Agora que estamos no lavar dos cestos de um campeonato que todos, á excepção do regime, foi descaradamente tributado pelos árbitros para que um sonho de treta se realizasse em tetra, é hora do universo portista reflectir.
Mas reflectir com ideias objectivas, práticas e racionais, e não absurdas, estapafúrdias ou emocionais!
Uma das primeiras reflexões, prende-se com o caminho a seguir. Queremos continuar nesta senda de dança de treinadores ano após ano ou inverter o ciclo e tornar ao trilho do sucesso?
Esta pergunta só há uma pessoa que pode e deve responder: Pinto da Costa.
Foi ele que afirmou publicamente que tínhamos batido no fundo. Foi ele que publicamente disse que não iria olhar para o passado, mas sim para o futuro. E foi ele que publicamente declarou que não estava agarrado ao poder.

Está nas mãos de quem manda, dizer se ainda tem forças e vontade para retomar a luta. Está nas mãos de Pinto da Costa, dizer se quer ser apenas e só um presidente que bateu o record de longevidade à frente de um clube, ou se quer ser activo e intransigente na defesa do nosso sagrado bom nome. É para irmos para a luta ou para a resignação?
Nunca ninguém conseguiu construir uma casa pelo telhado. Os alicerces são a estrutura base de qualquer edifício. Os nosso alicerces neste momento estão enferrujados. Ameaçam ruir. E para além da ferrugem, alguém veio dinamitar todo um sistema que faz com que o nosso campeonato mais pareça uma tríade chinesa ou uma máfia russa, uma transparência ilegal que chega a parecer que é legitima e honesta! Mas já chega de falar em polvos. Temos é que unir esforços e cozinhá-los em lume brando para eles sentirem bem na pele o que é ser estranho ao poder central.
Precisamos de um timoneiro que nos leve a bom porto. Quem se sentir com coragem, mas sobretudo com ideias plausíveis de abraçar um projecto de sucesso - e não com frases ocas e populistas como vai acontecendo há longos anos no Sporting - que avance. Quanto mais não seja para mostrar a quem está no poder, que há gente capaz de suceder a quem tudo nos deu, mas que agora nada nos dá!
Estou demasiado triste para continuar a escrever. Espero que apareça alguém que saiba me fazer feliz. A mim e a todos os portistas que se sentem incapazes de abandonar quem amamos muito. Nem que para isso tenha que atravessar um curto deserto. Até porque recuso-me a dizer: para o ano há mais!
O autor do texto não defende a continuidade de um treinador que cuspiu no clube e nos seus profissionais e adeptos, pois não?
ResponderEliminarSe Nuno Espírito Santo, continuar a frente dos destinos da Equipa, eu considero uma afronta ao universo Porto. Não suporto aquela postura do treinador que prefere agradar ao Carlos Daniel ou o José Nunes da RTP, do que respeitar aqueles que tudo dão ao clube.
ResponderEliminarNão sei quanto custa mover uma acção em tribunal contra a RTP, mas nós como adeptos podia-mos e devia-mos movê-la com base na nossa dignidade, não podemos deixar que um badameco insulte toda uma massa adepta e ficar-mos de braços cruzados, estou disposto a contribuir e como eu devem estar muitos PORTISTAS,
ResponderEliminarCRIAR MOVIMENTO PARA LEVAR A TRIBUNAL A RTP E O BADAMECO AUTOR DA REPORTAGEM
Nunca abandonarei o meu clube independentemente de ganhar ou perder também nunca vou virar as costas ao nosso grande presidente não tenho memória curta e equívocou se não é só o presidente com mais longevidade num clube é também o mais titulado do mundo somos e seremos sempre mais fortes com ele... Devíamos era ajudá-lo nesta fase e demonstrar todo o nosso apoio porque um Pinto da Costa determinado vale mais que qualquer regime central ou outra coisa qualquer... Por mim Pinto da Costa sempre...
ResponderEliminarSilvestre
ResponderEliminarBoa noite Sr.Felisberto Costa, depois de uma temporada marcada pelo colinho arbitral em torno dos lampiões,bem como de uma justiça cega, surda e muda que contribuiu para o êxito dos mesmos é premente repensar o edifício futebolístico português e aqui espero que o FC Porto tenha audácia, presistência e discernimento para tornar possível uma significativa reviravolta no mesmo,no intuito de dar outra credibilidade ou seriedade competitiva ao nosso campeonato.
Para além disso convém antes de mais olhar para dentro, efectuar uma séria retrospectiva acerca da temporada,das opções tomadas e consequências das mesmas,tal acto deve ser primeiro efectuado a nível interno pela administração da SAD e pelo nosso treinador Nuno Espírito Santo, posteriormente espero que o Senhor Presidente Pinto da Costa fale aos sócios e adeptos, transmita a sua prespectiva da época, sobretudo no que concerne ao FC Porto e aponte um renovado rumo, dado que são necessárias mudanças, tanto a nível de gestão desportiva como de treinador para que possamos com sólidos alicerces ter capacidade de lutar dentro das quatro linhas por renovadas conquistas,pois os nossos problemas não resumem a qualquer outro treinador,mas sim a uma conjuntura que tornou actualmente o FC Porto um clube amorfo, demasiado permissivo e gerido de forma errática, nomeadamente a nível de aquisições sem nexo ou excessivamente onerosas, isto enquanto tanto a prospecção como a prata da casa não têm tido o devido aproveitamento,por tudo isto é que urge que o Senhor Presidente Pinto da Costa tome a palavra e nos dê razões para acreditar num risonho futuro.
Finalmente não podemos facilitar ou vacilar, é necessário ter outro impacto no combate aos tentáculos do polvo lampião e em relação a alguma comunicação social que tenta denegrir o FC Porto de forma sujinha e sem a mínima ética ou vergonha, aqui também será determinante a voz do Senhor Presidente Pinto da Costa, dado que os notáveis Dragões Diário ou Universo Porto da Bancada são curtos,pelo oxalá a mesma se faça ouvir brevemente.
Abraço
Silvestre
Vamos ter mais do mesmo..acaba a época..entrevista ao Juca no Porto canal..se o treinador já tiver ido embora a culpa vai ser do treinador..umas bocas para os rivais..e siga para mais um ano..sou do tempo das vacas gordas e o nosso presidente já me deu das maiores alegrias da minha vida..mas tudo tem um fim..a luta que é preciso ser travada o nosso presidente já não tem saúde para isso..
ResponderEliminar"Mas reflectir com ideias objectivas, práticas e racionais, e não absurdas, estapafúrdias ou emocionais!"
ResponderEliminarÉ isso tudo! Muito bem. De acordo. Vamos lá então... ;)
Ando triste e cansado.
ResponderEliminarSão muitos anos a queixar-me em todos os órgãos de comunicação social e ERC e o resultado foi zero.
São muitos anos a queixar-me junto de amigos que lutem contra o centralismo e o resultado é zero.
São muitos anos a escrever em muito lado, revelando e descrevendo o que aconteceu nos últimos 25 anos na comunicação social na cidade do Porto e arredores.
São muitos anos a ver o Grande Porto com cada vez mais adeptos do Benfica.
São muitos anos a ver o povo português a ficar com tiques lisboetas.
São muitos anos a ver desaparecer rádios e jornais no Porto.
São muitos anos a ver alguns empresários de rádios a enriquecer, vendendo alvarás a rádios de Lisboa.
São muitos anos a ver os tripeiros a emigrar para Lisboa e a cuspirem no prato onde comeram.
são muitos anos a ver os políticos da região a prestar vassalagem à capital para não perder o tacho.
São muitos anos a ver as pessoas do Porto a preferirem ouvir rádios de Lisboa em vez de ajudarem as poucas que há na cidade.
São muitos anos a ver Lisboa a invadir o país e o país sentado no Facebook, ignorando os sinais evidentes de um total aborto jornalístico no Porto.
São muitos anos a ver os tipos que hoje falam pelo Porto nas diversas tv´s terem emigrado para Lisboa, pois lhes acenaram com cargos de direção, mas na capital nem uma palavra contra o centralismo pois precisam do tacho.
são muitos anos a ver o FCPorto a ficar com todos esses tiques de bem comportado pois parece que quer prestar vassalagem à Capital.
São muitos anos a ver o nosso arsenal bélico ser desmantelado e agora só nos resta a fisga do Porto canal, o calhau do Dragão até à morte e outras pedritas que vão surgindo pela internet, um jornalzinho com sede no Porto mas comandado desde Lisboa que é o JN e um pseudo jornal desportivo com sede no Porto mas também comando desde Lisboa pois já pertence desde há muito a um grupo lisboeta, liderado pelo Proença de carvalho.
Não deixa de ser curioso que este grupo, presidido pelo Proença de Carvalho consegue ser dono de dois jornais da cidade do Porto ( sede ) e dono da rádio TSF, que ocupa a rede de emissores de uma rádio do Porto, fechada em 1994 pelo grupo da Lusomundo, passando a cidade do Porto a não ter uma r+adio regional que chegava a Lisboa e desde 1994, Lisboa passou a etr uma rádio local que transmite desde Lisboa para todo o Norte e centro graças a uma rádio do Porto.
Que fizeram os portistas, tripeiros e afins? Nada. Que fez o poder politico local? Nada. Que faz o presidente da CM do Porto e seus antecessores? Nada. Alguem confronta o poder politico contra este centralismo e extinção das rádios no Porto? Jornais?
Qual de vós escuta a TSF? Se calhar todos. Eu não pois não sou carneiro.
Estou cansado e desiludido.
Deixo o meu lugar a outros que se insurjam contra isto pois cansei-me de ver tanta centralismo e até no mundo do Futebol vejo o meu Porto ficar burguês de mais para o meu gosto.
José Carlos - Rio Tinto.
Silvestre
ResponderEliminarSr Felisberto Costa e Vila Pouca, já que a RTP tarda em pedir desculpas seria quiçá importante fazer chegar ao Sr.Dr.Miguel Guedes a indignação dos sócios e adeptos do FC Porto,bem como solicitar-lhe que diga algo no programa onde costuma estar presente, depois se a resposta for evasiva ou insuficiente, então se achar adequado simplesmente abandone o programa,com firmeza e seriedade, dado que quem ataca o FC Porto, também o faz em relação aos seus sócios ou adeptos, como tal só merece o desprezo e um ajuste de contas num tribunal.
Abraços
Silvestre
Marco António, como é que devíamos ajudar o presidente, não nos dizes? Não estamos a falar de amadorismo, estamos a falar de profissionalismo ao mais alto nível e desde há 20 anos. Achas por acaso que depois de quatro anos desastrosos, se não fosse a consideração, respeito e memória, Pinto da Costa ainda era o líder do clube e SAD? Se não fossemos um clube de futebol, onde o coração se sobrepõe à razão, com estes resultados o líder já tinha saído, não tinha nem 1/3 da tolerância que tem tido.
ResponderEliminarSilvestre, completamente de acordo. Veremos o que vai fazer o MG...
ResponderEliminarMais cego é aquele que não quer ver. Como é possível haver ainda adeptos que não distinguem o que gostariam que fosse daquilo que realmente é a nossa realidade. O presidente acabou há muito. Não ver isso é continuar a insistir nos mesmos erros e entregar de bandeja o penta o hexa e por aí fora aos lampiões batoteiros. Não deixemos que o passado nos hipoteque o futuro já que o presente está perdido.
