sábado, 14 de dezembro de 2013

Rio Ave F.C. - F.C.Porto. Sem diagnósticos correctos, pode haver boas terapias? Veremos amanhã


É verdade que temos perdido protagonismo, prestígio e dinheiro, mas se já não podemos recuperar o que perdemos na prova entre clubes clubes mais importante do Mundo, a UEFA Champions League, podemos fazê-lo através do campeonato - a Taça de Portugal e da Liga têm muito menos visibilidade...- e da Liga Europa. Com a prova europeia, cujo sorteio é na próxima segunda-feira, a regressar apenas em finais de Fevereiro, 20 e 27, temos de acertar definitivamente o passo nas provas internas, em particular no campeonato, sempre o principal objectivo da época. Para isso temos e de uma vez por todas, deixar de ser um Porto de altos - poucos - e baixos - muitos -, um Porto pouco eficaz e pior, um Porto que comete erros primários. Temos e já não há mais tempo para ter tempo, de passar a ser um Porto consistente, equilibrado na qualidade de jogo, menos perdulário, menos dado a oferecer o ouro ao bandido e ganhador.
Para isso é fundamental que técnico e jogadores analisem tudo e façam um DIAGNÓSTICO CORRECTO sobre o que tem estado bem - porque é sempre possível melhorar - e principalmente, o que tem estado mal e muito mal - para corrigir e nunca mais repetir. Quando coloco toda a ênfase no diagnóstico correcto e até uma foto de Paulo Fonseca com a frase: «Quem vai a Madrid criar o que nós criámos?», é porque temo que o treinador do F.C.Porto continue a ver a árvore e não ver a floresta. É verdade que o tri-campeão português criou várias oportunidades e até um penalty falhou, mas para além de ter perdido 2-0 e de Helton ter negado pelo menos mais duas boas chances de golo aos espanhóis, o Atletico da última quarta-feira foi uma equipa desfalcadíssima, não tem nada a ver com o verdadeiro Atletico. Se era preciso um bom exemplo, dávamos o exemplo do jogo do Dragão frente ao mesmo adversário, completo, em que o F.C.Porto fez uma belo jogo, em particular na primeira-parte e não merecia perder.
 
O árbitro é Bruno Esteves, auxiliado por Venâncio Tomé e Mário Dionísio.

Lista de convocados:
Guarda-redes, Helton e Fabiano;
Defesas, Danilo, Maicon, Otamendi, D.Reyes e Alex Sandro;
Médios, Lucho, Carlos Eduardo, Fernando, Quintero, Defour e Herrera;
Avançados, Jackson, Licá, Kelvin, Ghilas, Varela e Josué.

A minha equipa provável:
Helton, Danilo, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho; Varela, Jackson e Licá.

Antevisão de Paulo Fonseca e o resto sobre o F.C.Porto no jornal O Jogo de hoje, com autorização presumida do blog portista forever

Histórico e curiosidades sobre o Rio Ave - F.C.Porto:
O Rio Ave - FC Porto a realizar-se amanhã será o confronto nº 20 para o campeonato. O saldo dos anteriores 19 jogos é relativamente equilibrado: 10 vitórias do FC Porto, 8 empates, e apenas 1 derrota.  F.C.Porto marcou em Vila do Conde 34 golos e apenas sofreu 9, um latente desequilíbrio entre golos marcados/sofridos e que contrasta com o relativo equilíbrio em termos de resultados.
Ficam os 19 resultados e respectivos marcadores dos golos do FC Porto apontados em Vila do Conde:
79/80 - Rio Ave 1 - FC Porto 3, golos: Gomes e Vital 2.
81/82 - Rio Ave 0 - FC Porto 2, golos: Jacques 2.
82/83 - Rio Ave 0 - FC Porto 3, golos: Gomes 2 e Jacques.
83/84 - Rio Ave 0 - FC Porto 0
84/85 - Rio Ave 0 - FC Porto 3, golos: Gomes 2 e auto-golo.
86/87 - Rio Ave 0 - FC Porto 0
87/88 - Rio Ave 0 - FC Porto 7, golos: Gomes3, Sousa 2, Rui Barros e Inácio.
96/97 - Rio Ave 0 - FC Porto 1, golo: Jardel.
97/98 - Rio Ave 0 - FC Porto 0
98/99 - Rio Ave 1 - FC Porto 1, golo: Zahovic.
99/00 - Rio Ave 2 - FC Porto 2, golos: Domingos 2.
03/04 - Rio Ave 1 - FC Porto 0
04/05 - Rio Ave 0 - FC Porto 2, golos: Mc Carthy e Leandro.
05/06 - Rio Ave 0 - FC Porto 0
08/09 - Rio Ave 0 - FC Porto 0
09/10 - Rio Ave 0 - FC Porto 1, golo: Farias.
10/11 - Rio Ave 0 - FC Porto 2, golos: Hulk 2.
11/12 - Rio Ave 2 - FC Porto 5, golos: Kleber 3, James e Djalma.
12/13 - Rio Ave 2 - FC Porto 2, golos: Jackson e Miguel Lopes.
Curiosidades:
O médio Quim, Campeão Europeu de 1987 e o adjunto e carismático Paulinho Santos, chegaram ambos ao FC Porto oriundos e formados no Rio Ave.
O Porto, Campeão Europeu com Mourinho, é o único que regista uma derrota em Vila do Conde e curiosamente, José Mourinho fez parte do plantel do Rio Ave na temporada 81/82 (Treinado pelo seu Pai Félix Mourinho), sem registar qualquer minuto jogado, um jogador banal, mas um treinador "paranormal".
Fernando Gomes o bi-bota, marcou em 4 jogos em Vila do Conde, em 4 vitórias do FC Porto e fez 8 golos nesses 4 jogos.
O resultado mais comum nos 19 confrontos anteriores em Vila do Conde foi o empate a zero golos, foi essa a tendência em 5 jogos.
 

33 comentários:

  1. Caro VP,

    Só em jeito de vaticinio com a equipe que diz,na minha maneira de ver, não vamos lá e vai ser obrigatório mexer e cedo.Precisamos de velocidade quer na troca de bola a meio campo quer com movimentos de rotura(com bola) e esse meio campo não nos dá essa velocidade.
    Um abraço sentido pelo que nos atura.
    CASA
    SAUDAÇÕES AZULADAS

    ResponderEliminar
  2. Caro Dragão Vila Pouca, sejam quais forem as opções de Paulo Fonseca espero que a equipa denote uma atitude condigna, bem como o nosso treinador seja o mais possível sagaz e tenha em consideração a segunda parte do desafio perante o Braga, pois é fundamental ganhar este jogo.

    Quanto às palavras de Paulo Fonseca na antevisão deste jogo lamento que o mesmo não tenha aproveitado bem tal oportunidade para ter um discurso mais concludente e menos surreal.

    Força FCP!

    Abraço
    Castle Porto

    ResponderEliminar
  3. Querem saber o que lhes digo: Vamos aguardar!.. A minha auto-estima nestes jogos do FCP, está fragilizada.

    Quero ganhar como é Obvio, mas, as certezas são desmoralizantes.
    Vamos fazer uma prece e ter fé.

    Para não estar aqui a massacrar mais,leiam o que escrevi no renovaroporto, sobre, um ex/jogador de Paulo Fonseca no Pinhalnovense que fala sobre o treinador do FCP, e, veio esta semana na bola. e assim estamos falados.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  4. Caro Vila Pouca,

    Mais uma vez, e conforme sugere no seu post quando remete para a ver a árvore e não a floreste, fico muito preocupado com as declarações do treinador na antevisão do jogo de amanhã. Quer-me parecer que vamos voltar a ter o duplo pivot, o Lucho atrás de Jackson, o Josué encostado à linha e o Carlos Eduardo no banco a rezar que alguem peça para sair.

    Espero estar enganado quanto à táctica. Caso não esteja, ao menos que ganhemos, nem que seja com um golo com a mão, em fora de jogo, no 5.º minuto dos 4 dados de compensação pelo árbitro...

    Cumprimentos,

    Tiago Stuve

    http://opequestamaisamao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Os verdadeiros responsáveis pelo que está a acontecer são os adeptos e escribas do FCP que tudo fizeram para denegrir o futebol praticado pela equipa e o mérito dos títulos alcançados no período em que Vitor Pereira foi treinador. Criou-se o mito de que as fracas assistências aos jogos se deviam ao mau futebol praticado, quando as razões eram outras: dificuldades económicas e o facto de o Benfica ter ganho algum avanço graças a estar a fazer dois grandes campeonatos até ao momento em que fraquejou e o FCP, graças também ao bons campeonatos que vinha fazendo, recuperou e adiantou-se, precisamente, no confronto directo com o rival: que maior mérito pode ter a conquista de um campeonato? Mais de 50.000 expectadores assistiram ao Porto - Benfica da última temporada. E os responsáveis do FCP embarcaram na onda de que era necessário um futebol mais atractivo...

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Vila Pouca e Portistas
    Correctissima a analise, o que PF diz é verdade, só que ele tém que reconhecer que actualmente qualquer equipa que jogue de maneira inteligente, consegue ganhar ao FCP, a verdade é esta : tudo à defesa e resistir e depois aproveitar os brindes (normalmente há 3 ou 4 por jogo) e marcar. Temos que nos deixar deste futebol de amadores ou de crianças e sossegar a bola criar espaços e nem dar hipóteses aos adversários de a cheirar. Se não conseguimos progredir com passes longos ou diagonais, que se tente isso nos treinos mas no jogo não porque é aí que perdemos o essencial das bolas e também a confiança por acréscimo.
    Custou-me muito ver na quarta feira a equipa a produzir muito jogo e o AM atras a ver-nos jogar e ir 4 ou 5 vezes para o contra ataque e enfiar-nos 2 e podiam ser mais.
    Vi o jogo do Rio Ave contra o bisitante e foi do mais fraquinho que vi esta época e nem quero admitir como hipótese académica que soframos outro dissabor amanhã
    Não tenho duvida nenhuma que vamos ter autocarro amanhã por parte do Rio Ave, mas penso que com concentração, inteligência e querer ganharemos.
    O Abel Pereira tocou num ponto importante e é verdade que nós todos que estamos habituados a ganhar, queremos tudo à mesa, agora que tivemos tudo, queremos o mesmo mas na versão alta gastronomia e isso é difícil. Mas ser do Porto é também isso mesmo e todos sabemos que as vitórias todos os domingos vão criar a dinâmica de liderança que tanto nos tem faltado.
    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  7. Preocupa-me um pouco as declarações do treinador: "Quem vai a Madrid criar o que nós criamos?". Em primeiro lugar perdemos 2-0, o Atl. Madrid não jogou com algumas das suas peças fundamentais, e nós não fomos capazes de marcar um golo que fosse. Em segundo lugar, o Atlético não é nenhum bicho papão, trata-se de uma equipa muito bem organizada, e tem 3 ou 4 jogadores de grande nível, mas no jogo do dragão por exemplo, conseguimos dominar este atlético a espaços, embora tenhamos perdido injustamente. Quanto ao jogo de amanhã, na minha opinião é dar uma oportunidade ao Carlos Eduardo, e jogar com o Varela e com o Kelvin nas alas, porque o Licá está muito mal a nível de confiança.

    ResponderEliminar
  8. Esta frase do Paulo Fonseca faz-me lembrar uma declaração parecida com a que o Jorge Jebus proferiu após ter defrontado o Barcelona Z na época passada.
    Que discurso tão pobre e vazio.
    Mas pronto, apesar de tudo, espero, desesperadamente, que o homem arrepie caminho e que as coisas corram bem melhor já amanhã.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Hoje em dia falar ou fazer previsões sobre os jogos do Porto revelou-se uma inutilidade.

    Cá estaremos amanhã a discutir mais um resultado que, quase de certeza, ou será uma vitória insegura ou perda de pontos com imenso azar e erros defensivos pela mistura.

    Se tal não acontecer considero a minha prenda de natal entregue.

    ResponderEliminar
  10. Caros Portistas,

    Esperemos para ver se amanhã o treinador não nos vai fazer mais uma surpresa igual a estas últimas, se calhar mais um record depois de 10 jogos 2 vitórias e de há 9 anos não perdermos em Vila do Conde pode ser... quem sabe que não tenham que criar no museu um espaço L o espaço LIXO e pôr lá o PF, tipo os bidons d`ouro em Itália.
    Espero muito sinceramente ganhar e ver alguma coisa de jeito, já chega de tretas.
    O discurso deste tipo parece o discurso do jorge jejum que depois de jogar com o Barça C vem dizer que mais nenhuma equipa fez o que os cabeças de melão fizeram mas não ganharam na mesma mas que era um orgulho, CHEGA DE TANTA BURRICE!!!

    SEMPRE F.C.PORTO
    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    ResponderEliminar
  11. Caro Vila pouca,

    Amanhã será, digamos, o teste definitivo para percebermos se temos um equipa que quer honrar a camisola do clube ou se temos um conjunto de jogadores que caminham em sentidos opostos. De nada vale dizer que o Rio Ave é uma boa equipa, porque o FCPorto é incomparavelmente melhor, assim haja raça e vontade de todos. Aproveito ainda para me desculpar sobre o meu último comentário, talvez me tenha excedido, mas é que depois de um almoço em que durante uma hora "levei" com viscondes e os do regime a denegrirem o nosso amado clube a última coisa que me apetecia era chegar ao "meu" blogue de eleição e dar de caras com portistas a fazerem o mesmo. Irritou-me de verdade, mas o defeito é decerto meu...

