Novamente o último dos três candidatos a entrar em acção e já conhecedor das vitórias dos seus rivais, o F.C.Porto sabia que só uma vitória lhe permitia continuar na liderança do campeonato. O conjunto de Sérgio Conceição não tremeu, fez um jogo muito razoável, venceu com mérito indiscutível, apenas pecou na hora da finalização. Faltaram golos que materializassem a superioridade clara dos Dragões, perante um Marítimo que mesmo com 11, apenas queria um pontinho, raramente incomodou José Sá.
Sob o apito de Manuel Mota, o F.C.Porto entrou com José Sá, Maxi (depois Corona aos 65 minutos), Reyes, Marcano e Alex Telles, Danilo e Herrera, Ricardo, Marega, Aboubakar (Soares aos 72) e Brahimi (André André aos 83), para um jogo que se antevia e difícil. Só foi, porque o terceiro golo já surgiu tarde, mesmo com os insulares apenas preocupados em defender, se o golo da tranquilidade tem surgido mais cedo, não estarei a especular se disser que podia ter sido mais uma goleada.
Após 10 minutos incaracterísticos, o F.C.Porto assentou, passou a jogar bem, a dominar, como corolário dessa superioridade marcou por Diego Reyes, após canto de Alex Telles, colocou justiça no marcador. Mas o futebol é fértil em surpresas e o Marítimo que apenas estava preocupado em defender e entrou com três centrais, na primeira vez que desceu a área dos azuis e brancos, beneficiou de um conjunto de erros da defesa e meio-campo da equipa de Sérgio Conceição e claramente contra a corrente do jogo, empatou. Reagiu bem o F.C.Porto, continuou a atacar, a criar perigo, os madeirenses só defendiam, recorriam à falta para travar o domínio dos Dragões. Gamboa, que já tinha amarelo, fez falta para vermelho directo, Manuel Mota ficou-se pelo amarelo, mas como era o segundo... discutir a justiça desta expulsão é ridículo, só serve para agitar e criar confusão. Com menos um a equipa de Daniel Ramos ainda se fechou mais, embora nem sempre optando pelas melhores soluções no último terço do campo, o F.C.Porto era nitidamente superior, atacava e criava perigo, foi com toda a justiça que já nos descontos, Marega, com um excelente remate cruzado, colocou novamente os Dragões na frente do marcador.
Resumindo, tirando os primeiros 10 minutos, depois só deu Porto, ao intervalo a vantagem da equipa de Sérgio Conceição era justíssima, mas pecava por escassa, merecia pelo menos mais um golo.
Na segunda-parte, em vantagem no marcador e com um jogador a mais, o F.C.Porto dominou claramente, mas encontrou um Marítimo todo recolhido no seu meio-campo, dificultando assim a tarefa do conjunto de Sérgio Conceição. Os Dragões tentaram pela direita, pela esquerda, circularam, mas faltou clarividência, encontrar as melhores soluções para desmontar aquela muralha defensiva, rematar de fora - uma pecha que persiste -, fazer o terceiro mais cedo. Quando o golo da tranquilidade surgiu, novamente por o melhor em campo, Moussa Marega, já faltava pouco mais de 10 minutos para acabar, não deu para mais golos, golos que a superioridade e domínio do F.C.Porto, justificavam.Mas o objectivo estava cumprido e bem cumprido, os Dragões chegam ao Natal e Ano Novo na liderança do campeonato, só não estão isolados pelas razões que são conhecidas, algumas arbitragens, chamemos-lhe, infelizes.
Nota final:
Absolutamente lamentáveis as declarações do treinador do Marítimo no final do jogo. Não sei que jogo é que ele viu. Tirando os primeiros 10 minutos em que o jogo esteve embrulhado, depois só deu Porto, o Marítimo fez um golo na primeira que chegou à baliza, numa oferta da defesa portista, não criou mais nenhum lance de perigo, durante o resto do jogo, pode dar-se por feliz por perder por resultado tão escasso e ainda se veio queixar, porquê? Há alguma dúvida na justiça da expulsão de Gamboa? Será que é conversa para agradar aos amigos ao Guardanapo e aos seus amigos da Luz? Lamentável. Durante 90 minutos o quinto classificado apenas fez um remate enquadrado durante os 90 minutos e enrola, é incapaz de reconhecer a nítida superioridade do F.C.Porto e reconhecer a justiça da vitória portista?


Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca, começamos este desafio muito bem,com tenacidade e destreza, contudo o golo do oponente abalou um pouco a nossa equipa,no entanto a mesma não demorou a responder à letra com fulgor e discernimento,como tal a vantagem ao intervalo era completamente justa.
Depois o FC Porto dominou por totalmente os acontecimentos,sem grandes incómodos e com sagacidade,como tal foi com naturalidade e valor que Marega sentenciou este desafio que permite ao FC Porto continuar na luta pela reconquista do título de campeão nacional.
Finalmente em termos individuais destaque para Marega, Herrera, Brahimi,Danilo,Diego Reyes, Aboubakar entre outros que hoje são um tremendo conjunto de jogadores que formam uma equipa notável, graças ao distinto trabalho de Sérgio Conceição e restante equipa técnica, oxalá conseguimos ser todos felizes em Maio.
Abraços
Silvestre
Vitoria mais que justa , pecou por escassa .
ResponderEliminarContra nós todos os treinadores adversários queixam-se no final , mesmo quando não tem motivos , já contra os lampiões quando tem razão ...
Falando nos lampiões , o jogo contra o clube satélite Tondela foi uma vergonha , mais parecia um treino para o Benfica , pareceu combinado , nos 2 jogos contra equipas satélites (Belenenses e Tondela) 2 vitorias , 10 golos marcados e 1 sofrido , espero que esses clubes desçam .
Tondela, aves ,setubal e Belenenses ... pena não poder ir esses quatro !!! Delfim 66106
EliminarBom dia,vitória justissima,escassa para tanto domínio,vergonhoso o anti jogo maritimista e as queixinhas do treinador dos da madeira são para agradar ao benfikistão.
ResponderEliminarMuito bem o Sérgio a relembrar a atitude dos tondelenses contra a casa mãe.
É muita azia,Sr.Vila.
Abraço
Bom dia VP e caros portistas:
ResponderEliminarNão tenho comentado nada no blog mas estou sempre atento às suas cronicas e dos nossos amigos portistas. Quero dizer que estou muito contente com o F.C.Porto e das suas grandes prestações, apesar de ter uma equipa limitada mas unida, talvez com mais uma ou duas contratações podiamos almejar mais um pouco.
Em relação ao Sergio Conceição, quero lhe dar os meus parabens porque apesar de não ter sido a minha escolha preferida, reconheço que os maiores créditos são para ele, e aconteça o que acontecer, tera sempre o meu agradecimento.
Desejo um Bom Natal para todos,
JA
Manuel permita me que destaque também aqui o discurso de Sérgio Conceição no final do jogo com aquela última frase sobre o Tondela,mostra um treinador atento ou bem aconselhado,O que em relação a outros anos e um aspeto em que melhoramos e muito.
ResponderEliminarTudo dito na sua crónica ao jogo,acrescento que na 2 parte o marítimo nem da grande área saia em largos períodos de jogo.
Dá gosto ver jogar este Porto em que à medida que o tempo passa se juntam novas valências como é o caso do entendimento Maxi/Ricardo que promete, Reis que é de facto um bom jogador, Marega que não deixa de nos surpreender pela sua rapidez e sentido de golo e o próprio jogo de um Danilo com poder de fogo e que encosta os adversários lá atrás. Mas, ainda assim, houve coisas a rever como a estúpida lentidão de Telles a marcar os cantos, Soares que por este andar será um novo Pena e a forma desastrada como sofremos o golo. Lamentável são as coisas feitas por outro lado que em vez de nos deixarem confortavelmente longe dos nossos adversários nos penalizaram com cinco pontos em dois jogos. O "Mota dos talhos" será mais para isso que para árbitro de primeira categoria mas lá continua, ordenado seja lá por quem for. Ontem apitou tudo contra o Porto e não viu o que devia para o Marítimo. Ivo Vieira, o treinador do Marítimo esqueceu-se de que José Sá não fez uma defesa o que quer dizer que a sua equipa não atacou mas sabendo que basta criticar o Porto par vir no jornal lá abriu a boca para o disparate. Depois do jogo a passagem pela peixeirada do Prolongamento para ouvir onde a pouca vergonha e a desfaçatez podem chegar. Pedro Guerra aparece bem disposto com ar de vigarista refinado e solto como se nada tivesse a ver com o que se passa com ele. Está feito o verdadeiro dono da loja pois o "jornalista" Jaquim Sousa Martins tudo lhe cala e lhe consente. Quando a certa altura Serrão farto de ouvir o apito dourado se chateia e diz que dessa forma não dá para estar ali, Jaquim diz-lhe que a porta está aberta para sair e ohhhh espanto: Serrão amoucha, não sai e afinal dá para ele estar ali...
ResponderEliminarBoa vitória em vésperas de clássico mouro.
ResponderEliminarÚnico ponto menos positivo, sofrer o golo do empate com claro mau posicionamento de 2 elementos da defesa. ( pe maxi e reyes). Contra uma equipa que defende muito e bem é perigoso.
Agora a taça da liga. Não vai ser fácil rodar a equipa e ganhar. Por isso não tenho grandes expectativas até porque entendo esta rotação. Se passarmos então ai vamos limpar est taça que acaba mais cedo.
Artur Chaves
PS: Por este andar ainda nos apanham no goal average. É uma vergonha. Depois estão à rasca para descer...estou a falar so tondela, claro.
«NADA FAREI PARA QUE O BENFICA NÃO SEJA CAMPEÃO»
ResponderEliminarO presidente do Marítimo, Carlos Pereira....
22 Maio 2015
Marítimo volta a treinar no Seixal
O clube madeirense, que sábado defronta o Benfica no Estádio da Luz, treina esta tarde no centro de estágio dos encarnados.
Depois de ter treinado no Seixal, no passado dia 11 de maio, devido à greve dos pilotos da TAP - facto que mereceu forte crítica do FC Porto - o Marítimo volta a repetir a dose. Assim, o último treino antes do jogo com o Benfica, será orientado hoje à tarde por Ivo Vieira na Caixa Futebol Campus, no Seixal.
ResponderEliminarEste Porto joga...à CAMPEÃO!!!
Grande jogo, a meu ver, com grande intensidade, confiança e muuuiiito futebol!
Danilo (já a ser atacado pelo regime...) monstruoso! Não vale-tudo...VALE-MUITO seus polvos de merda!!! Brahimi, excelente e...Marega...BRUTAL!
E muitos outros estiveram bem (menos Sá!...0 defesas - 1 golo sofrido, ouviste Ó RAMOS!!!)
Há jogo em que o resultado é melhor que a exibição, mas neste foi o contrário, pois merecíamos sacar MUITO MAIS do que sacámos do jogo. Até o golo deles foi uma sucessão de pequenas merdices que acabou com a bola na nossa baliza (SEM culpas para Sá, obviamente!)
Sobre o nosso treinador...apenas isto:
https://www.msn.com/pt-pt/desporto/futebol/era-meia-noite-e-o-fc-porto-estava-a-fazer-treino-de-carga/ar-BBH0gH3?li=AAl4orZ&ocid=spartandhp
Sobre o Marítimo...perderam todo o meu respeito (só existia pq ganharam ao regime) depois das declarações do seu técnico (q desilusão Ramos!!!)
Com uma vitória e boa exibição contra o Rio Ave...passarei um Natal AZUL!!! (Espero que o hóquei ganhe na Luz, Sábado...)
Mas alguém sério neste país acreditará que uma das equipas mais agressivas e mais faltosas do nosso campeonato ... só faz 8 faltas em 90 minutos? Este Tondela é uma farsa , um clube que presta vassalagem ao clube do regime ... um nojo ! E eles festejam como se a final da champions se tratasse ... eles estão a ir rumo ao abismo como prova o comunicado do benfic@... Delfim 66106
ResponderEliminarEstas equipazitas do nosso campeonato, muitas delas comprometidas com o clube do regime, são fracas, pequeninas, um embuste, que só pensam em defender o pontito com antijo, geralmente muito empenhadas contra nós.Depois são as declarações patéticas dos seus treinadores ou dirigentes, que por outro lado branqueiam e facilitam o que se passa quando jogam com "outros".
ResponderEliminarNão dá gosto assistir a estes jogos, a não ser pelos das nossas cores.
Grande Marega, Brahimi, Reyes a afirmar-se - será que poderá renovar? - e como sempre, cá vamos contra tudo e todos, sem direito a relaxar, tanto no campo, como fora dele, atentos e denunciantes do que se faz "por outro lado".
Partes das escutas telefónicas onde é interveniente Luís Filipe Vieira. Os seus interlocutores são Valentim Loureiro e Pinto de Sousa
ResponderEliminarLuís Filipe Vieira (LFV) - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito... (...)
Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio... o António Costa, esse Costa não lhe dá... não lhe dá nenhuma garantia?
LFV - A mim?! F.., o António Costa? F... Isso é tudo Porto!
VL - Exacto, pronto! (...) E o Lucílio?
LFV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
VL - E o Duarte?
LFV - Nada, zero! Ninguém me dá!... Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado. (...)
VL - Talvez o Lucílio, pá!
LFV - Não, não quero Lucílio nenhum! (...)
VL - E o Proença?
LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
VL - E o João Ferreira?
LFV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty! Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (...) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.
Pinto de Sousa - A única coisa que eu tinha dito ao João Rodrigues é o seguinte... É pá, há quinze [dias] ou três semanas, ele perguntou-me: "Quem é que você está a pensar para a Taça?"... Eu disse: "Estou a pensar no Paraty"...
VL - Bem, o gajo está f... (...) O Paraty então não consegues, não é?
PS - O Paraty não pode ser. (...) Até para os árbitros restantes, diziam assim: "É pá, que diabo, este gajo tem tantos internacionais e não tem mais nenhum livre, pá?!". (...)
VL - Eu nem dá para falar muito ao telefone, que ele começa para lá a desancar. (...) Mas qual é o gajo que o Porto não quer?! O Porto quere-os todos, pá! Qualquer um lhe serve!
PS - É... Por acaso é verdade...
VL - O Porto quer lá saber disso!
PS - Se é o Lucílio... Se fosse o Lucílio, era o Lucílio, se fosse o António Costa, era o António Costa...
VL - Ao Porto qualquer um serve!
"O Benfica oferecia prostitutas aos árbitros" - Jorge Coroado
https://www.youtube.com/watch?v=fWwgATl_sqI
João Rodrigues Escolhia Árbitros Para O SLB
ResponderEliminarEsta semana João Rodrigues, ex-presidente da FPF exibiu com orgulho o pin do SL Benfica, clube do seu coração, num programa de desporto da TVI24. Foi o pretexto ideal para recordar o seu envolvimento no processo Apito Dourado.
Os árbitros para o Benfica eram combinados com João Rodrigues, ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol e conhecido benfiquista.
Pinto de Sousa telefonava regularmente àquele dirigente para que fosse ele a contactar Luís Filipe Vieira no sentido de se acertar qual o melhor árbitro para os encontros. Exemplos no processo ‘Apito Dourado’ da existência dessas conversas abundam. O que os dois diziam entre si é que não está documentado, por João Rodrigues e Luís Filipe Vieira nunca terem tido o telefone sob escuta.
José Veiga, ex-director-geral do Benfica mas ainda hoje o homem forte do futebol, foi também uma personagem central no ‘Apito Dourado’. A sua relação com Pinto de Sousa e Valentim Loureiro era aparentemente boa e os pedidos são inúmeros. Desde a resolução de situações ligadas ao Benfica até árbitros para o Estoril....
Nos inúmeros volumes do ‘Apito Dourado’ só há uma escuta telefónica onde o interveniente é Luís Filipe Vieira. Trata-se de um jogo da Taça de Portugal, onde o presidente do Benfica diz a Valentim Loureiro que quer João Ferreira como árbitro.
“ELE QUER O ÁRBITRO DO BELENENSES”
Pinto de Sousa pediu a João Rodrigues para falar com Vieira a propósito da nomeação do árbitro para a meia-final da Taça de Portugal da época 2003/2004, que ia pôr em confronto o Benfica e o Belenenses. Vieira terá dito que queria o árbitro que apitara o mesmo encontro para o campeonato.
“Ele ficou doido. Quer o do Belenenses”, disse João Rodrigues a Pinto de Sousa, que lamentou a escolha: “É um bocado chato. Vão perguntar por que repito a nomeação.” João Rodrigues não desarmou: “Vai ser uma chatice […], o Benfica vai contestar isso”, respondeu, acrescentando: “O Duarte Gomes nem vê-lo… Olegários nem pensar.”
O QUE ELES DISSERAM
“Sr. presidente, está ocupado? Fala Veiga […] Era um favorzinho … Como você é muito amigo…, a ver se podia dar-lhe uma chamadinha, para ver se corre bem. […] É contra o União da Madeira, mas nunca se sabe.” José Veiga
“Nomeie o Devessa Neto que o acalma logo [Pinto de Sousa queixava-se que Vieira estava zangado].” João Rodrigues
“Eu precisava de uma ajudinha. Amanhã, ao meio-dia tenho de escolher os árbitros internacionais para a taça. […] Precisava de dois nomes de árbitros que o Benfica considerasse.” Pinto Sousa
“Eu vou ligar ao Luís Filipe. […] Já lhe ligo.” João Rodrigues
22/06/2007 Correio da Manha
Apito Dourado: Benfica também pedia árbitros
ResponderEliminarESCUTAS TELEFÓNICAS MOSTRAM UMA LUZ AO FUNDO DO TÚNEL
Afinal, o processo Apito Dourado não apanhou apenas dirigentes de clubes do Norte a pedir árbitros para os seus jogos. Embora de forma indirecta, através de João Rodrigues, o Benfica também quis escolher os seus árbitros. Mas nenhum destes pedidos deu origem a qualquer processo, nem sequer no grande dossier relativo a uma eventual viciação da classificação dos árbitros, ainda em análise pela equipa de Maria José Morgado.
As intercepções telefónicas, que são imensas, dão conta de diversos tipo de pressão do Benfica, na época de 2003/04, no sentido de contar com árbitros do seu agrado. Aliás, até era convicção de alguns presidentes de clubes da 1.ª Liga, como era o caso de João Bartolomeu, que garantiu que foi Luís Filipe Vieira quem colocou Luís Guilherme na presidência da Comissão de Arbitragem da Liga, exercendo, por consequência, alguma influência sobre ele.
Por exemplo, João Bartolomeu, numa das suas conversas com Pinto de Sousa, diz ter a certeza que é o Luís Filipe que tem influência sobre as nomeações feitas por Luís Guilherme, com o então presidente do Conselho de Arbitragem da FPF a acrescentar: “O Pinto da Costa não tem influência no Luís Guilherme.”
A propósito da nomeação de um árbitro para um jogo da U. Leiria, Bartolomeu diz que fez uma investigação que apurou que Pimenta Machado se encontrou com Luís Filipe Vieira, presumivelmente no sentido de ter Duarte Gomes como árbitro.
Mais informação na edição impressa de Record
23 Junho de 2007
Mas é claro que a superioridade do FC Porto foi evidente assim como a vitória é justíssima mais golo menos golo, também é claríssimo que a expulsão do jogador do Marítimo é mais que justa, de que se queixa então o treinador madeirense??!! Devia, antes, admoestar o seu jogador que com as suas atitudes irreflectidas prejudicou a equipa. Que culpa tem o FC Porto disso! Já se torna enjoativo o discurso - para mais injustificado - de haver sempre qualquer coisa que condiciona os nossos adversários facilitando assim as nossas vitórias. Haja paciência.
ResponderEliminarUm abraço
30 DE ABRIL DE 2008
ResponderEliminarDicionário do Sistema - Neto, Devesa
Neto, Devesa – Nascido em 30 de Abril de 1967, José Maria Pinheiro Devesa Neto, mais conhecido por Devesa Neto é um ex-árbitro auxiliar, já retirado, que chegou a internacional em 1997.
Ao longo dos últimos anos, a importância dos árbitros auxiliares (antigos fiscais-de-linha) tem vindo a aumentar e um dos que assumiu maior protagonismo foi precisamente Devesa Neto, o qual, durante muitos anos, formou equipa com Paulo Paraty (o árbitro preferido de Luís Filipe Vieira, conforme ficou claro das escutas existentes no processo 'Apito Dourado').
João Rodrigues: “Nomeie o Devesa Neto que o acalma logo”.
Fantástico o efeito que as nomeações de Devesa Neto tinham nos dirigentes benfiquistas. Porque seria?
Talvez por isso, Luís Guilherme o tenha nomeado para o famoso Estoril-Benfica no Algarve, da época 2004/05, em que auxiliou o árbitro Hélio Santos...
Presumo que para falar do tempo, também parece que era habitual o senhor Devesa Neto jantar com dirigentes do Benfica. Foi o caso de um jantar em Janeiro de 2006, no restaurante ‘O Sapo’, em Penafiel, com o director-geral do Benfica, José Veiga, o qual abandonou o estágio que a equipa benfiquista estava a fazer para um jogo com o Gil Vicente para desfrutar da companhia à mesa do influente ex-árbitro assistente.
Confrontado com um comunicado que o FC Porto fez na altura, Devesa Neto reagiu assim: “Dá-me vontade de rir. Era o que me faltava não poder jantar com pessoas que conheço bem. (...) Ninguém me vai proibir de jantar com quem quer que seja. Quando me apetecer e houver disponibilidade, voltarei a sentar-me à mesma mesa com José Veiga”.
Um outro episódio ocorreu no dia 7 de Março de 2006, com Devesa Neto a ser uma das caras conhecidas entre os adeptos benfiquistas que viajaram com a equipa até Liverpool. Terá pago a viagem do seu bolso? Respondeu o próprio: “Estou com o Benfica, pois sou convidado de José Veiga. Como adepto do clube assumido, é com muito prazer que o faço”.
Ora digam lá se a amizade e a gratidão não são coisas muito bonitas...
http://www.reflexaoportista.pt/2008/04/dicionario-sistema-neto-devesa.html
MUNDO IMUNDO
ResponderEliminarFrase do dia: "O BENFICA É GRANDE, MAS NÃO É GRANDE COISA"
Destruída a muralha da Madeira, e aí vão TRÊS... Se fosse a da China era bem pior. Oftalmologista disponível para dar uma consulta gratuita ao treinador do Marítimo, que tem que mudar de lentes de contacto.
Vitória justa, merecida a do FCP, o nosso caminho é sermos campeões, só não vamos mais longe na tabela classificativa porque fomos roubados.
Os mails corruptos dos mafiosos vermelhos são tantos, que dava para forrar as paredes do palácio onde mora o ditador da Coreia do Norte.
Os mesmos que queriam expulsar o Filipe no FCPxSLB são os mesmos que defendem que este jogador que deu uma traulitada "Gamboesca" não devia ter sido expulso.
ResponderEliminarCoerência.
Para quê?
01.06.05
ResponderEliminarJudiciária investiga jogo Estoril-Benfica A Polícia Judiciária abriu uma investigação ao jogo Estoril-Benfica (1-2), da 30.ª jornada da SuperLiga, informação que foi apurada pelo CM e confirmada ontem ao nosso jornal pelo técnico adjunto dos ‘canarinhos’, Carlos Xavier.
“DEVEM-ME QUATRO MESES” Xavier não poupa também críticas a António Figueiredo: “O presidente da SAD do Estoril achou que eu estava a defender outro clube, por causa do meu passado no Sporting, e não me pagaram os salários de Fevereiro, Março, Abril e Maio. O caso está entregue ao meu advogado. No Sporting ensinaram-me a ser sério”. António Figueiredo escusou-se a comentar os salários em atraso e diz desconhecer uma investigação da PJ. “É uma completa novidade para mim e nao sei o que há para investigar. Fico satisfeito que investiguem para desmitificar muita conversa que andou por aí”, disse ao CM. Da parte do Benfica, o director de comunicação Cunha Vaz afirmou ao CM: “O Benfica desconhece a existência de qualquer investigação”.
'NUNCA FUI OUVIDO PELA PJ' O lateral-direito do Estoril, Rui Duarte, garantiu ontem ao CM que não foi ouvido pela Polícia Judiciária. Na altura levantaram-se suspeitas sobre a expulsão do jogador logo nos primeiros minutos de jogo e chegou a sugerir-se que Duarte teria já um acordo para jogar no Benfica. Estes rumores terão levado a PJ a colocar-se em campo, mas o jogador nega ter sido contactado. “Nunca fui ouvido pela PJ e estou super tranquilo. Não tenho nada certo com o Benfica e nunca me passaria pela cabeça uma situação dessas porque não faz parte do meu modo de vida. Quem me viu a chorar dentro da cabina depois da expulsão sabe que não foi de propósito. Foi a primeira vez que fui expulso e acho que o árbitro foi demasiado rigoroso. Ninguém mais do que eu queria jogar aquele jogo”, disse ao CM. O jogador deve sair do Estoril: “Ainda não tenho o meu futuro definido, mas no Estoril em princípio não fico”.
ALMOÇOS ESTRANHOS Uma das situações que terá chamado a atenção da Polícia Judiciária foi uma denúncia feita por Carlos Xavier em relação a José Fernando, primo de José Veiga, que trabalha na SAD do Benfica, com funções ligadas à segurança. Na altura, o técnico adjunto garantiu que este elemento tentou encontrar-se com alguns jogadores do Estoril na semana anterior ao jogo: “Um indivíduo do Benfica, um segurança primo não sei de quem que os costuma acompanhar, o qual já tinha estado envolvido nos incidentes da Luz na primeira volta, e que já trabalhou no Estoril, teve o descaramento de aparecer na Amoreira, na última semana, quando no passado nem lhes falava, a fim de convidar jogadores para almoçar. No mínimo, é estranho”. Estas declarações terão sido, segundo apurou o CM, um dos motivos que levou a PJ a investigar.
O JOGO DA POLÉMICA ESTÁDIO 'ENCARNADO' A polémica começou antes do encontro porque o Estoril aceitou jogar no Estádio do Algarve e não no seu recinto na Amoreira. Dessa forma, o Estoril garantiu uma excelente receita, mas foi como se jogasse fora, com os benfiquistas a ocuparem a quase totalidade dos 30 mil lugares. CASOS DO JOGO O jogo teve alguns casos. Na expulsão precoce de Rui Duarte, o juiz limitou-se a aplicar a lei. Mas há um penálti de Ricardo Rocha sobre Moses não assinalado. A expulsão de João Paulo (79’) por palavras pareceu demasiado rigorosa. E há dúvidas sobre o livre que deu o golo da vitória do Benfica. BENFICA SOFREU O jogo começou mal para o Benfica, que aos onze minutos já perdia por 0-1, golo de Paulo Sousa. O empate surgiu aos 76 minutos, com Luisão a cabecear para as redes. E só a oito minutos do fim, já com o Estoril reduzido a nove, o Benfica chegou à vitória. Petit apontou o livre e Mantorras encostou para a baliza.
Quanto ao jogo de ontem, obrigado marítimo...Pelo MAREGA !
ResponderEliminarOntem ao fazer zapping estacionei por minutos numa TV, onde estava um PAQUIDERME a declamar um acordão qualquer do apito dourado e o Serrão para lá aos berros sem saber argumentar nada de jeito...
Porque não perguntou o resultado do tal Beira Mar x FCP, ou qual a apreciação que o Jorge Coroado como técnico especialista convocado pelo tribunal fez a tal arbitragem. Enfim...
E o Serrão sempre insistir na pergunta se podia fazer o mesmo...
O moderador lá disse que sim, poderia fazer o mesmo, pois o programa permitia a livre expressão de cada participante. Eu acho que era de aproveitar.
Assim sendo peço a quem consiga fazer chegar ao Serrão uma cópia das escutas que foram 'chutadas para canto' do orelhas, ou até (seria delicioso...) uma cópia da reportagem que o, então jornalista e agora cartilheiro - guerra, assinou no Independente onde mostra a condenação por roubo do orelhas. http://www.cmjornal.pt/desporto/futebol/detalhe/20150829_1650_atual_diretor_da_btv_tornou_publico_o_roubo_de_vieira
Seria delicioso ver o Serrão a declamar o artigo do guerra sobre a condenação do orelhas e sem medo de processos, pois estava a citar o colega do lado.
Pagava para ver!
Bom, como já aqui tinha previsto, o Marítimo jogou no Dragão com 3 centrais, e nunca o tinha feito nas anteriores jornadas, mais acrescento, após ter sofrido o 2º golo, nunca desfez o trio de centrais, ou o quinteto defensivo. O que revela este sistema e conservadorismo? O Maritimo veio jogar ao Porto para o "pontinho", e posteriormente evitar a goleada, e eu pergunto o que ganhou o Daniel Ramos com esta estratégia inicial, ou mesmo pós expulsão, não ter feito qq substituição arrojada? (curioso, na próxima 5º feira, teremos a antitese do Maritimo no Dragão, o Rio Ave, Clube que de que o Daniel Ramos até é adepto).
ResponderEliminarSobre as declarações do Ramos, teriamos de as juntar às declarações do Treinador do Estoril na Luz, ou ainda o pedido de desculpas do Treinador SURREAL, são muitas "coincidências", que mais parece enrodilhar numa teia de interesses obscuros, ou não. Ó meus amigos, o Gamboa foi mal expulso? Bem, fez mais faltas em 40 minutos, do que toda a equipa do Tondela no jogo com o Benfica!
E nós? Confesso, em Novembro receava que alguns resultados menos dilatados e exibições menos boas (Belem, Portimão Taça, e D Aves) sinalizassem alguma quebra, porém o diagnóstico era outro: a ausencia por lesão do Marega naqueles jogos (quem diria em Agosto que este "comboio que sobe o Tua" seria tão influente), tal como um fugaz abaixamento do Herrera (pequena lesão, não jogou então com o Portimão Taça). Porém, pós Aves, tudo voltou à normalidade, excepto o resultado com o Benfica, mas jamais a exibição, porque a equipa do Prof de ballet, voltou a ser bafejada pelo habitual bamburrio!
Agora, teremos 2 partidas ainda este mês para a "bruxa" T Liga, Rio Ave 5ª feira, e vamos a Paços na ultima semana deste ano. Depois, um Janeiro que pode ter 6/7/8 jogos, tudo irá depender de estarmos ou não, na final four da T Liga em Braga, e de ganharmos a meia final (supostamente ao Sporting na Taça da Liga), voltaremos a ter um janeiro com enorme carga competitiva : 5 jogos para o campeonto, 1 jogo para a T Portugal, e nenhum, ou 1 ou 2 jogos na Taça da Liga a disputar em Braga!
Taça de Portugal, como é sabido, se superarmos o Moreirense, iremos cruzar com o Sporting a duas mãos, a 1ª mão no Dragão prevista para 28 de Fevereiro, não me parece que seja essa a data (repito, se o FC Porto vencer em Moreira), isto porque, o FC Porto joga na semana seguinte em Liverpool 06 de Março (terça feira), e terá de defrontar o Sporting mas para o Campeonato a 2 de Março (sexta feira), onde encaixar o outro confronto com o Sporting para a Taça de Portugal a meio da ultima semana desse mês? Em Fevereiro, só mesmo a meio da 1ª semana, talvez a 7 de Fevereiro... Quanto à 2ª mão em Alvalade, não há duvidas, Abril :
14 Benfica fora (Campeonato).
18 Sporting fora (2º mão da T Portugal).
(pois é, poderemos ter 2 clássicos em Lx, num espaço de 4 dias, e que podem definir dois objectivos desta temporada).
PT
P.S. Observaram os sorteios do Sporting na Taça? Oleiros fora, Famalicão casa, Vilaverde casa, e Cova da Piedade fora, mas jogado em campo neutro, irão chegar à Meia Final, sem ter cruzado com uma equipa da I Liga, e adversários que permitem a rotatividade quase total, mais parece que nesta temporada o Sporting tem os astros bem alinhados : Foi cabeça de serie no play off Champions porque 2 adversários marcaram nos descontos, foram cabeça de serie neste ultimo sorteio da L Europa, porque o Feyenoord marcou no ultimo minuto... Se acrescentarmos as 4 GP assinaladas a favor do Sporting para o campeonato, no "lavar dos cestos" ...
a postura destes treinadores é penosa. Um discurso monocórdico, sempre com ênfase na arbitragem, no espírito de missão que só os diminui. Se objectivamente avaliarmos a arbitragem do senhor Mota, só podemos concluir que foi benevolente. Queixa-se para quem?
ResponderEliminarE outra coisa é o futebol que apresentam. Então isto não é um negócio? Então promovam o produto. Fazerem do anti-jogo uma panaceia, só desvaloriza o produto. Estas equipas que teem por ambição? Uma deprimente postura defensiva, que nem a perder se desmonta. O Mourinho também joga à defesa, mas explora as oportunidades. Estes treinadores de meia-tigela jogam para não descer. O que promovem hoje, é o desemprego de amanhã. Façam um campeonato dos G-15, e deixem os outros vender futebol.
Bom o Sérgio e bem, tem pisado e repisado, "não quer ser Campeão no Natal, mas sim, ser Campeão em Maio...", contudo, sempre podemos avaliar o comportamento classificativo ou pontual, de outros Portos quando virou o ano, para posteriormente identificarmos a classificação final!
ResponderEliminarAssim, este é o 23º campeonato, em que a vitória vale 3 pontos, foi a partir da temporada 1995/96 que a vitória foi pontuada com 3 pontos. Portanto, vamos ver quais os 10 melhores Portos, nos ultimos 23 campeonatos disputados, isto pela 15ª jornada, ronda essa onde estamos hoje, e aí iremos "estacionar" até que chegue 2018.
MELHORES PORTOS NOS ULTIMOS 23 CAMPEONATOS, PELA 15ª JORNADA:
1º 1995/96 - 41 P (39-02) Tr Robson, FC Porto Campeão.
2º 1996/97 - 41 P (33-07) Tr Oliveira, FC Porto Campeão.
3º 2010/11 - 41 P (36-06) Tr AVB, FC Porto Campeão.
4º 2006/07 - 40 P (34-08) Tr Jesualdo, FC Porto Campeão.
5º 2002/03 - 39 P (32-12) Tr Mourinho, FC Porto Campeão.
6º 2003/04 - 39 P (36-11) Tr Mourinho, FC Porto Campeão.
7º 2012/13 - 39 P (35-08) Tr V Pereira, FC Porto Campeão.
8º 2017/18 - 39 P (39-06) Tr Sérgio Conceição, vamos ver em Maio.
9º 2007/08 - 38 P (24-05) Tr Jesualdo, FC Porto Campeão.
10ª 2011/12 - 37 P (34-08) Tr V Pereira, FC Porto Campeão.
Como podem comprovar, os melhores Portos pela 15ª jornada, isto nos ultimos 23 campeonatos, foram todos Campeões em Maio. Havia 7 Portos líderes isolados pela 15ª jornada, depois, duas excepções, em 11/12 o Porto de V Pereira era 2º a 2 pontos do Benfica, e na temporada seguinte, 12/13 (Kelvin) o Porto de V Pereira partilhava a liderança com o Benfica (tal como hoje o Porto do Sérgio com o Sporting), os restantes Portos, todos lideravam isolados.
Na relação golos marcados/sofridos pela 15ª Jornada, o 1º é o Porto de Robson com um saldo positivo de 37 golos, e o 2º é este Porto do Sérgio com saldo positivo de 33 golos. O Porto mais concretizador é de Robson, e este do Sérgio Conceição, estão igualados, a melhor defesa, volta a ser de Robson!
PT
Boa tarde Vila Pouca,
ResponderEliminarIsto é mesmo contra tudo e contra todos.
Grande FCP, grande SC.
Pedro Moreira.
No meu comentário [09:08] troquei o nome do treinador do Marítimo. Escrevi Ivo Vieira quando deveria escrever Daniel Ramos. As minhas desculpas ao Manuel Vila Pouca e aos frequentadores do seu Blog, assim como a Ivo Vieira que não era para ali chamado...
ResponderEliminarO post está pronto, mais logo estarão aí uns postais de Natal... só posso adiantar que um é para MM e outro é para o Daniele Ramos e também há um postal de Natal PS, dedicado ao Zé Marinho.
ResponderEliminarVila :
ResponderEliminarCom verdade desportiva só de binóculos nos viam !...
Abraço
Cada vez gosto mais deste Porto, mesmo com algum cansaço acumulado continua a dinâmica ofensiva e a procura incessante pelo golo.
ResponderEliminarFeliz pelo Reyes, oxalá seja o tónico que lhe faltava.
Espero serenamente, em 2018, uma exposição da podridão vermelha à UEFA e logo em seguida a tribunais internacionais.