ResponderEliminarCaros Portistas,
ResponderEliminarNo andebol já fomos e de uma maneira absolutamente estúpida por termos um treinador que sabe muitas combinações de ataque mas defender é uma miséria, já aqui o disse voltem a contratar o Obradovic se não vamos penar mais uns bons anos.
Ó Marco António isso é o que todos queríamos mas infelizmente está à vista de todos que a determinação do nosso amado Presidente já era há muito tempo, se tivesse a determinação de outros tempos isto nunca tinha chegado a este ponto. O Presidente devia abandonar o posto e ir descansar que tem todo o direito e é mais que merecido. Espero bem que mal acabe o jogo de Moreira de Cónegos anuncie o despedimento do NES.
Hoje quando vi que os corruptos encornados estavam a perder vi um bocado do jogo e até o Boavista tem jogadas em triangulações e em progressão melhores que as nossas, só não vê quem não quer, o nosso futebol foi uma miséria.
Quanto ao processo contra a rtp se for preciso também ajudo de forma monetária.
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
A questão que se coloca é se queremos ser este Porto fraco,manso, que come e cala.
ResponderEliminarOu queremos ser um Porto forte, que levanta a voz, não tem medo de afrontar os poderes instalados?
Se a entrada no novo Diretor Geral Luís Gonçalves, e a nova politica da comunicação, pela cara de Francisco J Marques, com o DD e o Universo Bancada Porto, indicavam que iríamos ter um Porto corajoso, que vai à luto, um Porto sem medo de chamar os bois pelos nomes.
Mas durante toda a época tivemos um treinador sempre com a postura contaria.
SETUBAL - FCP
O jogo da jornada 9 foi revelador.
Fomos a Setúbal antes de receber o 5LB.
Foi-nos roubado um penalti, sobre Octávio, do tamanho da Torre dos Clérigos.
Qual o discurso de Nuno?
Vejam aqui a conferencia de imprensa após esse Setúbal 0 - Porto 0.
https://www.youtube.com/watch?v=1ZOg8X1OYxo
A intervenção inicial só aponta para erros do FCP.
NES não fala do arbitro.
Questionado, julgo que pelo Porto Canal, a resposta é mole, aponta que o erro faz parte do futebol.
Nuno é mole, não que desagradar aos amigos do benfica.
Nuno, é pouco inteligente porque poderia utilizar o erro para falar da arbitragem do jogo seguinte.
Resultado no FCP-5LB, fomos novamente roubados.
Não é apenas por Nuno ter dados os parabéns ao 5LB, poderia ser uma falha pontual na sua comunicação. Não ele é mesmo assim, sem personalidade capaz para afrontar os poderes instalados.
Eu não quero este Porto cobarde e subserviente!
Por isso, mesmo que fosse um mestre da táctica,porque é subserviente, NES não serve para treinador do FCP!
Um quero um treinador com coragem, alguém sem medo de afrontar os poderosos tal como são Luís Gonçalves e Francisco J Marques.
Um treinador que faça o que Mourinho ou VP faziam, chamavam os bois pelos nomes.
Eu não me identifico que este Porto manso, cobarde e
ResponderEliminarSr. José Carlos . Completamente de acordo consigo quanto ao famigerado centralismo.
As principais rádios ,Tv´s e jornais estão sediadas na Capital.Os bancos são lá dirigidos.
No futebol o poder também lá está.O País e sobretudo o Norte deixou-se ultrapassar.
As pessoas pensam que a luta pela Regionalização é só uma questão ideológica.
Enquanto o povo se mantiver amorfo, este estado de coisas não mudará.
Portugal continua a ser um País macrocéfalo.O nosso F.C.Porto também é atingido!
J.Fernando
Aires, não é preciso levar a RTP a tribunal nem o bardameco do jornalista, basta o nosso clube impedir a entrada da comunicação que nos hostiliza e goza conosco constantemente.
ResponderEliminarNão somos obrigados a aceitar na nossa casa quem não é bem vindo.
Para isso façamos um abaixo assinado.
O autor do texto, o que pretende é um Messias, que lute contra a opressão instalada em Lisboa e Vale do Tejo.
ResponderEliminarPinto da Costa percebe é de futebol, por isso é que é o presidente mais titulado do Mundo.
Querer que Pinto da Costa se transforme num Bruno de Carvalho que arrasa em eleições, mas o seu clube não ganha nada há dezenas de anos, não parece ser a solução mais adequada.
Mudar de treinador, até que acertemos num vencedor, não parece nada de especial. Mau é mantermos incompetentes só porque sim.
O Nuno continuar depois de insultar o nosso amor ao clube,ao dar os parabéns a um clube que nos calunia diariamente?
ResponderEliminarNesta altura já me acredito em tudo...
Anónimo das 04:34, o Felisberto responderá, se quiser, obviamente, mas eu digo-lhe o seguinte:
ResponderEliminarPinto da Costa percebe de futebol, sem dúvida, o seu currículo fala por si, mas acha que tem feito boas apostas, em particular nos treinadores? Acha que contratar um treinador, Lopetegui, dar-lhe um poder desmesurado, tudo o que ele quis e com isso aumentar os encargos com o pessoal brutalmente e pior, abandoná-lo, deixando que ele desde o 1º dia fosse cozinhado em lume branco, ora por causa da torre, ora pela armada espanhola, ora porque nunca tinha treinado homens, só miúdos, etc.? Esse PC alguma vez entrava em novelas como a do Rafa, em que não só ficou não ficou com ele como ele ainda foi para o inimigo?
Quanto à comparação com Bruno de Carvalho, PC tinha outras capacidades que o presidente do Sporting não tem, já tinha sido responsável pelo futebol, trabalhado com o JMP, e isso faz toda a diferença, na forma e no tom, mas há semelhanças no empenho e na capacidade de lutar pelos interesses do clube.
Como tivemos eleições há pouco mais de um ano, como ninguém apareceu e há gente descontente e com vontade, mas não têm coragem, estão à espera não sei do quê, aquilo que desejo é que esse Pinto da Costa que percebe de futebol, intuitivo, que acerta muito mais que erra, regresse. As próximas semanas responderão e aí a questão do treinador é fundamental.
Quanto ao PC que quando falava abanava com os poderes instalados, agora que já vamos tendo voz, não espero que apareça tanto, mas como disse num dos últimos posts, isto não vai lá só com o Universo Porto - da Bancada ou com o Dragões Diário. O que não queria era um PC a falar só em alguns momentos, quase sempre após resultados positivos e a dizer coisas que depois se viram contra nós, como aconteceu na Luz acerca da arbitragem de Carlos Xistra.
Ao anónimo da madrugada.
ResponderEliminarNão espero nenhum Messias!
Apenas quero e desejo como todos os portistas, o retomar de uma luta, o regresso ao tempo onde contra tudo e contra todos não tinhamos medo de nada! Desde a marcha até ao Governo Civil, passando pela permanência numa célebre assembleia onde ninguém arredou pé mesmo com ameaça de bomba, até ao gozo supremo de ganharmos uma taça contra santas alianças, pedras e calhaus a chover e o João Pinto exuberante e heróico a mostrar-lhes o brasão abençoada da camisola!
Isso é pedir um Messias, ou alguém que tenha a capacidade de "dar um valente murro na mesa centralista"?
Caro DVP, totalmente de acordo com a sua opinião sobre NES e sobre o perfil de treinador que ponha os pontos nos i, que seja afirmativo, galvanizador, que não se cale ao centralismo e claro que saiba muito de futebol (não me parece que NES se enquadre).
ResponderEliminarNa sua opinião, quem seria uma escolha acertada e que fosse possível contratar, sem corrermos risco de mais experiências? Fazer regressar Vítor Pereira?
Cumprimentos
DS
PC para mim é finito.
ResponderEliminarPerante a conjuntura atual, custa-me dizê-lo, mas PC não está definitivamente à altura.
Hoje, mais que nunca, precisamos de um presidente que além de conhecedor do futebol, seja acutilante e arguto, como o foi PC em tempos idos, antes do AD que o calou definitivamente, precisamos de um presidente que além disso seja também com um discurso político e estratégico adequado, apoiado numa formação politico-juridica capaz de mobilizar as forças vivas apoiantes, e abanar e fazer tremer todos aqueles que se têm empenhado em nos descredibilizar e destruir.
Ora PC, há muito tempo a esta parte, de cada vez que dá uma entrevista ou discursa, dá pedradas no charco e cai no ridiculo na maioria das vezes.
Como compreendo a angústia do José Carlos de Rio Tinto! Não é caso para menos.
ResponderEliminarDeixamo-nos invadir por Lisboa pela profunda cobardia das erradamente chamadas élites do burgo e pela (lamento dizê-lo) boçalidade cultural de muitos portuenses.
Ainda há por aqui quem esteja à espera de milagres, quem ainda acredite nas capacidades de Pinto da Costa. Ele já não quer saber do FCPorto para nada, excepto naquilo que ainda pode receber dos seus exauridos cofres. O resto, é poesia masoquista.
Precisamos de um "Alexandre, o Grande" e já agora de um "Rothschild".
ResponderEliminarParece-me que os candidatos à sucessão de JNPC estão à espera que tudo caia de podre para depois sim sem riscos se assumirem como alternativa. Estou convencido que em 2020 a coisa vai animar.
Até lá a "porta 18" vai dominar ainda mais o desporto em Portugal. Para o ano o andebol também, já que deixamos fugir o Carlos Resende.
Como dizia o outro resignem-se que é a vida.
Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)
A ideia de que o Porto se pode tornar uma espécie de Sporting com sucessão de treinadores e ausência de resultados é errada. Em primeiro lugar é preciso ter sempre em conta de que o Sporting é centralista e que embora nunca tenha chegado ao baixo nível do Benfica andou sempre lá perto, esforçando-se por prejudicar e apoucar o FC Porto, só abrandando agora por ter sido "comido de cebolada" pelo seu vizinho. Depois, Bruno de Carvalho,o presidente que nos mandou àquela parte, terá de ganhar o próximo campeonato dê para onde der. Sendo assim, quem vai pagar a conta será o Porto, isso se a "seita do pode ser" que domina a arbitragem não tiver já alguma encomenda para um penta ou até um hexa o que será possível pois como se dizia num programa humorístico do século passado, salvo erro o Planeta dos Macacos, "Plante que o João [pode ser] garante. As coisas cá no burgo são bem mais controláveis do que em Lisboa, como dizia Costinha na entrevista desta semana, "eles sabiam tudo o que fazíamos mais valia fazê-lo às claras" logo temos vantagem em relação à concorrência. Quanto ao fim de ciclo P Costa, lembremos que nos anos oitenta os poderosos do universo portista de então apoiaram Pinto da Costa contra Américo de Sá o que levou este a arredar e a ir-se, embora com gente a apoiá-lo como acontece sempre. Depois, foi o que se viu. Actualmente só acontecerá alguma coisa no FC Porto quando os poderosos como Artur Santos Silva, Rui Moreira e outros pesos pesados mandarem Pinto da Costa arredar ou encontrarem alguma forma de o mandar para casa mais o filho, a sua direcção e o espírito santo. Exigir que ele faça alguma coisa não servirá de nada pois há muito que apenas temos direito a umas graçolas. O Presidente sendo um homem inteligente que indiscutivelmente é acabou por ser engolido pelo sistema ou não foi ele quem permitiu que os Lucílios e os Joões [pode ser] Fernando Gomes e Proenças desta vida dominassem o poleiro sob a batuta de Vieira, sabendo bem do que eles eram capazes?... Nunca imaginei mandar o presidente [que sempre apoiei e a quem estou grato] para casa e lamento profundamente fazê-lo mas estou [estamos] de saco cheio de treta. Têm, pois, a palavra os poderosos do FC PORTO, os únicos que podem fazer voltar o Clube aos tempos de glória. Se nada fizerem para a mudança serão coniventes com a desgraça em que nos estamos a afundar...
