Nuno Espírito Santo saiu no dia seguinte ao último jogo do campeonato e que para o F.C.Porto, infelizmente, coincidiu com o final da época. Para mim é claro: saiu porque falhou e falhou em vários itens. Mas foi uma saída digna, correcta, aliás, como acontece quase sempre no F.C.Porto. Não é uma ou outra excepção que apenas confirma a regra, que vai mudar esta postura que honra e dignifica o F.C.Porto e quem o dirige. Sendo assim, mais que estar a olhar para trás, discutir o que se fez ou não fez, importa desejar ao Nuno Espírito Santo, felicidades para a sua vida pessoal e profissional e olhar para a frente. Mas há uma coisa que não aceito: que foram os adeptos do F.C.Porto a empurrar o treinador. Houve treinadores que passaram mal, foram assobiados, insultados, denegridos, gozados pessoal e profissionalmente, mesmo conseguido melhores resultados e melhores exibições. Nuno teve sempre, no Dragão e fora dele, apoio e não quando cheirou a título, mas desde o primeiro até ao último jogo. Sintomático: apesar da desilusão, de já não aquecer nem arrefecer no que toca à classificação, em Moreira de Cónegos não faltou o apoio de milhares de portistas.
Agora é a hora de escolher quem se vai sentar no banco dos Dragões e enfrentar uma missão, não tenhamos dúvidas, dificílima. Não vou dar palpites sobre quem devia ser o próximo treinador, como disse ontem, não há um que fosse consensual, merecesse o apoio unânime dos portistas. Mas não dou palpites porque, como também referi no post anterior, se o dossier treinador é importantíssimo, uma escolha acertada pode atenuar, até resolver muitos problemas, há coisas importantes que não dependem do treinador e têm de ser resolvidas - estou a pensar na questão do fair-play financeiro. Depois sim, sabendo em que situação estamos e com quem contamos, podemos definir objectivos para 2017/2018.

O Conselho de Disciplina já decidiu: Samaris apanhou 4 jogos de castigo. Isto é, o números de jogos que que não ultrapassa o limite máximo permitido pelo processo sumário - 1 a 4 jogos. Como o castigo tem de ser cumprido na mesma competição onde o grego prevaricou, campeonato, Samaris está em condições de jogar a final da Taça de Portugal frente ao Vitória S.C.. Resta saber se vai continuar na Luz e cumprir o castigo.
«Vieira homenageado pela Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica. Na cerimónia, estarão presentes, entre outros, o primeiro-ministro, António Costa, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Medina.
Antes da homenagem em São Domingos de Benfica, Vieira, no âmbito de uma iniciativa da Fundação Benfica que decorrerá no Museu Militar, a partir das 11 horas, vai agradecer o contributo do contingente de 160 militares portugueses que integra a missão de manutenção de paz das Nações Unidas na República Centro-Africana. Aproveitará a ocasião para fazer algumas ofertas ao Chefe do Estado-Maior-General das Forças, general Artur Pina Monteiro.»
O clube do regime em todo o seu esplendor.
Costa do Castelo.
ResponderEliminarÉ, ate o 1º ministro é mais um, um promiscuo que mistura a política com o futebol, este Medina, não conheço de lado nenhum.
Como é que um Caloteiro destes, pode ir para os calabouços se tem tanta gente importante a cheirar-lhe o cu.
Marco Silva no FCP! Será este o treinador ideal! Não sei, vamos ver para crer, se não for, o Maior no fim da época sacode novamente a água do capote e conta outra historia.
A 21/5/2013 escreveu num post o seguinte:"-Aqui chegados, a questão que se coloca é: deve Vítor Pereira continuar? A minha resposta é...depende! Se o F.C.Porto pensa em fechar um ciclo, tem possibilidades de encontrar alguém, não de topo, daqueles caros, muito badalados e que já passaram por grandes clubes europeus, mas alguém já com provas dadas e que quer dar um passo em frente num clube que para além de jogadores, projecta treinadores para as melhores equipas e melhores campeonatos europeus, então sim é bom para o clube e para Vítor Pereira que sai por cima, ganhador, deixa as portas abertas para o futuro. Se não tem essa possibilidade e as alternativas são Domingos Paciência, José Peseiro, Paulo Fonseca, Rui Faria ou e vad retro Satanás, Jorge Jesus, então, meu querido Vítor Pereira!".
ResponderEliminarDos treinadores acima citados passaram por cá dois e foi o que se viu, por isso o meu desejo é Vítor Pereira, o aselha que foi eliminado pelo Málaga nos oitavos de final da Champions e que só ganhou um campeonato aos vermelhos com um investimento brutal a custa de não perder nenhum jogo senão....
Sob pena se vir a ser "espancado" aqui... E porque não Carlos Queiroz?... Um treinador odiado pela imprensa do regime...
ResponderEliminarHá alguns anos fazia sentido, agora não acho. Mas é competente
EliminarSilvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca, realmente agradou-me a forma séria,correcta e cordial como se processou a saída de Nuno Espírito Santo,nesse aspecto estiveram bem tanto o FC Porto como o próprio Senhor Nuno Espírito Santo, agora resta olhar para o futuro e preparar o mesmo com destreza e sagacidade,no sentido de optar por alguém que acrescente algo de relevante ao nosso clube e seja uma fonte de confiança ou serenidade.
Depois existem outras questões em em torno do FC Porto que mereceriam uma explicação do Senhor Presidente Pinto da Costa em tempo oportuno, nomeadamente como iremos contornar a questão do fair-play financeiro,quais vão ser as directrizes da gestão desportiva para as próximas épocas e que poderemos esperar do FC Porto no que diz respeito ao combate perante o polvo lampião que controla o edifício futebolístico português.
Finalmente José Manuel Meirim comprovou que não passa de mais um boneco nas mãos dos lampiões, dado o oportuno castigo a Samaris que provavelmente nem terá consequências,por outro lado é triste verificar como o nossos governantes tratam um dos maiores devedores à banca,bem como alguém que alberga ou alimenta uma claque ilegal que infelizmente já tirou a vida a duas pessoas, enfim que pateticie.
Abraço
Silvestre
Lopetegui tivesse o apoio que Nes teve...
ResponderEliminarE eu detestava o mucha ilusion!
Enfrentou sem apoios a chusma e corja do costume...
Agora é só Loas ao Nes pelos janelados!
Jorge Ribeiro
Para mim a saída de um treinador do meu clube significa sempre duas coisas e ambas constrangedoras: ou porque teve exito e ficamos todos com pena de não continuar, ou então porque fracassou e aí a pena foi por falharmos naqueles jogos que não devíamos, impedindo-nos de ganhar algo.
ResponderEliminarDepois, como toda gente sabe, o problema do FC Porto não se resume no treinador. Ele centra-se no seio da SAD onde cedo ou tarde terá de haver uma seríssima reforma.
De qualquer modo a opção por NES foi sempre arriscada, como será arriscada, neste momento da nossa história, a escolha de alguém que nada tenha ganho. Não que quem tenha a experiência de títulos seja garantia de sucesso, mas o traquejo pode ajudar bastante o futebol de uma instituição depauperada financeiramente e que terá de rentabilizar desportivamente jogadores que, em ocasiões de fartura, seriam contratados para serem emprestados onde se aferiria o seu real valor. Em simultâneo terá de ser uma voz respeitada no balneário, nas conferências de imprensa e que em alturas difíceis saiba falar ao coração da Nação Portista.
Ou seja, o sr.presidente Pinto da Costa não pode enganar-se mais uma vez porque, sou dos que penso, a sua margem de manobra chegou ao fim e arrisca-se a ter, com maior frequência, aqueles miminhos do qual foi alvo recentemente.
Jorge Nuno Pinto da Costa é sua hora.
Continuo na minha teoria: Marco Silva seria óbvio. PC nunca escolhe óbvio...
ResponderEliminarTenho fé no Vitor Pereira (a minha preferência realista, atendendo ao contexto dos treinadores disponíveis).
Conforme já foi dito e redito, o problema hoje é dia é muito mais profundo do que a simples mudança de treinador, ou de administrador para a área do futebol. Já diz o ditado, em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão...
ResponderEliminarO que me preocupa e certamente a quem for endereçado o convite para treinador é saber com que equipa e com que recursos pode contar. A próxima época será das mais decisivas dos últimos anos: os outros partem com vantagem de 4 campeonatos, o SCP parte com a pressão de ter de ganhar de qq forma depois de uma temporada dececionante e de investimentos avultadíssimos. Nós partimos com a pressão de continuarmos sem ganhar nada, sendo que só o campeão terá acesso à CL, o que poderá significar um descolar financeiro face aos concorrentes. É importante saber se podemos contar com Filipe, Danilo, André Silva e se vamos poder dispensar o Maxi e Casillas que nos dão cabo do nosso orçamento.
foi com desilusão que vi Nuno fracassar. E só ficámos desiludidos porque NES conseguiu durante quase todo o ano fazer-nos acreditar que iríamos ser campeões. só tendo ilusões é que é possível ter desilusões. é diferente de treinadores que nunca chegam a fazer-nos acreditar neles. NES tinha uma boa ideia para o que devia ser o jogar à porto. mas não teve a arte e o engenho de materializar essa ideia na prática em muitos momentos chave. a ideia era boa, e viu-se muitos vislumbres desse potencial, mas faltou capacidade táctica e estratégica para fazer evoluir a equipa. o discurso de NES a centrar não na arbitragem mas naquilo que a equipa é capaz de fazer, teria feito sentido se tivéssemos triunfado. como não ganhámos nada, NES acabou por deixar a nu aquilo que a equipa poderia ter feito mas não fez.
ResponderEliminarcá para mim, espero bem que o novo treinador seja escolhido rapidamente. se demorar muito tempo, é porque se trata de uma terceira, quarta ou quinta escolha. seja quem for, terá um grande desafio pela frente. o porto tem que fazer muito dinheiro em jogadores e terá que contratar cirurgicamente. penso que o regresso de Luís Gonçalves é muito importante. nunca mais conseguimos descobrir talentos baratos como falcão ou james desde que ele saiu para a ucrânia. agora que ele voltou, no primeiro mercado sob a sua alçada, fizemos a melhor contratação de inverno dos últimos anos, o soares. que venha o novo treinador e vamos ter fé na gestão de Pinto da Costa, pois na verdade, não há alternativas que se apresentem a esta gestão, e com o legado de vitórias que tem, só temos é que confiar e ter fé no regresso do melhor Porto que conhecemos.
Pelos vistos foi o NES que apresntou a demissão e não foi demitido segundo o director de comunicação do fc porto.. a coisa ainda é mais grave do que pensava, estavam a pensar ficar com ele pelos vistos!
ResponderEliminarA malta do Estoril diz que o marco silva é benfiquista. Vale o que vale mas eu bem deu como ele gestejou contra nós no tempo do paulo fonseca.
ResponderEliminarJá tivemos muitos benfiquistas campeões mas acho que agora é tempo de um portista.
Pedro Emanuel ou Sérgio Conceição
Os treinadores não têm clube.... Querem é ganhar...
EliminarArtur Jorge, Mourinho, Jesualdo... Todos eram Portistas???
No entanto, ganharam...
AMVC
Claro, a questão do treinador é muito importante, mas é preciso resolver também outras questões não menos importantes e que vão ter influência no trabalho do treinador.
ResponderEliminarBoa noite a todos. O NES já vai tarde e só lhe fica bem não pedir indemnização atendendo a péssima época que fez a frente da nossa equipa. Certo houve erros de arbitragem, certo houve favorecimento ao slbosta, mas isso sempre assim foi e o FcPorto sempre teve armas com a sua equipa a praticar bom futebol, dominador, lutador, no fim à Porto para ultrapassar essas armadilhas. E este ano a equipa foi passiva, sem alma em muitos jogos quando poderia e deveria comer a relva para se apoderar do primeiro lugar. Na minha "modesta" opinião Isto deve-se a incompetência técnico - táctico do treinador. O NES é um cepo e nesses jogos revelou total incompetência para ocupar o cargo.
ResponderEliminarAgora como treinador para a próxima época eu gostava de ver o Manuel José. Certo lampião assumido, mas acho que é um treinador que poderia trazer de volta essa garra/atitude que falta aos jogadores. Acho que é profundo conhecedor do futebol nacional e com capacidade para levar a equipa a boa prestação na liga dos campeões. Por último quer me parecer que este não seria comido por cebolada. Este seria capaz de dar um muro na mesa e um valente grito de revolta caso fôssemos novamente (e seremos com certeza) roubados pelas arbitragens.
Gostava de ter a vossa opinião sobre isto. Um abraço Portistas.
Além de falar mal do porto a todos os momentos , como treinador parou no tempo . Não é a pessoa certa isso não tenho dúvidas .
EliminarDsizniht essa do manuel josé nem ao diabo lembra, nem treinadores com o perfil dele, precisamos é dum treinador de provas dadas ex. Van Gaal Leonardo Jardim Lucescu, Mourinho e AVB acontecem por acaso e não se repetem tão cedo
ResponderEliminarCaro MVP,
ResponderEliminarConforme disse, gostava do Pedro Emanuel.
Também gosto do Marco Silva.
Mas conforme diz no post, os problemas não se resolvem com um novo treinador.
Qual vai ser o plantel é a questão.
O Bernardino Barros será que foi excluído do UPB ou auto-excluiu-se? Curioso...
Para terminar, uma das coisas que me disseram - J Marques tinha comprado a página do Baluarte Dragão é que só 1 dos autores tinha aceite - acho que ficou desmentido ontem.
Fico contente. Quer dizer que as coisas, apesar de não estarem um mar de rosas, se calhar não estão como pintam.
Cumprimentos
Como referi, ao contrário do que parecia, Nuno portou-se bem na hora da despedida e merece o nosso apreço por isso, desejando-lhe felicidades para o futuro, que a experiência aqui o tenha feito crescer... Percurso a seguir com alguma atenção, pela curiosidade...
ResponderEliminarDepois, venha quem vier, agora é a época das opiniões e da especulação que não leva a nada, concordo com o Vila Pouca... a época e o plantel têm de ser bem preparados, com uma equipa equilibrada e sem os erros de palmatória que se verificam ano após ano, basta ver a questão do avançado na época que finda.
Temos de perceber se somos de novo um Clube organizado ou não e se as coisas vão melhorar a nível da comunicação e da intervençaõ institucional a nível das cúpulas da SAD, Presidente ou outros...
Se assim não for, nem o treinador mais pintado...
Impressionante este NES!... Não ganhou nada, destruiu um plantel, meteu nojo durante um ano inteiro com declarações vazias e de frases feitas, com tretas no género de "fortaleza" e de "o dragão" e agora goza de uma impressionante operação de limpeza de imagem. Se Júlio César conhecesse este personagem não teria dito: "ai dos vencidos"...
ResponderEliminarPessoal,
ResponderEliminarVoltamos a cair no erro do ano passado, é discutido na praça publica o treinador do porto, noutros tempos já estaria resolvido, o que leva desde já ao desgaste, aquele impato já não se vai verificar e isso no Porto não acontecia.
Toda a gente opina toda a gente sabe, mesmo que não seja verdade desgaste não sei se é opinião dos portista.
Eu nessa coisa era tipo trombose, saiu o nuno tinha que entrar para o outro dia o novo treinador.......parece que andamos a mendigar e pior do que isso independentemente de quem seja desgasta o proprio eleito
Sobre este tema Treinadores, é extraordinário ouvir a manipulação informativa, o mentir/confundir/dividir para reinar, tudo vale a pena para algum "Jornalismo" sem qualquer credibilidade!
ResponderEliminarBom, antes de avançar, Lopetegui assinou pelo FC Porto na temporada 2014/15 por 3 épocas, isto é, cessa o contrato no próximo mês, e a partir de Julho deixa de receber o remanescente do FC Porto. Peseiro, assinou pelo FC Porto em Janeiro 2015 por época e meia, tal como Lopetegui, cessa contrato no proximo mês de Junho. Finalmente, Nuno, amplamente divulgado, pediu a demissão e prescinde de qq indemnização!
Pois então, ontem na Edição da tarde do "Mais Tabaco", o representante oficioso do Sport Comércio e Bieira, o "cartilhado" Rui Pedro "rumar", sem qualquer contraditório afirmava na TVI : "O FC Porto corre o risco de na próxima temporada ter de pagar a 4 Treinadores ...", vi e ouvi tão só esta atoarda cheia de inverdades, que serve justamente para dividir, manipular, confundir, inflamar, e confirma que o Jornalismo anda ferido de morte, porque este propagandista (já recorrente), e outros exemplares fazem tudo, menos jornalismo!
Apenas questiono, a Direcção da TVI porque segura e mantem este "cartilhado" mentiroso Rui Pedro "rumar"? Com que propósitos a TVI segura e dá guarida a este propagandista da mentira, quando tudo e todos sabem que ali apenas defende a causa do benfiquismo?
Na página oposta à Opinião do Miguel Sousa Tavares na Bolha, mais uma Opinião que mais parece o Editorial do Jornal o Benfica, qual o seu autor? O "jornalista adepto" Fernando Guerra, que, curiosamente defende o Nuno com "unhas e dentes" (fico sempre desconfiado quando o benfiquismo defende Treinadores do FC Porto), e vai mais longe e escreve : "os intelectuais do Bolhão, devem estar satisfeitos, depois de terem durante o ano escaqueirado o NES ...", referindo-se o "adepto jornalista" Guerra, provavelmente aos Portistas Miguel Sousa Tavares, e Pedro Marques Lopes, que naquele jornal deixam semanalmente uma Opinião, mas, como meros adeptos do FC Porto!
Infelizmente os media são instrumentos de grupos de interesse, onde a imparcialidade cede o lugar à parcialidade comprada, ou mera propaganda. Deontologia, Ética profissional, defender esses valores sagrados, mas para quê?
PT
Dsizniht,
ResponderEliminarA opinião sobre Manuel José? Muito fácil... Nunca!
Preferia o treinador do Pedras Rubras. Conheço e é portista. É fraco mas tem mais nível do que o Manuel José :)
Eu acho é incrível como existem portistas que gostam desse anti-porto.
Cumprimentos
ResponderEliminarManuel José??!!!????!!!??? WTF!
Bom, quando nesta semana as "fontes", as não notícias, embrulham a especulação em volta do futuro Treinador do FC Porto, o que fizemos? Fomos justamente avaliar os registos de 4 Treinadores que estão na berlinda: Marco Silva, Pedro Martins, NES, e o Rui Vitória Treinador Campeão!
ResponderEliminarAssim, nas temporadas 2012/13 e 2013/14, aqueles 4 Treinadores cumpriram 2 temporadas desportivas consecutivas e completas na I Liga, e em Clubes de pequena/média dimensão em Portugal : Estoril, Marítimo, Rio Ave e V Guimaraes. Pois bem, a melhor forma de os poder avaliar, será compilar registos pontuais, classificações e o goal average, isto em temporadas desportivas iguais, apenas em Clubes distintos. Nesta avaliação Sérgio Conceição e Pedro Emanuel foram excluidos, porque em 2012/13 treinaram ambos a Académica (P Emanuel despedido, entrou Conceição), e não cumpriram as tais duas temporadas completas.
RANKING, SOMATÓRIO PONTUAL TEMPORADAS 2012/13 E 2013/14:
1º Marco Silva Estoril (estreia na I Liga), 1ª temporada 5º lugar/2ª temporada 4º lugar:
Acumulado : 99 pontos, com 89 golos marcados, e 63 golos sofridos!
2º Pedro Martins Marítimo, 1ª temporada 10º lugar/2ª temporada 6º lugar:
Acumulado: 79 pontos, com 74 golos marcados, e 89 golos sofridos!
3º Rui Vitória V Guimaraes, 1ª temporada 9º lugar/2ª temporada 10º lugar:
Acumulado : 75 pontos, com 66 golos marcados, e 82 golos sofridos!
4º NES Rio Ave (NES em estreia como Treinador principal), 1ª temporada 6º lugar/2º temporada 11º lugar:
Acumulado: 74 pontos, com 56 golos marcados, e 77 golos sofridos!
Estes três Clubes : V Guimaraes, Maritimo e Rio Ave, tinham todos em 2012/13 estatuto de I Liga, inversamente, o Estoril tinha tido uma passagem infeliz e fugaz pela I Liga em 2004/05 na temporada do Estoril Gate. Com Marco Silva neste regresso à I Liga, o Estoril Praia conseguiu "apenas" 2 apuramentos consecutivos, mas também inéditos para a Liga Europa!
E termino, haverá forma mais objectiva e justa de avaliar 4 Treinadores, nas mesmas duas temporadas, e em 4 Clubes de dimensões próximas? Então aí vai, e repito:
1º Marco Silva (Estoril) 99 pontos (89-63) 26 golos positivos!
2º Pedro Martins (Marítimo) 79 pontos (74-89) 15 golos negativos!
3º Rui Vitória (VSC) 75 pontos (66-82) 16 golos negativos!
4º NES 74 pontos (Rio Ave) (56-77) 21 golos negativos!
E agora? Agora, apliquem a regra do noves fora (ou prova dos nove)... E não, não estou a fazer lobby, apenas a avaliar objectivamente competencias, e em circunstancias identicas!
PT
Van Gaal Lucescu, Guardiola e outros que tais são bons se lhes derem os jogadores que eles querem. A realidade do nosso futebol não está para esses treinadores que, para além do curriculum que têm, nada sabem sobre a realidade e as falcatruas do nosso futebolzinho.
ResponderEliminarAssim, quere-se um treinador que conheça essa realidade e tenha capacidade de lidar com ela sem ter medo de estragar a carreira, tal como o fizeram Mourinho, Jesualdo, Vilas Boas e Vitor Pereira.
Para além disso é preciso um treinador inteligente, objetivo e arguto na hora de decidir um escalonamento ou uma alteração na equipa, capaz de montar um sistema tático e estratégico de jogo, sem perder a equipa cada vez que se encontra a ganhar ou a perder e não dê sempre meio jogo de avanço ao adversário. Também com capacidade de liderança de forma a ter os jogadores sempre na mão.
Tudo isto respaldado por uma direção que o proteja e lhe dê força perante o plantel, que seja interventiva e influente, ao invés do que tem acontecido, garante-me o regresso aos êxitos, pelo menos se continuarmos a ter planteis de qualidade equivalente ou superior aos da concorrência, como foi claramente o caso deste ano e nos dois anos anteriores com Lopetegi.
LER:
ResponderEliminarhttp://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/porto/noticias/interior/nao-filmaram-as-buscas-em-casa-de-luis-filipe-vieira-porque-8502053.html
Eu nao quero contribuir para estes 23 milhoes. O que tenho que fazer?
E as centenas de milhoes de que se fala na CGD e ex BES vao correr bem ?
E onde anda a imprensa "livre" ???
Ou está capturada como diz o Universo Porto de Bancada ???
Um bom tema para este Blog ?
Este blog fala do que lhe dá na telha. Este blog fala sobre o Vieira há anos; sobre o Benfica /clube do regime, há anos; sobre a pouca vergonha e promiscuidade entre Benfica e os poderes políticos, há anos. Este blog fala sobre a comunicação social prostituída e ao serviço do Benfica, há anos; sobre as decisões dos árbitros, CD ou CJ há anos - por onde andavam algumas iminências pardas quando o FCP sofreu os mais violentos ataques à sua honra e dignidade, quando a UEFA com cumplicidades de muita gente deste país quis destruir o FCP?, sem que cartilhas nem recados. Mesmo não sendo profissional do FCP, apenas por amor e paixão, sem querer nada em troca para além de umas vitórias e uns títulos, ao contrário de alguns que têm de fazer o seu trabalho é para isso que são pagos. E se este trabalho foi chutado para canto, é pisado, então está na hora de ter juízo e zarpar.
ResponderEliminarTenha calma Sr.Vila,
ResponderEliminarsei muito bem que tem toda a razão, mas não duvide que tem uma legião de seguidores que não desistem e o seguem, pelo seu amor honesto e verdadeiro ao nosso Porto.
Falo por mim, é o Senhor que me dá alento e força para sentir esperança no futuro do meu FCP!
Claro que em vez do Sr. Vila, os nossos dirigentes só querem baluartes a cantar loas às asneiradas consecutivas destes últimos anos.
Grande abraço!
Caros Portistas,
ResponderEliminarDsizniht o que é que andas a fumar, manuel José?? Se isso acontecesse diria que o Presidente estava completamente senil.
Esperemos que seja um muito bom idepentemente do nome, isso é que é muito importante. Pedro Emanuel não me desagrada nada, mas esperemos que o Presidente à 4ª acerte na mouche, já basta tantas tentavias falhadas. Quero deixar o meu agradecimento ao NES por ter prescindido do dinheiro a que teria direito, obrigado e demonstras-te que és um Homem com H grande.
Os cronistas dos pasquins estão com medo que o Porto escolha um bom treinador porque sabem que com um bom treinador lá vão para o lugar deles que é 2º ou 3º mesmo com as ajudas dos árbitros e de tudo mais, a partir daqui os cartilhados vão falar das arbitragens todas as semanas sem parar, ehehheh carilhados fdp cartilhados fdp
Nada disso DVP, o seu trabalho é o que mais aprecio exactamente por ser independente e por ser apenas por amor ao nosso F.C.Porto. Agora é evidente que como sabe na sad/ Presidente se não se diz amem a tudo é da oposição e como o DVP é livre e escreve o que quer eles não gostam, infelizmente o Porto de hoje em dia é assim. Livre-se de parar pois para mim e para muitos este Bolg é o melhor do FCP, aproveito para lhe mandar um abarço e agradecer, MUITO OBRIGADO DVP POR TUDO O QUE NOS DEU E VAI DAR, O PORTO É NOSSO!!
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
Não sei quem vai ser o nosso futuro treinador. De qualquer modo apenas lhe deixo um pedido:
ResponderEliminarO futebol é muito simples, apesar de agora os treinadores serem todos mestrados. Quando tivermos a bola, atacamos. Quem não a tivermos, defendemos!
Ou como disse o baixinho Romário: treinador bom é aquele que não estorva!
Mas se fosse realmente tão simples, não haveria discussões, demissões, teses, tácticas e todos nós seriamos... treinadores.
Boa sorte e o melhor do mundo a quem vier. O seu sucesso será o nosso sucesso!
E vou continuar a avaliar o trajecto do Marco Silva, vou passar à frente o projecto Estoril. Sem antes recordar o ano zero do Marco Silva em estreia, porque em 2011/12, era então o Director Desportivo do Estoril. Assim, com o Estoril na II Liga, treinado então pelo brasileiro Vinicius Eutrópio, este treinador é despedido à 6ª Jornada, com o Estoril Praia no penultimo lugar, entra o ex Director Desportivo Marco Silva, e o Estoril Praia termina Campeão da II Liga!
ResponderEliminarSporting 2014/15, 3º lugar, vencedor da T Portugal, participação razoavel na Champions, não se apurou para os oitavos, por mero ponto, um grupo com Chelsea, Schalke 04 e Maribor, caiu na L Europa. Durante toda a temporada Bruno de Carvalho nunca proporcionou estabilidade ao Treinador, antes pelo contrário, incentivou a instabilidade, e contra ventos e marés, Marco Silva venceu a T Portugal. No campeonato, um empate em Alvalade no "lavar dos cestos" com o Benfica (golo do Jardel aos trambolhões), abortou o sonho do título, tal como alguns empates em Alvalade comprometedores, porque o eixo defensivo do Sporting era confrangedor, e foi o que lhe ofereceram, e nem se queixou. (No Dragão para a T Portugal, o Sporting do Marco elimina o FC Porto com um concludente 3-1).
Plantel 14/15 Sporting:
G Redes Rui Patricio, Marcelo Boeck.
Laterais Cedric, Miguel Lopes, Jefferson e Jonathan.
Centrais Paulo Oliveira, Ewerton, Tobias e Naby.
Médios William, Adrien, João Mário, Rossel e André Martins.
Desequilibradores Nani, Carrillo, D Capel e Mané.
P Lança Slimani, Fredy Montero e Tanaka.
Quais foram os reforços do Sporting? Miguel Lopes (regressa), Jonathan (Uruguai), Paulo Oliveira (VSC), Ewerton oriundo de um clube da Russia, Tobias (regressa do Reus), Naby (Lyon B), João Mário (regressa do V Setubal), Rossel um espanhol resgatado na Liga Norte Americana, Nani (MU excelente emprestimo e reforço) e o Japonês Tanaka. (um investimento no reforço do plantel a rondar os 8 M€)!
Observem só o eixo central da defesa, a melhor unidade, Paulo Oliveira que apenas tinha cumprido duas temporadas razoaveis em Guimaraes, depois o "gordo" Ewerton é resgatado na Russia, e após regime alimentar, faz dupla com PO. O 3º central era o jovem Tobias regressa do Reus, e finalmente o Naby ou nabu contratado ao Lyon B, e que segundo Bruno de Carvalho era o novo Mangala. E eu pergunto, quem fazia milagres com estes centrais? Apenas se aproveitaria o Paulo Oliveira...
Nani, sem duvida um extraordinário reforço. E se Jardim é o "Pai" de William, o Marco foi o "Pai" do João Mário, após este ter regressado de Setubal. Quem criou/juntou aquele trio da Selecção do Euro : William, Adrien e João Mário, foi justamente Marco Silva, assente no habitual 4/3/3, com um 6, e 2 médios interiores (um mais adiantado, era João Mário), 2 desequilibradores, e 1 P Lança!
Projecto Olimpiakos:
Consensual, é fácil ser Campeão no Olimpiakos, afinal foram 7 X consecutivas Campeões Gregos, porém, com o Marco Silva com um record de pontos, em 30 jornadas, apenas perdeu um jogo, e empatou outro, nunca o Olimpiakos tinha apresentado esses registos (uma réplica do que fez AVB no FC Porto)!
Na Champions, num grupo com B Munique, Arsenal e D Zagreb, o Olimpiakos ficou a um ponto do apuramento para os Oitavos, ganhou em Londres ao Arsenal (o FC Porto nunca o ousou fazer), e um Olimpiakos reforçado com os nossos conhecidos Hernani, Sebá e o colombiano Pardo!
PT
(Termino o meu anterior comentário, "raisparta os caracteres") :
ResponderEliminarProjecto Hull City, pegou no Hull muito ultimo, quase despromovido, e em 18 jornadas juntou 21 pontos (ganhou ao Liverpool, empatou em Old Trafford), a média pontual conseguida pelo Marco Silva no Hull City em 18 jornadas, numa temporada completa, garantia a manutenção. Uma derrota inesperada e infeliz em casa, com o já despromovido Sunderland, quase determinou o destino do Hull City!
E fica a pergunta final, onde é que o Marco Silva não cumpriu verdadeiramente objectivos? Provavelmente no ultimo projecto, o Hull City, mas, um projecto que nem o começou!
Ficam aqui sustentadas as razões de o Marco ser a minha 1ª escolha meramente pessoal!
PT
"Mesmo não sendo profissional do FCP, apenas por amor e paixão, sem querer nada em troca para além de umas vitórias e uns títulos, ao contrário de alguns que têm de fazer o seu trabalho é para isso que são pagos. E se este trabalho foi chutado para canto, é pisado, então está na hora de ter juízo e zarpar."
ResponderEliminarÓ Vila Pouca, mas que conversa é essa? Tá tolinho, ou quê? E porque não pensar nos fieis leitores e participantes deste extraordinário blog que defende e bem a causa Portista? Sim, tal como o Manuel, nós também apenas pedimos em troca, vitórias e títulos. Manuel, nem pense numa coisa dessas, zarpar? Tenha juízo ...
PT
ResponderEliminarNão sei se por pressões internas mas...o UPdB prepara-se para estragar tudo o que de bom fez até aqui...
Já não gostei do branqueamento do caso "Colectivo", agora é o BB que desaparece sem deixar rasto...a promoção de um blog que, independentemente da sua qualidade e defesa do clube me parece claramente conotado com a SAD...
Espero estar BEM enganado...ou qq q seja o próximo treinador, tudo ficará na mesma! Maus sinais!!!
MVP como dono do melhor blogue PORTISTA , "E se este trabalho foi chutado para canto, é pisado, então está na hora de ter juízo e zarpar." Não entendi , ou melhor até percebo, publicidade grátis e promoções a quem ainda agora começou, se calhar outros interesses se levantam $$$$ baluartes.
ResponderEliminarVIVA O DRAGÃO ATÉ À MORTE
O MELHOR BLOGUE PORTISTA
<arco Silva?Se se confirmar, estarei aqui dentro de um ano, para lembrar a falta de racionalidade na escolhas.
ResponderEliminarConcretizando, e desde agora, não volto a falar de treinadores, mas se acham que este serve, duvido muito das capacidades dos avaliadores- E fim de papo.
Bom Dia . Hoje é (mais) um dia para ter calma, ir passear e aguardar pelo fumo branco e azul da chaminé do Dragão a anunciar o novo treinador . O Presidente e seus conselheiros reunir-se-ão e decidirão sobre os dossiers que lhe foram apresentados e o festival continua cá por fora .
ResponderEliminarOntem foi dia de Universo Porto da Bancada e não gostei do seguinte :
1 - Não foi referenciada a nova ausência de Bernardino Barros ( a semana passada foi...) . Passa-se algo ?
2 - Não foi referenciada a reportagem miserável da RTP da semana passada ! Porque será que tenho a sensação que se pode atacar a dita cuja estação pública no DD e não se pode fazer o mesmo no Porto Canal ! Há para aí alguma nebulosidade ?
3 - Exagerou-se nas arbitragens .
É por isso que este blogue faz falta enquanto o "dono do tasco" se sentir com forças para tal . Aqui fala-se de tudo e todos com responsabilidade e sempre pró-FCP !Agora se há "forças estranhas"!!!! Força DVP . Citando o "PT" queremos "oulê-lo" todos os dias . Um Abraço
E.Silva
Pedro Pinto, na mouche.
ResponderEliminarNão sei o que se passa com o BB, mas como está na TVI, é natural que seja pressionado pela estação a tomar uma posição...
Temos de atrair os treinadores agora, ao que chegamos...
ResponderEliminarEspero que o Marco Silva aceite, que ele seja claro na autonomia que quer, e que finalmente surjam nomes fortes para assumir o clube a curto prazo.
Considero que a estrutura atual do FCP está completamente obsoleta...
ResponderEliminarEspero estar enganado mas enquanto não mudarem a estrutura (acham normal ser possível durante toda a época não existir sintonia de comunicação entre o treinador e a direção?) as coisas dificilmente vão mudar...
Agradecendo o que fizeram penso que o que se passa é o seguinte:
Há muitos anos era uma estrutura amadora muito profissional... Hoje é uma estrutura profissional muito amadora...
Caro Vila Pouca, calma, não nos deixe já;).
ResponderEliminarPode ser que a ideia de convidar o baluarte para o Universo Porto seja a primeira de muitas edições em convidam pessoal de blogs e não só para comentar as atualidades. Em relação ao BB não sei também o porquê de não estar, mas sempre me pareceu que estava lá com vontade e a gosto com o trabalho lá feito. Se calhar não aconteceu nada de mais e apenas mudou de forma de atacar o regime.
Não entendo o porquê de o pessoal agora de depende passar a odiar o baluarte.
Abraço
Pedro Santos
esta saída do NES e tudo o que lhe respeita, trás uma realidade que sugiro meditem os portistas.
ResponderEliminarÉ só comparar a postura dos cartilheiros e alguns ressabiados da nossa praça, tipo Octávio, Manuel José, ou provocadores de meia-tijela tipo Rui Santos.
NES é tudo amor e compreensão, já Lopetegui era tudo raiva. Porquê? Temos todos de perceber o tipo de gente com que lidamos e desde sempre. Portanto, a origem das "reflexões" carecem de certificação.
O Octávio a "botar" faladura! Só para rir.
Quanto ao BB, eu já lhe notava um enfado de há muito. Talvez a TVI, que faz aquelas tristes figuras com os vídeos no Baluarte, também o tenha pressionado. Nada de estranhar portanto, no percurso "informativo"(?) daquele suporto órgão de comunicação.
Não sou do FCP, amigos apresentaram-me este blog, mas gosto de ler as suas análises ao mundo do FCP e do futebol português, assim como os comentários. Não por desdém ou por maquiavelismo, até porque nunca tinha comentado antes, mas porque acho interessante as "discussões" à volta do futebol.
ResponderEliminarDesta vez comento porque como leitor assíduo li o seu descontentamento e vontade de as vezes desistir deste projecto. Pessoalmente espero que não o faça,independentemente dos resultados do FCP.
Cumprimentos,
TP
https://www.lequipe.fr/Football/Actualites/Le-psg-tient-son-nouveau-directeur-sportif-antero-henrique/804102
ResponderEliminarLe PSG tient son nouveau directeur sportif, Antero Henrique
Publié le mercredi 24 mai 2017 à 14:53 | Mis à jour le 24/05/2017 à 15:23
Le Paris Saint-Germain et Antero Henrique sont tombés d'accord : le Portugais va donc devenir le nouveau directeur sportif du club, qui n'officialisera pas son arrivée avant quelques jours.
Pedro Santos, primeiro e definitivo, não quero ter qualquer protagonismo, dispenso bem idas ao PC, já recusei uma vez, se me convidassem recusava nivamente. Nada contra o baluarte, têm todo o direito de existir, dizerem o que querem. Tudo contra o FJM, para promover quem lhe interessa, não precisa de desdenhar, desrespeitar, reduzir os outros a nada. Mas eu sei porque o fez...
ResponderEliminarPara quem fez o comentário sobre o Vítor Pereira, podes fazer o comentário sem insultar os outros?
ResponderEliminarEm relação a Francisco se aconteceu alguma coisa nos bastidores não faço ideia Caro VP. Não conheço ninguém que conheça alguém que sabe de coisas da sad. Não vi o programa todo mas o Francisco tratou de reduzir alguém de algum blog? Se fez acho mal claro. Mas penso ser consensual que desde que assumiu a pasta de DC estamos muito melhor servidos. A não ser, lá está, que estejam a acontecer manobras que eu desconhecendo não posso comentar.
ResponderEliminarAbraço
Pedro Santos.
Caros Portistas,
ResponderEliminarJá o disse e repito, gosto bem mais do BB a participar e defender o FC Porto nos serões de Domingo na TVI, onde se sente bem à vontade (em modo "arroz malandro"), do que própriamente no Universo Porto, aqui, mais parece o tipo que vai à Missa aos Domingos com gravata, mas nem a usa durante a semana, porque nem se sente confortavel. Sempre senti o BB menos à vontade no Universo Porto, não sei, sinto que havia ali qq bloqueio que um telespectador atento consegue observar, bastará apenas vislumbrar pequenos e ínfimos sinais ...
E concluo, o BB como bom Transmontano que é, tem princípios e valores de que não abdica, tal como nunca correrá o risco de deformar a coluna vertebral!
Inversamente, o FJM creio que começa a hipotecar a boa imagem que o Universo Portista guardava do próprio!
PT
Como vê caro Vila Pouca o problema do nosso clube não são treinadores nem jogadores!!! O problema do nosso clube é a comunicação! Até à uns tempos atrás o protagonismo do nosso futebol era dado aos empresários mas agora estamos na fase de que quem controla e tem visibilidade neste mundo são os Directores de Comunicação!! Podemos dar as voltas que quisermos que não vamos conseguir mudar o paradigma que estamos a viver durante muitos anos!! A publicidade feita ontem àquela página não me agradou e acredito que para todos aquela página desde ontem ficou sem a independência que tinha, ou que julgávamos ter!! Se o Director de Comunicação do Porto se dá ao trabalho de ligar para a TVI para perguntar o porquê do bloqueio da mesma, está tudo dito... A única coisa que peço, se é que lhe posso pedir o que quer que seja, é que não nos deixe!! Não imagino o que é estar na sua pele e sofrer algumas pressões para que abandone este "trabalho" mas por nós, que somos fieis seguidores deste estaminé, não vá!!!
ResponderEliminarAss. NMelo
ResponderEliminarManuel Serrão, in "Prolongamento", (última segunda-feira), apostava com quem quisesse que o FC Porto, depois do anúncio da rescisão com NES, já teria assegurado o novo treinador. Enganou-se, evidentemente. Pois, se tivesse já qualquer compromisso com outro treinador, não seria possível esperar tanto tempo do clube para o anunciar.
Pela demora, acho que as negociações, com quer que seja, estão duras. Depois, ainda podemos ficar com a impressão de que a 1ª., ou até, a 2ª. escolha, falhou.
Isto serve para dizer que o sr. Vila Pouca não é o fala-barato do Serrão; você noticia, critica, não atira para o ar "certezas" como ele... à espera de acertar!
Como quer que os seus seguidores, sr. Vila Pouca, não o apoiem em tudo quanto bem escreve?! O seu trabalho é insano, já percebi. Merece bem um contributo - este, que é o agradecimento dos verdadeiros portistas.
Pedro Santos, não foi a um blog especial, na minha opinião, foi a todos os blogs, páginas, grupos, fóruns, etc. O FJM ontem disse que o baluarte dragão é a quinta maravilha, o resto é apenas paisagem.
ResponderEliminarNMelo, as únicas pressões que tenho são as que coloco a mim próprio e as da família, em particular da minha mulher. Porque isto dá trabalho, não é carregar num botão e sai o post.
ResponderEliminarNa minha opinião, tenho BB como um independente, totalmente avesso a cartilhas e julgo que o seu desaparecimento tenha a ver com algumas "imposições" do Porto Canal/SAD e não (só) da TVI.
Aliás julgo que o seu mal-estar começou mesmo com o caso da claque dos "Colectivo".
De qq forma, tudo isto não me traz um bom pressentimento...pelo que falar de treinadores poderá ser quase um fait-divers!
se sair o Filipe não seria de tentar um jogador que não consegui-mos o ano passado?
ResponderEliminarhttp://www.zerozero.pt/player_results.php?id=175335
ResponderEliminarUm aparte:
https://kostadealhabaite.blogspot.pt/2017/05/mas-estamos-rodeados-de-traidores.html
Digam lá que o polvo não tem tentáculos...compridos e promíscuos!
Dragão de Ouro???!!! Ó presidente...
Pergunta:
ResponderEliminarÉ o marco Silva, benfiquista, que esperamos ponha em sentido a comunicação social????
O marco Silva, será mais ano menos ano treinador do slb.
Acham que vai ser este que vai dizer o que se tem que dizer???
Neste ponto, muito me surpreenderá se for different do Nuno....
Caro MVP,
ResponderEliminarOs cães ladram e a caravana passa!
Nem pense em fechar o tasco por favor:)
Eu, assim como muitos, valorizo muito mais este blog e o MVP do que qualquer outro seja baluarte ou não.
Os autores do Baluarte escrevem e falam bem mas o alinhamento da direção é só 1.
Assim, mais cedo ou mais tarde acaba por se tornar mais um.
Cumprimentos
Aprecio o Baluarte mas a promoção que lhe está a ser feita borra a pintura. Entre o Dragão Até à Morte e a voz do dono, a minha escolha estará sempre feita. Portanto, conte comigo diariamente para desfrutar dos seus posts, conjuntamente com os portistas que o frequentam. O seu blog, como deve ser, é um exemplo de lucidez, de correcção e de independência e como tal dispensa vénias a quem não as merece. Força Caro Vila Pouca.
ResponderEliminarSe o Baluarte, é SINGULAR.
ResponderEliminarO Dragão até a morte é PLURAL.
O Espírito do dragão vive neste blog e revive no seu ARQUIVO, basta consultar...
Formas diferentes, finalidades conjuntas!
Ámen é na missa, ou em recolhimento.
Alexandre Bosque
Pedro Carmo,
ResponderEliminarSabe qual era a conotação clubistica do Artur Jorge, Fernando Santos ou do Jesualdo? Todos eram benfiquistas, e tenho a certeza que ninguem os pode acusar de incompetencia, pois não?
O Marco um dia pode treinar o Benfica? Naturalmente como profissional que é, pode, como pode um dia regressar ao Sporting sem BdC, e em Alvalade até deixou saudades!
E agora eu pergunto-lhe, prefere um Treinador competente, ou um Treinador que possa não fazer a diferença?
De uma coisa eu tenho a certeza, o Benfica tudo fará para desviar o Marco Silva do FC Porto, se este for uma verdadeira alternativa para o FC Porto, porque apenas há rumores ou meros sinais que poderá ser o eleito!
No início da temporada 2009/10, o Jesualdo ia entrar na sua 4ª temporada como Treinador do FC Porto, tinha ganho três Campeonatos, superado sempre a fase de Grupos Champions (na Edição anterior esteve com pé e meio na Meia Final, não fora aquele pontapé do CR no Dragão), em 2009 o FC Porto tinha reconquistado a T Portugal, e em plena hegemonia do FC Porto, o Presidente quase que foi obrigado a renovar com o Jesualdo (é o Treinador do FC Porto com maior longevidade consecutiva). Sabe o que pretendia o Presidente para essa 4ª temporada do Jesualdo? Terminar o ciclo de um Treinador low profile como Jesualdo, e contratar ao Braga o JJ, e também contratar uma nova proposta de jogo, com nota artistica, e futebol ofensivo. Todavia, os resultados do Jesualdo não o permitiram, e o Jesus foi para o Benfica, e foi ele que rompeu com a hegemonia do FC Porto. Porque falo nisto? Provavelmente o Vieira gostaria de terminar este ciclo de um Treinador low profile, mas os resultados do Rui Vitória não o permitem, e provavelmente pretenderia recomeçar um novo ciclo com o Marco Silva que garante uma interessante e apelativa proposta de jogo, e bem mais sedutora, e onde é que eu já vi este filme? Em 2008/10 no FC Porto ...
Comunicação? Não estou a ver o Marco comunicar de forma truculenta tal como o Sérgio Conceição, mas reconheço que o Marco tem um discurso bem mais galvanizador comparativamente ao NES. Por exemplo, abomino Treinadores que usem e abusem dos chavôes ou dos clichês, o Marco Silva não o faz!
PT
Grande abraço Manuel Vila Pouca.
ResponderEliminarE continue com este excelente trabalho em prol do FCPORTO.
Cumprimentos Azuis e Brancos, Gil Lopes
Vá lá, Vila...
ResponderEliminarO Baluarte nem sabia que tinha blog, pnsei que era uma página de facebook.
Mas há algo que tem que ser dito, as cópias jamais são como os originais. E o DAM é originalissimo. Pelo menos foi o primeiro blog portista que conheci, gostei e... fiquei! Mesmo quando as nossas opiniões estão nos antipodas!
Força amigo Vila!
Não quero acreditar que esta demora na apresentação do treinador seja para apresentar um marco silva!
ResponderEliminarChegamos ao ponto de andar a implorar a um aprendiz de treinador para aceitar uma proposta?
Como disse,aguardo que a direção,com o presidente como líder,apresente um treinador titulado,com carreira feita!
Chega de experiências,chega de asneiradas
A mim não me interessa se o treinador é deste ou daquele clube, quero é que no FCP seja competente, bom profissional, vista a nossa camisola no primeiro dia, só a dispa no último. Quem utiliza esses métodos de atirar com as preferências clubísticas dos treinadores do FCP, são os mesmos de sempre, os prostitutos da CS. Lembro-me o que disse um artista quando da apresentação de Eng. Fernando Santos... Se eu fico nas horas com eles, vou ficar ainda mais com portistas que atirem esses argumentos ao futuro treinador do FCP, se ele for do Benfica ou do Sporting.
ResponderEliminarsinceramente os portistas por vezes parecem maníacos,
ResponderEliminaro campeonato acabou no domingo,
qual a pressa para apresentar treinador,
interessa escolher bem, pressas para quê?
para satisfazer os lixos da manha e panfletos da queimada,
mas quando o Lourenço Pinto, não um adepto qualquer colocar, mandar bitaites,
lanças os nomes de JJ, Jardim e MS, penso que está tudo maluco
Caro Vila Pouca,
ResponderEliminarÉ tão fácil ser o Miguel Sousa Tavares, como é tão fácil ser um comentador, seja de jornal, seja de televisão. Quando O FC Porto ganha, eles também ganham, quando o FC Porto perde, a culpa é do Presidente.
É tão fácil dizer que quando os treinadores agradam ao clube de regime é mau sinal para nós e tão difícil admitir que quando colocamos toda a estrutura em causa não fazemos o jogo do Rui Santos, do Gobern, e desses cabrões todos.
Há anos que esses cabrões (desculpem, mas é o nome deles) que anseiam, babam pelo dia em que JNPC seja corrido do FC Porto. No dia em que isso acontecer vai ser um dia de gloria. Para esses cabrões, vai valer um campeonato. Vai valer a espera de 36 anos. De mim não vão levar esse gosto.
Eu não vou dar esse prazer aos meus inimigos, aos cabrões que me gozam, quando nomeiam o Hugo Miguel Para a final da Taça de Portugal. Aos Meirins, e Vieiras. E até a alguns Portistas que gostam de aparentar uma isenção tipo suíça.
Vamos por isso aguardar o que a SAD decide e tal como este ano, vamos fazer o nosso trabalho - Apoiar apaixonadamente.
PS - Claro que existe quem pensa que mais importante do que JNPC é o FC Porto, mas este FC Porto campeão e exigente, não existia antes de JNPC.
Abraço,
F. Couto
Manuel você e mais forte que isto..se bem que entendo perfeitamente o que sente..a propósito dessas palavras deixei uma mensagem ao j Marques sobre aquilo que ele disse com educação disse aquilo que pensava..essa do treinador ser de algum clube já não pega..só para aqueles que usam palas..isso já não se usa..o que me deixa muito preocupado e está indecisão sobre o treinador..passam os dias aumentam as especulações e na fase em que estamos isso não é bom..
ResponderEliminarSilvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca,este cantinho é um espaço precioso que não dispenso, para além disso Vila Pouca admiro o seu trabalho ,capacidade e tenacidade de lutar em prol do FC Porto sem pedir ou esperar nada em troca, isto já à dez anos, portanto já era digno de um meritório Dragão de Ouro,por favor continue diariamente o seu percurso que há imensa gente que o admira.
Quanto ao futuro treinador do FC Porto, resta apenas aguardar, dado que já deverá estar tudo mais ou menos acertado.
Abraço
Silvestre
Boa Noite,
ResponderEliminarSe for Marco Silva, acho que por motivos de contrato de rescisao com scp, só poderá ser apresentado depois de 1 Junho 2017. Não sei se concordam?
Ab
Em teoria o contrato só pode comecar apos 1 de junho se for verdade o contrato de saída dele.
EliminarNão sei do romantismo que ele tem por Portugal, dado o percurso dele, se MS conseguir um clube mediano em inglaterra seria melhor que treinar o FCP agora (e dói dizer isto): mais dinheiro, maior projeccao, maior orcamento, risco menor e garantia de
Arbitragens isentas.
Costa & Companhia.
ResponderEliminarO nosso futebol é uma vergonha, está cheia de gente covarde, vendidos, promiscuidade, centralidade, pulhas, lambe botas de toda a merda de gente sem dignidade. Ladrão vigarista lesa pátria rodeado de todo o tipo de figuras políticas, militares em que todos os portugueses lhes confiaram responsabilidades, mas eles misturam o lixo.
Tudo a Bem do Clube do Regime.
O Porto é a minha Pátria.
MVP o seu Portismo está muito acima destas intentonas de arlequim e manjerona, aquela palavra c...e aplica-se sobre isto, o seu blog é muito superior a estas mesquinhezes, não que uma nova visão seja bem vinda, aliás é salutar, agora fazer disso um novo paradigma do Portismo dá-me vontade de rir,
ResponderEliminarCaríssimo Vila Pouca
ResponderEliminar(...tivemos e , se calhar , mantemos, umas quantas "divergências" factuais que , também se calhar , se poderão diluir se , um dia , de viva voz e frente-a -frente conversarmos ... ) O "intróito"
, é só para lhe dizer que você faz falta aos Portistas como eu e como eu ,HÁ milhentos PORTISTAS que o leêm (diariamente ) com gosto e prazer. Nem pense em "fechar o tasco " ! A malta iria, certamente , " processá-lo " por incumprimento de ... obrigações (morais) para connosco .
Abraço e aguente firme , p.f.
Um Dragão ao Sul do País
João Carreira
Há uma coisa tive presente desde o início do programa "UPB": O programa UPB tem uma "agenda", como dizem os americanos.
ResponderEliminarA "agenda" está do "nosso" lado quando se trata de assuntos relacionados com o exterior do FC Porto. E, por isso, muitos não notam a "agenda". Mas, quando se trata de assuntos internos, poderá, ou não, coincidir com a nossa opinião. E aí alguns já dão conta.
O blog "DAàM" não tem uma "agenda". E mais: comentários são publicados mesmo que de opinião contrária aos "posts" do DVP.
Como alguém já escreveu aqui, é um espaço aberto à pluralidade dos adeptos portistas.
O "UPB" não está aberto.
Será que BB não compareceu nas últimas 2 edições por querer manter-se "independente"? Não sei, é uma especulação.
Vejo sempre tudo ("posts" e comentários) no "DAàM" com muitíssimo interesse. Mas, lá está, já tenho perdido várias edições do "UPB". Não me motiva assim por aí além... Pressinto a "agenda"...
Quero com tudo dizer dizer que o conteúdo do "DAàM" é infinitamente superior ao "UPB". E, obviamente, o "aparelho" lê o "DAàM" e tem consciência disto. E, pensa o "aparelho", "não pode ser!"
A tentação "totalitária" é irresistível. Há que menorizar todos os blogs e valorizar um só: o "alinhado" "Baluarte".
Meu caro DVP, não se deixe "comer" por estas manobras propagandísticas ao estilo dos melhores "spin doctors".
Manter este espaço de opinião, ponderada e com liberdade de expressão, é um serviço de muito valor que presta ao portismo.
Sei que não é isso que o move, mas tenho como certo que, num futuro mais ou menos próximo, o Clube vai reconhecer oficialmente o seu esforço. "Largos dias têm 100 anos"...
Tudo sereno, só não há post porque não tenho nada para dizer, nesta altura as expectativas estão concentradas em quem vai ser o próximo treinador.
ResponderEliminarBoas noites caro DVP e amigos dragonistas.
ResponderEliminarDesde já, lembro a todos que o nosso presidente numa entrevista ao universo FCPorto, mentiu e isso é grave. Esta época, teve muitas condicionantes, mas o presidente continua a sustentar a mentira, isso é grave.
Ontem, fiquei bastante ofendido pelo único momento de glória que temos na TV. O BB, não estava, outra vez, é mais grave do que o FCPorto não ter treinador... e dizem ou pensam... Mais um. Tudo bem aceito, mas, o BB, não alimenta, enquanto o treinador, ainda vai alimentar uns quantos, naquele ninho.
O BB, mesmo nunca ter conhecido pessoalmente, é como o capitão, Jorge Costa, único, puro sangue azul é que supera largamente quem tem o poder.
De qualquer forma, queria se me permite caro MVP, perguntar ao FJM e JC, se, este vai ser o caminho de união de toda a nossa nação?
Já agora, não caem, na arrogância do cobre,porque já temos um grande exemplo , no que se transformou o atual FCPorto e seus administradores, principais responsáveis pela não união do FCPorto.
Loveporto.
Boa noite,
ResponderEliminarNão vi o programa, não sei o que disse o FJM, mas tenho uma certeza bem clara que quem frequenta e lê diariamente este blog (e são muitos...) não precisa do amen do homem para continuar a fazê-lo. Esta voz, do DVP, é de independência, amor incondicional, e enorme respeito pela história do nosso clube e pelo nosso carácter, que nos levou a tantas vitórias. É isso que nos traz aqui, e é por isso que aqui continuaremos.
Um abraço,
PCR
DVP, se não há post porque se aguarda treinador, então vamos passar um deserto de posts... :)
ResponderEliminarPelo hábito dos últimos tempos, diria que teremos notícias em meados da próxima semana. Com os habituais hypes da imprensa à volta de nomes (ontem Marco Silva, hoje calmo, amanhã aparenta ser Sérgio Conceição o alvo dos títulos dos jornais)
ResponderEliminarSe FCP fosse AINDA um clube onde impera o sentimento e a alma, este blog e o seu autor já há muito teriam sido destacados e até com algum cargo oficial proposto mas...há intere$$es que se levantam e mais vale premiar a ouro alguns Quintanilhas, ou convidar Guerras do que apostar em quem quer simplesmente o bem do clube.
Isto é como a mulher de César...não basta sê-lo, é preciso parecê-lo!
Este espaço...são as Antas em formato virtual, a luz (cruzcredo!!!) ao fundo do túnel! Assim como o Porto Universsal, o BibóPorto e uns poucos.
São a Resistência!
Bom dia colegas portistas,
ResponderEliminarApenas para dizer que concordo plenamente com a análise que o sr. PT tem feito sobre o treinador e com a qual concordo plenamente no que diz respeita ao Marco Silva comparativamente a outros nomes, quer em termos de números estatísticos quer em termos de conjuntura actual.
Também gostava de o ver no Porto, mas creio que vai ser complicado, porque o trabalho que fez no Hull foi bastante bom dadas as circunstâncias e com isso abriu muitas portas no campeonato inglês. E se pensarmos em termos profissionais, acho que é bem mais apelativo treinar no campeonato inglês do no português, mesmo tratando-se de treinar o Porto ou qualquer outro clube grande. Neste momento a única coisa que temos verdadeiramente apelativa para o treinador é mesmo a entrada directa na Champions, porque de resto o campeonato inglês será sempre mais mediático que o português.
Vamos aguardar, mas esperemos que seja um treinador com pulso, capacidade de leitura de jogo e voltado para o ataque que é o que tem faltado ao Porto nos últimos anos.
Saudações portistas.
O que é isso de baluarte? É evidente que esse baluarte não é nenhuma referência na blogosfera Portista.
ResponderEliminarEste tipo de discurso e desinformação segue na onda de tentar fazer os Portistas de estúpidos. Não gosto da abordagem e foi essa umas das principais razões que me levaram a entregar o cartão de sócio com uma carta de protesto quase no início desta temporada que agora terminou. Não podemos acusar a vermelhagem de ditadura comunicacional, que é evidente e asquerosa, e depois alinhar pelo mesmo diapasão.
O FC Porto está a precisar de um debate interno profundo porque o problema é estrutural. E é bom que a estrutura do clube acorde para a realidade do Dragão até à Morte.
O problema é extensivo a todas as modalidades: estamos dependentes de ter um grande treinador para podermos ser campeões; e mesmo assim pode não ser suficiente tal é a incompetência da actual direcção.
Quem ignorar isto anda há anos a dormir na forma. Como eu há muitos Portistas que embora apoiem, não andam a dormir.
O clube está demasiado macio, velho e sem energia. Acredito no amor que Pinto da Costa sente pelo clube mas também vejo muita arrogância e falta de respeito para com os sócios.
Com as vitórias vieram centenas de milhares de novos adeptos. Vieram com eles muitas coisas más, comodismo e ignorância em relação à génese do clube; mas também veio uma massa crítica muito mais informada e educada. Ou FC Porto e a sua direcção acompanham a evolução dos sócios ou então está será expulsa do clube. Eu não quero que isto aconteça e creio que a grande maioria dos adeptos também não.
Este é um blog de referência de todos os portistas e todos os dias por cá passo. Há outros que também não dispenso como o do Vassalo. O Baluarte também é bem-vindo pois todos somos poucos para enfrentar o polvo. Quanto à publicidade feita a este último e não aos outros, não sei a razão mas talvez a venhamos a saber. Já agora alguém sabe porque é que BB deixou de aparecer no UP da Bancada?
ResponderEliminarCaro MVP,
ResponderEliminarO que me diz em relação a Rui Faria?
Não seria possível?
Cumprimentos
F.Couto, você tem todo o direito de dizer que para si o presidente, porque colocou o FCP nos píncaros, levou-nos a ganhar coisas que só em sonhos julgávamos possíveis e portanto, tem crédito ilimitado, pode estar 10 anos sem ganhar, cometer muitos erros, por si não há problemas, é PC forever. Respeito. Mas também deve respeitar quem tem opiniões diferentes e as críticas, desde que feitas com respeito e preferencialmente, com objectividade e de forma construtiva, também têm toda a razão de ser.
ResponderEliminarConhece a história do FCP, conhece as circunstâncias em que o dr.Américo de Sá chegou à liderança do clube, conhece a obra que fez e o que aconteceu quando ele vacilou? Pois, quem foi o principal rosto da oposição?
Em relação a Rui Faria? Não digo nada que já não tenha dito: não larga o José Mourinho.
ResponderEliminarSou sincero, nunca vi o UPB... devido á hora em que começa o programa já que o meu trabalho me faz começar bem cedinho.
ResponderEliminarMas olhando para o que aqui vai sendo dito, o UPB foi um foguete. Subiu, estrelou-se no céu qual magnifico fogo-de-artificio, e depois disso virou cana caída.
E pelo que leio e ouço, andamos a condenar cartilhas avermelhadas, e pelos vistos temos também cartilhas... azuladas. O Baluarte será uma?
Quanto ao BB, estou certo que ir ou não ir ao UPB, é para o lado que dorme melhor!
Caro MVP,
ResponderEliminarSim também acho que não larga o José.
Mas gostava.
Além disso, agora a questão se calhar não é quem o fcp quer mas sim quem quer o fcp.
Cumprimentos
oh VP, você tem toda a legitimidade de estar de pé atrás com PC, mas falar na obra do Américo Sá? Conte lá, a ver se fui eu que me "esqueci". Mas já agora, comece a história do princípio, que a postura do PC começou a revelar-se em 1978.
ResponderEliminarNão vi o nome de Luís castro nas hipóteses. Eu gostei do percurso dele no rio ave. Conhece a casa e é um homem da casa. Que acham?
ResponderEliminarPese o Sérgio Conceição ter-se queimado um bocado naquele jogo em Guimarães, eu acho que esse efectivamente teria o espírito que tantos procuram no treinador do FC Porto. Nas questões técnico/tácticas já não há segredos nem grandes diferenças entre técnicos. Há estilos, mas a sorte, as arbitragens são muito mais decisivas do que tudo o resto. Não me lembro do Benfica de Rui Vitória ter jogado um jogo que fosse que me fizesse crer que estava ali o dedo do treinador. Nenhum. Jorge Jesus ao lado, idolatrado, mas ainda fez menos com mais do que o Nuno por exemplo.
ResponderEliminarAndamos aqui a queimar treinadores atrás de treinadores porque são isto e aquilo, uns são brandos outros não tem experiência, outros tem mas não servem para um clube do nível FC Porto e agora até vem à baile Rui Farias, sem experiência alguma, e isso de andar de braço dado ao Mourinho não vale grande coisa. Nuno e muitos outros também andaram de braço dado com muitos treinadores de categoria e não fazem deles nem melhores nem mais desejados. Rui Faria ainda teria que provar muito para chegar ao FCP especialmente agora, nesta fase. Alturas houve que qualquer um servia e ganhava. Agora, esses tempos acabaram. Não querer largar o José Mourinho, também não o favorece em termos de afirmação e independência e se saberia lidar homens de barba rija por si só, mais uma massa adepta implacável e esfomeada. Não me parece. Já nem Mourinho consegue isso com o sucesso de outros tempos.
ResponderEliminarDito isto, eu não faço a mínima ideia de qual treinador seria apropriado para o FC Porto actual. Porque até tenho um certa dificuldade em descobrir onde está o problema: se nos técnicos, se nos jogadores, nas escolhas da direcção, se por perdermos o poder e pior sermos humilhados pelos órgãos decisores do futebol português, quer ao nível da arbitragem quer disciplinar. É muito difícil. Claro que todos os adeptos tem curas milagrosas e rápidas e óbvias aos nosso olhos, mas a realidade é muito mais dura.
T
Victor Sousa, essa vinda de si, surpreende-me.
ResponderEliminarVamos lá a ver se me explico de forma que você recupere a memória:
O FCP estava numa crise profunda, à beira de uma comissão administrativa, houve uma AG no Teatro Sá da Bandeira, altura em que Américo de Sá deu um passo em frente, assumiu a direcção do FCP numa altura, repito, muito difícil da nossa história. Com AS na presidência, PC passou aser o homem forte do futebol, criaram-se condições para que JMP fosse o treinador - como sabe, Pedroto estava impedido de treinar o FCP, teve de haver uma AG a revogar decisão de uma AG anterior e que impedia Pedroto de treinar o FCP. Com AS a liderar o clube e a dupla PC/JMP à frente do futebol, terminou um ciclo de 19 anos sem títulos, o FCP foi bicampeão, perdeu ingloriamente o tri em 1979/1980, altura em que AS começou a ser contestado, PC assumiu a contestação, houve o Verão quente. Se acrescentar a isto que AS fechou a maratona e construiu e arquibancada, construiu o pavilhão, mais tarde baptizado com o nome dele e com isso acabando com as modalidades de casa às costas, tem aqui motivos mais que suficientes para que eu diga que AS foi um grande presidente do FCP. Vacilou, foi contestado, teve de sair. Porque razão agora, quando até temos um presidente que é profissional, não se pode criticar nem com luvas de pelica, JNPC? Só é bom portista quem canta PC allez, PC allez, allez? Você é testemunha do meu respeito e consideração pelo presidente, isso até me tem valido muitas críticas de alguns anormais que às vezes aqui vêm e agora, quando vejo coisas que não me agradam nada, nem uma simples e respeitosa, objectiva e construtiva crítica, posso fazer?
Espero que tenha sido suficientemente esclarecedor.
O Vila Pouca finalmente juntou-se ás "forças do mal" que durante anos combateu aqui no blog. É só reler os últimos 8 anos, por aí. Ainda bem que acordou para a realidade. Tarde . Mas acordou. Afinal o que as "forças do mal" diziam há muito, não aqui porque muitas vezes os comentários eram censurados, mas noutros blogs bem conhecidos , noutros foruns, noutras páginas, fazia todo o sentido. Pena é que precisasse de um deserto para ver o óbvio. E há desertos e desertos. Este é mais preocupante do que muitos portistas passaram antigamente. São tempos de uma ditadura democrática.
ResponderEliminarAnónimo das 14:43, o Vila Pouca não se juntou a nada, para mim nunca houve, nem há, forças do mal. Agora, gente como tu, está visto, só queriam fazer má-língua, dizer mal por dizer. E se os comentários foram censurados, foi por faltas de respeito, mais até para com o FCP e quem o dirige que para mim, do que por delito de opinião. Sempre disse: críticas, desde que com respeito e objectividade, venham elas. Só que, está visto, para tipos como tu, criticar era, presidente finito, comissões para a frente e para trás e outros mimos ainda piores. Isto numa altura em que após um tetra perdeu um penta e logo a seguir voltou a ganhar tudo. Basta ver os últimos oito anos, sem dúvida, como se três campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Liga Europa fossem coisa pouca. É isso que nos separa, disparar contra tudo e contra todos aos primeiros deslizes, versus ter tolerância, justa, para quem tanto ganhou.
ResponderEliminarPois é VP. O seu relato cronológico está correcto. É exactamente assim. Mas o AS avançou para evitar a CA, apenas e só, como uma possibilidade de obter benefícios pessoais, que o levaram até ao CDS, e que levou também à contestação do PC. Este aspirava a mais?! É natural, mas eu recordo perfeitamente estes tempos, e sei que nos portistas de camarote, o apoio a AS era total. Apenas e só por razões politicas. O Porto foi o trampolim do senhor. Por isso, quando fala na obra do AS, tenho de lhe perguntar qual foi a obra.
ResponderEliminarMas eu hei-de voltar aos jornais de então, com que por vezes me deparo, e reavivar memórias.
Quanto a não se poder criticar PC, não se me aplica. Pessoalmente, acho que PC foi o homem certo no sítio certo, mas a minha opinião sobre ele, hoje, é a mesma que tinha em 82. Mas não a vou dizer aqui.
Victor Sousa, não me importo de argumentar consigo, mas há coisas que tenho de perceber. Por exemplo, que ambições políticas tinha Américo de Sá, em 1972, ano em que chegou à presidência do FCP?
ResponderEliminarDepois, ser o presidente que criou condições para terminar o jejum de 19 anos, fechou a maratona, construiu a arquibancada e o Pavilhão, obra de grande valor e acha pouco? E logo que vacilou, foi contestado e foi quase obrigado a sair?
Olhe que em questões politicas estou nos antípodas de Américo de Sá.
Conheci muito bem os bastidores de Américo Sá, e a proposição dele para se substituir à possível CA foi um acto calculista. Politicamente, na altura, não antevia o futuro, mas quando este chegou não hesitou em se promover. Foi até este facto de não reagir relativamente a Lisboa que levou o PC a ver chegada a sua hora.
ResponderEliminarE quanto à sua obra, muito mais lhe poderia lembrar. Mas fica só 2 circunstâncias.
Quem terminou o jejum foi PC, que trouxe o Pedroto. Isso nem merece dúvidas. E está documentado claramente nos jornais de então.
Quanto às obras, é só olhar para a herança que ficou para PC, para percebermos a qualidade da gestão de AS.
Não vou fazer aqui o balanço exaustivo, mas sempre ficam 2 casos bem indiciadores:
O Banco Pinto e Sotto Mayor tinha 19 mil contos de letras aceites, que o clube procurou amortizar com entregas mensais de 2 mil contos.
7 dias após a posse de PC, que foi a 2 Abril 1982, apareceram letras não declaradas no R&C, respeitantes a Teixeira. Lima Pereira e Albertino (1500 contos), e a outros de épocas anteriores (22 mil contos). De modo que falar do consulado de AS requer muito cuidado. O Porto para ele foi um pretexto.
Victor Sousa, OK, em 1972, em plena ditadura, dizer que foi um acto calculista... francamente. O clube estava numa situação terrível.
ResponderEliminarDepois, se ler o que escrevi, disse que que AS vacilou, foi criticado e o principal rosto foi de PC.
Que a situação não era boa em 1982, não era, sei disso muito bem, nem preciso de saber esses pormenores todos, já o disse muitas vezes aqui. Mas olhe que a situação agora também não é famosa... e a questão de fundo, é muito simples: porque não pode PC ser criticado?
nunca esqueça que AS fez-se sócio nestes anos setenta. Ele era um enérgico militante do Infante de Sagres, que à altura, era um convencido clube "aristocrata". O Rendeiro dava-lhes uns "fumos", mas depressa desceram à terra. É isso que o FC Porto não tem, e a sua caminhada, firme e competente, vai criando os anti-corpos que por aqui vamos vendo. E é isso que nos mantém vivos, e melhor, vigorosos. E esse vigor vem de gente de estirpe, onde PC é só mais um. A história do FCP é algo que só pode encher de orgulho qualquer portista. Desde logo pela afirmação das nossas raízes.
ResponderEliminarVou nos 74 anos, e o que eu me tenho divertido, desde que com o meu pai ia ver o andebol nas Cavadas!
Faltou-me precisar um pormenor. Não é por mim que PC não pode ser criticado.
ResponderEliminarEu não digo nada, por enquanto, porque o sei tão portista quanto eu. E dou-lhe o respeito por lhe ouvir uma frontal conversa connosco.
Gostaria de o ver convocar uma reunião com os sócios, fazendo-nos entender o que se passa.
Mas se tardar essa explicação, que os inimigos cavalgam, então estou aberto a ajudar a uma AG em que estes pontos que nos intrigam, façam parte daquele acto de associativismo, pese embora o facto de que agora SAD's e clubes tenham enredado as coisas. Mas também nos explicam muito...