Primeiro, acho estranho que depois de ter sido ultrapassado por Nuno Espírito Santo, na época passada - nem vale a pena dizer as razões...-, passasse a ser agora um treinador a considerar - tudo o que sabemos é o que vem na comunicação social, não há nenhuma declaração de Marco Silva sobre o assunto, a única posição do F.C.Porto foi a que li ontem no JN e foi de Francisco J.Marques a desmentir: "Marco Silva nunca foi hipótese"
Segundo, mas se foi e houve negociações, sabemos como decorreram? Quais foram as razões para a falta de acordo? Não, não sabemos. Mas e se no limite, Marco Silva, pura e simplesmente preferiu continuar em Inglaterra e num clube sem a história e o prestígio internacional do F.C.Porto, que até vai disputar a melhor prova de clubes do mundo, a Champions League, é uma posição aceitável e tem de ser respeitada. A Liga inglesa é a melhor e a mais competitiva do mundo, estão lá a grande maioria dos grandes jogadores e treinadores, entrar lá não é fácil, ter a possibilidade de entrar e continuar, mesmo que num patamar baixo e pouco ambicioso, é uma opção aceitável. Maurico Pochettino entrou pela porta do Southampton e agora está num grande e a lutar pelo título - conseguiu dois segundos-lugares ao serviço do Tottenham.
Portanto e concluindo:
Marco Silva pelo menos que eu tenha dado conta, não faltou ao respeito ao F.C.Porto, não tem culpa que muitos que gostariam de ver no Dragão, olhassem para ele como o novo D.Sebastião e agora que não veio se atirem a ele com tudo. O F.C.Porto é demasiado grande para ficar a chorar uma nega de um treinador qualquer, muito menos de Marco Silva que ainda está a começar e tem muito a provar.
Goodbay que eu good fico.

«A revolução que alterou esse equilíbrio de forças teve, como ideólogo, e grande protagonista, Jorge Nuno Pinto da Costa. Conhecendo as contrariedades que teria de enfrentar, porque sabia que o centralismo vigente no país nunca acataria pacificamente a inversão dessa lógica, Pinto da Costa construiu, com o apoio de José Maria Pedroto, uma estratégia de combate. Ambos perceberam que não bastaria conseguir os melhores atletas, ter a melhor equipa, ou jogar o melhor futebol. Ao contrário do que sucedia com os clubes da capital, não bastaria ao FC Porto ser o melhor para vencer. Era preciso ser muito melhor do que a concorrência da capital, num país em que tudo aquilo que desafia a lógica do centralismo é olhado com desdém ou é alvo de uma tenaz perseguição. Era essencial também, afrontar o sistema vigente e adoptar uma estratégia belicista, assente nos princípios tácticos da guerrilha, cujo sucesso dependia o empenho individual e da comunhão colectiva de todos aqueles que não se resignavam ao “status quo”. Era necessário, para isso, romper com a tradição de um clube que, por norma, tinha bom perder, e se resignava à sua irrelevância, recebendo em troca, e como único troféu, o prémio da simpatia. Pinto da Costa acreditou, e fez com que os adeptos e toda a estrutura do clube, desde o roupeiro ao treinador principal, também acreditassem, que esse não era o destino inevitável do clube. Foi essa estratégia que permitiu que, em muito pouco tempo, que o FC Porto se superiorizasse aos seus concorrentes. Com Pinto da Costa e Pedroto, o temor reverencial deu lugar ao confronto. O clube passou a atravessar a Ponta da Arrábida, rumo a sul, sem complexos. E, uma vez conquistada a hegemonia, a nível nacional, Pinto da Costa olhou para fora de portas, assumindo que a base regional do clube, que nunca renegou, não o impediria de se afirmar no estrangeiro.»
Vamos conseguir fazer o mesmo agora, quando cada vez é mais notório o centralismo e o apoio ao clube do regime? E com quem?
Quanto a MS totalmente de acordo.
ResponderEliminarPinto da Costa com menos trinta anos era o ideal, agora, Rui Moreira, sem dúvida e desde que toda a gente estivesse de acordo, sócios e ele.
Sobre o alarido de ainda não termos treinador, se calhar temos a pessoa com a vontade necessária para ir buscar os números:
ResponderEliminarPT,
Seria interessante termos:
- tempo entre anúncio da não continuidade e anúncio de novo treinador, quando aconteceu em final de época
- data habitual do anúncio do novo treinador
Só para acabar com a histeria em volta da suposta demora, porque tenho a sensação que teremos dados muito interessantes...
Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca, também não sei até que ponto o Marco Silva foi ou não uma hipótese considerada,no entanto o mesmo não é nenhum salvador ou um D.Sebastião,nem o FC Porto necessita de tal figura, necessitamos sim é de um Treinador com inegável qualidade ou competência e que acrescente algo de relevante ao nosso clube,seja de que nacionalidade for.
Depois gostaria que o Senhor Presidente Pinto da Costa tivesse a capacidade ou desenvoltura para combater o centralismo,bem como o edifício futebolístico português coordenado pelos lampiões,pois embora tenha sido importante o contributo do Universo Porto da Bancada, é óbvio que o mesmo não chega tem que haver gente no terreno com astúcia e tenacidade para enfrentar qualquer obstáculo em prol do FC Porto,tal como uma só voz no nosso clube que alguns propalados jornalistas ou papagaios ou servos dos lampiões tentam denegrir e condionar.
Finalmente tenho a impressão que o FC Porto está demasiado permissivo,por exemplo existem vários vice-presidentes,mas nenhum se assume como um número dois que como o Vila Pouca diz e bem não pode ser somente João Pinto,nem como uma possível voz do FC Porto, até diria mais neste parece que Francisco J.Marques é o escudo de pessoas muito satisfeitas nos seus cargos e pouco incomodadas com o que sucede em redor do FC Porto o que é lamentável, enfim veremos o que sucederá nos próximos tempos.
Abraço
Silvestre
o treinador será Paulo Sousa! e que ninguém tenha dúvidas! e será com Paulo Sousa que voltaremos a ser campeões! o penta não é para todos! será interrompida a hegemonia adquirida pela vermelhada! um novo ciclo se vai iniciar mas, erros presentes que sirvam de lição! hoje, os que connosco lutam pelo título, estão apetrechados como não estavam mas últimas décadas! política desportiva assertiva precisa-se!
ResponderEliminarMagro,
ResponderEliminarTou a jantar, mas amanhã "bitaito" neste post. O Sousa consta que hoje se despediu de Florença ...
PT
Também Não alinho nessa de o marco Silva ser a ultima coca cola do deserto..seja qual for o treinador k que me deixa preocupado e mesmo a ultima questão que deixou..com quem? Quem tem a força que um dia pinto da Costa já teve? É agora parece já não ter? Mais que ter um treinador e preciso ter um líder que já tivemos num passado e não tanto agora..
ResponderEliminarEstão a falar que o wonder boy "recusou" o FC Porto não por dinheiro, mas por projecto desportivo medíocre. Já o Conceição foi ressabiamento, ou como caracterizaram "por forte personalidade", na época passada não gostou ter sido trocado por NES.
ResponderEliminarAgora o preferido parece ser o Sousa, a trigésima quinta escolha.
É o que ando a dizer, ninguém nos quer, se calhar nem o prof. Neca.
Será que nem para a Liga Europa teremos equipa para lutar?
Mistério.
A sua 35.a escolha poderá ser a 1.a escolha de muitos. Se será a melhor? Só o tempo o dirá!
EliminarTreinador será Sérgio Conceição com Juan Manuel Lillo como adjunto, a pedido do próprio Sérgio, que já o queria levar para o Nantes. Foi a informação que correu no jantar de homenagem aos heróis de Viena.
ResponderEliminar"Vamos conseguir fazer o mesmo agora, quando cada vez é mais notório o centralismo e o apoio ao clube do regime? E com quem? "
ResponderEliminarVamos pois! E com a prata da casa!
Pinto da Costa ainda nos vai dar umas alegrias, e por muitos a estrebuchar.
O clube do regime nunca foi tão desmascarado e revelado com hoje o é. Logo vai cair... e com estrondo.
E não. Não sou bidente. Pelo menos do maxilar superior!
ps. Quem é o Marco Silva?
O Presidente falou. Ficamos a saber coisas sobre a rua em que mora e que ele nos ama. Do resto, do importante disse nada. Bem; o amor é uma coisa maravilhosa, agradecemos, mas por favor poupe-se, Presidente. Anda a ser mal aconselhado. Não queira ser o nosso Américo Tomás...
ResponderEliminarNão acredito que tenha sido o discurso que deu inúmeras vitórias ao FCPORTO.
ResponderEliminarPara mim foi a competência, a modernidade, a ambição e a rapidez de processos da sua ESTRUTURA. O discurso era apenas a epiderme.
Algum PORTISTA acredita que o JNPC de outrora que contratava Decos, Falcões, James Rodriguez ou Jardeis e fazia vendas colossais, deixava fugir um Bas Dost, Mitroglou, Lima ou um Jonas, ou atirava o clube para as garras do "fair play" financeiro?
Reforços para o FCPORTO? Nada, está tudo paralisado.
Assim, pode até vir o Paulo Sousa ou o ceguinho da Areosa ou outro qualquer que a estrutura desestruturada do "AZUL E BRANCO" de hoje deitará tudo a perder.
O "DRAGÃO" anda à 7 anos a comer do sono. De vez em quando acorda para celebrar os triunfos do passado museológico e depois volta a hibernar.
Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)
Ó Ega, já não entendo, você está a ser irónico ou não, carago!?
ResponderEliminarAbraços
ResponderEliminarTemos que começar a vender jogadores ou rescindir e apostar num treinador a serio, com provas dadas.
casillas,maxi, depoitre, herrera,indi, reyes,adrian, marega, entre outros, vende los e apostar nalguns jovens de grande valor que temos.
na baliza apostar ja no gudino, como se fez com o baia, direita temos ricardo e layun, centrais nao se mexia e para esquerda trazer o rafa.
treinador. portugues so 2, um esta ocupado, o outro e paulo sousa
sergio tem que evoluir e ver se nao e despedido mts vezes
@ega
ResponderEliminaro que é que interessa ser 35ª escolha se é a melhor escolha?
O único problema é não ter sido a 1º
Bom dia,
ResponderEliminarNenhum treinador , antes de começar a trabalhar é a ultima coca cola no deserto.
Diversas opiniões temos todos sobre treinadores , mas ninguém pode afirmar que a sua preferência vai ganhar de certeza . Mesmo um treinador cheio de curriculum não se livrará dos assobios e das críticas se o Porto não começar logo a vencer.
O melhor é manter a calma e esperar pelo nome , depois certamente haverá opiniões para todos os gostos , mas o que conta mesmo , seja bom, seja mau , são os resultados .
Temos de ter ainda a consciência , que os treinadores que vieram antes , foram contratados com a intenção de não falhar , portanto não estamos a salvo de voltar acontecer . Ainda acredito que o Porto é um clube altamente profissional , com gente conhecedora e competente , não se faz nada no Porto em cima do joelho , tudo é analisado , pensado e ponderado . E creio que foi assim com os treinadores anteriores, será assim com o novo.
Os clubes todos tem os seus problemas , o Porto não foge à regra , mas teve sempre a capacidade , a certa altura de atalhar caminho e com medidas objectivas voltar a vencer, se não o fizer , não será o Paulo Sousa , o Serginho, ou Jesus que devolverão as vitórias ao Porto.
Curioso é o facto de todos criticarem os jornais , mas acabam por acreditarem em tudo o que eles escrevem .
O nosso treinador não vai ser Marco Silva , e qual é o mal , alguém pode garantir que vinha ganhar ... alguém pode garantir que o Paulo Sousa se vier , ganhará , alguém tem a certeza que o Sérgio ou o Jesus se viessem ganhariam , ou o Pedro Martins . Apesar das boas e más opiniões , ninguém tem a certeza de nada.
Uma coisa é certa se o Porto não corrige os seus erros mais problemáticos , a probabilidade de voltar a não vencer é maior do que voltar a vencer , e talvez por larga vantagem.
FORÇA PORTO.
Caro Vila Pouca, Portistas
ResponderEliminarNão me incomoda rigorosamente nada e muito menos fere o meu orgulho Portista o facto de M. Silva optar por continuar a treinar em Inglaterra, até porque, como refere o Vila Pouca não sabemos se houve negociações e quais as razões para não se chegar a acordo. Portanto, por mim assunto encerrado.
Custa-me a entender a incompreensão e a impaciência de alguns, muitos Portistas, que aqui e noutros Blogues, manifestam, por ainda não ter sido noticiado o novo Treinador do FC Porto. Afinal, não estamos todos de acordo que uma das razões dos fracassos destes 4 últimos anos se deve à má escolha do Treinador!? Afinal, não é consensual entre os Portistas, que Pinto da Costa tem pouca margem para voltar a falhar e por isso tem de analisar e reflectir muito bem antes de contratar o novo Técnico, atendendo ao que está em jogo no presente e
futuro do FC Porto!? Não será Pinto da Costa o mais interessado em que "...o presente é de esperança mas o futuro tem que ser de orgulho daqueles que no passado escreveram a história do FC Porto" conforme o próprio sublinhou no seu discurso no jantar evocativo dos 30 anos da noite gloriosa de Viena?! Porque não acreditar então, apesar dos últimos 4 anos? Eu quero acreditar. Tenho 66 anos de idade, atravessei o longo jejum de 19 anos sem quebra na minha paixão e fidelidade ao FC Porto precisamente porque nunca deixei de acreditar no FC Porto e assim farei mais uma vez.
Obviamente que não me pronuncio sobre que Treinador gostaria de ter no FC Porto. Outros mais bem colocados e com mais argumentos não geram unanimidade...
Um abraço e...
FC PORTO SEMPRE
Vassalo, meu caro e Cheue.
ResponderEliminarÉ claro que estou a ser irónico.
Irrita-me toda esta conta-informação que nós, Portistas, estamos a absorver como se fossem verdades absolutas sem ter em linha de conta a sua proveniência.
Nunca percebi este crush por Marco Silva, o mesmo por Sergio Conceição, mas já era capaz de ver alguma lógica por Paulo Sousa.
Não que qualquer um deles, para mim, seja o ideal para o actual e dificílimo momento que o nosso clube atravessa, mas enquanto um, apesar da sua juventude, já é um trota mundos na liderança de equipas - embora em nenhuma de topo - e foi um extraordinário jogador de futebol, campeão europeu duas vezes. Os outros dois, eventualmente até mais, não passam de aprendizes de feiticeiro e que os prostíbulos habituais os usam para humilharem o FC Porto afirmando que nos recusam, numerando até as escolhas. E se for verdade e até recusaram? É bom sinal, além de nos livrarmos de fracassos anunciados, vemo-nos livres de mercenários.
Mas que ninguém tenha dúvidas, quem vier vai ter de fazer sopa com ossos e engordar depressa os bezerros, esperando que se desenvolvam rapidamente, se possível só com erva fresca, porque alguém deu a melhor chicha a outros, comendo também. E quem vier, mesmo não sendo o ideal, irá ter o meu respeito e consideração porque além do que o espera, irá ser sempre a nonagésima segunda escolha.
Nem mais Ega. Se é para ser um Porto Italiano, que seja Florença! ;)
EliminarNunca perceberei a fixação de muitos comentários aqui no blog por Marco Silva. Há meses que o rapaz é tratado como a melhor solução para o Porto quando, afinal, nada fez para justificar competência para treinar o nosso Clube. Mas ainda bem que assinou por um clube da primeira liga inglesa porque ao menos vamos deixar de o ver "ligado" ao Porto durante algum tempo e de ver muitos chorar baba e ranho por não o termos contratado. De qualquer modo, há que reconhecer que a escolha da Premier League em detrimento da Liga NOS demonstra inteligência de Marco pois ao fim e ao cabo a Liga NOS não passa de uma triste comédia sem fim à vista enquanto a Premier League é coisa séria e a sério.
ResponderEliminarSe PC ainda não estiver completamente ultrapassado neste momento só tem um caminho a seguir na escolha do treinador: Tem de ser estrangeiro com provas dadas e que não esteja preocupado em agradar às maiorias vermelhas. Tem de ter boa capacidade de argumentação e não ter medo de dar o nome aos bois. Se não tiver estas características será mais do mesmo e outra época perdida vendo os batoteiros caminhar alegremente rumo ao penta. Esperemos que o clube fale mais alto que o interesse de alguns empresários e abutres que gravitam em torno da Sad. Se PC falhar de novo e se gostar tanto do clube só terá um caminho a seguir que será apresentar a demissão. Aguardemos.
ResponderEliminarMagro,
ResponderEliminarNum post anterior, já tinha aqui deixado mais ou menos, esses registos, datas da apresentação dos 3 ultimos treinadores do FC Porto:
"10 de Junho 2013, apresentação oficial de Paulo Fonseca (anunciado poucos dias antes).
6 de Maio 2014, apresentação oficial de Lopetegui, na semana em que se disputou a penultima e ultima jornada do campeonato 13/14 (Castro Treinador interino).
1 de Junho 2016, apresentação oficial do Nuno, (anunciado poucos dias antes).
Isto é, o anuncio, e a apresentação oficial do novo Treinador do FC Porto está alinhado com anteriores apresentações, e anuncios oficiais, a excepção foi Lopetegui!".
Quanto a este dossier Treinador, estou convencido que o mesmo já está contratado, e quem está envolvido nesse processo (poucos intervenientes), fez com certeza um pacto de silêncio.
Algures em 1991, o FC Porto tinha previamente contratado o Ex Seleccionador do Brasil, Carlos Alberto Parreira, para suceder a Artur Jorge que iria para o PSG. Pinto da Costa no acordo previamente estabelecido com Parreira, avisou-o: "se anunciar que temos acordo antes do prazo previsto para o anuncio, o acordo fica sem efeito, e não será Treinador do FC Porto". Pois bem, Parreira "deu com a língua nos dentes" ao correspondente da Bolha no Brasil, e Pinto da Costa após ler uma capa daquele jornal : "Parreira no FC Porto", teve o cuidado de ligar ao Parreira, e lhe recordar que aquele acordo prévio passava pelo silêncio, o que aconteceu depois? Não veio Parreira, e chegou Carlos Alberto Silva para ser Bi-Campeão, isto quando o Treinador brasileiro ainda tinha créditos na Europa!
Curioso, bem recentemente dois Treinadores brasileiros segundo os media, com os próprios a confirmar, estiveram perto do FC Porto, Muricy Ramalho em 2010/11, e Mano Menezes em 2013/14, isto quando hoje o Treinador Português dá "dez e zero" ao Treinador Brasileiro!
A propósito, nas longínquas décadas de 50/60 e inicio da década de 70, o FC Porto colecionou Treinadores brasileiros : Yustrich, Flávio Costa, Otto Bumbel, Otto Vieira, Otto Glória (na fase dos Ottos), Paulo Amaral e Aimoré Moreira, 16 anos mais tarde, após Aimoré, o ultimo brasileiro a treinar o FC Porto foi justamente o falecido Carlos Alberto Silva, Bi Campeão na década de 90. Curioso, entre os 8 Treinadores brasileiros que treinaram o FC Porto, só o primeiro, e ultimo, foram Campeões Nacionais: Yustrich e CAS!
PT
Só o lamentar a vergonha q foi a derrota dos sub-15 em casa com o Benfica (1-6!!!)
ResponderEliminarNão sei as razões da péssima campanha está época mas...para mim, INADMISSÍVEL!
Já atentaram na forma como o Benfica está a monopolizar e abordar o mercado interno?
ResponderEliminarEstão a comprar por atacado, para armazenar e distribuir:
Estoril : Ailton, Carlinhos e Bruno Gomes!
Nacional : Rui Correia, William e Agra!
Maritimo : Patrick!
V Setubal : Amaral, os próximos serão o Venancio e o Costinha!
Por agora, estão aqui 10 Atletas contratados no mercado interno (mas irão provavelmente contratar mais), todavia, apenas um, ou outro, pode ficar no principal plantel. Mas sabem qual é a ideia mesmo? Numa dezena, aproveitam um, para posteriormente distribuir pelos Clubes da I Liga, ora para fortalecer esses clubes, quando estes jogam com adversários directos FC Porto/Sporting, ora para os fragilizar quando defrontam o Benfica (emprestados impedidos), assim como arregimentar alianças estratégicas com alguns pequenos Clubes (e já são muitos), e naturalmente controlar e dominar esses pequenos Clubes...
Enfim, tudo se conjuga para se replicar em Portugal um Olimpiakos do Piréu, provavelmente para aumentar a competitividade da nossa Liga!
PT
já viram uma corrida de galgos?! tem sempre um "coelho" de chamariz. É falso o coelho, como convém à normalidade das corridas.
ResponderEliminarPor aqui o coelho é MS, SC, e outros acrónimos de circunstância.
Palpitem lá que são os galgos...
PS - depois os "jornais", fazem notícias de quem sabe tudo, dando contas dos bastidores, que são uns sítios que eles tiram do que por aqui e outros FB se vai dizendo. No fundo não sabem nada, mas conhecem muitos "apoderados".
Anda-se há anos a tapar o sol com uma peneira... Largos dias tem cem anos, pena que alguns anos cheguem para destruir tudo aquilo que se conseguiu e construí. Ainda não percebi os portistas com responsabilidades, o porquê deste deixar andar. Pode ser que depois já seja tarde.
ResponderEliminarApesar de estar longe da forma combativa que o caracterizou, Pinto da Costa, por toda a sua sabedoria e pelo curriculum inigualável que conquistou, continua a ser a pessoa certa na presidência. Agora, como bem tem vindo a avisar, já há muito passou a hora do nº 2 do Futebol Clube do Porto deixar der ser o João Pinto.
ResponderEliminarA comunicação está atenta, interventiva e agressiva e aprecio a alma e nervo de Luís Gonçalves. É altura de arrumar a casa – até pelas circunstâncias – e cimentar ideias com passos cirúrgicos.
Miguel Sousa Tavares afirmou há alguns anos: Pinto da Costa é um excelente gestor sem dinheiro e um péssimo gestor com dinheiro. Concordo. Os factos falam por si.
Apesar deste jejum de 4 anos, acho que os adeptos estão mobilizados em torno de um único propósito, que é regresso aos títulos. Para a próxima época, em circunstâncias normais vamos ser campeões; em circunstâncias anormais também vamos ser campeões. (…da-se! Acabei de dar um murro na mesa).
Abraço
Desculpem o meu pessimismo mas para mim a questão do treinador para o ano pode vir a tornar-se uma mera questão académica. Digo isto porque da forma que o Benfica está a desvirtuar a competição ao comprar jogadores por atacado a vários clubes do campeonato para depois os emprestar a esses mesmo clubes vai tornar o proximo campeonato um passeio para eles.
ResponderEliminarO video arbitro veio atrapalhar um pouco a coisa então vamos por outro caminho, é o pensamento deles. O Benfica a ser Benfica e a querer ganhar de qualquer forma.
Vila :
ResponderEliminarGoodbye ...
Abraço
PT,
ResponderEliminarÚltimos 3 treinadores parece-me curto. Para desmistificar o alarido, é preciso enviezar a amostra no sentido contrário: data de anúncio de treinadores que vieram a ter sucesso (VP, AVB, Jesualdo, Co Adriaanse).
"Miguel Sousa Tavares afirmou há alguns anos: Pinto da Costa é um excelente gestor sem dinheiro e um péssimo gestor com dinheiro. Concordo. Os factos falam por si."
ResponderEliminarCaro iur,
Retive e subscrevi então essa opinião do MST na Bolha, a mesma já foi deixada há uns 3/4 anos. E se observarmos bem temporadas em que surgiram bons encaixes, e havia dinheiro em caixa, por exemplo, pós Champions em 2004, na temporada seguinte, o FC Porto contratou muito, com qualidade relativa, mas provavelmente sem critério, e com custos elevados, Luís Fabiano, Diego uma dupla de qualidade insuspeita, mas também uma autentica escola de samba: Ibson, Pitbull, Leandro Bonfim, ou o Leo Lima!
Teixeira, curioso, mais em cima expressei uma opinião literalmente identica à sua, e confirma-se, com o video arbitro, o labrego iletrado poderá continuar a afirmar, como já o fez anteriormente : "Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado..."
Hoje não será o Major Valentim Loureiro, mas poderá ser o Major João "pode ser" Ferreira, ilustre membro do CA, e, se o video arbitro vai para a frente, o labrego também poderá afirmar que nem se vai chatear com isso, porque fará as coisas por outro lado ...
PT
Magro, aí vai :
ResponderEliminarAdriaanse apresentado a 25 de Maio de 2005!
Jesualdo apresentado a 21 de Agosto de 2006, após despedimento de Adriaanse a 9 de Agosto, Rui Barros foi interinamente Treinador do FC Porto durante cerca duas semanas, RB ganhou alias uma Supertaça como Treinador do FC Porto ao V Setubal em Agosto de 2006. Jesualdo tinha treinado o Braga na temporada anterior, e quando foi contratado em Agosto de 2006 pelo FC Porto, estava em pre temporada então como Treinador do Boavista!
Villas Boas, apresentado a 2 de Junho de 2010!
Vítor Pereira, apresentado a 21 de Junho, dois, três dias antes Villas Boas transfere-se para o Chelsea!
Magro, nestes casos, as apresentações/oficializações de Jesualdo e Vítor Pereira, não são bons exemplos, pelos contextos imprevistos respectivos!
Adriaanse é contratado no final de Maio, e AVB no inicio de Junho, dentro do actual timing!
PT
A ver a final da taça, vejo um jogo repartido e sem oportunidades flagrantes de golo até ao 1o golo.
ResponderEliminarFala-se no vídeo arbitro mas este sistema nada faz no que diz respeito aos cartões amarelos. POIS SERÁ POR AQUI que vão aparecer os casos.
Senão basta reparar no critério da 1a parte no que diz respeito ao amarelos. 3 p o vitória e 1 para os 6 milhões. Há um lance em que um jogador do vitória sofre falta, sai lesionado e zero amarelos.
Inicio da 2a parte, golo dos 6 milhões após assistência do GR do vitória. A partir daqui acabou a final...
Benfica superior ao vitória até aqui?
O que desbloqueou o jogo? Oferta do GR e menor agressividade de marega e Ca a pressionar fruto do cartões amarelos vistos.
Cumps,
Artur Chaves
Nao gostei NADA das Declafraçoes de PC.
ResponderEliminarCheira tudo a gente ultrapassada e "seguidista" ?
O slb está a virar "banco" dos clubes pequenos ?
E nos fragilizados por uma gestao que deixa MUITo a desejar.
Pedro Martins ? Mas o Guimaraes joga bem ?!
Paulo Sousa ?! Mas Fioretina noa fou um fracasso nestes 2 anos ?
Antes LUIS CASTRO.
Boa tarde
ResponderEliminarDe todos os nomes que se falaram gostava muito que o próximo treinador do Porto fosse Sergio Conceicao ou berrizo do celta de Vigo, pois acho que neste momento, como diz e bem, é um momento de combater o poder instalado temos de ter também um treinador que o faça e transmita personalidade a equipa. Assim sendo, a minha prioridade seria Sergio conceicao pelo facto de já conhecer a casa e acredito pelo amor que tem ao clube.
Alexandre F
E pronto, está entregue a Capela Cup, injustamente nem foi apitada pelo inefavel patrono Capela, porque merecia tal tributo, infelizmente, uma arreliadora "mialgia sem esforço" sofrida em Chaves em Novembro de 2016, impediu esse talentoso arbitro de apitar esta Final!
ResponderEliminarSim, nós sabemos que teve uma nota tão má, tão má no Municipal de Chaves, que o despromovia imediatamente, mas felizmente surgiu uma "lesao" que impede esse promissor talento do apito de ser avaliado, e posteriormente despromovido, porque afinal, são sempre justos e equitativos, ora as classificações e regulamentos respectivos do Apito Encarnado!