    Um abraço,

    Portista de Cascais

    ResponderEliminar
  12. Abel Pereira com todo o respeito mas essa teoria é boa. Então as fracas assistencias deve-se à crise, não digo que não também, mas tenho a certeza que as assistencias devem-se 90% ao pessimo futebol praticado e um pouco aos resultados também. Assistiram quase 50.000 mil ao Porto - Sporting deste ano e o futebol não era lá muito bom, nota-se logo a diferença quando o Porto joga bom futebol, notou-se logo a diferença nos primeiros jogos esta epoca, não pelo o futebol pratiado mas pelo entusiasmo de mudança, agora com as mas exibições e os resultados também é normal em Portugal as pessoas deixerem de irem ao estádio.

    Não somos os unicos, Benfica o mesmo, o Sporting é o maior exemplo este ano, antes de eles estarem em primeiro, podiam não ter uma grande equipa (jogadors) mas via-se futebol. Ai se o Porto tivesse a jogar um bom futebol penso que teriamos uma media entre 36-40 mil por jogo. Já aconteceu no passado recente isso.

    Os resultado contam, mas se o Porto tivesse em 1º com um futebol chato mesmo assim as assistencias iam cair.

    Essa do Vitor Pereira, enfim, é caso para dizer, as pessoas começam a ter niveis de expectativas e exigencia cada vez mais baixos o que preocupa.

    Não é por Paulo Fonseca ser mau que o outro passa a ser bom.
    Se o golo do Kelvin não entra aos 92 minutos e não mereciamos pelo jogo jogado, o empate era justo, nimguem estaria a pedir a continuidade dele. Teve competencia, sim claro, mas teve muita sorte dos outros terem sido super imcopetentes, e foram mesmo, porque se fossemos nós a desperdicar a liderança como o clube do regime desperdiçou também diriamos que era imcopetencia nossa e a culpa tinha sido nossa.

    José Meneses.

    ResponderEliminar
  13. "E os responsáveis do FCP embarcaram na onda de que era necessário um futebol mais atractivo"

    Que eu saiba um contato de renovação foi oferecido ao Vitor Pereira.

    ResponderEliminar
  14. O que irá dizer o dr cutty sark sobre o "penalty escandalosamente mal assinalado" ou "forçadamente assinalado" ou ainda "inventado" que deu no 1º tempo o 1 x 0 pó ex-porting contra os pastéis?

    ResponderEliminar
  15. Para este treinador todas as equipas que o FCPorto defronta são temíveis. Desde o Nacional à Académica , passando pelo Atletico de Madrid, Austria de Viena ao Zenit, tem um discurso que parece colocar ao mesmo nível todas as equipas.
    Isto não é respeitar os adversários, é temê-los.

    ResponderEliminar
  16. Amanhã só temos que vencer... Mais nada...
    Podemos não o conseguir, mas há que demonstrar atitude.
    E não vai ser uma vitória nesse jogo que me irá dar uma ideia do que vamos fazer no futuro, "tipo", se ganharmos, está tudo bem outra vez...
    Não, há que se ter uma evolução sustentada.
    Creio já ser tarde, mas só os burros não mudam de ideias...
    Vamos ver...

    ResponderEliminar
  17. O Abel Pereira das 17.45 que vá dar banho ao cão, já agora alguêm no seu perfeito estado mental admite outro resultado que não seja VENCER,

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  18. Temos um fraco treinador,não serve para o nosso porto, não sabe montar a equipa com os jogadores que tem o 4 3 3 não serve não temos jogadores para esse esquema tático.
    Espero que a equipa seja bem reforçada neste mercado de inverno porque se não nem a liga dos campeões vamo.
    Espero que Pinto da costa seja o presidente que a que estamos habituados, e que tire um coelho da cartola por que se assim não for vamos ter este futebol desmotivador dos últimos anos.

    ResponderEliminar
  19. Eu só queria era que o PF se decidisse pelo 433 definitivamente, mas com os seus discursos de oportunidades falhadas, temo que vamos ter mais do mesmo...

    ResponderEliminar
  20. Lamento informá-lo de que já não consigo dar espaço a Paulo Fonseca. Trata-se de um não-treinador, e eu preferia ver o nosso Clube treinado por alguém que tenha curricolum.
    Paulo Fonseca é mau de mais, amigo Vila Pouca, mau de mais.
    Felizmente que amanhã se vai demitir.

    ResponderEliminar
  21. Canedo, não acredito, confio que vamos ganhar e vamos ganhar bem.

    ResponderEliminar
  22. Vila não arranjas a cronica do pedro marques lopes?

