segunda-feira, 24 de abril de 2017

Sinceramente, nunca houve tanto para dizer e tanta vontade de não dizer nada


Apetecia-me falar de mais uma roubalheira, dois penalties para o tecto, uma constante desta época. Dizer que, de facto, como se viu ontem na arbitragem de Rui Costa - árbitro do Porto, note-se e sublinhe-se -, desde que dois supostos adeptos do F.C.Porto foram à Maia e mandaram umas bocas a Artur Soares Dias, os árbitros ficaram cheiinhos de medo, coagidos, condicionados, não é verdade, ratos de esgoto?
Do treinador e da equipa, incapazes de responder afirmativamente quando a coisa apertou, a pressão aumentou e era preciso transcendência, superação, mas em cinco jogos importantíssimos, quatro empates e apenas uma vitória.
De Nuno Espírito Santo, só agora, quando está instalada a sensação que tudo está perdido, tenha saído a terreiro a clamar contra as poucas vergonhas, esquecendo que é líder e um líder de verdade é sempre o primeiro a defender as suas tropas, vítimas de sistemáticos atropelos. Fazer um número de alto e pesado na Luz, esquecendo a agressão a Alex Telles, a vingança vil, mesquinha e provocatória do Palhaço Bambi, deu para ficar bem na fotografia, mas não serviu os interesses do F.C.Porto. Idem após o jogo de Braga, mesmo que o vermelho a Brahimi significasse a perda do seu melhor jogador numa altura decisiva do campeonato. Não podemos ter despertado para uma luta sem tréguas contra um polvo que estende os tentáculos por todos os lados e ter um treinador calculista, macio, encolhido, preocupado com a sua imagem externa. Quem se senta no banco dos Dragões, ter de ser um Dragão, vestir a camisola, dar o corpo ao manifesto, obrigar a escumalha a dizer mal dele. Resumindo, ser fiel ao lema: "Quando os nossos inimigos dizem bem de nós ou estamos doentes ou estamos a servir mal o F.C.Porto." Nunca um treinador sistematicamente apelidado de bom moço, pela corja anti-portista, teve sucesso no banco portista.
Chega de dizer que estamos vivos, quando mais que palavras queremos factos concretos. Andamos a levar demasiados murros no estômago, sofrer demasiadas desilusões, dar muito e receber tão pouco, para que depois de mais uma noite negra, tenhamos pachorra para discursos que se repetem, mas sem correspondência na prática. E se há treinador que nos últimos anos tem tido tolerância máxima e máximo apoio, é Nuno Espírito Santo.

Apetecia-me falar das primeiras-partes falhadas nos dois últimos jogos, queria perceber o porquê de quando se tem Corona joga-se com André Silva pela direita, quando não se tem o mexicano passa-se André Silva para o meio, tira-se Tiquinho Soares do seu habitat natural, onde rende mais.
Mas também queria falar de tudo o que de mau aconteceu antes, durante e no final do Sporting - Benfica. Da trágica morte de um adepto, atropelado, dizem que várias vezes, por um carro conduzido por adeptos e membros de uma claque benfiquista e fora-da-lei. Da falta de respeito dos adeptos do clube do regime durante o minuto de silêncio, mas que o panfleto da queimada praticamente ignorou, quando ainda há pouco tempo foi tão lesto a condenar adeptos do F.C.Porto em situações análogas. Das pressões ao intervalo e que tiveram como consequência um árbitro diferente na segunda-parte do derby e para dizer, parafraseando Rui Gomes da Silva, vulgo Chouriço: não foi por isso que o Boavista desceu de divisão?

Apetecia--me muito falar das declarações dos presidentes de Sporting e Benfica, sempre muito didácticas, construtivas, dois notáveis contributos para a melhoria e pacificação do futebol português. Bruno de Carvalho está castigado, mas não poupa nas palavras - alô, Meirim, onde páras tu? Só lês o Dragões Diário? -, já Vieira o midas de pacotilha, que deve centenas de milhões, o santinho do pau oco, porque a vida que corre bem, dispara forte e feio contra o outro lado da Segunda Circular, apelidando BdC de populista, Vale e Azevedo reinventado. É, mudam-se os tempos, mudam-se os comportamentos. Ainda não passaram muitos anos em que víamos Vieira sair do Dragão a meio do jogo para não se confrontar com a ira das claques fora-da-lei, como aconteceu quando levou cinco. Nessa altura o presidente do Benfica tinha problemas de saúde e os médicos não o aconselhavam a ir aos estádios. Porque no que toca a trauliteirismo, demagogia, mau gosto, como se verificou no pós Sporting -Benfica, continua tudo na mesma, exactamente com os mesmos defeitos que aponta ao líder sportinguista. Ninguém segura a criatura e Vieira até se dá ao luxo de confrontar a comunicação social e esta nem tuge nem muge.
E também me apetecia falar de quando BdC chegou a presidente do Sporting. Sim, porque tenho memória, lembro-me bem que apontou a artilharia ao F.C.Porto e ao seu líder. Nessa altura foi o delírio, na estrumeira da queimada, por exemplo, então nem se fala, o freteiro com calo no cu como o macaco, Delgado, esse teve vários orgasmos triplos. Agora as coisas mudaram, BdC dispara contra o Benfica e Vieira, aí é vê-los a fazer as mais arriscadas piruetas, clamar que não pode ser, é preciso ter tento na língua, isto está a ir longe demais.

Apetecia-me falar daqueles que agora gritam aos sete ventos que é uma vergonha o estado a que chegou o futebol português, mas ao mesmo tempo dão guarida e pagam bem a provocadores, pirómanos e incendiários como Rui Gomes da Silva, o popular Chouriço.
Daqueles que nunca levantaram a voz nem escreveram uma letra contra uma miserável einsultuosa cartilha.
Daqueles que coloboraram num dos piores ataques contra o futebol, como aconteceu em Setembro de 2010, quando iam apenas decorridas 4 jornadas, mas que agora, sem pudor e sem vergonha na cara, se o F.C.Porto, cheio de razão, queixa-se dos árbitros, eles a aí estão, lestos a criticar. São os mesmos desavergonhados que quando os árbitros erram a favor do F.C.Porto estão comprados, regressamos aos tempos do apito dourado, mas se sistematicamente prejudicam os Dragões, é futebol, são seres humanos, como tal, sujeitos a errar.
Daqueles que quando o Benfica ganha está sempre tudo bem, ninguém se atreva a tocar nem com um luva de pelica no mérito do clube do regime, mas quando ganha o F.C.Porto, mesmo em épocas extraordinárias a que corresponderam títulos europeus, lá estão sempre as reticências, o sim, mas...
Daqueles que têm o dever estrito de ser isentos e equilibrados, ter ética e deontologia, mas pisam tudo em nome de uma causa, um benfiquismo doentio e fanatizado. Os que colocam em destaque de capa, mais um profissional da provocação e do insulto, a dizer: o titulo do F.C.Porto é um tributo dos árbitros.

