sábado, 18 de março de 2017

Nuno Espírito Santo, por Felisberto Costa


Não sei fazer futurologia, pelo que não posso afirmar que o F.C.Porto vai ser campeão já este ano. Eu e 99% dos adeptos portistas acreditam, devem acreditar e tem obrigação de acreditar.
Mas isto não foi assim que começou. Aquando da triste e vergonhosa época passada, sobretudo a parte final, onde os jogadores estavam anímica e psicologicamente de rastos, e num tempo em que não tivemos treinadores á altura de combater essa depressão, nós os adeptos também ficamos tão ou mais deprimidos que a equipa em si. Eram os assobios, as vaias, a ausência, até quase a chegar á indiferença, sobretudo daqueles que são F.C.Porto só nas horas de vitória.
Na ponta final desse triste campeonato, Pinto da Costa, fez saber que tinha contrato assinado com Nuno Espírito Santo e, aproveitaria o final da temporada para ver quem era ou não era PORTO!
Verdade seja dita, ninguém compreendeu a mensagem, clara e explícita do presidente! Todos nós olhamos para o lado. Todos nós achamos que estava a falar dos jogadores, da SAD, do roupeiro ou do tratador da relva. Mas essa mensagem também era para nós adeptos do F.C.Porto!
Pinto da Costa, no meu entender proferiu a sentença, abrangendo todo o universo azul-e-branco. Demorou, mas notou-se. As saídas, airosas ou honradas, como é apanágio deste enorme clube, mostraram quem não se adaptou. As entradas trouxeram gente que quer ganhar, que está disposta a sofrer para ganhar!
Como diz e bem o meu amigo Vila Pouca, Pinto da Costa é para o bem e para o mal, o responsável de todas as horas. O timoneiro, viu, compreendeu e… agiu! Bendita a entrada do engº Luis Gonçalves, homem que trouxe do frio do leste, o calor do Dragão!
Mas, faltava algo muito mais importante, e creio que ainda falta a uma pequena falange de portistas: convencer-nos que Nuno era o treinador que o F.C. Porto precisava.
O caminho foi árduo. As pedras e obstáculos que se depararam pela sua frente foram gigantescas, desde eliminações de taças internas por erros próprios de uma equipa ainda em recuperação psicológica e anímica, de uma equipa que nenhum treinador credenciado se atreveria a pegar, tendo como exemplo esse sumo-sacerdote da estupidez (não, não é o Jorge Jesus!), Manuel José de seu nome, ter dito que ele próprio não pegaria no F.C.Porto, a juntar ao facto de a maior parte dos árbitros cobardemente, implicitamente, maldosamente sonegar ao F.C.Porto 18 ou 19 grandes penalidades escandalosamente à vista de todos que não houve meio de serem camufladas. O exemplo mais flagrante está na nossa passagem à Champions, onde e com um árbitro imparcial a equipa mostrou que sabia jogar futebol.
Mas a cada jogo menos conseguido e a cada jogo roubado, NES tinha atrás de si um séquito de mãos ameaçadoras, de vozes discordantes, discursos que serviam na perfeição a estratégia dos rivais. Eu mesmo cheguei a embarcar na onda (foi contra o Belenenses, onde insultei barbaramente o nosso treinador) mas depois racional e mais a frio saltei fora dessa onda negativista e populista. E o que fez NES? NES juntou à sua volta um grupo mais que unido. Fechou a porta aos discursos pessimistas vindos da própria casa - foi preciso Pinto da Costa, dizer no seu jeito inconfundível de ironia e gozo, que os assobiadores do Dragão, não eram portistas, eram convidados das empresas que tem direito a bilhetes - e, sem jamais levantar a voz, com um discurso sereno, profiláctico, mas extremamente conciso, levou os bastidores do futebol a emendar a mão. E agora quem chora baba e ranho, quem vocifera quem foi buscar a cassete do apito dourado ao baú, foi o clube do joguem mas é á bola! Cá se fazem, cá se pagam! Foi NES que trouxe a invasão tanto ao Dragão como nos jogos fora. Foi NES que fez de Brahimi um gajo que é capaz de correr um campo inteiro para vir desarmar um adversário junto à nossa linha de canto! E Corona igual! E Marcano que não tinha lugar no Gervide, como diziam muitas bocas? E até o próprio e consagrado Casillas está a fazer uma época de eleição!
Muito caminho se fez caminhando. Muita falta de paciência e calma por nossa parte foi compensada por coragem, abnegação e altruísmo da nossa prinicpal equipa!
E considero-me um tipo feliz, porque sei que este F.C.Porto ainda é só 50% daquilo que pode vir a ser! Mesmo que saiam 2 ou 3 pérolas do nosso colar!
Por tudo isto quero deixar o meu singelo mas orgulhoso tributo ao jovem treinador do F.C.Porto! Foi ele que herdou um grupo de alcoólicos transformando-os em puros abstémios. Foi ele que querendo compreender a equipa, implantou dois sistemas de jogo, que para gáudio dos comentadeiros profissionais, dizem que não é sistema á F.C.Porto! Pois bem, eu digo, um sistema á F.C.Porto é… vencer! O resto é distribuir a rapaziada pelo campo e extrair deles o talento, o suor e a vontade de ganhar!
Uma coisa é certa: com a vitória no campeonato, até os que continuam a desenhar NES irão levantá-lo ao ar! Eu por mim só vou parar na Avenida dos Aliados!