ResponderEliminarBoa tarde caros Portistas já é tempo de arrepiar caminho, se não se alterar esta pouca vergonha ninguém os vai parar. O próximo será o penta para nos igualar, não será o vídeo árbitro que vai ter alguma influência se não se alterar as pessoas que estão no poder das decisões.
ResponderEliminarConcordo com a conclusão do Rui Valente. Não ponho em causa o que PC fez mas está visto que lhe falta energia e capacidade neste momento para dar a volta.
ResponderEliminar- na primeira fase de êxito tínhamos um modelo de fazer equipas de jogadores portugueses, recrutamos no norte e jogávamos um futebol guerreiro. Íamos ao estádio a luz, contra 120.000 pessoa, PC entrava sozinho à frente da equipa, e os 120.000 chamavam-lhe de tudo. Lutávamos nos 90 minutos e raramente perdíamos. Eles tinham as vedetas, jogavam sempre melhor, mas não ganhavam ( já nessa época dizia Bola do Farinha.
- noutra fase através de boas relações com empresários sempre conseguimos trazer bons jogadores do Brasil, Argentina e depois do México e abandonamos o recrutamento interno. Também tivemos êxito.
- após arrecadar milhões e desmantelamento da equipa do AVB perdemos o norte. Recrutamos sempre mal e temos jogadores espalhados por todo o lado que ninguém quer. Além de que ninguém fala mas estamos sobre a alçada do fair play financeiro.
- depois,vieram os jogadores emprestados! Impossíveis de rentabilizar...
Qual é a estratégia? Criticar em público o Jorge Mendes porque nos enganou com o cepo Lopez e contratar este NES atávico do Mendes? (De passagem ainda bem que o Rafa não veio por aquele preço!), apostar em jogadores emprestados? Comprar o Oliver por 20 milhões? Apostar na formação? (Temos ali muita muita qualidade..), voltar a apostar no mercado interno? ( ou vamos continuar a deixar o Braga/ Mendes a dominar e rapar tudo para depois escolherem os que querem enviar para o Vieira ladrão! Vai aparecer PC a promover o Rafa Soares como reforco para o ano outra vez??
Era isto tudo que eu gostava de entender. Sem um modelo forte não vamos a lado nenhum. Esta gincana constante leva nos a isto..e no entanto apesar de tudo este ano estivemos quase mas o NES e os árbitros não deixaram.
Quanto a influência da comunicação social o que querem. Hoje é dia não há jornalistas. Essa profissão desapareceu, e tudo a base de audiências e publicidade. E por isso dizer MAL DO PORTO e fazer pouco dos portistas da audicencia e logo permite a estes tipos ganhar mais dinheiro. Sempre foi assim e vai continua a ser. Os dois grandes empresários do norte onde andam??
Finalmente termino com o andebol. Dói ver o melhor plantel e o mais valioso perder dois campeonatos seguidos desta forma. Somos invictos na primeira fase com 100% de vitórias. Depois deixamos nos perder no fim...este ano para o sporting. E mais triste foi ver aqueles jogadores a festejarem a derrota em Lisboa com o sporting por 1 golo. Como ??? Jogadores do porto a festejar derrotas e empates foi o que vi este ano. NUNCA tinha visto tal coisa!!
Rui Valente,
ResponderEliminarSabe que concordo consigo em muitas das suas opiniões, sobretudo no que se refere á esfera centralista. Contudo e como seres humanos que somos, também temos o direito a discordar quando achamos que o problema não é bem assim.
Discordo plenamente que Pinto da Costa esteja no FC PORTO pelo dinheiro! Não é aos 80 anos que nos vamos tornar ávidos de sermos multimilionários, caramba!
Creio que PdC julga que ainda é capaz de conduzir o Ferrari, mas todos nós sabemos que a partir de uma certa idade até a fazermos marcha-atrás nos tornamos nuns grandes nabos!
Jamais em tempo algum quero crer que PdC seja como o titulo de um álbum do Frank Zappa "We´re only in it for the money!"
Seria o mesmo que dizer que Afonso Henriques não quis ter um país; apenas e só dar uma sova na mãe!
Ds para mim e já o disse aqui..neste momento atual precisamos de um Sérgio Conceição..respeito quem pense o contrario como é óbvio.. mas gosto da sua forma de defender a sua equipa e clube..tem alguns defeitos como todos..mas penso que era a pedrada no charco que precisamos..estou farto de discursos de padre..vejo muita gente a elogiar o marco Silva mas na verdade ele não conseguiu atingir os seus objetivos..mas tem boa imprensa..o Sérgio Conceição chegou com a equipa em zona de descida e levou a equipa quase a liga europa..mas tem má imprensa e ninguém da destaque..
ResponderEliminarPinto da Costa publicamente disse que não iria olhar para o passado, mas sim para o futuro. Pois para olhar para o futuro temos de ter bem presente o passado – o mais distante e o mais recente. No mais distante para não tirarmos da memória o que nos fez ganhar; para o mais recente para não esquecermos porque passamos a perder.
ResponderEliminarAcho que as causas estão identificadas, alguns passos já foram dados, mas muita coisa terá de mudar e sê-lo-á, até pela força das circunstâncias. A nível comunicacional já se deram passos significativos, embora insuficientes; e ao nível das contratações também estamos condicionados, pelo que teremos de recorrer à formação e aos reforços que o sejam efetivamente. E era desta forma que ganhávamos.
Sou a favor da estabilidade. Pinto da Costa foi eleito em 1982 e só foi campeão em 1985, como presidente. Mas todos sentimos que se estava a retomar um rumo iniciado em 1976 e interrompido em 1980. Foi a mentalidade do SER PORTO que nos levou ao sucesso. Para SER PORTO não basta dize-lo, TEM DE SE SENTI-LO. E há coisas que nunca se podem dizer, por respeito a todo o grupo, por respeito aos adeptos e, principalmente, por respeito à verdade.
Pedroto tinha afirmado: Temos de lutar contra os roubos de igreja. Nuno endereçou os parabéns ao campeão.
E passo a citar José Régio: Não sei por onde vou, Não sei para onde vou - Sei que não vou por aí!
VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO
"Queremos continuar nesta senda de dança de treinadores ano após ano"
ResponderEliminarQuando o treinador é de baixíssimo nível como o Nes, sim, sem duvida.
Se as escolha não fossem tão más se calhar não havia dança nenhuma.
Começar a época com o Nes é desistir do campeonato antes de começar.
boa tarde.
ResponderEliminarpenso que o NES nao deve ficar mas o problema é quem o vem substituir... se for para vir um do genero entao que fique este, alem disso acho que nao temos muito dinheiro, e o MS e LJ sao mt caros.
Cumpts
Os portistas dão os maiores a escrever no Facebook. Os portistas são os maiores a comentar nos blogues. Os portistas são os naipes a criticar o centralismo. Pena é os portistas serem os maiores carneiros pois são eles a darem audiência a tudo que seja feito em Lisboa, a ligarem para os fóruns das rádios nacionais (lisboetas) a agradecer a simpatia dos jornalistas, das rádios de Lisboa, mal vêem um microfone da TV de Lisboa, lá vão eles a correr para aparecer na TV e mal entram no seu carrinho de manhã ligam logo uma rádio inhame de Lisboa. Ignorantes. José Carlos - Rio Tinto.
ResponderEliminarBlack out lembra se?
Eliminar
ResponderEliminarOff topic:
Não há como esconder a verdade, o FC Porto de há 3/4 anos, perdeu capacidade de investimento no reforço da sua Equipa (mas também investiu mal, ou de forma desordenada). Inversamente, o Benfica passou a ter maior capacidade de investimento, mas naturalmente, também acumularam erros de casting!
Vejamos meros indicadores, isto com uma Jornada por disputar, o Benfica marcou 72 golos, e o FC Porto apontou 70 golos, com um jogo hoje por disputar. Vamos observar nos dois ataques quem marcou aqueles golos no Campeonato, e o somatório de investimento feito nas duas Equipas no sector ofensivo.
FC Porto 70 golos marcados neste campeonato, marcadores dos mesmos no sector ofensivo:
André Silva, 16 golos (custo zero).
Soares, 12 golos (3,5 M€ 50% do passe).
Jota, 8 golos (emprestado).
Brahimi, 6 golos (5 M€ 50% do passe).
Corona, 3 golos (10 M€ 70% do passe).
Rui Pedro, 2 golos (custo zero).
Otavio (jogou sobretudo na esquerda), 1 golo (4,5 M€ 50% do passe).
Depoitre, 1 golo (6 M€ 90% do passe).
TOTAL: 49 GOLOS MARCADOS PELO SECTOR OFENSIVO!
TOTAL DE INVESTIMENTO NESTE SECTOR 29 M€!
Benfica, 72 golos marcados neste campeonato, marcadores dos mesmos no sector ofensivo:
Mitroglou, 16 golos (custou 7 M€).
Jonas, 13 golos (custo zero).
Jimenez, 7 golos (custo 22 M€).
Salvio, 4 golos (custou 13 M€).
Cervi, 2 golos (custou 6 M€).
Rafa, 2 golos (custou 16 M€).
Carrillo, 2 golos (custou 6 M€).
Zivkovic, zero golos (custou 6 M€).
TOTAL: 46 GOLOS MARCADOS PELO SECTOR OFENSIVO
TOTAL DE INVESTIMENTO NESTE SECTOR 76 M€!
Observem o ratio golos marcados/investimento feito, entre ambas Equipas!
Há um Estudo na Europa que revela que Equipas com melhores jogadores, maiores investimentos tendencialmente ganham Campeonatos, depois, há algumas excepções, como o Leicester, o A Madrid, ou o Boavista em 2001!
Alguns poderão questionar o numero inusitado de lesões que aconteceram no Benfica, e como sabemos as mesmas aconteceram na 1ª volta deste campeonato (chegaram então a não ter P Lança, nem Rafa). Hoje cantam loas à capacidade do Prof de ginástica por ter sabido gerir o plantel com tantas lesões, mas essa é uma falsa questão. Vamos ver o rendimento pontual do Benfica na 1ª volta/2ª volta, assim como o goal average, sobretudo em termos de golos marcados:
1ª volta, o Benfica teve 8 jogos em casa, e 9 fora (mais um jogo fora):
Somaram 42 pontos, com 37-11 de GA.
2ª volta, o Benfica teve 9 jogos em casa, e 8 fora (mais um jogo em casa):
Juntaram 40 pontos (menos 2 pontos que na 1ª volta), com 35-7 de GA. Marcaram nesta 2ª volta menos 2 golos, e também sofreram nesta 2ª volta menos 4 golos, versus a 1ª volta.
Isto é, as ausencias por lesão na 1ª volta de alguns avançados, até garantiu então ao Benfica maior rendimento ofensivo, expresso em mais 2 golos marcados versus esta 2ª volta (já com todos os avançados disponiveis), assim como, o Benfica da 1ª volta juntou mais 2 pontos, versus este da 2ª volta, e nesta 2ª fase da temporada, até tiveram mais um jogo em casa!
PT
Off tipic II,
ResponderEliminarNeste campeonato que agora termina, se os arbitros tivessem o suporte do video árbitro, o FC Porto teria sido com certeza Campeão Nacional. Onde poderá intervir o video arbitro? GP, foras de jogo, e expulsões. Como seria fastidioso enumerar as 34 jornadas, e erros grosseiros respectivos, irei recordar e elencar os erros grosseiros que surgiram nestas 10 jornadas finais, ora beneficios, ora prejuízos arbitrais, apontando GP por assinalar, expulsões perdoadas, e foras de jogo mal tirados.
FC Porto V Setubal : 2 GP por assinalar, se convertidas garantiam a vitória ao FC Porto!
Braga FC Porto : 1 GP por assinalar, se convertida garantia a vitória ao FC Porto. Perdoada a expulsão a Cartabia aos 60 minutos!
FC Porto Feirense : 2 GP por assinalar, se convertidas, garantiam a vitória ao FC Porto!
Sublinho, nestas 3 partidas, estão aqui "apenas" 6 pontos de prejuízo, com erros grosseiros e com influencia directa no resultado final, curiosamente, em todos eles o video arbitro poderia intervir!
Vejamos o que aconteceu com o Benfica, nas mesmas 10 jornadas finais:
Moreirense Benfica : Perdoada a expulsao a Luisão aos 30 minutos. Perto do fim perdoada a expulsão a Samaris (sem influencia expulsao aos 90 minutos). O Benfica numa partida sofrida, a jogar com 10 desde o minuto 30 teria ganho?
Sporting Benfica : 2 GP por assinalar a favor do Benfica, se concretizadas, o Benfica vencia essa partida (na 1ª volta na Luz, aconteceu o mesmo, duas GP por marcar, mas então a favor do Sporting, numa delas resultou o 1-0 para o Benfica).
Benfica Estoril : Licá em jogo surgia na cara de Ederson na 1ª parte com o resultado a zero, fora de jogo mal assinalado. Licá é agarrado dentro de area por Fejsa GP por assinalar, resultado a zero.
Rio Ave Benfica : GP por assinalar sobre Rafa Soares a terminar a 1ª parte. Nova GP por assinalar já na 2ª parte sobre Semedo (o jogo seria distinto, com intervalo, se a GP sobre o Rafa fosse marcada e concretizada). Cervi aos 60 minutos deveria ter visto o 2º amarelo, numa entrada muito dura sobre Rafa Soares, aos 60 minutos registava-se um empate a zero!
Portanto, no balancete do deve e haver de erros arbitrais do Benfica neste terço final do campeonato: prejudicado em 2 pontos em Alvalade, beneficiado em 6 pontos com Moreira, Estoril e Rio Ave, isto é, teria menos 4 pontos!
Concluindo, e com o hipotético recurso ao video árbitro, o FC Porto nestas 10 jornadas finais acumularia mais 6 pontos, e ao Benfica teriamos de subtrair 4 pontos, isto é, 10 pontos de diferença, provavelmente o FC Porto já teria sido Campeão Nacional nos Barreiros!
E vou continuar a moer e remoer este campeonato ...
PT
Zé Carlos de Rio Tinto,
ResponderEliminarLutar contra o centralismo é uma coisa. Desdenhar o próprio país é outra! tenho todo o direito de ver a RTP 1, a SIC a TVI ou a Playboy, ou ouvir a Bola Branca da RR como um gajo qualquer de lá de baixo!
Aliás tenho em consideração o Pedro Azevedo da Antena 1!
E outra coisa. Do Porto até Monção há n e n rádios regionais.
Algumas muito boas. Outras sem qualidade nenhuma. Só não as ouve quem não quer! E o primeiro carneiro a ser atacado é precisamente o que se isola!
A mim o que me revolta não é isto. É o silêncio dos que tem voz!
Agora ver ou não ver, ouvir ou não ouvir é uma questão de gosto.
De qualquer modo um abraço a um regionalista radical!
ResponderEliminar"Hoje cantam loas ao Prof de ginástica...Isto é, as ausencias por lesão na 1ª volta de alguns avançados, até garantiu então ao Benfica maior rendimento ofensivo, expresso em mais 2 golos marcados versus esta 2ª volta (já com todos os avançados disponiveis), assim como, o Benfica da 1ª volta juntou mais 2 pontos, versus este da 2ª volta, e nesta 2ª fase da temporada, até tiveram mais um jogo em casa!"
Esqueci-me de complementar, e vai entroncar na qualidade ou não, do Prof de ginástica!
Assim, o Benfica na 1ª volta, com parcas opções ofensivas soube sobreviver, e até acumulou mais pontos nessa 1ª volta que nesta 2ª volta, tal como também marcou mais golos nessa 1ª volta e sem opções ofensivas. É facto, o Prof de ginástica sabe viver ou sobreviver com poucas opções, isto é, sabe gerir muito bem os recursos escassos como aconteceu no VSC. Inversamente, com tantas, e boas opções ofensivas já nesta 2ª volta, juntou menos pontos, e menos golos marcados, revela que não sabe gerir tanta qualidade, e como Treinador de campo revela também enormes limitações, tal como vimos em muitos jogos deste Benfica!
