Populares Mês

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016


As claques nasceram para acarinhar, ajudar, com o seu entusiasmo e o seu apoio, as equipas dos seus clubes a serem mais fortes. Ainda me lembro, como se fosse hoje, do momento em que a claque do F.C.Porto soltou um enorme pano azul e branco e que ocupou quase toda a parte inferior da antiga arquibancada do antigo e saudoso Estádio das Antas, para espanto de todo o restante público e também dos escoceses do Aberdeen. Nunca tinha(mos) visto nada igual e aquele pano criou uma atmosfera que muito contribuiu para motivar, galvanizar e ajudar o F.C.Porto fazer uma grande exibição e a vencer o jogo. E não foi frente a uma equipa qualquer, foi frente a uma equipa que na altura era das mais poderosas da Europa e treinada por um técnico que viria a marcar a história do Manchester United, do futebol britânico e europeu, Alex Fergusan. Depois as coisas foram evoluindo, as claques crescendo, ganharam uma força e um poder excessivo, desvirtuaram-se, não raras vezes foram intervenientes e protagonistas em acontecimentos condenáveis.
Nos últimos anos, apesar dos tempos de crise que o F.C.Porto atravessa, as claques, LEGALIZADAS, do F.C.Porto, Super e Colectivo, salvo uma outra excepção, têm tido um comportamento que não merece reparos, têm estado em todo lado, os seus cânticos de apoio fazem-se notar, não apenas com eles, mas muito por causa deles, o F.C.Porto nunca caminha sozinho. Têm dado muito mais do que têm recebido. Aqui d' rei, não pode ser assim, deviam apertar a SAD, treinador e jogadores, mandar uns petardos à camioneta, dar uns murros nos carros dos jogadores, etc. Sim, porque já fizeram isso no passado e se não fazem agora é porque estão a soldo de Pinto da Costa e seus colaboradores. Muito bonito e muito didático. Isto está mal, é preciso mudanças, as claques que façam o trabalho sujo que eu, valentão, fico a mandar uns bitaites na Net. Espero que nunca cheguemos a este ponto no meu clube, mas se isso acontecer, se a gritaria, a ameaça, a baderna, foi a forma de alterar o que é preciso alterar... é a hora de arrumar os picões!

Mas neste momento difícil, quase tudo serve para criticar. A empresa de equipamentos desportivos que equipa o F.C.Porto, a New Balance, abriu uma loja no centro da cidade do Porto. Como a cor da marca é o vermelho, o edifício tem cor vermelha, ou apareceu com a cor vermelha - não sei, ainda não passei lá... - Heresia, um crime de lesa F.C.Porto, não pode ser, os americanos têm de deixar de ser vermelhos e passar a ser azuis.

O F.C.Porto ganhador que todos queremos de regresso, não passa por este tipo de atitudes. Passa por escolhas ponderadas e correctas, tendo em conta a realidade de hoje e não a de ontem; por competência, qualidade e lideranças fortes. Se puderem, vejam o programa do Porto Canal, "Nas 4 linhas" - aqui - de ontem. Está lá tudo ou quase tudo do que precisamos para sair desta situação.

Milhares de portistas, na sua grande maioria, jovens, estiveram esta tarde na Loja do F.C.Porto no Estádio do Dragão, com Iker Casillas e André Silva. É este entusiasmo e esta paixão que tem de ser alimentada e não defraudada - Aqui.



- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset