Talvez porque não preciso de fazer um grande exercício de memória para me lembrar que ganhávamos mesmo contra os árbitros, nunca resumi tudo aos árbitros - antes de ter o blog, desde que o tenho, quem aqui vem se tiver dúvidas pode ir aos arquivos... - e o mesmo aconteceu esta época, apesar das poucas vergonhas semanais que foram acontecendo e de que aqui fui dando conta - uma ou outra excepção, só confirma a regra. Sendo assim, tenho toda a legitimidade para achar algumas análises, em particular no panfleto da queimada, hoje tratado por A Bosta e com origem em alguns palhaços, com o palhaço-mor a ser Vítor Serpa, próprias de seres rastejantes, portanto, vermes. Os mesmos que no passado colocavam reticências a todos os títulos do F.C.Porto, mesmo quando os Dragões eram a melhor equipa da Europa e tinha o melhor treinador do Mundo; os que destacavam em manchete que o título do F.C.Porto era um tributo dos árbitros, os campeonatos estavam viciados e outros mimos semelhantes; os que participaram activamente na miserável campanha que teve como objectivo colocar o F.C.Porto fora da Champions League; agora, ai de quem belisque os méritos do título do clube do regime. Não vou citá-los a todos, dispenso-os do que disseram os quaresmas, guerras ou freteiros, recadeiros, cartilhados, etc., mas cito o que diz agora Serpa, porque é o nome dele que vem por baixo da palavra director: "Não há qualquer razão em questionar, seja quando e como for, um título de campeão. Nenhum. Quem vence um campeonato com 34 jornadas e tem dezassete concorrentes, não pode, nunca, seja quem for, ter em causa o mérito de um título".
Nada disto é novo, mas convém ir lembrando e denunciando, aproveitando a frase que A Bosta colocou em manchete de capa quando o F.C.Porto venceu o campeonato 2011/2012.
No dia 9 de Maio faleceu o jornalista/escritor, Baptista Bastos. Não admira que vários OCS o tenham homenageado com palavras de apreço e consideração. Foi o caso do panfleto de que temos estado a falar. Normal, obviamente nada contra. Mas e tratando-se daquela gente há sempre o mas, a acompanhar a peça sobre BB estava a foto que podem ver ao lado. Pois é, Benfica por todos os lados, quem não conhecesse o jornalista/escritor, até poderia pensar que era benfiquista, quando não era. Isto é propaganda, manipulação, desonestidade. A Bola está para o Benfica como no passado o Diário da Manhã estava para o salazarismo. Cândido de Oliveira, em particular, deve dar voltas no túmulo.
Mas se a Bola leva a bandeira e é o exemplo mais paradigmático, o que se passa actualmente no futebol português, principalmente nos que diz respeito aos Órgãos de Comunicação Social, não se via nem no tempo do Salazar. E nessa altura dava muito jeito extrapolar o futebol e alguns êxitos dos candeeiros.
Hoje, mais um capítulo da série:
A promiscuidade só tem uma cor. É azul e branca, ó palerma!
Como a foto documenta, António Costa e Mário Centeno voltaram à tribuna da Luz e rodeados de benfiquistas, festejaram o tetra do clube do regime. Não tinham cachecóis ao pescoço porque são alérgicos, não tinham copos na mão porque são abstémios e festejar com água não dá... Ao contrário do que aconteceu no jogo frente ao F.C.Porto, nesta foto não se vê Vieira - não sei se é verdade, mas contaram-me que estava na cabine a dizer que, amanhã ou depois o dinheiro já está na conta. Terá tido o aval do Ministro das Finanças depois deste consultar o 1º Ministro que estava a seu lado?
E para completar o ramalhete, ontem, perante um Fernando Medina a babar benfiquismo e a mostrar que conhece bem a história do Benfica - o que só lhe fica bem. Adepto que se preze que não conheça a história do seu clube não é adepto nem é nada...-, voltou a haver festa, comitiva do clube do regime recebida na Câmara de Lisboa.
Olho para tudo isto e porque tenho memória; lembro-me do que se dizia neste país quando o F.C.Porto ganhava e o ritual era o mesmo; o que se disse depois quando Rio acabou com as idas à Câmara e Ministros iam ao Dragão - por falar no Rio, tenho um amigo que diz que ele está a começar a ficar para o F.C.Porto como Béla Guttmann já está para o Benfica...; e só posso sentir nojo.
«Parabéns ao Benfica de Vieira? Nem pensar!
Na época 2007/2008 o F.C.Porto derrotou o Estrela da Amadora, no Dragão, por 6-0, conquistou o 23º título a 5 jornadas do fim. O Benfica nesse campeonato, recorde-se, ficou a 23 pontos do campeão.
Época 2011/012 o F.C.Porto conquista o 26º título a 2 jornadas do fim, o Benfica, 2º classificado ficou a 6 pontos do campeão.
No primeiros dos títulos em referência, Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, no jogo que o seu clube empatou no Bessa 0-0 com o Boavista, na mesma jornada em que o F.C.Porto se sagrou campeão, disparou, dizendo que o campeonato estava viciado. Voltou a falar do mesmo em entrevista ao panfleto da queimada - adivinhem a quem? Pois, a esse mesmo, o freteiro com calo no cu como o macaco, Delgado.
No segundo título em referência, já não foi Vieira, foi o director de comunicação do clube do regime, João Gabriel a botar faladura e a exclamar, novamente com direito a capa do panfleto da queimada: "O título do F.C.Porto é um tributo dos árbitros". Não foram adeptos, não foram colunistas, não foram paineleiros, foram o mais alto responsável do Benfica e o seu responsável pela comunicação. Isto é, não só não tiveram uma palavra de reconhecimento pelo mérito do F.C.Porto, como ainda por cima fizeram declarações vergonhosas, miseráveis, acerca da justiça dos títulos conquistados pelos Dragões. Serve isto par dizer o seguinte: não me venham com essa conversa do desportivismo, para reconhecer o mérito do Benfica, dar os parabéns ao Benfica. Não, a este Benfica de Vieira, Sílvio Cervan, Rui Gomes da Silva e tutty quanti, nem pensar!»

Por essas razões, pela forma que o F.C.Porto é sistematicamente tratado na comunicação oficial do Benfica e porque quando as coisas aqueceram esta época, o F.C.Porto ficou a um ponto e a depender dele próprio para chegar ao título, todos vimos o que aconteceu, tenho a certeza absoluta que se o campeão fosse o F.C.Porto, iríamos assistir a algo de muito feio, pior até do que aconteceu nos anos aqui citados.
É muito bonito ter desportivismo, dar mérito e os parabéns ao campeão, mas a este Benfica de Vieira e afins, nunca. Não era anti-benfiquista, tornei-me, quando eles nunca foram capazes de reconhecer a nossa qualidade, competência e profissionalismo, mesmo quando éramos de longe os melhores, ganhávamos cá dentro, mas também lá fora, ao contrário deles que lá fora não metem a mão ao prato há 55 anos.
Caro Dragão Vila Pouca,
ResponderEliminarÉ assim mesmo!
Este "post" devia ser o tema principal do "Universo Porto de Bancada", devia ser enviado a todas as redações de órgãos de comunicação social e ser divulgado pelo Futebol Clube do Porto em todas as redes sociais!
É mesmo isto: desportivismo, só para quem o merece! Levem lá a taça, que Deus sabe como a conseguiram, mas nunca o meu aperto de mão, que a isso não sou obrigado!
Um grande abraço portista!
AI
Manuel depois de ler isto o Nuno disse me que estava com vontade de chorar..nao percebi bem porque..
ResponderEliminarBoas tardes caro DVP e saudações dragonistas.
ResponderEliminarPenso que, uma boa maneira de felicitar o regime, era aproveitar os ecrãs do dragão, e emitir todos os lances que influenciaram diversos resultados, e não só no futebol,repetidamente.
Já agora, porque não no porto canal?
A rubrica das felicitações.
Loveporto.
ResponderEliminarPara desopilar um pouco...
Perguntaram a PdC porque havia mais benfiquistas a festejar no Marquês do que peregrinos em Fátima e este respondeu:
- Ó amigo, é que para Fátima, tinha de ir a pé e pró Marquês foram levados ao colinho!!!
Agora a sério...não julguem que PdC está senil. Não está! E ISSO é que é preocupante!!!
Caro Dragão Vila Pouca,
ResponderEliminarÉ por tudo o que você descreve no seu post – e que eu me lembro muito bem - que eu não consigo dar mérito ao Benfica na conquista deste título. Sobretudo depois de perceber, de facto, até onde vão os braços do polvo… não, eu não dou mérito nenhum e tão pouco os parabenizo.
Cumprimentos
Ana Andrade
www.portistaacemporcento.blogspot.com
Agora sim já não existe promiscuidade entre a política e o futebol.
ResponderEliminarMas se o rui@tira-te ao rio fosse presidente da junta da corrupital e fecha-se os portões à "porta 18" ainda lhe passavam um camião "Tir" por cima e a culpa era dele claro.
Jogadores interessantes para o "DRAGÃO" se forem vendidos (Danilo, Braihimi e Felipe), Raul Silva e Fransérgio (Marítimo) e Kuka (Arouca).
Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)
"Não era anti-benfiquista, tornei-me, quando eles nunca foram capazes de reconhecer a nossa qualidade, competência e profissionalismo, mesmo quando éramos de longe os melhores..."
ResponderEliminarSinto exactamente o mesmo!
Boa tarde,
ResponderEliminarO seu portismo contagia!
Sem ele acredite que já tinha desligado a ficha deste futebol nacional cheio de hipicrisia e sem vergonha.
Sr.Vila,uma nota...não é com marcos silvas que voltaremos a ter treinador.
Será pedir muito ao presidente um treinador ao estilo de louis van gall?
Disciplinador,futebol de ataque e sem medo de afrontar o sistema.
A nossa formação seria aproveitada finalmente.
Será que já ninguém reconhecido internacionalmente quer treinar a nossa equipa?Porquê?
Presidente,aguardamos sentados por explicações.
Abraço
E não nos esqueçamos das tentativas que fizeram para destruir JNPC, como o Apito, as Carolinas, etc. E agora temos a questão da SPDE, que é ridícula. Só há investigações e justiça a Norte.
ResponderEliminarDurante anos esforçaram-se para colar o Porto ao favorecimento dos árbitros, e resultou: nenhum árbitro marca nada a favor do Porto para não ser crucificado na CS ou que lhe digam que é apreciador de fruta.
O VDA não vai mudar nada se estiverem certas paixões a ver os jogos.
Hoje MST escreve exatamente aquilo que penso. E é no futuro que estão os títulos. Não é no passado! Com ou sem PC , com ou sem NES. O FCPORTO é muito maior que as suas individualidades. A cultura de exigência e vitória tem que se voltar a construir. Em nenhuma situação podemos voltar a festejar empates que não signifiquem uma vitória imediata. E os árbitros são apenas mais um obstáculo e não uma desculpa. Isso era o que os outros faziam quando perdiam. Não podemos copiar os que os outros fizeram de errado.
ResponderEliminarSupimpa ! caro Manuel Vila Pouca .a sua "postagem" de hoje ! Na mouche !
ResponderEliminarQuem é que diz ao NES e a José Guilherme Aguiar e a "outros " que tais , com responsabilidades e AMOR (penso eu ...) ao clube , que os "Parabéns " -tal como a língua portuguesa lhes confere o significado - NÃO SÃO , nem se aplicam ao clube a quem andam a prodigalizá-los ?! Caramba ! BASTA de tantos tiros nos pés !
Abraço para si .
Um Dragão ao Sul do País
João Carreira
Muito bem Manuel Vila Pouca!... Não há mérito num campeonato
ResponderEliminarverdadeiramente de treta e muito menos pachorra para aturar a imerecida pompa e circunstância que por aí vai. São ridículos os papéis de Costa e Centeno, bem como o do portuense Medina. Havemos de resistir a esta maré digna da outra senhora mas está difícil. Quanto a MST a figura do "pai, filho e espírito santo" está muito bem apanhada como referência à infeliz comédia que nos toca e que dura, que dura...
Inteiramente de acordo Grande Vila Pouca!
ResponderEliminarA meu ver a equipa do SLB não é melhor em nada que a nossa. Tem lá apenas um jogador, o lateral direito, que para mim seria indiscutível no nosso plantel e, talvez também o GR deles. De resto estou certo que o André Silva, o Soares, o Braimi, o AA e outros jogadores, marcariam muito mais golos e não vacilariam nos momentos cruciais se, além da pouca moral e acutilância que o NES lhe transmite, tivessem a "moralização", as vistas grossas e as bençãos com que os árbitros invariávelmente premeiam a equipa do regime.
Assim sendo, é uma completa falácia, quiçá desonestidade intelectual, dizer que o título deles foi justo, quando sabemos que o SLB foi empurrado para o título, direta, e indiretamente, através dos prejuízos sistemáticamente causados à nossa equipa, pelos homens do apito devidamente respaldados pela apaf e fpf.
É fácil reduzir a dimensão e qualidade competitiva de qualquer equipa ou atleta através das penalizações, diretas e indiretas, que os levam ao desânimo e à perda de autoestima competitiva, por saberem estar a competir com armas desiguais. E foi isso que voltou a acontecer este ano à semelhança do primeiro ano de Lopetegui, no ano dos túneis e em muitos outros, tudo somado com a campanha de intoxicação contra nós e a "mansidão" e complacência de quem têm responsabilidades de defender o Clube e não o faz, junto com a maioria dos adeptos paineleiros. Situação que se mantém desde o AD e está a conduzir o FCP para o abismo.
Boa Noite . Foi por tudo isto DVP e amigos portistas que eu, aqui por baixo, cortei relações com benfiquistas que, quando ganhávamos, vinham sempre com a treta dos Calheiros e dos Apitos. Nunca reconheceram mérito algum nas nossas vitórias, nacionais e internacionais. Desculpem o palavreado. Bardamerda para eles e...para quem, agora, lhes dá os parabéns . Um Abraço.
ResponderEliminarE.Silva
MVP excelente post muito bom mesmo bem como o artigo do MST, este campeonato foi o da MENTIRA, enoja-me mesmo é ver um 1º ministro e um outro ministro dum governo a dar aval a um presidente que personifica a xico esperteza dum país terceiro mundista, em que tudo vale para ser milionário e manipular os agentes de futebol, numa teia tipo máfia, desde justiça. árbitros, observadores, fpf e liga, mas nada me admira pois este governo também chegou ao poder num golpe de baú
ResponderEliminar
ResponderEliminarTudo quanto acabo de ler, inclusivamente a crónica do Miguel Sousa Tavares, faz-me acreditar numa mudança ainda durante o próximo defeso em relação à estrutura da SAD do Futebol Clube do Porto, e por arrasto a posição das claques em prol do bem comum.
Não sou deste grande clube nacional; respeito-o pelo amor que meu pai teve por ele, desde a sua mocidade, aquando do chamamento do Szabo para treinar no campo da Constituição, desistindo então de tomar o rumo do campo de Paranhos - meu saudoso pai entrou naquela equipa, com Artur de Sousa "Pinga", Waldemar Mota, e outros... que para o campeonato o FC Porto se deslocou a Lisboa, para defrontar o Benfica, e lá ganhou por 9 golos a zero!!! O meu pai saiu do Porto para ingressar no Vitória Sport Clube - chamava-se Zeferino - tendo aqui atingido bastante fulgor durante longos anos; porém, o grande amor dele era o FC Porto; a gente de Guimarães não o levava a mal por isso, respeitava-o na mesma.
O coração destroçado com que ele hoje viveria, ao ver estes quatro anos sem títulos, posso imaginar.
É com a saudade dele que eu quero ajudar a combater os males que, actualmente, afligem o grande clube da Cidade Invicta.
Por tudo quanto vejo passar e leio neste seu blogue, Sr. Vila Pouca, estou com muita fé em grandes e benéficas movimentações no clube do vosso coração, antes de arrancar a próxima época futebolística.
Haja confiança.
Ó Luís, participo regularmente neste blog, mas também gosto muito de ler a opinião de outros Portistas. Sobre opiniões, por vezes concordo, outras discordo, mas respeito a opinião de cada um!
ResponderEliminarDito isto, relativamente aos seus comentários, acabam por me deixar "confucio", não sei se os leve a sério, ou entre também numa qq "bojarda" do tipo, Prof Neca ou Prof Azelha podem ser os sucessores do Nuno!
Já o disse aqui, gosto muito de Futebol, e tenho o habito de ver alguns jogos durante a semana tambem da nossa Liga (daí ser assinante da SportTV), e eu pergunto-lhe, o Raul Silva o "rei dos cartões" teria espaço no Braga? O Fran Sergio que é um nº8, e não um 6, tem espaço num Braga, mas terá capacidades para um Grande? O Kuca? D Chaves, Estoril, Belem, Arouca, 4/5 anos em Portugal, e não passa disso mesmo, daqueles Clubes medianos que representou, ou o Luís quer outro Sami para coleccionar? Se ainda fosse a Kuca Roseta...
No nosso Campeonato, se me falasse num Welthon do Paços, ou de um Etebo do Feirense, eram ilustres desconhecidos, mas tem talento e margem de progressão para outros voos, mas, como em tudo, "só depois de encetar o melão, é que sabemos se é de qualidade e de Almeirim...", porque há talento na nossa Liga, já tantas vezes aqui abordei o desperdicio Seri!
Outro exemplo, o Matheus Bebeto foi contratado pelo Sporting, mas duvido que o Jesus tenha dado o seu aval, porquê? É um jogador "macio", joga com pouca intensidade, pode ser um 8, ou um 10, e não cabe na ideia de jogo do Jesus, nem tem a intensidade dos 8 do JJ. o "Bebeto" tem um belo pé esquerdo, é forte na bola parada, mas o Futebol é muito mais que isso... (O "Bebeto" com o JJ não vai calçar).
Luís, aceite esta minha opinião, porque também respeito a sua, e se posso discordar, sustento porquê. E termino, para a próxima pode pedir a Kuca Roseta, em modo "discos perdidos"... (mesmo que desconheça a frase...).
PT
Caro DVP,
ResponderEliminarE depois temos que levar com o Mister a dar os parabéns ao campeão.....é absolutamente desolador. Uma facada.
Jamais conseguirei dar os parabéns a este polvo.
Raoc
Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca,antes de mais muitos parabéns por ter este excelente e pertinente artigo que expõe a realidade do futebol português,da comunicação social e sociedade portuguesa.
Depois é inegável que este foi um campeonato viciado,ganho graças ao colinho arbitral e ao empurrão do edifício futebolístico português, pois por exemplo a justiça desportiva foi cega,surda e muda em relação aos lampiões,no entanto condicionou o FC Porto e o desenrolar da competição, portanto não reconheço aos lampiões mérito algum por esta temporada,nem pelas anteriores, dado que não esqueço o Capela e ou outros artistas que contribuíram para o desfecho das épocas,por outro lado como o Vila Pouca muito bem realça os lampiões nunca nos deram os parabéns,antes pelo contrário sempre procuraram denegrir o FC Porto com difamações sem fundamento,nos tentaram retirar das competições europeias e quando perdemos somos capa na Bosta,mas quando ganhamos algo mais ou menos relevante somos regalados para um cantinho especial e Luís Filipe Vieira ou algum dos seus papagaios têm um pertinente destaque com ataques durissimos ao FC Porto que jamais são esquecidos,por isso não esperem falinhas mansas,nem hinos de paz e amor.
Finalmente foi surreal a presença do Sr. Primeiro Ministro António Costa e do Sr.Ministro das Finanças Mário Centeno ao pé de Luís Filipe Vieira que deve milhões à banca e alberga ou alimenta uma claque ilegal que infelizmente já tirou a vida a duas pessoas, enfim perante tal repetida imagem parece que nem todos os portugueses são iguais e que o valor da vida é residual, tudo depende de obscuros interesses e das palmadinhas nas costas,se fosse no Dragão havia um escândalo,mas como foi naquele antro nada se passa,que triste e patética figura fizeram tanto António Costa como Mário Centeno ou que raio de governo nós temos.
Abraço
Silvestre
O Nuno não percebeu, ao fim de N épocas de Porto que "Ser Porto" está no sangue e não apenas na boca.
ResponderEliminarOu contratamos um campeão que saiba ensinar os jogadores o que é preciso para ser campeão ou então mais vale enfiar a viola no saco e ver a banda passar.
Boa noite Vila Pouca
ResponderEliminarDeixo aqui uma compilação dos ultimos 3 tetras (2 do FCPORTO e 1 do benfica)
Isto sem querer entrar no campo das estatisticas do PT que aprecio
O intuito é o de analisar para se poder melhorar.
------------------------------------------------------------------------------------
1994-95 Mister Bobby Robson
Classificação P J V E D GM GS DG DPontos
1 FC Porto 62 34 29 4 1 73 15 +58 a
2 Sporting 55 34 23 9 2 59 21 +38 a + 7 :
3 Benfica 47 34 21 5 8 60 30 +30 a +15 *
------------------------------------------------------------------------------------
1995-96 Mister Bobby Robson
Classificação P J V E D GM GS DG DPontos
1 FC Porto 84 34 26 6 2 84 20 +64 a
2 Benfica 73 34 22 7 5 58 27 +31 a + 9 *
3 Sporting 67 34 19 10 5 69 27 +42 a +17 :
------------------------------------------------------------------------------------
1996-97 Treinador António Oliveira
Classificação P J V E D GM GS DG DPontos
1 FC Porto 85 34 27 4 3 80 24 +56 a
2 Sporting 72 34 22 6 6 55 19 +36 a +13 :
3 Benfica 58 34 17 7 10 49 30 +19 a +27 *
------------------------------------------------------------------------------------
1997-98 Treinador António Oliveira
Classificação P J V E D GM GS DG DPontos
1 FC Porto 77 34 24 5 5 75 38 +37 a
2 Benfica 68 34 20 8 6 62 29 +33 a + 9 *
3 V.Guimarães59 34 17 8 9 42 25 +17 a
4 Sporting 56 34 15 11 8 45 33 +12 a +21 :
------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------
2 Sporting(:) 2 2ºLugares + 1 3ºL + 1 4ºL +58 Pontos em 4 Anos (Média 14.5 Pontos/Ano)
3 Benfica (*) 2 2ºLugares + 2 3ºLugares +60 Pontos em 4 Anos (Média 15 Pontos/Ano)
------------------------------------------------------------------------------------
1ªParte
2ªParte
ResponderEliminar------------------------------------------------------------------------------------
2005-06 Holandês Co Adriaanse
Classificação P J V E D GM GS DG DPontos
1 FC Porto 79 34 24 7 3 54 16 +38 a
2 Sporting 72 34 22 6 6 50 24 +26 a + 7 :
3 Benfica 67 34 20 7 7 51 29 +22 a +12 *
------------------------------------------------------------------------------------
2006-07 Professor Jesualdo Ferreira
Classificação P J V E D GM GS DG DPontos
1 FC Porto 69 30 22 3 5 65 20 +45 a
2 Sporting 68 30 20 8 2 54 15 +39 a + 1 :
3 Benfica 67 30 20 7 3 55 20 +35 a + 2 *
------------------------------------------------------------------------------------
2007-08 Professor Jesualdo Ferreira
Classificação P J V E D GM GS DG DPontos
1 FC Porto 69 30 24 3 3 60 13 +47 a
2 Sporting 55 30 16 7 7 46 28 +18 a +14 :
3 V.Guimarães53 30 15 8 7 35 31 + 4 a
4 Benfica 52 30 13 13 4 45 21 +24 a +17 *
------------------------------------------------------------------------------------
2008-09 Professor Jesualdo Ferreira
Classificação P J V E D GM GS DG DPontos
1 FC Porto 70 30 21 7 2 61 18 +43 a
2 Sporting 66 30 20 6 4 45 20 +25 a + 4 :
3 Benfica 59 30 17 8 5 54 32 +22 a +11 *
------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------
2 Sporting(:) 4 2ºLugares +26 Pontos em 4 Anos (Média 6.5 Pontos/Ano)
3 Benfica (*) 3 3ºLugares + 1 4ºLugar +42 Pontos em 4 Anos (Média 10.5 Pontos/Ano)
------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------
2013-14 Treinadores Paulo Fonseca + Luis Castro
Classificação P J V E D GM GS DG DPontos
1 Benfica 74 30 23 5 2 58 18 +40 a
2 Sporting 67 30 20 7 3 54 20 +34 a + 7 :
3 FC Porto 61 30 19 4 7 57 25 +32 a +13 +
------------------------------------------------------------------------------------
2014-15 Treinador Julen Lopetegui
Classificação P J V E D GM GS DG DPontos
1 Benfica 85 34 27 4 3 86 16 +70 a
2 FC Porto 82 34 25 7 2 74 13 +61 a + 3 +
3 Sporting 76 34 22 10 2 67 29 +38 a + 9 :
------------------------------------------------------------------------------------
2015-16 Treinadores Julen Lopetegui + José Peseiro
Classificação P J V E D GM GS DG DPontos
1 Benfica 88 34 29 1 4 88 22 +66 a
2 Sporting 86 34 27 5 2 79 21 +58 a + 2 :
3 FC Porto 73 34 23 4 7 67 30 +37 a +15 +
------------------------------------------------------------------------------------
2016-17 Treinador Nuno Espirito Santo
Classificação P J V E D GM GS DG DPontos (Falta 1ªJornada)
1 Benfica 81 33 25 6 2 70 16 +54 a
2 FC Porto 76 33 22 10 1 70 16 +54 a + 5 +
3 Sporting 67 33 20 7 6 64 35 +29 a +14 :
------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------
2 Sporting(:) 2 2ºLugares + 2 3ºLugares +32 Pontos em 4 Anos (Média 8 Pontos/Ano)
3 FCPORTO (+) 2 2ºLugares + 2 3ºLugares +36 Pontos em 4 Anos (Média 9 Pontos/Ano)
------------------------------------------------------------------------------------
Abraço, Gil Lopes
Boa Noite, Vila Pouca
ResponderEliminarNa sequência dos 2 posts anteriores, que eu analiso da seguinte forma:
Sempre que apostamos num treinador com pulso firme e de mentalidade ofensiva (por coincidencia estrangeiros, Mister Bobby Robson e Co Adriaanse) começamos a construir algo bom.
Nos ultimos 4 anos não tivemos ninguem com este perfil á frente do FCPORTO.
E quando foi um Português a treinador, só Mourinho e Vilas Boas conseguiram inverter de não ganhar para passar a conquistar titulos...
É a analise que deixo para se reflectir.
Abraço, Gil Lopes
Venho aqui todos os dias, geralmente mais que uma vez. Nem sempre comento ou deixo elogios, porque não são necessários. Mas tenho que dizer que os posts têm tido uma qualidade excepcional. Fossem eles lidos e interiorizados por quem manda e outro galo cantaria. Saúde. João.
ResponderEliminarCaro MVP,
ResponderEliminarSó uma palavra em relação a este post: TOP
Eu dei os parabéns a meia dúzia de amigos mouros e dei no Facebook precisamente com essa foto da bosta!
Com a legenda: Os parabéns como vocês me deram!
Aos restantes mouros meus conhecidos nem conversa... andor para a mouraria!!
Cumprimentos
Boa noite,
ResponderEliminarSou sportinguista, e acho que isto está a ficar muito complicado mesmo.
O Sporting e o Porto têm que procurar uma maneira, concertar uma estratégia, de por os vermelhos nos próximos 3 ou 4 anos a lutar pelo 3º lugar. Sei lá, mexer uns cordelinhos, nos orgãos de decisão de poder, e essas cenas...
Senão isto pode ficar muito perigoso, eles ganham um domínio e um embalo que não tarda muito isto torna-se como o campeonato grego com uma equipa constantemente campeã com 20 pontos de avanço sobre os 2ºs e 3ºs classificados.
É só a minha opinião. Pessoalmente não acredito que tão cedo o Sporting volte a ganhar uma liga, como as coisas estão. Mas se lá está, fizesse juntamente c/ o Porto umas cenas para colocar o Benfica lá para baixo logo nas primeiras rondas, aí podíamos ter 1 disputa a 2 clubes e aí que ganhasse o melhor, sem truques sujos de nenhum lado.
Gil, como sabes, quando se questiona a qualidade dos plantéis, coloco algumas reticências, um dos exemplos que dou é a diferença do que jogava o FCP com Ivic versus o que passou a jogar com Bobby Robson. Também já disse que andamos a contratar treinadores, partindo de um princípio que já está ultrapassado, no FCP qualquer um é campeão. Portanto, se se tiver de mudar, mude-se, mas com cuidado, já chega de experiências com treinadores que vêm aprender e crescer no Dragão. Esse tempo já passou, já falhamos muito, não podemos voltar a falhar.
ResponderEliminarVem de encontro ao que eu penso,chega de treinadores moles.
EliminarVamos buscar um treinador estrangeiro disciplinador e de matriz ofensiva.
Qual é a dúvida?
Van Gall era o meu escolhido,
Não duvido que aceitava treinar o nosso Porto
Abraço.
Estou a ver o UPdB e...tal como previa, falou-se no caso do Colectivo...branqueando!
ResponderEliminarFoi pena... não gostei da justificação. Bastava um pedido de desculpas dizendo q não se voltaria a repetir! Mas...se calhar ia...
"E quando foi um Português a treinador, só Mourinho e Vilas Boas conseguiram inverter de não ganhar para passar a conquistar titulos..."
ResponderEliminarGil Lopes, tomando como exemplo o Villas Boas que em cima deixou, o FC Porto ficou então apenas uma temporada sem vencer o Campeonato (2009&10), assim, nos ultimos 40 anos, muitos foram os Treinadores que reconquistaram o Campeonato Nacional, Pedroto quebrou um jejum de 19 anos, depois há outros, com intervalos curtos:
Artur Jorge 2 X, Ivic, CAS, Robson, Mourinho, Adriaanse e Villas Boas!
PT
P.S. O BB fez hoje "greve" no Universo?
Brilhante post. Brilhante artigo do MST
ResponderEliminare um tributo dos árbitros e não só. Eu fico perplexo com o estado de negação do presidente do CD da FPF, com uma primária obsessão sobre tudo o que se diz no Porto, como agora o divulgado inquérito ao Francisco Marques por delito de opinião, referindo Vítor Pereira. O homem só pode estar doente, tal a fixação que o cega! Será possível semelhante estado? E que tipo de Disciplina é esta? Eu acho que a reacção deve ser firme, e colocar mesmo os tribunais civis no contexto, tal a miserável postura desta gente. O homem está possuído. Só pode.
ResponderEliminarVP desculpe ocupar-lhe mais espaço, voltando aos comentários, mas acabei de ler MST (o que quase nunca faço), e porque desta vez concordo com ele, quero deixar aqui o meu ponto de vista sobre o que ele diz.
ResponderEliminarNo reatamento com o Sporting é uma triste figura. E não havia necessidade. Façam propostas claramente, defendam os pontos de vista publicamente, e mandem às malvas estas convergências.
A outra situação refere-se ao que ouvi na "Bancada",dizendo-se que está tudo ultrapassado. Não está. Só se for por ter sido ontem. Quanto ao resto nada está ultrapassado, enquanto o responsável não se retratar e pedir desculpa. Não quero ser sócio de um clube de censores. É gente que abomino.
Fica aqui o meu testemunho, pois somos um conjunto de vontades. É assim que se faz um clube.
Caros Portistas,
ResponderEliminarO DVP mais uma vez impecável, sempre em cima do acontecimento, melhor que toda a imprensa de lixoboa junta!
Parabéns a essa gente só se for por cima do meu cadaver, quem não se lembra de nos terem apagado as luzes no salão de festas?? esta gente desonesta intlectual e que não respeita ninguém só merece é desprezo nada mais, deprezo aos FDP.
Ontem no UPB a desculpa com o coletivo foi de mau pagador mas passa à frente que os nossos inimigos são outros.
Também no UPB foi dito que não se pode criticar os meninos coitadinhos, só pergunto quantos e quantos foram assobiados nas Antas e que Pedroto dizia se não és o suficientemente forte e bom vai à tua vida, isto é o Porto, agora pelos vistos são umas primas donas sinceramente...
Ficou claro e provado que as culpas são todas do polvo para FM mas não é bem assim, querem dar palha?? não por favor. Para nós Portistas está mais que claro que o treinador é um incompetente e como diz e bem o DVP os mesmos jogadores com o Sir Robson rederam o triplo portanto há muita culpa da equipa técnica sem qualquer duvida, os bois tem de ser chamados pelos nomes, no Porto sempre foi assim deixem-se de merdas já chega, depois nem uma palavra sobre o NES a deixarem andar quando o que ele fez foi muito grave e que não enquadra com os valores do FCP, NES RUA!! UPB deixem-se de se armarem em politicamente correctos que isso é muito pior, nós somos do Porto e não somos como os de lá de baixo que fique muito claro nas vossas cabeças, ATENÇÃO!
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
No caso de existir mudança de treinador quem consideram a melhor opção?
ResponderEliminarLi aqui que o Van Gall seria a melhor opção... não concordo... mas de momento também não tenho muitas alternativas... a vir alguém tem de ser alguém com "pulso" e que tenha o apoio da estrutura do FCP... o Lopetegui, mesmo com os seus erros, até tinha pulso para esta luta, o problema é que se desgastou na luta contra TODOS (devido à falta de apoio da estrutura)...
Como acham que iremos atingir os tais 100 milhões em vendas?
Com a possível venda dos melhores jogadores (para cumprir o fair play financeiro) iremos em principio apostar em alguns regressos e em alguns empréstimos de outros clubes (jota poderá ficar mais um ano nessas condições?)... nesse contexto qual seria a escolha possível para treinador?
Costa & Costa
ResponderEliminarO benfica brota de corrupção por todo os poros desde que nasceu. É um clube promiscuo, com governantes e todo o tipo de políticos e comunicação social, que não passam de uns freteiros para lhes lavar toda a sujidade de acumuladores de lixo que conspurcam o desporto em Portugal. São uns obcecados para o mal, para a grandeza de uns tesos que pensam que são alguém, são um cartel, um antro ou manto de foragidos da lei.
CARTA DE UM ADEPTO PORTISTA DE 17 ANOS AO PRESIDENTE E TREINADOR .
ResponderEliminarPRESIDENTE SERÁ QUE PODIA RESPONDER-ME A ALGUMAS COISAS PORQUE ESTOU A SOFRER MUITO COM O NOSSO PORTO?.AQUI VAI.
PORQUE É QUE O SENHOR PRESIDENTE NO FIM DO JOGO COM OS ENCARNADOS DISSE QUE A ARBITRAGEM FOI BOA ? EU VI E OUVI TODA A GENTE APONTAR ERROS GRAVES QUE PREJUDICARAM A NOSSA EQUIPA E SÓ O SENHOR PRESIDENTE É QUE DISSE ISSO
PORQUE É QUE SE CONTRATA UM TREINADOR QUE QUANDO FOMOS PREJUDICADOS MUITAS VEZES SÓ COMEÇA A FALAR A DUAS JORNADAS DO FIM ?
PORQUE O SENHOR PRESIDENTE COMEÇA ESTA ÉPOCA SÓ COM UM PONTA DE LANÇA E QUANDO SE VÊ QUE POR EXEMPLO O RIVAL ENCARNADO TEM NO PLANTEL 3 PONTAS DE LANÇA BONS?
PORQUE SENHOR PRESIDENTE NESTA ALTURA DA ÉPOCA NÃO SE OUVE FALAR DE CONTRATAÇÕES PARA O NOSSO CLUBE ? JÁ VIU QUE O NOSSO RIVAL ENCARNADO JÁ FEZ DUAS OU TRÉS CONTARATÇÕES IMPORTANTES PARA A PRÓXIMA ÉPOCA , PARECE QUE ESTAMOS A DORMIR OUTRA VEZ
SENHOR TREINADOR
O SENHOR ACHA QUE JOGAR COM MÉDIOS A EXTREMOS DÁ MESMA PROFUNDIDADE A EQUIPA PARA POR EXEMPLO CENTRAR BOLAS PARA O NOSSO PONTA DE LANÇA ?
SENHOR TREINADOR
SABE BEM QUE FOMOS CLARAMENTE PREJUDICADOS E QUAL A RAZÃO QUE DEU OS PARABÉNS AOS ENCARNADOS ?
OBRIGADO
PAULO MIGUEL
PONTA DELGADA AÇORES
Paulo Miguel, para a próxima escreve em letra pequena.
ResponderEliminarA época ainda não acabou, depois de acabar é que é tempo de tomar decisões, espero que muito bem ponderadas e depois explicadas.
No Baluarte Dragão , escreveram mais um belo texto...que tirei parte:
ResponderEliminar" Um dos objetivos das cartilhas da turma de Carnide – talvez mesmo o seu principal objetivo – e da sua política de comunicação agressiva e totalitária é a fragilização dos adversários e, em concreto, do FC Porto. Isso é conseguido de uma forma muito simples, mas que frequentemente nos passa despercebida: através da produção de um discurso que é reproduzido muitas vezes, por muita gente, em muitos sítios diferentes. Um discurso que não se dirige apenas aos benfiquistas, mas também aos portistas e aos adeptos de outros clubes. E que entra na cabeça das pessoas.
Em relação ao FC Porto, fica evidente que o objetivo é dividir os seus adeptos. Criar fraturas internas que podem fragilizar o clube muito mais do que um roubo num qualquer jogo ou do que um castigo injusto. Os exemplos podem ser infindáveis, mas há dois que são muito claros. A comunicação do Benfica teve muito sucesso na difusão da ideia de que o FC Porto é o clube das comissões. Tanto sucesso que muitos dos portistas acreditam nisso e revoltam-se contra o clube e os seus dirigentes, quando a realidade dos factos nos diz que o FC Porto não é, de longe, o clube que mais paga comissões ou que está envolvido em negócios cuja lógica escapa ao adepto comum. Quando a cartilha do Benfica dá instruções aos seus comentadores para insistirem ao máximo na colagem entre o FC Porto e os atos praticados pela equipa do Canelas, o que se pretende é denegrir a imagem do clube a partir da sua colagem a um grupo dos seus adeptos. E isso tem como consequência, mais uma vez, a criação de uma fratura interna entre portistas.
O momento desportivo do FC Porto não é, seguramente, o que os portistas desejavam estar a viver. Porque o FC Porto é eterno e o sucesso faz parte da sua identidade, não temos qualquer dúvida de que esta fase será ultrapassada. Mas há um ingrediente que é fundamental: a união dos adeptos do FC Porto. E por isso é exigível que os portistas resistam a todas as tentativas de desestabilização, que quase sempre chegam de fora, mas que por vezes também vêm de dentro. Não podemos ser nós a interiorizar o discurso das cartilhas. Isso seria uma derrota muito mais grave do que qualquer outra que possa acontecer dentro do campo.
A mensagem fundamental para os portistas, neste momento difícil, pode resumir-se numa palavra: resistência. De fora querem fazer-nos muito mal, cá dentro temos de ser muito firmes na defesa do que é nosso e dos nossos interesses. Independentemente de tudo o que nos possa separar, há algo que nos une e que tem de estar acima de tudo: o Futebol Clube do Porto."
TODOS OS PORTISTAS deveriam ler este texto e refletir!
C.Silva, pode haver quem no FCP se deixe condicionar por cartilhas e por mentiras muitas vezes repetidas, mas a esmagadora maioria dos portistas pensa bem, sabe bem o quer, não vai nessas cantigas. Sendo que o baluarte do dragão, é Porto, não percebi essa da desestabilização vinda de dentro. Isso não é dividir? E o que se passou no domingo? Porque não se assumiu que erramos e ponto final? E tudo se resume à Liga Salazar e ficamos por isso, pelo Universo Porto - da Bancada, não confrontamos o poder político e quem de direito sobre uma comunicação social desonesta e que tem grande influência? As críticas feitas com respeito, objectividade, de boa-fé, ajudam a construir e não a demolir.
ResponderEliminar
ResponderEliminarA máquina que o regime montou, de há uns anos para cá, não foi obra do acaso. Foi algo que seguramente foi amplamente debatido, esmiuçado, revisto e minuciosamente planeado. Envolve muita gente e altas patentes políticas vermelhas. Quase nada foi deixado ao acaso e, regularmente, vemos exemplos e demonstrações desse poderio alcançado que não deixam dúvidas...é MONSTRUOSO e PORMENORIZADO.
O nosso FCP só o irá beliscar SE se organizar, com gente capaz, comprometida, visionária e...portista de coração. Esta luta não é só desportiva, é bem mais do que isso, pelo que ou se cria uma "plataforma de combate" ou, se for cada um por si...não sairemos disto!
Preocupa-me MUITO que os sinais que vêm de dentro apontem no sentido contrário disto...
Espero que...a espera pelo momento PdC não comece a frustrar quem ainda acredita nele. Dá pena!
Caro DVP:
ResponderEliminarSe temos a estrutura do FCPorto a dizer que esta é a Liga Salazar e que esta liga foi pior que a Liga do Colinho, não vejo como podem dispensar o NES. O Lopetegui ficou depois da Liga Colinho, logo se esta foi ainda mais escandalosa, parece-me que já temos treinador para a próxima época.
Sugiro o regresso de Vítor Pereira. Saiu magoado com a estrutura do FCPorto (bastou acompanhar os comentários que fez na RTP), mas este periodo de nojo, deve ter servido para ganhar mais experiência. Foi um treinador que, com um plantel pior que o desta época e numa situação pior que a desta época, venceu todos os jogos que tinha de vencar para ser campeão. Se calhar é pior comunicador que NES, mas para comunicar com a imprensa portuguesa, chega e sobra. O resto da mensagem, tem de ser a estrutura a passar.
Um abraço
Rui Silva, isso é óbvio e estava a pensar falar sobre isso. E depois, há outra questão, o clube tem uma estratégia clara, é a Liga Salazar e depois, um assalariado vai contra a estratégia.
ResponderEliminarO problema é que se deixou de falar das arbitragens, da vergonha que foi esta época, para se dar destaque ao cartaz e frases escritas, e os portistas a contribuírem para isso.
ResponderEliminarQt ao resto que importa, obviamente que não se pode ficar pelo Universo Porto, é preciso fazer mais coisas, resta saber, se dado o estado as coisas (poder politico e judicial cativos do polvo), se há poder para isso.
Daí aceitar a união de esforços com o sporting.
C.Silva, não foram os portistas, foi quem teve a infeliz ideia de proibir a exibição dos cartazes. Repito, no último jogo em casa e quando já não havia nada para decidir, uma posição legítima, correcta, por parte de gente que deu muito e não recebeu nada. E depois da posição do treinador... então é que nem vale a pena falar...
ResponderEliminarVou aguardar serenamente para ver como vamos resolver o problema, compatibilizar Liga Salazar com parabéns ao Salazar.
...ontem, sobre o assunto C95, FJM engonhou, percebeu-se que a "estrutura" meteu agua. Ok, não pediu desculpa mas deu a entender que tudo está resolvido.
EliminarCaros Portistas,
ResponderEliminarNão consigo ignorar, nem esquecer, e continuo a remoer a perda deste Campeonato, tal como ainda não esqueci o Campeonato também perdido em 2014/15, ambos com culpas próprias, mas também por influencias externas, nomeadamente da arbitragem, e em ambos os Campeonatos.
Como tenho memória de elefante, e relativamente ao protagonismo do "apito encarnado", por exemplo, em 2013/14 foi dado o "pontapé de saída do apito" com Paulo Fonseca, então com o Benfica em profunda depressão, o FC Porto arranca muito bem só com vitórias, e na 5ª jornada no Estoril o FC Porto deixa um empate 2-2, e como aconteceu esse empate? Uma GP mentirosa, penalizando um braço de Otamendi fora da area, e um 2º golo do Estoril marcado em fora de jogo, estava aí decretado o protagonismo do "apito encarnado" que já tinha resquicios nas 2/3 temporadas anteriores, mas então eramos mais competentes!
Nesse Campeonato 2013/14 (Paulo Fonseca/Castro), o FC Porto foi grosseiramente lesado pelas arbitragens por exemplo, em 4 jogos fora: Benfica (foi Campeão, no jogo de homenagem a Eusébio), Alvalade (Sporting foi 2º classificado, golo de Slimani precedido de fora de jogo), Estoril (foi 4º classificado, já em cima deixei as duas irregularidades), e finalmente na Choupana com o Nacional (um golo do Nacional fora de jogo, e o Capela anulou um golo limpo a Jackson, Nacional foi o 5º classificado). Vejamos, numa temporada que se fosse bem preparada, poderia resultar num Tetra (responsabilidade propria), e faria implodir o Benfica, mas, fomos "cilindrados" pela arbitragem, onde? Em casa do Campeão, do Vice Campeão, do 4º classificado, e do 5º classificado, não, não há coincidências, pese embora os erros próprios!
Agora, vou-me debruçar nas responsabilidades nossas, e justamente neste ultimo quadriénio. Em 14/15 1ª temporada de Lopetegui, já no terço final desse Campeonato, o Benfica num sabado á tarde perde em V Conde 1-2, e nós, à noite na Choupana sabendo do resultado do nosso adversário, depois de virarmos a ganhar 1-0, empatamos de forma inexplicavel, e perdemos aí o Campeonato!
Nesta temporada, será chover no molhado recordar o FC Porto V Setubal (sinistro dia do Pai), porque afinal tem relativas afinidades com aquele Nacional FC Porto, mas, houve mais oportunidades desperdiçadas.
Atentem, este FC Porto de NES, juntou 10 empates, e 10 pontos acumulados (20 pontos perdidos), se em 10 desses empates, o Nuno é mais ousado, mais arrojado, e menos refem dos equilibrios defensivos, vejamos, hipotese meramente académica mas também matemática, ora vamos lá desdobrar esses 10 empates, em 5 vitórias (premiada a ousadia ofensiva), e 5 derrotas (castigada essa ousadia ofensiva), o FC Porto acumularia 15 pontos com 5 vitórias e 5 derrotas, e não os tais 10 pontos, correspondentes aos tais 10 empates, curioso, estamos a 5 pontos do Benfica ...E confirma-se: "O medo de perder tira a vontade de ganhar...." Wanderley Luxemburgo!
Todavia, não há como mascarar, aqueles dois Portos (de Lopetegui e Nuno) não tiveram "estofo de campeão" (expressão eternizada pelo Mestre Pedroto), traduzindo estofo: mentalidade competitiva e ganhadora, suportando e superando a pressão com vitórias. Curioso, o estofo de campeão que o FC Porto sempre revelou nas ultimas 3 décadas, mas que, definitivamente não tinha nas décadas de 60, e parte de 70!
PT
(Complementando ou entronca no meu anterior comentário).
ResponderEliminarDurante aqueles 19 anos de jejum de Campeonatos (1958/59 a 1977/78), o FC Porto teve boas equipas, bons jogadores, mas em alguns momentos decisivos faltou o tal "estofo", tal como hoje sucede!
Para os "mais antigos" como eu, recordo duas temporadas com afinidades com estas, 1968/69 o FC Porto de Pedroto é líder isolado a 4 jornadas do fim, mas em duas jornadas sucessivas nas Antas, perde com a Académica, e de seguida empata com o U Tomar, e o Campeonato fica perdido (há factores que o influenciaram, afastamento de Américo e Custódio Pinto, e uma derrota na Luz para a T Portugal), mas também falta de "estofo".
Dois anos depois (após a ressaca Pedroto, e o 9º lugar de 1969/70), a coisa repete-se, temporada 1970/71, o FC Porto do escocês Tommy Docherty, arranca para uma 2ª volta extraordinária com 8 vitórias consecutivas no campeonato (entre elas um 4-0 ao Benfica, com o tal poker do Lemos), e eis que, quando o FC Porto distava apenas um ponto do Benfica e Sporting, novamente a "besta negra" Académica empata nas Antas 2-2, e atrasa o FC Porto, na Jornada seguinte, uma derrota por 0-1 no Barreiro com a CUF, e seria o adeus definitivo ao Campeonato 1970/71, novamente um Porto sem "estofo" sucumbiu à pressão perto do fim. Curioso, separados por 46 anos, aquele Porto de Docherty, tem tantas afinidades com este Porto do Nuno ...
PT
Qt NES concordo.
ResponderEliminarNão se compreende.
Ele simplesmente quer agradar a todos.
Um treinador á Porto tem de saber remar contra a maré, daí que c9mpreenda que seja substituído.
Ó PT portanto o Raul Silva (Marítimo) é o "rei dos cartões" Por acaso não foi ver quantos "cartões" levaram o Felipe e o Maxi?
ResponderEliminarO Fransérgio é Médio Centro / Médio Defensivo. Não pode jogar a trinco?
Já o Kuca (Arouca) como jogou em clubes medianos não pode ser contratado pelo FCPORTO porque agora no "DRAGÃO" só podem vir jogadores que passaram pelo Real Madrid, Barcelona, Bayern ou Juventus.
Relativamente ao Welthon, o PT está mesmo "confucio". Eu já falei do Welthon do Paços Ferreira. É só ver o post "DO DRAGÃO ATÉ À MORTE" de 6 de Maio de 2017 "C.S.Marítimo 1 - F.C.Porto 1. Assim não dá..."
Nessa altura eu disse isto "Rui Fonte e Welthon parecem jogadores muito interessantes".
Os jogadores de que eu falei podem ser melões? Podem ser, ou não.
Como pode ver também eu sustento as minhas opiniões, embora de maneira diferente da sua.
P.S.
Descanse que só chamarei pela Kuk@ Roset@ se for para ela julgar com as bolas. LMAO
Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)
Ontem no Universo Porto da Bancada alguém comentou que com Lucílio Batista, João Ferreira e Paulo Costa no conselho de arbitragem nada haveria de esperar a não ser o benefício do Benfica. Missão cumprida por essa seita neste "treta" mas estamos fartos de saber que é assim. Mas continua por perceber por que raio o nosso presidente e sua direcção permitiram tal coisa. Acordamos estremunhado com a existência de um Polvo e achamos que vai ser difícil acabar com ele sabendo bem que andamos a ser tomados por lorpas pelo Sport Portugal e Benfica há anos. Todos?... Não!... Existe ainda e sempre alguém que ainda não percebeu em que filme está ou, se realmente percebeu, falou pela voz do dono. NES o actual treinador do FC Porto. Nem quero imaginar mais um ano com NES. Seria qualquer coisa que não conseguiria digerir...
