domingo, 17 de dezembro de 2017

F.C.Porto - C.S.Marítimo. Com o Natal à vista um bom Porto é fundamental


No último jogo, para o campeonato, antes da pausa natalícia, F.C.Porto defronta o Marítimo e vai tentar manter a liderança. Para isso precisa vencer uma equipa que está a fazer uma excelente prova, é o 5º classificado, embora com muito melhores resultados em casa que fora. Apesar de jogar praticamente de três em três dias, com tudo o que isso significa numa equipa que não se poupa, o conjunto de Sérgio Conceição tem conseguido juntar exibições muito razoáveis, às vitórias que têm sido amplas. Manter a cadência e o rumo, mesmo que seja às custas de um resultado mais apertado, é a expectativa dos portistas para amanhã às 21 horas - hora imprópria para um dia de semana e em pleno Dezembro. Não vai ser fácil, os insulares estão sempre muito inspirados quando têm o azul e branco pela frente, mas um Porto a jogar o seu normal, com atitude e o espírito correcto, o apoio do Dragão, tem todas as condições para vencer e continuar nesta senda de resultados que o colocam numa posição excelente quando estamos quase a terminar a primeira-volta.

A minha equipa:
José Sá, Maxi, Reyes, Marcano e Alex Telles, Danilo e Herrera, Ricardo, Marega, Aboubakar e Brahimi.

Como não tenho disponibilidade para muito mais, dou a palavra ao Sérgio...
Os pontos fortes do Marítimo
“O Marítimo tem feito, especialmente depois da entrada do novo treinador [Daniel Ramos], um percurso muito bom. Tem uma organização defensiva eficaz e tem apenas mais um golo sofrido do que o Benfica e o Sporting, por exemplo. Mas o Marítimo não é só isso. Sabemos que vamos ter de assumir o jogo, porque queremos somar mais três pontos.”

Equipa preparada para todos os cenários
“Preparamos a equipa para vários cenários, preocupando-nos mais com aquilo que nós podemos e devemos fazer de acordo com a organização defensiva do Marítimo, que é forte. Também trabalhamos o momento de perda de bola, pois aí temos que ser rápidos a recuperá-la. Depois, temos que ser fortes com a bola, rápidos, porque só assim conseguiremos ultrapassar o Marítimo. Temos que ser inteligentes para saber desmontar a equipa deles, sabendo nós que o jogo depende sempre muito de nós.”

Prenda para chegar em maio
“Ainda temos até ao final do ano dois jogos para a Taça da Liga e, como já dissemos, não queremos abdicar de competições. A prenda penso que os jogadores nos vão dando diariamente. São de tal forma empenhados que nos obrigam a nós treinadores sermos também cada vez melhores. É fabuloso poder trabalhar neste clube e acho que essa é a minha grande prenda. Claro que os resultados nos têm deixado felizes, mas eu também acho que não deve haver prendas só no Natal. É importante durante o ano vir aqui e fazer as coisas com rigor e paixão, sempre.”

Uma análise ao campeonato
“Prefiro estar em maio na frente, nem que seja por um pontinho. Obviamente que é importante perceber que nós fomos passando alguns testes. Do que depender de nós vamos fazer tudo para continuar assim. Estamos bem, mas ainda não ganhamos nada. Estamos dentro de todas as competições, o que para mim é o ideal, mas para já é só isso.”

A evolução da equipa
“Obviamente que acho que a equipa pode crescer. Nós temos noção, diariamente ou quando vamos a jogo, que há sempre coisas a melhorar, seja no ataque, na defesa ou nas bolas paradas. Na fase de controlar o jogo, por exemplo, há momentos em que podemos ter mais bola e não procurar somente a baliza adversária. Mas estes equilíbrios adquirem-se naturalmente com o tempo.”

A opção Maxi-Ricardo-Corona
“São jogadores diferentes. O Ricardo é um jogador mais vertical, mais de corredor, que não explora tanto o jogo interior. O Maxi dá-nos mais experiência e no jogo em Setúbal e na Vila das Aves eu sabia que ia precisar de alguém com esse tipo de garantias. Quanto ao Corona, é um jogador diferente, mais refinado em termos técnicos. E nessa equação também entram o Hernâni e o Marega. O importante é que eles todos estejam com um espírito fantástico.”

14 comentários:

  1. Silvestre
    Boa noite Vila Pouca, espero que possamos conseguir com maior ou menor dificuldade um desfecho positivo diante de um valoroso oponente,pois tal resultado é fundamental para que possamos manter a nossa rota rumo à reconquista do título nacional que é o principal objetivo do FC Porto.
    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  2. Bom, partida para hoje, grau médio/elevado de dificuldade, a classificação do Marítimo indicia isso mesmo, se acrescentarmos que este Maritimo é a 3ª melhor defesa deste campeonato, a par do Benfica, uma Equipa que sobretudo assenta na sua organização defensiva, e defende bem, fica dado o lamiré. Se o D Aves e o V Setubal defrontaram o FC Porto com 3 centrais, o Maritimo hoje, também o irá fazer, ou com 3 centrais puros, ou o turco Sen baixa para o eixo da defesa. Portanto, jogo de paciência, mas, seria bom a nossa Equipa despertar cedo para os golos como é já habitual, contudo, o Maritimo está "fresquinho", não jogou T Portugal a meio da semana, antecipou e jogou a eliminatória na semana anterior, repito, poderá ser também um jogo de paciencia (ora com jogo interior ou exterior, não conto com facilidades n a bola parada), e, recordo que o FC Porto, cumprirá hoje o jogo nº 5, em apenas 17 dias neste mês de dezembro, e 5ª feira há mais com o surpreendente Rio Ave T Liga... Para hoje, espero naturalmente uma vitória, mas não penso numa goleada ... apenas quero os 3 pontos!


    Bem, ontem em Tondela, tivemos um jogo SURREAL ... Um Benfica que tinha jogado 4ª feira em V Conde, com muita chuva e vento, relvado pesado, 120 minutos de grande intensidade, de grande desgaste fisico/mental, jogaram o prolongamento com 10, chegados a Tondela, apresentaram o mesmo onze, apenas com o Lisandro fresco no 11, e, em 4 remates enquadrados com a baliza, fizeram "apenas" 3 golos na 1^parte, e pergunto, isto é, ou não é SURREAL? Como tinha referido no post anterior, confirma-se, a Labesfal produz para o Benfica um extraordinário anti-depressivo. Se contava com a habitual vitória do Benfica, não acreditava que fosse de goleada, sobretudo pelo efeito prolongamento em V Conde. Façam um exercicio, recordem-se do jogo do FC Porto em Tondela disputado em agosto (sem ressacas champions), uma vitória justa do FC Porto, mas, sofrida, porque o Tondela foi sempre uma equipa agressiva, sempre a tentarem ganhar duelos individuais, com muitas faltas à mistura (ontem fizeram 7 faltas em 90 minutos), com uma boa organização colectiva, a defenderem muito bem, e ontem o que vimos? Pois é, o oposto do Tondela FC Porto!

    Observem estes registos, o Tondela cumpre a sua 3ª temporada na I Liga, e já disputaram 5 jogos com cada um dos 3 Grandes:

    O Benfica, ganhou 5 jogos, marcou 19 golos, e sofreu 2 (0 pontos perdidos com o Tondela).
    O FC Porto, ganhou 3 jogos, empatou 1, e perdeu 1, marcou 6 golos, e sofreu 1 golo (perdeu 5 pontos com o Tondela).
    O Sporting, ganhou 3 jogos, e empatou 2, marcou 11 golos, e sofreu 5 golos (perdeu 4 pontos com o Tondela).

    Não vale a pena fazermos a prova dos 9, pois não? Mas, curioso, estes registos são identicos com o Belem do "Dragão de ouro", isto é, o FC Porto disputa 34 jornadas do Campeonato, já o Benfica realiza apenas 30 jornadas, e acrescenta 4 amigaveis sobretudo para melhorar o goal average, e pergunto, esta será mesmo uma competição séria?

    Termino, hoje pelo meio dia teremos sorteio da Taça Portugal, a evitar o Sporting, depois, o Rio Ave, num patamar teoricamente inferior D Aves e Moreirense, finalmente seria desejável termos um Cova da Piedade, um Farense, ou uma Académica/Caldas, seria óptimo cruzarmos com uma equipa secundária, isto porque os quartos final serão disputados a 10/11 janeiro, e se o FC Porto estiver na Final four da T Liga em Braga, disputará entre 7/8 jogos oficiais em Janeiro. Já agora, no sorteio de hoje, ficará já definido o possivel adversário da Meia Fimal disputada a duas mãos, a 7 de Fevereiro, e 18 de Abril, com a Final no Jamor marcada para 20 de Maio!

    PT

    ResponderEliminar
  3. Desta vez o Marítimo irá ter pela frente um Porto determinado e competente que certamente tudo fará para ganhar o jogo. Também creio que Reis jogará para que Filipe perceba o que está em jogo na Liga e esteja apto para os jogos e acertos nas outras competições que se verificarão até ao fim do ano. À volta, os comentadores do Benfica com a cartilha bem estudada dizem em coro que sabem que existem emails mas que não sabe quais são os falsos. Eheheheh. Pedro Guerra dá uma entrevista ao Expresso e não tem dúvidas: É tudo uma cabala montada pelo Porto. Rui Santos, o pequenito intriguista, reflecte pela enesima vez sobre o apito dourado e lamenta não ter tido consequências (!). Depois do atropelo pelas aves, a ave benfiquista [tão bem ilustrada sobre a roda da bicicleta] andava pela caixa mas depressa recuperou com a receita do seu querido Pêpa, verdadeiro artista que se apresentou triste e surpreendido na entrevista rápida no fim do jogo. Não sabe o que aconteceu, coitado. Não está fácil assistir à comédia em que está transformada a Liga portuguesa. Mas adiante. Boa sorte para logo, Porto...

    ResponderEliminar
  4. A julgar pelos pasquins do Sul... será q AINDA vale a pena jogar logo??!!...

    A mansidão de Portimonense e Tondela contra as comadres da capital do império...SENSIBILIZA-ME!

    Ė a liga da treta, é o q é!!!

    Cada vez mais me convenço q, para sermos campeões esta época, não podemos cometer erros, NEM UM!!!
    O chiclas diz q parecia bilhar, o Sonso diz q joga à campeão...o q podemos nós fazer, meu deus??!!...

    ResponderEliminar
  5. Este marítimo é das melhores equipas do campeonato. Ainda agora ganhou ao Braga que está a jogar muito bem. Vai ser um jogo difícil.

    Acho também que em termos mentais é algo periclitante estar a jogar depois dos outros. Fica toda a gente focada no nosso jogo e, forçosamente, temos que pensar nos outros jogos.

    Jogando primeiro ou ao mesmo tempo basta pensarmos no nosso jogo e, como estamos em 1o, é indiferente se os outros ganham.

    Claro que não podemos controlar isto (sportv) mas acho que é uma questão pertinente.

    11 para logo: Sá, Ricardo, Filipe, Marcano, Telles, Danilo, Herrera, Corona (o tal jogo interior e o lat a dar a largura), marega, aboubakar e brahimi.

    Artur Chaves

    ResponderEliminar

  6. PT, pelos vistos, o bruxo Nhaga ainda está aí para as curvas!!!

    Ah! e coitadinho do Pepa...se a idiotice matasse...
    Já o JJ...começa a insuflar...

    Logo é ganhar LOGO! Minuto 1 e já devíamos estar na frente!!!

    ResponderEliminar

  7. Bem...o Sporting vai indo de nenúfar em nenúfar na Taça de Portugal...mais um colosso (Cova da Piedade).

    Nós, se ganharmos em Moreira de Cónegos, temos uma Meia Final com os lagartos (julgo q a 2 mãos - 1º jogo em casa).

    A correr bem...final com o Rio Ave?

    ResponderEliminar
  8. 1ª Feirense-Tondela 21 faltas
    2ª Tondela-FCPorto 20 faltas
    3ª Tondela-Estoril 23 faltas
    4º Moreirense-Tondela 20 faltas
    5ª Tondela-PFerreira 25 faltas
    6ª Sporting-Tondela 20 faltas
    7ª Tondela-Braga 14 faltas
    8ª Chaves-Tondela 16 faltas
    9ª Tondela-Belenenses 19 faltas
    10ª Maritimo-Tondela 21 faltas
    11ª Tondela-Boavista 14 faltas
    12ª Portimonense-Tondela 22 faltas
    13ª Tondela-RioAve 14 faltas
    14º Aves-Tondela 18 faltas
    15ª Tondela-Benfica 7 faltas

    Pasmem-se; até à 14ªjornada o tondela tem uma média de 19 faltas por jogo, contra o clube que vem esmiuçado em forma física de uma desgastante eliminatória para a taça de Portugal, e onde, talvez, com um jogo de pressão conseguissem incomodar com a agressividade habitual (19 faltas jogo) da qual o ''treinador'' Pepa se escusa de ter faltado, fazem o jogo menos agressivo da época.... Deixar aqui também a estatística de belenenses: com uma média de 19 faltas por jogo, contra o benfica apenas 10, Como refere o PT e bem, de séria esta competição vai-se fazendo menos.
    Como diz o Sérgio e bem ''Contra tudo e contra todos''... Nada que tenha mudado, desde sempre que assim foi e para sempre (só algo extraordinário na justiça portuguesa fará com que tal mude) será.
    Se continuarmos com raça e a ambição demonstrada até hoje continuaremos a mostrar que somos o mais indiscutível e seguro candidato ao titulo. Os outros sabemos e bem, não só à nossa conta (espoliados nas Aves e em casa contra o benfica) e nos seus próprios jogos em que sistematicamente são empurrados por critérios cada vez mais dúbios e mafiosos (ontem mais uma expulsão perdoada e um pênalti por assinalar) continuam numa luta que deveria ser cada vez menos a deles.
    Vamos Porto, somos um.

    JP

    ResponderEliminar
  9. Taça de Portugal, quartos-de-final: Cova da Piedade (Liga 2) – Sporting (Liga)
    Moreirense (Liga) – FC Porto (Liga)
    Caldas (CP)/Académica (Liga2) – Farense (CP)
    Rio Ave (Liga) - Aves (Liga)

    Sorteio das meias-finais:
    Rio Ave/Aves – Caldas (CP)/Académica (Liga2)/Farense (CP)
    Moreirense/FC Porto – Cova da Piedade (Liga 2)/Sporting (Liga)

    Pode haver um F.C.Porto - Sporting nas meias-finais

    ResponderEliminar
  10. MUNDO IMUNDO.
    Tondela: Ao treinador grande Sepo obrigado, abris-te as pernas em sinal de gratidão a quem te deu trabalho, vais ser sempre reconhecido.
    Tem que se ganhar hoje no Dragão, tudo à moda do Porto não pode faltar nada, o Natal está próximo comam o bacalhau sem espinha...

    ResponderEliminar
  11. Vila Pouca, para logo apenas um desejo, ou melhor, um pedido, que o FC Porto marque mais um golo que o Marítimo e a vitória é nossa, se a isso puder juntar uma boa exibição melhor ainda.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Pessoal,
    Temos que ganhar os nossos jogos, eles vão se encontrar na proxima jornada e ai temos que ganhar pontos. Em confronto direto pelo que vejo não tem hipoteses é preciso é calma apoiar e criar ambiente hostil aos gatunos
    O resto virá por acrescimo.
    Sorteio muito bom para o porto, temos possibilidade de ir a final jogando contra o sporting em casa, melhor do que encontra los na final
    Abraço e até logo tragam casaco via estar um frio de rachar......eu ja estou habituado PT com o frio barrosã

    ResponderEliminar
  13. Sobre o caso dos emails, Rui Gomes da Silva faz um pedido: "É, por isso, necessário fazer um rigoroso inquérito a esta questão de eventual 'fuga' dos emails", chamando a atenção para um facto: "...mails de há um mês ... a coisa é mesmo séria."

    eles enterram-se todos

    ResponderEliminar
  14. Rui Rio no Porto Canal ?! Isto só à lambada!

    ResponderEliminar