Para qualquer portista da minha geração, a primeira coisa que nos vem à memória e associamos quando se trata da Juventus, é Basileia, final da Taça das Taças, época 1983/1984. Os portuguesinhos do Porto, quase uns ilustres desconhecidos na europa do futebol - em anos anteriores já tínhamos eliminado o Barcelona e o Milan, criado grandes problemas ao Real Madrid, mas foram apenas uns fogachos, as excepções que confirmam a regra -, depois de deixarem pelo caminho Dínamo de Zagreb - derrota em Zagreb por 2-1 e vitória nas Antas por 1-0; Glasgow Rangers - nova derrota fora por 2-1 e nova vitória em casa por 1-0; Shakhtior Donetsk, agora Shaktar Donetsk - vitória nas Antas por 3-2, depois de termos estado a perder 2-0 e empate em Donetsk, 1-1; e nas meias-finais o Aberdeen, campeão em título da prova e na altura uma das melhores formações do Reino Unido, com uma vitória no saudoso Estádio das Antas por 1-0, resultado claramente lisongeiro para os escoceses e 1-0 na Escócia, aí, no terrível ambiente de Aberdeen, fruto de uma exibição irrepreensível - vejam os vídeos aqui, aqui, aqui e aqui e reparem naquele futebol, o agora chamado Tic-tac...- e de um sublime momento de inspiração de Vermelhinho, chegaram à final(*).
Como é conhecido, o F.C.Porto perdeu a final, injustamente e muito por culpa de uma arbitragem vergonhosa de um alemão de leste - na altura a Alemanha estava dividida e separada por um muro - chamado Adolf Prokop, frente a uma equipa que na altura era a base da selecção transalpina, campeã do Mundo no Mundial de 1982 em Espanha - Gentile, Scirea, Cabrini, Tardelli e Rossi -, reforçada com dois dos melhores jogadores da Europa, Boniek e Platini.
Agora voltamos novamente a defrontar a Juventus e tal como em 1984 os italianos são favoritos.
A Juventus, também conhecida por Velha Senhora, é crónica campeã de Itália, vai bem lançada para o sexto título consecutivo. O conjunto orientado por Massimiliano Allegri - dizem que está de saída para a Premier League, com o Arsenal na linha da frente -, é uma equipa muito experiente, bem organizada, colectivamente muito forte, recheada de craques - Buffon, Daniel Ales, Bonucci, Alex Sandro, Pjnanic, Khedira, Marchisio, Dybala, Higuaín, etc. -, daquelas que se facilitas, ao mínimo deslize castiga-te, resumindo, uma equipa e um plantel montado para lutar pela Champions, algo que o campeão italiano já não vence desde 1996.


É um jogo e uma eliminatória muito difícil, mas a nossa História foi construída nas dificuldades, ao F.C.Porto nunca ninguém deu nada de mão beijada.
Vamos a eles, Dragões, temos muito mais a ganhar que a perder.
A minha equipa:
Casillas, Maxi, Felipe, Marcano e Alex Telles, Danilo, Herrera, Óliver e Brahimi, André Silva e Tiquinho Soares.
O árbitro de amanhã é também alemão, Felix Brych. Que seja mais feliz que o da final de Basileia e no fim do jogo nenhuma equipa tenha razões de queixa.
(*) Bem, logo no final do jogo foi uma grande festa, festa essa que se espalhou por todos os lados, mas com o epicentro a ter lugar no aeroporto de Pedras Rubras que foi literalmente invadido, pista e tudo, ao ponto do avião que transportava a equipa ter de ser desviado para Lisboa.
O árbitro de amanhã é também alemão, Felix Brych. Que seja mais feliz que o da final de Basileia e no fim do jogo nenhuma equipa tenha razões de queixa.
(*) Bem, logo no final do jogo foi uma grande festa, festa essa que se espalhou por todos os lados, mas com o epicentro a ter lugar no aeroporto de Pedras Rubras que foi literalmente invadido, pista e tudo, ao ponto do avião que transportava a equipa ter de ser desviado para Lisboa.
Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca, temos um historial pouco feliz com a Juventus, isto apesar do valor denotado,como por exemplo nessa histórica final da Taça Taça das Taças de 1984, onde para além do valor do oponente uma arbitragem habilidosa nos condicionou, pois com a equipa que tínhamos e o futebol que apresentávamos poderíamos em condições normais ter obtido outro desfecho.
Depois olhando para o panorama actual creio que um FC Porto consistente,tenaz e prespicaz pode obter um desfecho satisfatório, dado que temos valor suficiente para tal, isto isto apesar da reconhecida capacidade e valia desta Juventus, para além disso oxalá o Dragão seja uma preciosa alavanca de apoio para a nossa equipa.
Finalmente uma palavra de apreço pelo bom trabalho do Porto Canal na defesa do nosso clube.
Abraço
Silvestre
Caro DVP,
ResponderEliminarEu acredito sempre. Vamos Porto. Força.
Raoc
Caros Portistas,
ResponderEliminarUm mimo, o “Trio d'Ataque” ontem, no Universo Porto Bancada do Porto Canal.
Abraço a todos.
Zé de Braga
Eu também acredito..vai ser duro. Mas espero um bom jogo entre 2 equipas que gosto..uma pequena nota..o programa que temos a terça no porto canal pouco ou nada e divulgado para a imprensa..e lá é dita coisa com muita importância..
ResponderEliminarBom dia a todos os Portistas,
ResponderEliminarEm relação ao jogo de hoje espero uma boa figura, mas para mim o foco é domingo contra o Boavista. O Campeonato é a nossa grande prioridade e, é Ganhar, Ganhar e Ganhar.
Uma curiosidade de ontem do Universo Porto, por parte de um comentário do Bernardino Barros. Alguém sabe a que se referia, quando falou no Mister King?
Saudações Portistas.
Se bem me lembro trata se do árbitro inglês Howard King que apitou entre 1983 e1993. Esse senhor era conhecido por gostar de prostitutas e claro que quando "apanhava" o clube dos corruptos ele era sempre bem atendido, era uma espécie de Capela europeu.
EliminarCaros Portistas,
ResponderEliminarHoje só o mágico Porto consegue um resultado que nos mantenha na esperança de sonhar
PORTO, PORTO, PORTO
ÉS A NOSSA GLÓRIA
DÁI-NOS NESTE DIA
MAIS UMA ALEGRIA
MAIS UMA VITÓRIA
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
P.S.- coloquem aqui por favor o link com programa universo Porto, obrigado
Vamos PORTO, mais uma grande noite europeia é tudo o que peço. O universo da bancada a malhar em tudo e todos ontem, do Tondela ao ventura, do guerra ao calado, foi do melhor que já ouvi. Pena o programa ser tão curto, para mim sem dúvida o grande reforço de inverno .VAMOS A ELES!
ResponderEliminarEm boa hora MVP trouxe a recordação da euforia que foi a qualificação para a primeira final da Liga Europa. Pouco tempo depois, a final da primeira Liga dos Campeões também teve outra imensa romaria a Pedras Rubras para receber a nossa equipa. Momentos de glória que a informação centralista tende a desvalorizar ou a ignorar em favor dos de sempre. Foi e é assim que o Porto se vai fazendo, sendo lamentável a posição de portistas que por complexo de inferioridade em relação à Media dominante continuam a insistir em alinhar pela treta dos lampiões, como é o caso de Miguel Sousa Tavares que na sua crónica desta semana acaba por dar o penalti sobre Soares como erro do árbitro, ajudando às criticas dos nossos adversários ignorando assim o que foi publicado e que o justifica ou que pelo menos o faz discutível. Uma palavra de apreço para o imperdível "Universo Porto da bancada" em que finalmente temos voz com excelentes protagonistas, documentação oportuna e temas demolidores para a "santidade" deste país. Pena o deslize de ontem nas piadas à fruta de que [se diz] o pateta Calado mais gostar que acabam por destoar da linha de um programa que se tem pautado pela elevação...
ResponderEliminarTeófilo: Para o imperdível "Universo Porto da Bancada", entrar em Porto Canal, por exemplo pelo o canto superior esquerdo da primeira página de Dragão Até à Morte, clicar em vídeos e procurar o programa. Depois é só ver, em alta definição e à hora que se quiser.
ResponderEliminarSobre Mr King [Francisco Prieto], por exemplo:
http://pronunciadodragao.blogspot.pt/2010/10/as-mulheres-que-amaram-mr-king.html
Hoje é uma daquelas noites de Dragão engalanado que tem tudo para dar certo. Estádio cheio, ambiente excelente e barulhento (assim espero) e um Porto humilde que vai vestir o fato macaco.
ResponderEliminarÉ nestas circunstâncias, sem arrogância e sem atitudes lisonjeiras mas sabendo do nosso valor, em que nos transcendemos e conseguimos os melhores resultados.
ResponderEliminarPrograma Universo da Bancada deveria ser visto e revisto por todos os portistas.
A "onda azul não pode esmorecer"....Temos que continuar em forte crescimento até se atingir o objetivo ambicionado.
Caro Vila Pouca:
ResponderEliminarHoje farei, uma vez mais, 400 Kms para estar no Dragão! Conforme falado há uns tempos, onde e quando o poderei cumprimentar?
Abraço Portista!
PB
atenção aos RESPONSAVEIS DO PORTO CANAL
ResponderEliminarO UNIVERSO PORTO melhor programa do PORTO CANAL , será que não podia ser alargado no tempo ? por exemplo mais meia hora , e que podesse dar a repetição no dia a seguir num horário por exemplo a seguir ao telejornal das 13 H , será que é pedir muito ?
obrigado
josé correia
Será um jogo complicado para ambas a equipas, sendo certo que, se o FC Porto tem a vantagem de jogar em casa, a juventus tem um vasto leque de opções para além de uma consistência difíceis de bater.
ResponderEliminarOutra vantagem que deve jogar a favor do FC Porto é o facto de, para lá da obrigação de honrar o emblema, não tem, sobre os ombros, a pressão da obrigação de ganhar, em face do poderio do adversário.
Se em caso de derrota não deverá haver motivo de depressão, uma vitória poderá potenciar ainda mais a confiança para o que falta disputar no campeonato.
A juventus estará nas cinco melhores equipas da europa, mas o Fc Porto já provou muitas vezes que é gigante e consegue derrubar obstáculos que parecem intransponíveis.
Vamos PORTO, azul e branco é o coração.
Sfelgueiras
Aquela vil carneirada
ResponderEliminarPela decadente capital
Inspira pena coitada,
Tudo ao Porto lá quer mal
Ornamentos da inveja
Dragão Doente resiste
Oráculo do portismo
Uniforme azul e branco
Relutante ao despotismo
Aguenta forte amigo
Dá-lhes forte sem piedade
Ouropel da amizade.
Eduardo, sempre Porto
PB, estarei no Dragão, entre as portas 3 e 4, por volta das 18: 45, mais minuto menos minuto.
ResponderEliminarInfelizmente não vou estar ao vivo, mas espero estar vivo para ver na TV o nosso FC PORTO ganhar!
ResponderEliminarQuanto ao resultado, deixo ao critério do Xebeu! Vá lá, não sejas forreta...:)
Foi justamente há 30 anos, que o FC Porto conquistou esta dimensão Europeia: "Desde a chama acesa em Viena, por um calcanhar vagabundo, a alma deixou de ser pequena, pequeno foi o palco do mundo...", a história do FC Porto, passa também, ou sobretudo pela dimensão Europeia que as conquistas Europeias e Mundiais nos garantiram.
ResponderEliminarMas, tenho o hábito de ser um adepto que joga com 50% de racionalidade, e os restantes 50% de emoção. Isto para afirmar o quê? Preferia jogar hoje no Bessa, e deixar a Juventus para Domingo, isto é, dois jogos fundamentais, mas, o do Bessa é mais importante, porquê? Não acredito que o FC Porto possa vencer a Champions, nestes moldes, mas inversamente, acredito que poderemos ser Campeões em Maio. Sim, hoje queremos ganhar, queremos continuar a dar lastro ao nosso prestigio Internacional, mas, o grande objectivo é o Campeonato. Não, esta não é uma visão redutora da coisa, mas apenas racional e fria, naturalmente quero ganhar, quero chegar aos Quartos da Champions, sei que é extraordináriamente dificil, mas, repito o meu foco está sobretudo no Bessa!
Vou tentar sustentar melhor esta minha tese, observo as 5 Finais Europeias do FC Porto, e cruzo essas mesmas 5 Finais Europeias, com as classificações/pontuação do FC Porto nos Campeonatos respectivos:
1983/84 Tr Pedroto/Morais. O FC Porto a 10 Jornadas do final do Campeonato, distava 3 pontos do Benfica (vitórias valiam dois pontos), o foco passou pela Taça das Taças!
1986/87 Tr A Jorge. O FC Porto, a 10 Jornadas do final do Campeonato, estava a 3 pontos do Benfica (a vitória valia 3 pontos), o sonho passou pela T Campeões!
2002/03 Tr Mourinho. A 10 Jornadas do final do Campeonato, o FC Porto tinha uma vantagem de 13 pontos para o Benfica, a T UEFA passou a ser um duplo objectivo!
2003/04 Tr Mourinho. A 10 Jornadas do final do Campeonato, o FC Porto tinha uma vantagem de 7 pontos para o 2º Sporting, a L Campeões depois de Old Trafford passou a ser uma dupla prioridade!
2010/11 Tr AVB. A 10 Jornadas do final do Campeonato, o FC Porto tinha uma vantagem de 8 pontos para o 2º Benfica, e o alvo passou a ser a Liga Europa!
Afinal que conclusões tiramos destes registos? Quando há uma "almofada pontual" interessante, é perfeitamente possivel gerir Campeonato e a longevidade Europeia ou mesmo uma Final Europeia, inversamente, quando há desvantagem pontual no Campeonato, as ressacas Europeias, não permitem anular essa desvantagem pontual.
Por exemplo, no Campeonato Kelvin, o FC Porto de V Pereira, caiu em Malaga nos Oitavos da Champions (após uma grande 1ª mão no Dragão), pós desastre de Malaga, empatamos nos Barreiros, e a 7 Jornadas do final do Campeonato, ficamos a 4 pontos do Benfica, certo é que ganhamos as 7 Jornadas finais, e fomos Campeões, porém, acredito que se o FC Porto elimina o Malaga e segue para os Quartos final da Champions, não teria sido Campeão Nacional, e eu adepto racional questiono-me: preferes alcançar os Quartos final da Champions, ou ser Campeão Nacional? Naturalmente, escolho a ultima!
Exemplo inverso ao anterior, Campeonato 1999/00, o FC Porto de Fernando Santos, vira para a 2ª volta líder, mas em Março irá cair na Champions em Munique nos Quartos Final, o FC Porto nessa Edição Champions disputou 14 partidas (havia então duas fases de grupo), inversamente o Sporting disputou apenas 2 jogos na T UEFA, isto é, o Sporting foi Campeão, porque aproveitou as ressacas Europeias do FC Porto!
Este padrão que em cima deixei, também pode ser observado com Benfica e Sporting quando atingiram Finais Europeias. Por exemplo, o Benfica de Guttmann Bi Campeao Europeu, foi 3º classificado no Campeonato de 1962, o Sporting que venceu a T Taças em 1964, foi 3º classificado nesse Campeonato, ontem, como hoje, nem sempre é permitido ganhar lá fora, e cá dentro, em duas competições distintas, tal só é possível com uma interessante "almofada pontual" na liderança!
PT
Olá,
ResponderEliminarGrande confronto em perspectiva. O FC Porto vai defrontar uma Juventus que raramente comete erros , raramente perde o controlo do jogo. Claro que não é imbatível e o Porto pode mesmo vencer , mas terá de trabalhar muito para tirar a Juventus do sério . Muito complicado provocar desequilíbrios numa equipa tão coesa e experiente.
O FC Porto tem um enorme desafio pela frente , e creio que a chave do sucesso é nunca se entregar ao muito provável controlo da Juventus. O pior que pode acontecer ao Porto , embora seja normal , é à medida que o tempo passa , com o jogo controlado pela Juventus , a equipa do Porto vá abaixo e perca energias e ânimo na busca de contrariar a estabilidade da Juventus.
Um grande FC Porto pode mesmo vencer .
FORÇA PORTO! VENCER SEMPRE !
COSTA DO CASTELO.
ResponderEliminarNão sei se esta Juventus ainda oferece Fiats aos árbitros, se faz parte do grupo da escumalha vermelha que oferece caviar e champanhe a corja dos apito vendidos. São poderosos, são, mas têm um cu como qualquer outro semelhante, da nossa parte é uma questão de empenho um pouco de sorte para uma noite de sonho ao qual já nos habituaram e claro uma boa arbitragem,
Tenho fé num bom resultado.
Obrigado ao JNPorto pelo link.
ResponderEliminarSó uma curiosidade, gostei muito da página do Jornal A Bola, mas isto era do tempo em que se fazia jornalismo.
Esta Juve foi eliminada pelo Benfica há 2 anos na meia final da Europe League com a final no seu estádio. Não tinha Higuain mas tinha Pogba. Penso que é possível o F C Porto passar. Mais fácil jogar em Turim. Tem que levar vitoria do Dragão.
ResponderEliminarBoa Tarde. Ver a esta distância uma Peña do Iker (são 20 na foto divulgada) a caminho do Dragão dá arrepios . A isto chama-se internacionalização do clube ! Sei que o futebol é um desporto colectivo mas ver isto e não poder estar presente nem sequer poder ver meio - jogo na TV . Vamos Iker! Vamos FCP ! Vamos Portistas ! Um Abraço.
ResponderEliminarE.Silva
O Lima abandonou o Al Ahli e é um jogador livre. É a hora do FCPORTO o contratar.
ResponderEliminarFORÇA "DRAGÃO", põem a Juventus Doentus.
Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)
Futebol á semana é impossível para mim.
ResponderEliminarFico cheio de nervos, mas não tenho a minima hipótese.
O importante é não sofrer golos porque o jogo será decidido em Turim e da maneira como jogamos, lá, teoricamente, poderá ser mais facil.
Tenho esperança...
Infelizmente, e apesar de ter comprado bilhete, por impedimento de ultima hora, hoje não posso estar no Dragão .
ResponderEliminarVerei a Tv se puder.
Gritem por mim.
Força Porto!