E apetecia-me perguntar porque nunca ninguém ao mais alto nível do Estado diz nada sobre tudo isto, sobre esta comunicação social castrada, capturada pelo Benfica? Porque ficam calados e nada dizem sobre programas de televisão que são autênticos atentados ao desporto, um foco de criação e alimentação de ódios entre adeptos, sempre com os encartilhados em destaque e agora, com a tragédia consumada, vêm com apelos claramente fora de tempo?
E não, não vou falar sobre o Feirense, todas as equipas devem, sempre, deixar tudo no campo, nem que depois do apito do árbitro, caiam prostrados no relvado, como aconteceu ontem no Dragão. Mas quando leio alguns papa-hóstias colocar em causa o profissionalismo de equipas que perdem bem no Dragão, esquecendo os belenenses desta vida, tenho muita pena de não me cruzar com eles na rua e poder dizer-lhes de uma a um cento.

É, meus amigos, há muita coisa para dizer, mas não tenho vontade de dizer nada.

54 comentários:

  1. Caro Vila Pouca,

    O Polvo conseguiu o que queria. Tirou-nos o melhor jogador na fase decisiva da época. Brahimi cirurgicamente afastado. Enquanto não debelarmos este cancro no futebol, vai ser dificil ganhar. O resto é conversa. Não temos jogado bem é verdade. Mas já não me lembro de um jogo em que não tenhamos 2 ou mais penaltis por assinalar a nossa favor. E faltas óbvias, com os arbitros a olhar pra la como foi ontem o rui costa. Estava a olhar, viu que era penalti mas nao marcou. Enquanto isto assim continuar, desenganem-se...
    Até me custa dizer isto porque sou um optimista por natureza. Mas há ali uma bloqueio qualquer. Estas coisas não são por acaso. Os arbitros estão claramente a fazer de propósito. Mas se isto é impossível de contrariar avisem. Porque assim a malta escusa de ver os jogos. Digam logo que é por "x" anos. A partir dessa data passamos outra vez a ver os jogos.Não vale a pena andarmos a fingir que está tudo bem, que no futebol ganha o melhor e depois em cada jogo que vejo é uma roubalheira descarada contra nós e nos jogos dos vermelhos nunca passa nada. Que merda de país foda-se !

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parei de ler quando disseste que nos tiraram no brahimi, agora sem brahimi não dá para ganhar aí Feirense em nossa casa, aqui vai a nossa mentalidade. Por isso estamos assim.

      Eliminar
    2. Leu o meu pensamento, parecemos o benfica antes do LFV, o meu porto de rui barros, futre, madjer, gomes, Sousa, Jaime Pacheco, João pinto,..., bem nos podiam tirar um brahimi, duvido que o brahimi conseguisse um lugar no banco nessa altura. No passado com a arbitragens iguais às do feirense, ganhávamos 5 0. Temos que ter um plantel mais forte, odeio dizer que jogadores do banco do benfica, ajudariam nos a ser campeões, porque eles tb cometem erros mas entre o banco e o titular é tudo igual, jogaram a época toda com lesionados, sem Jonas, rafas, e outros e no fim estão em primeiro, precisamos não de mais mas melhor, bastaria 4 muito bons e seremos campeões a próxima época, esta época como o polvo controla será difícil, mas mesmo com o polvo, com mais 3 muito bons éramos campeoes.

      Eliminar
    3. Sérgio Pereira, o benfica até podia jogar com os juniores oi juvenis que ia em primeiro na mesma. É sempre assim quando as coisas começam a claudicar. Sempre que vao dar um tropeçao la apareçe uma mão amiga que ajuda aa nao cair. Com o FCPorto é ao contrario. Se tivessemos arbitragens isentas (isentas e não a beneficiar) quantos pontos já não tinhamos de avanço?
      Um abraço com consideração
      Ricardo Lopes

      Eliminar
  2. Sr. Vila,não me parece que este presidente tenha vontade de dar a volta a esta situação.
    O homem parece desinteressado, as declarações no final do jogo na luz,a considerar que tinha sido uma grande arbitragem,foram um insulto a toda a família portista..

    Sinceramente,não vejo como sairemos desta situação.

    E não esquecer que mais uma vez a equipa será desmembrada no final da época.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Espero não voltar a ouvir no programa Universo Porto da Bancada o José Cruz a dizer que não poõ em causa a honorabilidade dos árbitros porque isso é fazer de nós parvos.

    Os árbitros não só não são sérios, como não têm carácter. Para fazerem o que fazem ao FCPorto de forma tão despudorada, não são gente confiável. Deviam estar atrás das grades, e digo isto com a mais profunda convicção.

    Façamos votos que os juízes dos tribunais cíveis, não estejam todos também contaminados desta forma porque senão mais vale emigrar para o Burkina Faso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo perteitamente. Sempre com o cuidado de dizer que não é isso que está em vausa. A seriedade e honra dos árbitros. Ora é precisamente isso que está em causa. Os árbitros alguns sao lampiões fanáticos. Outros são desonestos. Outros erram porque nao gostam de nós e tem as costas quentes por Ferreira Nunes e afins. Outros foram levados ate a primeira liga e formados naquela formada do benfas com o inatel. Árbitros proveta sem grandes qualidades mas com uma muito impoetante: serem lampiões e anti portistas. Tipos como o Hugo gil que podia perfeitamente ser arbitro de primeira liga (imagine-se) e Gajos como ele há aí aos magotes na arbitragem. Quantos e quantos são apanhados nas paginas do facebook com alusões ao benfas. Tantos e tantos. A fpf aconselha recato. A não se exporem. Mas de que vale não se exporem? Só não mostram aos outros mas o seu moto está pa. Fanáticos do benfas e ódio ao Porto. Ou o Porto e Sporting se juntam e varrem está gente ou vamos ter problemas. O vieira preparou bem o sistema. Levou anos. Não surgiu do nada. Durante anos e anos foram minando. Controlando. Mudando as pessoas. Até agora terem Controlo total. De á 3/4 anos pra cá começaram a controlar ainda mais a comunicação social já de si completamente vermelha. Lançando notícias e contra noticias contra os rivais. Fazendo com que os rivais fiquem com ar de provocadores e eles uns santos. Isto foi tudo cogitado por tipos como o janela José nuno Martins Rui gomes da Silva etc. A maçonaria a trabalhar. Tudo em prol do estaline de carnide. Com o Hugo gil a fazer o trabalho sujo no facebook. A fazer de pastor a orientar o rebanho. É por isso que até fico parvo quando vejo os nossos quase a pedir desculpa por falar nos arbitros.

      Mancini

      Eliminar
  4. Concordo com tudo o que diz o Vila neste post.
    Esta é a Liga Salazar, como diz Francisco J. Marques.
    Caramba, mas também temos que olhar para nós próprios.
    Não é admissível, numa altura crucial do campeonato, não ganharmos em casa ao Setúbal e ao Feirense.

    ResponderEliminar
  5. De facto, é tudo de tal maneira às claras que o baixar de braços parece inevitável. Mas é nestas alturas que devemos fazer o que fez exactamente neste post! Não os deixar sem resposta!
    Se houver alguma justiça nesta merda de país os incólumes deixarão de o ser em alguma altura, e quando assim for veremos a real podridão de tudo, justiça, cs e governo já para não falar na federação e liga.

    Abraços
    Pedro Santos

    ResponderEliminar
  6. Vila :



    ... De desilusão em desilusão até à desilusão final !



    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Grande post parabens!
    Não há verdade desportiva! O campeonato é uma farsa!O CD comandado por um vermelho encapotado é de fazer corar quem gosta de justiça. O não castigo ao Samaris com um artificio jurídico e o castigo ao Brahimi demonstra bem onde chega o tentaculo do polvo. Os árbitros decidem o campeão com a conivência da CS constituída por prostitutos da escrita autênticos vermes sem coluna. Os programas televisivos com uns paineleiros que branqueiam as tropelias vermelhas e aumentam os pequenos casos azuis só incendeiam o panorama futebolístico.
    A nossa Sad, muda e conformada é responsável pelo estado a que chegamos em que ninguém nos respeita. O nosso treinador que prefere o politicamente correto à nossa defesa é outro que tem culpa neste estado de coisas. Mais um ano a zero! Os únicos que não têm culpa de nada são os sócios e adeptos que gastam o seu tempo, dinheiro e a única paga que têm são desilusões como a de ontem. É tempo de mudar!

    ResponderEliminar
  8. Bom, nem sei por onde começar, talvez observar os ultimos 3 jogos do FC Porto: Belem, Braga e Feirense.

    Denominador comum, a Equipa nessas 3 partidas na primeira parte entrou a controlar o jogo (em Braga não conseguiu), para nas segundas partes entrar a dominar. Controlar/dominar dois conceitos bem distintos do jogo!

    E eu pergunto, porque razão esta Equipa não entra na 1ª parte a dominar, para materializar em golos uma vantagem, para posteriormente passar a controlar o jogo na parte complementar? Esta tendencia, que nem é recente, não será subverter o que uma Equipa Grande deve fazer? Eu não vi diferenças nos dois ultimos jogos no Dragão, com o Belem e o Feirense, a unica diferença é que ontem defrontamos uma Equipa solidária, a viver um bom momento, e que contrasta com o Belem que esteve no Dragão.

    E agora? Bem, vamos tentar não desistir, e dar tudo para vencer os 4 ultimos jogos, porque afinal o 2º lugar também não está seguro!

    Todos nos lembramos do Estoril em 2013, e será que o Benfica também não se lembrará de terem morrido não na praia, mas sim com o Estoril Praia? Naturalmente estarão alerta, e naquele empate de 2013, o Benfica tinha eliminado o Fenerbahce nessa semana, tinha chegado à final da L Europa, e relaxaram ...

    Curioso, dois anos depois, já com Lopetegui, eles reservaram rotundas em V Conde, e perderam 1-2, à noite na Choupana, o FC Porto "espalhou-se". Curiosamente, na Jornada 32 jogamos nos Barreiros no sabado, e o Benfica joga em V Conde no Domingo, e creio que eles voltarão a estar alerta depois daquela derrota em 2015 em V Conde...

    Não há como negar, temos poucas probabilidades de sonhar, portanto, vamos nos agarrar a essa escassa percentagem, mas sobretudo, ganhando os nossos 4 jogos, e depois, esperar que a fanfarronice habitual deles possa fazer o resto. A bravata dos MAIS MAIORES GRANDES, já anda por aí, mas ainda envergonhada...

    PT

    P.S. É impressão minha, mas creio que ontem o junior Rui Pedro produziu bem mais em 30 minutos que o André Silva em mais de uma hora...

    ResponderEliminar
  9. Caro Rui Valente; como já aqui foi,dito andam a agredir arbitros errados.

    J,Lopo

    ResponderEliminar
  10. Caros Portistas,

    Sinceramente nós não somos iguais aos carneiros corruptos encornados por isso não justificarmos a nossa incompetência só com árbitros(factos que não devem ser esquecidos), isso não é para nós, eles sim quando não ganham justificam tudo com os árbitros, nós temos de admitir que jogamos pouco para esta altura da época e só com um jogo por semana é muito pouco e inadmissível.
    O que a mim me revolta é, como é possível o Porto responder aos jornalistas dos pasquins e TV`s de merda?? isso a mim é que deixa perplexo, como é possível não declarar guerra a gente que não é honesta??
    Bom esperemos ao menos segurar o 2º lugar o que já duvido muito porque o Chaves tem boa equipa e joga bom futebol, o Marítimo idem e nós não jogamos a ponta de um corno.
    O maior problema é que os melhores jogadores vão sair no fim da época e vamos ter de começar tudo de novo, espero bem que contratem um treinador que saiba o que é ser Porto e que ponha a equipa com bom futebol, para mim seria o Pedro Emanuel ou porque não tentam o Rui Faria??. Aproveitem os miúdos da B que são bons jogadores mas precisam de oportunidades.
    Também não entendo o porquê do desaparecimento do JCT um jogador capaz de desequilibrar no um para um e quando jogou mostrou que pode ajudar, mas vá-se lá perceber um treinador que não o é, por favor não em venham com a conversa do VP que era bem pior que o JL que resolveram mandá-lo embora só porque havia eleições, mais um disparate do Presidente.
    Não vejo nenhuma luz ao fim túnel mesmo que houvesse um milagre e fossemos campeões não veria essa luz, continua tudo muito na mesma como a lesma, não há aquela raça de Dragão que vimos noutros tempos.
    Nós os adeptos é que sofremos e não merecemos o que nos está a acontecer mas não vamos atirar a toalha ao chão apesar da moral das tropas estar muito em baixo. Mesmo que eles percam um jogo que duvido nós somos capazes de perder mais pontos só porque não jogamos nada e só jogamos 45 m há 8 meses, triste sina a nossa, já disse e volto a dizer contratem um preparador fisico inglês ou alemão agora esta treta há tantos anos é incompreensível. Dantes culpavam o AH que já não está, depois era o APC que já se passeia outra vez pelo Dragão mas para mim a culpa é de quem manda que já nem o fulgor de outros tempos.Há que haver mudanças mesmo que seja para pior agora continuarmos a dar tiros nos pés ano atrás de ano é que não é nada e o barco vai afundando até e ao fundo.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  11. È mesmo isso MVP mais vale não dizer nada, só mesmo para dizer que os adeptos do PORTO são os melhores do planeta, o resto é mesmo mesmos estar calado, valha-me para alegrar um pouco a tristeza profunda que um Red Bull Salzburgo

    ResponderEliminar
  12. Boa Noite. Sinceramente nunca pensei que as coisas chegassem a este ponto. O balanço desta época vai fazer-se mais tarde. Por agora direi que é uma lástima e que os portistas não mereciam . Já não direi o mesmo da elite portuense que retirou o tapete a Pinto da Costa com o (dito) apito . Onde estão as vozes do Porto cidade e afins a clamar contra este estado de coisas ? Onde estão aqueles que na era dourada do Dragão enchiam a Tribuna ? Políticos sobretudo !
    Onde anda o Presidente da SAD e a SAD ? A cantar aos candeeiros? Onde anda o Presidente da Câmara do Porto ? Onde anda a Associação de Futebol do Porto ? Ah já sei estamos com uma postura de Estado....
    Mudando de assunto, ou talvez não, cheira-me a peixe graúdo ou família, quem matou o adepto italo-sportinguista, vamos para inquérito, já sabemos que foi assassinato, já sabemos quem foi mas ainda não apanhámos ninguém...anda aqui tentáculo do polvo...Só pode!
    Coragem DVP. Vamos continuar a sofrer. Já nem se fala da fortaleza...
    Um Abraço.
    E.Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo, principalmente quando fala das elites portuenses. Essas, nunca lutaram pela regionalização, mas quando deu jeito colaram-se a Pinto da Costa de peito feito. São uma das principais razões deste estado de coisas. Basta olhar para o controlo da comunicação social e para a falta dele no Porto cidade.

      Eliminar
  13. Sabe, para mim, tão importante como as verdades enunciadas, preocupa-me o facto de sentir a equipa capaz de, muito mais que ganhar 3, perder facilmente 5 pontos.


    ResponderEliminar
  14. A mim irrita-me:

    1) perder sistematicamente os primeiros 45 mn em casa e não entrar a todo o gás mesmo que com pouco jeito (ou pelo menos fazer substituições aos 25 mn quando a estratégia inicial não está a funcionar)
    2) insistir em jogadores e esquemas tácticos que nitidamente não são os melhores neste momento
    3) insistir num discurso quadrado e monocórdico que não galvaniza ninguém muito menos uma equipa que tem sempre de se transcender para conseguir ganhar,
    4) existir um quadrado dentro de campo que parece o cartão do Monopólio™ "você está livre da prisão" onde tudo é permitido (desde que não vista de azul e branco)
    5) não saber com quem contar para a próxima época
    6) e podia continuar mas ia descer o nível, por isso é melhor estar quieto.

    ResponderEliminar
  15. Vila Pouca, a reposta à sua pergunta está no vergonhoso distanciamento das gentes do Porto em prol da regionalização e contra o centralismo. No amansar de uma população que ainda crê que o futebol nada tem a haver com a política e que o FC Porto anda a ser roubado porque calha.

    Mansos, calados e tontos. A culpa era do Lopetegui e tal.

    O problema vem de cima, do topo. E ou mudamos o topo rapidamente ou vem aí mais uma verdadeira travessia no deserto.

    Então hoje, diz-se, festejando os 35 anos, que vai ser contra tudo e contra todos, e no final do jogo do galinheiro diz-se que o Xistra fez uma boa arbitragem? Eu devo andar maluquinho, porque já não percebo nada disto.

    É todo um país vermelho anti-Porto e ninguém luta contra esta javardeira, ninguém põe a boca no trombone.

    Andamos uma primeira volta a ser roubados, ninguém abre a boca e agora com o campeonato perdido é que vamos lutar contra tudo e contra todos.

    Mas é o que eu digo há mais de dois anos, andamos a chover no molhado.

    Teremos de ganhar os nossos jogos e esperar pelo jogo de Vila de Conde. A esperança é a última a morrer.

    ResponderEliminar
  16. Mesmo sendo do tempo do futebol a preto-e-branco, jamais vi o FC PORTO ser roubado, espoliado, vilipendiado como esta época! 25 penalties numa época é obra!!!
    E mesmo para quem acha que Nuno é a peça má da engrenagem (esquecendo que temos um plantel de trazer por casa - afinal o que era dito no principio da época, que iriamos lutar pelo 3º lugar!!!), nunca vi tamanha roubalheira!!!
    Por isso acho incoerente, mesmo desonesto intelectualmente falar no... Polvo, esse sim o que na sombra nos faz dizer disparates a torto e a direito. Ou acham que o SLB joga melhor que nós? Mas enquanto estivermos aqui a discutir a guerra do alecrim e manjerona LFV e seus capangas riem á gargalhada!!!

    Felisberto Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr Felisberto Costa, concordo PLENAMENTE com o seu comentario. Se tivessemos tido arbitragens isentas (isentas e não favoráveis) quantos pontos não tinhamos já de avanço? O trabalho desenvolvido esta época, tenha sido muito ou pouco, goste se ou não era suficiente para ser campeão. E tudo isto com um plantel inferior e mais curto que o do carnide e do sporting (o NES é um cepo, mas o que dizer então de Vitória e de jesus?). Mas não, os portistas viram se para a equipa tecnica em vez de cerrarem fileiras contra os verdadeiros inimigos.
      Um abraço com consideração
      Ricardo Lopes

      Eliminar
    2. E fomos roubados pela arbitragem porquê?
      Porque nem direcção nem treinador defendem a equipa. O desaire do Porto começa na comunicação que é inexistente e às vezes é pior que isso. Às vezes é tão má que chega a ser nociva (vide pós jogo no galinheiro). É muita incompetência e falta de planeamento que vem de cima.

      Eliminar
  17. Manuel estamos todos na mesma situação..belo texto..a mim também me apetecia falar do Sérgio Conceição que está a fazer um excelente trabalho no nantes como fez em Braga e em Guimarães mas que aqui em Portugal não tem grande destaque como os bem amados marcos silvas..ainda este fim de semana deixou os jornalistas a falar sozinho..os franceses malucos..mas chegou ao jogo depois e espetou 2 golos e eles tiveram de engolir em seco...defende os seus até a morte..nao tem medo de se queimar..enfim..apetecia me dizer muito mais mas ando bem dorido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Felisberto, o FCP corre o risco de não ganhar nada pelo quarto ano consecutivo e estamos a discutir guerras de alecrim e manjerona? Só te falta dizer que somos nós que contratamos jogadores, treinadores, decidimos quando falamos ou estamos calados... isto é apenas um blog.

      Eliminar
  18. Este campeonato foi-nos roubado e o roubo começou em Alvalade, teve o epicentro no jogo da taça e réplicas em quase todos os fins de semana.
    Mesmo sem treinador e com uma equipa sem verdadeiros jogadores de classe se não fossem os árbitros e toda a pandilha que os dirige este campeonato era nosso tão fraco é o seu nível.
    Perante todos estes autênticos assaltos, que fizeram ou (não ) fazem aqueles que nos deviam defender e que são bem pagos para isso? Rigorosamente nada!
    Agora temos o Universo Porto da Bancada que todos nós devemos ver e divulgar,que com factos desmascara a podridão vermelha e todas as suas ramificações.
    Depois de mais um ano a zero vamos nós sócios continuar sem nada fazer? Vamos pactuar com o marasmo de quem nos dirige? Estamos a ver que o barco tem um rombo e o comandante não é capaz de resolver a situação e mesmo assim cantamos-lhe loas? Se assim é só vamos continuar a ter aquilo que nos servem presentemente ou seja fins de semana de desilusão.

