Sem mais tempo para ter tempo, o F.C.Porto precisava de dar um safanão nos problemas que o têm afectado, soltar um grito de revolta, mostrar que o Dragão tem qualidade, que não há mal que sempre dure e ganhar. Não foi um jogo brilhante por parte do F.C.Porto, pior na primeira-parte que na segunda, mas a vitória é justissíma e houve coisas interessantes que agora precisam de ser trabalhadas e consolidadas. Falarei disso mais à frente...
Entrando a ganhar aos 5 minutos, ainda o jogo não tinha mostrado tendências e por isso, conseguido o mais difícil, frente a uma equipa de contra-ataque - não é por acaso que a equipa de Nuno Espírito Santo tem muito melhores resultadosn fora que em casa, onde registou hoje a sexta derrota consecutiva para a Liga -, o F.C.Porto voltou a pecados velhos, voltou aquele futebolzinho que não aquece nem arrefece. Ritmo lento, pouca intensidade, pouca dinâmica, não aproveitou o factor golo para se motivar e ir com tudo à procura do segundo. O Rio Ave a perder e mesmo sem desmontar a estratégia que trazia para o jogo - defender com muitos e procurar surpreender no contra-golpe -, conseguiu o empate e não se pode dizer que o resultado era injusto. O F.C.Porto não tinha feito nada para chegar à vantagem, os vilacondenses nada tinham feito para conseguir marcar. Com a igualdade a equipa portista perturbou-se, nunca conseguiu jogar a bom nível e se teve mais posse, mais jogadas de ataque, mais cantos e uma bola no poste, também permitiu uma boa oportunidade à equipa de Vila de Conde que Helton resolveu.
Resumindo, empate justo, Porto longe do que se exigia a uma equipa que tinha de dar um safanão na crise.
Na segunda-parte houve mais Porto. Correndo mais, pressionando mais e mais à frente; beneficiando de um excelente Carlos Eduardo que aparecia ora na direita ora na esquerda; e com Fernando a recuperar bolas em zonas mais avançadas e fazer o lugar dele e o de Lucho; o F.C.Porto, após uma magnífica jogada e cruzamento perfeito de Varela que Jackson concluiu, adiantou-se no marcador. Vantagem justa e que podia ter sido dilatada logo a seguir: arrancada de Carlos Eduardo, sempre ele, pela direita, centro ao segundo poste onde apareceu Licá a rematar em esforço, obrigando a uma excelente defesa de Ederson. A partir desse lance o conjunto de Paulo Fonseca começou baixar o ritmo, a complicar em algumas jogadas e se o Rio Ave não criou perigo, enquanto a vantagem mínima se manteve e atendendo às abébias que a defesa portista costuma dar, os adeptos portistas estiveram em sobressalto. Sentindo o perigo e vendo que era um risco manter aquela toada, o treinador do tri-campeão mexeu e mexeu bem: primeiro Kelvin para o lugar de Licá e depois, Herrera para o de Lucho. O mexicano mexeu-se muito mais que o capitão, Kelvin pode não ter o espírito de sacrifício nem a disciplina táctica de Licá, mas é mais jogador que o ex-estorilista. As substituições resultaram, o F.C.Porto voltou a ser mais rápido e mais objectivo, marcou o 3-1 por Danilo, acabou o jogo em bom plano e a justificar a diferença de golos no marcador.
O jogo de hoje mostrou algumas coisas interessantes, permite algumas conclusões e duas ou três dúvidas: está visto que o triângulo do meio-campo tem de deixar de ser duplo-pivot; está visto que Carlos Eduardo tem mais e melhores características que Lucho para jogar como médio mais avançado; está visto que Licá não é o jogador que precisamos para extremo. A partir daí, é preciso dar alguns retoques: quem como parceiro dos dois anteriormente citados? Lucho, quando voltar ao rendimento normal, ele que se descaracterizou na posição 10 e precisa de voltar a conhecer a posição 8? Herrera, bem, mais à frente, mas que mais atrás às vezes comete erros que penalizam a equipa? Defour, talvez o mais equilibrado na função atacar/defender? Josué, que no meio tem cumprido sempre? Arrumado o meio-campo, quem a juntar a Varela e Jackson na frente? Kelvin? Chamem-no ao calhau, dêem-lhe confiança, responsabilizem-no e a partir daí, porque não? Portanto, depois do que vimos hoje, já há uma boa base, apenas é preciso encontrar quem para duas posições onde ainda há dúvidas e depois apostar nessa equipa, sistematizar, automatizar. Seguramente, vamos

PS - Ghilas devia ter entrado quando fizemos 3-1. Não entrou, só entrou em cima do minuto 90. Continuo a não perceber.
Mais uma vez Varela.. Mágico na assistencia para o 2º golo. Mas no resto do jogo.. Bem, acho que desta vez merecemos claramente a vitória, e o resultado podia ter sido mais dilatado. Porém no golo do empate do Rio Ave fiquei com a sensação que os jogadores confiaram em demasia no off-side e acabaram por desistir do lance, isso não pode acontecer. De resto, o jogo correu bem, embora não tenhamos sido brilhantes. Acho que é um resultado importante para ganhar confiança.
ResponderEliminarVitória importante e urgente mas...
ResponderEliminarIndependentemente da estrutura de 2+1 ou 1+2, esta equipa continua a parecer-me "órfã" de treinador!
Dá a impressão de depender da maior ou menor inspiração/transpiração dos jogadores...
Achei que entrámos bem ATÉ ao golo, passando o resto da 1ª parte a jogar de forma errática, desorganizada (quase não houve oportunidades de golo para nós, o golo foi de livre indirecto e ao Rio Ave, bastou UMA oportunidade para marcar (os defeitos de sempre estavam ao de cima!), em que Lucho e Alex Sandro me pareceram muito fracos.
Na 2ªparte, gostei bem mais, à semelhança da 2ª parte contra o Braga, embora existam muitas situações que me continuam a desagradar, tais como pouca assertividade no passe, no remate, nas 2ªs bolas, etc!
Em tudo isto, quanto a mim, PF continua a não me transmitir nenhuma liderança, o que me deixa frustrado! E se as substituições me pareceram correctas (embora ache que Lucho deveria ter saído mais cedo) a de Ghilas deixa-me com os nervos em franja!!!
OUTRA VEZ aos 88 minutos???!!!
Sinceramente...NÃO COMPREENDO!
Mas pronto...valeu pelos 3 pontos. No entanto, preciso de ver os próximos jogos para ver se me convenço!
PS-Carlos Eduardo (sobretudo)e Herrera mexem positivamente com o jogo pela acutilância que trazem, pelo que acho que deveriam ter alguma continuidade, NEM que isso signifique ter Lucho no banco!
Pedro Pinto
Acho que a exibição não foi por ai alem, nada de especial, agora eu entendo que as pessoas estejam contentes, porque esta exibição comparada com o passado recente existiu uma melhoria.
ResponderEliminarAgora nós vamos de estar contentes à "depressão" total quando ouvimos PF nas conferencia de imprensa. Ele não tem um feedback das coisas que diz, ao menos diga algo diferente para dar confiança aos adeptos.
Licá é uma anedota. Custa muito dizer isto mas aquele palhaço do Rui Gomes da Silva acertou uma quando disse que Licá à 10º jornada já não se ouvia falar dele.
Bem, o sistema está quase na mesma, mas já gosto mais de ver Lucho mais no meio campo. Só já falta encostar de vez o Fernando mais atrás e deixar Lucho e o outro médio mais adiantados... Já agora mais um pouco de Kelvin para mais improvisso , Varela e Lica jogam no mesmo estilo. Esta semana já vai ser mais calma...
ResponderEliminarApesar de continuar tudo muito fraquinho, ganhamos.
ResponderEliminarCarlos Eduardo muito bem.
Ha jogadores que jogam por decreto? Lucho esteve em campo?
Perdoem-me se nao estou exultante por ganhar ao Rio Ave, com mais uma exibicao muito palida...
