Populares Mês

quarta-feira, 19 de março de 2014



Os napolitanos são uma grande equipa, tem grandes jogadores, o ambiente no San Paolo é muito quente. Para sair vivo da cidade do Vesúvio e seguir para os quartos-de-final, vai ser preciso, não tenho dúvidas, um grande Porto. Um Porto que tenha, para além da qualidade necessária, coragem e um enorme espiríto de sacrifício. Antigamente jogos destes eram bem-vindos, gostávamos deles, quanto mais quente era o ambiente, mais se notava a raça e o espírito guerreiro do Dragão, o F.C.Porto crescia, eram jogos que mostravam quem é quem. Ultimamente as coisas já não são como eram, falta-nos essa alma e essa mística, o Dragão tem perdido chama. Mas se sobre isto parece haver um claro consenso, estamos sempre a tempo de alterar o rumo, são jogos como o de amanhã, caso as coisas, como espero, corram bem, que tudo transformam, fazem crescer jogadores e equipas, podem significar um passo em frente, mandar para as calendas, teorias sobre fracos e fortes. Portanto, eliminar o Nápoles será um feito, que se por um lado, não apagará muitas das coisas que estão mal, por outro poderá ser um ponto de viragem para um final de época mais de harmonia com as nossas exigências e responsabilidades. Vamos a ver se somos capazes, se sairá de Itália um Porto que se pode beber ou este Porto será uma colheita para esquecer e que vai obrigar a começar quase tudo de novo.

Lista de convocados:
Guarda-redes,
Kadú e Fabiano;
Defesas,
Danilo, Maicon, Reyes e Mangala;
Médios,
Herrera, Mikel, Carlos Eduardo, Josué, Defour, Quintero e Fernando;
Avançados,
Jackson, Ricardo, Ghilas, Licá, Kelvin, Quaresma e Varela.

A minha equipa provável:
Fabiano, Danilo, Maicon, Reyes e Mangala; Fernando; Defour e Carlos Eduardo; Quaresma, Jackson e Varela.

Dossier de imprensa da UEFA. Está lá tudo, desde quem são os árbitros, até aos confrontos entre as duas equipas, passando pelos plantéis.


Histórico e curiosidades, F.C.Porto frente a equipas italianas:
O FC Porto disputou 11 jogos em Itália, em competições da UEFA, tendo defrontado 7 Equipas Italianas: Napoles, Milão, Roma, Sampdoria, Juventus, Lázio e Inter (alguma delas repetentes, mormente Milão, Inter e agora o Napoles). 5 dessas eliminatórias em solo transalpino, a contar para a fase de Grupos da Liga dos Campeões, e 6 jogos em eliminatórias a eliminar.
O F C Porto nesses 11 desafios disputados em Itália, ganhou 3 confrontos, empatou 2 jogos, e averbou 6 derrotas. Marcou 8 golos em Itália, e sofreu 15 golos.
Nessas 6 eliminatórias a eliminar, o FC Porto foi apurado por 3 vezes, e eliminado em 3 ocasiões, regista-se portanto neste balanço, um empate técnico 3-3 :
FC Porto apurado com: Milão (T Campeões); Roma (T Taças) e Lázio (T UEFA).
FC Porto eliminado com: Napoles (T UEFA); Sampdoria (T Taças) e Inter (L Campeões).
Vejamos agora competições, os 11 resultados e marcadores dos 8 golos do FC Porto, em jogos disputados em Itália:
1974/75 T UEFA:  Napoles 1 FC Porto 0
1979/80 T Campeões: Milão 0 FC Porto 1 golo: Duda.
1981/82 T Taças:  Roma 0 F C Porto 0
1992/93 L Campeões (fase de grupos): Milão 1 FC Porto 0
1993/94 L Campeões (fase de grupos): Milão 3 FC Porto 0
1994/95 T Taças : Sampdoria 0 FC Porto 1 golo: Yuran.
1996/97 L Campeões (fase de grupos): Milão 2 FC Porto 3 golos: Jardel 2 e Artur.
2001/02 L Campeões (fase de grupos): Juventus 3 FC Porto 1 golo: Clayton.
2002/03 T UEFA : Lázio 0 FC Porto 0
2004/05 L Campeões: Inter 3 FC Porto 1 golo: Jorge Costa.
2005/06 L Campeões (fase de grupos): Inter 2 FC Porto 1 golo: Hugo Almeida. (no Giuseppe Meazza, o F C Porto  experimentou uma situação nova e inusitada, jogou à porta fechada).

