sexta-feira, 3 de novembro de 2017
Nunca um treinador fez tanto com tão pouco
Foi uma verdadeira noite de Champions, daquelas em que acaba o jogo e nós que não jogamos, estamos cansados, parece que acabamos de fazer uma longa caminhada por ruelas e calçadas, da Ribeira até à Foz, por pedras sujas e gastas e lampiões tristes e sós. Cansados, mas felizes. Pela vitória, obviamente - vencemos uma equipa, colectiva e individualmente de grande qualidade, uma das melhores equipas de um campeonato muito competitivo e com as virtudes da escola alemã -, mas principalmente porque vemos atitude, carácter, raça, alma, um espírito capaz de ultrapassar todas as dificuldades e contrariedades, uma filosofia positiva, sem queixumes nem lamúrias, se não temos cão caçamos com gato. Não vou usar o chavão, isto é Ser Porto, prefiro dizer que nos últimos anos e é preciso recuar muito, nunca um treinador fez tanto com tão pouco. Porque se no campeonato podemos não ganhar, mas temos obrigação de ganhar a maioria dos jogos, já na Champions, vencer em casa do campeão francês e o vice-campeão alemão, não é coisa pouca, é merecedor dos maiores elogios. Não é embandeirar em arco, euforia prematura, elogio fácil, não, é apenas constatar a realidade e fazer justiça a quem merece.
Sábado entraremos em campo passadas menos de 72 horas após o término do jogo com o Leipzig. Não devia ser assim, mas esta é uma guerra perdida, o dinheiro das televisões é fundamental para a sobrevivência dos clubes e portanto... Mas uma equipa confiante, com a moral em alta e animicamente fortalecida, ultrapassa mais facilmente as dificuldades físicas e junto com o apoio do público do Dragão, será, como diz o treinador, competitiva e estará à altura das exigências de mais um jogo que é fundamental vencer. Antes de mais uma pausa para compromissos com as selecções, manter a liderança isolada é um objectivo que importa conseguir.
A minha equipa:
José Sá, Ricardo, Felipe, Marcano e Alex Telles, Diego Reyes, Herrera e Óliver, Corona, Aboubakar e Brahimi.
Suplentes, Casillas, Maxi, André André, Layún, Sérgio Oliveira, Hernâni e Galeno.
Soltas.
Lixeiras da Cofina: "Mourinho já falou com Vieira e reservou Svilar". Faltou acrescentar, para o lugar de Lukaku.
Como é que o panfleto da queimada, sem ter qualquer tipo de informação sobre o estado de saúde de Corona, colocou ontem em destaque de capa que o mexicano está fora do jogo com o Belenenses? Não está, se não sabem não especulem, esperem pelo boletim clínico.
Silviozinho Cervan, o senador pateta, diz que as arbitragens dos jogos do Benfica nas competições europeias, têm sido consistentemente más. É, Silviozinho, na UEFA não há padres nem meninos queridos. Habitua-te.



Concordo em absoluto com o post, Sérgio, tem feito imenso, sem queixas nem lamexices...Com ele, somos mesmo Porto, mais nada...
ResponderEliminarUma coisa que me agradou logo ao ouvir o que dizia no fim do jogo,mais ou menos isto, "estamos fatigados, há lesões, mas ... vamos ser competitivos"... Imediatamente um sinal de confiança e positivo.
Já agora, acabei de ver parte do telejornal da sic. Falaram da violência que se deu à porta de uma discoteca em lisboa, entretanto encerrada.... Até aqui, tudo bem, mas...no fim da notícia, foram buscar a operação fenix, e qual o nome sonante da caixa???? Acertaram, Pinto da Costa!!!!!!!!!!!!!!
Para jogos sem qq interesse e qd o descanso no clube é importante, Fernado Santos não convoca ninguém do Benfica e leva 3 do FCP.
ResponderEliminarAposto que para o Mundial haverá mt pressão, e talvez leve o central e o vesgo do Benfica.
Fica o registo.
Caros Portistas,
ResponderEliminarSó há uma forma de retribuirmos aos nossos bravos rapazes a vitória na raça de quarta-feira, enchermos o Dragão amanhã e empurrá-los para a frente para conseguirmos vencer mais esta final.
SE ÉS PORTISTA DE CORAÇÃO
AMANHÃ VAIS AO DRAGÃO!
VAMOS PORTO!!
FORÇA PORTO, VENCCE POR NÓS...
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
Embora confiante, eles "obrigam-me" a isso, não deixo de estar um pouco desconfiado. Porque é "tradição" os jogos disputados antes e depois da Champions serem sempre complicados, porque o adversário vai jogar com o tempo e o posterior cansaço provindo da partida de quarta-feira vai ditar leis e finalmente, há uma história com o Belenenses - este ano bem treinado e com resultados interessantes, excepção feita aos jogos com os corruptos vermelhos.
ResponderEliminarTeremos de tentar apertá-los na 1ª parte, fazendo golos e depois fechar o tasco para balanço.
P.S.
Vi o vídeo do obeso Freitas, do namoro do Melão, do "impotente" Futre e do maluco Fernando Mendes e aquilo é só confrangedor, ridiculo e rasca. Lixo televisivo.
Eu vou lá estar amanhã a cantar e a apoiar
ResponderEliminarOmar Govea foi convocado para a seleção do México. Um dos emprestados que pode vir a ser "reforço".
ResponderEliminarBoa noite,
ResponderEliminardisse SC hoje na conferência "amanhã é uma final, é ganhar ou ganhar " isto sim é ser Porto sem o dizer, é o verdadeiro sentir do que é que tem de ser o Porto.
Este post é mais do que merecido, estou completamente rendido ao trabalho que o Sérgio tem feito até ao momento, quer na parte motivacional que além dos jogadores nos agarrou a nós adeptos, e ao mesmo tempo na parte técnica, temos TREINADOR.
Amanhã o onze que tinha na cabeça não tinha o Diego Reyes, tinha o AA, mas se calhar e pensando bem penso que o DR não é mal pensado, um 6 mais à Danilo, e se correr bem mais uma opção ganha.
Amanhã e como diz o nosso treinador é ganhar ou ganhar.
Porto sempre é até à morte
Filipe b
Ganhar a este leipzig não é para todos. Não sei que portos ganhariam a este leipzig, mourinho e vilas boas? Este é o melhor elogio que se pode fazer ao SC.
ResponderEliminarFala-se nos emprestados mas ,vamos ser honestos, Rui Pedro e Paciência não conseguem assumir no boavista e Setúbal e vem jogar para o porto em janeiro?
Equipa para amanhã (424): Sá, Ricardo, Filipe, Marcano, Telles, Reyes, Herrera, Corona, Galeno, Aboubakar e Brahimi. Poucas alterações (só 2) e oportunidade para reyes adquirir ritmo competitivo e para uma surpresa que pela sua irreverência pode dar ânimo extra ao jogo - galeno.
Artur Chaves
Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca, realmente Sérgio Conceição e restante equipa técnica acrescentaram outra alma, personalidade e destreza à nossa equipa, recuperaram jogadores que pareciam não contar para o FC Porto, como por exemplo Marega, Aboubakar, Sérgio Oliveira e Diego Reyes, portanto em diversas vertentes têm sido preciosos na nossa caminhada e sinceramente creio que paulatinamente estamos numa rota que nos pode conduzir com maior ou menor dificuldade à reconquista do título nacional.
Depois o triunfo diante do Leipzig em particular mostrou claramente o carácter,a determinação e destreza de uma equipa tremenda que não tremeu diante da adversidade e conseguiu graças às suas virtudes, bem como à distinta liderança de Sérgio Conceição ultrapassar todos os obstáculos e obter um desfecho saboroso.
Finalmente oxalá amanhã conseguimos diante do Belenenses alcançar um desfecho positivo,por outro lado estou seriamente preocupado com o Grimaldo,pois como é sabido Guardiola já o observou e recentemente segundo Nuno Farinha o Manchester United está a pensar no mesmo, enfim perante tal panorama temo que o jogador seja retalhado e vendido aos pedaços aos emblemas de Manchester, enfim os contos da carochinha ou da cartilha são mesmo muito cómicos.
Abraços
Silvestre
Amanhã será mais uma dura batalha,mas eu acredito.
ResponderEliminarA crença,a raça desta equipa é enorme.
Força Porto.
Artur Chaves
ResponderEliminarTambém Marega e Aboubakar não contavam para outros treinadores, e agora suspiramos por eles.
Quem poderá garantir que Rui Pedro e/ou Gonçalo Paciência, não singrariam no FC PORTO? Ninguém. Por vezes basta um simples clic, uma simples frase, um simples incentivo ou um desgraçado de um insignificante pormenor para se alcançar o estrelato!
E conforme o Vila Pouca "posta" SC faz de vassouras, jogadores de futebol.
Um plantel curto tem a desvantagem de ser vulnerável a épocas longas e competições múltiplas, mas tem a vantagem de fazer jogar todos, de ter a tal famosa rotatividade em alta. E os jogadores o que gostam é mesmo de jogar!
Em relação à falta de soluções parece-me que podemos olhar com mais atenção para a equipa B. Laterais e centrais parece-me que que temos qualidade para um deles subir de imediato caso fosse necessário. No meio campo sou fã de moreto cassama e de Luisão. Além de qualidade têm estampa física que faltava habitualmente à nossa equipa mesmo quando foi campeã. Fede varela faz-me lembrar Oliver com mais capacidade de fazer golo. Na frente já temos Galeno para ir apostando. Sei que Gonçalo paciência não se afirmou totalmente em setúbal mas para mim ele é avançado de equipa grande. Podia afirmar-se mais facilmente numa equipa ofensiva como é o FCP. Mário FCP.
ResponderEliminarTanto o Rui Pedro como o Paciência são jogadores que apreciava muito ver no porto, porque acho que têm qualidade. Só acho é que têm que chegar com alguma moral que só acontecerá quando singrarem nos clubes onde estão, independentemente do contexto onde estão inseridos, clube, sistema tactico etc.
ResponderEliminarMarega e aboubakar eram titularíssimos, com a mais valia de terem somado muitos golos. Ricardo Pereira, melhor lateral dto em frança.
Acho difícil um emprestado, do nada voltar ao plantel. Acho que não é bom para todas as partes. É mais discutível o destino dos empréstimos mas quanto a isso temos que nos sujeitar pois por vezes não há escolha.
Artur Chaves
É um facto que Sérgio Conceição tem feito um trabalho fantástico mas permita-me discordar da ideia de fazer tanto com pouco pois o plantel tem reconhecido valor sendo a base do seu sucesso a sua competência e a oportunidade que SC tem em governar o plantel sem influência de empresários que gravitam à volta do Clube como consequência dos constrangimentos impostos pela UEFA. Há males que vêm por bem e a poupança que nos foi imposta terá acabado, ou pelo menos limitado, a vertigem de comprar e vender jogadores que varreu o nosso clube nos últimos anos que descurava o jogo e privilegiava os negócios. Outro mal que terá vindo por bem é a travessia do deserto de quatro anos sem ganhar nada o que obrigou o Porto e FJM a pôr a boca no trombone sobre as coisas feitas por outro lado e ao inicio da limpeza da sujeira que o estado lampiânico vinha criando. Quem tudo quer tudo perde e o Benfica tudo quis. Pois tivesse o seu colinho deixado o Porto ganhar os dois campeonatos que merecia (o primeiro de Lopetegui e o de NES) e provavelmente estaríamos agora a comprar Bolis e Depoitres sob a batuta de NES ou de algum seu sucedâneo. Abraço e Boa Sorte para logo...
ResponderEliminarJnporto, o SC só teve uma aquisição e para um lugar que ficando o Casillas, nem precisava. Recuperou vários jogadores emprestados, Reyes, Ricardo, Aboubakar, Marega, tem um jogador importante como o Soares lesionado há muito tempo, quase nunca foi utilizado e mesmo assim tem 9 vitórias e um empate no campeonato, está na luta para os oitavos num grupo muito equilibrado em que estão o campeões turcos, franceses e o vice-campeão alemão. Se isto não é fazer muito com tão pouco... sinceramente não me lembro de nada semelhante nos últimos anos.
ResponderEliminarO ponta-de-lança que me encheria as medidas, seria a fusão do André Silva com o Gonçalo Paciência.
ResponderEliminarJá sobre o Rui Pedro, sem querer especular, tenho a sensação que não tem ou teve, a postura que o Sérgio quer.
"Nunca um Treinador fez tanto, com tão pouco...", começando por aqui, já o referi, creio que o Sérgio irá deixar uma marca de água no FC Porto, provavelmente, daqui a 15/20 anos, estaremos aqui a recordar o Porto de Conceição, independentemente, de ganhar ou não (aqui não alinho em convicções, porque gato escaldado...), aliás, Pedroto na sua 1ª passagem pelo FC Porto, num triénio "apenas" venceu a Taça de Portugal de 1968. A personalidade muito forte do Sérgio, ou o carisma que transborda, e logo me ocorre dois nomes que deixaram marcas profundas no FC Porto: Pedroto e Mourinho!
ResponderEliminarPartida de hoje, tenho algum receio, primeiro pelo efeito ressaca europeia, e as sequelas que essas sempre deixam, depois, as duas ausencias do onze principal. Quais as recordações que tenho do Belem a jogar nas Antas ou no Dragão? 1974/75 o Porto de Aimoré Moreira, que tinha liderado esse campeonato no 1º terço, foi goleado por 0-4 nas Antas pelo Belem do Pincho, do Sambinha, do Pietra, do Quinito, do 115 Freitas, do Paco Gonzalez, ou do longilineo Alfredo de cor que marcou a abrir nessa partida. Nessa mm temporada, também me recordo e vi um FC Porto 1 V Guimaraes 1, ambos líderes então do campeonato nesse 1º terço, um Vitória do Wilson que contava com o Abreu, Romeu, Tito que marcou, Custódio Pinto e Jeremias. Neste século, na 1ª temporada completa de Mourinho 02/03, creio que todos nos recordamos de um FC Porto 2 Belem 2, na 1ª jornada, com o oxigenado Neca a bisar, e o Jankauskas a empatar nos descontos. Posteriormente, já em 2007/08, o Porto de Jesualdo em 8 jornadas, juntava 8 vitórias, e à 9ª jornada no Dragão, o Belem do Jesus empatou a um golo, também vi essa partida, esse Belem contava com o Costinha na baliza, o Candido Costa era lateral direito, o Rolando, o Ruben Amorim, o Zé Pedro e o Silas, ou o P Lança Weldon. O Lucho nessa partida lesionou-se precocemente, e o "brinca na areia" Leandro Lima entrou para o lugar do Lucho, curiosamente, o futsalista LL viria a ser substituido, tal a sua qualidade, há mais, mas estas são algumas das minhas memórias do Belem!
Onze para hoje, o Sérgio referiu ontem que tinha de ser criativo, daí que irá provavelmente adaptar, o meu onze: Sá, Maxi, Marcano/Felipe e Telles; André A, Herrera e Oliver; Ricardo, Brahimi e Aboubakar. Recordo que nas duas ausencias para as Taças do Danilo, foi o André que fez a posição 6, depois, a fadiga muscular que o Corona apresentou na 4ª feira, será um convite à prevenção, porque problemas musculares já temos três, com o Corona no banco, o Ricardo poderá subir na direita, e o Maxi fica com a lateral direita!
Lesões, uma rotura muscular, implica um tempo de paragem de 4/6 semanas, isto é, o Marega não fará 5/7 jogos, e era bom que o Tiquinho regressasse pós esta paragem para as Selecções. Também é sabido, que uma maior densidade competitiva, implica um aumento dos índices de suspeição lesional, vejamos o que aconteceu neste ultimo ciclo, e retiro daqui o jogo com o L Évora no Restelo, começou a 17 de Outubro na Alemanha com o Leipzig, Paços, Leixões T Liga, Boavista, e finalmente o Leipzig no passado dia 1 Novembro, em 15 dias, 5 partidas oficiais, quem cumpriu essas 5 partidas completas, ou 450 minutos? Sá (precisa de baliza), Felipe e Aboubakar. Isto é, se hoje o Felipe e o Aboubakar cumprirem os 90 minutos, farão 6 jogos completos, ou 540 minutos de jogo, em apenas 19 dias. Se temos o D Reyes para o eixo da defesa, não temos neste momento alternativa à posição 9, vou mais longe, se hoje tivessemos Danilo, não faria mal fazer descansar o Felipe, o Abou não pode fazê-lo porque não há Tiquinho. Este é um tema importante, e sobretudo mt sensível!
PT
P.S. De seguida vou deixar a minha opinião sobre o plantel, emprestados, ou reajustes de Janeiro, já não há espaço aqui!
Caro Artur Chaves, relativamente aos emprestados do FC Porto:
ResponderEliminarChidozie, titular no Nantes 4ª classificado da Liga Francesa!
Mikel, titularissimo no Bursaspor 6º classificado na Turquia!
João Teixeira, titular no Sp Braga!
Gonçalo Paciência, titularissimo no V Setubal, "sentou" o experiente Edinho, este só joga em casa, quando o Couceiro opta por jogar com 2 P Lança, no 4 4 2 da moda em Portugal!
Rui Pedro, depois do peruano Bulos se lesionar, assumiu a titularidade no Boavista, e até marcou no Estoril, com a recente surpresa Yusupha Njie no jogo com o FC Porto, veremos quem ganha o lugar na posição 9!
Depois, temos o Inácio no Portimão, ainda não jogou por lesão, e o Fonseca no Estoril tem alternado o banco com a titularidade!
Ora vamos lá pensar, temos um plantel com 22 Atletas, 3 deles G Redes, depois temos a Equipa B (Dalot e Galeno pe), "o FC Porto tem um plantel curto", é isto o que habitualmente ouvimos ou "oulemos", e se a esses 22, acrescentarmos 4 emprestados? Quais? Chidozie, Mikel, Teixeira, Paciencia ou Rui Pedro, e eu pergunto, com a inclusão daqueles 4 jovens, continuamos com um plantel curto? Não me parece, e todos acrescentam qualidade. E eu pergunto, não foi o Treinador Sérgio Conceição que anuiu aqueles emprestimos? Será mais fácil gerir um balneário com 22 Atletas, ou 30, tal como o Benfica? Como se gerem expectativas? Não fará bem ao Chidozie, ao Mikel, ao Teixeira, ou ao Gonçalo jogar? Quantos minutos acumulariam no FC Porto na presente temporada? Jogavam Taças, e com meia duzia de minutos, iriam maturar sem competir?
Voltando ao "titalo" deste post, curioso, se observarmos as ultimas 10 temporadas (vou retirar esta), o FC Porto em termos médios investiu cerca de 30 M€/temporada no reforço do seu plantel, mas, há excepções, por exemplo, a ultima vez que o FC Porto foi Campeão, em 2012/13, o FC Porto investiu apenas 10 M€ (Jackson e Fabiano), isto é, é possivel fazer muito, com poucos recursos (o Sebá da B, era então o Galeno, lembram-se?). A talhe de foice, o Porto do NES, investiu na temporada passada cerca de 57 M€ no reforço do plantel, como é possivel? Oliver, Layun, Boly, Telles, Felipe, Depoitre e Soares, agora somem ...
Reajustes no plantel? Há por aí disponivel um Nainggolan para a posição 8, e um Taison para desequilibrar? Pois é, estes dois entravam de "caretas", mas, não há dinheiro, não há vícios...
Reajustes em Janeiro mais a sério. Até Dezembro, o FC Porto disputará 27 partidas oficiais (faltam 11 jogos), já em 2018, dependente das Taças e Champions, o FC Porto em 5 meses, fará cerca de 23/25 jogos, se alcançarmos os oitavos da Champions, a partir de meados de Março, apenas teremos competições internas, será jogar semana a semana (com tempo para preparar as Jornadas), daí que, perspectivo que teremos 1 a 2 reforços cirurgicos, e esses podem mesmo ser regressos, mas, também perspectivo 1 a 2 saídas neste plantel!
Todos nós temos amigos, ou conhecidos, que treinaram Equipas Amadoras ou Profissionais, eu tenho, e sabem o que eles me dizem? Ora nos Distritais, ou nos escalões Profissionais, preferem trabalhar com um plantel rico em termos de qualidade, mas, curto, sobretudo para gerir o balneário!
PT
Sobre as posturas dos jogadores, não me posso pronunciar, os treinadores lá sabem e se há vedetismos ou caras feias, o caminho é naturalmente a saída, se as conversas pedagógicas não resultam.
ResponderEliminarMas tenho para mim, faz muito tempo, que os jovens devem ser lançados de forma sustentável nas equipas, reservando sempre um lugar no banco para um ou oois e colocá-los de forma sustentada.
Acredito que com o espírito correto, os dois avançados, mais um ou ouyro da B se afirmariam...
Poupanças, rotatividade, planteis e Companhia...
ResponderEliminarO Leipzig está a jogar agora com o Hannover, e do onze titular que jogou no Dragão, 4 deles estão no banco, e dois nem convocados, quem são: Bernardo, Kampl, Keita e Forsberg no banco, o Orban e o Augustin, nem nos 18 estão. O Leipzig está a jogar sem 6 habituais titulares, dois deles, o Keita e o Forsberg, sem duvida os melhores do plantel.
Vou fazer o transfer para o FC Porto, e retirar 6 titulares que jogaram na 4ª feira: Ricardo/Bernardo, Marcano/Orban, Danilo/Kampl, Herrera/Keita, Brahimi/Forsberg, e Marega/Augustin.
Vamos portanto construir um onze para hoje com o Belem, sem 6 titulares absolutos, tal como está a fazer agora o Leipzig, sem o Ricardo, Marcano, Danilo, Herrera, Brahimi e Marega.
Temos mesmo de ser criativos e inventivos, ficaria assim, sem os 6 titulares : Sá, Maxi, D Reyes/Felipe e Telles; André André, Sergio Oliveira e Oliver, Corona, Hernani e Aboubakar, a coisa nem correu mal, ficariamos com um onze competitivo, mas onde é que eu quero chegar? Sobretudo à qualidade do plantel do nosso adversário de 4ª Feira!
PT
E o Suk, não conta?
ResponderEliminarAlguém que agradeça ao Pedro Henriques por já não estar a apitar.
ResponderEliminarQuando analisa os lances na maior parte das vezes diz que é um "lance duvidoso", dá o "benefício da dúvida ao árbitro" mas no caso do porto é peremptório a dizer que há dois penalties. Uma vergonha a sportv estar à caça de penalties e até o apresentador a tentar e a forçar logo para apresentarem os lances de penalty atropelando outros lances.
Alguém que diga também ao PH, ex arbitro, que obstrução não é punida com livre directo mas sim indirecto. Por isso, no máximo seria livre indirecto na grande área do porto.
A azia já se começa a sentir e vem ai um jogo complicado com o aves antes dos de Carnide. Eles sentem que se o Benfica perde no dragão a coisa fica complicada
Artur Chaves