ResponderEliminar
ResponderEliminarO FC Porto B discute ao final desta tarde (19h00, Porto Canal), com a equipa Sub-23 do Sunderland, o título da edição de 2016/17 da Premier League International Cup
Gostava de saber se alguém da fpf mandou felicitações aos miúdos ?
Já que ontem foi reforçado que este campeonato (pelo director de comunicação do FCP) é ainda mais escandaloso que o do primeiro ano de Lopetegui então considero mesmo que o NES não está em sintonia (pq não quer ou pq não lhe dá jeito ou pq não há "sincronização" na comunicação)... sou contra mudar por mudar mas dada a realidade (além de sofrer poucos golos, a equipa foi sempre "instável" durante a maioria dos jogos) e o comportamento "simpático" do NES não vejo razões objectivas para continuar com o NES como treinador... também não vi vantagens objectivas para o FCP do aproximar do Jorge Mendes... portanto, mais uma vez, mudar será quase uma necessidade e não entendo os motivos pelos quais o NES foi contratado... se era o escolhido pq é que não foi contratado em vez do Peseiro (já que já estava livre) e assim tinha mais tempo para preparar esta época??
ResponderEliminarNão podemos continuar a ir buscar treinadores para aprender no FCP... é urgente um treinador que tenha probabilidade de sucesso em função dos objectivos que venham a ser definidos... pelo menos este ano temos entrada directa na Champions (nem que para isso seja necessário um treinador que por lá já tenha passado de modo a tentar "levantar" a equipa)...
Marco Silva para mim seria mais um "tiro no escuro"...
Resumindo, não está nada fácil ... mas acima de tudo o que mais temo é que seja mais um ano em que a preparação da próxima época seja feita em "cima do joelho"...
Temos bons jogadores, mesmo vendendo alguns, considero que é possível criar uma equipa competitiva e que dê luta (desde que o timoneiro da equipa saiba aproveitar os recursos à disposição... exemplo: o Oliver Torres com o NES não rendeu metade...)
Luís vamos por partes,
ResponderEliminar1 O Raul Silva neste Campeonato já viu 8 amarelos, e 1 vermelho. Na época anterior, em meia temporada viu 9 amarelos, e 3 vermelhos, não vale a pena continuar, pois não? Avaliando o Futebolista, é um entre tantos centrais brasileiros de qualidade relativa (altos e fortes no futebol aereo), contudo, creio que nem cabe num Braga, opinião pessoal!
2 Fran Sérgio, repito, é um 8 puro, mas pode jogar como 6, ou mesmo como central, ou mesmo como P Lança (o Danilo do FC Porto, numa Final da T Liga Benfica Maritimo, foi 6, foi central, e terminou como P Lança, nessa mm Final, mas o Danilo é um 6, não é?). Opinião pessoal, o Fran Sérgio tem espaço num Braga, mas não me parece encaixar num Grande!
3 Se conhece a história do FC Porto, saberá que as grandes conquistas Europeias do FC Porto, não passaram por contratar na Juventus ou no Real, mas sim no Varzim, Rio Ave, U Leiria ou V Setubal (André Pai, Quim, Derley ou Paulo Ferreira). Mas naturalmente, um Atleta de um clube de pequena/média dimensão pode também falhar num Grande, e no FC Porto há muitos exemplos, ora positivos, ora negativos!
4 Em agosto de 2016, vi um Moreirense Paços da 1ª jornada deste campeonato, e aqui neste blog deixei uma referencia elogiosa ao Welthon, vá ao Arquivo e pode reler o que aqui digitei em agosto de 2016, todavia, não me estou aqui a arvorar de profundo conhecedor do "pontapé no esférico", contudo já vejo Futebol há um par de décadas, e creio reconhecer quem tem, ou não tem qualidade, todavia, erro algumas vezes, e felizmente!
5 Rui Fonte, está a fazer a sua melhor temporada, traduzida em golos, mas é também muito achacado a lesões. Bom, mas o Rui Fonte tem uma clausula de 30 M€, e tem o passe partilhado em partes iguais pelo Benfica/Sp Braga. Pergunto-lhe, o Benfica aceitaria vender o Rui Fonte ao FC Porto? Bem, este dossier Fonte é facilmente descartado, ou ainda vai insistir?
6 Kuca. Repito, 4/5 anos em Portugal, D Chaves, Estoril, Belem ou Arouca, Clubes de pequena média dimensão, e pergunto, se o Kuca tem tanta qualidade, porque razão o Braga ou o V Guimaraes ainda não o contrataram?
Luís, vou continuar a opinar, mas tentando sempre seguir uma linha de coerência, assim como, também tentarei eliminar uma qualquer persistente teimosia. E termino, quando aqui "ouler" uma qq "bojarda" vinda da sua parte, não o irei importunar, é assunto encerrado!
PT
ResponderEliminarJá vi que não vamos poder ter férias! O campeonato chega ao fim no próximo domingo, mas viveremos Junho, particularmente, com muita ansiedade: que estrutura se reerguerá no Futebol Clube do Porto para combater a do Benfica que comanda os órgãos de decisão no nosso desporto preferido?
A Liga Salazar, meus caros portistas, também acaba no próximo domingo. Bem sei que se está a insistir bastante neste epíteto - Liga Salazar - para abafar os ecos dos benfiquistas que venceram o campeonato por processos muito obscuros; sobre o protesto do Universo Portista, ainda ontem, o respectivo canal repetiu imagens diversas de irregularidades que vos sonegaram o título, talvez... mas, ao som do Hino da Mocidade Portuguesa!? - eu cantei. Minha mulher não me pôde acompanhar, porque é bastante mais nova, não vestiu aquela farda e admirou-se muito por me ver cantar aquele hino com o rosto alegre de quando moço "tronco em flor, estende os ramos à mocidade que passa..." Fiquei tão feliz como quem reza um padre-nosso depois de uma graça recebida.
Mas, que teria o Salazar a ver com o futebol, se o Futebol Clube do Porto não tivesse perdido pontos com o Setúbal, se não tivesse perdido pontos com o Braga, se não tivesse perdido pontos com o Feirense, se não tivesse perdido pontos com o Marítimo, assim, tudo de enfiada?!
Que estrutura benfiquista resistiria hoje mesmo, se o clube da Cidade Invicta tivesse sido o campeão, apesar das manobras de bastidores que aquela utilizou, para mal dos nossos pecados?!
Portanto, não vamos esquecer a defunta Liga Salazar; mas, também, não vamos deixar que o seu nome manche o desenrolar da próxima época. O Futebol Clube do Porto deve congregar todas as forças dispersas por causa deste mau ano, mudar de treinador, formar uma equipa com jogadores à Porto (ide ver os retratos ao Museu), com adeptos sempre fiéis.
E mais nada.
(A Mocidade Portuguesa é uma boa lembrança, apesar de eu não ter passado de simples lusito).