Se antes do empate do Benfica na Mata Real, já era importante ganhar, depois do empate que o clube do regime cedeu frente ao Paços, a importância aumentou. A décima vitória consecutiva dava a liderança por direito próprio e dava também a possibilidade ao F.C.Porto de chegar à Luz com menos pressão, passava para o outro lado a obrigação de ganhar. Ora, esta equipa de Rui Vitória, frente a adversários com alguma qualidade, obrigada a correr riscos, expõe-se, tem dificuldades, dá-se mal, quando se dá bem, é quase tudo graças à sorte.
Portanto, o F.C.Porto não podia falhar, mas falhou, veremos as sequelas e as consequências deste empate comprometedor no jogo do dia dos enganos. E porque empatou o F.C.Porto? Empatou por culpas próprias, lá chegaremos, mas também porque aquilo que se assistiu esta noite num Dragão quase esgotado - 49.417 espectadores -, não é futebol, é a antítese do que é o futebol. Que uma equipa mais fraca não jogue o jogo pelo jogo, tenha cautelas defensivas, procure defender com muitos, jogar no erro, explorar o contra-ataque, nada contra, faz parte. Mas que uma equipa tenha e desde o minuto inicial, como estratégia e como táctica, atirar-se sistematicamente para o chão, interromper constantemente o jogo, para com isso enervar, perturbar, cortar o ritmo do mais forte, é criminoso, só não é veementemente condenado por todos, porque, obviamente, este empate deixa a maioria do país e dos prostitutos ao seu serviço, todos contentinhos da silva. O árbitro deu os descontos necessários, mas nem que desse mais tempo, nunca penalizaria o miserável comportamento da equipa de José Couceiro - este, sempre pronto a arvorar-se em moralista, preocupado com as condições para um futebol português melhor, devia ter um pingo de pudor, depois do vergonhoso comportamento da sua equipa no jogo desta noite. Talvez o abono de família aumente, mas o crédito de Couceiro, esse não fica pelas ruas da amargura pelas razões apontadas, mas que devia, devia. Eu tinha vergonha de ser treinador de uma equipa que utiliza estes argumentos para criar problemas ao adversário.
Mas se sobre o comportamento do Vitória F.C. estamos conversados, também há culpas do F.C.Porto pelo empate no jogo desta noite. Faltou à equipa de Nuno Espírito Santo, naturalmente, frescura, consequência do jogo frente à Juventus - jogar mais de 45 minutos com menos um, não mata, mas mói e de que maneira.
Faltou eficácia, não foram muitas, mas foram quatro ou cinco oportunidades claras que os azuis e brancos falharam, umas por falta de uma pontinha de sorte - duas bolas nos ferros -, outras porque faltou capacidade e melhor abordagem dos lances, na altura de meter a bola lá dentro.
Faltou fluidez, circular bem e depressa, dinâmica e, acima de tudo, faltou meio-campo. Ora, é dos livros, que o meio-campo é um sector nevrálgico, um meio-campo equilibrado, rápido a pensar, executar e a servir os avançados, é fundamental no rendimento de uma equipa. E jogar com apenas dois médios, contra muitos do Vitória e para mais com Danilo muito desgastado, Óliver nem tanto, mas abaixo do seu valor, foi um dos grandes problemas que os Dragões enfrentaram, problema que nunca foram capazes de resolver.
Compreendo a entrada de Corona, precisa de jogar para ganhar ritmo - fez um grande golo -, mas porque não em 4x3x3, como no Bessa - enquanto o mexicano esteve em campo e nesse sistema, o F.C.Porto fez contra o Boavista uma das suas melhores exibições da época? Porque regressou o F.C.Porto a um 4x2x4? Hoje, com os laterais bloqueados ficou um espaço por preencher no meio, o jogo interior nunca existiu, já que Danilo e Óliver muito próximos um do outro e muito recuados, raramente apareciam junto à área sadina para criar, a assistir, rematar, os dois avançados que jogaram pelo meio, apenas uma ou outra vez recebiam a bola em boas condições. E nem com as substituições fomos capazes de resolver. Jota entrou para fazer as funções de Corona; Otávio que substituiu Layún, em vez de simplificar, complicou; Depoitre só entrou a 2 minutos do fim para o lugar de André Silva. Assim, sem frescura fisíca - Brahimi e Soares também acusaram o esforço do jogo de Turim -, sem discernimento, apenas com o coração, apesar do forte e constante apoio do público, o F.C.Porto não fez o golo que lhe daria a vitória que seria mais justa. Na noite de hoje venceu o anti-futebol.

Agora há a pausa para as selecções, o campeonato regressa com o clássico frente ao Benfica. É preciso reflectir sobre o que correu mal - para mim, é claro, em 4x2x4, não dá! -, limpar as cabeças, sarar as azias, acreditar que apesar desta decepção e da desilusão que nos consome neste momento, estamos na mesma situação que estávamos antes desta jornada. Ganhar hoje não faria do F.C.Porto campeão, não ganhar não acaba com a possibilidade de em Maio a festa ser na Avenida dos Aliados.
Melão em Rio Tinto : Eu..
ResponderEliminarJosé Carlos
É pra sofrer até ao fim!! Mas vai valer a pena! Tem que valer.
ResponderEliminarPedro Santos
Vila :
ResponderEliminarPor isso é que nunca canto vitória antes do tempo !
Quem tanto falha ...
Abraço
Estou desiludido! Muito desiludido com os jogadores e com este treinado! Digo-o há vários meses, este esquema é mau demais para continuar a ser utilizado, infelizmente o NES não vê o que é por demais evidente, não vê nem quer vê-lo!
ResponderEliminarHoje pagou caro, sobretudo na 2ª parte jogar com 2 médios no meio, e pior joga com 2 médios para jogar com o A.Silva na frente e na forma em que está! Não entendo!
O Danilo acabou o jogo a arrastar-se, pagou caro o jogo de terça e a carga sobre ele no jogo de hoje!
Enfim, o campeonato mantém-se aí mas que foi um murro forte e feio foi!
Vamos ver o que dá o jogo de dia 1, agora que esta equipa falhou e demonstrou falta de estofo e categoria lá isso demonstrou!
Em casa, com 50 mil a apoiar e não se ganha ao Sétubal para passar para 1º???
Havia de ser o Porto de antigamente, até a relva comiam, este novo Porto está a anos luz desses Portos, por isso uns ganhavam títulos e outros... estão há 4 anos a ver navios!!
Qual a razão de nova mudança táctica? Meio campo só com Danilo e Oliver? Uma confusão táctica enorme exacerbada pelas substituições, depois de tantos jogos finalmente a jogar bem e ser consistentes para que esta invenção? Não se percebe pensei que o treinador já tinha percebido que deve jogar com 3 no meio campo.. outra coisa incompreensível é a ansiedade evidenciada pela equipa, a jogar em casa estádio cheio contra uma equipa acessível desde o 1o minuto parecia uma equipa sobre brasas, não havia ninguém que conseguisse transmitir um pouco de calma?! Incompreensível
ResponderEliminarEsta doeu, porque iamos lançados rumo ao título e já tinhamos as galinhas desnorteadas. Mas espero que nao quebremos, que continuemos a acreditar e nos voltemos a concentrar a 100%, que somos a melhor equipa em Portugal e podemos ser outra vez campeoes!
ResponderEliminarQuanto ao jogo: excelente primeira parte, segunda parte menos conseguida com 5 minutos muito maus. Mas o castigo foi demasiado pesado...
Falta de mentalidade. Há ali muita gente que não tem fibra de campeão, ponto final.
ResponderEliminarTudo em aberto, como estava antes. Mas hoje ficaríamos com o título na mão e penso que o deixamos voar.
Espero que os jogadores e equipa tecnica me contradigam, mas não gostei do que vi. Principalmente no início da segunda parte.
Quero ver a fibra desta gente no próximo jogo. Nos tempos de Mourinho o banco do Setúbal à segunda situação de anti-jogo já tinha as orelhas a arder e o baile estava armado, com o consequente acicatar dos jogadores e público e pressão extra sobre o árbitro. Nem isso Nuno soube fazer, usar a maravilhosa massa humana que tinha em seu redor. Mais de 50,000 adeptos que mereciam muito, muito mais.
Costa & Costa.
ResponderEliminarOntem uma noite feliz, hoje uma noite triste. Já vi este filme, o que dizer, depois não se queixem. Eles foram felizes principalmente na 1ªparte, mas o FCP se quer ser campeão tem que fazer muito mais. Há uma grande penalidade por marcar sobre o André Silva mas não se pode estar à espera que os srs do apito tenham coragem para marcar.
Uma oportunidade perdida de ir la baixo na frente, é com estes situações de não se aproveitar que muita das vezes é morte do artista, principalmente quando o dito cujo é um Clube Batoteiro com muitas ratoeiras.
Sem dúvida muita azia... Grande primeira parta, mas entramos para a segunda a dormir e a dar o controlo do jogo ao adversário, quando devíamos ter a bola em nosso poder, o azar também esteve convosco 2 bolas no ferro e o Setúbal no único remate que faz a baliza faz golo aproveitando a escorregadela do Filipe, mas colocamo-nos a jeito. Mas uma vez o Nuno não foi pro-activo. Os jogadores entraram para posições que não são o seu habitat natural. Detroip quanto a mim entrou tarde. Uma palavra para o Setúbal deviam estar na 2 divisão, foi antijogo desde o 1 segundo. Se eu fosse o presidente para o ano não lhes emprestava jogador nenhum. Perdi um pouco a crença, mas ela vai crescer até dia 1 de Abril. Temos que vencer no galinheiro. Um abraço a todos os dragões, melhores dias virão.
ResponderEliminarAinda estou em estado de negação, não acredito que não aproveitamos a oportunidade de passarmos para a frente.
ResponderEliminarPenso q teremos de deixar de imediato os "ses" e pensarmos que teremos de ir ao galinheiro a 1 ponto que era o cenário mais provável antes da jornada.
Hoje foi um dia de pouca sorte, normalmente teríamos de ir para o intervalo a ganhar no mínimo por 2, aquele golo após o início da 2a parte e após a descompressão de todos com o primeiro golo, toldo o pensamento à todos treinador, jogadores, acho que foi com mais coração do que deveria ter sido... Mas acontece
Temos de aproveitar este empate para crescermos mentalmente, jogo por jogo jogado não tenho medo slvieras por isso e com uma arbitragem seria não perdemos na luz, e continuaremos na luta na guerra até ao fim
Fodasse, vamos lá cara*** , vamos ser campeões e deixar este "pais" deprimido...
PS anti jogo nojento deste clube de merda
Filipe B
Equipa cansada e NES a não estar bem nas substituições. A ansiedade dos adeptos passou para os jogadores. Balde de água fria. Na luz vamos ver de que fibra é esta equipa feita. Temos que olhar para a frente.
ResponderEliminarPedro Sousa
Caro DVP e Amigos:
ResponderEliminarFoi pena não termos ganho o jogo que nos colocaria numa posição bem mais tranquila.
De realçar a alegria reinante na SIC noticias após o final do jogo!
Mantenho a fé na conquista do titulo.
Um abraço.
Estamos na mesma mas emocionalmente virou, agora sao os vermelhos que estao com a moral em alta. Nao aponto ao nes. Meteu tudo e foi para cima. O unico defeito, que talvez seja ainda um dos pontos que ele nao mudou, é nao ser pragmático quando marcamos (perante aquela postura do setubal tirar o brahimi e meter o herrera ao intervalo mas ainda falta algo ao NES para ter confiança para isto).
ResponderEliminarSetúbal uma vergonha.
Começo a sentir que o andre silva precisa de banco e que o otavio ja pode ir para o onze...
Ha uma semana tinhamos de ganhar na luz e nada mudou e o campeonato vai-nos cair no colo em alvalade.
Mas da ca uma azia...
Que facada..talvez ainda pior do que o jogo contra o Benfica no Dragão..nem consegui jantar..vou respirar fundo..temos tempo para conversar..mas desde já digo que o Porto se quer ser campeão e Manuel já falou aqui..vai ter de alterar o seu sistema de jogo..vai ter de sacrificar o André Silva..para mim a equipa que nós pode levar a glória e a do bessa...mas mais a frente vamos ter tempo de falar sobre isso..incrivel como deixamos isto acontecer..
ResponderEliminarAquela noite que todos nós dormimos mal (pelo menos é o que me acontece). Cometemos 3 erros:
ResponderEliminar1- reagir com ansiedade e demasiada pressa ao anti-jogo da primeira parte
2- cair na armadilha do jogo adormecido no início da segunda parte
3- voltar a reagir com nervosismo ao empate
A equipa ja tinha ultrapassado estes traumas, creio que voltaram pela surpresa de poder voltar a ser primeiro. Temos de admitir, acusámos essa pressão. Repito o que disse após Paços: em Maio somos campeões!
Se alguém perdeu a fé e tem dois bilhetes para a luz, eu compro-os. Estou a falar a sério... Porque quero ir lá celebrar uma grande vitória!
Boa Noite . Falhámos ! Falhámos! E Falhámos ! Não aguentámos a pressão, as opções nunca se revelaram as mais adequadas, seja de início seja durante o jogo ( O D.Jota entrou para fazer centros?O Depoitre não jogava há quase 3 meses e entrou a 9 minutos do fim ) ; o Felipe "resolveu" ter a 3ª escorregadela que deu um 3º golo na nossa baliza esta época; o árbitro não marcou 3 penaltis a nosso favor (FCP dixit !!!!). Isto é uma sina que já vem de algumas épocas atrás, isto é, falhar nos momentos capitais . E a euforia antes do tempo também faz muito mal . Vamos compensar este deslize no dia 1 de Abril ? Sim, é possível, mas não temos a seguir mais ninguém com quem jogar ? E alguns a jogar desta maneira no Dragão . Até os S(L)B e Braga jogaram!Há antídotos ? Há : é ser competente, marcar golos e não os sofrer.Um Abraço.
ResponderEliminarE.Silva
Domínio completo do FCP, excelente primeira parte. O futebol é assim.
ResponderEliminarO FCP podia ter ganho por 3 ou 4 numa noite de sorte, aliás teve 2 bolas ao poste.
Depois do golo do Setúbal, com tanto tempo para jogar, não gostei da tremideira, acho um exagero, mas mesmo assim ninguém diga que os jogadores não se esforçaram, mostraram mesmo muita raça, gostei.
Parece que a equipa médica do Setúbal entrou em campo 5 vezes só depois do golo, fora as outras, por isso os 7 minutos são justificados. Não concordo com o Vila, acho que os do Porto devem estar habituados a lidar com essas matreirices e não se deixar levar na cantiga.
Ainda há muito campeonato, depois do clássico há um Braga-Porto, depois ainda há um Sporting-Benfica, etc.
Este campeonato vai ser ganho pela equipa que conseguir manter a cabeça fria durante mais tempo.
O FCP tem todas as indicações de que tem estofo para ser o campeão, é o que tem mais golos marcados, o que menos sofre, e o que joga melhor (Não me lixem, o SLB tem jogos em que não joga nada de nada, até impressiona, até tenho pena deles).
Acho muito bem que tenham que ir à Luz mostrar que são mesmo Porto.
Rabat
Caros Portistas,
ResponderEliminarVoltámos a falhar quando não podíamos, acho que perdemos a oportunidade de ganhar este campeonato, depois de hoje não acredito numa vitória na mesquita. Todas as desconfianças voltaram e espero estar muito enganado. O que sinto cá dentro é que já não vamos lá, atenção nunca viram euforia da minha parte, elogiei o NES porque voltou a pôr raça na equipa, e agora faço aqui uma pergunta pertinente, será que o Sérgio Conceição ano passado não faria o mesmo? estou com uma azia brutal e sobretudo voltei a sentir o que já não sentia há algum tempo, frustração total. Nem vale a pena falar da equipa que o NES resolveu pôr, mas o Corona apesar de marcar não fez nada a 1ª parte. Na 2ª parte entramos a tentar controlar em vez de lhes cair em cima para resolver,??também faltou claramente pernas e discernimento, incompreensível tanta ansiedade com o estádio cheio e com clara superioridade futebolística, os jogadores tem de saber o que valem.
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
Caro DVP
ResponderEliminarQue desilusão. Que tristeza. Parece sina ou nosso fardo.
Nem sei que diga. Acho que a equipa acusou alguma pressão e muito cansaço pelo jogo com a Juventus.
Isto leva-me para o jogo com o nacional há 2 épocas em que a vitória nos colocaria em posição privilegiada e empatamos depois de estar a ganhar. A única e importante diferença é que nesse jogo fizemos pouco para vencer e hoje tivemos oportunidades de sobra.
Tínhamos a oportunidade de meter pressão extra e ir a luz mais descansados e nada. Parece que a sorte da mouraria veio para ficar. Incrível.
Esta doeu e vai doer por muito tempo.
O Couceiro mete nojo.
Raoc
Depois do jogo frente ao Sporting em que entramos com este sistema e surpreendemos, mas apesar de rectificarmos, ainda sofremos muito, passamos a jogar com três médios, a equipa ficou mais compacta, mais coesa, mais equilibrada, mais organizada, ganhamos os jogos todos. Porque carga de água mudamos? Porque não rectificamos ao intervalo, quando já era óbvio que faltava gente e frescura no meio-campo?
ResponderEliminarSem dúvida . Este 4x4x2 não está a funcionar . Entre os 2 médios e os 2 avançados há um grande espaço . Oliver está visto que não tem tanto rendimento neste sistema . Está muito longe dos homens mais avançados . Salvo as diagonais de Brahimi neste sistema que provocam alguns desiquilíbrio no meio do terreno , senão temos muitas dificuldades . Neste sistema Soares e André Silva são muito iguais . O 2 avançado tem de ter mais mobilidade sobretudo quando temos a bola. Avaliando de fora como adepto penso que se quer jogar em 4x4x2 atendendo as características do plantel seria melhor jogar em losango.
EliminarMais do que resultar ou nao é uma questao de risco... Depois de estar a ganhar, depois de jogar a meio da semana, com 2 medios frescos no banco e um adversario que so fazia anti-jogo e com o passaro na mao, podia ter sido pragmatico ao intervalo. Mas tambem aceito o que fez... ainda esta a aprender (e se o fizesse e não resultasse era cilindrado como cobarde).
EliminarEstamos na mesma, temos de ganhar na luz. Mais nada.
Claro que nada está perdido mas tornou-se muito mais difícil. Hoje tínhamos de ganhar pois quem quer ser campeão não pode empatar em casa com o Setúbal. Claro que eles fizeram anti jogo mas isso era o papel deles e nós tínhamos de ser capazes de o neutralizar. A tremideira que se apossou de nós só vem mostrar que não temos ainda estofo de campeão.
ResponderEliminarA primeira parte ainda jogamos mais ou menos e tivemos azar pois tivemos oportunidades de marcar dois ou três,mas não marcamos! Mais uma vez André Silva provou que contra o que queremos que ele seja ,na realidade ele não é um avançado que faça a diferença. É esforçado, trabalhador em prol da equipa mas matador não é nem nunca será. No final da época se aparecer uma boa oferta deve ser vendido.
Depois de termos feito o mais difícil que foi marcar um golo, entramos na segunda parte a dormir e fizemos uma segunda parte vergonhosa e o treinador não conseguiu ver isso. Há um pênalti que podia ter mudado tudo mas o árbitro não teve coragem de o marcar e amanhã a CS nem sequer dele vai falar. Falemos nós. Não é desculpa mas convém não esquecer. Tudo agora está mais difícil e só temos hipótese de ganhar o campeonato indo ganhar ao galinheiro. Vamos nesse jogo ver de que espécie somos feitos.
Parece que levei uma tareia. Não estava à espera desta.
ResponderEliminarNotei um equipa muito ansiosa o que demonstra que ainda falta qualquer coisa... falta estofo de campeão.
No entanto acredito que o futuro será risonho. Acredito mesmo que vamos ganhar no galinheiro.
Hoje na minha opinião Oliver mas principalmente Danilo estiveram muito mal e penso que foi por aí que começou a derrocada.
Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca, tivemos uma primeira parte relativamente bem conseguida com um grande golo e outras diversas oportunidades, pelo que ao intervalo o resultado pareceu-me escasso, depois na segunda parte faltou discernimento e consistência, dado que permitimos ao adversário demasiado espaço ou tempo,ou seja não soubemos controlar os acontecimentos e sustentar o desafio, aqui tenho que ser franco Nuno Espírito Santo mexeu mal e ficamos demasiado expostos,tal como infelizmente dependentes de um chubeirinho em vez de renovadas ideias, enfim são situações que oxalá permitam crescer ou ganhar maturação.
Depois foi nojenta a postura do Setúbal, dado que a determinada altura parecia que alguns jogadores estavam com dores de parto ou a dar-lhes qualquer coisa grave, enfim foi uma triste palhaçada e uma péssima propaganda para o futebol português o sistemático anti-jogo do conjunto orientado por José Couceiro.
Finalmente apesar deste percalço creio que temos equipa para ir ganhar ao galinheiro, contudo não podemos facilitar ou vacilitar como aconteceu neste desafio, temos que nos apresentar com imensa tenacidade e bastante discernimento, por fim um enorme abraço a quem encheu o Dragão, vocês foram uns heróis do primeiro ao último instante.
Abraço
Silvestre
Tal como algumas aqui escreveu, não é por jogar com muitos avançados que se ganham os jogos. Jogar com dois médios contra um meio campo superpovoado, não se torna fácil fluir o jogo com criatividade e acerto. Faltou estrelinha, é certo, mas entregar a iniciativa ao adversário, depois de estarmos a ganhar, já nos tinha trazido dissabores.
ResponderEliminarAinda não estou refeito, mas não devemos esquecer tudo o que de bom se tem conseguido. Estivemos a 6 pontos e continuamos a 1 ponto. Temos capacidade para sermos campeões e não dependemos de ninguém. E o repentino estado de euforia das galinhas – porque empatamos em casa e não porque eles se reconheçam em grande forma – poderá ser uma vantagem para nós.
Sublinho: não dependemos de ninguém. Ainda não acabou, malta. Força. Acreditem.
Um abraço para todos.
F+++-++. Estava com este pressentimento. C******, parece que sempre temos pressão... Por isso é que nunca embarco em euforias, como a que vi em muitos adeptos depois do jogo do Nacional. Há uma coisa boa: VAMOS TER DE JOGAR PARA GANHAR. PONTO FINAL. QUE NUNO NÃO FAÇA COMO LOPETEGUI QUANDO SE CONTENTOU COM EMPATE, ESPERANDO DESLIZE POSTERIOR DO RIVAL, EM JOGO EM QUE CLARAMENTE PODÍAMOS TER GANHO AO BENFICA.
ResponderEliminare, porra, começa a ser de bradar aos céus, o A. Silva não pode sair e -- NÃO ME CAIAM TODOS EM CIMA -- ENTRAR Depoitre uns minutos?
ResponderEliminarLeio a bluegosfera e os facebooks do clube e do canal do clube fico passado com a benfiquização de uma massa de adeptos muito maior do que a que eu imaginava. Passamos do 8 ao 80 num jogo menos conseguido. Nem andei a embandeirar em arco nem desespero ante um jogo pouco conseguido, resultado de um desgaste anormal nas duas jornadas de Liga dos campeões e a natural ansiedade de não poder falhar, até já leio que afinal o Soares já voltou ao seu registo normal, haja paciência, que tristeza, não me identifico absolutamente nada com essa facção portista.
ResponderEliminarNa minha humilde opinião conjugaram-se vários factores, dois deles já apontados acima, o desgaste e a ansiedade de não falhar, junte-se apatia no momento de fechar o jogo, meio campo sem pernas para atacar em pressão a primeira bola após a perda de posse, e com isso nunca ter conseguido sufocar continuamente o Setubal ou recuperar uma bola com a equipa adversária desposicionada. Para mim no único factor controlado pela estrutura do clube, gestão de esforço e estratégia de jogo, Nuno não esteve bem, e as substituições nunca atacaram a causa do mau jogo portista, mas apenas a evidenciaram. A primeira entrada devia ter sido de Ruben Neves, o meio campo gritava por ele, e podia ter permitido a Oliver subir e fazer a diferença onde ele é bom, e a AS descansar assim como não obrigaria Danilo a um vai e vem que hoje não tinha obviamente capacidade fisifica para manter.
Boa noite, Vila Pouca
ResponderEliminarEste foi um jogo onde "uma pedra se transformou numa montanha", dito por outras palavras, entramos fortes e com dinamica e perdemos o gaz com o passar do tempo...
Mas mesmo na fase em que fomos mais forte, os melhores lances acabavam na falta ou excesso de pontaria ou ineficacia ofensiva, o lance na 1ªparte aos 30 m (+-) onde após 4 remates a bola não quis entrar, ou a cabeçada do A.Silva sozinho na pequena area a rematar ao lado...e mais 2 ou 3 lances...
Com isto cheguei a pensar que a bola não entraria neste jogo, ... quando Corona fez o golo pensei que o mais dificil estava feito.
Mas aconteceu futebol e com um adversário a fazer anti-jogo e só a ir lá á frente raras vezes, na unica em que pode marcar, marca mesmo, aproveitando uma escorregadela do Felipe (ele que tem estado muito bem...) e nem Casillas pode evitar o golo.
Depois foi excesso de nervosismo, do banco até aos jogadores.
Achei ousado da parte do treinador colocar o Corona em campo, ele que vinha de uma paragem, e talvez por isso o futebol da equipa fosse de muita vertigem, pois só Danilo e Oliver eram poucos para controlar o jogo no meio campo.
Faltou melhor posse de bola e concordo com o treinador, faltou critério neste jogo, o nervosismo e a pressão fizeram-se sentir nalguns jogadores, algo que tinha melhorado muito nos ultimos jogos...
Mas lá está, um desiquilibrio no nosso meio campo defensivo, onde o lateral tem todo o tempo para cruzar para a area, apanhando a defesa 3 para 3 (e um escorrega) não ficando ninguem na dobra...
A equipa em 433 estaria mais protegida em vez de um 424, onde não se pode falhar...
Mas o principal problema foi não se ter percebido que com a saida de Corona e entrada de Jota, o FCP continuava a não ter meio campo para tentar jogar melhor, em vez de constantes centros para a area, teria sido melhor entrar Octavio para se ter mais meio-campo, assim e apesar de todas as substituições serem ofensivas, o nosso fio de jogo perdeu-se, e com isso posicionamentos na area e discernimento na hora de passar ou rematar...
Concluo dizendo que ainda se vão perder mais pontos até ao fim do campeonato, não podemos é encarar este empate como o fim da luta, não é, apesar de ter sido um golpe durissimo, (parecido ao do empate com os vermelhos no Dragão).
Temos 2 semanas para trabalhar a equipa mentalmente para um jogo importante, que sera jogado noutros moldes, é recuperar alguns jogadores fisicamente (alguns irão para seleções), mas trabalhar principalmente do ponto de vista mental...
Abraço e muita força numa luta desigual... mas é por isso que lutamos com mais força...
Gil Lopes
Estou muito decepcionado e frustrado , mas é assim , hoje tudo correu mal , o Setúbal fez exactamente o que esperava que fizesse , anti-jogo , perdas de tempo , todavia nem foi por aí .
ResponderEliminarHoje não houve soares , faltou frescura física nos últimos 30 minutos , faltou a tal estrelinha , bolas nos ferros ...
Aproveitar estas 2 semanas para recuperar física e psicologicamente os jogadores e depois ganhar o jogo do ano na luz , num jogo que é ou matar ou morrer .
Apenas uma lembrança, para demonstrar que nada está perdido: no jogo imediatamente a seguir à nossa vitória no galinheiro, no jogo em que Cardozo praticou voleibol, empatamos no Dragão com a Académica, com um golo de Hulk no último minuto. Há jogos assim… Depois, foi sempre a abrir!
ResponderEliminarNão dependemos de ninguém.
Tivemos azar. No único remate que fizeram o nosso defesa (Filipe) escorrega e eles marcam...falhamos muitos golos. Especialmente o André Silva. Aquela da primeira parte foi imperdoável a passe do Soares. Falar depois do jogo e fácil. Mas faltou frescura nos últimos 20 minutos. Não se viu o Danilo, Oliver , Soares e Brahimi....
ResponderEliminarDemos moral aos vermelhos, não podemos perder lá de forma nenhum ou já fomos. Estou confiante, falhamos hoje, mas a equipa merece confiança. Já vínhamos de 9 vitórias seguidas, não podemos ganhar sempre. A minha fé e que empatamos o próximo e ganhamos todos até ao fim e somos campeões
Não foi uma noite nada fácil, um gajo acorda várias vezes durante a noite a pensar que sonhou que o Porto empatou mas quando acorda percebe que é mesmo verdade que é afinal não sonhou. Durante uma semana estou sem ver os canais nacionais nem vejo os jornais, épa esta tá mesmo a doer. Agora o Porto tem de ir a luz e dar uma surra ao Benfica mas uma surra mesmo daquelas de vitória indiscutível.
ResponderEliminarv99
Foi um balde de água fria. Mas esta onda não pode parar já estivemos bem pior, temos de acreditar até ao fim.
ResponderEliminarv99
Culpa nossa é só nossa !!!!!!! A ganhar 1-0 em casa ao Setúbal num jogo fundamental abrir aquela passadeira para o golo deles é falhar golos em frente à baliza na pequena área é de loucos . Vamos ver dia 1 se nos agigantamos
ResponderEliminarTambém prefiro o 4/3/3 que foi com ele que tivemos um ciclo de boas vitorias e exibiçoes.
ResponderEliminarMas o maior problema foi pensar que podiamos fazer Turim e Dragao quase em rotaçao de jogadores e o que se viu foi alguns jogadores nossos dar o estouro no segundo tempo .
E o que se pediu a Danilo e Oliver (sozinhoz no meio/campo) era demais depois do esforço de terça...
Provavelmente neste jogo Otavio deveria ser titular, mas nao a extremo.
MaS FOMOS PREJUDICADOS PELA ARBITRAGEM.
Estou curioso para ver o que diz o TRIBUNAL do OJOGO.
Este Couceiro que nunca mais fale em respeito pelo Futebol....
ResponderEliminarExcesso de confiança após o 1-0. Um lance anterior ao do empate, com os jogadores a passear a bola junto a área (com o Danilo a acabar por a enviar pela linha lateral) era sintomático. TEMOS DE MATAR O JOGO! Mas já aconteceu tanta vez, será que não aprendem?
ResponderEliminarA dupla Soares e André não funciona muito bem, são demasiado parecidos ou ocupam espaços parecidos e fica um buraco entre meio-campo e PL. Ou desce o André (como faz o Jonas) ou tem de ser outra a solução. (Digo eu que congratulei-me com o facto de termos mudados o paradigma do 433).
Que noite mal dormida...
Pedro
Como vinha dizendo, havia que sossegar o facho do entusiasmo... Não encontramos o caminho da baliza, as opções não foram as melhores, a segunda parte, sobretudo a abordagem inicial foi muito má e isso paga-se caro.
ResponderEliminarFoi um tiro no pé quando não se podia falhar e demos oxigénio a quem já andava por baixo.
Agora só resta ir ao galinheiro ganhar, senão, xau...
Talvez a jornada europeia tenha tido reflexos físicos, mas não é tudo.
Um dia destes ainda deixo de ir ao futebol de forma sistemática, a forma como o setúbal jogou, com os jogadores sempre no chão, foi miserável e até não precisavam disso, pois não têm má equipa, dentro das suas limitações... Muito mau... Execrável, mas disso vê-se constantemente no nosso campeonato!!!!!!
Refletir, mudar, melhorar....Vamos a isso.
Pessoal,
ResponderEliminarJá o tinha dito aqui que íamos ter dificuldades e não me enganei.
Publico fantástico, adversário nojento (antijogo desde do primeiro minuto, a maca a entrar uma dezena de vezes, e a cada substituição saia em maca o jogador, o guarda redes uma autentica VERGONHA) ou seja para quem paga bilhete é uma vergonha para este pedro proença e afins....
Em relação a nossa equipa não foi competente, não jogou bem, não teve descernimento, juntando ansiedade e tentar fazer tudo bem e depressa deu no empate.........
Foi uma desilução, não pelo fato de não ter passado a frente dos vermelhos sinceramente neste momento é o menos importante ( e não estou preocupado com isso), pk a vitória não dava o titulo, foi ter perdido dois pontos em casa, e não ter aproveitado o deslize do opositor isso é que me preocupa....
Ainda ontem no metro o pessoal vinha a falar que o porto tem que ir a Chaves, a Braga, eu respondi lhe nas vossas contas contabilizaram perder dois pontos em casa contra o Setubal??? ficaram calados.
O benfica pode perder em alvalade, mas quem me garante que a gente consegue aproveitar essa situação???? espero que não falte estofo a EQUIPA.
A nivel psicologico entrar na luz atrás até pode ser benefico, quem lida comigo sabe que ando a dizer isso há muito tempo) e pk? pk obriga o porto a GANHAR, ou seja a não facilitar, a jogar concentrado, não ter que jogar com dois resultados, o porto costuma lidar bem com essa situação, a história da me razão.
Costa & Costa.
ResponderEliminarAlguém aqui falou e eu comungo, o Nuno falhou no meio campo jogou num 4 - 2 - 4, fragilizou a equipa, errou. Os jogadores não tiveram muito discernimento no momento da finalização. Mais uma vez a arbitragem foi cega para o FCP não viu 3 grandes penalidades pelo menos uma é de bradar aos céus.
Estar à frente um ponto não é a mesma coisa que estar com um ponto a trás, quando estamos próximo de um clássico na 2ª circular com a besta a preparar a ratoeira.
Para finalizar, eu não consigo ouvir aquele filosofo de meia tigela Cândido Costa, aquela conversa de uma no cravo e outra na ferradura, já enoja.
A culpa é nossa.
ResponderEliminarE custa criticar as opções quando se cria tantas chances claras de golo.
Ainda custa acreditar no que se passou.
Que NES tenha a capacidade, e acredito que sim, para limpar a cabeça dos jogadores deste filme!
O que justifica esta postura do Setúbal?
Do Braga/Marafona, entre outras muitas coisas, é só ver quem foi o "guerreiro solidário".
Agora, do Setúbal? E não venham com o resultado, que conta, até podíamos perder! Mas não é aceitável esta postura de anti-jogo asquerosa. Isto não é de clube sério.
Abraço
2 golos falhados de baliza escancarada, 2 bolas nos ferros, 2 penaltis por marcar. Mais meia dúzia de boas oportunidades. Um jogo que em situação normal daria para golear. Mas os nervos, a pressão falaram mais alto.
ResponderEliminarSim, acredito que era gente a mais na frente e a menos, no meio campo. Sim, acredito que o nosso sistema é o 4X3X3. E sim, se o Depoitre era para entrar que entrasse mais cedo.
Não podemos culpar o Setúbal e o Varela. Fizeram o seu trabalho. Agora a CMVM podia era explicar em que parte do R&C do SLV está inscrito o dinheiro, a verba que se paga aos clubes adversários do FCP. Aos Belenenses, Setubais, Tonelas, Bragas, como dantes eram aos Leirias, Olhanenses, Marítimos!!
E eu até sou defensor que se possa pagar para ganhar.. agora gostava era de saber como fazem para inscrever esse dinheiro nos Relatórios!!
ResponderEliminarAinda estou apático e "f...." Como é possivel tendo 2 jogadores fresquinhos no banco, para encher o meio campo e ganhar as 2ºs bolas não dando azo ao Setubal saír com a bola controlada rente ao chão...e nada fazemos?
Porque é que não podem jogar Ruben Neves, Herrera e mesmo Depoitre?
Quando se viu que a frescura no fim da 1ª parte já não era a mesma, vamos para o intervalo com Corona a mancar, e volatmos com o mesmo e ainda entramos naquela que isto está ganho com mais ou menor esforço?
Afinal, isto vai ser mesmo contra tudo e contra todos.
A onda tem que continuar a agigantar-se, para eliminar a má sorte!!!!
Vamos lá malta eu acredito.
Espero que a equipa esteja com a raiva que eu estou para os trucidar no salão de festas.
PS; Quanto a Couceiro...é o mesmo que tendo uma equipa fantástica na mão ( FCP ), conseguiu perder o campeonato sem acrescentar nada. De que estavam à espera?
Este empate foi MUITO MAU, para o "DRAGÃO". Com esta treta de jogo receio que entregamos o tetra ao abono de família.
ResponderEliminarEu ontem disse aqui no blog do "DRAGÃO ATÉ À MORTE" que não tinha percebido o meio campo que NES apresentou (apenas dois médios). Para mim devia ter sido Danilo, J C. Teixeira, Óliver.
O Corona é jogador para entrar quase sempre no 11 do Dragão. Mas como vinha de uma lesão o mais sensato teria sido começar com D. Jota.
André Silva e Soares ao mesmo tempo, acho que não resulta.
Com estas alterações não quero dizer que vencíamos, até podíamos ter empatado na mesma ou mesmo ter perdido. (agora é muito fácil falar)
Dois conselhos para o jogador Felipe, para o próximo jogo. Um é mudar a aderência das chuteiras e o outro, MUITO CUIDADO com as entradas é que na "porta 18", uma expulsão lhe estará reservada.
Para mim NES não é treinador para o "AZUL E BRANCO". Quereis um bom treinador "CAROS PORTISTAS"? C'um saber só de experiências feito? Como dizia o Camões. Pedro Martins.
Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)
Bom dia a todos os Portistas,
ResponderEliminarRealmente não estava à espera de este empate (agora entendo quando os outros ficam com um grande melão). Sucumbimos à pressão e não houve discernimento de todas as partes, equipa técnica e equipa (pela segunda parte que fez). Também se notou e bastante o cansaço em alguns jogadores que normalmente puxam do carro para a frente nestas situações.
Continuamos na luta, faltam oito finais até ao fim do campeonato. Da última vez que tínhamos empatado, fizemos a melhor série de vitórias, vou acreditar que este tropeção, nos vai fazer mais fortes. Contínuo a acreditar na equipa. Ontem também achei que se notou bastante a falta do terceiro médio, isto porque jogando com dois pontas de lança fixos na frente o André Silva não desce para fazer supremacia no meio campo. Logo ao intervalo devia ter entrado mais um médio para o lugar de Corona, mas isto é depois do facto consumado. Na minha opinião devia jogar ali Otávio ou Brahimi, isto no caso do 4-4-2, sendo que eu gosto mais do esquema em 4-3-3.
Concluindo, está tudo na mesma como estava na sexta-feira passada. Eu sempre acreditei que os outros iam tropeçar em Paços, como se viu. Continuo a achar que não jogam uma bufa e das grandes, mas um clássico é um clássico e tudo pode acontecer. Não estamos onde queremos, mas o caminho nunca foi fácil e esta equipa já nos fez acreditar que é possível.
Saudações Portistas,
Imaginem quem vai o Moreirense receber no próximo jogo em casa?
ResponderEliminarhttp://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/moreirense/noticias/interior/inacio-saiu-do-moreirense-petit-e-o-desejado-5736014.html
ResponderEliminarMais uma Sr Nes; Se existe tanto apoio por parte das papoilas ao anti-jogo protagonizado ontem pelo Setúbal, prepare-se porque se por mero acaso os mesmos marcarem primeiro no galinheiro, não em espanta que veremos exatamente a mesma atitude por parte deles.
Se formos nós a marcar primeiro, é espetar-lhes com o mesmo a ver se "eles" gostam.
Convém mentalizar a equipa para entrar de inicio a 100%. Ganhar ...ganhar e ganhar! Tem que ser a mentalidade. OK?
o porto empatou e lá mereceu destaque de capa nos jornais de lisboa, mais do que em qualquer vitória. ridículos.
ResponderEliminarfui-me deitar triste e decepcionado mas já acordei convicto que este campeonato é nosso!
ResponderEliminarSilvestre
ResponderEliminarBoa tarde Vila Pouca, para além de termos sido prejudicados pela arbitragem, já começam os jogos de bastidores dos lampiões para ganhar a qualquer custo, dado que Inácio era uma figura incómoda e Petit vai-lhes estender a passadeira, temos que estar atentos e zelar pela veracidade desportiva, oxalá amanhã o Porto Canal possa contribuir para isso, ainda hoje irei deixar-lhe aqui algumas declarações de Inácio que podem estar relacionadas com a sua saída, para além disso estou triste e revoltado com a palhaçada de ontem protagonizada pelo Setúbal e pelo desfecho, mas oxalá conseguimos reconquistar o título.
Abraço
Silvestre
Bom, ontem tive dificuldade em dormir, hoje acordei ressacado, as imagens que vimos no Dragão no final, o Felipe e o Telles deitados de bruços sobre o relvado, o Brahimi de joelhos a dar murros na relva, o silencio sepulcral da saída do Dragão, ajudam a traduzir o meu estado de espirito!
ResponderEliminarQuanto ao jogo, e como não sou dado a bipolaridades, nem aprecio a besta e o bestial, começo por acrescentar, o que poucos ou nenhuns opinadores afirmaram, a ressaca de Turim teve influencia na 2ª parte, afinal vinhamos de 50 minutos novamente a jogar com 10 (isto sem tapar o sol com a peneira). Alguns poderão contra argumentar, que no Dragão na 1ª mão, o mesmo sucedeu, e o FC Porto pós ressaca do 0-2 no Dragão venceu bem no Bessa, mas mais à frente tenho uma explicação para essa vitória segura no Bessa, e que passa pelo 4 3 3 ou pelo 4 4 2!
Também não alinho na teoria da mala, afinal são práticas comuns que não me perturbam nem inquietam. Já o mesmo não poderei afirmar do anti jogo, aos 3 minutos o Varela estava no chão, a queimar tempo, o lamiré estava dado, infelizmente isto é o anti futebol. Aliás, sempre que o Vitória em determinados momentos do jogo era "apertado", ora o Varela ora um qq defesa ia ao chão justamente para quebrar ritmo de jogo, isto é, o Couceiro, treinou muito durante a semana, esta "variante tactica", curiosamente um Treinador que apregoa e defende um futebol positivo, e o Vitória com 30 pontos, estaria mesmo a precisar do "pontinho" para seguir essas más práticas anti futebol? Vindo do Meirim, essas seriam práticas comuns, aliás, recordo-me bem de um Leixões 0 FC Porto 0, no Estádio do Mar década de 70, um Leixões com um Benje e mais 10, e o anti jogo do Meirim, será o Couceiro um discipulo do Meirim? Não tem esse perfil, mas ontem mais parecia!
FC Porto 0 Juventus 2, o FC Porto jogou cerca de uma hora com 10, passados 4 dias Boavista 0 FC Porto 1, uma vitória segura e justa no Bessa. Onze do FC Porto: Casillas, Maxi, Marcano/Boly, e Telles; Danilo, André André e Oliver; Corona, Brahimi e Soares. Já perceberam onde pretendo chegar? É verdade, o FC Porto jogou no Bessa numa ressaca, mas com o equilibrado, coerente e consistente 4 3 3, estará aí a grande diferença para o que aconteceu ontem!
Este 4 4 2, pessoalmente é sim um 4 2 4 desequilibrado, se com o Sporting surpreendeu na 1ª parte, na 2ª metade, o André André entrou para equilibrar a equipa. O Coroma e o Brahimi, não me parece que tenham caracteristicas para jogar nesse sistema, sobretudo porque os obriga a ser cumpridores e rigorosos no processo defensivo, e esse desgaste a que são obrigados, retira-lhes destreza para desequilibrar que é o que fazem melhor (com isto não pretendo afirmar que o Corona ou o Brahimi, num 4 3 3 , não tenham obrigações defensivas, nada disso). Depois, a dupla do meio campo, Danilo/Oliver são também obrigados a um esforço fisico adicional, porque jogam sem um 3º médio. Portanto, ontem o FC Porto na ressaca Turim, teve 4 unidades, ou 40% da equipa(doia alas, e dois médios) em esforço fisico adicional, justamente para compensar o tal 4 2 4, e na 2ª parte o FC Porto pagou essa factura fisica. Não, não aponto o dedo ao NES, apenas deixei a minha opinião sustentada, aliás, coerentemente neste blog, já tinha deixado a minha preferencia pelo consistente 4 3 3!
(já volto)
PT
Bom, se ontem me embriaguei com uma relativa euforia, e nem sou mt dado a essas coisas, e já deveria ter aprendido, porque afinal, o que aconteceu ontem, tem acontecido recorrentemente, e nos ultimos 5 anos, recordo momentos e temporadas, denominador comum: o FC Porto tem um fetiche com o empate a um golo, e desaproveita "tropeçoes" do Benfica, isto quando joga depois desses "tropeções":
ResponderEliminar11/12 o FC Porto ganha na Luz com o golo do Maicon, fica com 3 pontos de vantagem sobre o Benfica, na Jornada seguinte o FC Porto empata no Dragão 1 1 com a Académica do P Emanuel, e perde dois pontos!
12/13 2ª temporada de V Pereira, em meados da 2ª volta, o Benfica empata a dois golos na Choupana, no dia seguinte, o FC Porto desperdiça a oportunidade de se isolar na liderança, ao empatar no Dragão com o ultimo classificado Olhanense do Cajuda, e novo empate a um golo!
14/15 1ª temporada de Lopetegui, Jornada 26 (tal como ontem), o Benfica perde em V Conde, posteriormente á noite o FC Porto empata novamente a um golo na Choupana, e desperdiça a oportunidade de se colar ao Benfica! (nunca pensei que este Porto com Alma do NES, replicasse esse Porto de Lopetegui).
E agora?! Bom, porque nunca sou um excentrico optimista, nem um pessimista cinzento, afirmo que ontem se deu uma nova reviravolta animica, quem esteve no Dragão pressentiu isso mesmo. O lado positivo da coisa? Felizmente não jogamos para a semana na Luz, e teremos duas semanas para digerir o empate de ontem. Quanto a prognosticos racionais para a Luz, volto a apostar no empate (espero com golos), porquê o empate? O Prof eloquente nunca assume o jogo com Equipas Grandes, depois, o FC Porto está assente numa grande solidez defensiva. Aprofundando a coisa, observem resultados e analisem os jogos do Benfica na Luz nos ultimos 2 anos, com Equipas de nivel médio alto ou elevado : Sporting 2 X, o FC Porto penoso do Peseiro com o Chidozie em estreia, Dortmund, A Madrid, Zenit, Napoles, Besiktas, D Kiev ou Galatasaray, algumas vitórias sofridas e com o habitual bamburrio, assim como algumas derrotas quase humilhantes ...
PT
Boa tarde Sr.DVP.
ResponderEliminarOntem hoje e por mais alguns dias vai custar sorrir.
Foi um dia para esquecer, preferia que tivessem ganho os 2 do que ter acontecido isto.
Não vou falar mal de ninguém, é nestes momentos que olho para o meu pai, para si e para outros da vossa idade e tento arranjar inspiração.
Quantos momentos como este deve ter já vivido, principalmente durante o deserto. Campeonato de 68/69 ( salvo erro) ano em que o Mestre foi despedido e já com alguns anos ser ver o FCPORTO campeão, imagino nessa altura o sentimento de desolação.
Estou triste, desolado, dececionado sei lá mais o quê. Sou honesto, não consigo encontrar nada de bom no que aconteceu ontem para o futuro e sim tenho medo que dia 1 de Abril o sonho termine. Talvez seja um fraco portista.
O AMOR, esse continua, a camisola está no saco para o ginásio, por muito que esteja magoado ou desolado continua a ser a camisola mais linda do mundo.
Cumprimentos
Bruno Moutinho Guedes - 23657
Boas tardes caro DVP e amigos dragonistas.
ResponderEliminarClaro que foi muito mais, seja lá no 422 ou 433. Mas digam, a primeira falta sobre o Corona não é amarelo laranja do? Claro que não, só falta. Por outro lado,faltas dentro área, não são iguais ás de outro lado do terreno de jogo? É, e sem dúvidas nenhuma, que, em três faltas passíveis de GP, pelo menos uma, tinha que ser sancionada, quantas foram? No final, o sr. Couceiro tem o descaramento de falar da arbitragem, isto é uma vergonha, senhores da liga e FPF, sejam sérios.
Loveporto
Olá,
ResponderEliminarO FC Porto falhou o acesso ao 1º lugar. Ultimamente o Porto esteve irrepreensível a lidar com a pressão , mas neste novo contexto , não foi capaz de lidar bem com a ansiedade.
No entanto tudo continua difícil , mesmo muito difícil , mesmo que tivessem ganho , apesar de ser muito melhor estar à frente , as dificuldades continuariam a serem muitas.
O Porto tem um longo caminho pela frente , sempre com jogos muito difíceis, e adversários a não darem tréguas , adversários sempre disponíveis para usar o máximo de armas ao seu dispor para não permitir a superioridade do FC Porto.
O jogo de ontem é mais um exemplo de que não há jogos fáceis , e basta um dia de menor acerto para não vencer , seja fora ou mesmo em casa .
Quanto a André Silva , se vai continuar a insistir em ganhar penaltis, em todas as bolas que discute , em breve , muito em breve deixará de ser um jogador a jogar numa equipa de top, porque assim não chegará a lado nenhum .
Força Porto!
este dia está a ser pesaroso, ainda não me recompus...estou desiludido, revoltado, aziado..como é possível, eia a chance pela qual tanto esperamos para depender apenas e nós e...falhamos redondamente! Falhou NES logo no 11...para quê inventar?? sai Andre2 entra Octávio, qual é a duvida? Perdemos o meio campo, perdemos o "jogo", após tantos jogos bons com o 4 3 3, juro que não entendo jogar com 2 médios. Sinceramente acho que ontem( e se calhar podem dizer que exagero) perdemos o campeonato e não apenas 2 pontos: explico, íamos à luz à frente e em caso de vitoria ficaríamos a 4 pontos!! o que nos permitia perder 1 jogo, vá la, ate ao fim e ainda assim estávamos em 1 º e a mouraria ainda tem de ir a alvalade...mas o que me preocupa mesmo é que a equipa parece que precisa da gasolina que o regime dá, vitorias, entenda-se, e qd isso não aconteceu não soubemos reagir à adversidade positiva e isso preocupa, pq era nesta altura que uma equipa com ADN campeão deveria dar o salto para a frente e não mais sair...e isso traz efeitos psicológicos nefastos...espero estar errado, mas acho que ontem perdemos o titulo...
ResponderEliminarCaríssimos,
ResponderEliminarRecuperado de uma noite mal dormida depois do verdadeiro soco que levámos, vim aqui ler os comentários ao jogo e deixar a minha opinião...
Um estádio cheio, público com a equipa, motivação extra com o empate do rival... e nem assim conseguimos!
Esqueçamos as "desculpas"!!! Sim, houve pelo menos um penalty claro por assinalar, sim, o Setúbal fez anti-jogo, sim, temos de jogar contra os árbitros.... mas somos ou não o FC Porto?! É o facto de lutarmos sempre contra tudo e contra todos que faz de nós o clube que somos! Tínhamos TODA a obrigação de sufocar o adversário e ganhar, ponto final! Quem se recorda do Porto do passado (não mto longíquo) sabe que jamais facilitaríamos numa situação destas! Jamais! Era massacrar até ao fim!
A explicação para isto?! Esquema desadequado por parte do NES (devia ter sido 433, mto embora agora seja fácil falar), cansaço físico e dificuldade para reagir e enfrentar a pressão, sobretudo! Estamos a falar de jogadores jovens, sem cultura do clube e que não foram capazes de fazer das fraquezas, forças, como o nosso clube sempre nos habituou.
Espero sinceramente estar totalmente enganado, mas acho que infelizmente ontem perdemos o campeonato... ir jogar com o Carnide em vantagem pontual era essencial para colocar...pressão sobre eles! Agora a pressão está duplamente do nosso lado, quer por força da desvantagem pontual, quer pelo facto de termos de reagir a este resultado.O problema não é empatar um jogo! O problema é que se não fomos capazes de ganhar ontem, como querem que a equipa consiga superar os desafios ainda maiores que tem pela frente (luz, Braga, Madeira, Chaves e... arbitragens) em desvantagem?! Esta equipa não é a de VP...
Isto era aquilo que nos diferenciava dos outros... o nosso Porto não vacilava quando era necessário! Isto era aquilo que víamos nos outros.
Esperemos que o novo plantel do próximo ano (depois da enxurrada de vendas que teremos de fazer no Verão...) seja mais forte psicologicamente e com qualidade futebolística para lutar pelo título.
Peço desculpa pelo meu desânimo, mas ontem perdemos uma oportunidade única...
Pedro Pereira
Boa tarde Sr.DVP.
ResponderEliminarEu não me esqueço do que disse antes do primeiro jogo oficial da época.
Não me esqueço de ter aqui escrito que tinha medo, face ao plantel e ao que via, que o FCPORTO pudesse lutar para não descer, não esqueço que disse que podíamos ficar fora das competições europeias. Inclusive dei como exemplo o River Plate e o Corinthians.
Disse que se o NES fosse campeão merecia uma estátua no Museu pois achava este plantel fraco, achava que o Brahimi teria acabado por sair e não acho os centrais bons.
Nunca pensei em momento algum estar nesta posição, a depender só de nós para sermos campeões. Por isso nem devia de estar assim, desolado, triste como a noite quase sem querer sair a rua. Mas cada vez gosto mais deste clube cada vez mais tenho orgulho em ser do FCPORTO.
Cumprimentos
Bruno Moutinho Guedes - 23657
Caro DVP e Amigos:
ResponderEliminarTantas sugestões para constituir a equipa e não entendo que não seja mencionada a mais lógica: com a ausencia do André André , não deveria ter jogado o Herrera, mantendo o 4x3x3?
O Herrera á bom jogador e o substituto natural.
Um abraço.
Realmente foi uma desilusão. Todos falharam menos o público.
ResponderEliminarMas é preciso notar que há uns tempos atrás ninguém dava 2 tostões por esta equipa nem por este treinador. Não se pode exigir agora que sejam uma máquina infalível.
Já conseguiram desbravar muito caminho e era natural uma ou outra pedra se atravessar. Continua tudo muito difícil tal como antes. Os jogos piores vêm aí e só aí é que veremos a fibra deste dragão. E veremos se esta desilusão não será benéfica para retirar alguma pressão da equipa. Os recordes de vitorias seguidas que não interessam nada se não ganharmos o título, a fortaleza inexpugnável do Dragão, os recordes do Casilas, os recordes do Soares. Tudo isto pesa e tem de ser retirado do caminho para que a equipa possa focar-se no único e primordial objectivo que é chegar ao título. Tudo o resto é secundário. Tinha de acontecer um dia, um jogo sem Soares marcar, com Casilas a sofre mais um golo, mais vale que seja esvaziado esse balão e que os jogares apurem o seu sentido de determinação colectiva.
Ninguém nos dá nada, tudo o que conseguirmos será por nós próprios. Será preciso muita paciência para chegar ao objectivo que se pretende e se calhar esta paragem veio numa boa altura. Acredito que na Luz pelo menos não perdemos, se bem que temos que jogar indubitavelmente para ganhar, focando-nos em nós próprios, não nos preocupando com as galinhas pretas da sorte do SLB, mais as vacas leiteiras, mais os bruxos e as Maiss do Tarot, que parecem tar todos alinhados com o regime. Preocupe-mo-nos com nós próprios e o resto virá naturalmente.
O nosso adversário principal neste momento é o Benfica mas podia muito bem ser a Sanjoanense que para nós dá na mesma. O que queremos é ser campeões seja com quem for. A nossa festa terá de ser pelas nossas vitórias e não pelas derrotas dos outros.
Força FCP!
Tal qual, felizes pelas nossas vitórias e não pelas derrotas dos outros.
EliminarLoveporto
Já vejo aqui portistas a ir na cantiga do André Silva se fazer aos penalties... Incrível como a propaganda consegue ganhar apoio mesmo do nosso lado da trincheira...
ResponderEliminarOntem, dos dois pl quem estava a mais os 90 minutos era Soares (justificado pelo esforço de Turim mais uma vez sozinho na frente).
Cumprimentos
Pedro Santos
Excelente comentário do autor do mais conceituado e racional adepto portista na blogosfera
ResponderEliminarDo meu ponto de vista se me permite, tambem houve ansiedade a mais e isso turvou o raciocinio
de todos.
Muito obrigado pela atenção prestada.
E nesta segunda feira de ressaca, e ainda a lamber feridas do dia do Pai que merecia melhor sorte, agarro-me à minha "muleta" a estatistica, e observo a classificação na Jornada 26, isto nos ultimos 3 campeonatos com 34 jornadas (incluindo o presente):
ResponderEliminar2014/15
1º Benfica 65 pontos.
2º FC Porto 62 pontos.
3º Sporting 56 pontos.
4º Sp Braga 47 pontos.
5º V Guimaraes 40 pontos.
Na ultima jornada, esta classificação/ordenação manteve-se igual. O Benfica terminou com 85 pontos, e o FC Porto com 82 pontos, ambos cederam 4 pontos, com dois empates cada, isto nas 8 jornadas finais. Na Jornada 26, e na ultima 34, a distancia entre Benfica e FC Porto foi a mesma, 3 pontos!
2015/16;
1º Benfica 64 pontos.
2º Sporting 62 pontos.
3º FC Porto 58 pontos.
4º Sp Braga 47 pontos.
5º Arouca 41 pontos.
Na ultima Jornada, estes 5 lugares Europeus, mantiveram-se literalmente iguais em termos de ordenação/classificação. O Benfica terminou com 88 pontos, e o Sporting com 86 pontos, ambos venceram as 8 jornadas finais, e a distancia na 26ª Jornada, e 34ª é igual, os mesmos 2 pontos a separar Benfica do Sporting!
2016/17 :
1º Benfica 64 pontos.
2º FC Porto 63 pontos.
3º Sporting 54 pontos.
4º Sp Braga 46 pontos.
5º V Guimaraes 44 pontos.
Conclusões que podem ser validadas, ou não, seguindo o padrão dos dois ultimos Campeonatos, o FC Porto nas ultimas 8 jornadas, terá de ganhar pelo menos 1 ponto de vantagem ao Benfica para ser Campeão. Outro pormenor ou "pormaior" importante, um hipotético empate a zero golos na Luz, numa eventual igualdade pontual final, retira-nos o Campeonato, daí repisar esse ponto, um empate na Luz com golos pode desempatar, e pode ser muito importante nas contas finais!
PT
ResponderEliminarEntão é assim...eu tb estou com uma cabeça inchada pra carago mas, diz-se por aqui que o campeonato já se foi!!!???
Por ir à Luz a 1 ponto???!!
Então e se o slb tivesse ganho e nós tb? Não íamos lá a 1 ponto???
Já sei que, psicologicamente não é o mesmo...mas, continua a ser 1 ponto!!! Em 24 possíveis!
Calma aí gente! Isto não pode ser 8 ou 80!!! Eu até acho q os dois vão perder mais alguns!...
Por mim, apesar da ENORME azia q sinto, JAMAIS atiro a toalha ao chão, era o q faltava!!!
A equipa bloqueou, o grupo bloqueou? Vamos ajudar car****!!!
Ainda quero dedicar este título ao Setúbal e ao papagaio Gabi...fdp!
ResponderEliminarO que é certo é que se ganhassemos ontem teriamos ganho uma média de 0,53 pontos por jogo. Assim ficamo-nos pelos 0,40 nos ultimos 15 jogos....A continuar neste sentido estaremos a passar rápidamente para a frente.
Bom; depois de ler no jornal ojogo o tribunal sobre o trabalho do árbitro neste último jogo, o que pensar da atuação dos mesmos???
Vamos ver o que nos sai na rifa, no próximo jogo.
Acho um bocado estranho que tendo ficado tudo na mesma, tenham saido da toca uns quantos prontos a bater no NES... mais importante ter razao pelos vistos.
ResponderEliminarAltura para bater nao é agora, sobretudo agora.
Tivemos uma optima oportunidade, mas nao foi única. A única é daqui a 15 dias.
Tenho poucas duvidas que o sinal dado, com aquela equipa inicial, aterrorizará os pequenos todos. Se perante adversarios mais fracos formos para cima deles, 95% das vezes ganhamos. Quantas vezes, perante setubais, tondelas, moreirenses da vida, entramos na retranca, à espera...e correu mal.
O NES está cada vez mais agressivo e gosto cada vez mais disso. Falta-lhe ainda um pragmatismo frio à la mourinho, mas começo a acreditar que ele vai chegar lá.
Será preciso cautelas e caldos de galinha na luz, o Benfica em ataque continuado nao mete medo nenhum, mas é uma cobra venenosa no contra e nas transições. Vencemos o sporting dando o jogo (que o jesus adora), com o clube do regime nao vai dar (o vitoria odeia a bola).
Estavamos a encomendar flores e a escolher o fato para o funeral no inico da época...Mas quem diria, em Março, os verdes lá longe e os vermelhos borradinhos de medo com o sopro do dragao no pescoço. Vao ser dois meses quentes quentes.
Silvestre
ResponderEliminarBoa tarde Vila Pouca, como prometido aqui ficam algumas declarações interessantes de Inácio e algo mais sobre O Polvo.
http://opolvoleaks.blogspot.pt/2017/03/bacalhau-com-todos.html
http://www.dailymotion.com/video/x3xopuy
http://expresso.sapo.pt/desporto/2016-03-14-Para-Inacio-o-Benfica-tem-uma-equipa-de-caes-de-fila.-Sao-14-onze-titulares-e-tres-no-banco
Abraço
Silvestre
Chega a ser ridículo como os nossos adeptos mudam conforme a direcção do vento. Leiam-se os comentários ao post anterior e leiam-se os deste. Eu vi o Barcelona virar com "ajudas" uma eliminatória impossível. Os adeptos acreditaram, o treinador acreditou os jogadores acreditaram, e mesmo sem ajudas eles devolveriam a goleada. Há dias em que as coisas não correm bem por muito que se queira. A liga ainda não terminou e ganhar na Luz é coisa que fazemos frequentemente. Aí não vai haver anti jogo e a meu ver o Porto é e está mais forte. Ainda muito vai acontecer, até agora tetra só há dois e penta só há um. Veremos em Maio como termina.
ResponderEliminarNão digam que é bom empatarmos o próximo, porra, esse não é o espírito do Porto. É ganhar o próximo e não depender de ninguém. Porra, já nos contentamos com a mediocridade. Foi esse o espírito do Lopetegui no jogo contra Benfica em que achou que empate dava título e segurou resultado e foi o que se viu. GANHAMOS. NO PRIMEIRO JOGO, JÁ O MERECÍAMOS, AGORA ESTAMOS BEM MELHOR, É PARA GANHAR. EMPATE É MAU RESULTADO. É ESPÍRITO PEQUENINO FICAR À ESPERA DE DESLIZE.
ResponderEliminarolá manuel, o porto faltou meio campo, o andré andre fez mt falta onde andava o caros teixeira acho que nem no banco, se o danilo anda esgotado porque não ter metido o ruben neves, depoitre devia ter entrado pele menos a 15 m do fim
ResponderEliminar