    ResponderEliminar
  19. Caro MVP,

    Mais um excelente post.
    Concordo com tudo. Incrível como me revejo na sua opinião.
    Acho mesmo que para combater este polvo, tem de haver muito mais voz nomeadamente o treinador e o presidente!!!

    PT,

    O Rui Pedro tem um potencial maior que o André Silva, contudo são jogadores diferentes. Tenho mais esperança no Rui Pedro e há muitos anos que tenho essa esperança.
    Em relação ao rendimento, na minha opinião trata-se apenas de o André Silva ter rebentado. Perdeu potência e clareza. Está de rastos.
    Mas, se formos campeões, deve-se grande parte ao André Silva.
    O Rui Pedro, no próximo ano tem de ficar no plantel e vai ser uma opção mais útil e ganhar experiência.
    Este não engana e sigo-o desde os 14 anos.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  20. Silvestre

    Boa noite Vila Pouca, temos sido desde o início da temporada gamados ou condicionados por arbitragens que foram habilidosas ou pareceram propocitadas e encomendadas, tais factos contribuíram para a nossa prestação e actual contexto, disso não tenho a mínima dúvida, portanto temos que atacar o mal pela raiz e tentar promover profundas mudanças no sector da arbitragem, dado que actualmente alguns árbitros quando prejudicam o FC Porto recebem boas notas ou classifições o que é surreal, para além disso é óbvio que gostaria de ter ouvido o senhor Nuno Espírito Santo a levantar a sua voz em defesa do grupo que lidera,no intuito de serenar a equipa e denunciar os gatunos que nos gamaram perante a praça pública,sem receios e com astúcia,mas enfim tal não sucedeu e só agora é que o nosso treinador resolve falar de arbitragem, sinceramente creio que já é tarde e pouco acrescenta, pois a época está quase no fim.

    Depois para além dos árbitros existem outros aspectos a rever e a ponderar, nomeadamente o trabalho do Senhor Nuno Espírito Santo,uma eventual continuidade ou não do mesmo,bem como a necessidade de equilibrar o plantel e ao mesmo tempo de vender, pois o actual quadro de jogadores parece-me curto para as nossas aspirações, dado que não existem alternativas válidas a Brahimi ou Corona,ou seja pelo menos outro extremo de inegável qualidade.

    Finalmente foi triste verificar o desprezo em relação à vida, denotado antes, durante e após o jogo entre o sporting e os lampiões, bem como o falecimento de mais outro adepto por razões incomprensiveis, creio que é altura de acabar com a ilegalidade dos No Name Boys e punir os lampiões por darem apoio ou albergarem uma claque ilegal e arruaceira, pois este regime de impunidade só contribuí para o aumento considerável da violência e de crimes.

    Abraço
    Silvestre

    ResponderEliminar
  21. Caro Vila Pouca,

    Já o sigo e ao seu blog à muitos anos. Por uma ou outra vez deixei um comentário.
    Este que será talvez o meu terceiro comentário é pura e simplesmente para lhe agradecer...
    Agradecer e prestar a devida homenagem à sua resiliência!
    Gabo-lhe a capacidade para encontrar forças para continuar a lutar...eu já teria desistido...é uma chafurdice o que vai no nosso actual campeonato, onde também temos culpa própria, mas onde perderam a vergonha e à descarada gozam com a nossa historia e com o sacrifício e talento de tantos profissionais do FCP.

    Sei que é muito pouco, mas fica o meu sincero obrigado pelo seu portismo!

    Abraço

    Hugo Costa

    ResponderEliminar
  22. Aquilo que mudou para melhor foi o aparecimento do Universo Porto, e do diretor de comunicação a fazer um grandíssimo trabalho! De resto continua tudo na mesma, um presidente que não tem nos dias de hoje capacidade de liderar o clube, que nunca dá a cara e quando a dá é para dizer que "foi uma boa arbitragem" como disse no fim do joga na Luz!

    O treinador quando parece que pior não conseguimos encontrar, lá vem saído da cartola do presidente um NES, amorfo, sem garra que durante uma época de constantes roubos nunca conseguiu abrir a boca e sair em defesa do grupo e do clube!

    A juntar a isto no banco é uma autentica nulidade, já o tinha dito aqui há bastante tempo, este Porto tinha de jogar em 4-3-3 com 2 extremos abertos e um, só um avançado. NES que é o treinador não conseguiu ver o obvio, chegou a esta altura e deixou a equipa sem saber como joga e o que quer do sistema de jogo. Não percebem os jogadores, nem ninguém. Demasiado mau um clube como o nosso ter um treinador deste nível.

    Por fim resta acreditar num milagre... quem sabe? Não é muito provável mas é o que nos resta.

    ResponderEliminar
  23. Caro DVP

    E nada dizendo, diz tudo. Grandíssimo post. Nada como um belo texto para nos recolocar no trilho.

    Como disse hoje à um amigo, agora sou de um novo clube" pro ano há mais".

    Difíceis tempos, estes em que vivemos.

    Raoc

    ResponderEliminar
  24. Boas noites

    Sr Vila antes de mais um Grande Abraço pela sua surpreendente disponibilidade em dar tanto por este Símbolo Azul e Branco que a cada dia que passa se torna mais difícil de representar.

    Deixo apenas uma reflexão:
    A União entre a Nação Portista e a equipa, infelizmente, não aconteceu por mão do treinador, nem da Direcção, nem tão pouco da claque.
    O regresso da chamada "Fortaleza" deu-se apenas devido ao facto de nós Portistas constatarmos que jogo após jogo somos ROUBADOS e espezinhados por profissionais de ocasião.
    Somos (adeptos) feitos de outra massa, não somos otarios e sabemos defender os nossos. Tivéssemos nós uma direcção mais interventiva e um timoneiro mais audaz...

    Podemos jogar um futebol rasca, mas se é assim tão mau, qual é a razão de tanto Roubo???
    (talvez seja devido ao exemplo da seleção no Europeu)..

    Podemos cair, mas que seja de Pé.

    Saudações Azuis

    ResponderEliminar
  25. Caro Vila Pouca

    Excelente post!

    Mas isto já começa a ser desesperante!
    Não tenho qualquer dúvida na "sacanagem" que nos têm feito quanto às arbitragens, mas se fosse só isso, creio eu, estávamos na frente com pelo menos mais cinco pontos!O "búsilis" da questão, e vou repetir-me, está no facto de termos um treinador que percebe muito pouco de futebol, que só acorda para o jogo 45 minutos depois deste ter começado (naturalmente deve ir alguém ao balneário dizer-lhe que o jogo já começou, e dar-lhe dois safanões, que a ele não devem fazer mossa, com aquele peso e aquela altura).
    Quantos não aceitaram, e corroboraram, com as razões do nosso Presidente para correr com o Mister Lopetegy?Era a armada espanhola, era espanhol para aqui, espanhol para ali... E agora? Temos um sujeito que só fala na nossa fortaleza, no Somos Porto, e quando monta a equipa, e começa o jogo, tenho sempre a impressão que seremos comidos por qualquer mija na escada! E ele permanece sereno, inconsequente, amorfo com o ar de que depois de dezena e meia de cantos, marcados sempre da mesma maneira, alguma coisa vai mudar!
    Não acredito que sejamos capazes de dar a volta, pois neste caso a razão é mais forte que o coração, e como o meu não anda muito regulado ... vamos lá a ver!

    Abraço

    Força PORTO

    ResponderEliminar
  26. Caros Portistas!

    Depois de mais um desaire, como o de domingo, não consigo falar/escrever de imediato sobre o assunto. Pelo menos de forma sóbria. Hoje sinto que já fiz o meu "luto", embora ainda com o amargo gosto do empate com o Feirense, apenas superado pela azia do empate com o Setúbal.

    O post do Vila Pouca é certeiro. As suas flechas atingem os alvos certos e a sua leitura é correctíssima. A sua profundidade será necessariamente abordada e amplamente discutida na próxima época de defeso, em especial sobre as incongruências internas do Clube, mas não vou, nesta altura, bater no moribundo quando ainda se está na luta. É verdade, ainda se está na luta, embora a esperança tenha decrescido. Enquanto antes poderia admitir um empate do clube do regime, admitir agora dois empates ou uma derrota, conjugado com o facto do FC Porto ter de ganhar todos os jogos... aumenta, e muito, o grau de dificuldade no alcance desse "sonho". Mas... com a ingenuidade dos apaixonados... eu ainda acredito!

    Apenas algumas notas:
    1 - Gostava de ser mosca para ouvir o discurso motivacional de NES antes dos jogos. O que pode justificar a forma recorrente com que a sua equipa se eclipsa nas primeiras partes?
    2 - Ganharemos todos os jogos até ao fim se NES der descanso ao André Silva e ao Oliver. Não gosto do FC Porto em 4-4-2. Deixemos o Soares sozinho na frente. O André Silva está a deixar uma imagem errada dele em campo e o NES não o está a proteger e a defender os interesses da equipa. E, naturalmente, Otávio no lugar de Oliver, pois este também não merece o castigo da crítica que lhe fazem. Daí até ao argumento do desperdício dos 20 milhões é menos que um fósforo...
    3 - Quem conhece os meandros em que se "fez" a figura do czar vermelho orelhas, sabe bem que ele é rapaz para tratar todos os seus pendentes/objetivos com malas de dinheiro (pagamentos em dinheiro de carrinhas da Europcar são uma pontinha de um iceberg…). É discípulo do Zé Guilherme e cresceu na sua sombra e com os mesmos esquemas. Os Césares que o Francisco J. Marques denunciou, são meras marionetas nas mãos do czar vermelho. Não me admira que isso tenha acontecido com o Feirense, que tanta garra manifestou em vários jogadores (com a complacência disciplinar do árbitro...). Serão o Pedro Emanuel, o Pedro Martins e o Luís Castro filtros fiéis à infidelidade dos seus jogadores?
    Abraço Portista!
    PB

    ResponderEliminar
  27. Se não havia extremos porque não convocar o KAYEMBE ou RUBEN MACEDO ou o GALENO ???

    ResponderEliminar
  28. Óptimo post!... Tudo dito. Abraço

    ResponderEliminar
  29. Dia ou melhor noite de UNIVERSO PORTO da BANCADA...

    ResponderEliminar
  30. Continuo a achar que se fossemos verdadeiramente Porto, ganhavamos este campeonato contra tudo e todos...
    Demos tiros nos pés inacreditáveis, planeamos mal a época,cometemos erros de palmatória, não fomos assertivos, e estamos assim... perto do 1º lugar, mas sempre uma miragem!!!
    Quanto ao polvo e aos árbitros, um Porto À Porto, dava cabo deles e comia-os à lagareiro...

    ResponderEliminar
  31. era para comentar, mas já não comento, porque o Soren disse o que eu queria dizer. Uns querem o treidor X, outro o Y, depois é o jogador W e T que tem de ir embora, e o Presidente a adormecê-los...

    Depois, é o centralismo, mas apostava já singelo conta dobrado, que se alguém promovesse uma iniciativa de vulto, como uma manifestação a boicotar as eleições com cartazes a dizer, por exemplo: "Não vamos votar, porque votamos em partidos que confundem Lisboa com Portugal", ou, "Rejeitamos uma Justiça a Norte, e outra a Sul". Queremos media nortenhos, não queremos Lisboa no Norte". Enfim, não faltam motivações nem razões para fazermos a nossa parte, já que é consensual que das chamadas elites nada podemos esperar.

    Castiguem-se os partidos políticos, porra! Todos, todos mesmo, andam a gozar connosco. Agora, com a aproximação das eleições, até o PC quer retomar o tema da Regionalização. Se eles fossem autênticos, nunca largavam o tema porque cada vez há mais razões para isso. Mas não. É como o Rui Sá, que massacra o Rui Moreira mas anda cego e mudo com a bandalheira que paira no seu SLB.

    Somos Porto? Mas, saberemos mesmo o que isto quer dizer? Quererá certamente dizer muita coisa, e não é só de futebol.

    ResponderEliminar
  32. "tenho muita pena de não me cruzar com eles na rua e poder dizer-lhes de uma a um cento." Eu também, gostaria de me cruzar contigo na rua, mas mesmo que me cruze não te conheço. E sabes porquê? Porque és um cobarde escondido detrás de um pseudónimo. Repito: és um COBARDE. Se tivesses a coragem, como os homens têm, de assumir a identidade, e de mostrares a cara, garanto-te que ao passar por ti também te dizia das boas... Mas como és um cobarde armado em valentão, safas-te sempre.

    Aí te deixo o meu nome e até o nº de CC.

    Luís Miguel Salgueiro Lopes, cartão de cidadão 6078452.


    ResponderEliminar
  33. Concordo com o Vila em quase tudo. Acrescento:

    1-NES tem de sair, MESMO que sejamos campeões(hipotese muito remota). Fraco treinador que só chega a esta fase ainda sobrevivente, porque do outro lado está um tambem mediocre treinador. NES nunca se vai regenerar. Não é treinador para o Porto. Nao tem nem capacidade de comunicação, nem capacidade de luta, nem e principalmente qualidade técnica.

    2-Apesar de tudo o que disse no ponto 1, as ARBITRAGENS é que tudo definem em Portugal. No momento certo, uns habilidosos empurram os adversarios para trás, e puxam o Benfica para a frente. Os ciclos motivacionais são invertidos e a verdade desportiva termina aí. O que fazer? Como reverter isto? Porque se para o Benfica basta...existir, para um Porto e Sporting, só resta a guerrilha. É como se o Benfica fosse o proprio Estado, inundado de corrupção e os outros guerrilheiros. Algum Santo nesta historia? Claro que nao. Mas eu ate começo a ver com bons olhos, uma certa união ao Sporting, apenas e só por motivos estrategicos. Mesmo que o Sporting atual e o Bruninho, sejam o que são, é a forma mais inteligente de colocar um fim a isto. Uma aliança até se erradicar o polvo dos lugares que conquistou. Findo isto, voltamos a ser queridos inimigos...

    3-A campanha movida contra os SD pela comunicaçao social, foi clara. Eles (e bem), percebem que uma das poucas formas que faz pensar os ladroes do apito, para que lado vão pender, é sentirem que podem levar um murro nos cornos. Literalmente. Por isso, direcionaram TODA a energia para minimizar essa possivel ameaça. E viram-se os resultados. Ironicamente, e mais uma vez, quem adiciona mais uma morte ao historial, são os adeptos benfiquistas...nada que espante. E eu começo mesmo a pensar. É moralmente errado? É! Mas chega um ponto, em que começo a ser indiferente, e até a achar que poderá ser benefico, um dia, algum dos nossos adeptos se passar e tirar os dentes a um destes ferrenhos vermelhos de apito na boca (começando em algum arbitro para servir de exemplo e passando por algum dos membros da comunicaçao social). Nada de exageros, nada de ir alguem para o hospital, mas um bom amasso, um bom aperto. Quando o nivel de podridao chega a isto, resta o efeito Guarda Abel...

    ResponderEliminar
  34. A verdade factual é esta:

    Liga Campeoes: Eliminados pelo melhor colectivo da LC a Juventus.

    Taça da Liga : Eliminados pela arbitragem.

    Taça de Portugal: Eliminados pela arbitragem.

    Campeonato : Na luta ainda pese embora a ESCANDALEIRA sem Limites da ARBITRAGEM.

    Treinador: Jovem como o plantel que só herdou "Cacos" e que mesmo errando tem produzido resultados positivos.

    ResponderEliminar


  35. Vila
    Estou como tu...Tanto para dizer e sem vontade.
    Mas anteriormente o afirmei, eu ainda acredito. Isto é mesmo contra tudo e contra todos.
    Reparem porque é que acredito; Se assim não fosse não haveria tanto nervoso miudinho por parte de quem se diz os mais melhores do mundo.
    Sintomático o que afirma o director de comunicação do Sporting, sobre o que aconteceu no tunel ao intervalo do Sporting - Benfica.

    Reparem que o tipo da TVI ontem confirmou que houve uma conversa com "elevação e educação" para com o árbitro, apesar do mesmo estar constantemente durante o programa a dizer que nada se tinha passado.
    Afinal em que ficamos? Aconteceu ou não aconteceu?

    Será preciso mais????



    ResponderEliminar
  36. Deixemos de pensar com o coração e sejamos realistas.
    A nossa equipa não tem jogadores de verdadeira classe que em momentos complicados façam a diferença. A juntar a este facto e ao contrário de outros não temos quando os jogos são complicados um auto golo salvador ao contrario do clube do regime. Por falar nisto admira-me como da nossa parte ninguém falou do auto golo marcado na luz por um jogador do Feirense. Já viram bem as imagens? Como é possível um jogador completamente sozinho atirar para a própria baliza? Vocês acham que se isso tivesse acontecido no domingo no Dragão não tinha sido objeto de capaz de pasquins e abertura de telejornais? Tinha! Mas nós somos uns mansos acomodados e fazer barulho dá muito trabalho aos acomodados da Sad. Outro ponto importante e que no planeamento da época foi mal executado foi a constituição do nosso meio campo. É ali o coração da equipa pois tem de ser multifuncional ajudando a defesa e alimentando o ataque. E não esquecer que um desses elementos tem de ter uma boa meia distância.No nosso caso não há nada disso é bem sequer um canto se sabe marcar. Não há jogadas estudadas e viu-se no domingo com tantos cantos não se criou uma jogada de perigo. Uma vergonha! Só não vê quem não quer que não temos treinador e com este não vamos a lado nenhum. Sobre a arbitragem muito há a dizer mas o post via longo, fica para a próxima.

    ResponderEliminar
  37. Compreendo-o bem e acrescento, que me apetecia também escrever sobre a quantidade de jogadores que nos lesionaram nos últimos jogos (Corona, Filipe, Danilo) e tudo a preço de saldo, com cartao amarelo no máximo. Mas realmente no fim, só apetece é nao dizer nada...

    ResponderEliminar
  38. Ricardo Lopes, vires a este blog, um blog de combate, dizer que os portistas em vez de cerrar fileiras, isto e aquilo, é o fim da picada.

    Luís Miguel Salgueiro Lopes, cartão de cidadão 6078452, não precisas de dizer o nome nem o nº do cartão de cidadão, basta criares um perfil, não te esconderes no anonimato, para eu te conhecer a sério e não com tangas que não passo confirmar. Mas já agora, pseudónimo só na tua cabeça de cobarde anónimo.

    ResponderEliminar
  39. Este campeonato foi oferecido ao Benfica. É inadmissível que quem devia ser o garante da imparcialidade competitiva seja afinal quem decide o campeão. O Porto tem sido descaradamente roubado desde o princípio do campeonato por árbitros de aviário e com ligações provadas ao clube do regime. O CA não zela pelos valores de igualdade competitiva entre os participantes e não classifica os árbitros consoante o trabalho que realizam,antes pelo contrário pontua com boas classificações quem prejudica o Porto e com más que não ajuda o Benfica. Porque é que as declarações de Março Ferreira não tiveram eco BA CS e nem sequer o MP tomou posição? Se o que ele disse fosse referente ao Porto imagino o que tinha acontecido. Os árbitros agem de má fé prejudicando ostensivamente o Porto. São pessoas sem estatuto moral para ocuparem uma posição que requer imparcialidade e só se preocupam com a sua classificação final. Os vermelhos dominam tudo é os seus tentáculos estendem-se a todo o lado. É impossível com esta situação a continuar podermos pensar em ganhar o campeonato. O clube do regime irá ser tetra, penta etc.
    Perante isto que fazemos nós? Que atitude toma a nossa Sad? Nada! O primeiro campeonato do Lopetegui foi-nos roubado e como mantivemos uma passividade exasperante este também o vai ser. A nossa estrutura está velha e ultrapassada e é composta por pessoas bem instaladas na vida que o que querem é não ter chatices. O nosso (Sad) silêncio perante os roubos a que temos sido sujeitos já nos devia ter levado a pedir uma AG e questionar os administradores o porquê desta atitude. Mas nós falamos muito por aqui mas nós locais próprios nada dizemos contribuindo por omissão para esta situação.
    Os outros clubes são na sua maioria arregimentados pelos vermelhos e a maioria dos seus adeptos têm o vermelho como primeiro clube. Como exemplo temos o daquele sócio do Setúbal que num dos concursos televisivos disse que era de Palmela e sócio também do Benfica. Quando lhe perguntaram por quem torcia quando jogavam entre si disse que em vez de querer que o clube da sua terra ganhasse preferia que fossem os vermelhos. É um exemplo mas serve de amostra para o país inteiro.
    Enquanto não houverem árbitros independentes não há igualdade e por isso o campeonato é viciado e ganha sempre o mesmo.
    É preciso ir à luta, é preciso lutar e desmascarar, falar nos locais próprios e não ter medo dos castigos que essa CD ao serviço do regime nos castigue. Qual o problema disso? Nenhum! Castigam um fala o outro.Haja vontade de mudar. Como os últimos anos têm provado a estrutura que nos dirige perdeu competência e discernimento pois se ainda o tivesse já tinha dado lugar a outros mais novos e com garra. Enquanto não nos decidirmos pela mudança só temos o que merecemos que serão mais anos de desilusão.

