sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

F.C.Porto 3 - Rio Ave 0. Podia ter sido uma goleada histórica...


Sérgio Conceição - merece todo o destaque pela forma como preparou o jogo e montou a equipa - disse que a Taça da Liga era para levar a sério e cumpriu, colocando de início uma equipa com muitas poucas poupanças, uma equipa que podia ser perfeitamente a equipa titular do F.C.Porto no campeonato: Casillas, Ricardo, Felipe, Marcano e Alex Telles, Danilo e Herrera, Corona (Layún aos 79 minutos) , Marega, Soares(Aboubakar aos 63) e Brahimi (André André aos 70). E se o treinador levou o jogo a sério, a equipa, particularmente na primeira-parte, entendeu a mensagem, entrou forte, pressionou alto e muito bem, saiu rápido para o ataque, definiu quase sempre com critério, num futebol massacrante e de excelente qualidade. Pena que a essas virtudes não correspondesse uma eficácia igual, apesar de ter feito dois golos - Soares e Marega - e não ter sofrido nenhum, os Dragões desperdiçaram meia-dúzia de oportunidades claríssimas que lhe podiam ter dado uma vantagem de quatro ou cinco golos ao intervalo e não estou a exagerar.

A segunda-parte começou com a tónica que tinha marcado a primeira, nos minutos iniciais, ainda nem sequer tinham decorridos cinco e F.C.Porto já tinha criado e desperdiçado três golos cantados - jogadores isolados na cara do guarda-redes. Não marcou e aos poucos, naturalmente, a equipa baixou o ritmo, diminuiu a pressão, não devia, mas baixou a concentração, começou a complicar em vez de simplificar. Não admirou por isso que o Rio Ave fosse melhorando, equilibrando, atacando mais e obrigando Casillas a estar atento, mas mesmo longe do brilho exibido na primeira-parte, o F.C.Porto foi sempre muito mais perigoso, esteve sempre mais perto de fazer o 3-0 que sofrer o 2-1.Sérgio Conceição foi mexendo, rodando, as melhorias não foram muitas, mas ainda deu para Aboubakar de penalty a castigar uma falta clara sobre si, fazer o 3-0. Com a vantagem de três golos o resultado ficou em números mais razoáveis e mais correctos, mas longe dos números que a superioridade e as oportunidades que o F.C.Porto criou e desperdiçou, justificavam. Se os Dragões tivessem sido eficazes e aproveitado um terço das chances de golo que tiveram, o resultado teria sido uma goleada histórica.
Seja como for, o objectivo foi cumprido, o F.C.Porto muito tempo depois volta a ganhar para a Taça da Liga, prova em que mantém intactas as aspirações de chegar à final-four. Mais, chega à pausa natalícia vivo em todas as provas, com o sentimento do dever cumprido e acima das melhores expectativas.
Os rapazes de Sérgio Conceição têm trabalhado muito, merecem por isso o pequeno período de férias que vão ter.

Notas finais:
Lamentável o duplo amarelo a Danilo que o retira do próximo jogo, também para a Taça da Liga, em Paços de Ferreira. Se António Perdigão, comentador de arbitragem do Porto Canal, diz que foi correcta a expulsão, quem sou eu para o contrariar? Idem para o lance que o defesa do Rio Ave toca na bola com a mão na área.
27.911 espectadores, na semana de Natal e num jogo que começou Às 21:15, é muito bom!
 

21 comentários:

  1. Gostei:
    Da 1ª parte, onde o jogo já devia estar decidido aos 30 minutos por 3, 4 ou 5 x 0, numa catrafada de gols cantados uns atrás dos outros. Soares, só ele sozinho, perdeu 3 gols imperdíveis.
    Marega, quem diria, fazendo lançamentos precisos e deixando companheiros isolados na cara do gol.

    Não gostei:
    Corona e Soares estiveram tempo a mais em campo, principalmente o mexicano, que tem estado, digamos, bastante infeliz em 90% dos lances...há vários jogos. Não tem dado nada certo pra ele. Deviam os dois ter ficado no balneário ao intervalo.
    Danilo a meio do 2º tempo, de uma hora pra outra, ficou nervoso e muito agressivo... Razões? Não sei...2º amarelo não digo merecido, mas não devia ter protestado daquela maneira, já que não se chama luisão...

    Venha o Paços dia 30...e no derbi da 2ª circular do dia 3, faço minhas as palavras do único homem que venceu 4 mundiais FIFA, Mário Zagallo ( 2 como jogador, um como treinador e um como coordenador-técnico(adjunto): "que empate o melhor":-)

    Ah, está provado que os comentadeiros boifiquistas, seja em que televisão estejam, interrompem os outros a seu bel prazer....

    ResponderEliminar
  2. Boa noite,
    Grande jogo do nosso clube, só ficou a faltar uma goleada histórica. MTS falhanços na 1 parte Marega,Soares( perdeu a cabeça naquela entrada sobre jogador do rio ave- SC vai-lhe puxar as orelhas). Depois o lance do penalt, o Pelé teve uma entrada perigosíssimo sobre o Abubakar que podia ter lesionado ( tendão de Aquiles) o nosso jogador. Tantas pessoas no dragão é obra mxm com aquele frio. Até o janela na CMTV gabou o nosso clube, até parece mentira... Expulsão de Danilo é normal, não tem que agredir a bendarola (leis de jogo). Saudações desPortista e um bom Natal

    ResponderEliminar
  3. Boa noite. Excelente 1a parte com goleada mais do que merecida ao intervalo e que não apareceu . 2a parte algo incaracterística mas o suficiente para aumentar o score . Uma pergunta: Alguém me consegue dizer quantas assistências fez o Iker Casillas em reposições a partir da área? Não é um pormenor! Um abraço. Feliz Natal para si DVP e todos os portistas

    ResponderEliminar
  4. Silvestre
    Boa noite Vila Pouca, concordo consigo o nosso Treinador Sérgio Conceição está de parabéns como montou preparou este desafio,pois o FC Porto foi do princípio ao fim uma equipa personalizada, consistente,com boas ideias e uma apreciável desenvoltura.

    Depois merece igualmente destaque a postura e prestação de todos os jogadores utilizados,pois tudo deram em prol do FC Porto até ao último fôlego, para além gostaria também de realçar o tremendo mar azul que rodeou a nossa equipa nas bancadas.

    Finalmente o árbitro Nuno Almeida foi demasiado macio em termos disciplinares, sobretudo para um ou outro jogador do Rio Ave,no entanto Danilo foi bem expulso e no futuro deverá acautelar os seus protestos, dado que não se chama Luisão,nem Pizzi e os jogadores do FC Porto são escrutinados ao detalhe por alguns árbitros.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  5. Está acorrer tão bem que dar três zero ao Rio Ave e ter feito tudo para uma goleada histórica devia satisfazer mas não satisfez pois foi incrível como se falharam tantas oportunidades de golo numa trenguice inaceitável para o nível de jogadores de um clube de top como é o Futebol Clube do Porto. Dessa forma se poderia ter transformado um jogo totalmente dominado e brilhantemente planeado pela equipa técnica numa coisa perigosa e sem sal. Soares está uma sombra do que foi, sem jeito, sem chama e sem força. Oxalá que não tenha acabado mas para lá vai, por este andar. Quanto ao árbitro, até poderia concordar com a expulsão de Danilo se Nuno Almeida fosse um dos que não admite gestos de má educação a jogadores. Mas a lembrança do encosto de cabeça de Luisão e de outras facilidades que Almeida está ou que esteve sempre pronto a conceder ao Benfica deixa-me revoltado. Gente que não é capaz de despir a camisola ou que se presta à mais primaria dualidade de critérios não tem condições para ser juiz. Mas no futebol português tem, não se passa nada e lá anda essa avantesma a espalhar o seu fedor incompetente pelos "campos da vitória" o que deixa antever que no fim da sua carreira tenha à sua espera um lugarzinho como dirigente do conselho de arbitragem ou noutra qualquer função no planeta vermelho como aconteceu com o Ferreira, com o Batista ou com o geloso pedagogo Duarte Gomes.

    ResponderEliminar
  6. O Porto Canal consegue ser mais papista que o Papa...
    LAMENTÁVEL.

    Parece-me que o FCP está a dar demasiada importância à taça SLB.
    Espero que não venhamos a pagar por isso.

    Acho que poderiam ter jogado de início o Layun, Torres e Maxi, quanto mais não fosse para descanso de outros, mas...

    Quanto à exibição foi perdida a oportunidade para uma goleada à moda antiga.

    ResponderEliminar
  7. Caro DVP e Amigos:
    Efectivamente, se todas as ocasiões flagrantes construidas fossem concretizadas teríamos chegado à duzia.
    Vi a transmissão na RTP1 e cortei o som pois já não podia ouvir um tal Sr. Prates.
    Vivos em todas as frentes, espero bem que continuemos com esta garra, querer e classe que sempre caracterizaram as equipas do FCP.
    Até quando o Sr. Carlos Janela, intelectual do futebol, comentador isento, vai continuar a "parlapear" louvores ao SLB, enganando tudo e todos?
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Jnporto, não se pode exigir a um jogador que esteve tanto tempo parado e tem apenas jogado uns minutos, de repente volte em grande forma, falta ritmo, confiança... mas a qualidade está lá. Agora, com o Aboubakar e o Marega a marcarem e a cumprir, a vida não está fácil para o Tiquinho.

    ResponderEliminar
  9. Foram, para mim, em termos exibicionais, os melhores 45 minutos do FC Porto esta Época, apenas ensombrados pelo absurdo desperdício de oportunidades de golo em catadupa. De todo o modo, missão cumprida e a alma Portista bem aconchegada.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. É consensual, que jogar 90 minutos em alta pressão é praticamente impossível, e nem sempre aconselhável. A verdade, é que, sempre que o FCPorto entra a jogar como jogou ontem, parece que é tudo mais fácil para chegar à victória.

    Quanto à falta de eficácia, é uma questão de treinar mais o remate em condições semelhantes às do jogo. Assim mesmo, foi um bom espectáculo e o Sérgio Conceição mostrou mais uma vez que sabe o que anda a fazer.

    Bom Natal a todos!

    E viva o Porto!

    ResponderEliminar
  11. Bem...foi a maior QUASEGOLEADA q vi na vida! Ficámos a 7/8 golos da exibição perfeita!

    Soube a MUITO pouco...
    Mas...estou TÃO contente com SC q...PORTO PORTO PORTO!!!

    ResponderEliminar
  12. MUNDO IMUNDO.
    Sérgio Conceição estudou bem o adversário deixou-os jogar, deu-lhes a corda toda, mas oportunidades só foram do FCP. Todos jogaram QB, falhar faz parte do jogo às vezes falhasse de mais, é verdade. Ganhamos é o que importa, que todos tenham um Santo Natal vestido de Azul porque o pai Natal vermelho já está esbatido, gasto e mofado e virou a Polvo.

    ResponderEliminar
  13. Bom dia a todos. Grande época do Porto! Que saudades de ver a equipa jogar a bola e ao ataque! Desde a saída do AVB que não víamos isto.
    Críticas ao Soares injustas. O rapaz vem de 2 lesões ...o Corona acaba de perder o filho...são homens como nos não são máquinas. Não é preciso tanta agressividade , acho eu...

    Expulsão ridícula do Danilo. O Luisão agarra os colarinhos a este tipo e não fez nada. Mais um padre subserviente!

    Estava a ver o jogo na SportV. Nojento. O tal comentador Freitas Lobo e um cretino ou vendido a cartilha? De repente ficou obcecado com o Filipe e desatou a atacar o homem. Parecia que estava a falar de um criminoso. Depois em vez de elogiar o jogo avassalador do Porto passou a segunda parte a ideia de jogo do Rio Ave? ??? Além de estar sempre a sonhar com o 2-1 e quando o Rio Ave meteu o não sei que Santos que vinha emprestado do Galinhas era o forcing final. Mas esta gente não tem decoro caro VP? Sinceramente da mesmo vontade de começar a distribuir cargas de porrada a torto e direito

    ResponderEliminar
  14. Uma boa exibição, é preciso apenas afinar a pontaria para não se perderem golos cantados. A eficácia é fundamental. Soares tem de ganhar ritmo e confiança, não está a ser fácil para ele, temos de levar em conta as lesões e neste momento, a concorrência de Marega e Abou estar melhor, tem de esperar e é natural que se sinta mais ansioso na hora de definir.
    Agora uma pausa natalícia, numa altura em que a benfaria e os pasquins tentam dar a volta ao prejuízo, basta ler as capas... Estar atento e continuar a pressionar e a denunciar.

    ResponderEliminar
  15. Silvestre

    Boa tarde Vila Pouca,o Soares paulatinamente irá certamente nos proporcionar bons momentos,bem como nos dar várias alegrias,resta aguardar que esteja em total sintonia com a restante equipa sobretudo no aspecto físico.

    Depois segundo Carlos Janela não há qualquer problema nos emails, então devassar a vida privada do Presidente da FPF,de árbitros e suas respectivas companheiras, bem como do Presidente do Sporting e apoiar em diversas vertentes uma claque ilegal, violenta e assassina, parece coisa pouca, enfim que pateta.

    Finalmente creio que estamos no caminho certo para termos uma temporada proveitosa e quiçá feliz, graças a Sérgio Conceição e aos jogadores.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  16. Bom, um jogo com pouca história, podia ter sido um 6-1 ou um 7-1, sobretudo veio novamente provar o excelente momento que esta equipa atravessa: 6 jogos disputados em Dezembro, para 4 competições distintas, 5 vitórias, e 1 empate (com sabor a derrota), 20 golos marcados e 3 sofridos, se o Monaco levou 5 no Dragão, o Benfica ainda nem sabe como empatou "zero e zero" com o FC Porto!
    (o velho problema da rotatividade, e a questão que se coloca, vamos pagar esta factura em pleno "mar alto", quando se ganham ou perdem campeonatos? Se o Wendel for o "Ramirez" que eu perspectivo, ganhamos "pulmão" para a 2ª volta. Concordo com o rbn, o Corona está mal).

    Vamos aos "numaros"? 26 jogos oficiais disputados, e o FC Porto marcou 70 golos, e sofreu 18, o que revelam estes registos? Um extraordinário ataque, e uma defesa segura e competente. Curioso, o FC Porto sofreu 12 golos no Dragão, e metade, apenas 6 golos a jogar como visitante. Desses 26 jogos oficiais, o FC Porto só não marcou, ao Sporting, Benfica, e... Leixões, três "zero e zero"!

    Quanto à taxa de concretização, deixo estes numeros:
    2004/05 o Porto de Fernandez/Couceiro disputou 46 jogos, e marcou 48 golos!
    2005/06 o Porto de Adriaanse disputou 45 jogos, e marcou 69 golos! (foi Campeão, este Porto de Adriaanse, prova também que muita gente no sector ofensivo, não garante mais golos)!
    Na temporada passada, o Porto do NES fez em 49 jogos, 88 golos...
    (recordo que ainda nem chegamos a meio da temporada, e o FC Porto regista já 70 golos marcados).

    Este Porto irá naturalmente superar a marca dos 100 golos, mas, nunca me esqueço daquela máxima : "uma defesa ganha campeonatos, e um bom ataque ganha jogos", e os registos do FC Porto comprovam-no. Vejamos, em 17 temporadas desportivas neste século XXI, quantos Portos marcaram mais de 100 golos em todas as competições? E foram Campeões Nacionais? Ora vamos ver:

    2000/01 Porto de F Santos, Vice Campeão, disputou 56 jogos, e marcou 101 golos!
    2001/02 Porto de Octávio/Mourinho, 3º lugar, disputou 55 jogos, e marcou 101 golos!
    2002/03 Porto de Mourinho, Campeão, disputou 53 jogos, e marcou 118 golos!
    2009/10 Porto de Jesualdo, 3º lugar, disputou 52 jogos, e marcou 108 golos!
    2010/11 Porto de Villas Boas, Campeão, disputou 58 jogos, e marcou 145 golos!
    2014/15 Porto de Lopetegui, Vice Campeão, disputou 52 jogos, e marcou 113 golos!

    Portanto, nas ultimas 17 temporadas desportivas, o FC Porto só em 6 épocas desportivas superou os 100 golos marcados, mas, só 2 X foi Campeão Nacional. A minha previsão? Este Porto ainda irá disputar entre 26/28 jogos até ao final desta temporada, e mantendo este registo (mesmo baixando ligeiramente a média), irá marcar entre 120/130 golos, ficará acima do Porto de Mourinho (T UEFA), mas abaixo do Porto de AVB (L Europa), porém, esses 2 Portos foram Campeões Nacionais.

    Observando os nossos rivais, e a marca dos 100 golos, o Benfica desde 2009/10 (desde que chegou JJ, sempre a jogar com 2 P Lança), até 2016/17, marcou sempre acima dos 100 golos, isto é, nas ultimas 8 temporadas desportivas (porém, antes de JJ 2009, neste século o Benfica nunca tinha superado os 100 golos). Nestas 8 ultimas temporadas ganharam 5 campeonatos, e sempre a marcar mais de 100 golos, aqui, a estatística acaba por dar razão aos bons ataque, e contraria a tese que as boas defesas ganham campeonatos!

    Quanto ao Sporting, em 4 temporadas neste século superaram os 100 golos:
    2001/02 Tr Bolloni Campeão, 105 golos!
    2004/05 Tr Peseiro 3º lugar, 104 golos!
    2014/15 Tr Marco Silva, 3º lugar, 105 golos!
    2015/16 Tr JJ, Vice Campeão, 111 golos!

    PT

    ResponderEliminar
  17. Manuel Vila Pouca, aceito que não se pode exigir mais a Soares depois do calvário de lesões que ele atravessou e a sombra que lhe fazem as excelentes prestações de Marega e de Aboubakar. Receio que o meu cepticismo em relação ao seu futuro tenha a ver com o facto de me lembrar de Pena que, tal como ele, chegou, deslumbrou e desapareceu. O que Soares tem mostrado é mau demais para ser verdade. Oxalá que volte pois precisamos dele.
    ...
    Aproveito a oportunidade para lhe desejar Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero, fazendo extensivos os meus votos aos frequentadores deste seu excelente blog. Praticamente no fim de mais um ano civil, tenho a agradecer-lhe o muito que tem feito pelo nosso Porto. Bem haja. Um Abraço.

    ResponderEliminar
  18. A sergio o que é de sergio. Brilhante. Tambem achei que podia rodar mas o objectivo vai para alem da taca da liga: o que importa é a dinamica de vitoria. O mais importante é isto, um rolo compressor com a mente na mesma coisa: ganhar.

    Agora é esperar que os verdes e o clube do regime se matem (e prefiro até que os verdes ganhem, é preciso enterrar o polvo).

    ResponderEliminar
  19. Um Porto Vintage! Exibição Fantástica!
    Bom natal para o Sr.Vila e para todos os Portistas.
    Viva o Futebol Clube Do Porto

    ResponderEliminar
  20. Pessoal,
    O sergio conceição é FINO sabe da poda!!!
    Deixou jogar e no momento certo atacou e matou.
    Vamos apoiar todos juntos o primeiro caneco é fundamental para galvanizar, motivar e assustar as tropas. Da confiança.
    Bom Natal a todos abraço

    ResponderEliminar
  21. MVP,

    Ontem o jogo devia ter acabado com um capote de 6-0!
    Interessante comparar estes dois últimos jogos (Marítimo e Rio Ave). Dois Portos diferentes com um único objetivo: Ganhar. Se não dá por um caminho dá por outro. Excelente.

    Venha mais.

    Cumprimentos

    Bala Dragão

    ResponderEliminar