VIVA O APITO ENCARNADO!
PT
Eu queria que o Presidente falasse era do que vai ser a gestao desportiva e financeira do clube.
ResponderEliminarAgora, tretas dispenso.
E já agora o futuro ( e com que meios) da formaçao da qual vamos precisar e muito.
Pedro Martins tem se demonstrado um treinador de equipa pequena. Joga na base do contra-ataque. Não sei se ele num clube com outra capacidade não revelaria outras valências mas é parecido com NES quando este esteve no Rio Ave. NES já passou por clubes de dimensão superior mas não mudou nada, continuou com o mesmo futebol pobre.
ResponderEliminarPaulo Sousa pôs a Fiorentina a jogar bom futebol mas também é verdade que as classificações finais no campeonato foram piores do que em anos recentes. Nunca atingiu o 4º lugar, num campeonato que tem vindo a evoluir e a aumentar a sua qualidade.
Bem espremido, nenhum treinador dos serve. Todos têm falhas, falham aqui ou ali, nenhum serve. Cabe à direção escolher o "menos mau", digamos assim.
Para ter paulo sousa pedro martins eu teria ficado com o nuno pk em termos de discurso não iriam acrescentar rigorosamente mais nada, nesse capítulo são parecidos...em termos taticos tb n m parecem que fizessem diferente.
ResponderEliminarO sergio apos ter falhado o acordo com o marco silva é a melhor opção pk ele n se irá calar, tem um discurso mobilizador, alias o q fez o benfica ao longo dos anos com jesus...concordo q dentro destas 3 hipóteses o sergio tem características diferentes dos outros independemente de ser da doyen ou do Alexandre pinto da costa. E mais ...o porto pelo o q sabemos quis contrata lo na altura da saida do espanhol e não o fez apos terem falado com ele seria tb uma forma de o compensar.
E mais para o ano temos de ter alguém com eles no sitio eles vão fazer tudo o q estiver ao alcance para conseguir o penta temos de terr uma equipa de guerreiros e não é com paulo sousas nem com pedro martins e afins
Se for pela lógica do treinador sempre com sucesso, então é verdade não existe treinador ideal para o Porto, nenhum treinador consegue ganhar e ter sempre sucesso. Dos nomes mais falados , acaba por ser o Paulo Sousa com maior curriculum , se é que isso interessa assim tanto no caso dele .
ResponderEliminarCaros Portistas,
ResponderEliminarSó uma pergunta??? os emprestados podem jogar contra as equipas que emprestam na taça de Portugal?? é que o celis jogou, e jogou muito pouco deixou passar os colegas de clube sem fazer faltas, é uma dúvida que quem souber responda se faz favor.
Agora reparem nas palavras do nosso verdadeiro capitão e nº 2 o Broas de hoje no jogo:
" Há 30/40 anos tínhamos o apito avermelhado e foi nessa altura que começamos a ombrear com os clubes de lixoboa. Nessa altura todos se uniram.Hoje estou a ver o meu clube a passar pelo mesmo dessa altura. E se as pessoas não se unirem à volta do clube do projecto e da pessoa que está a comandar o clube, que está lúcido e não temos outro não conseguiremos. Não é só nos bons momentos que temos de lembrar do Presidente ou dos jogadores. Neste campeonato fomos roubados, muito roubados. Acreditem ninguém quer mais ganhar que o actual Presidente, mas a todo o custo tentam impedir-nos. Já viram alguém do Norte chegar ao poder? Eles não querem. Querem derrubar-nos a todos. Mas a Pinto da Costa e ao F.C.Porto não conseguem. "
Pois é grande Broas tens muita razão TODOS NOS PODEMOS UNIR MAS PARA ISSO É PRECISO UMA VOZ DE UM VERDADEIRO GENERAL QUE DÊ VOZ DE COMANDO ÀS TROPAS, AGORA O NOSSO GENERAL QUE TÃO BEM COMANDOU AS TROPAS METEU OS PAPEIS PARA A REFORMA E DEIXOU DE APARECER A DAR VOZ DE COMANDO E SEM ISSO É MUITO DIFÍCIL AS TROPAS ESTAREM UNIDAS.
Para além disso pergunto qual projecto?? se nas eleições nem um programa havia??
Grande Broas, todos os Portistas estão unidos mas é preciso mais que isso, é preciso aquele Presidente de luta constante, que deixava os pasquins e afins a falar sozinhos, que os ignorava olimpicamente e que só dizia o que nós precisávamos de ouvir para seguirmos os nossos soldados, nós estávamos lá em todo o lado para o que desse e viesse, isso era o verdadeiro Porto agora deixaram que esse espirito se tocas no Porto levas da mesma moeda caísse e bem lá para o fundo portanto agora o que precisamos é de voltar ao antigamente a rebentá-los em qualquer lado, em qualquer esquina mas para isso o verdadeiro general tem de aparecer e isso já não acontece há muitos anos a esta parte, olha Grande Broas vai para lá tu que fazias melhor e sabes bem o que é ser Porto porque hoje em dia o nosso querido Presidente é finito, não diz nada de novo nem sequer consegue unir as tropas. a idade não perdoa e isto são factos.
VIVA O F.C.PORTO
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
Silvestre
ResponderEliminarCaro Vila Pouca,antes de mais parece-me mais ou menos óbvio que o FC Porto já definiu o seu futuro e a seu tempo o irá comunicar,bem como apresentar o seu novo treinador sem dramas,nem filmes,pelo que resta apenas aguardar.
Depois os lampiões já estão a preparar a próxima temporada com aquisições obscuras e com o claro propósito de condionar o campeonato nacional, dado que pelo menos já três equipas vão jogar contra eles desfalcadas, depois ainda há o Belenenses e o Tondela que abrem sempre as pernas, portanto a próxima época vai ser ainda mais sujinha, pois para além dos gatunos Capela e companhia que lhes vão carregar ao colo, haverá alguns emblemas com menor capacidade de resposta perante eles,como tal espero que o FC Porto esteja atento e seja firme na defesa dos seus interesses,bem como da veracidade competitiva.
Abraço
Silvestre
Sinceramente, e sei que corro o risco de ser tremendamente criticado, mas não me sinto nada otimista relativamente à próxima época. Embora ainda esteja tudo por decidir em todos os clubes, a verdade é que temo o que possa suceder na próxima época. Mas há uma coisa que me intriga há algum tempo e por isso pedia a alguém que me explicasse como se eu fosse muito burro. O que é esta coisa do 'fair-play financeiro' ? Como é que em Portugal só nós estamos com esse problema ? Como é que um clube que tem jogadores como Júlio César, Lindelof, Luisão, Fejsa, Samaris, Jonas, Sálvio, Mitroglou, Raul Jiménez, etc. não tem problemas com esse tal fair-play financeiro ? Será que o problema era o Maxi Pereira que desequilibrava os nºs ? Ou será que foi a venda do G Guedes para o PSG que equilibrou as contas, ou se calhar aqueles miúdos que foram para Inglaterra ! Não me venham com tretas mas se isto estivesse a acontecer aqui já tínhamos jornalistas de investigação a procurar descobrir onde estava a lâmpada de Aladino! Claramente há contratos paralelos, pagos com dinheiro que ninguém ( ou se calhar todos sabemos ) sabe de onde vem. E alheios a isto vemos o Ministro das Finanças e hoje o 1º ministro a tirar fotografias regozijando-se com o 2º golo contra o VSC.
ResponderEliminarÉ por esta e por outras que acho que vamos continuar a penar.
Desculpem a extensão.
Eduardo.
E o Jorge Costa? Não seria uma boa opção para o N/ clube?
ResponderEliminarHoje mais um treinador veio para o desemprego.. estrangeiro e conhecido do nosso presidente e salvo erro do Luís Gonçalves que trabalhou com ele..parece que apanhava muitas gripes com o frio..estamos numa de palpites..e como não paga imposto para mim também entrou na lista..
ResponderEliminarCosta do Castelo.
ResponderEliminarAniversários, festas, tudo bem, só que eu já estou farto de tanto conversa fiada nesses lugares depois do leite derramado.
Está tudo à espera do novo treinador, estou para ver se vai ser o mais do mesmo.
Presidente, fale aos portistas deve-lhes uma explicação, porque é que errou tanto durante estas épocas, porque se recandidatou, nós pudemos ser tolerantes mas não somos burros, nem coisas.
Caro MVP,
ResponderEliminarAntes de mais, qualquer treinador que venha vai ser o meu treinador.
Mas por favor, o Pedro Martins não!!!
Apesar dos treinadores, por vezes, são como os melões. Neste caso o abrir é chegar a um grande. Só depois é que se vê... mas sinceramente acho PM outro NES. Tanto tacticamente como na comunicação. Treinador de equipa pequena.
É a minha opinião.
Esta semana habemus mister... espero eu!
Cumprimentos
bom dia.
ResponderEliminarconcordo com esse comentario, o Pedro Martins e outros sao bons para equipas de meia tabela mas num grande nao da. e como os jogadores, alguns conseguem outros nao.
eu estou esperançado que venha alguem com experiencia.
cumpt
Caro DVP,
ResponderEliminarAguardo sempre com natural curiosidade as declarações do Presidente mas confesso que cada vez mais saio desiludido com o que ouço. Roça tudo a teoria sem qualquer ligação com a realidade. Sr. Presidente ficar á espera que a caravana passe não é nada bom sinal...Temos de fazer a nossa parte e eu não vejo que isso esteja acontecer. O discurso é exatamente o mesmo de sempre e os problemas também....Parece que alguém vive numa realidade virtual.