    ResponderEliminar
  40. "Empates não são derrotas, mas num clube grande como é o FC Porto, tudo o que não seja ganhar, não será bom..."

    Casillas, afirmava isto mesmo após aquela serie de empates em Novembro nesta temporada. E os registos estatísticos confirmam também que uma Equipa que acumule um numero inusitado de empates, não ganha Campeonatos. Uma Equipa que apresenta uma tendencia marcada para o empate, ou é uma Equipa pequena que joga para o "pontinho" e para a manutenção, ou é uma Equipa Grande que revela dificuldades em criar e concretizar oportunidades de golo, e ganhar, isto é, não ganha, mas também não perde!

    Fui observar os ultimos 50 campeonatos, para identificar as Equipas do FC Porto que mais empates acumulou nesses ultimos 50 campeonatos, e vamos observar uma ou duas curiosidades, são temporadas em que o FC Porto regista uma chicotada psicológica (eis um sinal de insatisfação), e esses Portos terminam esses campeonatos no 2º lugar (curioso também, essas "temporadas empatadas" são no legado do Presidente Pinto da Costa):

    1988/89 (38 jornadas) 14 empates Tr Quinito/Artur Jorge (termina no 2º lugar).
    1993/94 (34 jornadas) 10 empates Tr Ivic/Robson (termina no 2º lugar).
    2004/05 (34 jornadas) 11 empates Tr V Fernandez/Couceiro (termina no 2º lugar).

    (Recordo que em 30 jornadas, o FC Porto de NES junta 9 empates, muito pertinho da dezena, espero bem que não seja atingida).

    Curiosamente, o Campeonato com mais empates está sinalizado na temporada 1987/88, campeonato esse com 20 Equipas, e 38 Jornadas, por exemplo, Sp Braga e Penafiel juntaram 18 empates em 38 jogos, aliás, em campeonatos com 20 Equipas/38 jornadas (final da década de 80), os empates tiveram uma enorme prevaLência, campeonatos longos e desgastantes, e Equipas a jogar para o "pontinho"? Provavelmente...

    Todavia, a Equipa que mais empates registou em termos percentuais (jornadas/empates) isto nos ultimos 50 campeonatos é o Leixões de Meirim (não, não é esse), na temporada 1976/77 em 30 jornadas, o Leixões registou 15 empates, ou seja 50% de empates (marcou apenas 15 golos em 30 jogos), e esse Leixões, depois de 17/18 temporadas consecutivas na I Divisão foi despromovido. Os "mais antigos" como eu, recordam-se bem nessa temporada 76/77 de um Leixões de Meirim 0 FC Porto de Pedroto 0 no Estádio do Mar, jogou-se talvez 45 minutos, tamanho anti jogo, e foi Benje e mais 10!

    Este mero exemplo Leixões revela que o empate não compensa ...

    PT

    ResponderEliminar
  41. Anónimo das 12:44,

    "Taça da Liga : Eliminados pela arbitragem."

    Se concordo que o Capela eliminou o FC Porto da T Portugal, já estou em completo desacordo relativamente à Taça da Liga, o FC Porto em duas jornadas consecutivas no Dragão, empatou com o Belem (2ª equipa do Belem), e empatou com o Feirense, não será descabido apontar erros à arbitragem, quando com 2 vitórias consecutivas no Dragão, ficariamos imediatamente apurados para a final four no Algarve? (sim, fomos lesados em Moreira na 3ª jornada, mas quem se põem a jeito...)

    É verdade, nesta temporada a quantidade de "erros desumanos" da arbitragem a penalizar o FC Porto, são inusitados, e imensos, mas a arbitragem não pode ser o "bode respiratório" de tudo, e para tudo... Reconheço que os penaltys que ficaram por marcar com o V Setubal e Feirense, se concretizados, garantiam 4 pontos, e a liderança isolada, mas por exemplo, com o Feirense, será que fizemos tudo para ganhar o jogo? O que foi feito nos primeiros 45 minutos?

    PT

    ResponderEliminar
  42. Eh, pá o cheiro de um comentário, já é insuportável, dois comentários deixavam o ar irrespirável.

    ResponderEliminar
  43. Nao se esta a focar no que podemos controlar: como atenuar e ultrapassar esta especie de medo cénico que a equipa tem na hora decisiva. Mesmo sendo roubados sem paralelo tivemos 3 ocasioes para ultrapassar isso e falhamos.
    O NES tocou nisso e andamos todos a olhar para o lado: o medo de nao ganhar é real a tolhe os jogadores.

    ResponderEliminar
  44. Caro MVP,

    Está história do adepto assassinado no sábado, cheira a peixe graúdo a lá Bieira!
    Já sabem que foi homicídio, está identificado e já apanharam a arma do crime! E não apanham o condutor?
    Será o Chefe da Linha em conversações com a comissão de honra made in PJ que está a emperrar???

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  45. Vila Pouca, discordo de si, quando diz que os do apito estão borrados de medo. Não estão! Eles sabem muito bem quais as atitudes que os beneficiam. E essas, são as do roubo ao Porto. Por vezes, por aqui assume-se o politicamente correcto, com os resultados que se conhecem. É toda uma época de constante roubalheira, com a indiferença ou conivência dos putativos dirigentes desportivos. Porque os políticos, ficam-se por aqueles patéticos discursos do secretário de Estado do Desporto. O homem parece um zombie mental, numa assembleia da máfia.
    Quanto à atitude que se impõe, fica mudo e calado.

    ResponderEliminar
  46. Victor Sousa, é ironia minha, os chouriços e os que regem pela cartilha, andaram a dizer, quando as coisas apertaram para o SLB, que as ameaças resultaram, os árbitros ficaram com medo, era preciso nomear árbitros de longe do Porto. Depois vemos o Rui Costa que é do CA da AFP, prejudicar o FCP.

    ResponderEliminar