E eis que o menos provável aconteceu!...neste momento Carlos Eduardo é titularíssimo, o que obrigou a mudanças no meio campo, benéficas pelos vistos.
ResponderEliminarLucho parece um pouco em baixo de forma, deve estar a precisar das férias.
Saudações Portistas
Carlos Torres
Foi um bom jogo! C. Eduardo realmente dá outro andamento ao jogo, aquela posição 8 é que ainda não me convence... está mais que provado que Fernando rende mais sozinho na posição 6 e é este o caminho a seguir, pressão alta, vontade e garra! ah continua a faltar ali um extremo, venha daí esse presente de Natal para todos os portistas.
ResponderEliminarCaro DVP
ResponderEliminarMas temos de melhorar muito......
O mister decidiu finalmente mudar e o resultado é um melhor ponto de partida, contudo continuo a ver bolas perdidas de forma infantil, mau posicionamento de pressão, jogadores sem linhas de passe, jogadores a complicar o que é simples, etc....
Espero que não tenha sido um fogacho devido a boa exibição de Carlos Eduardo e uma boa segunda parte do Varela........
Pode um jogador como o Lica jogar no Porto neste estado sofrível de forma? Pode, desde que se invente muito mas mesmo muito!!
DVP, ganhamos e isso faz toda a diferença mas o senhor do banco vai ter muito trabalho para me convencer e parte muito mas mesmo muito atrasado. Que discurso pobre. Até nas vitórias é pobre!
Feliz pela vitória e esperançado que a teimosia tenha terminado.
Raoc
Não me incomoda nada que haja quem não goste do que escrevo, mas dizer que não se gosta só pelo título...
ResponderEliminarA exibição não foi brilhante, longe disso, mas mostrou coisas interessantes, principalmente na forma como se organizou no meio-campo e quem jogou. Agora é só retocar, vem quem nas posições que ainda não há certezas: 8 e quem na ala e apostar nessa equipa, sistematizar, automatizar, não colocar tudo em causa se este ou aquele, num determinado jogo, não estão tão fortes.
Na minha modestíssima opinião, penso que existiram hoje algumas evoluções em relação aos últimos tempos… Não sei se são evoluções com consistência para o futuro, não sei se foi episódico, nem sei se foi sem querer, o que me pareceu foi que:
ResponderEliminar1) Fernando jogou 90% do tempo sozinho! Como PF disse no flash interview da sporttv “houve outras nuances na fase inicial da construção”. PF pode continuar a não querer admitir totalmente que abdicou do duplo pivot que a mim pouco me interessa. Desde que Fernando continue a jogar sozinho 90% do tempo para mim está bem.
2) Independentemente da qualidade dos jogadores em causa, hoje o FC Porto jogou com 2 extremos que… são extremos de origem. Não jogou com um médio no lugar de extremo, nem adaptou jogadores a posições que não são suas. Josué não jogou a ala portanto!
3) Lucho não é, nunca foi, nem nunca irá ser um 10… Hoje recuou no relvado e jogou a medio de transição/construção… Não jogou portanto a 2º ponta de lança!
4) A entrada de Carlos Eduardo permitiu maior rapidez e criatividade. Confesso que não conhecia bem Carlos Eduardo, pensava até que seria um dos dispensados no início da época. O certo é que tem entrado bem na equipa, tem-me surpreendido pela positiva. Assim continue não vejo razões para lhe ser retirada a titularidade.
5) Kelvin deixou a bancada… Já vai para o banco e até entrou no jogo de hoje. É um jogador que pode ser muito útil no futuro.
Outros destaques: Danilo muito bem! Jackson voltou a marcar e está a 2 golos do melhor marcador. Gostei do que vi hoje. Não foi uma exibição de 20 valores, longe disso. Mas foi uma exibição positiva, agradável, bem diferente de coisas bem fraquinhas que temos visto ultimamente.
Em suma, a minha expetativa é que todos estes sinais que considero positivos tenham continuação no futuro. É importante acabar o ano bem, para que no ano novo todos comecem com as cabeças limpas… O plantel renovado com um ou dois reforços… E o treinador com soluções VISÍVEIS EM CAMPO para dar a volta à situação.