Opinião pessoal, o Nuno é mais Treinador que o Prof de ginástica (não, não estou a afirmar que o Nuno é ultima coca cola no deserto), não teve, não tem o FC Porto o suporte dos media, arbitragens, Poder e afins que tem sido fundamentais no Benfica, porém, o Nuno perde para o Prof de ginástica numa valencia: Conferencias de Imprensa, o eloquente Prof é ainda melhor que o Quique Flores, quanto a Futebol apresentado, como sempre tenho afirmado aqui, "é bater nela...", salvo raras excepções, valendo-se não da ideia ou qualidade de jogo, mas das individualidades que tem. O Prof de ginástica, no actual FC Porto aguentava uns 2/3 meses, e a correr bem ... Curiosamente, muito Portismo quase que venera e idolatra um Treinador banal como o Prof de ginástica, aliás, não está quanto a mim, no grupo dos 10 melhores Treinadores Portugueses!
PT
Felisberto,
ResponderEliminarDiga-me, se não é pelo dinheiro que Pinto da Costa se mantém no FCPorto, por que é? Pela lucidez? Pela capacidade de organização? Pela destreza de corrigir más decisões? Meu caro, também já lhe disse que admiro o seu portismo mas fazerem de mim parvo não fazem, não o admito nem a Pinto da Costa, nem a ninguém.
Sabe uma coisa? Ele tudo tem feito para me esquecer dos seus melhores tempos. Se é um problema de idade, que se retire, como é o seu dever. Pelo menos, que o faça por respeito aos adeptos.
O FCPorto não lhe pertence.
.......1......
ResponderEliminar.....4...5....
.......6......
.2..........3.
....8..8......
....10........
..........10..
.......9......
O que é isto???
Começo pelo andebol para demonstrar a minha revolta pela falta de qualidade do treinador que conheço bem desde o tempo do colegio dos carvalhos. Ele tinha tudo para vencer. Tinha todo o trabalho feito e deitou tudo a perder duas epocas da mesma forma. Tenho muitas duvidas que ira embora dada a sua relaçao com o prof magalhaes. No entanto necessitamos de um homem forte psicologicamente como era o anterior treinador.
ResponderEliminarPasso para o basquetebol. Nao sei se iremos ser campeoes, mas um coisa e certa, a qualidade do treinador faz a diferença num equipa constituida por jogadores banais com exceçao de um americano. A diferenca esta no treinador.
Hoquei em patins. Nao tenho nenhuma esperança. Nao confio neste treinador. Nao tera capacidade nos momentis decisivos.
No futebol. Escrevi aqui ha 3 ou 4 anos que o ultimo grande desafio de PC seria preparar a sua substituicao. Um presidente com esta preponderancia no clube teria um papel muito importante na sucessao. No entanto nao o fez. Ou nao arranjou ninguem ha altura ou nao quiz, na minha opiniao mal. Assim nao querendo deixar o clube numa situacao negativa preparou mais um mandato com intuito de revitalizar o que tinha deixado esmorecer fruto de erros estrategicos, esdesncialmente na escolha de treinadores e jogadores.
Neste ano, apesar de nao ganharmos nada penso que nem tudo foi mau.o f c p bateu no fundo com a entrada e saida de lopetegui. Conseguimos estabilidade defensiva, algo que esde sempre tivemos. No entanto, no momenti de dar o salto para outro patamar nao fomos capazes fruto de erros estrategicis de um treinador medroso e cujo discurso me aborrece imenso.
O f c p tem agora um mes decisivo no seu futuro que passa:
Escolha do treinador. Para mim nao seria NES. Apesar de ter feito um trabalho de base, penso que nao sera capaz de capitalizar a equipa para outros patamares de intensidade que sao necessarios para se conseguir marcar mais golos. Nao sei quem é, mas nao podemos ter receio de gastar dinheiro com um grande treinador, pois como é exemplo noutras paragens, nomeadamente o basquetebol este é um mais decisivo investimento que uma equipa pode fazer, seu lider.
Depois vender bem, tentando vender o menor numero de jogadores da equipa principal e nao vender ao desbarato patinhos feios so porque a maior parte dos adeptos nao gosta, mas que na verdade a principal culpa é dos treinadores que nao potenciam as ssuas verdadeiras caoaciddades.
Comprar bem. Aqui é essencial moutinho e extremo de qualidade para a eventual substituicao de brahimi, ee um medio forte fisicamente com remate facil e que rompa como foi por exemplo um guarin em forma.
Comunicacao forte. Pc ja nao tem forcas. Nao nos podemod iludir, mas tem de aparcer outros a fazer esse trabalho. Quanto a isso ja comecamos, mas e necessario mais.
Fim do jogo.
ResponderEliminarOs fretes:
Filipe, Danilo, Soares e, sobretudo, Nuno Espírito Santo!
Terá sido por um frete maior? Se não foi, pareceu (mas o Tondela safou-se à mesma...).
NES fez nos últimos 2-3 meses o que Pinto da Costa fez nos últimos 4-5 anos: Desfez com uma mão o que tinha feito com a outra.
RR Dragão está certo... ou quase!
ResponderEliminarBoa análise às 3 modalidades mas quando chegou ao futebol...
"... o ultimo grande desafio de PC seria preparar a sua substituicao ...". Como? Então o FC Porto é alguma monarquia? Preparar a substituição? Não! Tem é que se demitir e de... IMEDIATO.
Somos, ainda, daqueles que o quer relembrar pelas boas e não más gestões. Quando disse "FC Porto bateu no fundo" devia sair imediatamente. Mas não! Ainda se recandidatou e apelou que o julgassem "não pelo que genhei mas pelo que vou ganhar".
PS. - Sobre o basquetebol que, colectivamente, melhorou muito em relação à época passada, mas há que lembrar que, a exemplo dessa época, falta-nos quem possa fazer a diferença...