quinta-feira, 30 de novembro de 2017
F.C.Porto - SLB. Que a enorme vontade de ganhar não tire discernimento, dentro e fora do campo
Queremos muito, muito mesmo, vencer o clube do regime. Porque queremos ganhar sempre; porque é um rival na luta pelo título e uma vitória deixa-os a 6 pontos; mas, principalmente, porque este Benfica de Luís Filipe Vieira é um polvo tentacular, com métodos mafiosos, uma espécie de tumor que alastra e que se não for parado pode matar um futebol que se quer com verdade desportiva. Mas um clássico é sempre um clássico e tudo pode acontecer. Por isso essa vontade não pode, nem deve, tirar-nos o discernimento, levar-nos a subestimar o adversário, pensar em facilidades. Não, não podemos ir por aí, sob pena de nos tornarmos sôfregos, ansiosos, precipitados. Também não devemos querer fazer tudo bem e depressa. Importa é ganhar, nem que seja por meio a zero, não precisamos de provar nada, não precisamos golear, embora adorássemos. Porque, não tenhamos dúvidas, eles não vêm jogar de peito aberto e no campo todo. Não, vão ficar atrás, esperar pelo erro, para depois beneficiar do nosso nervosismo e intranquilidade, para conseguir, primeiro, não perder, depois tentar ganhar. Um Dragão lotado, fervoroso, apaixonado e vibrante no apoio do primeiro ao último minuto, é fundamental. Mas é dispensável um público nervoso, ansioso e que transmita para dentro do campo instabilidade.
A minha equipa:
José Sá, Ricardo, Felipe, Marcano e Alex Tewlles, Danilo, Herrera e Óliver, Marega, Aboubakar e Brahimi.
Equipa do SLB:
Bruno Varela, André Almeida, Luisão, Jardel e Grimaldo, Fejsa, Pizzi e Krovinovic, Salvio, Jonas e Cervi.
Rogério Alves, adepto do Sporting e colonista no panfleto da queimada, propósito da questão das imagens que o SLB colocou no twitter, do lance do penalty sobre Danilo, incluiu a parábola do Rei vai nu. Como acho que é um fato à medida do Leitor...
O rei vai nu:
«Era uma vez um rei muito vaidoso e que gostava de andar muito bem arranjado. Um dia, vieram ter com ele dois aldabrões que lhe falaram assim:
- Majestade, sabemos que gosta de andar sempre muito bem vestido - bem vestido como ninguém; e bem o mereceis! Descobrimos um tecido muito belo e de tal qualidade que os tolos não são capazes de o ver. Com um fato assim Vossa Majestade poderá distinguir as pessoas inteligentes dos tolos, parvos e estúpidos que não servirão para a vossa corte.
- Oh! Mas é uma descoberta espantosa! - respondeu o rei. Tragam já esse tecido e façam-me o fato; quero ver as qualidades das pessoas que tenho ao meu serviço.
Os dois aldrabões tiraram as medidas e, daí a umas semanas, apresentaram-se ao rei dizendo:
- Aqui está o fato de Vossa Majestade.
O rei não via nada, mas como não queria passar por parvo, respondeu:
- Oh! Como é belo!
Então os dois aldrabões fizeram de conta que estavam a vestir o fato, com todos os gestos necessários e exclamações elogiosas:
- Ficais tão elegante! Todos vos invejarão!
A notícia correu toda a cidade: o rei tinha um fato que só os inteligentes eram capazes de ver. Um dia o rei resolveu sair para se mostrar ao povo. Toda a gente admirava a vestimenta, porque ninguém queria passar por estúpido, até que, a certa altura, uma criança, em toda a sua inocência, gritou:
- Olha, olha! O rei vai nu».


O rei que bápáputa que o pariu!
ResponderEliminarAmanha vamos rasgá-los todos!
Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca, oxalá tenhamos dentro das quatro linhas humildade,empenho, discernimento, consistência, destreza e capacidade para com maior ou menor dificuldade obter um desfecho positivo e saboroso.
Depois espero que fora das quatro linhas não ocorram nenhuns problemas e que as autoridades competentes estejam devidamente atentas às claques ilegais,violentas e assassinas.
Finalmente desejo que o árbitro não interfira no desenrolar dos acontecimentos e seja feliz nas suas decisões,bem como que o VAR não seja cego,surdo e mudo,mas antes que tenha um contributo positivo para o desafio.
Abraços
Silvestre
Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca,os lampiões sob a tutela de Luís Filipe Vieira estão a manchar o futebol português com manobras obscuras para ganhar a qualquer custo,bem como mantendo claques ilegais,violentas e assassinas,tal como uma cartilha baseada no ódio, enfim Luís Filipe Vieira é uma figurinha nojenta que tira partido do cargo que ocupa para evitar pagar as suas tremendas dívidas bancárias ou obter favores para as suas empresas, portanto não tem moral para falar em bons costumes e apelar à paz no nosso futebol.
Abraços
Silvestre
Boa noite Vila Pouca e Sócios e Adeptos Portistas
ResponderEliminarDentro de umas horas começa o jogo, mas não e apenas um jogo de futebol que se disputa esta noite, e muito mais do que isso, acredito que para cada Portista este jogo tem um significado transcendental, que representa a batalha árdua de um clube, de uma região contra o poder instalado na capital do império falido, onde o poder se compra e vende sem honra nem gloria...
Que todos juntos, Presidente, Adeptos, Sócios, Equipa técnica, Treinador SC, Jogadores em campo, no banco ou bancada saibam perceber o que o jogo pede em cada momento e saibam agir em consonância com o momento que o jogo pede, em suma, que saibam agir afirmativamente e que todos juntos se consiga a conquista desejada, pode ser apenas mais uma batalha, mas esta será dura e pede cabeça fria, mas também audácia, crer e determinação...
FORÇA FUTEBOL CLUBE DO PORTO
P.s:
"O Rei vai nu!"
Li essa historia em criança nos "Contos Tradicionais de todo o Mundo"
Curiosamente no livro não indicava onde foi, mas retrata claramente o que se passa hoje em dia no futebol em Portugal...
Abraço, Gil Lopes
ESTE JOGO VAI SER DECISIVO PARA CORTAR O CICLO DE 4 ANOS. TEMOS DE VENCER!
ResponderEliminarVamos ver a criatividade do SC. Ambas as equipas nao gostam de ter a bola, mas jogamos em casa por isso cabe ao SC garantir que nao caimos no ridiculo de lhes dar a bola... a ver como fara isso sem corona sem oliver e com o provavel sergio oliveira (se o brahimi nao jogasse hoje a bola do jogo ia ser torturada de uma forma cruel e inimaginável).
ResponderEliminarNa edição digital do Jornal de Notícias de hoje pode ler-se: "Euforia na chegada do Benfica a Gaia". Entra-se no filme que apoia a notícia e quando se espera uma multidão eufórica a vitoriar o rei, como de costume em pêlo, dá-se o desencanto pois vê-se apenas meia dúzia de pessoas e os gritos em som de fundo de habituais grupos organizados. É a história das nossas vidas, levar com a propaganda da "grandeza" e de euforias dos benfiquistas tal como levamos da Coca Cola, do Fairy, do Skip ou do Licor Beirão que se afirma como o Licor de Portugal. Quero la saber da suposta grandeza desse clube. Quero é que a sorte e a competência esteja com o nosso Futebol Clube do Porto no jogo de mais logo em que temos tudo para vencer desde que nada venha a afectar a verdade desportiva e que não haja coisas feitas por outro lado...
ResponderEliminarAllez Porto Allez
ResponderEliminarnós somos a tua voz
queremos esta vitória....
https://www.youtube.com/watch?v=ttX_4pESSH4
Helder Mendes...
ResponderEliminarO FC PORTO não gosta de ter bola??????
Na verdade ate gostamos, mas este ano o SC nao se importa muito se os do outro lado andarem com ela mais tempo. No fundo, ele gosta mais de a roubar do que a ter.
EliminarHoje é só nervoso miudinho. Se fosse um dos jogadores do FC Porto a participar, durante o dia a conversa seria pouca, a distracção muita, embora o foco nunca desaparecesse.
ResponderEliminarDepois de pisar o relvado acabavam as fantasias e com concentração e frieza q.b. até os comia.
SC é moço para surpresas e acho que hoje irá confirmar isso, pois embora S Oliveira tenha sido opção para este tipo de jogos, o onze com Oliver faz sentido.
Bom dia Sr.DVP
ResponderEliminarA capa da Queimada é surreal.
Cumprimentos
Bruno Moutinho Guedes-23657
Independentemente do resultado é um ORGULHO ENORME SER DO FCPORTO.
É ALGO QUE ENCHE A ALMA ALGO QUE NASCE CONNOSCO QUE VIVEMOS E SENTIMOS.
O FCPORTO É MAIOR QUE UM RESULTADO QUE ANOS DE ESPERA, É UM MODO DE VIDA.
AGRADEÇO AO MEU PAI SER FCPORTO E ISSO CORRER NAS VEIAS.
Bom, quando hoje todos os jornais nos deixam estatísticas sobre este clássico, e como essa é a minha praia, vou cozinhar a estatística à minha maneira, naturalmente sem forjar numeros, e como esta é uma partida para o campeonato, os registos que deixo são apenas e só sobre os 83 campeonatos disputados em Portugal!
ResponderEliminarPara começar, 70 CLubes/Equipas já disputaram os 83 campeonatos realizados em Portugal, e o FC Porto é a unica Equipa que tem superioridade no confronto directo com todos esses 69 adversários, nesses 83 campeonatos disputados!
O FC Porto disputou com o Benfica 166 clássicos para o campeonato, com este somatório: 65 vitórias, 46 empates, e 55 derrotas, portanto, o FC Porto acumula mais 10 vitórias versus o Benfica.
(Se o FC Porto junta mais 10 vitórias, no confronto directo com o Benfica, porém, essa vantagem diminui com o Sporting, apenas 5 vitórias de vantagem, isto é, e dizem os numeros, tradicionalmente o Sporting é o adversário mais dificil para o FC Porto).
82 jogos no Porto (apenas um disputado em Braga, no 1º Maio), com os seguintes registo do FC Portos: 50 vitórias, 20 empates, e 13 derrotas.
Em 83 partidas disputadas em Lisboa, com estes numeros: 15 vitórias, 26 empates e 42 derrotas.
O semi-profissionalismo, assim como as competições da UEFA, começaram a ser disputadas em meados da década de 50. Vejamos então os clássicos disputados nos ultimos 60 campeonatos, com 120 clássicos realizados, campeonatos esses balizados entre 1957/58 e 2016/17:
Total, ultimos 120 clássicos: 46 vitórias, 41 empates e 33 derrotas, novamente a vantagem continua a ser do FC Porto.
Nesses 60 ultimos campeonatos, registos em casa do FC Porto: 34 vitórias, 17 empates, e 9 derrotas.
Registos do FC Porto, nos ultimos 60 campeonatos fora: 12 vitórias; 24 empates e 24 derrotas.
A melhor década do FC Porto como visitado tendo como adversário o Benfica, regista-se na década de 50, 8 vitórias, e 2 empates.
O FC Porto, tendo como adversário o melhor Benfica de sempre, justamente o Benfica de Guttman bi Campeão Europeu, em 1960/61 e 1961/62, venceu nesses 2 campeonatos os 2 clássicos nas Antas, empatou outro na Luz, e apenas perdeu uma partida em Lx!
Seculo XXI, disputaram-se 34 clássicos para o campeonato, com este somatório:
16 vitórias, 12 empates e 6 derrotas, para o FC Porto!
O FC Porto nas Antas e Dragão neste século registou: 10 vitórias, 5 empates e 2 derrotas.
O FC Porto na Luz, neste século disputou 17 partidas, com os seguintes registos: 6 vitórias, 7 empates e 4 derrotas.
(neste século, o FC Porto venceu 6 partidas na Luz, e perdeu apenas 4 jogos no mm Estádio).
Finalmente, nestes 4 ultimos anos de jejum, disputaram-se 8 clássicos FC Porto Benfica, e novamente com vantagem do FC Porto: 3 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.
Termino, as estatísticas, nunca ganharam campeonatos, nem uma mera partida, mas, definem um padrão, e tradicionalmente o FC Porto, em todos os "horizontes temporais", tem vantagem no confronto directo com o Benfica, portanto, que hoje se cumpre essa mesma tradição, com uma vitória, claro!
(o meu onze seria este: Sá, Ricardo, Marcano/Felipe e Telles; Danilo/ Sérgio O/Herrera; Marega, Brahimi e Aboubakar. Todavia, não creio que esse seja o onze do SC, provavelmente irá entrar o André2, para fazer de Corona, mas fazê-lo de forma distinta, e sairá o Sérgio O).
Até amanhã, e 1 abraço Portista,
PT
Acho que não vem em boa altura este jogo com os mouros.
ResponderEliminarOs sinais da equipa não tem sido os melhores. Portimonense, belenenses, besiktas e aves foram jogos difíceis e que mostraram debilidades. Com a agravante de nas aves o porto ter falhado novamente num momento crucial, algo que tem acontecido nos últimos anos.
Em contraponto os mouros estão melhores do que no início.
Perante este cenário, espero e acredito em muitas cautelas de ambas as partes. A derrota para qq das equipas pode influenciar o resto da época. Acho que dará empate.
Claro que está que se tivessemos ganho nas aves um empate hoje seria um resultado que se percebia. Daí a minha insistência e sublinhado no tal momento crucial que não podiamos ter falhado.
Contudo uma vitória permitia corrigir em parte esse pormenor.
11 inicial igual mas sergio oliveira no lugar do oliver. Porque tem sido o modus operandi em jogos importantes (Mónaco, alvalade, por exemplo)
Artur Chaves
Hoje temos de ganhar, pelos 3 pontos, mas muito também para contermos a raiva em relação a tudo o que se tem passado, e para calarmos todo este país que aos olhos dos meios de comunicação social é um Benfiquistão.
ResponderEliminarNo Porto 10 dos 11 serão quase unânimes ,o que falta sairá ou de Maxi ou Layum, ou 1 dos 3 médios.A 3a via será o SC entrar com a carne toda no assador, com marega na direita e Abou e Tiquinho no meio.
O Polvo tal como já previra e como o DVP tb prevê jogará com a mesma equipa que ganhou ao Setúbal.
FC Porto para sempre e até à morte
Filipe b
Enfim este campeonato tem que existir muito sofrimento, não vai ser fácil apesar de estarmos em primeiro com os mouros lagartos.
ResponderEliminar