RAOC
Considero que a não vinda do Marco Silva é uma boa notícia... agora espero é que não venha outro do mesmo "género"... sou daqueles que pensa que gastar dinheiro num treinador que tenha provas dadas em valorizar os jogadores é uma excelente aposta... não sei quem poderá ser o treinador com essas características (o NES não teve capacidade para valorizar a maioria dos jogadores do plantel!)... sei é que não podemos a continuar a seguir uma receita que já provou que falha... O Luis Castro também não me agrada pois também é "demasiado educado"... De momento o melhor seria um estrangeiro (não sei quem!) pois os portugueses disponíveis serão mais do mesmo... Depois o que espero fique (embora esteja muito pessimista, dado o que aconteceu nas últimas épocas) cedo definida a estrutura base do próximo plantel e se possível uma limpeza das pessoas que já pouco ou nada fazem pelo FCP...
ResponderEliminarResumindo: investir dinheiro num treinador com menos probabilidade de erro, fazer regressar parte dos emprestados e algumas contratações baratas poderão fazer com que o FCP volte ao que já fez (de bom)... agora se for quase tudo indefinido até Agosto... aí continuaremos a escavar este fundo tão triste... sim... o fundo não foi há um ano... ainda não sei se já foi... vamos ver os sinais das próximas semanas que já dirão muito o que poderá ser a próxima época...
Eu confesso que fazia votos que fosse o Marco Silva, aliás, já antes do Nuno, mas como não foi possível, espero e desejo que seja o Paulo Sousa
ResponderEliminarRidiculo NES no Wolves da segunda divisao inglesa. Mas o que e que andamos a fazer este ano?
ResponderEliminarJPC pode de uma vez por todas deixar de fazer mais negocios com o Mendes? ja doi na alma ver esta tristeza...ano apos ano...
Em Inglês correto escreve-se Goodbye
ResponderEliminare não "goodbey"
Eh, pá, a ideia era goodbay que eu good fico, uma brincadeira, uma frase que a minha malta dizia. Devia ter era posto e é o que vou fazer: good vai que good fico e assim resolvo o problema.
ResponderEliminarAires, pf preciso de o contactar, pf deixe o contacto na caixa de comentários. Eu aponto e apago.
Temos um homem de quase 80 anos ( e os que estao perto pouco mais
ResponderEliminarnovos serao) ultrapassado e se calhar pouco focado, preocupado com
tretas, quando a principal concorrencia até parece que já
virou "banco" e está com dinamica superior.
Nao demora e somos como que "obrigados" a privatizar parte da sad ???
Nestas coisas sou teimoso: apesar das arbitragens, o F.C.Porto esta época podia ter sido campeão. Foram dois golos de canto que nos custaram 4 pontos e foi não ganhar ao Setúbal e Feirense em casa.
ResponderEliminarSe entretanto não houver nada de relevante, mais logo falarei sobre voltarei a falar sobre a questão Marco Silva
ResponderEliminarPERGUNTAS A FRANCISCO J. MARQUES
a)já ando a algum tempo a tentar obter uma resposta a esta pergunta e a verdade é que ninguém até hoje me sabe responder , por isso através deste blogue por muitos portistas lido e comentado pode ser que o meu caro amigo saiba responder uma vez que está na linha da frente na comunicacão do clube , e então pergunto:
uma vez que , e na minha perespectiva muito bem , toda a gente fala que o NUNO ESPIRITO SANTO , andou desenquadrado da politica de comunicação do clube no que diz respeito ás arbitragens que nos prejudicaram , tendo ele SÓ falado a trés jornadas do fim , pergunto eu, o que se passou ,para o nosso PRESIDENTE no fim do jogo com a equipa do regime encarnado , dizer que a arbitragem tinha sido boa , quando toda a gente viu e comentou que essa arbitragem prejudicou muito o PORTO? e mais se o NUNO ESPIRITO SANTO tinha este discurso de bom samaritano em relação ás arbitragens , porquê ninguém da estrutura do clube lhe chamou a atençaõ que devia seguir o discurso do clube e já agora também o seu, que tanto falou sobre isso no programa unoverso porto bancada ? É QUE QUANDO O EXEMPLO VEM DE CIMA DEPOIS NIGUÉM SE PODE QUEIXAR DOS EMPREGADOS, NÃO ACHA ?
OBRIGADO
LUIS FERREIRA _LISBOA
Perdemos foi nos ultimos anos a possibilidade de passar para um
ResponderEliminarPATAMAR superior como Clube e hoje graças a uma linda gestao estamos
como estamos, financeira e desportivamente e dirigidos por uma
equipa "cansada" e com poucas ideias.
Eu já disse muitas vezes que não podia ser dirigente, tenho pavio curto. Imaginemos que havia um jogo em que o F.C.Porto era prejudicado, 3 grande penalidades não assinaladas. Essa informação era passada ao treinador e ele, na posse dela, apenas falava em 1 penalty. Eu não aguentava tanto calculismo, passava-me logo, mesmo correndo o risco de ter de sair... E portanto, uma das coisas que tem de haver é sintonia total entre o discurso do clube e os seus profissionais e tem de ficar claro desde o 1º dia. Quem não estiver de acordo, pode sempre recusar. Também convém que o senhor presidente quando passa pela zona mista, nestas questões, tenha algum recato, não faça declarações que depois se podem virar contra ele.
ResponderEliminarO MS e bom treinador mas ele queria 4/5 de contrato e PC nao aceitou. N e tanto a nivel de dinheiro.
ResponderEliminaraguardemos com calma.
RO
Bom, ontem terminou oficialmente mais uma temporada desportiva em Portugal, e temos de saber assumir mais esta época de fracasso, porém, se pouco aprendemos com as vitórias (apenas "engordam" a arrogância), inversamente, está na hora de começarmos todos a aprender com as derrotas. Porque afinal, e entre as derrotas, umas há que nos matam, mas já outras podem nos despertar, e está na hora do Portismo finalmente despertar, porque já nem tempo temos para nos espreguiçar, enquanto despertamos para esta dura realidade!
ResponderEliminarQuerem falar de hegemonias no Futebol Português? Querem conhecer os verdadeiros "numaros"? Prometem que não vão meter a cabeça na areia como avestruz? Então aí vai :
Registos das 10 ultimas temporadas desportivas, balizadas entre 2007/08 e 2016/17, com as 4 competições oficiais disputadas em Portugal (a Taça da Liga cumpriu este ano 10 Edições), e competições Europeias, eis os vencedores respectivos:
Benfica TOTAL 16 TÍTULOS:
5 Campeonatos; 2 T Portugal, 2 Supertaças e 7 T Liga!
FC Porto TOTAL 15 TÍTULOS:
5 Campeonatos; 1 L Europa, 3 T Portugal e 6 Supertaças!
Sporting TOTAL 4 TÍTULOS:
2 T Portugal e 2 Supertaças!
Se as hegemonias se observam analisando as ultimas 10 temporadas desportivas, temos de reconhecer que nas ultimas 10 épocas, há um equilibrio entre FC Porto e Benfica, porém, a Liga Europa conquistada em 2011 pelo FC Porto, ainda nos garante algum conforto qualitativo nesta avaliação!
Bom, mas se não pretendo assustar ninguém, apenas um despertar para esta cruel realidade, fizemos o mesmo exercicio para o ultimo quinquénio, ou ultimas 5 temporadas desportivas (ou meia década), balizadas entre as temporadas 2012/13 e 2016/17 : (não fujam pf)
Benfica TOTAL 11 TÍTULOS (isto em 20 títulos Nacionais disputados):
4 Campeonatos; 2 T Portugal; 2 Supertaças e 3 T Liga!
FC Porto TOTAL 3 TÍTULOS:
1 Campeonato e 2 Supertaças!
Sporting TOTAL 2 TÍTULOS:
1 T Portugal e 1 Supertaça.
(curioso, neste quinquenio, e entre os 20 títulos disputados, se os 3 Grandes venceram 16 no seu total, já os restantes 4, seguiram todos para o Minho: Sp Braga 2, VSC Guimaraes 1, e Moreirense 1).
Avaliar este ultimo quinquénio, em termos de hegemonia? Não, não o faço, apenas acrescentaria que o Braga neste ultimo período, venceu uma T Portugal e uma T Liga, isto é, totaliza 2 títulos nas ultimas 5 temporadas (como fazemos referencia em cima), e apresenta registos ganhadores identicos ao Sporting ...
"Há que saber lidar com as derrotas, para se ficar mais forte. O importante é saber para onde se quer ir ..." (Cândido de Oliveira, carta enviada em 1953 a Urgel Horta, então Presidente do FC Porto).
PT
de uma costela de Mourinho, Deus fará um treinador para o FCP
ResponderEliminarAgora é assentar escolher o timoneiro(Estou em crer que vai ser um nome que ninguém falou ainda)..mas este início de época estamos melhor do que o ano passado..temos entrada direta na champions..o único senão e talvez mais grave e a venda dos jogadoes..dependendo dos jogadores que vai sair pode estar o segredo da nossa próxima epoca..
ResponderEliminarA propósito da Final da Taça de Portugal disputada ontem, não escondo, torci pelo Vitória, e por razões várias!
ResponderEliminarAvaliando a Final, e relativamente ao Benfica, foi mais do mesmo, uma pobre ideia de jogo, uma Final vencida por demérito do adversário (primeiro golo oferecido, e que veio alterar completamente o jogo), depois, desempatada pelas individualidades!
Ora vejamos, o Prof ginástica é sonso, mas não é parvo, e se hoje a grande maioria dos Treinadores em Portugal, joga com um G Redes (o melhor) no Campeonato, já habitualmente joga Taça de Portugal e T Liga com o suplente. O que fizeram o Prof de ginástica e o Pedro Martins na Final de ontem? O Martins seguiu uma linha de coerencia, desprezando competencias, e o jovem João Miguel "atropelou" o sonho do Vitória de Guimaraes (esteve lesionado, e parado, e jogou a Final). Inversamente, o Prof de ginastica que habitualmente colocava o Julio Cesar nas Taças, mandou às malvas a coerencia, e a saude do balneário, e para a baliza foi o Ederson, o habitual titular, Ederson que foi decisivo em duas defesas na 1ª parte, e até esteve mal no golo do Vitória!
Bom, mas onde é que eu quero chegar mesmo? Recuar um ano, e recordar a Final FC Porto Braga da Taça de Portugal, e não é que a história foi a mesma? O Peseiro deu a baliza ao Helton (jogou apenas Taças na temporada passada), isto é, tivemos um Helton sem baliza durante praticamente toda a temporada, infelizmente, esteve mal nos 2 golos sofridos, assim como, na decisão das GP, não defendeu uma unica GP (aliás, só me recordo do Helton pelo FC Porto, apenas defender uma GP do Hulk em São Petersburgo na Champions). Já o Paulo Fonseca manteve a titularidade do Marafona, e com os resultados que todos conhecemos, afinal o Marafona sempre foi um especialista nas GP. E fica a pergunta sem resposta, será que o FC Porto com Casillas na baliza perdia aquela Final?
E concluo, duas Finais da Taça de Portugal, e ambas definidas nos detalhes, ou nas balizas respectivas ...
PT
Boa tarde. Vila Pouca, que tal um posto sobre as camadas jovens do Porto? "O Porto em iniciados goleados pelo Benfica 6-1.Juvenis e Juniores tudo muito mal. Que andam no Dragon Force a fazer? Que se passa na formação? Daqui a 7 anos são estes que o Porto vão ter como candidatos à equipa principal? José Carlos - Rio Tinto
ResponderEliminarJosé Carlos, não confundir os juvenis e iniciados com os juniores. Os juniores este ano, apesar de terem uma excelente equipa, foram vítimas da troca de treinadores, mas eram bicampeões.
ResponderEliminarJá os juvenis, onde o Bino está há três anos, é diferente... um treinador que não ganha durante tanto tempo, manter-se, é estranho.
Os iniciados, então, nem se fala... na época passada ou na anterior, se não estou em erro, nem foram à fase de apuramento do campeão, esta temporada tem sido má. Mas com a passagem para o Olival não acompanho de perto a formação, não sei o que se passa para poder fazer alguma coisa com substância.
PT, não escondes que torceste pelo Vitória? Essa questão nem se coloca, contra a queles eu sou sempre pelos outros.
O Vitória para mim foi uma grande desilusão. Não por perder, não eram favoritos, mas porque não vi uma equipa coesa, organizada, compacta, vi pouco conjunto, tirando umas arrancadas do lateral-direito, pouco mais vi.
Esta época vi o Vitória SC 4 vezes ao vivo e 3 pela TV e sublinho a ideia com que sempre fiquei: Nem Marega, nem Hernâni muito menos Pedro Martins são profissionais para o FCP.
ResponderEliminarO estilo de jogo do VSC de Pedro Martins sempre foi o de chutão para a frente, luta de corpo de Marega e ressaltos e caír na velocidade de Hernâni. Junta-se-lhe a isto 2 ou 3 jogadores acima da média da Liga Portuguesa como Hurtado, Teixeira e, a espaços, Raphinha mais uma segurança no meio campo defensivo de Zungu e é isto.
Ontem foi a exibição cabal do futebol de Marega, Hernâni e Pedro Martins em todo o seu esplendor - é só aquilo, não dá mais e o que dá é suficiente para o 4.º lugar...!!
Pedro Martins no FCP apenas iria enterrar mais o clube (e a si próprio).
Amigos ... este não é o Porto que era em tempos, tenho pena mas é assim PC devia ter sabido sair, agora ou vai sair empurrado pelos socios ou então sair como um derrotado sem nenhum de nós conseguir perceber nele aquilo que em tempos nos levou ao topo, agradeço tudo o que fez por nós e foi o melhor, agora também fernando Gomes foi o melhor ou dos melhores que passaram na posição 9 e já não é ...
ResponderEliminarCamadas jovens juniores grande geração, pena o moretto má gestão(isto já esteve para acontecer antes, andre silva, rui pedro ... ), juvenis e iniciados .. onde anda o scoutting?? mau demais para ser verdade num clube como o nosso.
«Anónimo disse...
ResponderEliminar"de uma costela de Mourinho, Deus fará um treinador para o FCP"
29 de maio de 2017 às 12:57»
Costela de Mourinho = Rui Silva?
Afirmação ou desejo? Ou mera especulação?
«Anónimo disse...
ResponderEliminarCorrijo um erro no nome:
"de uma costela de Mourinho, Deus fará um treinador para o FCP"
29 de maio de 2017 às 12:57»
Costela de Mourinho = Rui Faria?
(Rui Faria está preparado para ser treinador principal, diz Mourinho:
http://www.maisfutebol.iol.pt/manchester-united/made-in/mourinho-rui-faria-esta-preparado-para-ser-treinador-principal)
Vila Pouca,
ResponderEliminarConcordo, deveria sim ter digitado aquilo que verdadeiramente torci, a vitória do Vitória, e a derrota dos MAIS MAIORES!
A minha avaliação do Vitória, estiveram relativamente bem na 1ª parte, mas na fase final dessa 1ª parte, perderam o "farol de ideias" da Equipa o Hurtado por lesão, e nem tinham no banco uma alternativa para a posição, por exemplo, no banco não estava o nosso bem conhecido Tozé.
Mas o Vitória não me surpreendeu, porque é aquilo mesmo, muita Alma, depois investem tudo na transição, explorando a velocidade do Hernani ou do Raphinha, daí terem acumulado mais pontos fora de casa. Em oposição, o Benfica sentiria bem mais dificuldades numa hipotética Final com o Rio Ave do Castro, foi sem duvida a Equipa que mais e melhor Futebol jogou em Portugal, foi um regalo ver o Rio Ave dar autenticos banhos de bola, nomeadamente a Equipas Grandes!
Voltando à Final, na 2ª parte aquela enorme "casa" do João Miguel aniquilou completamente o plano de jogo do Vitória. Depois, as mexidas do Martins nem melhoraram a Equipa, mas entendi-as, baixou o 6 Rafael Miranda para 3º central, para dar qualidade na saída de bola, passou a jogar com 3 centrais (Pedrão/Josué/Rafael), 2 pivot´s defensivos (Zungu/Celis), e dois laterais bem projectados, o Gaspar na direita (mta qualidade, e mais um passe partilhado pelo Benfica), e o Raphinha na esquerda que baixou para falso lateral. E é verdade, nessa 2ª parte nunca demonstraram grande organização, e foram quase sempre uma equipa desgarrada ou perdida, creio aliás que o VSC nunca tinha jogado com 3 centrais. Contudo, se marcam na 1ª parte e tiveram oportunidades para tal, tudo seria diferente, porque o jogo ficaria à feição do Vitória do Martins, baixavam, fechavam bem, e a transição rápida poderia ser letal para o Benfica!
A talhe de foice, algum Portismo reclama o regresso do Marega, acompanhei/vi durante o ano o VSC, e o Marega é aquilo que vimos ontem, não tem escola, revela enormes carências por exemplo na recepção, e compensa essas limitações com o seu fulgor fisico, fazer regressar um "comboio" é manifestamente pouco para uma Equipa Grande, mas sempre pode encaixar num Watford desta vida!
Inversamente, o Hernani quanto a mim tem espaço no plantel do FC Porto, é dos futebolistas que joga em Portugal mais rápidos, acrescenta uma qualidade técnica qb, é canhoto, joga muito bem na direita com o pé trocado, fez 8 golos em Guimaraes para o campeonato (registo interessante para um desequilibrador), e o FC Porto não tinha neste plantel um desequilibrador com as caracteristicas do Hernani (o mais próximo seria o Jota, mas não é de linha), será desta que o Hernani irá agarrar uma oportunidade no FC Porto? Bem, repito, tem qualidade, provavelmente poderá faltar a tal capacidade mental e competitiva para jogar num Grande, todavia, creio que na próxima temporada terá uma derradeira oportunidade no FC Porto. Por exemplo, não desdenhava ver no FC Porto versao 17/18, o canhoto Hernani na direita, e o destro Corona na esquerda (onde joga habitualmente, e bem na Selecção), ambos a jogar de pé trocado!
(O Paulo Sousa por exemplo, aprecia as características, nomeadamente a velocidade do Tello, isto a propósito do Hernâni ...)
PT
Jorge Silva,
ResponderEliminarO David Teixeira do VSC é um jogador acima da média da nossa Liga, e o Hernani é um jogador "bulgaro" ou vulgar?
Enfim, respeito todas as opiniões, mas posso discordar de algumas, e sustento as razões da minha discordância!
Neste caso, cada um tem a sua opinião pessoal, e como não temos um "medidómetro" para avaliar a qualidade dos futebolistas em causa e que ocupam posições distintas: Teixeira/Hernani, porém, sempre temos um indicador, os golos marcados no campeonato, e na mesma Equipa:
Hernani, um desequilibrador fez 8 golos no Campeonato!
Teixeira, um P Lança, fez 5 golos no Campeonato! (já dou de barato o golo cantado que ontem falhou na 2ª parte).
PT
ResponderEliminarDragao vila pouca o que se passa na formação mete dó, vamos ser ultrpassados até pelo Braga, a equipa do Anadia deu nos 3, e nao conseguimos ganhar ao Anadia, que nao tem Dragon Force?
Em Juniores são 6 derrotas, a equipa de juvenis está já quase arrumada.
Os melhores juniores João Félix e iniciado do benfica (Fábio Silva ) eram do Porto.
O pessoal que trabalha na formação anda REVOLTADA em silencio, porque NAO há condiçoes.
O Centro de formação é uma miragem, que até o Braga constroi.
A formaçao está retalhada entre a Constituição, Olival, Bonfim (casa do lar), Pedroso e Progresso.
Não temos centro de estagio, nao temos um hotel, nem maquinas de treino evoluido, falta anos muita coisa, estamos a a nos luz dos encornados e arredores. Levamos 6-1 por que a Dragon Force é para filhos de papas ricos e nao para miudos da rua. É mais um negocio.
Na verdade os miudos que ontem choraram sao os menos culpados.
Fala-se muito no salário do treinador. Que temos de arrepiar caminho, e andamos agora com máquina calculadora na mão...parece quê a ideia é não ultrapassar muito o salário do NES - 2 M€.
ResponderEliminarSó que depois, aceitaram a sugestão do NES, e espatifaram 6,5 M€, fora o resto... Depoitre via D'Onofrio. Afinal seria bem melhor ter pago mais cem por cento, a alguém capaz. Ficávamos a ganhar, todos...menos o D'Onofrio, e seu compadre português.
Carlos Andrade-
ResponderEliminarE Lucien Favre? fez um bom campeonato francês no Nice.
Gosta de jovens.
Passou pela Alemanha por isso deve ser disciplinador.
Até aproveitou o Balotelli ! Os outros atacantes tinham entre 19 e 22 anos.
O Pedro Martins desiludiu-me nas ultimas semanas.
Anónimo Sempre.
Caros Portistas,
ResponderEliminarA propósito da Formação, e dos resultados penosos que estão a surgir, qual a minha opinião :
1 Há boas, e más gerações, e sempre assim foi, quanto a mim, a ultima geração de qualidade na Formação do FC Porto contava com : Rafa, Tomás, Chico Ramos, Ivo e André Silva, um quinteto de qualidade insuspeita (não incluo os Diogos da Equipa Sub 19, porque todos são "tracção atras", e essa geração terá menos qualidade em sectores mais adiantados), isto é, somos exigentes, e apreciamos a qualidade, e ainda bem que assim somos!
2 A Formação tem custos bem elevados de M€, e não é auto sustentavel (pelo menos até hoje, qual o ultimo Atleta transferido, e oriundo da Formação que tivesse gerado encaixe "gordo"? Talvez o Bruno Alves), o FC Porto neste momento não vive um momento de prosperidade financeira. Se o plantel principal irá cortar com algumas gorduras orçamentais, naturalmente na Formação estamos já a viver um momento de desinvestimento, e pagamos essa factura. Por exemplo, há 20 anos atras, o Boavista tinha uma das boas Formações em Portugal, entretanto entraram numa agonia financeira, e o que é feito da boa Formação do Boavista? (João V Pinto, P Emanuel, Meireles, Bosingway, Nuno Gomes, Petit, Litos, Mario Silva, alguns exemplos).
Definitivamente, nós, os "mais antigos" temos de nos esquecer do "romantismo" da Formação feita nas décadas de 60/70 na Constituição, com o Mestre Feliciano, isso já terminou, falámos de realidades bem distintas, por exemplo, esta "juventude jovem" é bem diferente, e nem quero entrar na dialética sociológica das juventudes modernas e contemporâneas, afinal, estamos na era dos brincos, tatuagens e afins, imaginem esta rapaziada hoje ser treinada pelo Mestre Feliciano, pois é, com a Torre de Belem, quem tivesse o cabelo comprido "não calçava", nem sei como o bi bota Gomes escapou à "máquina zero" do Feliciano, enfim, a disciplina sempre foi e será uma boa prática!
(recordam-se do que fazia o General Adriaanse com alguns adereços, e na Equipa principal?)
PT
Caro Dragão Vila Pouca,
ResponderEliminarPonto de situação, dia 29/5/17, 19:00...
Pelo andar da carruagem, não me parece que vá ser o PM... Se era para ter efeito, como grito de guerra face aos "mais, melhores, grandes", tinha que ter sido no horário nobre de ontem, ou durante o dia de hoje...
De resto, o que foi referido pelo confrade anónimo das 17:16, a propósito da formação, diz bem como vai o clube... Sempre serviu para resolver a vidinha de alguns, mas as conquistas dos últimos 35 anos atraíram muitos parasitas, que agora só saem, ou à paulada, ou quando a mama acabar...
Temos que nos resignar - ou JNPC tem um último golpe de génio, ou vêm aí outros 19, ou mais, anos... Paradoxalmente, é muito mais difícil motivar hoje os adeptos para o combate, que durante o tempo da Ditadura...
Haja esperança, que é a última a morrer!
Com um abraço portista,
AI
Dado que o no ano passado andamos todos com listas e listinhas e o que saiu foi um Ovo Kinder, o melhor é mesmo não especular. Ainda nos vai sair um italiano ou bulgaro malucos na rifa.
ResponderEliminarDe todas as opcoes mais ou menos lógicas (Conceição, Paulo Sousa, Martins, Rui Faria) há um que não entenderia de todo, o Pedro Martins, os outros de uma forma ou outra ainda se encontraria uma lógica, agora o Martins seria inconcebível para mim.
Se o Rei Midas vender mesmo o Guarda Redes pelos número que dizem, então é tempo do Vaticano iniciar um processo de canonização. Depois de enfiar meia dúzia de barretes de 15 milhões ao Valência e mais uns incautos, tivemos também o Milagre do Guedes e o Milagre do Sanches. O homem terá de estar ao lado de João, Pedro e Paulo. E já nem digo se ele vender o Mitra ou o Jonas para a China, porque ai muda-se o nome da religião.
(A inveja é uma coisa muito feia)
Pois é PT, mas estamos na era das madalenas. Jogam quando querem, amuam, fazem fita. Outros tempos. Dinheiro a mais e qualidade a menos. Há excepções, nem todos são assim, mas na generalidade é uma pobreza.
ResponderEliminarSilvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca, também não acompanho a formação de perto,vou apenas vendo alguns jogos, mas parece óbvio que a mesma necessita de ser repensada e quiçá dirigida ou coordenada por alguém que perceba realmente de futebol e que coloque acima de tudo em primeiro lugar os interesses do FC Porto.
Depois quanto à questão do treinador,mais vale apena esperar pela melhor opção possível do ir atrás de qualquer outra sugerida por um amigo da onça.
Abraço
Silvestre
se os entendidos e adeptos da crítica, tiverem alguma formação, tiveram ontem uma boa oportunidade de avaliar alguns emprestados, que nunca deviam ter sido contratados. Marega é um deles. Tenho dificuldade em perceber como se vê qualidades no homem.
ResponderEliminarPara um clube que quer ganhar não serve. E a estabilidade emocional dele, a que revela em campo, evidencia a mediocridade técnica do jogador. Mas lá está, Serve de arma de arremesso. E vamos nisto.
Boa noite. Já o leio á muito tempo. É a primeira vez nos comentários. Gosto muito de o ler, não percebi porque é que os mamões do Porto canal não lhe dão lá cadeira para botar faladura em vez daquele mamão da foz que está lá a falar antes e depois com o nosso cândido costa. Gosto de o ler mas a ouvir-lheo gostava mais é assim não tinha de esperar pela internet para o ler. Posso dar a minha opinião daqui para a frente? Eu sou de Paredes e queria a dupla da minha terra a treinar. Queria o Jaime Pacheco e o rato atómico Rui Barros. E cada um que diga o que quiser mas eu quero treinadores que chorem quando perdem. E que batam no Jonas se o Jonas lhe Bater. E queria festejar a frente dessse mamão desse choradinho do brasil e esfregar o campeonato no focinho das jantes e dos pneus especiais. Serafim Costa
ResponderEliminarSerafim pode dar todas as opiniões que quiser, desde que não fale nessa história do Porto Canal, alguns tolinhos ainda pensam que quero aparecer no canal do FCP e não quero, já fui convidado e não aceitei.
ResponderEliminarCaríssimos,
ResponderEliminarPelo que sopram à comunicação social, temos 3 opções em cima da mesa: Paulo Sousa, Pedro Martins e Sérgio Conceição. Destes três, apenas Paulo Sousa está sem clube e, à semelhança de Marco Silva, terminou a época mal classificado (não desceu de divisão, mas a Fiore ficou fora das competiçõe europeias).
Os dois restantes tiveram boas épocas. Pedro Martins conseguiu o apuramento, via campeonato, para a Liga Europa e a qualificação para a final da Taça (eliminando o Chaves, equipa que eliminou o FCPorto e o Zporting), enquanto Sérgio Conceição salvou o Nantes da descida de divisão e apresentou um futebol de processos simples e consolidado.
Como me parece que José Mourinho prefere ficar no Man.United e o Guardiola está confortável no City (somando já 0 títulos), temos de olhar para outras opções. Confesso que nenhuma das que, alegadamente, está em cima da mesa do nosso Presidente me entusiasma. Acho que faz falta um treinador com uma visão verdadeiramente global do futebol da equipa, sem descurar a formação, e que seja realmente conhecer da alma e do que é a mística do Dragão. Pela vertente futebolística, Paulo Sousa poderá ser aquele que melhor conhece o jogo, mas tenho dúvidas sobre a sua capacidade para ser um galvanizador dos jogadores e, até, dos adeptos.
Se Lucho Gonzalez já tivesse experiência como treinador...
Bem, é esperar para ver.
Se entre hoje e amanhã não tivermos fumo branco já começo a ficar preocupado.. ontem até que enfim o Manuel serrao teve uma intervenção boa naquele programa..pena e que só aconteça para falar do nosso clube..nao consiga falar assim dos nossos adversários..mas foi uma intervenção que deixa muita gente a refletir.
ResponderEliminarA realidade é que o F C Porto ainda não conseguiu um treinador. E podem dizer aquilo que interessa para os adeptos, mas Marco Silva esteve em casa de Pinto da Costa. E a TVI deu esta noticia como confirmada. Portanto está difícil convencer um bom treinador a vir para o Porto. A instabilidade do clube leva a que se pense várias vezes antes de aceitar. E basta ver os treinadores dos últimos 4 anos. Estilo descartáveis.
ResponderEliminarSilvestre
ResponderEliminarBom dia Vila Pouca, segundo consta Luís Filipe Vieira para pagar as suas vastas dividas à banca ofereceu o seu bigode,mas como tal foi considerado insuficiente pelo Ministério das Finanças então após conversa com Carlos Janela foram oferecidos os tomates lampiões de Pedro Guerra,Rui Gomes da Silva,Rui Pedro Braz, João Gobern, Carlos Daniel, José Manuel Delgado,Nuno Farinha, André Ventura e Fernando Guerra, enfim agora resta apenas aguardar pela avaliação do Ministério das Finanças.
Abraço
Silvestre
A escolha é Sérgio Conceição. Ou o Nantes consegue segurá-lo ou estamos tramados.
ResponderEliminarHahaha. O que eu me ri (sem ironia ou segundas intencoes). Esta é a melhor sumula da opiniao de 90% intencoesdos adeptos. Forca Nantes!
EliminarMas... quem é a alternativa?!
E pronto. Será Sergio Conceiçao. Mais um tiro nos pés. É inacreditável como Pinto da Costa erra TANTAS vezes. Se o fenomeno da regressão à media se comprovasse, dificilmente teriamos mais uma escolha errada. Começa tudo a explicar-se, não por aleatoriedade, mas sim, por manifesta perda de capacidade do nosso Presidente.
ResponderEliminarÉ verdade que estrategias de comunicação, cerrar os dentes em unissono e impedir que o polvo tudo controle, são fundamentais para os nossos resultados...mas o que mais tem afetado o nosso clube nos ultimos anos, é mesmo a sequencia inenarravel de pessimos treinadores que têm sido escolhidos! O unico em quem tive esperança, foi Peseiro, mas desiludiu-me. Sergio Conceição ainda assim, é ligeiramente superior a NES (como tambem seria o Toni Carolino, treinador do Unhais da Serra).
De entre os nomes possiveis e falados, só seriam aceitaveis Paulo Sousa e Vitor Pereira...inclino-me até para o primeiro, porque como o MVP, tenho saudades de ver bom futebol. Sergio Conceição poderá ter um efeito positivo na atitude de jogadores e até da estrutura, mas este efeito tem um prazo curto, por razões que não vou aqui dissecar.
Taticamente e tecnicamente, é apenas razoável.
GRANDE MANUEL SERRÃO
ResponderEliminarsubescrevo tudo o que disse MANUEL SERRÃO ontem na tvi24 , é a minha opinião há muito tempo , o tempo de pinto da costa JÁ ACABOU e enquanto nós portistas não percebermos isto vamos estar mais alguns anos sem nada ganhar
o meu treinador preferido é o TUCHEL do Dortmund , mais vale investir forte num treinador disciplinador que gosta de futebol de ataque e que não tenha medo de desafios para ganhar , o que poupamos nos salários do casilhas dá para pagar este treinador
abraço
miguel r.
Bom dia. Vila Pouca, agora que começa a subir o pano e parece que é mesmo Sérgio Conceição, é capaz de me esclarecer acerca das suas reservas em relação a esta escolha quando esta foi hipótese num passado bem recente. Sérgio tem um dos filhos no no seixal, ainda há dias lá esteve para anunciar a passagem deste a contrato profissional... isto não o irá constranger ou limitar? Já faz lembrar a história do Nuno quando foi ao lançamento do livro do Carlos Daniel...
ResponderEliminarNão sei o que dizer desta escolha. Estas escolhas remetem-me para as decisões de um Inter ou um Milan... espero estar enganado.
Para mim o Sérgio Conceição é o unico dos treinadores acessiveis ao FCP que pode fazer a diferença, tal como o fizeram Mourinho e AVB, em termos de liderança e atitude. Ou poderá ser um fiasco.
ResponderEliminarOs outros, como Paulo Sousa e Pedro Martins são mais do mesmo. Nos momentos cruciais nao mostram nada.
Treinadores estrangeiros reputados seriam bons se lhes dessem os jogadores(caros) que eles querem. Com orçamentos baixos não fazem nada.
Costa & Costa.
ResponderEliminarPinto da Costa andas a viver à sombra do outro Pinto da Costa, já pagaste o leitinho aos meninos agora que eles estão grandes manda-os à fava, o FCP não é nenhum Lar do Comercio, muito menos Infantário.
Quanto ao treinador parece que está demorar tempo demais, ou escolhes o São João, se não, por este andar ainda vai ser convidado o pai Natal.
Na verdade e falando mais a sério, ao que o FCP chegou!... Tão boas vendas se fizeram tanto dinheiro se ganhou e agora estamos tesos.
Como sócio começo a ficar cada vez mais cheio deste presidente já sem discurso e acamado no clube. Apareçam gente nova, sangue novo façam uma auditoria ao Clube, vamos acabar com o mofo, deixem de ser covardes e vão a votos.
Já disse, não tenho nada contra o treinador Sérgio Conceição, até o conheci pessoalmente, nem vou fazer juízos de valor sobre as suas capacidades, embora tenha opinião. A questão é outra e é política: Sérgio Conceição significa que influências, para mim, consideradas perniciosas ao F.C.Porto, continuam.
ResponderEliminarSérgio Conceição por tudo que representa NÃO ! Instável psicologicamente, conflituoso, sem provas dadas, apresenta como currículo uma taça perdida de forma anedótica. Acho que a Sad está fora do prazo de validade mas que não está assim tão moribunda que faça esta opção. Para mim seria a desilusão total e a quase certeza de mais uma época perdida. Aguardemos.
ResponderEliminarMuito importante: Pelos vistos, o SC quer mesmo muito vir. Isso é bom, demonstra ambição e confiança ou contrário de outros..
ResponderEliminar.
Roque, se tudo o que se vai lendo é verdade, é o SC e o SC quer muito vir, pelo menos tratem do assunto com lisura. Ele renovou há pouco tempo, há expectativas criadas, sair assim deixa marcas, já tivemos situações semelhantes e não gostamos nada.
ResponderEliminarParece que nós nem não preocupamos com mais nada, apenas queremos alguém que dê um murro na mesa de vez em quando. A única vez que o Bobby Robson se mandou contra as arbitragens, eu estava lá e foi por pressão da malta que disse ao Mourinho que estávamos a ser comidos e o mister tinha de dizer alguma coisa. O que quero dizer com isto, desde que haja competência, é meio caminho andado, até se dispensam os murros na mesa. Quando não há uma coisa nem outra... aí é que a porca torce o rabo.
Penso que a dimensão dos dois clubes envolvidos justificará a decisão de sair por parte de SC. Oportunidade unica que pode não se repetir e todos deverão compreender isso.
ResponderEliminarTambém penso que não é tanto a questão do murro na mesa que está em causa. É mais importante o carisma do treinador, o seu caráter, capacidade de liderança e autoconfiança,e também alguma estrela, que propriamente apenas as qualidades técnicas como treinador que, essas, tinham-nas abundantemente os anteriores fracassados treinadores, mas faltava-lhes aquilo que os distinguia de Mourinho e de AVB
Marco Silva teve o mérito de chegar ao Hull e pôr uma equipa que já parecia condenada a jogar algum futebol e a ter esperança na manutenção até bem perto do fim. No Olympiakos foi campeão como é obrigatória por aquelas bandas e naqueles tempo. No Sporting cumpriu bem mas sem fazer nada de extraordinário, beneficiando de algum do trabalho que Leonardo Jardim deixou. Já no Estoril fez épocas acima da média.
ResponderEliminarTudo isto para dizer que o FC Porto pode ter estado interessado nele e ele tenha preferido continuar em Inglaterra, ainda que num clube pequeno, mas a verdade é que ele não era garantia de nada, não é um Mourinho em potência, pelo menos na minha opinião, pelo que a "casa não vai abaixo" por não vir ele e chegar outro treinador.
Essencial é que o escolhido seja bem escolhido, vamos esperar para ver.
Daniel Lopes