Populares Mês

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

 Profissionalismo, mística e portismo

Toda a gente é criticável, mesmo aqueles que têm uma obra extraordinária, única, como é o caso de Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do F.C.Porto, clube e SAD. Mas para mim e aqui no meu blog é condição sine qua non, desde que com o respeito e a consideração devida, de preferência com objectividade e de forma construtiva. Não com bocas avulsas e que muitas vezes se resumem a uma frase: treinador para a rua! De preferência, tendo em conta que não há homens, organizações ou estruturas perfeitas, os melhores não são os que não cometem erros, são aqueles que cometem menos erros e aqui, o F.C.Porto não dá a mínima hipótese. Pinto da Costa merece-me isso, aqui nunca permitirei que esse não seja o caminho. Quem quiser vir dentro destas permissas, é bem-vindo. Quem não achar estas regras correctas, OK, faça como eu em relação alguns blogs que não gosto, não frequente, muito menos comente.
Dito isto, vamos continuar a bitaitar - alô Professor Hernâni Gonçalves, Imperador de Boston!

1º Bitaite
Neste momento fazer juízos de valor sobre o plantel ou se os jogadores que chegaram esta época são caros ou baratos, é correr o risco de no futuro serem desmentidos por uma realidade diferente - nem vale a pena ir buscar exemplos, quem acompanha o F.C.Porto sabe do que e de quem estou a falar. E porque digo isto? Simples: porque nesta época todos os jogadores parecem bem piores do que são na realidade. E se mesmo os que já cá estavam estão muito aquém do valor que já mostraram, como pedir a quem só agora chegou um rendimento muito superior?

2º Bitaite
Quando disse que não acreditava que Fernando saísse a custo zero - ainda continuo a acreditar nisso -, disse-o, não por ter qualquer informação privilegiada, mas porque tenho Fernando como uma pessoa bem formada, grata ao F.C.Porto por tudo e também porque o empresário do Polvo é António Araújo. Há muitas notícias contraditórias, neste momento o F.C.Porto diz que Fernando recupera de uma lesão, ainda não está na plenitude de todas as faculdades para jogar. E eu acredito. Se não for, se o cenário mudou, então acho melhor assumir, seria para mim pouco compreensível que até ao final da época e todas as semanas o treinador fosse confrontado com a pergunta: e Fernando?, e tivesse apenas para dizer o que foi dizendo sobre Izmaylov. Mas que fique claro, se Fernando sair a custo zero, o Vila Pouca ficar mal na fotografia, vale o que vale, isto é, nada, pior é quando o Líder do F.C.Porto e da SAD disse a mesma coisa na entrevista ao Porto Canal.

3º bitaite
Vítor Kasparov Serpa disse o seguinte no editorial de domingo passado: "Seria bom para o futebol se o Sporting ganhasse à Académica e chegasse ao primeiro lugar." Sérgio Conceição não gostou e replicou que isso foi uma falta de respeito para com a Académica.
Meu caro Sérgio, estás a ser injusto, foi apenas um lapso de língua, ele enganou-se, em vez de futebol, queria dizer A Bola. Era bom para A Bola, que eu trato carinhosamente como panfleto da queimada, que o Sporting ganhasse e chegasse ao 1º lugar. Nem preciso de dizer porquê... Aliás, ele quando fala em melhorias para o futebol português é sempre nos superiores interesses do panfleto que "dirige". Senão vejamos: quando nos Marretas de quinta-feira, programa que o freteiro Delgado apresenta e ele ajuda - é uma espécie de aguadeiro -, se convida Eduardo Barroso, alguém que diz dos árbitros o que Maomé não disse do toucinho, alguém que fala em roubalheira, não nos deixam ganhar, para trás e para a frente, um pirómano, incendiário e fundamentalista calimero, está a dar-se algum contributo útil para o futebol português? Não, claro que não. O que se procura é a polémica, a má-língua, a confusão e o barulho. Tudo em nome dos superiores interesses da Bola e da Bola Tv.

4º bitaite.
Bruno, minha paixão alentejana e que perdura desde os tempos de Campomaior, explica à gente, como se fossemos todos muita burros, como foste tão lesto a marcar aqueles penaltis em Barcelos no Gil-Benfica e no dia 29 de Janeiro de 2012 não viste isto num Gil-F.C.Porto?

5º bitaite
É isso mesmo, freteiro Delgado, foi um grande negócio da China, os 45 milhões por Rodrigo e André Gomes. Exactamente como a OPA Berardo e a OPA chinesa que fizeram disparar as acções e resolveram alguns problemas a certas pessoas que estavam entaladas até ao pescoço. Lembras-te, freteiro?

6º bitaite
E por falar em chineses, já coloquei ontem na página do facebook, mas como há quem venha aqui e não tenha facebook, repito hoje: a nossa quiduxa RTP, dos 535 Vistos Gold que já foram passados, foi logo escolher para a reportagem, apenas por coincidência, claro, um chinês, benfiquista desde pequenino. Não são uns amores?

7º bitaite
Um calimero que já mereceu umas palavras dias atrás, definiu o que é o sistema. Diz ele: «O sistema é um modo de ganhar - cá dentro e lá fora, acrescento eu -, batoteiro e mafioso, condenado pela justiça popular, mas absolvido pelos tribunais.» Toparam, justiça popular. Faça-se justiça popular, tribunais para quê? E assim, Portugal seria um país fantástico.

8º e último bitaite.
Depois do F.C.Porto ter perdido, os dois rivais não aproveitaram a oportunidade para se distanciarem para uma margem de conforto pontual maior. Se fosse ao contrário, eu hoje estaria a mandar-me ao ar e a dizer que não tivemos estôfo de campeão. Sou de facto muito exigente. Tenho de acalmar...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset