quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Não contem comigo para cavalgar ondas nas horas más


Quando falo em grau de exigência e digo que o critério de análise não pode ser o mesmo quando jogamos frente ao Atletico de Madrid ou frente a equipas como o Belenenses, Nacional, Académica e Áustria de Viena, é porque o Atletico tem melhor treinador, melhores jogadores, melhor equipa. Mas o Atletico de ontem não é melhor equipa, nem no conjunto que apresentou, tinha melhores jogadores que o F.C.Porto. Prova disso foi o jogo. Jogamos melhor, dominamos, tivemos boas oportunidades, incluindo um penalty, mas perdemos. E perdemos porque apesar de um futebol de posse, engraçado, é um futebol pouco dinâmico, pouco contundente, que não causa mossa, para marcar um golo é o cabo dos trabalhos. E como se isso fosse pouco, quando em situação de ataque perdemos a bola, somos uma equipa desorganizada, desequilibrada defensivamente, as compensações tardam, ou fazemos faltas ou é um corredor aberto até à nossa baliza. A facilidade com que  o Atletico, com apenas três ou quatro dos habituais titulares, note-se, criou lances de golo, é significativo. Mais, cometemos erros inacreditáveis e que se repetem. Disse ontem, mas repito hoje: como é possível uma equipa de alto nível como o F.C.Porto, sofrer aquele primeiro golo? Como pode Maicon que não é um novato nestas coisas, permitir que de um lançamento de linha lateral e já sobre a linha de fundo, Raul Garcia, de costas para a baliza, rode, ganhe espaço e remate? Não pode! E Helton? Pois, pensou, mal, que dali já não saía nada, facilitou e claramente contra a corrente do jogo, Porto a perder. E o segundo golo? Mais uma vez mau posicionamento defensivo, Maicon levanta o braço a reclamar um fora-de-jogo inexistente e golo... outra vez quando os Dragões estavam melhor e o 1-0 já era muito injusto. Ninguém resiste a erros destes. E se pensarmos que desde o início da época isto vai acontecendo com frequência; que temos dito sempre que a organização do meio-campo e defensiva à perda de bola, é um desastre e nada muda... então ficamos muito pior. Que diabo, já era tempo de erros desta natureza terem acabado, não estamos a falar de juvenis... Isto depois do que aconteceu no sábado. Contra o Braga, recordo, fizemos uma 1ª parte inaceitável, melhoramos muito na 2ª parte, ganhamos bem, ficamos contentes, pensamos que as coisas iam melhorar. No jogo imediatamente a seguir, pumba, os mesmos defeitos, os mesmos erros, mais uma derrota, mais uma desilusão. Isto de andar sempre a repetir as mesmas coisas... começa a cansar!

Adiante. Já tinha dado um lamiré aqui, mas depois das declarações de Lucho, Fernando e de Paulo Fonseca, volto à carga. Ontem na Bola e na página que António Simões assina, vinha uma peça que podem ver ao lado, sobre o lançamento de um livro Coach to coach de autoria de Rui Lança. Vem lá uma frase dita por um mago do futebol americano, Vince Lombardi e que diz: «Os vencedores nunca desistem e os desistentes nunca vencem». No mesmo livro também diz que «ao treinador exige-se sempre mais. Não só que perceba de táctica e técnica, mas que saiba explicar, delegar, LIDERAR, APRENDER, MOTIVAR e COMUNICAR.» Não exijo que Paulo Fonseca seja um mago, mas quero que Paulo Fonseca seja mais que um bom rapaz, alguém desprendido e que até coloca os interesses do F.C.Porto sempre acima dos seus. Não, quero um Paulo Fonseca que diga, não agora que correu mal, mas quando se cometem os mesmos erros e corre bem, aquilo que disseram ontem Fernando e Lucho, dois jogadores que têm muitos anos de F.C.Porto. Um Paulo Fonseca convicto inconformado, a dizer, saímos da Champions, primeiro porque fomos incompetentes em casa e hoje, porque independentemente do que acontecesse em Viena, tínhamos de ganhar. Um Paulo Fonseca a dizer e de forma convicta, o que não tem remédio, remediano está, vamos trabalhar, melhorar, queremos ganhar a Liga Europa.
Quero um verdadeiro líder. Como se consegue motivar os portistas, com este discursozinho, triste, redondo, com a letra a não dizer com careta e que não mobiliza ninguém?

Meus amigos, dito isto quanto ao futuro do treinador, não se trata de ser politicamente correcto, trata-se de ter confiança em quem merece confiança. Se quem dirige o F.C.Porto, em particular o seu Presidente, vê o que nós vemos e o que não vemos - treinos, palestras, relação treinador/jogadores, etc. -, quer ganhar tanto como nós e até escreveu um livro sobre decisões na hora certa e tempo oportuno, porque não esperamos e confiamos? Decisões precipitadas, não. Avaliar tudo, ver o que queremos para depois do Natal, sem Champions e em função disso, decidir, sim.

A linha de rumo no Dragão até à morte é esta e enquanto eu por aqui andar, vai continuar a ser esta. Não me deixo impressionar, não me aquecem nem arrefecem os juízos de valor, portista de vitórias nunca serei. Os meus contributos são fruto das minhas análises e com o objectivo de ajudar, dentro das pouquíssimas possibilidades que tenho. Quem quiser e se identificar com esta linha, agradeço todos os contributos, quem quiser apenas cavalgar ondas nos maus momentos, não vai ter hipóteses.

- Ó Serpa, diz a esta gente para terem um pingo de vergonha na cara. Fizemos???!!!