42 comentários:

  1. ... Ninguém fica indiferente a uma "peça" destas !... Erudição,pontos e vírgulas onde devem estar, franqueza ,linearidade no discurso , e , sobretudo ! muito PORTISMO e alma até ao ... Título ! Acreditemos e acreditamos que sim , que é possível, apesar da "campanha" mais que orquestrada pelo colossal- inimigo e repare-se que não falo nele pelas "virtudes futebolísticas" mas sim , pelo andor que se vai agigantando nas manobras e no fogo de barragem ( entenda-se aqui : a "digníssima C.S. com sede em Lisboa...) , que vai engrossando por lá , a todo o pano . Chapeau ! ao Sr. Felisberto Costa.
    Viva o N/FCPORTO , VIVA ! Cumprimentos ao Sr. Manuel Vila Pouca.
    Um Dragão ao Sul do País
    João Carreira

    ResponderEliminar
  2. Vão lá ler o meu comentariozinho no último post. É o último. Vão lá. Não digam que sou bruxo.

    Apesar de um campo complementamente inclinado no final da segunda parte.

    Se ganharmos os dois próximos jogos, acabou-se o campeonato.

    ResponderEliminar
  3. Off-topic:
    Dia 1 de Abril vamos ficar 4 pontos à frente do Benfica, e não 2, como eu estava à espera!

    ResponderEliminar
  4. Boa noite a todos os Portistas,

    Já o tinha escrito aqui anteriormente que iam escorregar hoje. Agora cabe-nos a nós fazer o nosso trabalho que é GANHAR, GANHAR e GANHAR.

    Só assim poderemos ser Campeões. Está tudo nas nossas mãos.

    Saudações Portistas.
    #NãoLhesCabeUmDenteDeAlhoNaBefa

    ResponderEliminar
  5. Silvestre

    Boa noite Sr.Felisberto Costa, realmente após uma temporada desastrosa o Sr.Presidente Pinto da Costa teve a ousadia de efetuar uma escolha que possivelmente não era muito aguardada ou ponderada, dado que a comunicação social apontava noutra direção e sinceramente eu também tinha uma diferente preferência, contudo Nuno Espírito Santo está-se a revelar alguém com enorme coragem, bastante sabedoria, tenacidade e sagacidade, tanto na leitura dos jogos como na gestão do balneário, dado que hoje temos uma equipa personalizada,com ideias, objectividade e determinação do primeiro ao último instante de cada desafio, bem como um balneário unido e fortalecido que trabalha com humildade ou seriedade sobretudo em prol do FC Porto.

    Depois veio o Sr.Engenheiro Luís Gonçalves que contribuiu para solidificar o balneário com uma diferente prespectiva do mesmo, nomeadamente através da promoção do regresso de João Pinto o nosso ilustre capitão, uma pessoa que ama de alma e coração de facto o FC Porto, com esse trunfo e com o ajustamento do plantel em Janeiro ficamos sem dúvida mais sólidos ou capazes e prontos para enfrentar qualquer obstáculo com outra confiança.

    Finalmente caro Sr. Felisberto Costa muito obrigado por este artigo, para além disso apesar dos condicionamentos arbitais dos lampiões e dos gamanços acredito igualmente que teremos um final de temporada feliz, graças à sagacidade de Nuno Espírito Santo, à ousadia e visão do Sr.Presidente Pinto da Costa,bem ao óptimo trabalho tanto do Sr.Eng.Luis Gonçalves como do João Pinto e de uma equipa personalizada ou tenaz.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  6. Os textos do sr. Vila Pouca são uma referência, mas hoje o sr. Felisberto esteve excepcional. E também eu me junto a ele e penitencio-me pelas desconfianças em relação a NES. Podemos não ser campeões, mas o que ganhámos em carácter e determinação ninguém o vai tirar. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  7. Vamos com tudo!!! Tomar o que é nosso de direito

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito deste post.
    Também cheguei a ficar impaciente mas sempre acreditei que se deixássemos de ser roubados que conseguiríamos estabilizar. Foi o que aconteceu!
    Mas preparemo-nos pois ainda estamos muito sujeitos a ataques diversos...

    Amanhã lá estarei com o meu filho de 4 anos no ataque à liderança. Obrigado Paços!

    FORÇA GRANDE PORTO.

    ResponderEliminar
  9. Calma, nada de excessos, amanhã com o estádio esgotado, temos que apoiar e se for preciso levar a equipa ao colo até à vitória.

    ResponderEliminar
  10. Bem...e o caminho está livre.

    v99

    ResponderEliminar
  11. E prontos, o crem@tório matinal lá descobriu um penálti sobre o xoninhas.
    Isto não correu bem. Este apito ainda vai acabar por fazer companhia ao Marco Ferreira.

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  12. Com esperança, mas nada de euforias. Fundamental não enjeitar a oportunidade de ser líder isolado.

    ResponderEliminar
  13. Exatamente vila pouca amanhã vamos encher o dragão e apoiar....e não ir para o dragão como se fosse ir para o cinema. pk não vai ser facil CUIDADINHO

    ResponderEliminar
  14. Sou insuspeito porque, como é sabido, sou apoiante de NES. Contudo não está, nunca esteve, nem estará isento de críticas se as merecer.
    Amanhã temos de ser nós, adeptos, a "marcar" golos.
    Sempre foi, mas a partir de hoje só a união de todos irá fazer a diferença a nosso favor. Não desperdicemos esta dádiva.

    ResponderEliminar
  15. Caramba, amanhã é para ficar em primeiro e se tal acontecer, acredito que será até ao fim. EU QUERO O PORTO CAMPEÃO, EU QUERO O PORTO CAMPEÃO, ALE ALE ALE.

    ResponderEliminar
  16. Muito bem Felisberto..belo texto..amanha com humildade e com um estádio cheio vamos ajudar a nossa equipa perante um adversário com valor..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Madjer, foste desafiado num comentário anterior, para concretizares, mas o teu género é atirar a pedra e esconder a mão. Hoje vinhas com a mesma conversa, nem penses, não gosto de gente assim...

      Eliminar
  17. Amanhã temos de fazer o nosso trabalho.

    MVP, Madjer sou eu ou há um que só usa o nome do craque argelino....

    SOMOS PORTO

    ResponderEliminar
  18. Até que enfim a justiça imperou depois das chouriçadas de Braga e da Feira. Já deviam estar a 6! Amanhã temos que ser sérios e ganhar!

    ResponderEliminar
  19. Boa Noite . Neste domingo, pela primeira vez está época, a equipa vai ter de provar o seu crescimento com o apoio de todos . Não pode haver euforias . O jogo é perigoso e os nervos também . Vamos lá então ganhar ! Um abraço .
    E.Silva

    ResponderEliminar
  20. Vila era para mim ou como é? Quero esclarecer essa história que acho que não é para mim...

    ResponderEliminar
  21. Ponto prévio, respeitar muito este post do Felisberto (a euforia atropela tudo e todos), e sobre o mesmo, deixo a classificação na Jornada 11 deste Campeonato ao dia 26 de Novembro de 2016:

    1º Benfica 29 pontos!
    2º Sporting 24 pontos!
    3º Braga 23 pontos!
    4ç FC Porto 22 pontos (11 pontos perdidos, e a 7 pontos do Benfica)!

    Na Jornada seguinte, a nº 12, o FC Porto aos 95 minutos empatava a zero no Dragão com o Sp Braga. Portanto, quando contarem a história do FC Porto nesta Liga, falem no junior Rui Pedro, guardem uma pagina especial para o Danilo, o Marcano ou o Felipe, reservem um espaço para o Tiquinho, um heroi improvavel, não se esqueçam que o Brahimi se transformou num jogador de equipa, não omitam nessa história o pinheiro Depoitre que encetou com o D Chaves uma preciosa remontada...

    Se o Nuno não ganhar este Campeonato, contem sobretudo a verdadeira história do FC Porto nesta Liga, e reconheçam que pelo menos o Nuno tem esse grande mérito, soube construir uma ENORME EQUIPA! (O Nuno em Julho não era a minha 4ª ou 5^escolha...)

    Mas sabem mesmo o que mais me deixa orgulhoso e satisfeito hoje? Sim, também é verdade, se respeitarmos o V Setubal, e ganharmos amanhã, como é nossa obrigação, seremos líderes isolados, mas não só, o que mais me orgulha neste momento é que eles, os media e não só, voltaram a RESPEITAR O FC PORTO!

    O irascivel Yustrich Vila Pouca, anda a colocar água na fervura na euforia, e faz muito bem apelar à D Prudencia, porque esta Liga só termina a 21 de Maio!

    E entretanto o benfiquista Guilherme Cabral deve estar a terminar um vídeo motivacional de apoio ao Vitória... De Setúbal!

    1 abraço ao Universo Portista,

    PT

    ResponderEliminar
  22. O pacos critica as forcas de seguranca?! A culpa agora é do policia não é do ladrao... tudo o que mete o clube do regime ao barulho cheira a enxofre.

    Ta na nossa mao NES ganhar amanha e mata-los na luz. Eles estao borrados borradinhos.

    ResponderEliminar
  23. PIZZI
    Exibição muito esclarecida, pelo menos até ao momento em que recebe um papel de Rui Vitória com a mensagem “ajuda-me, o que é que eu faço?”. Passou-lhe pela cabeça correr em direcção ao banco e pedir satisfações ao mister, mas teve receio de levar amarelo.

    SALVIO
    Mais uma exibição a fazer lembrar a nossa página de facebook favorita, chamada “Necessito de um abraço. Não perguntes, não digas nada… Abraça-me apenas :/ ♥”. Não gozem, amigos. A página tem mais de 500 mil fãs, muitos deles com Red Pass.

    RAFA
    15 milhões de euros para ser utilizado em meia dúzia de jogos, a maioria deles já em modo salve-se quem puder. É um pouco como comprar uma garrafa de Pera Manca e um dia usa-se no refogado porque se acabou o Casal da Eira.

    RUI VITÓRIA
    É só para dizer ao mister que alguns de nós estão, como é que se diz, no red line

    eheheheheheheh

    ResponderEliminar
  24. Bom dia,
    Chegou o dia!
    Todos juntos vamos empurrar a equipa para a vitória,todos juntos vamos somar mais 3 pontos.

    Lá estarei para te apoiar,Meu Grande Futebol Clube Do Porto.

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  25. A grande diferença é que esta época a SAD resolveu defender a equipa dos roubos arbitrais.

    E os resultados da segunda volta não são alheios à inclusão de Gonçalves e João Pinto no dia a dia da equipa A.

    O Porto Canal transformou-se finalmente no veículo de defesa social do clube, contra um centralismo comunicacional bafiento.

    A falta de acção da nossa direcção perante as vergonhas anti-Porto dos órgãos que gerem o desporto e da comunicação social (toda vermelha), levaram-me a escrever duas cartas de protesto (nem sei se as leram).

    Foi tudo isto que aqui foi criticado. Isto e as substituições suicidas do Nuno em Alvalade, em Roma, no Dragão contra as galinhas, etc.

    O que é criticável, tem que ser criticado. Não temos colinho, portanto, ou somos exigentes ou podem esquecer os títulos.
    Sou contra a corja nova rica dos assobiadores do telemóvel e das selfies. Mas sou a favor de ter dois dedos de testa e saber que a equipa tem fragilidades e que foram cometidos muitos erros de gestão na última meia dúzia de anos.

    Agora todos a puxar para o mesmo lado, mas sem lições de moral das carpideiras.

    Temos, mesmo com um ou outro desiquilibrio, o melhor plantel em Portugal; e vamos ser campeões.

    ResponderEliminar
  26. Caros Portistas,

    Faltam 9 vitórias para atingirmos o nosso objectivo, o resto não interessa.
    Hoje temos mais uma final para jogar em que só podemos ganhar, ganhar ou ainda ganhar!

    PORTO, PORTO, PORTO
    ÉS A NOSSA GLÓRIA
    DÁI-NOS NESTE DIA
    MAIS UMA ALEGRIA
    MAIS UMA VITÓRIA

    O fdp do pinheiro bem tentou empurra-los com faltas que não existem perto da área mas nem assim, eles não valem nada!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  27. Grande texto! A ver se realmente conseguimos unir o universo azul-e-branco para aconteça o que acontecer continuar a desenvolver esta equipa fantástica à volta do NES.

    O Paços deu uma ajuda, mas nao podemos entrar em arrogâncias e festejos precoces (isso é para outros que eu cá conheço). Vamos jogo a jogo, sabendo que ainda temos muitas jornadas complicadas e muitos ossos duros de roer.

    Força Porto!!!

    ResponderEliminar
  28. Madjer Futre, se assinas sempre assim, o comentário não era para ti, era para um que assinou Madjer e que fez um comentário no post: O Dragão voltou e veio com a mesma conversa ontem. Se só assinaste Madjer, obviamente, era para ti...

    ResponderEliminar
  29. MVP eu só assino MadjerFutre sempre , já vi comentários de quem assina só madjer...já me devias conhecer nem sou de atirar pedras e me esconder, atiro logo um calhau e dou o peito às balas, como também ajudo sem me armar em sabe-tudo...

    ResponderEliminar
  30. Madjer Futre se só assinas assim não sei qual é o problema, é óbvio que não era para ti.
    Não, em comentários anónimos não é fácil descobrir o IP

    ResponderEliminar
  31. Mais logo, quem tiver o portismo azedado que se prepare para o adoçar. "O outro clube" engoliu um empate na mata real.

    ResponderEliminar
  32. Estou como o Vila Pouca... Nada de euforias antecipadas, manter a concentração, a calma e a ... humildade...dominar a ansiedade... Se não for assim, as coisas podem correr mal...
    Sobre o texto do Felisberto, fantástico, de um portismo exemplar...Parabéns.

    ResponderEliminar
  33. Boas caro DVP e amigos dragonistas.
    Ontem e hoje os canais​ TVs e seus ilustres comentadores psico fanáticos​ do regime, deixam de passar as imagens do golo anulado do Paços. Contudo, é do mais vergonhoso, esses comentadores, tentarem produzir uma falta dentro da área.
    Loveporto.

    ResponderEliminar
  34. Euforias? Só no fim do jogo!
    Cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém, por isso vamos levar ao colo esta equipa! Em cada posse de bola do adversário uma monumental assobiadela. Em cada apito contra nós, uma monumental assobiadela, e cada vez que sejamos nós a atacar ou a defender, palmas e cânticos até a voz doer!
    Acredito que se ganharmos hoje, vamos á Luz apagar aquilo e fazer a rega funcionar, mesmo que haja uma fdp de uma interrupção para as selecções, que só beneficia a tralha vermelha! Até nisso são uns mijões!

    ResponderEliminar
  35. Sem apelar a esta euforia, que nunca foi boa conselheira e o Vila Pouca e bem, tenta travar esta onda eufórica, mas hoje vou querer muito ouvir no Dragão uma musica editada em Abril/Maio de 2011 :

    É SÓ UM POUCO MAIS DE AZUL, É SÓ UM POUCO DE EUFORIA, É SÓ UM POUCO MAIS DE AZUL, É SÓ UM POUCO DE EUFORIA...

    A euforia se bem controlada, também nos alimenta a Alma, desde que consumida com moderação e sem exageros!

    E porque no Futebol não há segredos, nem recorrentes milagres, afirmo que não sei o desfecho de hoje, o jogo com o Vitória de Setubal é o mais importante, e vale os mesmos 3 pontos da partida da Luz. Recordo que o Vitória virá ao Dragão "vitaminado" com 4 Atletas formados no Benfica, e todos serão titulares, o canhoto Nuno Santos e o criativo João Carvalho (emprestados), o Bruno Varela e o Fabio Cardoso (ambos com passes partilhados). Um Vitória que tem uma Equipa consistente, equilibrada, já roubou pontos aos 3 Grandes (ao Sporting eliminou-o da T Liga), é muito bem orientada pelo Couceiro, e não pensem por favor em goleadas, tais como as que aconteceram com o Tondela ou Nacional, a partida de hoje será dificil, e fundamental sobretudo é ganhar!

    Em contraste, e afirmo-o sem vaidade nem arrogancia, a partida da Luz será menos complicada, isto, se vencermos hoje, como todos esperamos. Na Luz o FC Porto ou ganha, ou empata, é o meu prognóstico, porquê? Porque o Futebol é um jogo simples (sim como jogo, há as variaveis da sorte ou azar), mas observando friamente o momento animico e não só de FC Porto e Benfica, não será dificil fazer prognósticos para o clássico. Aliás, se este actual momento estivesse invertido, não teria pejo algum em afirmá-lo, talvez o omitisse ou ignorasse!

    PT

    ResponderEliminar
  36. Hoje é um dia de festa por todos os motivos, Dia do Pai, vamos ganhar ao Setúbal, atenção para os enervadinhos se aos 10 min não estivermos a ganhar 3-0 APOIEM E NÃO ASSOBIEM LOGO

    ResponderEliminar
  37. Concordo inteiramente com tudo.
    Vamos acreditar, temos uma base para, se não for já esta época, sermos muito felizes nas próximas.

    Abraços Portistas
    Navega

    ResponderEliminar
  38. afinal os desenhos valiam alguma coisa, ele bem nos avisou..

    Força Porto para sempre

    ResponderEliminar
  39. Um jogo difícil para o "DRAGÃO". O Vit. Setúbal tudo fará para que o abono de família fique satisfeito.
    Não percebi este 11 de NES. O meio campo apenas com Danilo e Oliver? Espero estar enganado, mas acho curto.
    O meu 11: Casillas, Layún, Marcano, Felipe, Teles, Danilo, J C. Teixeira, Óliver, D. Jota, Brahimi, Soares.

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  40. Era isso que eu temia...
    Tanto massacre, tanto gol falhado, 1 gol fortuito e pimba, 2 pontos pó c*****

    Como escrevi anteriormente, André Silva e Layun estão destoando...o primeiro falha gols e atrapalha gols, o segundo nem está fedendo nem cheirando, tá em péssima fase, não acerta nada...

    Nada está perdido, tamos na mesma... mas que os jogadores do setúbal devem ter recebido uma promessa monetária bem jeitosa, não há dúvidas, nunca os vi correr tanto como hoje...

    ResponderEliminar
  41. Infelizmente o jogo de hoje vem provar que o Porto não tem estofo de campeão.

    ResponderEliminar