Boa noite,
ResponderEliminarUma primeira parte deprimente do FCP, uma segunda parte mais ou menos competente! Agora 2 ou 3 aspectos : Lica nao é nem nunca será jogador para o FCP , é demasiado fraco ; o Lucho está fora de forma tem de sentar no banco uns jogos, não pode haver "vacas sagradas ";
Por fim uma palavra para o Carlos Eduardo , grande jogo, tem muita classe e uma grande visão de jogo!
concordo com seu post, vila pouca e acrescentaria mais uma coisa, ou melhor destacaria e sublinharia o fato de lica nao é o extremo que precisamos, de maneira alguma. o rapaz andou a cheirar a bola o tempo todo, qd a tinha passava logo e corria feito maluoo pra frente a espera de um lançamento. nao é assim o dna do porto, o dna do porto é de posse de bola. esse tipo de futebol é pra ekipas pekenas que apostam so no contra ataque. o rapaz bem tenta mas nao chegou la ainda.
ResponderEliminarse o quaresma estiver bem e kelvin tb, com varela e ate quintero, temos equipa pra ganhar o campeonato e quem sabe a uefa. claro, com c eduardo no meio de campo, diria ate, que o rapaz faz tanto de medio centro como de 10. fernando, carlos eduardo e qyuntero no meio campo. herrera lucho e quintero ate, temos que nos organizar e pensar que nao existem vacas sagradas e jofara quem estiver melhor em cada semana. fernando e lucho nao podem ser vacas sagradas. josue ,uito nervosinho, lica corre muito a cheirar a bola, portanto acho que o banco ou ate ficar fora em alguns jogos so vau fazer lhes bem, pra refletir e nao entrar com tanta tesai de mijo e sentir o peso da camisola. ghilas precisa de mais minutos, custou relativamente caro, precisa de confiança, considero tb que jackson nao pode ser uma vaca sagrada. porto acima de qqer jogador, penso eu.
Parabens pela cronica, excelente!
ResponderEliminarQuanto ao medio que falta acertar, o Herrera comete erros regularmente mesmo estando pouco tempo em campo. Estica a equipa, e' muito mais dinamico que Defour ou Lucho, mas ainda hoje perdeu duas bolas comprometedoras no meio-campo defensivo. O Lucho, neste momento, tem de parar, tem um rendimento insuficiente. Se nao estiver melhor para o proximo jogo, que avance o Defour.
Vila Pouca,
ResponderEliminarNeste post surge-me uma duvida no que diz respeito ao triangulo do meio-campo, passo a citar :
«A partir daí, é preciso dar alguns retoques: quem como parceiro dos dois anteriormente citados?...»
Os dois anteriormente citados no texto são apenas Carlos Eduardo e Lucho, será que Fernando estará mesmo de saída? Inside information Vila Pouca?
Sobre o jogo de hoje, uma primeira parte com coisas boas, o golo fez regressar o laxismo, e o empate a ansiedade, entretanto o intervalo foi excelente tónico para a retoma Porto, tivemos dinâmica e velocidade.
Ainda o C Eduardo não era aqui chamado, e cometi o "sacrilégio" de ver nele algumas caracteristicas de Deco, creio que ganhou um lugar no onze principal, tudo o que fez hoje, fez bem, e já mostrou também pormenores na bola parada (volto a repetir, muito forte), traz dinâmica, velocidade, intensidade e um Futebol perfumado, foi sem duvida o homem deste jogo, e repetiu o que já havia mostrado na 2ª parte que fez com o Braga, e nos 20 minutos finais na T Portugal em Guimarães. Aliás, caso C Eduardo estivesse inscrito na Champions, e expectavelmente titular em Madrid, teriamos tido um resultado diferente, teriamos com certeza mais ideias ...
Espero que a inversão do triangulo venha para ficar, todavia, Paulo Fonseca afirmou que o triangulo não mudou na Conferencia de Imprensa após o jogo de V Conde? Confesso, não entendo...
1 abraço,
PT
PT, nada disso, os citados são o Fernando e o Carlos Eduardo, aqueles que eu acho fizeram um grande jogo e mostraram que têm lugar. O Lucho tem andado tocado, andor demasiado tempo a fazer um lugar que não é para ele, vai render muito mais no futuro a 8. Se não render, entrará outro. Espero que depois deste jogo que não foi brilhante, mas mostrou o caminho, nada mais volte a ser como antes. Não se pode passar de 8 para 80 em 4 dias.
ResponderEliminarVitória categórica em Vila do Conde. Um jogo normal, depois de um ciclo de um estilo com que não nos identificávamos. Estou convicto que foi mesmo um ciclo e que, finalmente, acabou a teimosia.
ResponderEliminarUm comentário aparte: não compreendo a marcação de jogos para a próxima sexta-feira, a última que antecede o Natal, com a particularidade de o nosso jogo ser às 19 horas, num dia de trabalho e numa noite em que grupos de amigos e de colegas de ofício se juntam para confraternizar. Refiro isto, pelo lamento de amigos meus, que não falham um jogo no Dragão, para quem o FC Porto é sempre a prioridade e que desta vez não vão poder comparecer.
Abraço
Herrera em vez do Lucho + um extremo em condições em vez do lica, e a equipa começa a carburar...
ResponderEliminarIur, não sei de quem é a responsabilidade, mas se é do F.C.Porto, só vejo uma razão: os jogadores terem mais um dia de férias, já que têm jogo a 28 ou 29 em Alvalade para a Taça da Liga.
ResponderEliminarIsto hoje esta calmo vila..porque serà??concordo em absoluto com o que o vila pouca disse..penso que apartir de agora o nosso treinador percebeu como colocar aquele meio campo..depois os jogadores a colocar nesses lugares e tudo uma questao de forma.. de lesoes ...de castigos..na minha opiniao neste momento so 2 lugares estao em discusao..o do lucho que para mim e a 1 opcao desde que em boas condicoes fisicas..e o do lica..quanto ao resto..temos uma base de trabalho agora e consolidar..acho piada a gente que critica a exibição do porto,essas pessoas pensam que existe uma varinha magica em que os jogadores esquecem tudo o que se passou..isso nao existe meus amigos..so vitorias como as de hoje e que vai trazer a confiança necessaria..gostei bastante do que vi hoje..ja se viu algo de positivo..o caminho so pode ser este..penso que contra o olhanense ja vamos verificar estas melhorias..para muitos ditos portistas sei que nao foi uma boa vitoria..para esses eu so digo isto..esperem sentados na vossa cadeira de sonho..posso nao concordar com muita coisa do nosso treinador..mas esperar uma derrota do meu porto para ele eventualmente sair??isso NUNCA..abraço
ResponderEliminarCaro Dragão Vila Pouca, na primeira parte gostei da postura da equipa que tentou por diversos meios chegar á baliza adversária e procurou controlar o rumo dos acontecimentos, contudo existiram momentos em que foi dado excessivo espaço ao adversário que graças á nossa inconsequência ofensiva conseguiu aguentar o empate.
ResponderEliminarFelizmente que no reinício o FC Porto conseguiu colocar-se em vantagem através de um óptimo golo de Varela, bem como controlar com maior ou menor dificuldade o rumo dos acontecimentos, ter alguma irreverência no ataque graças a Kelvin, aumentar o marcador devido ao sentido de oportunidade de Danilo, pelo que o resultado é perfeitamente justo.
Abraço e uma excelente semana
Castle Porto
Jogadores há, tem de haver os tais retoques que o Vila Pouca reclama. Licá não é nem nunca será um jogador com categoria para vestir a camisola sequer. Kelvin fez mais em 5 minutos que Licá nos jogos todos que já fez. O passe tem de ser melhorado, a criatividade tem que existir ( Quintero, Quaresma) e os jogadores de classe voltarão a ter classe, assim o queira o técnico.
ResponderEliminarA exibição não foi nada de especial. Na minha óptica o FCP ganhou porque tem melhores individualidades e porque o Rio Ave decidiu ir a jogo sem ponta de lança e abdicar do ataque a maior parte do jogo. Valeu pelos 3 golos e pelos 3 pontos!
ResponderEliminarO meio campo voltou ao sistema de 2 trincos, desta vez jogaram Fernando e Lucho que na 2ª parte foi substituído por Herrera. Não percebo como o RCBC diz que o “Fernando jogou 90% do jogo sozinho”, eu não vi isso! O que eu vi foi o Fernando a jogar 100% do jogo com um 2º trinco ao lado dele!
As conclusões que eu retiro deste jogo são estas: 1) o PF vai sempre jogar com 2 trincos, nem que caia o Carmo e a Trindade; 2) o que aconteceu na 2ª parte do jogo contra o Braga foi fruto da iniciativa dos jogadores (o Herrera) e não de uma opção consciente e deliberada do treinador.
Não me lembro de ter visto um FCP tão dependente de rasgos individuais dos jogadores para ganhar jogos como esta época.
Que venham ainda mais jogadores de qualidade em Janeiro, caso contrário e a avaliar pelo andar da carruagem o TETRA pode não passar de uma miragem.
LIMPADOR
Caros Portistas,
ResponderEliminarA análise feita ao jogo pelo DVP está muito bem feita. Não concordo que o triângulo do meio campo já se inverteu, apenas o Lucho jogou ao lado de Fernando como tal subia mais no terreno, ainda não vejo essa inverssão tão clara como gostava e como alguns a vêem, ou seja como todos esperávamos.
Temos treinador até ao Natal isso é um facto e por quanto mais tempo?? continuo a não acreditar neste treindador e sei que não vamos longe, ontem houve algumas melhorias mas muito poucas para quem já está à 7 meses no commando de uma equipa como o Porto.
Gostei muito do CE não só pela dinâmica que põe em campo mas também pela forma como marca as bolas paradas, parece-me que temos jogador sobretudo porque é um jogador que tem cultura tática, essa cultura talvez venha do seu ex-treinador, parece-me a mim.
A entrada do Ghilas aos 88 m é rídicula, se eu fosse o jogador recusava e inventava uma dor qualquer, que vá gozar com quem quiser agora comigo nem pensar, há muitos diparates que continuam e por isso não vejo assim tantas melhorias ao menos ganhámos e isso era importante para nos mantermos por perto do 1º lugar.
Estou muito curioso para ver a nossa equipa no salão de festas depois das férias com este treinador a jogar como equipa pequena...
SEMPRE F.C.PORTO
CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
Meus amigos, vou deixar um comentário semelhante ao que deixei na minha página do facebook, para quem quiser perceber. Sou muito portista, quero que o F.C.Porto sempre, seja o treinador quem for. Elogio ou critico, conforme analiso, com o objectivo que vale o que vale, de ajudar. Há gente que quando não se ganha, culpa exclusiva do treinador, quando se ganha o treinador não tem responsabilidades, são os jogadores que tomam esta ou aquela iniciativa. Isso não é nada, isso é querer pegar e arranjar todos os pretextos para pegar. Peguem em coisas concretas, por exemplo, a gestão do Ghilas e critiquem e não em coisas que não são verdade. Acho que ontem Fernando foi trinco, não houve dois médios em duplo-pivot, só não se notou mais porque Lucho, por razões que já apontei - físicas e adaptação a um novo lugar -, não andava e o Polvo não só aparecia ao lado dele como até e aconteceu muitas vezes, à frente dele.
ResponderEliminarLogo ao final da tarde, entre outras coisas, vou falar de Licá.
Caros Portistas,
ResponderEliminarCaro DVP, veja o golo e a oportunidade de golo do Rio Ave que vai perceber que continuam lá os 2 médios defensivos e como sempre perdidos a dar espaços naquela zona e sempre para quem entra em tabelas, é tão claro que até chateia. Tanto numa como noutra situação se o Fernado estivesse sozinho à frente da defesa jamais aparceria um jogador sozinho a entrar com um tapete vermelho, só o treinador não vê. O treinador faz-me lembrar uma anedota que é a seguinte;
dizem na rádio atenção senhores ouvintes está um automobilista a circular em sentido contrário na auto-Estrada
um tipo que ouve isto na rádio
diz a alto e bom som dentro do seu carro
um o cara... são todos
assim está o nosso treinador.
Outro assunto, o Fernando não renova e continua a jogar porquê??
SEMPRE F.C.PORTO
CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
Caro Vila Pouca,
ResponderEliminarFoi uma vitória justa e, até, segura, onde mostrámos coisas boas em relação a jogos anteriores! Parabéns, rapazes! A todos!
Um abraço,
Portista de Cascais
Bom dia Vila Pouca e colegas portistas,
ResponderEliminarPenso que no jogo de ontem se viu mais atitude, dinâmica e vontade de vencer o jogo. Vi Lucho em posições mais adequadas ao seu perfil de jogo, apoiado num Carlos Eduardo que a manter-se assim pode ser um caso sério.
Vi ainda algumas falhas defensivas que julgo estarem relacionadas com a presença de Otamendi, jogador que deve estar de saída, não tem jogado ultimamente e penso que não estará já com a cabeça aqui. Os dois lances de perigo do Rio Ave são do lado dele.
Se eu fosse ao treinador não mexia nada para tentar solidificar os entrosamentos de jogo.
Chega de alterações, não há um jogo em que não se troque um médio ou um extremo.
Daqui a 2 semanas temos um jogo em Alvalade para a Taça da Liga o qual para mim terá uma importância muito grande para o resto da época, em termos anímicos.
Um Porto que saia por cima desse jogo moralizado e assente numa equipa base consolidada poderá finalmente abraçar os desafios da época com confiança e dar a luta que o nome e a história da instituição merecem.
Mas antes disso, tem que resolver casos como Fernando.
Saudações Portistas.
"Não percebo como o RCBC diz que o “Fernando jogou 90% do jogo sozinho”, eu não vi isso!"
ResponderEliminarCaro amigo,
Penso que não fui o único a ver que Fernando hoje jogou sem ninguém ao lado. Acho que foi bem visível que na primeira fase de construção apenas Fernando conduzia a bola, sendo que Lucho aparecia em zonas mais avançadas.
Vila :
ResponderEliminar..."Continuo a não perceber."...
Tu não percebes isso e eu não percebo isso e outras coisas !
Abraço
Boas,
ResponderEliminarDadas as circunstancias, creio que seria difícil pedir mais ontem, a exibiçao sem ser de top foi minimamente interesante, com altos e baixos é certo, mas como diz DVP, aconteceram ontem coisas interesantes que deveriam servir de base para o futuro próximo, veremos...
Deacon
Ó anónimo Adriano, já falei muitas vezes na morte do Pavão, mas já está pronto o poste e volto falar no Fernando Pascoal das Neves.
ResponderEliminarNa minha já longa experiência na blogosfera e como autor de um blog, já nem me lembrava que existiam viscondes falidos, mas não é que afinal eles existem?
Vila Pouca,
ResponderEliminarJá li algures que haverá um post em que falará de Licá, se me é permitido, vou acrescentar 2/3 coisas.
Licá, é um Beirão que nasceu nas fraldas de Montemuro, não teve formação, com coletes fluorescentes, relvados sintéticos e outras mais mordomias. Ainda junior jogava no extinto Social de Lamas (Castro Daire)na III Divisão Nacional, e foi o Cabo-Verdiano Gil o seu 1º Mestre, eram ambos a dupla de Pontas de Lança desse modesto Social de Lamas, com o tal Gil já veterano a ensinar nos pelados da III Divisão a dificil arte de fazer golos, isto é, Licá não nasceu num "berço de oiro". e não era ala. Entretanto o ainda junior chamou a atenção do Tourizense "barriga de aluguer" dos Clubes profissionais remediados, e andou a fazer o tirocinio, e a formação que não teve em Touriz, na Académica (poucas vezes opção), Trofense e finalmente no Estoril.
Na época passada todos vimos este "guedelhudo" buliçoso e azougado no surpreendente Estoril (recordam-se do jogo do Licá na Luz?), porém, o anónimo Licá jogava no recem-promovido Estoril, numa toada de contra-ataque, e hoje no FC Porto não tem o espaço que tinha, depois a técnica apurada nunca foi uma caracteristica de Licá, mas sim a velocidade, a intensidade, a generosidade de Licá que emergiram na Costa Sol.
Não, não é facil para um humilde jovem Beirão dar um salto enorme do Estoril Praia, para o grau de exigencia do FC Porto, porém, o Licá será muito util ao FC Porto e justamente pelas suas caracteristicas, não vamos é prematuramente fazer abortar o seu natural crescimento, recordo, este jovem não fez formação, formou-se ainda junior nos pelados dos Distritais e III Divisão, e com golos!
1 abraço,
PT
P.S Sobre o sorteio, se passarmos aos oitavos é expectavel, iremos previsivelmente defrontar a Napoles a 13 de Março, porém, 3 dias depois, iremos a Alvalade a 16 de Março fazer um jogo de capital importancia para o Campeonato!
Eu quero apenas dizer que 11 mecos eram capazes de jogar mais do que aquilo que o Rio Ave jogou ontem.
ResponderEliminarAinda assim uma vitória é uma vitória e nós estamos a precisar de vitórias como de pão para boca.
PF viu (finalmente?) o óbvio e colocou as peças nas casas certas e a coisa funcionou.
Defesa ainda muito pobre e desconcentrada - conta outro adversário mais astuto teríamos sofrido pelo menos mais 1 ou 2 golos.
Nem tudo está bem mas esta vitória tira pressão da equipa para trabalhar melhor os jogos que faltam até ao Clássico.
Assim como assim, ainda acho que estamos melhores que os galináceos mas TEMOS MESMO que vencer todos os jogos até lá e melhorar a concentração da defesa.
Quem sabe o Pai Natal não trás uma ou duas prendas para o sapatinho?
Ah, esqueci-me de mencionar o Eintracht Frankfurt... Estão perfeitamente ao nosso alcance se em Fevereiro a nossa máquina já estiver a carburar normalmente (sem soluços).
ResponderEliminarO diabo está à nossa espera nos oitavos na pele do Nápoles ou do Swansea.
Se passarmos as 2 eliminatórias somos candidatos.
Mas para já evitámos viagens absurdas e adversários terríveis.
Nós sabemos...
ResponderEliminarFoi só porque faz HOJE 40 anos que morreu.
Arrepiou-nos ver (no telejornal da RTP - 13,30h) falarem de PAVÃO e sobretudo ele a... falar.
Deve repetir logo no Jornal da Noite.
Foi após o jogo na luz(04.11.1973
) em que choveu torrencialmente e que apesar da derrota (1-2) foi o dia mais feliz da nossa vida... FOMOS PAI.
De uma menina (agora com 40 anos)e que hoje é mãe de uma outra menina (de 7 anos) ambas sócias desde o PRIMEIRO DIA dos seus nascimentos.
PS. - A dos "viscondes falidos" não entendemos... mas lá terá alguma lógica!!!
Caro Dragão Vila Pouca,
ResponderEliminarNa antevisão deste jogo, Paulo Fonseca disse que esperava dificuldades, mas a equipa deu bem a volta
a elas. Gostei do jogo, principalmente do facto do FC Porto ter inaugurado o marcador cedo, é algo que parece-me que da outra tranquilidade à equipa. É
verdade que o golo do Rio Ave surgiu na primeira oportunidade que os de Vila do Conde chegaram a baliza e marcaram num lance onde parece-me haver, novamente,
uma falha da defesa. Parece-me que a equipa está a melhorar, só espero não ser fogo de vista. Gostei de Carlos Eduardo. Foi
pena Ghilas ter tido outra vez tão pouco tempo para mostrar algo. Em suma, foi uma importante vitória, que permite, neste momento, manter distâncias e
ajudar a motivar, sim porque é bem mais fácil arranjar motivação com vitórias, diria que o caminho é para a frente.
Cumprimentos
Ana Andrade
www.portistaacemporcento.blogspot.com
www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com