49 comentários:

  1. Paulo Fonseca anda claramente aos papéis. e vila pouca, você confunde as coisas. Certo que é o presidente que toma as decisões, que o FC Porto é gerido de dentro para fora e não o contrário como gosta de dizer, mas os adeptos têm direito à sua opinião e devem expressá-la. Se não gostamos do treinador e achamos que deve ser demitido temos de o dizer, não vamos por panos quentes sobre o assunto e esperar que o presidente faça o que quiser. Isso é seguidismo, é ser menino do coro. É não ter cabeça para pensar, é achar que tudo o que o presidente faz é bem feito.
    Não sou assim, acho que Pinto da Costa é o melhor presidente de um clube de todos os tempos e de todo o mundo, o FC Porto deve a ele tudo aquilo que é hoje mas o homem não é infalível. Se a aposta em Vítor Pereira para treinador principal foi má, a aposta em Paulo Fonseca está a ser ainda pior e para agravar as coisas, o próprio treinador não dá sinais que esteja a aprender sequer alguma coisa com isto. É a mesma pessoa que saiu de Paços de Ferreira com o 3º lugar, nem está melhor nem pior treinador.
    Também é verdade que ninguém nasce ensinado e precisa de tempo para aprender, lembro as exibições desastrosas no início de Pepe e Guarín, por exemplo, que conseguiram dar a volta e afirmarem-se como jogadores de classe mundial. Também posso dar o exemplo de Prediger e Diego Valeri que começaram com exibições desastrosas e assim continuaram e até hoje não mostraram ser jogadores com qualidade para um FC Porto.
    Paulo Fonseca será um Guarin ou um Diego Valeri? A mim parece-me um Valeri.
    E de quanto tempo precisa para mostrar as suas qualidades (se as tiver)? Ninguém sabe, só sabemos que já nos valeu uma campanha desastrosa na LC.
    Cabe a Pinto da Costa (espero eu) mais uma decisão.

    ResponderEliminar
  2. caro Vila Pouca,

    Muito bem. É por isso que venho cá diariamente, porque aqui não se cavalga a desgraça. Porque é um Portista do tempo das derrotas. Tem memoria.
    As derrotas são más para todos os adeptos, mas são também um tempo de reflexão e de correção de rumo.
    Temos felizmente no nosso clube experiencia mais que suficiente para se corrigir o rumo. Aguardemos.

    Um abraço

    F. Couto

    ResponderEliminar
  3. Eu só espero que não seja tarde demais e que a teimosia, já demonstrada em outras ocasiões com maus resultados mas para ser justo também, com muito sucesso também, não se perca muito mais pontos no campeonato até este pseudo treinador sair do grande FC PORTO.

    Não há futuro com ele, isso acho que é obvio para todos, e para quê insistir no erro ? Demitam o homem e metam um homeme da casa a comandar temporariamente, pior não pode ser, até se arranjar uma solução, já que parece que estão à espera de outros treinadores para despedir este.

    ResponderEliminar
  4. DVP acho que começamos a exagerar um pouco nas criticas a quem comenta aqui no blogue. Que eu saiba isto foi feito para cada um dar o seu ponto de vista, se alguém pensa que o que diz aqui vai modificar qualquer decisão que o nosso Presidente tomar, não tem dois dedos de testa... Estes blogues não são mais do que os cafés nas segundas feiras, a malta vem cá e manda um bitaites como diz em casa com família e amigos...

    Quanto ao problema defensivo que fala no post, acho que é um problema porque o nosso 4231 é mais um 424 do que outra coisa, os 2 do meio campo não são trincos, são medios centro, é só olhar para o campo e ver onde andam os 2 quando temos bola. Como andam sempre os 2 em linha e normalmente muito adiantados, quando temos a bola, é claro que quando a perdemos estamos logo com problemas grandes. É o que tem acontecido, e com magoa digo, que pelos vistos vai continuar a acontecer, porque temos alguém a comandar que não vê um elefante a 1 metro dos olhos... Isto para não falar da falta de liderança e discurso que ele apresenta. Eu acreditava muito que com PF iríamos melhorar o futebol fraco que tínhamos com VP, mas para mal dos meus pecados, ainda levo com um futebol pior, porque a atacar não mostra grandes melhorias e a defender nem se compara...

    Vamos então continuar a mandar uns bitaites e não levemos tão a serio as criticas apresentadas a quem comanda o clube, já se sabe que quando não se ganha toda a gente apanha por tabela, até mesmo o melhor Presidente de todos os tempos!

    ResponderEliminar
  5. Miguel Oliveira, sabes por acaso o teor de alguns comentários que aqui recebo? Não sabes, pois não? Comentários que até a barba do treinador lhes mete impressão, fazem algum sentido? Ou fazem sentido comentários insultuosos? Creio que estamos d eacordo.

    Deco, primeiro, criticar o treinador e até pedir a demissão de Paulo Fonseca podem sempre fazê-lo, obviamente, com respeito. Mas quem tem a responsabilidade de decidir é quem manda e quem manda não vai decidir porque tu e muitos como tu, dizem que o treinador deve sair. Isso de seguidismo e meninos de coro, é tanga, só quem não conhece o F.C.Porto com Pinto da Costa na presidência, é que acha que ele se deixa impressionar e decide pelas pressões externas. Como referi, ele quer tanto ganhar como nós, vê tudo e sabe tudo que é preciso fazer, incluindo estratégias a curto e médio prazo e por isso eu confio e respeitarei a decisão. E depois, só porque penso assim e desde sempre - treinador só sai em último recurso -, sou seguidista ou menino de coro e tu é que tens razão?

    ResponderEliminar
  6. Eu como portista tenho de dizer que o que mais me doi é ficarmos detras de uma equipe mediocre como o Zenit , em condiçoes normais tinhamos ficado em segundo no grupo , mas vivemos atualmente uma epoca que nao é de todo normal , a fase de grupos foi um autentico desastre , vai ter de haver vendas de jogadores para recuperar o que nao se ganhou na champions .

    ResponderEliminar
  7. Boa Tarde caro Dragão Vila pouca.

    Faça o que fizer o nosso Presidente, neste momento a PF só digo isto, http://www.youtube.com/watch?v=ZyVXFpD4k_s

    Não consegue mais,que sai!
    Acha que consegue,que mude.

    Força Grande Porto.

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  8. Como não tenho conhecimentos táticos e técnicos suficientes, limito-me a comentar dentro daquilo que muitos anos de adepto do nosso Porto me permitem sentir. Ontem principalmente, mas também desde o inicio do campeonato noto a falta daqueles pozinhos de “perlimpimpim” que nos permite os momentos de por exemplo, o golo do Kelvin no 90+2. Paulo Fonseca gastou todos os que tinha em Paços de Ferreira, e concordo que tem de abandonar aquele discurso mole e gosmento que não motiva ninguém, como já comentei aqui, ele tem de corresponder em palavras, a dureza que a barba de três dias pressupõe quando enfrenta as camaras de TV. Também sei que Josué não é Moutinho, mas é evidente que aquilo que ele não será nunca é um extremo, mas também sei, e por aqui fico, é que Paulo Fonseca não passa a semana a treinar os avançados a fazerem pontaria aos postes.

    ResponderEliminar
  9. É engraçada a sua relutância em admitir erros crassos e o falhanço miserável da política do clube nos últimos 3 anos. Só não se viram resultados mais cedo graças à auto destruição de Jorge Jesus e do benfica.

    Passa a primeira parte do texto a apontar todos os defeitos que já sabemos existirem e depois diz que não irá cavalar na onda má.

    Pois bem, acabou de o fazer. Quer queira quer não, a sua constatação e expressão dos nossos problemas não é mais nem menos que o resto.

    Só lhe falta dizer o que outros dizem. E se não o diz, por tentativa de "nao entrar na onda", tenho a certeza que o sente e que o sabe.

    Estou claro a falar na necessidade do seguinte:

    - Arrumar com o treinador que não tem nenhuma virtude. NENHUMA.

    - Arrumar com vários jogadores do plantel. Josué, Licá e outros semi jogadores com "potencial" como Kelvin, Ricardo etc. não podem fazer parte de uma convocatória da Champions. Se o fazem então esperem sempre estes resultados porque a qualidade de matéria prima é essa mesmo. FRACA.

    - Arrumar com Lucho, Defour e Maicon do 11. Esses, cada um por diferentes motivos, não são jogadores capazes de criar uma equipa de qualidade para se bater com equipas de média linha europeia.

    Esta é que é a verdade nua e crua. Um plantel MAU. Diga-o como dizem muitos e não tenha medo de admitir isso.

    Porque o Portista não fica calado à espera que tudo lhe caia em cima. Ou então calado por causa de uma fé cega na SAD e em pinto da Costa coisa que, como temos vindo a observar nos últimos anos, está longe de se justificar.

    Muitos maus negócios, políticas sombrias,a decisões inexplicáveis no planeamento dos planteis, total falta de dialogo com os adeptos e uma progressiva decadência exibicionista e qualitativa que, como referi, só não tem piores resultados porque Jorge Jesus assim quis.

    ResponderEliminar
  10. o FCP este ano está a sofrer mais golos do que nas últimas épocas e pior que isso está a marcar muito menos. É das piores médias de golos marcados do clube, quase ao nível dum Paços de Ferreira europeu. o benfiquita ainda consegue fazer pior que nós mas tem os mesmo pontos. Quem vai aproveitando é o sporten. Isto ainda vai dar a volta

    ResponderEliminar
  11. F.C. Alentejano do Porto12 de dezembro de 2013 às 18:45

    Boa tarde,

    Não tenho comentado os jogos do F.C.Porto, por razões que já referi neste Blog, e assim irei continuar.
    No entanto, e tal como o Amigo Vila Pouca, porque também não sou Portista de vitórias, não posso deixar de renovar algumas ideias que tenho sobre o actual F.C.Porto.
    - Não estava há muito tempo habituado, a ver a nossa equipa a jogar tão mal em tantos jogos;
    - Há muitos anos que não tinha tão poucas esperanças que alguma coisa mudasse;
    - A equipa tem demasiados jogadores que sistemáticamente cometem erros inaceitáveis e altamente penalizadores;
    - Não me devo enganar se disser que esta equipa é a que joga pior colectivamente, nos últimos 10 anos;
    - Acredito e continuo a acreditar em quem tem vindo de forma excepcional, a dirigir o F.C.Porto, tornando-o um dos melhores clubes do mundo;
    - Sei que não é por este (nem por nenhum!)comentário, que a Direcção do F.C.Porto tomará qualquer medida, mas isso não me impede de dizer o seguinte:

    Fique este treinador ou não...

    - Estou farto de ver o F.C.Porto jogar mal e ser uma equipa banal.
    - São hoje mais os jogos em que temos dúvidas sobre a vitória final, do que o contrário.
    - Não encontro no discurso de Paulo Fonseca, sinais de competências motivacionais, que se identifiquem com o F.C.PORTO.
    - Não sou expert no capítulo técnico, mas constato de forma fácil, que já era tempo de ter havido estabilização tática e definição de opções sustentadas.

    Tudo isto(e outras coisas), a que os resultados têm vindo a dar razão, contribuem para a insatisfação e descrença que se apoderou da quase totalidade dos portistas.

    Ninguém tem dúvidas que muito terá que mudar.
    Esperemos que a Direcção não nos desiluda, e mais uma vez acerte nas suas decisões.

    Força pelo F.C.Porto.

    ResponderEliminar
  12. «Neste debate, recordo sempre o que dizia Redondo, velho catedrático nº6: “Quando nessa posição me colocam outro jogador ao lado é como se me tapassem um olho!”. Com isso, queria apenas chamar a atenção para a, digamos, especial sensibilidade táctica desse lugar. Ou seja, para o duplo-pivot funcionar é indispensável um factor táctico-colectivo, que se relaciona com o espaço, exige uma quase perfeita complementaridade das características dos seus ocupantes, para assegurar um equilíbrio de jogo posicional e dinâmica de saída de bola. Por princípio, um deles fica mais preso e outro sai mais para o jogo. É um bom exemplo das tais “pequenas sociedades” que devem existir dentro de um onze».
    Fernando e Defour são tudo menos complementares. Pensei que ia pôr os dois a jogar, quando se confirmou fiquei com a certeza que nada iria correr bem. Vi, na Net até pouco depois do 1º golo, parecia mentira que a bola estivesse dentro da baliza. Mais do que o golo em sí é importante reflectir sobre as duas vezes seguidas em que a bola foi chutada para fora: senti na atitude de quem chutou a bola para fora um incontrolável receio de perdê-la em zona proibida e até me pareceu bem, mas estava escrito que sofreríamos novamente um golo inadmissível, fruto da completa desorganização que existe. Os jogadores já não conseguem atinar, andam perdidos. É preciso avaliar a dimensão dos danos que a continuação de PF irá inevitavelmente provocar.
    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  13. DVP o comentário que fiz não foi específico para si, acredito que receba muito lixo, mas já está habituado e processa bem a limpeza. Só comento porque vi um comentário ao post anterior e depois você deu mais um toque neste post. Claro que não concordo com insultos ou implicações com barba, até porque também uso :) mas também não me parece bem chamar canalha a quem critica o presidente ou treinador ou jogadores, estes argumentos não nos levam a lado nenhum. Eu gosto de visitar este blogue várias vezes ao dia para ler os posts e os comentários, tanto a criticar como a apoiar determinado ponto de vista.

    ResponderEliminar
  14. De acordo consigo vila pouca..quem esta todos os dias com eles..quem ve os treinos quem sente o ambiente e o nosso presidente..eu nao acredito que ele e os seus pares vissem o barco a afundar nao teriam ja tomado medidas drasticas..da minha parte ja formatei a minha opiniao..um ditado popular diz assim..a 1 cai sem querer..a 2 cai quem quer..a 3 cai quem e burro..nao consigo conceber que um treinador veja melhorias evidentes na 2 parte do braga..e no jogo a seguir volta a formula que maus resultados tem dado???nao sou de 8 ao 80.sou ponderado.ontem o porto ate nem fez das piores exibicoes esta epoca..ja vi bem pior este ano..agora isto de bater na mesma tecla e que me deixa de cabelos em pe..abraço

    ResponderEliminar
  15. DVP pôs o dedo na ferida com este post. O problema central é mesmo esse. O PFonseca pode ser um excelente rapaz, mas como treinador é medíocre. Não sabe comunicar, motivar nem liderar uma equipa. A conversa de que "o seu futuro não interessa, o que interessa é o Porto" é atirar areia para os olhos. Só que nem todos nós adeptos queremos levar com esta conversa. A nível táctico é outra nulidade. A equipa termina o jogos com 60% ou mais de posse de bola,50 remates por jogo, não sei quantos cantos, mas no final 1-0, 1-1, 0-2. Para mim, que nunca fui defensor de VPereira, andamos de cavalo para burro. O PFonseca não sai antes do fim do ano ponto. Aconteça o que acontecer. Mas não duvido que dificilmente passará o Janeiro, a menos que seja bafejada pela sorte como aconteceu na 2ª parte contra o Braga.
    Ainda assim, acredito como sempre que seremos Tetra Campeões!

    ResponderEliminar
  16. Em tempo de reflexão, mantenho a minha opinião sobre este plantel demasiado sul-americano para a Europa do futebol!
    Sobre o treinador, é justo dizer que 99% dos que aqui comentam - e EU incluo-me - saudaram a entrada de Paulo Fonseca!!!!!
    Pelo que me apercebi só meia dúzia de comentadores e o próprio Vila Pouca, é que manifestaram um entusiasmo reservado - e há que tirar o chapéu por isso...
    Por isso é de uma hipocrisia tremenda pedir a cabeça do treinador e tambem chamando teimoso a Pinto da Costa! Tambem eu fiquei desiludido, mas continuo a achar que a principal culpa vem do plantel... afinal carago, se Fernando não sabe jogar com outro trinco ao lado, porque quer ele ir á selecção do Brasil ou de Portugal????
    Se Lucho não é um 10 com esta idade, que fará ser um 8!!!! Francamente!!!!
    Se Danilo não é capaz de fazer o corredor e passar a bola como deve ser, se Alex Sandro quer fintar tudo e todos e perde a bola que dá origem a golo, é Paulo Fonseca o culpado ou vitima????
    As ideias de Paulo Fonseca esbarram numa muralha com sotaque... basta ver as declarações ambiguas de Lucho e Fernando!!!!
    Contudo e parafraseando Vila Pouca: não exijo que Paulo Fonseca seja um mago, um bom rapaz... exijo sim um verdadeiro lider!!!
    E acho que PF é um lider melancólico, daqueles que todos se riem nas costas!!!!

    ResponderEliminar
  17. Boa Noite.
    "Venho" regularmente a este blog para ler o que os Portistas como eu pensam da situação triste que vivemos actualmente...
    Não me lembro de um Porto tão fraco como o actual!!
    O plantel foi mal construído. É demasiado fraco e com falta de alternativas.
    Isso é responsabilidade da Gestão do clube, e nessa má gestão incluo a escolha do treinador... Os últimos campeonatos ganhos com mérito mas também com muitas "Abébias" dos nossos rivais diretos, criou se calhar em quem gere o clube, a ideia que podemos ser sempre Campeões com qualquer treinador e qualquer plantel.
    Apesar do futebol pobrezinho das últimas épocas, o desta época é incomparavelmente pior, já para não falar no discurso desconexo do PF (a dias disse que só faltava acerto na finalização para ser uma equipa perfeita!!!!!!).
    Deve andar cego, digo eu!!
    "Maior cego é o que não quer ver"
    O PF não quer ver o óbvio e o Presidente que também erra, não quer dar a mão a palmatória e com isto vamos alegremente assistindo a "marcha fúnebre" que é o futebol que praticamos desde o inicio da época!!
    Acho que já chega!!!
    Um bem haja a todos!!!

    ResponderEliminar
  18. É pena as bolas aos ferros. Amigos portistas, fica aqui um site de videos do fcporto, deêm a vossa opiniao videosporto.com obrigado

    ResponderEliminar
  19. Caro Dragão Vila Pouca, concordo que ontem apesar das quatro bolas nos ferros e da grande penalidade falhada ocorreram erros infantis tal como em jogos anteriores, não houve discernimento suficiente tanto dentro das quatro linhas como no banco e por isso o futebol apresentado foi inócuo ou inconsequente.

    Quanto ao nosso treinador infelizmente denotou ao longo do trajecto europeu alguma inconsequência ou incapacidade que podem ser resultantes da sua falta de experiência a este nível ou fruto do seu real valor, resta ao Paulo Fonseca reflectir, procurar apender e tentar melhorar ou seguir outro caminho, no entanto enquanto for treinador do FC Porto só desejo que seja o mais feliz possível em qualquer desafio.

    Abraço
    Castle Porto

    ResponderEliminar
  20. boa noite

    Excelente o seu post, porque analisa o momento actual de uma forma, acima de tudo equilibrada. Só ao alcance de alguém que não viveu apenas de momentos de glória; de alguém que, como diz atravessou o deserto sem nunca desistir de ver o nosso Clube Campeão.
    Admiro a sua atitude e sua coerência. Grande Dragão!