A primeira e unica vez que o FC Porto jogou no S Paolo em Napoles, foi derrotado por escasso 1-0. No dia 23 de Outubro de 1974, os Dragões orientados pelo brasileiro Aimoré Moreira alinharam com o seguinte onze: Tibi; Gabriel, Simões, Rolando e Murça; Rodolfo, Vieira Nunes e Teixeira; Cubillas, Oliveira e Lemos. Seninho e Abel foram suplentes utilizados.  Aos 51 minutos, Orlandini marcou o golo solitário do Napoles que carimbou a passagem à fase seguinte, após estes terem vencido nas Antas pelo mesmo resultado.

Curiosidades:
Observando o comportamento do FC Porto, em eliminatórias da UEFA a eliminar (excluida a fase de Grupos da L Campeões), os Dragões venceram no Porto a 1ª mão por 7 vezes por escasso 1-0 (o resultado recente com o Napoles, foi a 8ª vez),  o FC Porto foi apurado em 4 eliminatórias, após magro 1-0 na 1ª mão:
1980/81 Dundalk 1-0 / 0-0.
1983/84 Aberdeen 1-0 / 1-0.
1986/87 Brondby 1-0 / 1-1.
1993/94 Feyenord 1-0/ 0-0.
Em contraste, quando o FC Porto venceu no seu reduto por 1-0 na 1ª mão, foi 3 vezes eliminado:
1967/68 S Bratislava 1-0 / 0-4.
1977/78 Anderlecht 1-0 /0-3.
2012/13 Málaga 1-0 / 0-2 (esta bem "fresca" e de má memória).
Em 2 eliminatórias cuja a 1ª mão nas Antas, deu a vantagem minima de 1-0, valeram apuramento, e posteriormente 2 Finais Europeias: em 1984 (Aberdeen, Meia Final) carimbou a 1ª Final Europeia dos Dragões para a Taça das Taças; e em 1987 (Brondby, Quartos-Final) na caminhada para a primeira vitória em Finais Europeias do FC Porto!

Notas soltas:
É um desbocado, manda bocas a toda a gente, não tem nenhum respeito pelos adversários, pelos agentes do futebol, árbitros em particular, é um dos maiores pirómanos e incendiários que andam pelos jornais e televisões. Agora, vem chorar, mostrar-se incomodado, porque há alguém que lhe manda bocas que lhe faz a ele o que ele faz aos outros. É preciso ter uma grande lata!
Dr. Eduardo Cutty Sark Barroso, quem não quer ser lobo não lhe veste a pele.
 
Já tinha falado do programa da RTP Informação, Grande Área, a propósito de alguns comentários de Manuel José e sobre a forma como o programa funciona, aquilo parece uma espécie de canal público ao serviço do clube do regime. Ontem foi mais do mesmo. Não sendo um programa como o Trio D' Ataque, Prolongamento ou Dia Seguinte, onde estão adeptos e apenas isso, os chamados paineleiros, dos três grandes - embora com Eduardo Barroso e Rui Gomes da Silva não seja bem assim. Barroso chegou a acumular com a presidência da MAG do Sporting, o que é sintomático sobre a figurinha e RGS ainda é dirigente do Benfica -, os comentadores comportam-se como tal. Manuel José, esquecendo que na Liga Europa ainda estão dois clubes portugueses, treinados por dois treinadores portugueses, Jesus e Luís Castro, não se inibiu de dizer: Oxalá Jesus ganhe Liga Europa. Já Carlos Daniel, o benfiquista de Paredes, quando chamado a comentar o comunicado do F.C.Porto, afirmou que o F.C.Porto tinha razão, mas não tinha moral para o fazer, porque, disse ele, o F.C.Porto também tem processos nos tribunais contra a Liga por causa do Apito Dourado e por causa da decisão sobre o caso do túnel ver aqui a partir do minuto 13:02, segunda-parte
Benfiquista de Paredes, primeiro, o F.C.Porto apenas fez um a participação, enquadrada no regulamento disciplinar, não pediu a descida de divisão de ninguém.
Segundo, quem recorreu aos tribunais no caso do Apito Dourado foi Pinto da Costa e não o F.C.Porto.
Terceiro, no caso do túnel, o F.C.Porto, ao contrário do Sporting, tem razões objectivas para se queixar. Vejamos: houve uma decisão da Comissão Disciplinar presidida pelo ai Jesus benfiquista, Ricardo Costa, que condenou Hulk e Sapunaru a vários meses de castigo, decisão que o Conselho de Justiça revogou, castigando os jogadores com 3 e 4 jogos. Ora, tendo ambos cumprido 18, se não estou em erro, há todas as razões para o F.C.Porto recorrer à justiça e ser ressarcido pelos danos causados por uma decisão absurda. Comparar esta queixa baseada em factos objectivos, com as queixas do Sporting, todas elas cheias de subjectividade, só na tua cabecinha pensadora de anti-portista militante.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset