terça-feira, 21 de novembro de 2017
Besiktas J.K. 1 - F.C.Porto 1. Dragão garante Liga Europa, mas depende de si para continuar na Champions
Ambiente frenético, muito quente, autêntico inferno turco, para um jogo muito difícil e importantíssimo para o futuro do F.C.Porto na Champions League. Frente a um Besiktas, forte colectivamente - uma surpresa -, recheado de bons e experientes jogadores - sobre isso não havia grandes dúvidas -, não podia ser um Porto qualquer, era preciso um Porto ao seu melhor nível. Um Porto concentrado, determinado, corajoso, solidário, com atitude e o carácter que tanto e tão justamente tem merecido elogios, mas que juntasse a essas virtudes, organização e uma qualidade de jogo capaz de surpreender uma equipa que precisava apenas de um empate para fazer história, chegar à fase seguinte da prova rainha da UEFA.
Muitos dos atributos pedidos estiveram lá, mas a qualidade de jogo pretendida só apareceu a espaços. De qualquer maneira, os Dragões saíram vivos de Istambul, para além de terem garantido a Liga Europa, apenas dependem de si para continuar na Champions League. Como o RB Leipzig venceu no Mónaco e em casa não deve dar hipóteses aos turcos, o F.C.Porto vai ter mesmo de vencer os franceses, já sem qualquer possibilidade de se manterem nas competições europeias, para continuar na Champions
Para a batalha de Istambul, Sérgio Conceição escalou uma equipa com duas surpresas, entraram Maxi e Sérgio Oliveira, que se juntaram a José Sá, Felipe, Marcano e Alex Telles, Danilo, Herrera(aos 90 minutos Diego Reyes), Ricardo(aos 80 minutos, Corona), Aboubakar e Brahimi, o uruguaio para lateral-direito, o português para o meio-campo. A ideia do treinador dos Dragões era ter uma equipa mais compacta, tendo três médios e um ala capaz de ter mais à vontade e disponibilidade para a dupla-função, atacar e defender, Ricardo, em detrimento de Corona, já que do outro lado o génio e criatividade de Brahimi, não podiam estar ausentes. E foi assim, com estes, que o F.C.Porto foi à procura de ser feliz.
Acusando a pressão dos turcos que empurrados por um público extraordinário no apoio que dá à sua equipa, pressionavam alto e tinham nas alas dois jogadores em excelente nível, Quaresma e Babel, o F.C.Porto sentiu dificuldades em ter bola, sair mais e com mais critério, definir melhor, aproveitar os espaços que o Besiktas dava. Quando era preciso tocar e ir buscar, simplificar, houve jogadores que complicavam, o jogo não fluía, a bola circulava pouco, estava vezes demais nos pés da equipa do Besiktas. Sem exercer uma grande superioridade, nem uma qualidade de jogo brilhante, o conjunto de Senol Gunes estava melhor, aparecia no último terço com mais perigo. Estava o jogo assim, quando Felipe, aos 28 minutos e numa jogada ensaiada, fez o primeiro golo e colocou os Dragões em vantagem, vantagem que a equipa de Sérgio Conceição não tinha feito muito para justificar. O golo não abalou a equipa da casa, aos 32 Quaresma obrigou José Sá a uma grande defesa, aos 41, numa grande jogada de Tosun, que Talisca concretizou facilmente - Felipe errou o tempo de entrada, ficou completamente batido -, o campeão turco empatou, colocou justiça no marcador ao intervalo.
Na segunda-parte, Sérgio Conceição manteve o mesmo onze, o técnico turco mexeu, Medel substituiu Tosic e o jogo recomeçou como se tinha iniciado a primeira. Mais Besiktas, portistas apostados em complicar, falhando passes fáceis, incapazes de sair da pressão, responder ao domínio intenso das águias negras. Babel atirou à barra, Quaresma obrigou José Sá a uma grande defesa, foram 15 minutos muito sofridos do conjunto português.
Do nada, Ricardo falhou uma oportunidade clara, a partir daí o F.C.Porto começou a reagir, a aparecer, embora melhor e com mais bola, o Besiktas deixou de ser tão intenso e tão perigoso, o jogo ficou mais confortável para os Dragões. Que aguentaram o empate, saindo do inferno de Istambul vivos.
A haver um vencedor, não custa reconhecer, seriam os turcos, uma excelente equipa, com um colectivo forte, muitos e bons jogadores e com um apoio do público que ajuda e de que maneira! É, portanto, um resultado que não sendo o ideal, permite manter os oitavos à vista, numa exibição que teve coração, mas faltou razão, isto é, mais e melhor futebol.




Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca,o desfecho desta tarde acaba por ser aceitável devido ao desenrolar dos acontecimentos e deixa pelo menos o FC Porto com a garantia de continuar nas competições europeias, veremos se será possível perseguir na Liga dos Campeões,dado que o FC Porto depende apenas de si e tem equipa para vencer o Mónaco.
Depois em termos individuais apreciei José Sá,Danilo, Herrera e Brahimi, por outro lado mais ou menos a restante equipa.
Finalmente a possível greve dos árbitros é resultado da lama lançada sobre o futebol português pelos lampiões que inventaram diversas situações,no intuito de denegrir o FC Porto e condicionar tanto os árbitros como outras instituições ou pessoas, isso sem a mínima ética ou vergonha, enfim veremos o que sucederá nos próximos dias.
Abraços
Silvestre
Caro DVP,
ResponderEliminarNão vi o jogo, por isso não comento. Fica a prova que o Leipzig é uma belíssima equipa e vamos ter que estar ao melhor nível para derrotar o Monaco e carimbar a passagem.
Força Porto.
Raoc
Boa Noite. Se na 1a jornada achei que estávamos curtos para a Champions, hoje fiquei decepcionado com o empate e, sobretudo, com o facto de não jogarmos com o nervosismo dos turcos para aguentar o empate. Pelo contrário até entrou o Reyes aos 90 minutos!... Chamem-lhe pragmatismo ... Tenhamos então confiança para dia 6 já com algumas recuperações de lesionados. Um abraço
ResponderEliminarNão gostei nada das declarações do senhor presidente sobre o Julen Lopetegui...
ResponderEliminarTiro no pé...Até porque foi o próprio presidente que o escolheu. Não gosto de ouvir portistas a falar mal de quem foi ou é profissional do nosso clube. Mário FCP
EliminarIdem. Nao havia necessidade para além de ser falso (veja-se a roja) é triste.
EliminarConcordo dvp. Muito mau para alguém que foi destratado e roubado no nosso país...
EliminarQuem poderia explicar isto a sacudir a água do capote era o prof. Manuel Machado: diferença de orçamentos. E no entanto não vi o Besiktas a entrar muitas vezes na grande área Portista, além do golo, 2 remates de Quaresma muito bem defendidos; sem esquecer que A Oportunidade é do Porto. Quaresma, que jogou como não o fez muitas vezes no Porto, sendo mais novo. Milagres da Champions.
ResponderEliminarSérgio Conceição é um Treinador de Futebol, ele estica, ele adapta, ele não prescinde que quem entre lá para dentro não dê o melhor e o máximo e isto, sem resolver a duvidosa qualidade constatada a este nível - então no passe chega a ser doloroso - disfarça muito. Por isso, se houver possibilidade de vir alguém em janeiro, aparte os regressos, deve(m) ser (um) jogador(es) que além de entrar(em) de caras na equipa, tem de ter carácter para se integrar(em) neste sensacional grupo.
Afinal dependemos só de nós.
Venha o Aves.
Fiquei com a sensação que podíamos ter feito mais mossa ao besiktas.
ResponderEliminarDávamos sempre um toque a mais na bola e perdíamos uma jogada prometedora,besiktas muito forte nas transições ofensivas mas na minha opinião muito débil quando nas transições defensivas,e não conseguimos explorar mais esse aspecto.
Temos agora um jogo de casa cheia contra um Monaco descontraído e sem nada a perder e que não nos vai dar nada de borla para podermos passar a fase de grupos,que para mim já e um grande feito atendendo as equipas que nos tocaram em sorte.
Não poderia estar mais de acordo com a análise que faz. É doloroso constatar que os jogadores foram duma abnegação tremenda. muitos deles ultrapassaram os seus limites fisicos, mas faltou aquilo que o Vila Pouca não diz mas está implicito, categoria.
ResponderEliminarNão entendo como é que um treinador de futebol tem a lata de dispensar um jogador como aquele Quaresma, palavra que nunca entenderei.
Sim DVP o Sr. Presidente foi uma lástima. Parafraseando o outro :"Porque no te callas?" Um abraço
ResponderEliminarNunca vi uma coisa tão ridícula como a necessidade do presidente em estar constantemente a falar no lopetegui nunca o vi fazer isto até com treinadores que tiveram piores resultados, é muito baixo, parece que aproveitou a onda de insatisfação com o lopetegui para arranjar um bode expiatório de vez em quando lá vem ele lembrar os portistas que não se ganha há não sei quanto tempo por culpa do lopetegui, ridículo. E é bom que não comece com elogios de mais, as coisas estão a correr bem por agora e é bom que não se comece com essas coisas porque isso normalmente não traz bons resultados. Parece que desaprendeu..
ResponderEliminarEu sei que vi um grande jogo de futebol. Um arbitro caseirinho quiçá com cagufes do publicuzinho amestrado que não vê futebol, vê um escândalo e chia em cada roubo de bola pelo do adversário e berra (tchia) a cada instante... (já vi disto não sei onde... talvez a Norte de Marrocos... não malembro). E vi o nosso Porto a fazer pela vidinha num ambiente que tinha tudo para dar... errado. Pois é... foi pena, estivemos a ganhar e empatamos. No fundo, bem no fundinho até gostei! Puuoorto!
ResponderEliminarP.S pelo menos na Galiza a palha é usada para prevenir a erosão dos solos...por aqui é para engordar gebos e amibas!!!!
Bom resultado, mas os primeiros 15/20 minutos da 2ª parte foram maus de mais, mas vamos por partes:
ResponderEliminar1ª parte equilibrada, o FC Porto controlou, e o Besiktas dominou, mas as oportunidades foram poucas, e também repartidas. Neste período, o Besiktas acabou por ter a sorte do jogo, porquê? o Aboubakar pode fazer o 2-0, uns minutos depois, e a terminar a 1ª parte o Besiktas empata, numa má abordagem do Felipe, sofrer um golo perto do intervalo, é sempre péssimo!
2ª parte, sabem o que mudou para além da pressão altissima? Saiu o central Tosic, e entrou o central ou pivot defensivo Medel que garante mais qualidade na saída de bola, e este ora se juntava ao Pepe, ora se adiantava e associava ao 6 Hutchinson, por sua vez o Tolgay Arslan que jogou na 1ª parte a par do Hutchinson como pivot defensivo, adiantou-se também, isto é, o Besiktas passou a ter superioridade no meio campo, a ganhar todos os duelos, e assistimos àquele TSUNAMI, quase ficamos sem unhas... Pelos 20 minutos dessa 2ª parte, o Besiktas merecia sem duvida a vitória. No sofá, comentei com o meu filho, "é humanamente impossivel eles manterem esta intensidade toda a 2ª parte...", e assim foi, o Ricardo, quis fazer o que o outro Ricardo faz tão bem, e aquela oportunidade caída do céu, fez soar o alarme do Besiktas, é melhor recuar, e com o empate carimbamos o 1º lugar hoje, todavia, nesse período fomos nós que tivemos a sorte do jogo!
Nos tais 20 minutos da 2ª parte, estranhei muito o conservadorismo do Sérgio, é que nem activou um plano de emergencia, ora mexendo as pedras em campo, ou mexendo desde o banco, e felizmente aquele TSUNAMI não teve consequencias drásticas. Como poderia mexer? O jogo pedia ou um Layun, ou um André2, porque por exemplo o Ricardo no acima e abaixo deu o "estoiro"!
O melhor do FC Porto, o Sá, fez duas enormes defesas, e ambas decisivas. Quanto às "novidades", o maturidade do Maxi foi importante, o Sérgio Oliveira esteve bem (curioso, o Sérgio acumula 4 jogos como titular, 3 na Champions, e todos fora de casa, e em Alvalade), o Ricardo numa posição que tão bem conhece, equilibrou e apoiou defensivamente o Maxi, e ainda teve tempo para desequilibrar, assistiu para o golo, e voltou a assistir o Aboubakar. Globalmente as mexidas revelaram-se assertivas, e ao que o jogo pedia!
Partida com o Monaco extremamente perigosa, se juntaram ontem a 3ª derrota em casa na Champions, o Monaco empatou na Alemanha e na Turquia, pese embora estarem já afastados da UEFA, mas podem vir jogar mais tranquilos.
Recordo que na Champions 11/12 precisavamos de ganhar na 6ª jornada ao Zenit no Dragão, para passarmos a fase de grupos, e empatamos a zero e caimos na L Europa. Em 15/16, na 5ª jornada precisavamos de apenas 1 ponto com o D Kiev no Dragão, para carimbarmos a passagem, e perdemos 0-2, e fomos para à Liga Europa. Sim, eu sei, este contexto é distinto porque o Monaco já não tem objectivos na Champions, mas, nunca fiando...
Observem a classificação:
2º FC Porto 7 P (10-08).
3º Leipzig 7 P (9-9).
Precioso o golo do Maxi ao Leipzig aos 93 minutos, e em todos os sentidos, não fora aquele golo, e hoje o goal average do FC Porto e Leipzig seria rigorosamente igual: 9 golos marcados, e 8 golos sofridos!
PT
Até nem quero falar disso Manuel que me tira do sério...o presidente parece o carroceiro do viera..quer fazer dos seus adeptos burros..ele que se deixe estar calado porque a fase em que devia falar já passou..agora não é preciso dizer nada..e para dizer borrada mais vale estar calado..
ResponderEliminarDeixo umas notas soltas:
ResponderEliminarPresidente, não fomos nós que contratamos o Lopetegui... Também não fomos nós que lhe demos plenos poderes de quase ser Director Desportivo ... "Nas costas dos outros ... vemos as nossas", diz o velho provérbio popular, provavelmente o Sérgio não deixou de pensar naquele velho adágio popular...
Hoje, depois do almoço temos "sorteio" da Taça de Portugal, como não acredito neles, vou deixar prognósticos, oitavos a serem disputados a 13 de Dezembro:
1 Clássico com Benfica ou Sporting, ou um derby nos oitavos, tem sido essa a tendencia nestas fases iniciais da Taça de Portugal!
2 Maritimo, porque passados 4 dias, a 17 Dez jogamos com o Maritimo no Dragão!
3 Rio Ave, porque passados 8 dias, 21 Dez nos cruzamos com o Rio Ave na Taça da Liga!
4 Finalmente, Angrense num regresso do FC Porto aos Açores, e a Angra do Heroísmo!
Bem, hoje ao ver a capa da Bolha, fiquei espavorido, e pensei, será que o Benfica já saltou para os quartos final da Champions, sem ter passados pelos oitavos?
A propósito do CSKA, e do central Aleksey Berezutsky que forma com o irmão gemeo a dupla de centrais dos Russos (e jogam ambos no mesmo Clube há 15/16 anos), mas no ultimo jogo do CSKA o Aleksey fracturou o perónio, e não é que o jogador que entrou para o seu lugar, também se lesionou, e com uma fractura do perónio?! Isto só pode ser magia negra, e tem naturalmente o dedo do Mestre Nhaga!
PT
Boa prestação da equipa em Istambul. Agora as fichas todas contra o Mónaco, depois da batalha com o Benfica, batalha sim porque o Polvo embora desorientado está vivo e não pára de se mexer. Sérgio Conceição muito bem aproveitando os recursos que tem o que é sinal de competência. Que esteve mal e longe do Dragão de outros tempos foi o Presidente na suas declarações. Em nome da consideração que lhe temos e que merece pelo seu historial no Clube, seria melhor que olhasse por ele abaixo e se calasse pois por este andar arrisca a converter-se noutro Mugabe...
ResponderEliminarBom dia,
ResponderEliminarQuero agradecer ao treinador e jogadores por todas as alegrias que me estão a dar esta época.
Lamentar que o Presidente só apareça,quando estamos na mó de cima.
Sublinhar toda a azia da comunicação social,neste benfiquistão à beira mar plantado.
Viva o Futebol Clube do Porto
Ontem não tive possibilidade de ver o jogo.
ResponderEliminarO resultado permite depender do de nós.
Mas cuidado o Mônaco não vai ser fácil.
ResponderEliminarPonto prévio: ESTE Besiktas é, de facto, a melhor equipa do grupo (o Leipzig é muitíssimo bom mas...os turcos têm mais tarimba, mais manha e futebol)! (alguém escreveu um comentário no post anterior, dizendo que o Besiktas estava num mau momento...WTF??!!)
Sobre o jogo: 2 partes distintas, a 1ª em que gostei muito do Porto, personalizado com força e a discutir o jogo de igual para desigual e sem se atemorizar com o inferno! Claro que o Besiktas foi um pouco mais assertivo mas isso já esperava.
Na 2ª parte...HORRÍVEIS 15 minutos, péssima entrada que, aos poucos, acabou por se desvanecer, apesar de eles terem sido melhores na mesma. Curiosamente, tivemos a melhor oportunidade do jogo (Ai Ricardo!!!)
Posto isto (e mais uma vez sem esquecer a PÉSSIMA e AZIADA prestação da Sport TV) tenho a dizer o seguinte: Na 1ª jornada, após a derrota com estes turcos, disse que este Porto era, actualmente, de Liga Europa e não de Champions...Retratei-me a seguir ao jogo com o Mónaco, em que SC me mostrou que a superação era o seu nome do meio, assim como o da equipa!
Passados 3 jogos...tenho dúvidas quanto ao que prefiro, se ficar na LE para ir longe ou na CL para poder vir embora rapidinho...não sei...é estranha esta dúvida e este sentimento de quem acha que a manta é curta mas...tem dado!
No entanto, para quem sobreviveu a equipas fantásticas como Leipzig e Besiktas (com quem nos batemos de igual para desigual), tenho de confessar que MCitys, Barças ou Reais não me amedrontam ASSIM TANTO, pois vejo MUITA raça e abnegação no nosso grupo para os enfrentar de olhos nos olhos (falta saber se as lesões abrandam e se Janeiro será amigo...).
Uma coisa é certa: Que o Porto ganhe ao Mónaco e se apure para os 8ºs! Se não...bemvinda LE!
NOTA FINAL: Ontem, o Carlinhos e o Huguinho, alcolitados pelo Postiga, ficaram muito comovidos com a declaração de SC sobre o atual estado de futebol português, dizendo que era muito corajoso em dizer aquilo, até pq o clube "dele" andava em guerrinhas...
Pois eu...até acendi uma velinha..!PQP
Boas, gostei muito da primeira parte, muito parecida com a de Alvalade e aquele golo de laboratório,a segunda foi sofrer mas também faz parte. Senhor Pinto da Costa, não havia necessidade, Lopetegui? quem o contratou?
ResponderEliminar
ResponderEliminarhttps://www.publico.pt/2017/04/30/desporto/noticia/presidente-do-sp-braga-quer-intervencao-do-ministerio-publico-no-futebol-1770580
Parece agora uma "pomba da Paz" ha semanas atras pedia a intervençao do Ministerio Publico.
A que se deve a mudança ?!
Não vi o jogo por isso não me posso pronunciar sobre o assunto, apenas sobre o resultado, que foi excelente, tendo em conta o panorama que se vive no futebol português. É que elas podem não matar mas moem...
ResponderEliminarO que disse o nosso presidente, aceitaria se fosse o Felisberto adepto a dizer isso (que já o disse bastas vezes), agora como presidente do clube, que lhe deu Ferraris, que lhe deu plenos poderes (e que o abandonou na hora critica, isso também é para se dizer!), e que quando o contratou também achincalhou os antecessores (Sérgio, põe-te a pau), só mostra que PdC acaba por ser o nosso... Robert Mugabe, como disse e bem o Jnporto! Pense primeiro e fale depois senhor presidente!
Sobre a indisponibilidade arbitral, e sem VAR, não é uma greve que vai mudar o panorama do futebol português.
Tudo isto não passa de um caso cultural onde no futebol um doutor cirurgião não se distingue de um trolha!
Basta ir ver os distritais, onde o árbitro é ladrão, corrupto e por aí fora. Basta ir ás camadas jovens onde vemos putos a agredir árbitros! Basta ir ao futebol entre amigos, para se ver amizades desfeitas!
E claro que também os árbitros em Portugal se põem a jeito e de que maneira!
O Universo Porto - da Bancada é amanhã, hoje é um best off...
ResponderEliminarMundo Imundo.
ResponderEliminarAcho que o empate se aceita por aquilo que ambas as equipas fizeram, mas, podia-mos ser mais felizes se Ricardo Pereira não falha o golo na cara do guarda redes. Também direi que se o Marega e o Soares estivessem prontos para este jogo, outro galo cantaria. Para concluir, só não estamos apurados, porque o jogo em casa com os Turcos foi mau de mais para ser verdade.
Mundo Imundo.
ResponderEliminarPara algumas Bestas Vermelhas devo dizer, que aqui há democracia e não andamos a cheirar o rabo a ninguém, isto vem a propósito do sr Pinto da Costa mandar aquela boca ao Lopetegui, perdeu uma grande ocasião de estar calado. Presidente das duas uma, ou vai ao Porto/Canal falar aos sócios ou então esteja calado porque esse tipo de conversa já está fora de prazo.
As declarações do presidente sobre o Lopetegui,são,embora pareçam a despropósito,consequência da presença,recente, do ex treinador no funeral do pai do jorge mendes e fotografado ao lado do corrupto e cadastrado orelhas..e somado à sua dele atitude aquando da milionária indemnização,que ao contrário do que prometeu,não abateu um centimo..mas nada desculpa a inoportunidade das declarações pois o PC sempre repetiu que é o único responsável,e nunca abdica,da escolha do treinador,o que o responsabiliza por ter escolhido um treinador "que não queria ganhar"e por outro lado,quando se luta pela reposição da verdade dos campeonatos do "treta"foi efectivamente um "tiro no pé".Por último a pergunta que se impõe:porquê só agora a contratação do Sérgio..
ResponderEliminarFicou muito mal na fotografia o presidente..e com a agravante que não fala para "burros"
Cumprimentos
NP
Vi pouco, do pouco que vi viu-se pouco. Mas SC esta a tirar tudo deste plantel. E treinador que soma vale muito. Besiktas é belissima equipa. Venha o aves.
ResponderEliminarCaros Portistas,
ResponderEliminarOntem fizemos o que nos foi possível com os jogadores disponíveis. Com todos disponíveis acho que teríamos feito mais, mas não foi mau pois ficamos a depender só de nós. Acho que na 2ª parte se tivéssemos subido mais a linha de pressão teríamos tido um melhor resultado. Não concordo nada em ir para a LE, 1º agora seria um fracasso e 2º a LE não dá o dinheiro da champions e nós precisamos é de dinheiro já para não falar no prestigio. Com todos disponíveis mais 2 ou 3 reforços quem sabe se não chegamos longe, alma e vontade não falta portanto com muita sorte who knows??
Quanto ao Presidente realmente mas que falta de chá e de respeito. Há coisas que a idade/experiência nos deveria trazer, sobretudo bom senso, mas ao Presidente parece que não, só piora. Nas poucas(graças a Deus)intervenções que tem feito é um desastre, nunca pensei, que tristeza ... enfim vamos indo e vamos vendo...
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
Um resultado razoável para nós, se o Ricardo não falha, até poderíamos, porventura, ter ganho, mas o empate aceita-se.
ResponderEliminarGostei do trabalho do José Sá, o caminho faz-se andando e ele começa a justificar. Para mim, se bem aproveitado, fará um caminho de sucesso.
Quanto ao Presidente, não havia necessidade...
Quanto À arbitragem, vamos aguardar para ver melhor os contornos desta tomada de posição.
De qualquer modo, o caldinho para o dia 1 anda a fazer-se por parte da benfaria.
A minha visão do jogo não difere sensivelmente da aqui expressa o amigo M.V.Pouco. Excetuando a pressão que o Besiktas exerceu nos minutos iniciais do segundo tempo, a partida decorreu de modo bastante equilibrado, e com sorte até poderíamos ter conseguido mais. Certo, é que o Futebol Clube do Porto mostra condições para se bater dignamente com as melhores equipas e a manter, como se espera, esta tendência da ascensão vamos regressar a breve prazo aos êxitos a que aspiramos e precisámos.
ResponderEliminarDRAGÃO, SEMPRE!