    Seguindo a sua linha acrescento, novamente o seguinte:
    Peço a si e a todos os dragões, que façam uma análise sensata e inteligente do periodo em que perdemos o Fernando Gomes, agora presidente da F.P.F. e saíu o André Villas Boas.
    No meu ponto de vista O Nosso Porto perdeu a Alma, transformando-se em individualidades rentavéis e não UM TODO. e agora são flagrantes as apostas de risco e a desfragmentização..

    "Se num pomar retirarmos uma árvore de fruto por ano, compensando, continuamos a ter pomar.
    se num pomar retirarmos várias árvores de fruto em poucos anos e compensarmos com sementes, passamos a ter um horto."


    *um aparte Sr. Vila, 2014/2015
    F. C. Porto - Jesus.
    Sporting - Jardim
    Benfica - Marco Silva
    (isto é so para quebrar o gelo)

    Abraço Sr. Vila
    Saudações Azuis


    ResponderEliminar
  21. Caro FCP,

    Queria fazer lhe uma pergunta sem qualquer tipo de desprimor ou arrogância! Acha que O NOSSO FCP vai atingir algum sucesso com o Senhor Paulo Fonseca ao leme?
    Na minha modesta opinião acho que não...

    ResponderEliminar
  22. Miguel Oliveira, eu chamo canalha, a quem critica o presidente ou o treinador?!

    Manuel Pinho, essas certezas absolutas de que este aquele e o outro não prestam, a SAD só tem feito asneiras e depois, falas por mim e tens a certeza do que eu penso. Fantástico.
    Como ando no futebol e acompanho o F.C.Porto há muitos anos, tenho tempo suficiente para perceber que nem tudo o que parece é. Como já disse aqui, já li e ouvi cobras e lagartos sobre plantéis e depois, bastou uma pequena mudança para tudo mudar, o plantel passar a ser muito bom e praticamente com o mesmo plantel ganharmos um bi-campeonato.

    ResponderEliminar
  23. Sr. Vila Pouca,

    Não tente usar os dois últimos campeonatos que ganhamos como meios de justificar a qualidade do plantel e da SAD.

    Quem critica e aplaude sem medo, como eu creio fazer, não tem problema em reconhece o futebol deprimente dos últimos dois anos, as vergonhosas participações Europeias em que fomos eliminados pelo Hapoel, corrido das Taças de Portugal com goleadas e atirados dos oitavos da Champions pelo Málaga.

    Igualmente há muita gente qyem diga que 2 vezes seguidas estar a 5 pontos do benfica nas últimas jornadas e com um futebol de cortar os pulsos não é abonatório da nossa qualidade mas sim das nossas FRAGILIDADES.

    Posto isso, um plantel que tem uma SAD que nos deixa com Walter e Kleber para sermos campeões e remenda a coisa em Janeiro com Janko....

    E depois de vender Hulk, James e Moutinho nos deixa sem extremos nenhuns para um 433, corre com o único de potencial (Iturbe) e esvazia os cofres com negócios Danilo, Herrera e Reyes...

    Desculpe mas não posso concordar com a sua defesa da SAD. Há 3 anos que a decadência se previa por culpa exclusiva de quem compra jogadores e contrata treinadores.

    Somos hoje uma equipa de 2ª linha Europeia e a rumar para a 3ª quando passamos uma década a roçar com a 1ª.

    E não me falem em contenção e dinheiro. 19 Milhões pelo Danilo e, este ano, mais de 22 milhões em contratações para NADA, não é crise.

    É sim pura irresponsabilidade que dá origem muitas vezes a quedas históricas de clubes grandes. Sporting, Liverpool e Valência são exemplos recentes.

    ResponderEliminar
  24. Caros Portistas,

    O plantel não é nada fraco, isso é um disparate, o treinador é que tem de ir a Penafiel comprar uns óculos e por lá ficar...
    Volto a insistir um bom treinador faz grandes equipas e forma grandes jogadores.
    No ínicio da época eu, como todos os Portistas que conheço demos o benefício da dúvida ao treinador mas agora basta!!! não me venham com a conversa de que o JM ou o AVB também não tinham experiência que isso demonstra uma falta de análise brutal, então o JM não foi adjunto do Robson, do Van Gaal durante não sei quantos anos, o AVB também foi adjunto do Robson e do JM durante muitos anos, portanto também não tinham experiência isso é um disparate, tinham experiência e não só nacional como também internacional.
    Para terem uma noção do meu estado de alma, nos 1ºs 6 meses do JM a lutar para ir à Europa, sim a lutar para ir à Europa ia a todo o lado ver o nosso Porto e nessa altura não eramos muitos, mas ia porque acreditava via no discurso vontade de alterar o estado das coisas, agora não gasto um cêntimo, vou gastar dinheiro e tempo que posso estar com a família/amigos para regressar mais chateado e aborrecido, não, chega!!! 3 anos seguidos é muito, é muito penoso ver o que era o nosso Porto e agora em tão pouco tempo ir tudo por água a abaixo, não cresci, nem aprendi a ser Porto para agora virem com tretas à moda dos mouros, por amor de Deus.
    Ninguém mais que o nosso Presidente quer ganhar mas às vezes temos de admitir que muitas vezes também erramos e não há que ser teimoso. Presidente temos de ir buscar um treinador tipo Adrianse para impôr disciplina nesses rapazes e pô-los a jogar à bola porque qualidade têm eles, agora se quer entregar o ouro ao bandido e depois começar a preparar a próxima época o Presidente é que sabe, mas fique sabendo que é o homem que mais admiro neste mundo.


    SEMPRE F.C.PORTO
    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    ResponderEliminar
  25. Manuel Pinho, tu fazes as análises que quiseres à SAD e eu faço as que quiser. Já disse e repeti, que não há estruturas, organizações e homens perfeitos, a SA do F.C.Porto não foge à regra. Bastaria recuar um ano aos três referidos para a SAD ser a melhor do mundo, mas nessa altura o Dragão até à morte já existia, mas o Manuel Pinho se calhar ainda não tinha despertado para estas coisas. Quando falo em cavalgar ondas, é colocar tudo em causa, dizer que os jogadores não prestam, o treinador deve ser imediatamente demitdo. Apontar erros e defeitos, de jogadores, treinadores ou dirigentes, tem apenas o objectivo de contribuir para melhorar.

    Para mim é tudo claro, há momentos para dizer que o Paulo Fonseca não devia vir e esse momento já passou, não é este, era quando veio. O momento par criticar o plantel não é este, era quando o mercado fechou. Eu disse o que tinha a dizer na altura própria sobre as duas coisas. Aparecer agora, num momento mau, a falar de tudo e a colocar tudo em causa, não é a minha praia. E como tal, não vou perder mais tempo.

    ResponderEliminar
  26. Nao se pode por tudo em casa.

    Neste momento a equipa vale pouco. Bem menos do que a soma individual da qualidade dos atletas.

    Para mim, todos os jogadores do plantel teem valor para la estar! Nao digo que sejam todos estrelas, ou venham algum dia a ser, mas as grandes equipas tambem precisam de jogadores uteis .

    Os jogadores brilham quando a equipa brilha e quando a equipa esta mal parecem todos bem piores do que so. Lucho esta velho, Helton e frangueiro etc etc. ok, mais novos nao estao a ficar, mas continuam a ter uma grande importancia no clube. Nao tenham memoria curta!

    A direccao tem muito credito, mesmo nestes ultimos anos em que, para mim, foram cometidos demasiados erros na formacao de planteis e escolha de treinadores, continuamos a ganhar ( da maneira que foi , mas ganhamos). Sou o primeiro a dizer que PF nao e treinador para o nosso clube ( apesar de lhe ter dado o beneficio ate meio de Outubro) e de culpar sem problema nenhuma a direccao pela nao resolucao do problema que, qual bola de neve, tem vindo a crescer. Mas dai a dizer que esta tudo mal, seria excessivo. Pinto da Costa tem inteira responsabilidade por este erro, assim como pela insistencia no erro, da mesma maneira que tem o merito acumulado que lhe reconhecemos.

    Ou seja, ao fim e ao cabo tanto jogadores como a Direccao teem credito. No meio disto tudo so ha uma pessoa que nao tem credito. Sera o unico culpado? Talvez nao. Mas que outra hipotese ha?

    Uma coisa que e comum a todos os fregueses aqui do estabelecimento virtual do DVP, e a paixao pelo nosso clube, e o descontentamento e preocupacao pelo presente e futuro proximo da nossa equipa de futebol senior. No meio de tudo isto e dificil encontrar defensores do nosso treinador. Havera alguem?

    ResponderEliminar
  27. Caro Vila,

    Como tantos por aqui eu sou dos que falam mais quando a equipa perde e menos quando ganha. É defeito de quem cresceu com o Porto de Pinto da Costa e não conheceu o tempo das vacas magras.

    Penso que existe um erro de palmatória por parte da Direcção da SAD na escolha do treinador. Na minha opinião (vale o que vale) o erro é o de dar menos importância ao cargo do treinador do que aos jogadores no momento de procurar e contratar o próximo (treinador principal e a sua equipa técnica).

    Já todos percebemos que o Paulo Fonseca ainda tem um largo caminho a percorrer para ser um treinador de topo.

    Mas temo que não seja o FC Porto o "carro" ideal para o levar ao seu destino, porque temos um "motor" (equipa) de grande "cilindrada" (Helton, Danilo, Mangala, Alex, Fernando, Lucho, Defour, Quintero, Varela e Jackson) que com um "piloto" mais experiente ou com melhores conhecimentos técnicos não deixaria o "carro" ir abaixo tantas vezes.

    O FC Porto não se pode dar ao luxo de sentir que "qualquer um" é campeão como treinador. Aliás penso que a Direcção da SAD também não pensa assim na generalidade mas pode ter sido momentaneamente seduzida por esta ideia, especialmente depois das duas épocas de Vitor Pereira (que é muito mais treinador do que nós julgamos).

    O Porto, para manter-se no topo tem de ter os melhores Directores (tem), os melhores técnicos (não tem) e os melhores jogadores (tem).

    Por fim apenas um "a propos" sobre a teoria do "azar". Hoje em dia nas mais variadas modalidades de alta competição o "azar" é coisa que só existe para desculpar performances abaixo do esperado. Com tanta ciência envolvida, não há manifestamente espaço para a "sorte" ou o "azar". Ou somos melhores em campo ou não somos.

    ResponderEliminar
  28. DVP não foi você que chamou canalha a quem critica... Foi alguém no post anterior.

    ResponderEliminar
  29. Meu caro Vila Pouca

    Em relação á sua resposta de ontem ao meu comentário devo dizer que não pretendo que a minha verdade seja a verdade absoluta , apenas é só a minha VERDADE de observador e também de muitas pessosas com quem falo e é também a MINHA VERDADE desde o inicio da época
    Mantenho aquilo que sempre disse:
    Com este plantel não vamos ganhar nada esta época , É O PLANTEL MAIS FRACO EM TERMOS DE QUALIDADE DOS ÚLTIMOS ANOS .
    CUMPRIMENTOS PORTISTAS

    ResponderEliminar
  30. "Queremos ganhar a Liga Europa"!? que discurso tão inocente, discurso de empaliar. Com que autoridade se pode fazer afirmações destas tão categóricas depois do que fez na Europa e se tem feito na Liga Nacional! isto é discurso de entretenha, para sócios distraídos.

    Não me parece, que Paulo Fonseca tenha personalidade ou autoridade para dar um puxão de orelhas (no bom sentido claro) no balneário, seja a quem for. O que penso, é que ninguém sabe, nem jogadores nem nós sócios, o tipo de futebol que ele quer implantar na equipa.

    Está aí o Natal, aguardemos que o sapatinho dos sócios e suas preces ao pai Natal Azul e Branco, sejam prendas de vitorias e de gente com outras ideias.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  31. Caro Miguel Oliveira,

    Fui eu que falei em canalha.

    Se precisares de algun esclarecimento....ao dispor!

    Abraço
    Deacon

    ResponderEliminar
  32. Caro Deacon,

    eu não tenho necessidade de qualquer esclarecimento, sei perfeitamente o que significa o termo e percebi o seu comentário. Só não concordo, mas por mim esteja à vontade para dar as suas opiniões da maneira como bem entender... Nem falei disso a pensar que tinha sido directamente ou indirectamente direccionado a mim... Não acho necessário é chegarmos a tanto...

