Não queria falar agora do Nuno Espírito Santo(NES), mas vou ter de falar...
Como sabem os que frequentam o tasco, NES não era o meu preferido para treinar o F.C.Porto - disse na altura que era Leonardo Jardim e esse agora nem deve querer ouvir falar num regresso ao futebol português -, nem o da esmagadora maioria dos portistas - ver quadro ao lado. É uma pequena amostra, mas é significativa. NES nem constava, mas havia a hipótese OUTRO que teve 4% e não devo estar errado se disser que muitos desses 4% não era no actual treinador que estavam a pensar... até nisso Nuno teve sorte, não sendo alguém que entusiasmasse, foi recebido de braços abertos, teve nos jogos sempre e não apenas na parte final, um grande apoio dos portistas, em particular das claques.
Mas como não concebo que haja portistas que torçam para que corra mal, só para poderem bater e dizerem que tiveram razão antes do tempo, todos ficamos a torcer pelo sucesso de Nuno Espírito Santo. Seria bom para o portismo, seria bom também para NES. Vencer o título em condições difíceis, ser o treinador que quebrava o ciclo negativo, evitava o tetra e o desígnio nacional e bafiento do clube do regime, dava-lhe uma grande moral, seria um grande passo em frente, uma garantia de ficar no coração do portismo, com o que tudo isso significa numa carreira que ainda começou há pouco tempo. Seria e isso é importante dizê-lo, um alívio para quem apostou nele, apetece dizer, à revelia de todos aqueles e eram uma grande maioria, que apostavam noutro treinador. NES falhou - já seguir tentarei explicar porque acho que falhou - e voltou a falhar Jorge Nuno Pinto da Costa.

Mourinho, depois do F.C.Porto ter perdido nas Antas e nos quartos-de-final da Taça UEFA, frente aos gregos do Panathinaikos, por 1-0. A tarefa era complicadíssima, o histórico do F.C.Porto frente a equipas gregas, na Grécia, não era nada bom, jogar em Atenas era um inferno, estávamos em desvantagem na eliminatória, os gregos tinham uma excelente equipa, base da selecção que venceu o Campeonato da Europa de 2004 disputado em Portugal. Recordo também e estou a repetir-me, porque já disse isto aqui no blog, que mesmo na hora da derrota no jogo da 1ª mão, Mourinho aproximou-se na Curva Sul e transmitiu crença, determinação e confiança, tanta que no jogo seguinte os Super-Dragões tinham uma tarja que dizia: Se vocês acreditam, nós também acreditamos!
O que aconteceu? Pois, chegamos lá, calamos os gregos, vencemos por 2-0, seguimos para as meias-finais.
Para aqueles que possam dizer: Nem todos são José Mourinho, dou um exemplo bem mais simples e bem mais recente: Vítor Pereira, um mal-amado, desacompanhado interna e externamente, externamente, leia-se adeptos do F.C.Porto. Na época 2012/2013, o F.C.Porto saiu da Madeira, após empatar a 1 com o Marítimo, a 4 pontos do Benfica e a não depender apenas de si. Faltavam 7 jogos, entre os quais, um F.C.Porto - Benfica na penúltima jornada. Lembram-se de ter dito aqui: ninguém desiste, ninguém atira a toalha, vamos fazer o nosso dever e depois fazemos as contas? Se fizermos a nossa obrigação e mesmo assim eles ganharem, OK, paciência, mas nada ficará a pesar na nossa consciência? Pois é, vencemos sucessivamente Académica (Fora) Braga(Casa), Moreirense(F), Vitória de Setúbal(C), Nacional(F)... nessa jornada o líder empatou com o Estoril, ficamos a 2 pontos, a depender apenas de nós. Fizemos a nossa obrigação, vencemos o clube do regime, depois em Paços de Ferreira, fomos campeões.
Nuno, que teve sempre aquilo que Vítor Pereira não teve, um apoio total da estrutura e toda a tolerância dos adeptos, depois de já ter falhado no jogo frente ao Vitória de Setúbal e ficado contente com o empate na Luz - não o critico por isso, empatar na casa do clube do regime não é um mau resultado... -, apontou para os jogos que faltavam e disse: se vencermos os jogos todos somos campeões. OK, não disse, em condições normais vamos vencer, mas em condições anormais também vamos vencer, mas o que aconteceu? Aconteceu que na hora da verdade, nos jogos decisivos, não ganhou os que tinha de ganhar. E, para mim, é isto que marca, faz a diferença, a diferença entre estabelecer objectivos e cumpri-los e não cumprir. Pior, NES nunca foi capaz de sair de um discurso baço, redondo, repetitivo, politicamente correcto. E quando era preciso chama, alma, crença, um discurso que transmitisse confiança, motivasse, empolgasse, galvanizasse, conseguisse levar as tropas à transcendência e não digo, mobilizasse, porque os portistas mobilizaram-se como nunca durante esta época, numa onda azul que fez com que alguns estádios tivessem as melhores assistências em jogos frente ao F.C.Porto, não houve nada disso, a equipa e NES falharam rotundamente - não falo sobre a qualidade de jogo, tácticas, modelos, opções, substituições, da forma como a equipa conjugava a vertente defensiva com a ofensiva, etc. etc., sobre isso fui falando jogo a jogo.
Depois disto, é lógico que se coloque a questão: deve NES continuar ou sair? Para dar a minha opinião sobre a continuidade ou saída de NES, primeiro tenho de esperar para saber, espero que pela voz do senhor presidente, o balanço da época, o que queremos desportiva e financeiramente para o futuro? Não vemos treinos, não sabemos se se treina bem, como se preparam os jogos, se há empatia total entre NES e os jogadores ou se quem joga acredita em quem treina. Agora sabemos, por exemplo, e esta questão para mim é fundamental: faz sentido estarmos numa luta sem quartel contra um polvo gigantesco e com tentáculos espalhados por todos os lados e depois ter no banco alguém calculista, preocupado com a imagem ou sendo mais ponderado, moderado, bonzinho, alguém que não tem feitio para dar a cara nesta luta desigual contra o estado lampiânico?
Resumindo: a cada ano que passa e títulos nem vê-los, a pressão aumenta num clube que ganhou muito e durante muito tempo. E com a pressão a aumentar, tem NES estaleca para ser o tal treinador? Este NES não me parece ter. Mas eu penso enquanto adepto, o presidente e a SAD tem de pensar para além disso. Para mim não ganhar o título, principalmente porque era bem possível, é um desastre. Mas para presidente e SAD, conseguir o segundo-lugar e a entrada directa na Fase de Grupos da Champions, pode ser cumprir os objectivos.
Por isso, repito, tudo vai depender do que se pretende para 2017/2018, sabendo que nessa temporada só o título dá entrada directa na fase de grupos da Champions, o 2º lugar nem aos play-off dá direito, o 3º vai para a Liga Europa. Talvez daqui a alguns dias, o máximo até ao final do mês, possamos ter as respostas para todas as nossas dúvidas.
Não posso deixar de dizer para terminar: esta época não esteve tudo mal, houve coisas bastante positivas e dinâmicas que devemos continuar a potenciar.
Notas finais:
No Universo Porto - da Bancada de ontem, para além da questão dos critérios dos árbitros, algo recorrente e de que já demos conta tanta e tantas vezes, houve uma questão que me deixou perplexo. Então na BTV o presidente da FPF é tratado por Nandinho das facturas? Tantos e tantos elogios a Fernando Gomes e depois na televisão do clube é esta conversa? Sobre Valdemar Duarte abstenho-me de falar. Era um vómito na RR, continua a ser um vómito agora. Mas diz muito sobre o que é a BTV...
Tadinho do palhaço Bambi...
A lixeira desportiva da Cofina, diz que Jonas, o conhecido palhaço Bambi, sente-se alvo de provocações. Ora aí está a explicação para o que aconteceu na Luz durante o Benfica/F.C.Porto. Nuno Espírito Santo provocou-o e o palhaço Bambi reagiu à provocação.
Estás a ver, Meirim? Vê se tratas de castigar o NES. Onde já se viu provocar o Bambizinho, aquele anjinho que não quebra um prato?
Última hora:
Para que se cumpra na plenitude a trilogia Fátima, Fado e Futebol, Salvador Sobral, no sábado, dia 13 de Maio e na final do Festival da Eurovisão, não vai cantar a canção Amar pelos Dois, mas sim a Casa da Mariquinhas.
ResponderEliminarCaro DVP, este seu post está tão lúcido e tão completo que não consigo sequer acrescentar uma vírgula!
100% de acordo e sintonizado!
Fica o meu merecido elogio pela dedicação extrema à causa FCP!
Espero que a bandalheira tenha acabado com a saída de Antero Henrique e que agora as coisas voltem ao normal, com uma gestão adequada e competente. Com o nosso Presidente já não conto muito, acho que já passou o tempo dele.
ResponderEliminarA. Carlos
ResponderEliminarCaro DVP,
A propósito da triologia Fátima, Fado e Futebol:
Se cair em tentação.. é penalti para o benfica?
Abraço,
HMF
"Mas para presidente e SAD, conseguir o segundo-lugar e a entrada directa na Fase de Grupos da Champions, pode ser cumprir os objectivos."
ResponderEliminarComeço por aqui, e acrescento, para Presidente e SAD, não só o 2º lugar neste campeonato, mas também o apuramento no play off Champions com a Roma (e o encaixe de 26 M€ nesta Edição Champions) foram o garante do cumprimento de objectivos. Agora, até Junho, restará encaixar mais de 100 M€ em transferencias de Atletas com mercado, para que esses objectivos sejam superados, e provavelmente a SAD ser premiada!
Sobre o NES, farei o balanço a 21 de Maio, mas sempre vou acrescentando, que quer o Paulo Fonseca, Lopetegui, mas também o Nuno, em meados dos campeonatos respectivos, todos eles garantiram que o FC Porto seria Campeão Nacional, afirmações distintas, mas todas convergentes, no que diz respeito à promessa do Campeonato Nacional.
Ao Benfica, restam 2 empates, ou apenas uma vitória, para carimbar o tal "treta" da mentira. Isto é, dependemos do "matemáticamente" e de um milagre a 13 de Maio quando se joga na Luz o Benfica VSC, e pergunto, e a nossa jovem Equipa ganha ao Paços e em Moreira?
Bom, muito provavelmente iremos terminar este quadrinénio, com uma Supertaça conquistada em agosto de 2013. Entretanto, fiz um exercicio, e avaliei títulos e troféus conquistados pelo FC Porto neste século XXI, avaliação essa feita por quadriénios. Agora, sirvam-se, porque a linguagem fria dos numeros, permite retirar conclusões, mas é também um convite a uma profunda reflexão!
Quadriénio 1 (balizado entre as temporadas 2001/02 e 2004/05), 4 Treinadores: Octavio, Mourinho, Fernandez e Couceiro (excluido Del Nery, não orientou oficialmente o FC Porto), conquistas neste quadriénio:
2 Campeonatos, 1 T Portugal, 3 Supertaças, 1 L Campeoes, 1 T UEFA e 1 T Intercontinental. TOTAL 9 TÍTULOS E TROFÉUS!
Quadriénio 2 (balizado entre as temporadas 2005/06 e 2008/09), 2 Treinadores: Adriaanse e Jesualdo, conquistas neste quadriénio:
4 Campeonatos, 2 T Portugal e 1 Supertaça. TOTAL 7 TÍTULOS E TROFÉUS!
Quadriénio 3 (balizado entre as temporadas 2009/10 e 2012/13), 3 Treinadores: Jesualdo, AVB e Vítor Pereira, conquistas neste quadriénio:
3 Campeonatos, 2 T Portugal, 4 Supertaças e 1 L Europa. TOTAL 10 TÍTULOS E TROFÉUS!
Quadrienio 4 (balizado entre as temporadas 2013/14 e 2015/17), 5 Treinadores: Paulo Fonseca, Luís Castro, Lopetegui, Peseiro e Nuno, conquistas neste quadriénio:
1 Supertaça. TOTAL 1 TROFÉU (será sempre bem vindo um milagre de Fátima, e de bom agrado poderei rectificar este ultimo registo)!
PT
P.S. Sobre a sondagem do Treinador preferido, feita há um ano aqui neste blog, "deitei o meu voto" no Marco Silva, e ponderei também o nome do Jardim, exclui este ultimo, porque o projecto do Monaco seria então mais interessante em termos financeiros, mas também desportivos, para o proprio Jardim, afinal este Monaco tem um orçamento de 150 M€, seria há um ano atras apelativo para Jardim o projecto FC Porto? Naturalmente, o Jardim em 13/14 foi para o Sporting, contudo, nem vacilava se o FC Porto o tivesse então convidado ...
"(...) não falo sobre a qualidade de jogo, tácticas, modelos, opções, substituições, da forma como a equipa conjugava a vertente defensiva com a ofensiva, etc. (...)"
ResponderEliminarNão fala o DVP, mas falo eu, com sua licença.
Excluindo os jogos com Benfica e Sporting, o FC Porto teve 8 empates na Liga, 2 deles em casa.
Os empates foram com:
Tondela - actual 17º classificado,
V. Setúbal (2 vezes) - 12º,
Belenenses - 13º,
Paços - 11º,
Braga - 5º,
Feirense -8º e
Marítimo - 6º.
O plantel do FC Porto é bastante superior a qualquer um dos das equipas aqui elencadas.
Claro que há jogos que podem correr pior, com infelicidades dos nosso jogadores, bambúrrios dos adversários, más arbitragens, mas...
Isso aconteceu 8 vezes? Durante 90 minutos? Este plantel não conseguiu vencer 8 vezes 7 plantéis inferiores? Como se explica?
Resposta: O Treinador não é competente.
Ou, com mais precisão: o Treinador do FC Porto terá, pelo menos, e salvo os "azares" que podem suceder, 7 Treinadores na Liga Portuguesa que são melhores do que ele. NES será, em confronto directo (*), o 8º classificado dos Treinadores da Liga.
É pouco para o Treinador do FC Porto. É pouco para quem o escolheu - o Presidente. É pouco para o FC Porto.
(*) não contraponham que empatou numa volta mas ganhou na outra, porque as diferenças de plantéis são esmagadoras.
Costa & Costa
ResponderEliminarGostei, há pouco ou mais nada a dizer, está aqui o retrato o espelho o relatado VP do que foi esta época para alem da ladroagem dos árbitros.
Nunca tivemos tanta hipótese para ser campeão como tivemos este ano, só em casa desperdiçamos 4 pontos e deixamos de passar para a frente.
NES é fraco para treinar uma equipa com a projecção do FCP, a culpa não é dele, mas sim de quem o foi buscar. Não se pode jogar na lotaria ou aguardar milagres indo buscar um treinador minimamente sem algumas provas dadas, e sem saber algo do seu carácter, personalidade e conhecimento.
Se alguém que goste do FCP ache que este ano foi melhor só porque se ficou em 2º lugar, bom, esse alguém não tem o FCP no coração, anda perdido, equivocado.
Pinto da Costa só gosta de discursar quando ganha, quando perde o homem desaparece. Pinto da Costa, tem que pensar seriamente na sua vida que já vai longa à frente dos destinos do FCP.
Boa tarde . Em grande forma DVP com este post . Já o disse ontem e penso que o que se vai passar será : A SAD considera que se conseguiu o objectivo principal, o resto foi a liga salazar; tal como disse o presidente o ano passado tinhamos batido no fundo e este ano fizémos melhor, não deixando sair os melhores para ficar com uma equipa competitiva e...tudo bem . Isto mesmo nos dirá oportunamente o Presidente no balanço final ao nº1 da TV o Juca . O pior vai ser definir objectivos para a próxima época .
ResponderEliminarAguardo também com expectativa - ontem José Cruz levantou um pouco o véu - o debate do painel do Universo Porto da Bancada sobre o balanço desta época em termos futebolísticos . Um Abraço.
E.Silva
Caro MVP,
ResponderEliminarGrande post mais uma vez.
Continuo com a mesma opinião de sábado à noite.
Disse a quente que o NES por mim é andor!
É fraco.
Teve coisas positivas mas para mim é fraco. Há uma linha ténue que separa o treinador e a sad na escolha do plantel. Isso não saberemos quem escolheu quem.
Mas algumas coisas sabemos:
Equipa mal orientada técnica e taticamente em grande maioria dos jogos.
Equipa pouco fluída no ataque.
Alguém se lembra de ver o Soares e o André Silva fazerem o chamado "um-dois" em algum jogo?
Este é só um pequeno exemplo da parte técnica.
Equipa presa num colete de forças e com muita pouca capacidade para desequilibrar no jogo interior.
Tacticamente foi uma desgraça. Houve jogos em que nem sei qual foi a tática.
Leitura de jogo: em 48 jogos esta época deve ter feito umas 140 substituições. Arrisco a dizer que umas 100 mal feitas e umas 20 tardias. Isto assim de cabeça😉!
Em termos de comunicação é esquecer.
Com todo o respeito, parece um padre de 1,90m e 105kgs.
Não podemos ser um cemitério de treinadores mas há demasiadas evidências.
Podem dizer que está a aprender. Ok. Que aprenda noutro clube então e depois venha. Não temos tempo quando ainda por cima temos um polvo cada vez maior.
Não me acredito que saia por vontade dele assim como também acho que o NGP não o vai despedir porque vão colocar as culpas apenas no polvo!
P.S.: lamento que a contestação no clube esteja condicionada por alguns adeptos assalariados.
Cumprimentos
NES tacticamente está próximo do desastre e quando chega a hora de fazer substituições também está lá perto. No entanto concordo que superou as expectativas e o 2º lugar e apuramento para os oitavos da Liga dos Campeões é "menos mau", não sendo bom. Bom é o 1º lugar no campeonato.
ResponderEliminarNão acho que possamos deixar que a SAD fique contente com o 2º lugar por causa do encaixe da LC. Enquanto adeptos temos de exigir sempre o 1º, salvo alguma calamidade que não o permita. E também seria bom que esse tal encaixe deixasse de ser decisivo nas contas do clube. Devia ser antes um extra que permitisse a contratação de um ou mais jogadores de qualidade superior que acrescentassem algo que a equipa não tivesse. Andamos há muito tempo a gastar demasiado em jogadores e uma parte significativa deles não se têm revelado boas apostas, significando antes prejuízos para o clube.
Tudo situações que a direcção tem de corrigir.
Eduardo Santos
Que excelente artigo. Em relação ao nosso treinador acho que devia sair. Mas se a alternativa for Vitor Pereira, Marco Silva ou Jorge Jesus. Já nao acredito em André Vilas Boas e Leonardo Jardim. Senão for nenhum destes mais vale ficar o mesmo. Abraço.
ResponderEliminarDVP desculpe trazer aqui este link, mas julgo ser muito importante que isto chegue às altas instâncias:
ResponderEliminarUniverso Porto da Bancada, vai-se ficar pelas queixas?
https://renovaroporto.blogspot.pt/
Estando na alçada da UEFA e com uma necessidade de vender muito forte no final da época, a próxima época é uma incógnita no que toca a jogadores.
ResponderEliminarQuanto ao treinador, se for para vir um que não engane, muito bem. Se for para vir outra experiência, mais vale manter o NES.
Dentro de 2 jogos, tem a palavra a administração.
Nem tudo é mau para NES, o Bern@rdino Vermelhoto gosta muito dele. Ora pois. (LMAO)
ResponderEliminarUm treinador que dispensa Jonas, empresta Aboubakar, contrata Depoitre e não aproveita Hernâni, revela muita perspicácia e merece ficar no "DRAGÃO"? (LOL)
O Pedro Martins ainda vai acabar a treinar o "clube cardinal".
Enquanto que para o FCPORTO anda-se a fazer o fadinho ao JJ. O "AZUL E BRANCO" ainda vai acabar na televisão a fazer anúncios estilo "operação coração".
P.S.
Carlos Resende a caminho da "porta 18".
Bem jogado FCPORTO.
Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)
Num pico de confiança, por uma entrada avassaladora, dizer aos jogadores para terem cabeça em vez de continuarem com alma, é um balde de gelo para quem está galvanizado e uma aragem cálida para quem está desesperado. Não esperava de ti, Simeone. Vês no que dá, Nuno?
ResponderEliminarCaro DVP
ResponderEliminarSublinho, reforço e bato palmas ao post.
Eu não tenho dúvidas. NES não serve.
Raoc
Por mim vinha o Alegri, talvez o Zidane não o Simeone caso o Mourinho não possa vir, mas em que planeta estão podemos ter o melhor treinador do mundo e os melhores jogadores que não vamos a lado nenhum enquanto não decepamos o polvo, que será uma coisa quase impossível pois o kadafi dos pneus tem o poder imensurável
ResponderEliminarPronto, Aires, para a próxima época não competimos...
ResponderEliminarPorque não competir noutra liga ?
ResponderEliminarNem quero pensar que exista alguém na SAD que se contente com o 2º lugar, tipo esporting do tempo do Paulo Bento...
ResponderEliminarSe assim andarmos, é mesmo o fim!!!
Quanto ao treinador, é o costume... NES não mostrou serviço este ano, se continuar a paciência esgota-se e não acaba a época, com mais um desastre para as nossas cores. Penso que PC o irá manter, mas os riscos são enormes e não darão bons resultados.
Se vier outro, que não seja uma quinta escolha, mas alguém que seja bom, experiente, que traga garra e bom futebol... Não sei quem seria, mas não acredito muito em Marco Silva nem Pedro Martins, o Jardim não virá, o Jesus, enfim...
Um bico de obra, onde nos metemos!!!
DVP, e sobre o próximo (se não for o mesmo)? Desagrada-me ver notícias da potencial ida de VP para o sporting.
ResponderEliminarSilvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca, o senhor Nuno Espírito Santo não era a minha preferência, contudo devo reconhecer que conseguiu congregar o balneário,tem algumas boas ideias,mas não as consegue explanar com consistência ou destreza, dado que é sobretudo ainda um treinador em maturação e para além disso a sua postura,bem como o seu discurso deixam muito a desejar, pois é demasiado macio e permissivo, isto numa altura em que o FC Porto é tremendamente gamado ou condicionado,logo aparenta estar mais preocupado com a sua imagem do que com o nosso clube, tanto que ultimamente já foi elogiado por João Alves e Pedro Guerra, enfim sinceramente não entendo, dado que devido ao seu passado enquanto jogador esperava outra contundência e desenvoltura em prol do FC Porto,mas infelizmente tal não sucede.
Depois dentro das quatro linhas a equipa não revelou em momentos cruciais estofo,nem apresentou um jogo fluido e consistente,logo perante tais factos não creio que o senhor Nuno Espírito Santo tenha condições para continuar no FC Porto,no entanto resta aguardar pelos próximos tempos e verificar qual será a opção do Senhor Presidente Pinto da Costa que como máximo responsável do clube deve refletir sob as suas opções,bem como sob as consequências das mesmas e procurar em devido tempo dar uma palavra aos sócios ou adeptos que esta temporada jamais abandonaram a equipa e o senhor Nuno Espírito Santo,antes pelo contrário apoiaram com todas as forças o FC Porto.
Finalmente a próxima época vai ser um desafio tremendo, dado que só o campeão nacional consegue assegurar entrada directa na Liga dos Campeões e os lampiões vão tentar quiçá o penta, ora perante tal panorama antevê-se pelo histórico uma época bastante sujinha, portanto o FC Porto tem que ter recursos suficientes para dentro das quatro linhas conseguir reconquistar o título,ou seja um plantel devidamente equilibrado e um treinador com outra quilometragem ou abordagem ao jogo e um discurso paralelo aos interesses do FC Porto, pois só assim poderemos voltar a ser felizes.
Abraço
Silvestre
Não acredito que JJ saia do Sporting.
ResponderEliminarSe o FCP gerir bem os activos e alguns dos emprestados podem ser importantes para fazer uma boa maquia, mantiver uma base desta equipa, for cirúrgico numa ou outra contratação, pode formar uma equipa forte, competitiva, capaz de lutar pelos seus objectivos.
Concordo a 200%, sem loucuras somos campeões, se este ano tivemos tão perto com 2 muitos bons que os temos já emprestados ou na b, mais 2 que entrem de estaca muito bons, ganhamos, e se calhar até com nes a treinar e começar a ser agressivo, se formos a ver em verdade nes falhou principalmente no discurso e falta de ratice e malicia, se tivesse um discurso à Jesualdo ou loupetegui éramos campeões e se não fôssemos ele ficaria cá, logo o negativo até nem è a parte técnica, logo não è o fim do mundo se ele ficar.
EliminarSem dúvida . Entre os emprestados Ricardo tem mercado e pode valer uma boa quantia, mesmo que eu ache que tem o perfil certo para o nosso clube.Depois há outros que penso que vão dar alguns milhões . No plantel actual e com pena minha Danilo tem muito mercado, no entanto a renovação de Mikel e a sua boa temporada e para essa possibilidade . Depois entre Layun / Herrera também podem render alguns euros . No entanto preocupa me mais a saída de Brahimi . Qu'en vai substituir? Não havendo muito dinheiro tem de ser contratações muito bem pensadas . Penso que o que faltou a este porto foi um matador . Houve jogos com 30 remates a baliza na fizemos um golo .
EliminarNão esquecer a equipa Beijos e alguns efectivos .
Espero sim que a nível contratações pensar como foi na época Mourinho .
Touché DVP. Excelente post.
ResponderEliminarLamentavelmente NES não serve, mas como muitos já o disseram, se não for para vir um treinador de qualidade reconhecida mais vale ficar este.
Eu iria engolir um grande sapo, mas realmente se viesse JJ acredito que seríamos campeões a brincar.
Já sigo o blogue há muito tempo mas nunca comentei. Mas porque me sinto triste e considero que o campeonato foi perdido por más decisões do treinador, queria também deixar o meu comentário (feminino) de parabéns à excelente análise que nos apresenta.
ResponderEliminarNo sábado, no final do jogo, o Nuno ainda teve a infelicidade de dizer: "Uma boa equipa, bons jogadores, bem orientada"...
Enfim. Este treinador pode falar muito bem (corretamente, entenda-se) mas é um péssimo comunicador (precisamente o oposto do Jorge Jesus).
E ser treinador à Porto, é também nas alturas certas saber dar um murro na mesa e chamar os "bois pelos nomes"... o que nem toda a época não aconteceu.
Muitos parabéns pelo maravilhoso trabalho que faz, que venham (pelo menos!) mais 20 anos!
Também não gosto do discurso do NES.
ResponderEliminarAcho que a opinião inicial (positiva) dos adeptos, deveu-se á memória do discurso "Somos Porto".
Mas sem discurso para ler, revelou-se muito mansinho nas conferências.
Se estamos numa de palpites, os meus são Pedro Martins e Lucien Favre.
Anonimo Sempre
Bom dia Vila Pouca e Portistas
ResponderEliminarEstá tudo no post, portanto excelente analise.
NES é um bom treinador mas falta-lhe o + como penso que há outros em Portugal de quem já se fala para a próxima época, o problema no FCP é que isso não chega. Não se reconhece os bois à beira das vacas mas ao pé dos touros a realidade é esta, ver esta equipa festejar um empate na luz e antes a festejar um golo ao Braga já pertinho do fim quando do jogo da primeira volta como se dum feito se tratasse, é sinal de pequenos objectivos e de muito mental onde apenas é necessário jogar e sobretudo ganhar.
No Porto onde todos nós nos reconhecemos ao segundo empate em casa é andor e já, se não se consegue preparar a equipa neste sentido nem vale a pena. Durante a semana trabalha-se e pensa-se e no fim de semana é ir lá para dentro e arrumar o caso. Quando se perde nunca se deve perder a lição, o caso de NES é um exemplo de escola pois nada muda, só que vejo nele a imagem pública de tudo o que se passa no seio do clube.
Pessoalmente não vou crucifica-lo pois duvido muito que actualmente um treinador com tomates tenha futuro no clube ; claro que isto é a minha opinião baseada em coisas que uma pessoa sente, portanto muito subjetiva.
Quanto a polvos, houve sempre e haverá sempre com as estruturas devidamente viciadas como salta à vista. Mas também há mini polvos nas estruturas internas dos clubes e 4 anos de jejum sinceramente numa estrutura como a nossa dá para pensar.
Um abraço para todos
Viva o FUTEBOL CLUBE DO PORTO
Caros Portistas,
ResponderEliminarCaro DVP espetacular post, diria mesmo fantástico!
Para mim o NES mesmo que ganhasse o campeonato tinha de ir embora pois não se vê evolução nos jogadores nem no fuebol praticado, é tudo muito igual, sem ideias, não há jogadas com principio meio e fim, não há fio de jogo, bolas paradas miseráveis, muito fraco. Já para não falar no discurso monocordico e sem chama, zero.
Agora iremos ver se realmente o Presidente ainda está capaz de se manter nos destinos do clube pois se mantiver o NES é mais uma grande asneira e nos ultimos 8 anos já foram tantas que será a gota de água.
Treinadores?? sinceramente tem de ser um mesmo bom que lhe façam um briefing a explicar o que tem de dizer na cs e mandar a pasquinagem pastar, cada pergunta dos pasquins sempre a mesma resposta, R: desculpe?? seja honesto é só o que tenho para lhe dizer.
Vamos ver quem vai ser o árbitro para a consagração no salão de festas, cheira-me a burro paixão para que não haja hipoteses de falhar.
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
Jorge Jesus no Porto?... "Jamé", como dizia o outro. Mas se já tivemos que levar com Maxi Pereira depois do que ele disse sobre o nosso clube não me surpreenderia que esta Direcção que há muito entrou em "modo de tonteria" nos fizesse essa surpresa. Não percebo o argumento de não termos orçamento para treinadores com obra feita, como se vai lendo por aí e por isso sermos obrigados a recorrer a aprendizes como NES quando podemos pagar [e pagamos] fortunas a jogadores...
ResponderEliminarTop top top Manuel..isto tudo..para mim o ponto essencial e quando dizes que o treinador tem de ser também a Correia de transmissão da direção nesta luta sem quartel contra o polvo..e Nuno não tem ou não quer esse perfil..o passo em frente em relação ao ano passado está dado..melhoramos em muitos aspetos e temos condições na equipa para fazer uma grande época na seguinte..na altura votei em Jorge jesus..mas se fosse agora por mim vinha o Sérgio Conceição..precisamos de um maluco que não tenha medo das palavras e que saiba também o que faz dentro do campo.
ResponderEliminaro grande erro do porto foi ter deixado sair o vitor pereira. bem eu quis que o gajo fosse para o meu clube depois disso mas a coisa não se deu.
ResponderEliminaré um misto de treinador "que os tem no sitio" e treinador que taticamente percebe de futebol.
além do mais não é inoportuno como o jesus.
A obsessão doentia pelo controlo do jogo, o ror de equívocos ao nível do posicionamento de jogadores do meio campo para a frente e claro, na comunicação para o exterior, são motivos suficientes para que o presidente pondere se a continuação de NES - a quem sempre apoiei - deve prevalecer.
ResponderEliminarBem sabemos que a troca de treinadores nunca é benéfica para prossecução de objectivos a curto/médio prazo, mas, aparentemente, Nuno é um dogmatico empedernido, é o que atestam, além desta época, os resultados de Rio Ave e Valencia quando ele os treinou.
Substitutos (isto se o presidente assumir o seu erro)? Fui provavelmente o único Portista a defender o regresso de Manuel Jesualdo Ferreira, antes de conhecer a vinda de Nuno, por ter experiencia, por conhecer tudo o que rodeia o futebol português, por pertencer ao restrito rol de treinadores que tira o máximo de rendimento dos jogadores e finalmente, por saber apostar nos jovens talentos que andam, muitas vezes, as caídos. Agora, mais do que nunca, é que defendo o seu regresso.
Comandante, concordo contigo se o perfil do treinador tem que ser alguém que não tenha papas na língua e que diga o que quer, Portista, conhecedor do futebol português, e que diga o que pensa sem medos, se tiver que dar um murro na cara do Jonas é menino para dar, se tiver que dizer aos jogadores novos e velhos que vestir a camisola do porto é para dar tudo e morrer em campo nem que seja a bofetada e com ele tem que dar, se tiver que intimidar adversários ele incute isso nos jogadores, se tiver que intimidar arbitros não tenho duvidas que é menino, se tiver que pedir ajuda as claques e aos sócios para o acompanhar seja contra quem for, ele terá essa ajuda.
ResponderEliminarClaro também terá que ter competências tecnico-taticas e isso ele tem provado, não é nada facil o que fez em frança no Nantes!!!!
Agora para isso tem que haver um ambiente que o possa defender e dar lhe condições para isso, não o deixar sozinho, e sinceramente se a direção estará para o "aturar"
Agora neste momento com estas carateristicas não vejo mais ninguém a exeção do Jorge Jesus mas esse custa nos caro e tem muita anticorpos no dragão
Abraço
sobre Nuno Espírito Santo,
ResponderEliminar"Nuno Espírito Santo teve de gerir nove suspensões, contra apenas três de Rui Vitória, o que faz do Benfica a equipa do campeonato com menos suspensões"
menos suspensões, praticamente sem penaltis marcados contra... colinho no seu estado mais puro, sem vergonha na cara, vale tudo. é assim há pelos menos três épocas. viva o regime!
Comandante, não quero um bocas, alguém que esteja sempre a disparatar, arranje queixas por tudo e por nada. Não, quero alguém que quando for necessário, não se encolha, não esteja com calculismos, dizem-lhe que houve três epnalties que não foram assinalados e ele diga que apenas houve um. Quero alguém que com objectividade e de forma assertiva, aponte o dedo e diga o que é preciso dizer. Quero alguém que tenha um discurso forte, mas que depois tenha correspondência na prática. Mas quero acima de tudo, alguém que seja competente, alguém capaz de formar uma equipa que jogue mais vezes bem que mal, domine as várias componentes do jogo, tenha atitude e carácter - esta equipa tem tido na grande maioria dos jogos -, porque quem joga bem está muito mais perto de ganhar. Há um estigma sobre treinadores estrangeiros, agora tem de ser um treinador português. Não vou por aí, um estrangeiro competente com um bom adjunto português, pode fazer um bom trabalho. O treinador que mais me impressionou quando chegou ao F.C.Porto, pela forma como chegou e colocou a sua marca na equipa, foi Co Adriaanse. Tinha alguns defeitos, era demasiado rígido e tratava os jogadores com demasiada dureza, não percebeu que perder com o Benfica no Dragão não podia ser considerado um resultado normal, mas até àquela traumatizante derrota com o Artmédia, o F.C.Porto jogava muito bem.
ResponderEliminar
ResponderEliminarJá que a conversa anda à volta dos treinadores...reafirmo o que disse há um ano atrás:
Por mim vinha JJ! Não porque goste da pessoa, pois em circunstâncias normais não o queria cá, mas...estas são circunstâncias ANORMAIS e, para enfrentá-las, terá de ser alguém "anormal" sem medo algum, conhecedor dos meandros do nosso futebol, sobretudo dos rivais e com grande conhecimento do que é o treino e como extrapolá-lo para o jogo.
Por outro lado, constatando a inoperância da nossa SAD (triste), julgo que JJ aguentaria muito bem "substituir" PdC, no combate com a nossa inefável CC!
Marco Silva ou Paulo Sousa poderiam ser alternativas mas...temo que nestes tempos salazarentos e bafientos, não seriam suficientemente eficazes. Isso era dantes!
Se calhar, Luís Castro, Capucho ou mesmo Folha...talvez tenham um perfil mais adequado ao momento, pelo pedigree!
Veremos no que dá!
Manuel mas existe por aí alguém com esse perfil? Ok até admito por exemplo que o Conceição as vezes se excede...na minha opinião por onde tem passado tem feito bons trabalhos e defende o seu grupo como ninguém.. o que o leva ao exagero..mas voltamos ao mesmo..se o treinador não tiver um suporte da direção.. se tiver anticorpos seja ele que treinador for vai ser queimado aos poucos em lume brando..
ResponderEliminarCaros Portistas,
ResponderEliminarExcelente DVP já me tinha lembrado do Co Adriaanse, digo mais, se não fosse esse senhor já estávamos a seco há muitos mais anos pois a balda já era tanta que se não tivesse sido ele a pôr os meninos na ordem nem sei por onde andariamos. Lembro-me perfeitamente jogávamos muito bom futebol , pôs o Quaresma a jogar como nunca e como nunca mais o voltou a fazer, para além disso tudo foi campeão e ganhou a taça, correu mal a champions no 1ºano(tantos defensores de VP quando no 1º ano nem aos 8ºs fomos com um grupo que não ganhamos um jogo ao apoel, no 2º ano fomos eliminados pelo colosso Malaga, o VP é que é e agora vai descer uma equipa na alemanha)e foi pena não ter ficado o 2º ano foi-se embora porque estava farto de aturar meninos mimados de 20 e poucos anos a queixarem-se que tinham muitos treinos, enfim modernices que nunca se passariam num verdadeiro Porto!
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
O treinador é feito pela equipa e é a equipa que faz o treinador!
ResponderEliminarÉ nesta simbiose que nasce ou se perde o sucesso.
Acham que o Zidane é um treinador á altura do Real madrid? Não acho. Contudo com aquelas super vedetas, qualquer um arrisca-se a ser campeão!
O Antonio Conte do Chelsea, por onde passa mostra serviço, mas também só frequenta restaurantes de luxo, não tascas! Idem aspas para Ancelotti e Mourinho!
Regressando aos portugas, Jardim (p preferido dos portistas) se estivesse no FC PORTO como esteve no Mónaco há muito que tinha sido despedido! Há que ser coerente e objectivo, caramba! Jardim no 1º ano ficou a 31 (sim Trinta e Um) pontos de distância do PSG! Houve mesmo em França quem dissesse que o Mónaco comprou gato por lebre e chegou mesmo a admitir-se na SAD monegasca a sua saída. Valeu-lhe o principe Albert! Hoje, prepara-se para ser campeão!!!
Sérgio Conceição por onde passou foi... corrido! Com a boca demasiado próxima do coração, a culpa nunca é dele, é dos outros. perdeu uma final para Marco Silva, Marco Silva que treina uma equipa inglesa para não baixar de divisão e que ganhou a Taça de Portugal porque, precisamente foi o Sérgio que a perdeu!
E finalmente Jorge Jesus, vulgo JJ. Este ano com teoricamente e segundo os media, o melhor plantel da Liga, queda-se por um 3º lugar (e ainda não é certo) com uma prestação horrivel (como é hábito) na Champions.
Por isso digo. A questão em si não está só em quem treina. Vai muito para além disso. Arranjem um bom pantel - que não precisa de ser recheado de vedetas, mas de gente que queira jogar á bola para ganhar e honrar o clube que serve - arranjem uma boa direcção que está 24 h sobre 24 na defesa intransigente dos seus atletas, e, sobretudo esqueçam os treinadores a pedido! O bome treinador não é o mais requisitado (não é... Guardiola?), mas sim o que pode ser o mais competente.
Em Portugal, sou sincero, apenas há 2 treinadores que sobressaem do leque mas que mesmo assim ainda me deixam dúvidas sobre o seu real valor em treinar um grande: Pedro Martins e Pedro Emanuel.
Enfim, treinador é como um melão. Só se sabe se são bons depois de abertos!
P.S. E sem provocação a ninguém ainda acho que NES deveria ser o nosso treinador da próxima época!
Sim, sim, tens razão. Sobretudo no caso do Mourinho, que ganhou com os galácticos Paulo Ferreira, Derlei, Pedro Mendes, Nuno Valente, Maciel, Marco Ferreira, Tiago... um luxo!
EliminarViva as tascas, pá :)))
PS. Não te esqueças que o Zidane tem estrelas e compete contra...estrelas do mesmo calibre. NES não está pior apetrechado do que os seus rivais. No campo, porque nos meandros do polvo, estamos conversados...
Por mim o treinador para 2017/2018 seria o Rui Jorge.
ResponderEliminarPlantel:
GR: José Sá, Gudiño e Diogo Costa
DD: Fernando Fonseca e Diogo Dalot
DE: Rafa Soares e Layún
DC: Marcano, Reyes, Martins Indi e Jorge Fernandes
MC: Tomás Podstawki, Mikel, Ruben Neves, Chico Ramos, Herrera e Sérgio Oliveira
AL: Corona, Ricardo Pereira, Diogo Jota e Etebo (Feirense)
PL: André Silva, Gonçalo Paciência, Rui Pedro e Aboubakar
GR: O Casillas que vá receber a fortuna que recebe para outro lado qualquer, para aquilo que lhe pagam, só se não sofresse quase golo nenhum, o que não é o caso. Até o Fabiano fazia melhor por 10% do custo.
DD: O Maxi Pereira é outro caso igual ao Casillas, recebe uma fortuna e não faz nada de especial, qualquer dia tem que se vender um diamante tipo Diogo Dalot ao desbarato para pagar os salários astronómicos do Casillas e do Maxi.
DE: Entre o Layún e o Alex Telles prefiro o Laýun pela versatilidade. Se alguém oferecer 10M€ pelo Alex Telles que seja vendido.
DC: Vender o Felipe (alguém que pague pelo menos 15M€) e o Boly. Não vale a pena vender o Reyes e o Martins Indi para depois ir buscar pelo mesmo preço jogadores piores como o Boly. É preferível que regressem.
MC: Vender o Danilo, pelo menos 30M€. É pena mas alguém tem de sair para compensar as perdas dos últimos anos, e o Danilo não só atingiu o máximo da carreira com há jogadores valiosos mais novos que precisam que ele saia para crescer (Ruben Neves, Tomás Podstawski, possivelmente Mikel...)
André André e Óliver Torres não fazem nada que o Sérgio Oliveira e o Chico Ramos não façam tão bem ou melhor. Podem ficar como sétimo ou oitavo médio, mas titulares nem pensar.
AL: Brahimi tem de sair, pelo menos 30M€ (sendo que o FCP só receberá metade disso). Nunca valerá mais, não vai ao Mundial 2018, portanto não vale a pena mantê-lo mais um ano. Para o lugar dele ir buscar o Etebo, esse sim irá ao Mundial 2018 como titular da Nigéria. O FCP pode comprá-lo ao Feirense agora por 5-10M€ e possivelmente vendê-lo já daqui a um ano por 20-30M€.
O Corona vale a pena manter (vai ao Mundial 2018 e é mais novo), o Ricardo Pereira é para regressar do empréstimo e ficar como extremo, não defesa lateral. Se for possível renovar o empréstimo do Diogo Jota que fique mais um ano, senão o Otávio ou o João Carlos Teixeira também podem ficar como quarto extremo.
PL: Vender Soares (pelo menos 15M€) e Depoitre.
André Silva é inegociável, espero que o FCP não cometa o erro que fez com o James, deixando-o sair um ano antes do Mundial por apenas 45M€ e depois foi melhor marcador e valia mais do dobro.
É preferível ter o Gonçalo Paciência do que o Depoitre.
E o Aboubakar não vale a pena vender, o FCP tem uma percentagem pequena, mesmo que alguém oferecesse 15M€, se só 5M€ ou 6M€ iriam para o FCP, mais vale ficar com ele, por esse preço dificilmente encontram alguém melhor.
Resumo:
Entre Danilo+Brahimi+Felipe+Soares consegue-se tapar o buraco dos últimos anos, depois é preciso que casos Casillas e Maxi deixem de existir para não aparecerem novos buracos no futuro.
Penso que o Rui Jorge conseguiria resultados extraordinários com estes jogadores (como já demonstrou nos sub-21), ao fim de um ano a equipa valeria o triplo ou o quadruplo comparando com o início.
Precisamente o sentido oposto do que tem acontecido recentemente, onde os jogadores regridem e desvalorizam, e chegam ao clube sem se perceber bem como ou porquê (Depoitre...).
Se os responsáveis do FC Porto forem incompetentes não farão nada do que sugeri e farão precisamente o contrário, vender Diogo Dalot e/ou Ruben Neves e/ou André Silva ao desbarato, para ir buscar mais Bolys e Depoitres e encher bolsos de Casillas e Maxis e sabe-se lá mais o quê... Jorge Jesus? Deus me livre!
Tanto paleio e não se aproveita nada.
EliminarÀs vezes queria acreditar que não temos adeptos totós tipo galinha, mas pela amostra temos mesmo.
HipnoSIS?
ResponderEliminarhttp://tribunaexpresso.pt//benfica/2017-05-11-O-que-tem-Salvador-Sobral-a-ver-com-o-Benfica--E-ver-este-video
Só de ver estas merdas, parece mesmo uma regressão!
Tempos de uma sardinha para cinco, tv a preto e branco, Pide… parece meme meme que pide ram tudo isto!
Ai NESPUM NESPUM!
Vá lá que algo me diz que vai acontecer para aì uma reBiraVolta!
Um sonho e pintura surreal do Afonso Conquistador montado numa Pantera Negra!
Alexandre Bosque
Rui Jorge a treinador?! Era bom. Mas para a loja das camisolas.
ResponderEliminarAi se todos os Felisbertos defendessem com o mesmo empenho, já não digo o Lopetegui, mas o Vítor Pereira, como defendem o NES... em vez de constantemente insultado seria valorizado, ou pelo menos, tolerado, provavelmente depois do bi viria o tri, tetra... Mas o Vítor Pereira cometeu um erro grave: mesmo sendo muito portista, esqueceu-se do Somos Porto!
ResponderEliminarTodos temos as nossas preferências..quem manda é que tem de decidir e dar todo o apoio ao seu escolhido.. porque se assim não for seja o treinador que for e para queimar..tenho uma dúvida..para o ano os nosso direitos televisivos já fazem parte da meo? Ou ainda temos o contrato em vigor com a olivedesportos?
ResponderEliminarVictor Sousa e acrescento, com aquele plantel lutaríamos pelo título... mas europeu, que o nacional seriam favas contadas.
ResponderEliminarDepois da cimeira em lisboa presumo que jj esta fora, o que indica que sera ou MS ou o NES. E se não for o MS que fique o NES.
ResponderEliminarO vitor pereira foi de longe o treinador mais injusticado do FCP (e eu tb estive nos que atiraram pedras), e é pena que haja poucos mea-culpa porque ele merecia. E julen tambem. Mesmo não havendo reconhecimento da injustica acho que a tolerancia aos erros do NES mostram alguma maturidade da massa adepta.
ResponderEliminarSe mudarmos de treinador e a ser estrangeiro, admiro bastante a mentalidade, a postura e o trabalho de Tomas Tuschel (Dortmund), mesmo sabendo que é alemão e caro (acho que não vai renovar pelo Borússia...).
Para além disso, não me parece que a CC brincasse muito com ele!
Está a falar de um dos melhores treinadores do mundo. O FC Porto não tem nem dinheiro nem campeonato para contratar gente desse nível.
EliminarBom, relativamente longe vão os tempos em que qualquer Treinador se arriscava a ser Campeão no FC Porto, hoje, infelizmente, a realidade é bem contrastante com aquela, por exemplo, no defeso de 2011, o ex Adjunto Vítor Pereira foi Bi Campeão Nacional, mas então já havia sinais de alguma preocupaçao!
ResponderEliminarObservando as 40 ultimas temporadas, em muito poucas o FC Porto atravessou um ciclo tão prolongado de jejum de títulos, todavia, nessas 4 décadas, tivemos temporadas menos boas, em algumas tivemos uma inversão de politica desportiva, assim como tivemos também 3 temporadas sem conquistar o Campeonato Nacional. Nesse sentido, fui observar naqueles períodos menos bons, quais os Treinadores que entraram para inverter ou uma tendencia, ou mesmo uma politica desportiva, aí vão os seus nomes :
1976/77 Pedroto regressa ao FC Porto, na 1ª temporada conQuista a T Portugal, para na 2ª época vencer o Campeonato Nacional, após 19 anos de longa travessia. Fará um intervalo de duas temporadas (passadas em Guimaraes), para voltar a regressar ao FC Porto, com Pinto da Costa já como Presidente, e nesse 2º regresso, se não conquista qq Campeonato Nacional, o FC Porto carimba a sua 1ª Final Europeia, mas com o seu eterno Adjunto Morais no banco, por doença do Mestre Pedroto!
1989/90, Artur Jorge regressa ao FC Porto (aliás, regressa a meio da temporada anterior para substituir Quinito). O FC Porto vinha de um ciclo dourado, com a conquista de títulos Nacionais e Internacionais, um plantel de qualidade, mas já envelhecido, ou mm "aburguesado", com algumas aquisições arrojadas. Artur Jorge faz uma limpeza de balneário, e renova a Equipa que 3 anos antes tinha ganho a T Campeões Europeus. Baía, os Coutos, Semedo, Domingos entre outros, sinalizam a mudança, investimento na Formação, sangue novo, ambição renovada. Se Artur Jorge lançou as sementes, posteriormente e nessa década continuará o investimento na Formação do FC Porto, Jorge Costa, Rui Jorge, Secretário, Folha, Rui Filipe ou Conceição são alguns bons exemplos. O FC Porto nesta década de 90 inverte a sua politica desportiva, e essa década é mais pujante de todas em termos de conquistas internas, 7 Campeonatos Nacionais!
2002/03 Mourinho, tinha entrado a meio da temporada anterior para substituir Octavio, o FC Porto vem de um ciclo de 3 temporadas sem conquistar o Campeonato Nacional. Nesse ciclo menos bom, a contratação de nomes apelativos, como Pizzi, Esnaider, entre outros, se enriquece o plantel em termos de qualidade, irá apodrecer o que estava são, o balneário. Mourinho, faz uma triagem, aproveita a qualidade existente, "deita fora" o superfluo, e no mercado Nacional resgata "anónimos" como P Ferreira, Valente, P Mendes, Peixoto, Maniche ou Derley. A história, já todos a conhecemos.
2005/06, Adriaanse, na temporada anterior 2004/05, na ressaca Mourinho, o FC Porto colecionou Treinadores: Del Nery (nem fez estreia oficialmente), Fernandez e Couceiro, estes sinais revelam uma temporada amotinada, com alguma indisciplina à mistura. A entrada do disciplinador Holandês Adriaanse em 2005, vai imediatamente garantir a reconquista do Campeonato, a que juntou a T Portugal. Bosingway, Pepe, Assunção ou Quaresma, foram 4 atletas disciplinados e potenciados pelo irascível Holandês!
Se o FC Porto efectivamente mudar de Treinador para a próxima temporada, creio que o perfil andará próximo de um Pedroto, Artur Jorge, Mourinho, ou de um Adriaanse, infelizmente, Pedrotos, ou Mourinhos, não há por aí aos pontapés, mas é curioso, os 4 Treinadores elencados em cima, todos tem ou tinham uma personalidade muito forte, e todos, de formas e maneiras distintas eram disciplinadores!
PT
Em relação ao comunicado de Francisco Marques... Tem que ser anti mesmo!! Anti fascismo futebolístico destas ligas Salazar.. anti comunicação social propagandista deste estado futebolístico fascista. Tem que acabar!!!
ResponderEliminarPedro Santos
Completamente de acordo com o ser artigo! Duvido que NES tenha estaleca para a pressão que aí vem e que de ano para ano se torna maior! Pela amostra...
ResponderEliminarOutro problema e esse também me deixa-me a pensar que caminho vamos seguir é o caso de apenas um lugar dar acesso direto há Champions e dá ainda mais que pensar quendo vemos a situação financeira que o clube atravessa!
Este ano era fundamental manter este plantel, dar-lhe estabilidade e trazer 2, 3 jogadores que viessem para entrar no 11, não como aconteceu este ano que foram torrados milhões em jogadores que praticamente não jogaram, Depoitre 6M, Boly 6M ou Layun 6M... mas como se vai fazer isso quendo temos a corda no pescoço e temos de encaixar mais de 100M.
Olhar para o nosso futuro não está fácil, vamos aguardar o que vai dizer o presidente sendo certo que para mim já caiu no descredito há bastante tempo.
Ó João Diogo Reis e depois acordaste
ResponderEliminardragao vila pouca,
ResponderEliminarDuas observações:
Primeira, acredito que sim, seria outra era à Villas-Boas, ganhando o campeonato sem derrotas e quase os jogos todos, e também com sucesso europeu.
Segunda, mesmo se não fosse esse o caso, se é para não ganhar, prefiro não ganhar com estes que sugeri, que com os que lá têm estado ultimamente, que já está visto que não ganham, não é uma hipótese imaginária, é mesmo a realidade.
Prefiro não ganhar com o Rafa Soares a lateral esquerdo que com o Alex Telles, com o Fernando Fonseca a lateral direito que com o Maxi, com o José Sá à baliza que com o Casillas, etc.
Pelo menos no meu cenário, se não se ganhar em 2017/2018, há sempre a hipótese dos jogadores melhorarem e serem capazes de fazê-lo no ano seguinte.
No cenário atual alguém acredita que o Maxi para o ano jogará melhor que agora? Claro que não, a partir daqui é sempre a descer. Excepto no ordenado, esse não desce de certeza. É um jogador sem presente e sem futuro, só com passado.
Eu prefiro jogadores com presente e futuro, prefiro pensar a 5 épocas em vez de pensar a 5 dias.
Foi por pensar a 5 dias que o FCP se enterrou tanto, criam-se heróis e destroem-se jogadores baseado no que aconteceu na última semana. Alguém faz um jogo bom e é logo extraordinário, depois faz um mau e já não presta.
E se for para ter jogadores “experientes”, ao menos que sejam lendas do clube (exemplos: Helton, Ricardo Carvalho, Lucho, Varela) e não sobras dos outros em fim de carreira (John Terry!?)
Treinador. O problema para além da escolha é se a escolha também escolhe o FC Porto.
ResponderEliminarRenovação na Direcção era para ter sido feita paulatinamente há cerca de 10 anos. Agora precisamos de uma revolução.
Luís Gonçalves foi a única escolha acertada na última década.