Populares Mês

terça-feira, 4 de março de 2014


Nota de abertura:
Quem coloca o lugar à disposição quatro ou cinco vezes, mostra um desprendimento louvável, ser alguém que merece respeito. Mas mostra também uma falta de estofo e de garra que são antítese do que deve ser um treinador do F.C.Porto. Se Paulo Fonseca, mesmo perante todos estes resultados e exibições, sem esquecer a situação dificílima do F.C.Porto no campeonato, mostrasse um determinação, uma fibra e uma convicção inabalável que era capaz de mudar o rumo dos acontecimentos, nunca na vida me atreveria a dizer algo que tivesse a ver com a saída do actual treinador do F.C.Porto, mesmo na actual situação. Como não vejo nada disso, vejo alguém desorientado, derrotado e que só quer sair... não acredito que Paulo Fonseca esteja no banco do F.C.Porto no próximo jogo frente ao Arouca. O Mister ainda é muito novo para ser instrutor da FIFA, mas estou convencido que encontraremos uma saída digna e que honre as duas partes. Mas se estiver, então, aconteça o que acontecer, é para ir até ao fim.

Feita a introdução, deixem que lhes diga que acho um piadão ao que dizem certos "inteligentes" sobre esta crise do F.C.Porto e em especial no que diz respeito à questão do treinador.
Não, não é verdade que Pinto da Costa mantenha o treinador porque foi uma aposta presidencial; ou porque o foi mantendo nos sucessivos momentos, como disse anteriormente, em que o treinador colocou o lugar à disposição; e deixá-lo sair fragilizaria a liderança de Pinto da Costa. Isso, mais que teimosia, seria colocar os interesses do Presidente acima dos interesses do F.C.Porto e isso Pinto da Costa nunca fez - vários técnicos também foram apostas do Líder e saíram, um, Del Neri nem se estreou oficialmente. Aliás, atendendo ao que se vai vendo, ouvindo e lendo no universo portista, se há algo que neste momento pode tocar e afectar Pinto da Costa, é porque o Presidente tem aguentado Paulo Fonseca. Não seria porque as coisas correram mal numa ou outra opção, que quem tem um histórico notável de boas decisões, seria colocado em causa. A esmagadora maioria dos portistas tem memória.
Porque tem mantido então Pinto da Costa, Paulo Fonseca? É a pergunta do milhão de euros. Para mim e nesta altura, o F.C.Porto teria pouco a perder com a saída do treinador. Porquê? Porque estes jogadores precisam de um abanão, precisam de uma injecção de ânimo, precisam de um discurso diferente, precisam de alguém que lhes coloque a cabeça no lugar e com Paulo Fonseca não vejo como isso é possível. Mas também acho um piadão aos que não sendo portistas, passam constantemente a ideia que Paulo Fonseca é o menos culpado, o plantel é isto e mais aquilo, as divisões internas não ajudam nada a missão do treinador. É natural, quem não gosta do F.C.Porto convém-lhe que este status quo se mantenha, para eles o quanto pior estiver o Dragão, melhor. Como poderiam eles depois fazer títulos como o de hoje no Rascord? "Lisboa a arder. Há 32 anos que Benfica e Sporting não acabam o campeonato à frente do F.C.Porto". Que festa, que alegria, que emoção, que coisa tão rara, soltem os foguetes! Espera aí, mas isto já acabou? Digo eu, sempre optimista.

Notas finais:
Miguel Sousa Tavares, ingénuo, ainda acredita na bondade das entrevistas no panfleto da queimada!

Fernando Guerra, reco-reco anormal, quem és tu, meu rafeiro, que jantas à mesa do Rei Midas e colaboras na elaboração de comunicados do Benfica, violando os mais elementares princípios da ética e da deontologia, para falares no carácter de alguém e dizeres, deixou de pensar pela sua cabeça e passou a pensar pela cabeça dos outros?

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset