segunda-feira, 20 de março de 2017

Não sacudo a água do nosso capote, mas o anti-jogo agora já merece elogios?


Como digo sempre, nem oito nem oitenta. Se nunca estive eufórico, mesmo após o empate do clube do regime na Mata Real, agora não estou prostrado. É verdade que fiquei combalido, ainda não digeri totalmente, mas é preciso digerir, hoje já estou quase bem, amanhã estarei melhor.
É fundamental não deitar a perder tudo o que de bom foi conseguido, o balão não pode começar a esvaziar, é preciso manter esta onda, chama e entusiasmo, não perder a crença, alma, atitude e carácter que nos trouxe até aqui, acreditar convictamente que vamos à Luz ganhar, ser felizes em Maio, fazer uma festa como nunca se viu na Avenida dos Aliados.

A questão de saber quem tem ou não, estofo de campeão vai colocar-se com mais propriedade no jogo do dia dos enganos. Aí, no confronto directo, veremos quem lida melhor com a pressão - o empate em Paços de Ferreira mostrou um Benfica com dificuldades nessa matéria, o F.C.Porto também falhou muito na noite de ontem. Veremos quem sairá do jogo da Luz mais bem colocado para cumprir objectivos. Recorde-se que os Dragões já estiveram mortos para este campeonato, renasceram, estão na luta, apesar do inesperado contratempo, continuam a depender apenas de si para chegar ao título. Os outros, recorde-se, em Dezembro só lhes faltava colocar as faixas, porque o Marquês já estava reservado.

Entretanto, algumas perguntas que acho pertinentes e que não são apenas prognósticos no final do jogo - nem preciso de citar testemunhos acerca da minha reacção quando soube a equipa inicial -, são questões que entendo importantes, objectivas e construtivas. Para que este passo atrás signifique dois à frente no futuro próximo, isto é, a 1 de Abril.
Para quê mudar, quando a equipa tinha estabilizado com três médios, estava mais compacta, organizada, equilibrada, LIGADA, tinha conseguido uma série bonita de vitórias, aos triunfos, juntado boas exibições? Era preciso dar ritmo a Corona? OK, entrava na segunda-parte. Tinha de entrar de início? OK, Layún no lugar do castigado Maxi, outro médio no lugar de André André, Corona no ataque, André Silva no banco, como no Bessa. Podíamos ter ganho com este sistema e os dois médios? Claro que podíamos, tivemos ocasiões para isso, mas foi notório que a equipa perdeu consistência, muitas das virtudes anteriormente referidas. Ainda podia juntar que depois de um jogo muito exigente a meio da semana, do desgaste que desde cedo se notou em Danilo, ter apenas dois médios, é piorar a situação. Mais, com Corona sem ritmo e Brahimi cansado, para quê um sistema que os obrigava a maior desgaste?
Depois do jogo com o Benfica, ontem foi mais um penalty desperdiçado na hora H. Que o que aconteceu depois desse jogo não se repita agora, a equipa não abale, o momento Rui Pedro aos 90+5, frente ao S.C.Braga, aconteça já na Luz.
A próxima é a jornada das jornadas, aquela em que se vai ver quem é quem. Recuperar bem física e animicamente, entrar na Luz sem medo e para ganhar, é o que todos esperamos. Não mudo uma vírgula a isto que disse num dos posts anteriores, após a eliminação da Champions:
"Pode parecer um paradoxo, mas apesar da derrota e da eliminação, fiquei ainda mais animado e confiante para o que resta da época."

Depois de olhar para dentro, olhemos para fora. Que tínhamos de ganhar, até contra o árbitro, tínhamos. Mas se os lances sobre André Silva, porque são na molhada, ainda admito que Manuel Oliveira não visse, mas a forma como o guarda-redes dos setubalenses abalroou Brahimi, é um penalty descarado, porque não foi assinalado? Curioso, este árbitro que nunca se engana a nosso favor, é conotado pelos benfiquistas, alguns com responsabilidades na arbitragem, como pró-F.C.Porto.

Já levo mais de meio Século a ver futebol, nunca tinha visto uma pouca vergonha como a que a equipa de José Couceiro protagonizou na noite de ontem. Aquilo foi anti-futebol, uma crime contra o desporto-rei, pior, vinha do balneário, foi trabalhado, fazia parte da táctica e da estratégia. Como disse ontem, se fosse treinador de uma equipa com aquele comportamento... pelo menos, pedia desculpas ao público. Não devia valer tudo e ontem para Couceiro, jogadores e médicos, valeu. A esta gente eu não emprestava nem mais um jogador.

Os vendilhões da queimada:
Os primeiro vendilhão chama-se Vítor Serpa.
Habituado às facilidades que o Belenenses deu ao Benfica na penúltima jornada e ao ver o Paços lutar e criar problemas aos da Luz, Serpa não disfarçou a azia e o incómodo e não se coibiu de afirmar que a equipa da Capital do Móvel parecia estar a jogar a vida frente ao clube do regime.
O Paços estava a jogar a vida, o Vitória o que estava a jogar? O abono de família, não era Serpa?

Outro vendilhão, melhor, o vendilhão dos vendilhões é o freteiro com calo no cu como o macaco, Delgado.
No Marítimo 2 - Benfica 1, ataque ao anti-jogo, à falta de fair-play. Hoje, nem uma palavra sobre o vergonhoso comportamento dos sadinos, grandes elogios ao treinador do Vitória de Setúbal.
Os dois devem achar natural um guarda-redes começar a queimar tempo no 1º minuto, cair e ficar a contorcer-se mesmo sem ninguém lhe tocar ou a equipa médica entrar três vezes em campo enquanto o resultado esteve zero a zero; não entrar nenhuma durante a vantagem do F.C.Porto; para depois, a partir do momento que o Vitória empatou, entrar mais quatro vezes. Devem ter achado muito bem que jogadores saídos de maca, completamente mortos, mal chegavam à lateral começassem a correr feito desalmados. Mas se estes e outros vendilhões do templo que andam por aí, estão muito preocupados com o facto do futebol português perder representatividade nas provas da UEFA e apontam vários problemas, porque não aproveitaram e carregaram sobre o vergonhoso anti-jogo dos setubalenses, condenaram o comportamento da equipa de Couceiro? Seria pedir muito, sobre isso, nada, zero, bola, nicles, deu um jeitaço ao Benfica e isso sobrepõe-se a tudo o resto.

O terceiro vendilhão chama-se Duarte Gomes, o novo comentador de arbitragem do panfleto da queimada. Que Duarte Gomes é benfiquista e conseguiu ver durante a sua carreira de árbitro, coisas do arco da velha que favoreceram o clube do regime, já sabíamos, mas é preciso ter uma grande lata para dizer que Brahimi obstruiu Bruno Varela, não há penalty no lance sobre o argelino do F.C.Porto ao minuto 50. Como se pode ver no vídeo, a bola está muito longe quando o guarda-redes vitoriano derruba o Brahimi. Era penalty, um penalty claro que só não viu quem e no caso, a partir da televisão, é cego ou está a fazer o frete ao clube do regime.

PS - Um jogo que não correu bem, as expectativas saíram defraudadas e a caixa de comentários dispara. Estranho portismo este. Alguns passam semanas sem aparecer, só aparecem nestas alturas para bater, pior, agoirar. Ainda nem jogamos na Luz e já desistiram.

31 comentários:

  1. O anti jogo só é criticável quando afecta o clube do regime. Nesse caso sim! As carpideiras arrepanham o cabelo e choram baba e ranho.Ontem pelos vistos foi normal e merece elogios.É uma CS sem vergonha e vendida aos interesses do clube do regime.
    O empate de ontem foi doloroso , pois pode ter-nos custado o campeonato. Além do anti jogo e de mais uma arbitragem deplorável que nos prejudicou ainda tivemos contra nós um treinador que gosta de complicar o que é fácil e inventa quando não o pode fazer. André Silva tem de jogar sempre ? Está decretado? Ele não é e talvez nunca venha a ser um verdadeiro matador. Tem tido muitas oportunidades e não se vê evolução. Ontem falhou um golo que nem um Júnior pode falhar. Outro erro de NES é o de colocar o Soares a descair para a esquerda. Ele tem de estar na área e não se desgastar nessas incursões laterais. Será assim tão difícil de ver isto? Se NES não vê isso que fazem lá os adjuntos? É complicar e dar tiros nos pés.Assim é difícil atingir os objetivos. Sou realista e acho difícil ganharmos no galinheiro. Temos de ir jogar sem medo e esperar que o treinador não invente. Mas francamente acho que ontem entregamos o campeonato.

    ResponderEliminar
  2. Claramente que não nos podemos deixar abater por este desaire, principalmente a seguir a escorregadela do rival...
    Há que lutar, acreditar e resolver o que não está bem...
    ficamos a jeito, com erros próprios e má fortuna, além de desgaste físico.
    Como sempre, contra tudo e todos, até contra o anti jogo... Foi também das coisas mais nojentas que vi e não digo isto por termos empatado... Podíamos ter ganho, que diria o mesmo... Não se faz.
    agora, sarar as feridas, recuperar as energias e colocar o astral em alta e ir ao galinheiro fazer pela vida...

    ResponderEliminar
  3. Aos poucos vamos lá..mas que ontem doeu..la isso doeu..ainda estou meio orado..ja disse no comentário anterior..só vamos ser campeões se nos mantivemos fiel ao sistema usado contra o boavista..alterando só os jogadores por algum motivo de força maior..neste caso o sacrificado terá de ser André silva..em primeiro lugar está o clube e o André continuava a ser um jogador fundamental..mas para mim no meu onze ideal ele neste momento não cabe..nuno tem aprendido e crescido como a equipa e espero que tenha arrumado de vez está tática suicida..tanto tempo a tentar formar um onze consistente e agora que o encontramos não podemos inventar ainda para mais jogando de 7 em 7 dias..quanto ao resto mais uma vez os meus parabéns Manuel..tipos sem qualquer ética profissional..nem disfarçam..

    ResponderEliminar
  4. Hoje sinto tanto orgulho no meu FCPorto, na sua equipa e no seu treinador.
    Indiferente a um resultado bom ou mau, eu adoro o trabalho do Nuno. Pelo menos eu, não sou treinador de bancada, nem gosto hoje porque ganhamos e odeio amanhã porque perdemos.
    Hoje, sinto náuseas quando vejo a cara de um palhaço dizer que apresentaram um "futebol positivo" e de alta competição.
    Sr. José Couceiro, hoje ficava-lhe bem pedir desculpa ao FUTEBOL.
    O que a sua equipa fez ontem tem a sua orientação, e reflecte o pouco que há em si.
    Mas enfim, alguns "portistas" perdem mais tempo em dizer mal do seu clube na praça pública do que reflectirem na grandeza do FUTEBOL CLUBE DO PORTO.
    Alguns "portistas" merecem um tipo como o Sr. José Couceiro a treinador da nossa equipa.
    Por mim, e se fosse possível, bania o nome deste "competente" treinador da história do meu clube.
    Ontem, a palhaçada feita pelos jogadores do Vitória de Setúbal roçou a infâmia. Mas, se calhar, alguns "inteligentes portistas" gostaram mais dos sadinos do que dos jogadores do meu FUTEBOL CLUBE DO PORTO.
    Para todos aqueles que só são portistas nas vitórias, o meu sincero desdém.
    Fiquem bem com o vosso amigo José Couceiro.
    Fico onde sempre estive, e estarei: a amar e a apoiar o meu FUTEBOL CLUBE DO PORTO, o clube dos portistas.
    Força PORTO, contigo até morrer!

    ResponderEliminar
  5. Acreditemos que este resultado nos vai obrigar a ter uma postura de maior rigor no próximo jogo da Luz.E isso pode ser fundamental para a obtenção de um bom resultado. Só espero que não haja mais uma invenção do NES!!!

    ResponderEliminar
  6. Aquilo não devia ter acontecido. Jamais. Então com aquele ambiente...50 000? Com o Setubal?...
    Foi, é muito duro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, foi muita pressão: podíamos ter subido para o primeiro lugar

      Eliminar
  7. Vamos la ganhar a luz caralho!!!sem medos esgotar os bilhetes e ir para cima deles calar de uma vez por todas essas virgem ofendidas.
    VAMOS SER CAMPEÕES CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  8. Em relação ao antijogo basta dizer que no porto benfas da primeira volta foi um fartote de queima de tempo e os vendilhões acharam bem.. por isso o que quer que esses eliminados digam sobre o assunto para mim vale nada.

    Couceiro Couceiro... Sem palavras...

    Pedro Santos

    ResponderEliminar
  9. Tou muito triste... de facto não consigo perceber porque não fazem um escândalo real pelo anti jogo praticado, foi vergonhoso, é o árbitro permitiu, depois queixem-Se de violência... ontem vi muita gente à minha volta a perder a cabeça com a palhaçada que estava a acontecer em campo. Tivemos muito azar e fomos descaradamente roubados, há que seguir em frente... uma coisa é certa... não é normal uma equipa estar tantos jogos sempre a ganhar, é dos livros, quanto maior a sequência mais perto está de terminar, ainda bem que foi numa jornada onde podia ter acontecido. Agora é só voltar a fazer a mesma sequência outra vez e seremos campeões.
    Confesso que estou um bocado incrédula e venho aqui para beber do vosso ânimo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Vamos acreditar até ao fim, já chegamos até aqui quando poucos acreditavam, eu mesmo não acreditava que NES pudesse por esta equipa a jogar como está, até porque a época já vai longa, custou mas a coisa entrou nos eixos e já que chegamos até aqui vamos acreditar que tudo é possível até porque Maio está ao virar da esquina e temos de ganhar aos gajos e esperar que o Sporting ao menos também lhes roube pontos. De facto o que o Vitória fez foi vergonhoso qualquer coisa estavam no chão a queimar tempo e o sacana do árbitro aceitou aquela merda toda. Equipas assim que insistem no anti jogo deviam de alguma forma ser penalizadas, talvez assim se incentivasse outro tipo de jogo. O monte de merda do Jorge Baptista ontem na antevisao do jogo não conseguia disfarçar a azia pelo empate do clube dele, só merda pá

    v99

    ResponderEliminar
  11. Silvestre
    Boa noite Vila Pouca, o onze inicial apresentado ontem por Nuno Espírito Santo não me pareceu mal elaborado, até porque durante os primeiros 45 minutos marcamos um golo e poderíamos ter obtido outros, pois tivemos oportunidades claras para tal, contudo faltou discernimento ou destreza, já na segunda parte parece-me que Nuno Espírito Santo leu mal o jogo, dado que as substituições pouco ou nada acrescentaram, por exemplo em vez de Diogo Jota poderia ter entrado Otávio ou Rúben Neves para suster o meio campo e nos dar outra lucidez, mas tal não sucedeu, por isso em vez de procurar o triunfo com critério tentamos com a força contra um muro demasiado povoado, enfim oxalá tanto Nuno Espírito Santo como os jogadores tirem as devidas ilações do ocorrido e no próximo desafio conseguimos ser mais consistentes e prespicazes, pois temos capacidade e valor para vencer no galinheiro,bem como para reconquistar o título de campeão nacional.

    Depois o comportamento do Setúbal ontem foi vergonhoso, do primeiro ao último instante,com diversos jogadores a caírem com um estranho aparato, mas sem consequências físicas, ou seja a efecturem meras palhaçadas, isto sob o comando de José Couceiro que quis somente jogar sujo, efectuar anti-jogo e tentar pontuar a qualquer custo, enfim passou assim a si próprio um atestado de pura incompetência, para além disso foi determinante mais uma vez os gamanços que fomos alvo,ou seja as três grandes penalidades não assinaladas a nosso favor o que obviamente condicionou o desenrolar dos acontecimentos e o desfecho do desafio.

    Finalmente o pasquim da queimada, assim como outros meios de comunicação social enalteceram a postura do Setúbal e abafaram a influência arbitral no resultado, tais factos só comprovam a desonestidade intelectual de algumas pessoas, nomeadamente de Vítor Serpa, José Manuel Delgado e Duarte Gomes que são uns meros servos ou prostitutos ao serviço de Luís Filipe Vieira e companhia.

    Abraço
    Silvestre

    ResponderEliminar
  12. Fiquei desiludido com este empate, mas no fundo, não alterou muito. Se ganharmos no salão de festas, seremos campeões.
    Vamos acreditar e continuar a apoiar a equipa.

    Abraços

    ResponderEliminar
  13. Na minha opinião um dos elementos do banco com menos preponderância no jogo, por exemplo João Pinto, deveria ter ido ao banco do Setúbal na primeira parte e pintado a manta (sabendo que seria expulso)!! Lembrar ao FDP do Couceiro o que estavam a fazer e fazê-lo ganhar vergonha na cara! Mas nem o NES foi capaz de encostar o Couceiro na conferência de imprensa!!!


    PS - ouvir o gordo dos vermelhos dizer que algum dia isto vai acabar mal e o nosso diretor de comunicação é um dos culpados é de bradar ao céus! O Serrão não responder é lamentável...

    Pedro

    ResponderEliminar
  14. Boa noite,

    Demos um balão de oxigénio enorme para a mourada.

    Nunca na vida podiamos perder pontos em casa,temo que este resultado tenha implicaçao decisiva no campeonato

    A pressão passou toda para o nosso lado.

    Veremos como reagiremos a esta porrada de ontem.

    ResponderEliminar
  15. F .C. Alentejano do Porto21 de março de 2017 às 00:54

    Boa noite.

    Volto a comentar (apesar de sempre ter acompanhado o Blog), não para criticar o treinador ou os jogadores, pois isso não volto a fazer até ao fim do compeonato, mas apenas para me referir a duas ou três coisas.

    - O comportamento do Setúbal foi miserável e vergonhoso, e como é evidente, teve o dedo do seu treinador, que não passa de um hipócrita que pretende passar por sério e moralista.

    - Depois do que ontem se viu (nunca tinha visto o Setúbal com esta postura, e não deve ser coincidência o clube do regime ter empatado um dia antes!), e após o presidente setubalense ter dito que o clube do regime era o abono de família deles (nós sabemos de que forma!), percebo o motivo porque os calimeros lhes retiraram os jogadores emprestados.

    - Concordo com o Amigo Vila Pouca, jogadores emprestados para o Setúbal, nem mais um! e o mesmo se aplica ao Belenenses, Tondela e Braga, que são tudo menos clubes amigos do F.C.Porto.

    - Quanto ao artista do apito, desde que foi "apertado" pelo presidente do clube do regime, sempre que apita o F.C.Porto, tudo faz para agradar ao "dono do futebol português", basta lembra o jogo no Estoril, e ontem caprichou em compensar o clube do regime pelos dois pontos que ele perdeu contra o Setúbal.

    Ainda acredito, desde que o Porto seja Porto.

    Força pelo F.C.Porto

    ResponderEliminar
  16. Este Sr. manuel Oliveira já nos tinha prejudicado este ano num jogo em casa, salvo erro, que acabamos por ganhar.

    Ha 4 lances de penalty, 3 reconhecidos pelo Tribunal do OJOGO que de portista nao tem nada.

    O FCP nao deveria fazer exposiçao ao Presidente da FPF e Liga sobre o modo como esta a decorrer o campeonato?
    Nao deixa los esconder.
    Afinal há um Presidente da FPF ou nao ?!
    Sao pelos menos 3PENALTYS !!!!!!!!!
    E o Sr. Couceiro que apresentou um nivel de anti jogo raramente visto deveriamos dizer lhe que nao volte a falar de respeito pelo futebol ?

    Se os bermelhios nao ganhassem um jogo e arbitragem nao visse 3 penaltys até a policia chamavam ??????

    O que se passou com o fiscal de linhs do Setubal/Benfica ? e que parece é o do ultimo golo do Mitroglou em fora de jogo.

    ResponderEliminar
  17. Caros Portistas!

    Apenas hoje encontro lucidez para um comentário. E ainda decepcionado...

    Mas não descrente! Acredito numa vitória no "nosso" salão de festas! Há muito que escrevo que, esta época, se há-de escrever direito (FC Porto campeão!) por linhas tortas (toda a manifestação de esplendor do estado lampiónico!).

    Este empate com o Setúbal foi o derradeiro teste à equipa do FC Porto quanto ao seu "Estofo de Campeão". Não, obviamente, pelo resultado em si, pois o empate é comprometedor daquele estatuto e pode reflectir ainda um bloqueio mental na equipa para assumir uma liderança e continuarem, assim, a pensar pequeno. Nessa perspetiva estaríamos chumbados. Mas para o que daqui pode resultar. Das duas, uma: ou esta equipa ainda se conforma com o estatuto do "quase que conseguíamos", estilo sporting, pensando pequeno e aceitando para si aquele dizer popular tão português do "quando mal (2º lugar, leia-se), nunca pior!", ou... ou vamos à luz ganhar como já tantas vezes fizemos nestes últimos anos e assumir, definitivamente, em campo, em casa do adversário e ante o maior rival, que queremos muito ser campeões!!!

    O melhor vídeo motivacional que NES podia passar à equipa seria mostrar-lhes o jogo do 1-3 para a Taça de Portugal, na luz, onde a equipa de AVB deu, provavelmente, uma das melhores provas do que é, na história do FC Porto, uma vontade sem limites de derrotar o adversário, virando um contexto desfavorável (0-2 no Dragão). Fazendo desse jogo uma metáfora, o 0-2 da 1ª mão é este empate com o Setúbal, em casa, sendo que a vitória na luz servirá para demonstrar a toda a gente quem é o melhor, quem contra tudo e contra todos vai ganhar e merece ganhar, não só o jogo, mas o campeonato! Este jogo é, na minha perspectiva, uma final: quem o ganhar sairá campeão, independentemente dos 7 jogos que ainda faltarão, pois o efeito mais que natural será embalar o vencedor para o título e deprimir o derrotado nos jogos que se seguem, tropeçando ainda mais.

    Notas finais:
    1 - O Setúbal na liga inglesa era irradiado do futebol.
    2 – O jogo cobarde do FC Porto de Lopetegui, há 2 anos, quando não teve coragem de assumir, logo nesse jogo (empate 0-0), que queria muito ser campeão (e tendo todas as condições para isso), é a antítese do que NES e a sua equipa têm de demonstrar no próximo clássico. Para cima deles sem medo, que atordoados já eles andam!
    3 – Os pasquins desportivos da capital dão hoje a prova evidente de que se tem mesmo de escrever direito por linhas tortas! Então o pasquim da queimada tenta humilhar mesmo, como se o clube do regime já tivesse ganho alguma coisa: “A sério? O FC Porto empatou?”. Este ar trocista e de gozo quando ainda nada está garantido, só lhes pode correr mal! Se eu fosse ao NES cobria as paredes do balneário com a capa de hoje do pasquim da queimada e soltava as rédeas à equipa no dia dos enganos, no “nosso” salão de festas!!!

    Abraço Portista!
    PB

    ResponderEliminar
  18. Bom dia Amigos,

    Podemos nos queixar de tudo e mais alguma coisa mas a verdade é que lhes demos razões para ficarem a rir de Nós a grande. Eu estava habituado a que isto acontecesse ao contrário, ou seja, eram sempre eles que festejavam antecipadamente e estatelavam se ao comprido, desta vez contudo parece que as coisas mudaram para N/ desgraça.
    Trabalho em Lisboa, e ontem nas conversas de Café via Gente a rir se a grande e a vontade de lhes partir a boca a crescer...a única verdade no entanto, é que no Futebol como na Vida, há Oportunidades pelas quais nos fartamos de esperar, e quando aparecem simplesmente não podemos falhar e Nós falhamos completamente.
    Se este erro não for corrigido no Jogo que se segue, este estatelanço ao comprido ficará definitivamente como o momento da Época 16/17.

    Abraço a todos os que sentem e vivem o Porto.

    ResponderEliminar
  19. Céus, que já começo a ver o "espectro fantasmagórico do ilusionista" Basco, "ABRENÚNCIO QUE ME ESTÁS A TENTAR". (LOL)
    Independentemente de ganharmos bola pelo 4 ano consecutivo, NÓS OS PORTISTAS, temos de continuar a apoiar o "DRAGÃO".
    Quanto ao pasquim a "borla", só digo duas coisas, uma é que espero que o "AZUL E BRANCO" não volte em tempo algum a convidar o lepr@, a outra é agradecer a "gasolina" da motivação (tenha o FCPORTO engenho, arte e sorte para responder à altura).

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  20. Esquecem-se todos de uma coisa! Com ou sem anti-jogo este Setúbal já tirou 9 pontos em 12 ao FC PORTO e ao clube que agora reclama a torto e a direito! E este Setúbal mandou borda fora da Taça da Liga o Sporting!
    E se na primeira parte os golos cantados tivessem entrado, ninguem aqui estaria com azia! E se na segunda parte a bola ao ferro do André Silva entrasse, Nuno tinha feito muito bem em manter o rapaz na equipa! E se o árbitro marcasse pelo menos um penalti e este fposse concretizado, também o jogo tomartia um rumo igual aos anteriores.
    Sei que são muitos "ses", mas não vamos agora entrar no descaramento, na aberração de dizer que este empate nos pode ter custado o titulo!!!
    Com vitória ou sem vitória teriamos na mesma que ganhar na Luz. E eu caredito que sim. E mais, até sou dos que acham que este empate caiu que nem ginjas. Obriga o FC PORTO a ter concentração total, na busca do melhor resultado possivel que é a vitória!
    O resto são fait-divers, como dizia o meu ex-professor de ginástica, Hernâni Gonçalves. E a comprová-lo basta passar os olhos pela porca da CS desportiva!

    ResponderEliminar
  21. O setubal fez o mesmo com o clube do regime, mas é mais sintoma que feitio. Os clubes pequenos estão cada vez mais desesperados, falidos e sem rumo. O que deve preocupar e deturpa a competição, são reacções como a do Sporting ao retirar os emprestados. Isso sim deveria de ser ilegitimo e com punições profundas.

    O Setúbal, que nem é historicamente dos piores, vergou-se ao desespero e na verdade resultou. Quer com o clube do regime quer connosco. A melhor forma de combater isto é dar 7-0. E humilhar esta gente.

    Acho enorme piada à birra que o Rei Midas está a fazer, demonstrando que o plano correu bem no primeiro terço da epoca, quando marcar penalties a favor do Porto era uma impossibilidade cósmica, mas como infelizmente não chegou para arrumar connosco, os senhores do apito têm de entrar na linha novamente, como em parte fez este fim de semana ao não marcar um dos 3 (aceito perfeitamente que não marque o primeiro, é um penaltie puxado) mas teve a coragem de dar descontos para tentar compensar o reumatismo do GR do setubal.

    E concordo plenamente com alguém que escreveu: a capa da Bola de hoje deve ser impressa em formato poster e colocada nos balnearios. Mas o NES deve achar que isso lhe prejudica um hipotetico futuro dentro de meia duzia de anos...

    Gostei da resposta do Herrera "Acho que vai definir parte do campeonato" sobre o jogo com os vermelhos.
    Nesta altura, depois deste anti-climax, é isto que é preciso: nao ter medo e colocar pressão. Ou vai ou racha.

    ResponderEliminar
  22. Bom, passados dois dias, mas ainda a "ressacar", organizo ideias, tento ser racional e equilibrado, meço os aspectos negativos desse empate, tento identificar aspectos relativamente positivos (confesso que é dificil encontrá-los), o positivo, não jogaremos na Luz já no próximo fim de semana, e a Equipa terá duas semanas para sarar feridas, tal como nós adeptos, esta é a minha opinião, outros terão outra bem distinta. Mas se hoje fossemos líderes, pretenderiamos jogar neste fim de semana na Luz, não é verdade?

    Ora vamos lá puxar a fita atras 5 meses, e recordar a classificação na jornada anterior ao FC Porto Benfica na luz. O FC Porto tinha empatado em Setubal, e o Benfica tinha ganho de forma dilatada ao Paços na Luz, a classificação ficou assim ordenada na Jornada 9:
    1º Benfica 25 pontos!
    2º FC Porto 20 pontos!
    3º Sporting 23 pontos!

    O FC Porto, nesse mini ciclo antes de Setubal (Bonfim), tinha acumulado 3 vitórias consecutivas e seguras (Boavista 3-1, Nacional 4-0 e Arouca 3-0). O FC Porto se tem vencido no Bonfim, ficaria a 3 pontos do Benfica, e com a forte possibilidade de os igualar no clássico no Dragão, isto em caso de vitória. Empatamos a zero em Setubal, e na semana seguinte, no Dragão registou-se um empate tão injusto, quanto cruel, porque afinal o futebol nunca foi justo. Onde pretendo chegar? Há 5 meses atras, o empate do Bonfim, e consequente quebra daquele ciclo de vitórias, não teve influencia alguma no clássico, porque o FC Porto subjugou literalmente o Benfica, todavia a habitual vaca encarnada voltou a dizer presente, neste processo, temos de ser rigorosos, jogámos em casa, inversamente, no dia dos enganos, jogaremos na Luz, mas não creio que esse seja um problema.

    Ora vejamos, entre as temporadas 1974/75 e 2015/16, ultimos 42 Campeonatos pós Abril, qual o balanço dos 42 resultados do FC Porto na Luz? 11 vitórias, 17 empates e 14 derrotas. Isto é, tomando o empate na Luz como resultado positivo, o FC Porto na Luz nos ultimos 42 anos, juntou 28 resultados positivos, e apenas 14 resultados negativos, ou derrotas. Concluindo, o FC Porto na Luz nas ultimas 42 partidas para o Campeonato, tem o dobro de resultados positivos, e a tradição pesa e de que maneira, não, isto não é crendice, ou fezada, aliás, esses registos são reforçados no passado recente, ultimos 10 jpgos do FC Porto para o Campeonato na Luz : 4 vitórias, 4 empates, e 2 derrotas (o dobro das vitórias). E estes registos, tanto não fazem parte da crendice, que se imortalizou aquela frase de Pedroto : "Quando o autocarro do FC Porto atravessa a Ponte Arrábida (para jogar em Lisboa) já vai a perder por 1-0", a realidade hoje ou pós Abril é bem distinta (e os registos/resultados do Estado Novo versus Campeonatos em Democracia confirmam esse padrão), aliás, as Equipas do Benfica, sócios e massa adepta ficam atormentados e muito inseguros quando o FC Porto visita a Luz!

    (já volto)

    PT

    ResponderEliminar
  23. Complementando, o Campeonato está vivo, continuará vivo, e está dependente de um bom resultado na Luz. Opinião pessoal, um resultado positivo na Luz dada a recente reviravolta animica, será um empate com golos (já expliquei a minha tese noutros posts), se trouxermos a vitória, é extraordinário.

    Observando FC Porto e Benfica, e respectivas ideias de jogo, analisando friamente e racionalmente o que poderá ser o clássico? Um jogo fechado, muitos novelos tacticos, as Equipas irão tentar anular-se mutuamente, o Prof de ginástica jogará fechadinho a espreitar a transição (aliás, como habitualmente joga na Luz com Equipas Grandes), e um FC Porto assente na sua solidez defensiva, e a controlar o meio campo em superioridade numérica (Danilo/Oliver/André André, versus Fejsa/Pizzi), mas controlar, não é dominar. Aliás, o empate acaba por ser um resultado que agrada a ambas as Equipas, naturalmente, uma bola parada, uma jogada individual, um pequeno detalhe, poderá tudo decidir ou desempatar, mas repito, acredito que será um jogo sem grandes oportunidades. Todavia, quem joga melhor, estará sempre mais perto de ganhar, recordo que no passado recente, ultimas 5/6 semanas o FC Porto tem apresentado um bom futebol, e em contraste, o Benfica tem vencido, mas longe de convencer, veremos se o empate com o V Setubal, influenciará a qualidade e fluidez do futebol do FC Porto.

    (não subscrevo a opinião deixada pelo PB às 10:39 para a Luz, se não defendo um Porto com muitas amarras defensivas, também não defendo um Porto na Luz, em modo 4-4-2, ou melhor, o 4 2 4 de Setubal, porque o Benfica na Luz sabe jogar muito bem na transição com Equipas Grandes, porque afinal, uma derrota na Luz hipoteca o campeonato, e não me parece que eu esteja a ser redutor, ou pouco ambicioso).

    Portanto, hipotese meramente académica, validando o empate no clássico, o FC Porto continuará a mero ponto do Benfica. Então, avançemos para um mini ciclo de 3 jornadas:
    28ª FC Porto Belem / Moreira Benfica!
    29ª Braga FC Porto/ Benfica Maritimo!
    30ª FC Porto Feirense/ Sporting Benfica!

    Assim, se o empate prevalecer no classico, pelas razões que em cima deixei, a chave do Campeonato, estará entre as Jornadas 29 e 30. O FC Porto joga em Braga, o Benfica na Jornada seguinte joga em Alvalade. Para os mais cépticos, recordo que o FC Porto nos ultimos 5 Campeonatos, ganhou 4 partidas consecutivas no Axa, e apenas perdeu na ultima temporada. Concluindo, no final da Jornada 30 (com 4 partidas por disputar), quem chegar aí líder, terá 90% de probabilidades de ser Campeão, um campeonato que poderá também terminar em igualdade pontual (o ultimo que assim terminou, foi o campeonato 1977/78 "momento Ademir"), daí que, volto a reforçar, o empate com golos na Luz pode também, ou muito decidir!

    E termino, estas teses deixam de ser válidas, se por exemplo, o Feirense repetir o que fez no Dragão em Dezembro na T Liga, isto é, não há espaço para mais surpresas como a ultima, com o V Setubal!

    PT

    ResponderEliminar
  24. Bom dia,
    Foi um golpe duro, porque as expectativas estavam muito altas. Julgo que todos acusaram a pressão, o Benfica por jogar primeiro, o Porto por jogar a seguir sabendo do resultado do Benfica, é complicado... Talvez... ou melhor, seria importante se jogássemos sempre primeiro do que o Benfica por todas as razões, por outro lado, se jogarem eles primeiro, podem ceder mais facilmente à pressão, não é uma ciência exacta, como dizia o outro...! Foi uma jornada em que beneficiou apenas o Sporting, embora praticamente já não conte mas com a palavra mais importante, mais lá para a frente, isto, se continuarmos na luta e sairmos da Luz com os 3 pontos ou com um empate. Mas como já escrevi anteriormente, estamos na luta, a 1 ponto, o objectivo era sempre chegar à Luz nestas circunstâncias e, obviamente, gostávamos de ter chegado em primeiro mas paciência, não estamos pior, fundamentalmente! Tranquilo, nada está perdido, bem pelo contrário, a chave vai estar na Luz, embora a partir daí, mesmo com empate, já não dependamos de nós! Imaginem jogar lá e eles a precisarem de jogar para a vitória obrigatória, com 1 ponto atrás, totalmente diferente, tenho a certeza absoluta que íamos comê-los porque, como referiu, e bem, eles não sabem lidar com a adversidade, com a pressão! Vamos ver, estou confiante, eles não são melhor do que nós e sabem-no... a história vale o que vale, mas é um estádio de tripla, onde temos saboreado excelentes resultados! Acredito que por tudo o que passamos esta época, vai ser ali que vamos arrancar definitivamente para a conquista do título! Se não der, que tenhamos feito a vida negra àqueles desgraçados e que fique tudo em campo e, se assim for, vamos estar bem mais perto de arrancar para o título! Repito, nestes últimos 2 meses, colocamo-nos na luta, chegamos a esta jornada não pior do que queríamos, só depende de nós! Força!!

    ResponderEliminar
  25. São mesmo pequeninos...esses porcos da Bola...já sabíamos que não valem dinheiro branco, mas a primeira página de hoje mostra bem aquilo que são. Não percebo como é que essa corja imunda tem acesso ao Dragão. Mas pode ser que lhes saia o tiro pela culatra. Os nossos jogadores que fixem bem a cara desse merdas desse Ederson. Daqui a 15 dias perguntem-lhe como é que ficou o jogo no galinheiro. Saúde.João.

    ResponderEliminar
  26. Curioso, ontem mesmo em três canais comprovei eu próprio, como se alinham discursos literalmente iguais. O execravel Silva, o Gordo, e o rapazito que deixa crescer a barba para se sentir mais homenzinho, o Ventura, todos, todos sem excepção apontaram o dedo ao Presidente Pinto da Costa, pelo facto de este ter descido ao balneário ao intervalo, e ter interpelado o Couceiro pelo vergonhoso anti jogo. Isto é, o Presidente tem legitimidade para estar naquele espaço, e essas supostas afirmações serão merecedoras de algum castigo? Terá afirmado alguma mentira? Lesou a honra de alguém? Naturalmente, acredito que tal tivesse sucedido, a eventualmente o Varela ou o Joao Carvalho terão sido as "alcoviteiras", ou quem sabe, o próprio Couceiro!

    Porque vi e ouvi, o que sobretudo relevo é este discurso tão elaborado, tão alinhado, tão igual, por parte dos execraveis membros da máquina de propaganda do Sport Bieira. Aliás, o coro tem resultado, o André Silva pode ser agarrado ou empurrado dentro de area que nunca é GP, já com o Soares, os defesas adversários podem cometer faltas que elas não serão marcadas, mas inversamente contactos legais do Tiquinho são recorrentemente faltas ofensivas. Isto confirma que essas práticas nada leais, acaba por compensar!

    Os nossos "representantes", e sublinho, não oficiais, são aquilo, o Aguiar ou o Serrão, é mais do mesmo, fraquinhos, fraquinhos... Aliás, apesar do FC Porto não ter naqueles paineis representantes oficiais, o proprio Presidente directa ou indirectamente já apontou o dedo ao Serrão e ao Aguiar. Por exemplo, na deslocação a Turim, o FC Porto levou convidados na comitiva como é habitual, o Miguel Guedes, o Padre Jorge (o que este senhor sofreu com o Guerra na TVI) ou o Paulo Baldaia, viajaram como convidados do FC Porto, e sem surpresas o Serrão e o Aguiar ficaram em terra, e ainda bem!

    PT

    ResponderEliminar
  27. Duarte Gomes, essa mente brilhante da arbitragem que conseguiu marcar um penaltie contra o Estela da Amadora, fora da área e ainda por cima, mão do Luísa, anda pela SIC, miserável canal cheio de Benfiquistas e Sportinguistas. Mais um que mostra bem como estamos na TV. Só testa uma solucao: Ganhar no lugar da freguesia de Benfica. José Carlos - Rio Tinto

    ResponderEliminar
  28. Tenho pena do vitória de setúbal já não poder descer de divisão, porque quem se presta a fazer uma exibição daquele nível não merece outro destino.
    Quando vi a equipa a queimar tempo desde o 1º minuto, quando vi jogadores a festejar efusivamente ter defendido a bola em cima da linha de golo, fiquei preocupado com o que poderia ser o desenrolar da partida. O golaço de Corona foi como um tranquilizante, pensei que o pior estava feito, mas veio o 2º tempo o golo setubalense e o regresso ao antijogo depressa me devolveram ao nervosismo, ansiedade e preocupação.
    Eu estive sentado no sofá e senti dificuldade em controlar os nervos, calculo o que terão sentido os jogadores, em campo, perante 50 mil adeptos. A cabeça não ajudou o coração e o resultado foi o que todos vimos.
    Aquilo que a equipa treinada por Couceiro fez foi o cumulo da falta de fair-play, sobretudo diante de um clube que sempre colaborou com o empréstimo de jogadores.. Se contra nós foi assim quando enfrentarem o sporting que lhe sacou jogadores emprestados após eliminação da taça da liga, não chega a haver jogo concerteza...
    Esta é para os jornais: então e o destaque devido a José Manuel, jogador do Fc Porto emprestado ao setúbal, que marcou o golo da vitória frente ao
    benfas???

    É não esquecer que já la vão 15 penaltys por assinalar a favor do Fc Porto só esta época e ainda faltam jogar 8 jornadas.. é que parece que já foi ha muito tempo, mas não foi tudo no decorrer da presente época.

    Nós vamos ser campeões, é o nosso destino.
    Força POOOOOOOOOORTO
    Sfelgueiras

    ResponderEliminar
  29. Costa & costa
    Mais logo no Universo portistas Bancada vamos provavelmente saber mais coisas, mais novidades da Besta Vermelha com cheiro a enxofre. A saga continua dos lambe/cus lampionicos que são outra espécie de praga que nem o DDT os elimina.

    Essa canalhada de ex/árbitros, comentadores e paineleiros vermelhos, de uma comunicação social nojenta a cheirar a dejecto de Abutre que apoia toda essa corja de rastejantes. Desde da porte 18 do pó branco e tacos de basebol, até as tochas e verilaytes assassinas. Esta ética de grandes profissionais da caneta vermelha, procuram esconder, branquear o comportamento de todos estes gangs de lampiões que ameaçam famílias de árbitros escrevem na paredes de casa de pasto para criminar o FCP, riscam carros dos homens do apito para os atemorizarem.

    O padrinho vermelho depois de ir ao conselho de arbitragem dar um raspanetes aos coitados, e agora como estamos próximo de um clássico e o campeonato a caminhar para o fim e já não lhes cabe um feijão no cú, proibiu todos os seus súbitos bem mandados de ir a Gala só para atemorizar alguns Sendeiros da FPF para colherem benefícios. Ratoeiras, Batoteiros, Praga que querem ganhar a qualquer custo.

    ResponderEliminar