Porque o Adriano Freire é um Dragão, porque me revejo na reflexão que faz, com a devida autorização resolvi colocar em post a sua visão sobre a Gala de ontem à noite.
«Sobre os Dragões d'Ouro
Vi, através da tv, a Gala Dragões d'Ouro 2017. Gostei de algumas coisas, outras nem por isso. Para mim, provavelmente para vocês também, alcançar a honra de receber aquela estatueta é a realização pessoal. Muitos dos que já a receberam não têm o mesmo sentimento que eu, que nós. Só nós sabemos o verdadeiro significado das palavras de Francisco J. Marques, ontem quando subiu ao palco.
Gostei muito de ver o João Pinto Costa. Gostei muito de ver a Joana Marques. Gostei muito de ver os Azeitonas. Gostei muito de ver os Mundo Segundo. Gostei muito de ver na plateia o Miguel Guedes e o Pedro Marques Lopes. Gosto muito sempre que o Clube sabe acolher e promover aqueles que nas suas mais variadas profissões, e num país onde o bafiento nacional-benfiquismo dita leis, se posicionam na primeira linha na defesa do Futebol Clube do Porto. Ajudam a promover com grande afeto e paixão sem limites a marca Futebol Clube do Porto. Imagino os prejuízos financeiros que essa forma de estar na vida lhes deve provocar neste canto centralista. Mas o vosso talento supera as invejas. Bem hajam.
Se gosto de ver o Clube a tratar bem os Nossos, fico revoltado quando o pode fazer e não o faz. Ontem, durante a Gala seria preferível escutar a guitarra do João Dias a tocar o hino do que aquele grupo que, por muito talento que tenham, cantou o hino como poderiam cantar outra música qualquer - faltou sentimento!!! O jovem João Dias será de certeza um nome de referência na música portuguesa, mas vai sofrer muitas desilusões e enfrentará sempre mais obstáculos que outro qualquer - resolveu dar-se a conhecer envergando a camisola com o brasão abençoado e tocando melodias afetas ao Futebol Clube do Porto. O Clube sabe disto, mas esqueceu-se de poder ajudar o João. Da mesma forma, e aproveitando esta chamada de atenção, é inconcebível que o vídeo sobre o novo autocarro da equipa de futebol não tenha imagens da produção da decoração exterior, nem façam referência ao autor da bonita obra, o Bruno Sousa. Reparem que até a empresa construtora do autocarro "taga" o Bruno Sousa nas suas publicações. O Futebol Clube do Porto nem isso faz. O autocarro não foi decorado por um gajo qualquer que venceu um concurso público para o efeito. O autocarro foi decorado com a paixão de um dos Nossos. Nós sabemos o que aquilo representa. Nós sabemos o prazer que dá fazer uma coisa daquelas. Espero ao menos que tenham convidado o Bruno a assistir à Gala porque na apresentação pública do autocarro não me lembro de o ver. Pode ter sido distração minha.
Todos os anos, sempre que há a Gala, os meus filhos questionam-me porque motivo não podem assistir ao vivo. Quando eram mais miúdos convenceram-se que era eu que não comprava bilhetes, e durante uma semana andavam sisudos. Hoje, já percebem que afinal não era por má vontade minha.
Ontem, voltaram à carga. Repararam que as bancadas do Dragão Caixa tinham mais de 500 lugares vazios que poderiam ser ocupados por sócios anónimos. Sugeriram até que poderiam premiar alguns sócios de lugar anual; sócios que vão ver os jogos todos; sócios que..., bem, foi uma lista infindável de argumentos como se fosse eu o chefe de sala. Se assim fosse, o Serpa não teria passado do parque de estacionamento. Pode ser um disparate a ideia dos meus filhos, mas sempre dava outro colorido à sala e as pontuais e cirúrgicas "bocas" da Joana em direção à vermelhada teriam recolhido mais sorrisos e mais palmas. Até porque o trabalho da Joana merecia isso. Fica a ideia dos meus filhos, que hoje mesmo ficaram de enviar carta ao Presidente com a sugestão. Poderia e deveria referir outras coisas, mas já estou a abusar da Vossa paciência.
BIBA o PORTO CARAGO!!!»


Caros amigos Adriano e Manuel,
ResponderEliminarPerfeitamente de acordo com o que aqui foi expresso, com ideias convergentes com as do amigo Armando Pinto, exprimidas no seu blogue Memória Portista - memoriaporto.blogspot.pt
O discurso do Francisco, o humor da Joana e a memória do Presidente foram os pontos mais altos da noite.
Abraço
… sem esquecer a justíssima homenagem ao grandíssimo Américo.
ResponderEliminarClube ainda algo fechado sobre as novas tendências do mercado mundial e "algo" tímido em demonstrar a sua enorme grandeza.
ResponderEliminar
ResponderEliminarVi a gala...por ver pois, sinceramente, diz-me pouco!
Mas registei algumas coisas:
- Comoveu-me a entrega do troféu ao Sr. Américo, a humildade e sorriso genuíno que mostrou, parecendo uma criança a quem davam um presente...encheu-me o coração!
- Comoveu-me a entrega do troféu ao enfermeiro Zé Mário, um exemplo de abnegação, superação e dedicação ao clube e sem mediatismos! Merecidíssimo!
- Joana Marques! Para mim, inteligência a mais para aquela sala! Devia ser comentadora num desses canais qq. Faria MUITO mais pelo clube do que alguns tachistas q por lá andam (um desses esteve lá ontem...).
- O presidente...JNPC está MESMO velhinho, ar cansado e desgastado! Continua a impressionar-me a capacidade que tem para discursar longamente e sem cábulas (ouviste ò ministro?!).
Registei o olhar...perdido e triste(?!) durante a entrega dos 3 últimos dragões...não sei SINCERAMENTE se de mágoa ou arrependimento, mas...a vida passa por todos e...julgo que não demorará muito o seu afastamento que espero digno e pela porta grande. TALVEZ ainda vá a tempo!
- FJM...a minha esperança no futuro (pelo menos imediato)! Merecido DdO!
De resto, mas não menos importante, acho que estas galas seriam bem mais significantes se sócios anónimos pudessem estar presentes, pois sem eles...o Porto não é Porto. É marketing!
Vila :
ResponderEliminar... "Pode ser um disparate a ideia dos meus filhos"...
Não é disparate nenhum ... pelo contrário !
Acho pertinentes as sugestões apresentadas aqui. De facto, faltou na plateia o "apoio do adepto anónimo" o do sacrifícado da bancada, o defensor incondicional que "bate na mulher" quando o que desejaria era "arrear" forte e feio no f.p, do lampião ladrão, no tipo que o goza quando o Puôrto perde, mas desaparece da vista quando e se esconde até que a azia acalme, quando perde. Até os atletas, especialmente os de futebol, vestidos como se apresentam, mais parecem convidados do espetáculo da entrega dos Órcares de Holllyood do que elementos da equipa que eles conhecem equipados com as cores do glorioso e ímpar do "seu" Futebol Clube do Porto. Sob um certo ponto de vista, a festa da entrega dos Dragões de Ouro, que se justifica sem reservas, tal qual como é uso acontecer pareceu, no que se refere aos convidados, demasiado "soft", como se a massa adepta anónima seja mesmo...anónima.
ResponderEliminarE os "voluntários" dos blogs portistas? Alguém se lembra deles?
Enfim...
DRAGÃO, SEMPRE!
Meu caro, o Presidente diz que não lê blogs. Mas se não fossem os blogs... Ou por outra, se dessem "ouvidos" a alguns blogs, não tínhamos estado 4 anos sem ganhar.
EliminarBoas,
ResponderEliminarEstive a ver a Gala, apesar de ter de me levantar cedo.
Olhar e ver as bancadas vazias fez-me pensar o porquê de os adeptos não poderem ver ao vivo. Podiam oferecer os bilhetes assim como vendê-los com regras.
Sei que o Porto Canal é uma televisão low cost, sem os meios de outras, e mesmo assim gostei do espetáculo, está melhor a cada ano (apesar do erro na atribuição do Dragão de Ouro ao ciclismo).
Agora, estou completamente de acordo com a opinião do Sr. Adriano Freire. Completamente.
O nosso Porto tem de reconhecer o adepto incógnito, aquele que grita e sofre pelo clube.
Em relação ao nosso Presidente, sim também me custou ver que a idade já pesa muito. É a lei da vida e quanto a isso não podemos fazer nada.
Abraço,
Pedro Moreira.
Caro MVP e Adriano Freire,
ResponderEliminarExcelente. Concordo absolutamente com tudo.
O que realmente me dói nestas galas dos Dragões de Ouro é ver farsolas tipo o guardanapo madeirense e Grandes Portistas que lutam diariamente pelo nosso FCP não serem convidados.
Apenas 2 notas:
1- para as melhores palavras da noite do nosso comandante da guerra ao polvo. Pela coragem em assumir e dar a cara numa luta muito perigosa.
Palavras que vieram do coração.
Que nunca lhe falte coragem e que nunca o deixem a remar sozinho.
Força grande Francisco J Marques.
2- a entrega do Dragão de Ouro pelo grande capitão ao Dalot. O passado e o futuro numa imagem. Espero que quem de direito segure o miúdo e nos deixe desfrutar do enorme talento.
Cumprimentos
Boa tarde.
ResponderEliminarFosse quem fosse, a organizar a festa, para si seria diferente, assim como para mim, agradaria a mim, mas não agradava a fulano. Logo não se pode agradar a gregos e a troianos... Assim como os galardoados, eu escolhia estes, outros aqueles, outros ainda mais outros, mas a vida é mesmo assim feita de escolhas de que tem o "poder" de escolher, não façam dramas disso...
Ben-haja saudações portistas
Setesois, aqui não há dramas, há portismo. Quando se diz alguma coisa é sempre para somar, com espírito construtivo e o objectivo de melhorar.
ResponderEliminarÉ óbvio que quando se trata de escolhas e gostos, cada um escolhe e gosta do que quer
Boa Noite . Para mim o Américo sempre foi o melhor de todos mas como era do Porto... Foi o F.Caiado que o considerou titular da selecção após o Mundial de 1966. Parabéns Américo . Parabéns aos restantes galardoados. Um abraço .
ResponderEliminarE.Silva
Por acaso, hoje o tema da hora do almoço com colegas, foi mesmo a questão de quem e como era convidado para a gala e quais seriam os critérios para atribuição do Dragão de Ouro para, por exemplo, o Sócio do Ano.
ResponderEliminarAcho que são aspetos a rever no Clube.
Finalmente, o meu contentamento e felicidade, por ver Américo, o ídolo de sempre, ser distinguido. Grande Américo...
Para quem quiser mais umas dicas sobre Américo Lopes:
ResponderEliminarhttps://dragaodoente.blogspot.pt/2009/07/coleccao-favoritos-do-futebol-equipa-do.html
http://dragaodoente.blogspot.pt/2008/10/recordar-viver-ou-como-barrigana-acrsio.html
Muito boa a Gala dos Dragões de Ouro. Para continuar a melhoria que é visível de ano para ano (finalmente os galardoados podem falar), como aqui alguém disse, dever-se-ia abrir a gala aos sócios. O Dragão Caixa é suficientemente grande para isso.
ResponderEliminarSilvestre
ResponderEliminarBoa noite Sr.Adriano Freire e Vila Pouca, também vi a gala através do Porto Canal e apreciei os momentos em que foram homenageados tanto o Américo Lopes como José Mário dois ícones do FC Porto, para além disso gostei de rever João Pinto e Madjer,bem como ver Diogo Dalot ou Galeno que podem ser o futuro do nosso clube,tal outros preciosos Dragões de Ouro que contribuíram para engrandecer o FC Porto em diversas vertentes.
Depois foi sensacional a intervenção de Joana Marques que fez sorrir de forma original toda a plateia e nomeadamente o Sérgio Conceição, também foram bastante apelativos os vários intervenientes musicais.
Finalmente fiquei muito feliz pelo reconhecimento de Francisco J.Marques que tem combatido de forma séria o denominado polvo,no entanto concordo que faltou igualmente abrir as portas a sócios ou adeptos anónimos, seria quiçá algo que tornaria tal notável gala ainda mais acolhedora e sentida em prol do FC Porto, veremos o que sucederá nas próximas edições.
Abraços
Silvestre
Assim vai o Mundo Imundo.
ResponderEliminarMeu caro amigo, a Gala não foi má de todo, mas podia e devia ser muito melhor. Infelizmente muitos que todos os dias dão cara pelo FCP, não foram convidados, manda quem pode e quem pode é sempre o mesmo.
Na minha modesta opinião acho que os Dragões foram bem entregues quem os recebeu mereceram.
Mais nada a dizer para o ano há mais.
Gala para mim é no sábado contra o Boavista. O resto são feiras das vaidades á Hollywood, galardões entregues a torto e a direito, e discursos que ano após anos se repetem á exaustão! No dia em que a gala tiver entre a assitência o mais comum dos sócios, aí já poderei ver.
ResponderEliminarQuerem comentar, primeiro, não façam de mim parvo, mudando de nome, como se não percebesse que são a mesma pessoa. Segundo, letra pequena, porque aqui ninguém vê mal.
ResponderEliminar
ResponderEliminarImpressionou-me a superior capacidade de memorizar nomes e cargos de pessoas por parte de Pinto da Costa . Bravo !
E ainda dizem que o homem está velho ...
ResponderEliminar«Não espero uma onda, espero um mar azul. E que continue assim porque os adeptos são uma mais-valia para a equipa. Há um grande entusiasmo à volta da equipa e temos essa responsabilidade de dar uma boa resposta. E agradecer não é bater palmas e mandar beijinhos para a bancada. É conseguir os três pontos, que é o que eles querem», disse em conferência de imprensa.
by SC
Quem fala ASSIM...não é gago! Muito bem!!!
De novo ontem Gonçalo Paciencia em grande.
ResponderEliminarAmerico Lopes foi o melhor guarda redes que vi actuar até hoje.
Caro Adriano Freire,
ResponderEliminarÉ também na educação dos Filhos, que se revela a virtude dos Pais, todavia, os seus Filhos estão carregados de razão, os sócios não merecem gala porquê?
A talhe de foice, no "Youturbe" podem rever a gala de 2015, e o sketch da Joana Marques, sabem quem eram então os protagonistas? O Casillas e o Maxi, portanto, mudam-se os tempos, e mudam-se as vontades, e MA, MA, MA ...Marega (curioso, o Salif Keita Marega quase corou de vergonha pelo protagonismo que passou a ter...)
1 abraço,
PT
Caro Adriano grande post assino por baixo ...
ResponderEliminarMuitos cumprimentos
Andre da clínica