Populares Mês

sábado, 30 de maio de 2015


No Dragões Diário, o Carlos Pisca... mas o "Guardanapo" estava feliz... ele nos jogos frente ao Benfica nunca perde...
 
Como hoje é o jantar de aniversário do BiBó-PoRtO Carago!!, sempre uma óptima ocasião para comer bem e sentir o pulsar do portismo praticado e não apregoado, o post tem de ser mais ligeirinho... Sendo assim, falemos do Relatório e Contas Consolidado, 3º Trimestre 2014/15.
Pela parte que me toca e como não sou especialista, quando digo falemos, não significa que o vá esmiuçar, não, está aqui, quem quiser faça o favor... mas sem bocas, com objectividade e construtivamente. Tudo porque também nesta matéria a forma como a prostituição jornalística apresenta as contas do F.C.Porto deixa muito a desejar. São meias verdades, falácias, deturpações, etc. Tenho pena de não poder fazer sobre as contas o que faço sobre tantas outras coisas...mas como quem tem amigos não morre na cadeia... O RPA sob ameaça de logo levar uns calduços, lá colaborou com o tasco e por isso no jantar vai ser tratado nas palminhas das mãos...
- Mesa de honra para o cavalheiro, se faz favor, senhor Paulo Jorge.

RPA:
«A cada três meses são apresentadas as contas. Chega-se a esta altura e... na Comunicação Social... mais do mesmo... 
É o passivo que aumentou não sei quantos milhões... 
O jogador x que afinal só rendeu y... 
É como eu digo... estes fazerem o seu trabalhinho sujo tentando sempre menorizar o Porto... tentando sempre apresentar as coisas de uma forma falaciosa e negativa... até se entende, embora não se aceite... Agora os próprios adeptos darem asas e propagandearem essas falácias... já não se compreende, muito menos se aceita...
É claro que o Passivo aumentou... Se a SAD adquiriu 47% da Euroantas e a consolida agora por inteiro, evidentemente que o seu respectivo Passivo é agora também englobado nas contas da SAD, tal como o seu Activo. Não foi esta a ideia da SAD para aumentar os seus Capitais Próprios? 
Em 30/9/2014 (último relatório antes da incorporação da Euroantas), tínhamos:
Activo: 249,6; Capital Próprio: -19,6; Passivo: 269,1; Em 30/3/2015 (Relatório saído ontem), temos: Activo: 340,1; Capital próprio: +55,2; Passivo: 285. Ou seja, do último Relatório antes da integração da Euroantas para este que saiu ontem, temos: Activo: + 90,5; Capital Próprio: + 74,8; Passivo: + 15,9

Em relação ao Danilo, a mesma história.
Continua-se a confundir dinheiro que entra na SAD com mais-valia contabilística.
A mais-valia contabilística do Danilo foi 23,1ME.
O dinheiro que entrou decorrente da venda foi cerca de 26,7ME.
É mentira o que se vai lendo pela Comunicação Social quando afirma que tivemos que pagar 8,4ME.
Cerca de 3,6ME desses 8,4 são o valor contabilístico do atleta à data da sua venda. Não é dinheiro a pagar. É um valor contabilístico que decorre do que foi gasto na sua aquisição, tendo em conta o tempo do seu contrato, portanto da sua Amortização Anual.
O Danilo custou em termos totais: 17,839ME; Assinou por 5 anos. Isso quer dizer que contabilisticamente são anualmente Amortizados 3,568ME. Danilo foi vendido 15 meses antes do término do seu contrato. Para facilitar, admitamos que foi a 12 meses do seu término. Contabilisticamente ele estava, portanto, e ainda, valorizado em cerca de 3,6ME. Foi vendido por 31,5. Retirada a % não nossa... Os custos de intermediação... E valor contabilístico (os tais 3,6)... Obtemos os 23,1 que são referidos (intencionalmente) erradamente na CS. Para percebermos quanto recebemos de facto... e de forma simplista... somamos aos 23,1 os 3,6. Pela venda do Danilo entram 26,7ME...»

Obrigado, RPA
Sendo assim e sobre a transferência de Danilo, pensei que os encargos com a transferência, intermediação, Santos, etc., estavam por conta do Real, não foi assim, Danilo rendeu menos do que pensava. Mas sendo um jogador caro, ainda deu um bom lucro e como rendeu desportivamente... fossem todas as contratações como a do internacional brasileiro...

Outra nota e essa preocupa-me bastante, tem a ver com isto que vem no R&C:
«No entanto, o período em análise engloba também os prémios pagos aos atletas, associados à excelente performance desportiva nas competições europeias». Ora como podem ver no post com o título: "Mentalidade Champions versus mentalidade campeonato", nunca como nesta época ficou a sensação que havia um Porto para consumo externo e esse, salvo o descalabro de Munique, fez grandes coisas e um Porto para consumo interno, onde e quando era preciso mais qualquer coisa, comer a relva, transcendência, falhamos muito. Tenho consciência que este é o modelo do F.C.Porto, Champions é que nos permite manter este nível, muitos jogadores na hora de decidir, só optam por nós porque aqui têm a visibilidade e valorização que lhes permitem depois dar o salto. Mas não pode ficar a sensação e esta época ficou, que só Champions importa, o campeonato até nem dá prémios - tem de começar a dar... -, desde que garantida a prova rainha da UEFA... está tudo bem. Isso tem de ficar claro e transmitido aos profissionais que jogarão no F.C.Porto em 2015/2016, desde o primeiro dia da nova temporada. O campeonato é o principal objectivo e a grande prioridade.

Nota final:
Se tivesse tanta certeza no número do Euromilhões da próxima sexta-feira e cujo o 1º prémio é 100 milhões de euros, como tenho que Jesus fica no Benfica, de hoje a oito dias era mais um excêntrico cheio de pasta. E a tasca fechava para férias e nunca mais abria.

PS - Era para ser um post ligeirinho...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset