O estádio tem que ser assustador para os nossos adversários e não para a nossa equipa. É no fim que se fazem as contas.
Agora é que vamos ver quem ama e apoia o clube FCP, que tantas alegrias nos deu, nos últimos 30 anos.
Eu vou...e tu vais?
http://gamesfreebola.com/
http://portodragoinfire.blogspot.pt/
APELO AO PORTISMO
ResponderEliminar- Quem é a mulher mais linda do mundo?
- Sem dúvida; a nossa MÃE.
(Mesmo que não seja bela ou formosa, ela será SEMPRE especial e jámais a trocamos por outra... pois; MÃE HÁ SÓ UMA).
- Estou certo de que a grande maioria pensará como eu e dirâo:
ISSO É NORMALÍSSIMO.
AGORA VEJAM E COMPAREM...
- Qual é o Clube do nosso coração?
- O FC DO PORTO.
- Será que pelo facto de perder
pontos e baixar na classificação do campeonato (felizmente nada ainda está perdido e faltam muitas jornadas para disputar...)
O NOSSO TÃO AMADO CLUBE vai soçobrar e ser preterido?
(O lançamento de petardos e outras diabruras, geram apenas
esterismo exacerbado, falta de
senso e afrontas indígnas de quem as pratica. ESSES NÃO SÃO OS
ADEPTOS FIÉIS E PACÍFICOS DO NOSSO CLUBE, mas os desordeiros
que provocam o pânico e a instabilidade).
A SAD; os jogadores e o treinador
não têm culpa do que se passa; pois ninguém quer e deseja perder.
São vicissitudes temporárias e
imprevisíveis... O PORTO VOLTARÁ
A SER UMA EQUIPA COMPETITIVA; VENCEDORA E REGULAR... mas os
vandalos continuarão a ser os
mesmos e a conspurcar o prestígio que granjeamos através dos anos.
(Os lampiões empataram ontem com o Arouca e foram humilhados... A
Imprensa da queimada - como é costume - vai ignorar os factos e
tentar, mais uma vez, sobrelevar
os clubes do regime). Eles também
fraquejam e caem...
Em Suma: OS VERDADEIROS PORTISTAS
- OS QUE AMAM O CLUBE INCONDICIONALMENTE - ACREDITAM SEMPRE NA NOSSA CAPACIDADE VENCEDORA; POIS "NUNCA NOS CONSIDERAMOS PRÉVIAMENTE DERROTADOS". "SOMOS LEAIS; SOFREMOS E EXULTAMOS; ESTAMOS SEMPRE UNIDOS NOS BONS E MAUS MOMENTOS; DAMOS A CARA, O SANGUE
E AS LÁGRIMAS... "PORQUE SOMOS PORTO E POR ISSO SOMOS DIFERENTES".
A NOSSA MÃE E O CLUBE ESTÃO ACIMA DE TUDO; E É POR ISSO QUE "SOMOS DRAGÕES ATÉ À MORTE".
VÍtor Oliveira, desculpa lá, mas esse tipo de nptícias, tendo em contra a proveniência, lixeira a céu aberto da manhã, não contribuem para nada de positivo e portanto...
ResponderEliminarVila :
ResponderEliminar...Só nos resta ganhar !
Abraço
Caro Dragão Vila Pouca,
ResponderEliminarSó um resultado é aceitável, por isso, é para ganhar ou ganhar... vamos a isso!
Força FC Porto!
Cumprimentos
Ana Andrade
www.portistaacemporcento.blogspot.com
www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com
O FCPorto tem que ganhar o jogo, joga em casa e tem melhor equipa que o Braga, mas, a lógica muito das vezes é uma batata, e, da maneira que o FCPorto anda a jogar tudo pode acontecer, se não ganhar é mais uma vergonha.
ResponderEliminarVamos acreditar na vitoria de hoje do FCPorto.
O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.