    ResponderEliminar
  23. Boa noite, Vila Pouca e amigos,

    «Quem vai a Madrid criar o que nós criámos?» O Dragão Castrense e o Teófilo anteciparam-se-me na resposta – igualzinho ao Jesus, contra o Barça C… ou Z!

    Aproveitando as suas palavras, espero que o nosso técnico consiga enxergar a floresta. E ele é capaz, basta que se deixe de teorias e de ideia fixas. Se assim for, estou certo que ganharemos categoricamente.

    Abraço

    ResponderEliminar
  24. o Paulo Fonseca dizia que era fã de Jorge Jesus e esforça-se por adoptar o mesmo discurso. Teimoso sempre foi e nunca quis admitir os erros, agora dá uma de arrogante. O que importa ir a Madrid jogar bem se no fim perdemos 2-0? Vitórias morais? E a incompetência nem é perder em Madrid, é empatar em casa com o Austria quando uma vitória nos valia a qualificação.

    A direção ouve o Paulo enterrar-se todos os dias quando abre a boca aos jornalistas e mantem-se calada. Porque não um período de blackout?
    Menos palavras loucas, melhores resultados sff

    ResponderEliminar
  25. Caro DVP,

    Concordo consigo. Como é possível que o PF destaque a prestação ante o Atlético de Madrid B? Faz lembrar um destacado mister da chiclete da praça quando empatou com o Barcelona C.....

    Mau pressagio e sinal que não aprendeu.

    Raoc

    ResponderEliminar
  26. Lucho, pensei que tinha publicado a crónica, vou colocá-la no post de sexta-feira. Foi um lapso.

    ResponderEliminar
  27. Andamos todos deprimidos e às vezes com reações indesejáveis, fruto da paixão que temos pelo nosso FC Porto...
    Pensei sobre isso, quando acabei de ler uma declaração do atual treinador do Iturbe, a dizer que ele tem enormes capacidades, mas não tem espírito de equipa...
    Iturbe não tem singrado no Clube... Porque será?

    ResponderEliminar
  28. Bom dia,

    Num ambiente de clara contestaçao ao nosso treinador, ainda nao vi ninguém da direcçao do nosso clube a sair em sua defesa junto dos canais proprios.
    Digo isto com a moral de quem nao defendia a sua contrataçao.
    Continuo com as minhas reservas, mas desde que foi o escolhido, é o meu trainador, agora, nao me fodam, ele nao é o culpado de tudo o que se está a passar.
    Está assim um profissional jovem e sem experiencia a este nivel, desapoiado, deixado às feras, e por isso quiça, algo perdido nas declaraçoes que recentemente vem fazendo.

    Algo nao anda muito bem de facto no nosso clube...

    Bom Domingo!

    Deacon

    ResponderEliminar
  29. Caro Dragão Vila Pouca,
    "Paulo Fonseca espera "grandes dificuldades" em Vila do Conde" e é verdade que assim será, porque não há jogos fáceis no futebol, mas como diz Capucho: "É essencial termos espírito de conquista e de sofrimento". E é isto que se espera da equipa.

    Força FC Porto!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  30. Deacon, concordo, aliás no post anterior digo algo parecido... Mas agora o que é importante é ganhar em Vila do Conde.

    ResponderEliminar

  31. sobre outro assunto,

    que horários para os jogos do FCP?

    Porto B- Atletico, uma segunda feira às 18:00;
    FC Porto - Olhanense, sexta feira às 19:00,

    que raio de horários, assim não dá para ir ao estádio.

    ResponderEliminar
  32. 17 Fev, 2013, 19:57
    O Benfica esteve esta noite muito perto de perder a liderança do campeonato para o FC Porto. Em encontro da 19.ª jornada da I Liga, na receção à Académica no Estádio da Luz, as "águias" encontraram muitas dificuldades para superar um setor defensivo "estudantil" muito bem organizado, e só já em tempo de descontos (90+4), de grande penalidade, Lima fez o golo que garantiu o triunfo encarnado.
    É claro que se fosse aos 90+2 teria sido uma sorte do caraças!
    E já agora, não foi o supra treinador Villas-Boas que disse que quem quisesse ópera fosse ao São Carlos, após um jogo em que o excelente futebol praticado na altura foi assobiado?
    Não tenho por hábito tecer comentários sobre os participantes deste espaço, apenas comento textos, gostaria que se procedesse de igual modo em relação à minha pessoa...
    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  33. Às vezes as declarações públicas de apoio ao treinador são um pré aviso de despedidanto Deacon ... se há clube que dá apoio ao treinador é o nosso! O PF se não sentisse apoio da direcção já tinha saído, não estou a ver que mais apoios terá ..

    ResponderEliminar