    Abraço

    ResponderEliminar
  33. Puta que pariu…..

    Ele é ver portistas a dizer que nos últimos 3 anos houve um falhanço total da politica desportiva, para mim mete-me uma sarna, que nem consigo explicar:
    • SOMOS TRI CAMPEÕES….
    • Não me venham com a tanga do jesus, e da auto destruição. Um campeonato joga-se durante 30 jornadas, 30, e não 10 ou 20. É até ao fim. Mais, quando fomos bicampeões não foi só na luz com o maicon que ganhamos o campeonato, foi ao longo de 30 jornadas e acabamos com 7 pontos sobre o segundo. Tenham um mínimo de noção!!!
    • No ano passado, é verdade, ganhamos no fim, fim,fim, e depois, preferiam ter perdido? Lembram-se da arbitragem da primeira volta com o benfica do sr. João Ferreira? Lembram-se dos jogos que empatamos como os empatamos? Lembram-se de muitos jogos em que o benfas, ora jogou com + ½ jogadores, ora teve penalties milagrosos, ou expulsões ridículas?
    • Fdx, auto destruição de Jesus?!?! Tenham juízo, fomos ao longo de 30 jogos, mais competentes, mais competitivos, e mais profissionais, é isto que é ser porto, é apresentarmo-nos nos jogos para competir.
    Tb sou dos que não está nada satisfeito com o estado actual da coisa, mas e o PF ainda não me convenceu, mas dai a colocar em causa 30 anos de um percurso único, e colocar em cheque quem permanentemente nos orgulha, fdx, ingrato não sou. Neste momento a saída da champions é algo de que me vou lembrar até final do ano, e para mim o PF tem uma hipótese de se manter até final do ano, é sermos campeões, e acho que isso é possível. Se o PF está cá na próxima época isso lá discutiremos, agora mudar neste momento, só porque sim, sinceramente não vejo o beneficio.
    O que me fode mais é ver malta que por não irem com a cara do PF (eu tb não vou, mas estou em suspenso), deixam de apoiar a equipa e o clube e vão para o dragão, assobiar…. O seu clube….

    FDX, mas não se entende este benfiquismo/sportinguismo que parece anda a afetar muitos adeptos de um clube que é tricampeão e que nos últimos 10 anos ganhou 8 campeonatos, contra um pais inteiro que está permanenetemente a denegrir o que nós fazermos e a empurrar ou outros para nos ganharem…
    Sejam orgulhosos, sejam porto,

    jesus... puta q pariu,.....

    ResponderEliminar
  34. João Pereira, o Porto ganhou ao Braga, não sentiu necessidade de comentar, mas como perdeu com o Atletico, lá veio o comentário a dizer que eu já sabia, já previa, ando a dizer desde o início da época, etc. Você é um sabichão.

    Pedro Lx, o problema é que eles aparecem aqui, vindos não sei de onde... Andei a ver se tinham comentado o título da época passada e a vitória ao 92º minuto, um momento dos mais marcantes da história do F.C.Porto e já vi muitos, mas nada. De rente, as poisas correm mal, ei-los que aparecem.

    ResponderEliminar
  35. Caro Vila Pouca
    concordando com o teu poste e enaltecendo a tua paciência venho apenas dizer-te que vou continuar a ler diariamente as tuas crónicas
    embora deixe de ler os comentários
    e consequentemente de comentar.
    Ps:
    Concordo com o comentário de Pedro Lx

    saudações

    eidapi

    ResponderEliminar
  36. Declaração de PF há 1 hora atrás:

    Site do FCP

    “Não é fácil chegar a Madrid e criar oportunidades como as que criámos mas que, infelizmente, não conseguimos concretizar.

    O FC Porto, se conseguir concretizar as oportunidades que cria, é uma equipa quase perfeita – e, quando falo em perfeição, falo no processo da construção ofensiva”.

    Como é possível ter um discurso destes? Como?

    ResponderEliminar
  37. Mesmo assim, com este discurso, contem comigo em VConde. Lá estarei.

    ResponderEliminar
  38. Caro Vila Pouca,

    Agradeço que defina o rumo do seu blogue e que não concordar tem bom remédio, ponha-se a andar!

    Ao Manuel Pinho e ao Miguel Oliveira, eu só peço uma coisa simples: DESAMPAREM ESTE BLOGUE E PONHAM-SE A ANDAR PARA A REFLEXÃO, LÁ É QUE É BOM PARA VOÇÊS, SEUS ILUMINADOS!

    Um abraço,

    Portista de Cascais

    ResponderEliminar
  39. Vila,

    num tema um pouco à parte: Que dizer da provocação, mais uma, do Sporting sobre a nossa política de empréstimos? Não devia o Porto ter um espaço, que não o site, para responder à letra a campanhas destas? É uma pena que este site seja um dos poucos que o faz.

    Saudações,
    HJ

    ResponderEliminar
  40. Viva,

    A vitalidade do Porto revela-se em Fóruns como este. Os adeptos ficam intranquilos e exigem ações correctivas, sem complacências, quando as exibiçôes e os resultados são deficientes. E elas virão, a seu tempo. Acreditem.

    É esta a grande diferença e virtude do Porto face aos rivais da minha terra, Lisboa. Cujos sócios são indolentes e crédulos das "narrativas" que os charlatães e impostores dos seus dirigentes lhes contam.

    Ultimamente o Porto tem sido um claro beneficiado desta realidade, mas convêm não abusar e começar a jogar à Porto: para vencer, sempre.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  41. Normalmente não comento estas coisas mas vou abrir uma excepção:

    Caro portista de Cascais,
    Se, ao menos, tivesse contra-argumentado com substância os posts do Manuel Pinho e do Miguel Oliveira ainda lhe daria algum crédito, uma vez que é para isso que servem os blogs, agora, postas de pescada a roçar a prepotência, não me parecem o caminho.
    Posso até nem concordar com algum radicalismo nesses posts mas estão fundamentados e respeito a opinião das pessoas.
    Sentiu-se incomodado? Avance ou respeite a decisão do dono do blogue em publica-los.
    Se o Pedroto tivesse sido um água morna, não estávamos onde estamos.

    Cumprimentos,

    Pedro Lima

    ResponderEliminar
  42. Caros,

    O desabafo que aquí tive ontem, foi um desabafo entre a "familia Portista". Em certos momentos é necessário alguem a levantar o pó!
    Todos temos momentos bons, maus, assim assim, é a vida. Agora sugiro nao nos deixemos cair na tentaçao de partir de um simples alertar de consciencias para uma caça às bruxas sem qualquer sentido.

    O DVP tem da minha parte total à vontade para, quando achar que estou a ultrapasar os limites, utilizar o làpis azul. Nao seria a primeira vez nem a ultima.

    Tenho um gosto muito especial por este sitio que é o único que diariamente tem visita minha garantida e custa-me a ver certas opinioes que por aquí passam que julgam o que quer que seja de forma estúpidamente reincidente, e que de uma forma parva/sem se darem conta, vai variando consuante as vitórias ou derrotas.

    DVP, esteja à vontade se entender que me excedi!
    O respeito que tenho por este sitio é mais importante que os meus comentarios.

    Abraço
    Deacon




    ResponderEliminar
  43. Plantel mediocre ?

    Mas existe alguém melhor que Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Lucho, Jackson.
    Depois temos bons jogadores, Varela, Josué, Herrera, Defour, Josué.
    Podia ser melhor ? Podia, alias era melhor na pre-epoca, agora Fraco este plantel ? Por amor de DEUS.

    Isto é mais de meia equipa titular e não há quem tenha melhor jogadores para estas posições em Portugal ?

    Nós deviamos estar com 5 pontos no minimo de avanço sobre o 2º no campeonato e ter passado facilmente a fase de grupos da champions.

    O Problema é o treinador mediocre que temos, e o pior é que toda gente sabe que isto não vai dar a volta com este treinador e continuam com ele, e uma pessoa ainda tem que ve-lo a rir na conferencia de imprensa e a falar aquelas barbaridades todas, ele sabe que está protegido, tem Jorge Mendes. Só que o inevitavel vai acabar por acontecer.

    ResponderEliminar
  44. As coisas já não estavam bem quando esperamos pelos 92 minutos para ganharmos um campeonato. Aí sim o factor sorte foi determinante, mas os jogadores trabalharam para caraças para terem essa sorte. A Administração do FCP também entendeu que as coisas tinham que mudar e mudaram. Apostaram num técnico novo, inexperiente, mas que vinha duma época notável num clube mediano. Foi uma aposta de risco, num treinador barato, mas que com o tempo se transformou num dos treinadores mais caros do Mundo. Falharam e além de comprometerem as receitas da Liga dos Campeões, também comprometeram o valor dos activos em mais que previsíveis transferências. A gestão dos dinheiros é com a SAD e eles é que sabem e têm como crédito mais de 10 anos de gestão equilibrada. A nós adeptos interessa-nos o plano desportivo e convenhamos que temos sido humilhados e envergonhados em vários relvados do Mundo e até deste pobre país. Se não podemos criticar, então tornamo-nos como essa seita de outras paragens que segue a cartilha do Senhor das Orelhas. Por os adeptos do F. C. do Porto serem exigentes é que, principalmente os jogadores sentem a necessidade de darem mais de si próprios para satisfazerem a massa fiel de adeptos que os seguem. Não exigimos Messis, nem Riberys, mas exigimos entrega, raça, determinação dos jogadores e de TODOS os que fazem parte do FCP. Se derem tudo, podem contar connosco mesmo que eventualmente não ganhem.

    ResponderEliminar
  45. Para quem diz que o plantel é medíocre, comparem-no com o plantel que ganhou a Liga Europa e a Liga dos Campeões e...tirando Baía e Deco, vejam lá se a diferença é assim tão abissal.

    ResponderEliminar
  46. Ao Portista de Cascais

    Gostaria de saber porque se refere a mim e ainda por cima nesses termos! Só me dá razão quando falei em exageros e conversas que não nos levam a lado nenhum! Portanto esclareça lá o porquê de tanta agressividade.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  47. Caro VP,
    Por afazeres pessoais não tive oportunidade de ver quer a 1ª parte contra o Braga quer o jogo de 4ª,daí não comentar nenhum aspeto dos mesmos. Queria só apelar ao portismo de todos para que os comentários sejam realmente a expressão do nosso afeto ao FCPORTO e nada mais do que isso.Alguem é capaz de imaginar anteriores treinadores do Porto,VP,AVB,JF,JM, deixarem que alguns jogadores mas não só tivessem o protagonismo que parece agora existir? Algum de nós é capaz de imaginar PF a fazer o gesto que JM fez aquando da derrota com o Panatinaikos nas Antas?Um treinador tem como 1ª coisa a fazer- ter a equipe na mão, se não toda a maioria dos influentes.Será o caso nesta altura? Penso que não.
    Se eventualmente vier um treinador com personalidade suficiente para dominar o balneário,veremos que não temos assim tão maus jogadores.O sistema que PF quer e que não é adaptavel à grande parte dos nossos médios e se for inteligente voltará a jogar em 433(Fernando,Herrera,C.Eduardo).

    CASA
    SAUDAÇÕES AZULADAS

    ResponderEliminar
  48. Primeira coisa que peço é que tenhamos calminha e não vamos andar amandar bocas uns aos outros. Eu vou estar mais atento, procurar ver quem é quem e com que objectivos aqui vem. Eu estou aqui sempre, nas horas boas e más, não vou permitir que gente que nem conheço, venha com arrogância para cima de mim. Se não concordam podem dizê-lo, não vou permitir juízos de valor, nem aceitar que gente que nunca aqui vem, apareça agora a colocar tudo e todos em causa, sem um pingo d erespeito por quem, não sendo perfeito, colocou o F.C.Porto num patamar que tão alto que até um tricampeonato é pouco.
    As regras são estas... quem queiser aceitá.-las, OK é sempre bem-vindo, quem não quiser... paciência.

    ResponderEliminar
  49. Caro Vila Pouca: Eu sou daqueles que dou o beneficio da duvida ao treinador, levando em consideração, que foi escolha do PC só no final deve prestar contas do trabalho feito, mas já começa a incomodar tanta burrice, teimosia, em relação à bola TV aquilo é tudo vermelho só gostava que o Pedro M Lopes fosse mais agressivo nos comentários.Abraços

    ResponderEliminar