Nesta época festiva entre o Natal e o Ano Novo, o FC PORTO lidera em conjunto com o Sporting, o campeonato nacional. E lidera em conjunto por factores que lhe são adversos, senão seriamos primeiros isolados, com toda a justiça e mérito.
Ora neste FC PORTO de Sérgio Conceição(SC), que vai derrubando muros atrás de muros, leva a que a grande maioria dos adeptos do FCP, engula tudo aquilo que disse no principio de época, e eu, confesso, sou um deles. E ainda bem que assim é! Se há coisas no futebol que mais nos agradam é saber que nos enganamos redondamente nos nossos terríveis prognósticos.
Começando pelo treinador, Sérgio Conceição tem uma rara virtude, algo que dificilmente se encontra entre os treinadores, sejam eles de elite ou dos amadores: adaptou-se à equipa!
Vendo as limitações do plantel e as suas características, SC soube adaptar-se ao plantel, ver como ele é e jogar da forma que mais se coaduna com a matéria-prima que tem ao seu dispor. Sabendo que Danilo, Herrera, Marega, Brahimi e outros não são jogadores de posse, SC soltou a equipa para um futebol mais vertical, mais rápido a chegar à baliza, mais agressivo e mais fluente.
Os resultados estão à vista. A equipa marca golos atrás de golos, pelo menos sempre mais um ou dois que o adversário.
O plantel, que desde o principio se diz curto e de qualidade duvidosa, pois bem, deu uma valente bofetada de luva branca a quem assim pensou. Sentimos que é curto porque os nomes não são sonantes como eram há uns anos atrás, mas quando vemos que Filipe não joga e Reyes faz e bem o lugar dele e até marca golos; quando vemos um ÓIliver que não calça neste futebol de SC mas que tem em Herrera o maestro onde todo o futebol portista é pensado. Herrera que tem o dom da ubiquidade, pois está em todo o lado, até na minha casa a partir-me sofás…; quando vemos um Danilo que só tínhamos conhecimento de futebol defensivo, até chegamos a considerá-lo como uma boa alternativa a defesa central, emergir, evoluir e mostra à nação portista que também sabe galgar quilómetros com a bola dominada, sabe lá estar nas bolas paradas; um Marcano que enerva de tão calmo que é; um Alex Telles que, ou me engano muito ou não o veremos mais no Dragão na próxima época; um Ricardo que apesar de oscilar defensivamente, ataca com técnica e virtude que não se vê em muitos defesas laterais; Maxi e a sua experiência; Aboubakar e o golo; a maior especulação, a mais discutida e badalada substituição; José Sá!, Sá um rapaz que para o nacional-parolismo nada diz, não é motivo de capa, não é tido nem achado, um guarda-redes que não sendo um Svilar (não marca golos… na própria baliza), nem Varela (não enterra a equipa), porque mora a 300 quilómetros de um centralismo estúpido e bacoco, mostrou que a passagem de testemunho de Casillas foi acertada, benéfica para o FC PORTO e para o futebol português. SC teve neste caso um grande par de, enfim, coragem a rodos para tirar um mega e super estrelado veterano e pôr um jovem ainda sem reais provas dadas, a não ser um estupendo campeonato da europa de sub qualquer coisa onde brilhou mais que… Varela que foi seu suplente! Um jovem que ainda tem muito, mas muito para progredir. Ver portistas a clamarem pela volta de Casillas, não só me entristece, como me leva a pensar que ainda há muita gente para quem o que é estrangeiro é que é bom.
E Marega? Pois bem
Marega é o exemplo perfeito de que nem só de pianistas vive o mundo.
Também é preciso ter em consideração os bombos. E quando estes bombos são
dos que não racham, dos que não quebram, pois bem que sejam muito
bem-vindos. Marega é o exemplo perfeito da mentalidade que SC impregnou
no FC PORTO! Aqui não há toscos. Há jogadores de futebol! Quando Marega
pega na bola, os nossos corações param, as nossas pernas tremem e os
nossos olhos arregalam… Ao contrário de alguns bazófias que pedem prendas de Natal (leia-se mais reforços), SC apenas pede que não saia ninguém do núcleo duro. Apenas quer que este plantel se mantenha unido, esforçado, dedicado e combativo. SC pode não ter champanhe, mas tem um vinho do Porto vintage!
Primeiro lugar, melhor ataque, melhor defesa, Champions, Taça de Portugal e até mesmo a desdenhada taça SLB(Senhor Lucílio Baptista)!!! … Só um parvo poderia pedir mais e melhor!
Se estes atributos se mantiverem, de certeza absoluta, que contra ventos e marés, contra padres e missas, provocações de uma CS que além de sabuja e prostituída pelo clube do regime, estaremos todos juntos a festejar o titulo de campeão nacional em Maio.
E que linda é a Avenida dos Aliados quando o FC PORTO lá festeja!
Um feliz Ano Novo a todos os portistas em geral e ao Manuel Vila Pouca em particular, um portista dos sete costados.
Afinal… o melhor ainda está para vir!
PS - Apenas para dizer que o MST acaba o ano em grande...


Que ninguém ande a congeminar dinamitar esta incrível restituição do Futebol Clube do Porto à liderança do futebol luso. Estamos preparados para reconquistar a nosso prestígio de acordo com as leis do futebol e da República, e lutaremos contra qualquer sabotagem terrorista que esteja a ser congeminada nas tutelas oficiais com a publicação de leis ditatoriais que inibam os cidadãos de resistirem aos roubos das quadrilhas organizadas que campeiam à solta nos bastidores e às claras das mais diversas formas, à solta e impunes. "Isto" ainda não é a Coreia do Norte, e Luís X!V já morreu há muito tempo.
ResponderEliminarNão haverá lei que nos meta uma rolha no boca para não gritar (atuar) contra LADRÕES.
DRAGÃO, SEMPRE!
PS. Ainda não é desta que me reconcilio com Miguel Sousa Tavares. O treinador do Rio Ave foi fiel aos seus princípios fundamentado no êxito que o sistema por ele implantado no Rio Ave vingaria no jogo do Dragão. Foi, além do mais, corajoso. Não foi feliz, porque Sérgio Conceição, ou porque previsse que o Rio Ave iria jogar como o fez e estruturou a equipa da forma brilhante e com o sucesso que se viu, ou porque a sorte não o favoreceu e a tática falhou. Aconteceria a qualquer um e pode acontecer amanhã com a nossa equipa. Como revelação (Sérgio já o não é) Miguel Cardoso é quem mais se tem destacado na presente época como técnico surpreendente, pelo menos no meu conceito. Tem qualidades e potencialidades que poderão fazer dele um treinador de sucesso. Não terá de esperar muito quem lhe vê capacidades para liderar uma equipa, em Portugal ou fora dele, de gabarito. Vou aguardar pelo que MST terá a opinar nessa altura.
ResponderEliminarDRAGÃO, SEMPRE!
100% de acordo. Com tanto pseudo treinador de merda como os Pepas e os Couceiros desta vida, a montar autocarros de dois andares no Dragão e a abusarem do anti-jogo em toda a linha, vem o Miguel criticar um treinador que foi fiel a si próprio e que orienta a equipa que melhor futebol joga em Portugal depois de Porto e Sborde.
EliminarGrande post, 100% de acordo com tudo. Só não estou de acordo com MST pois Miguel Cardoso foi fiel ao seu jogo. Se acreditou na sua forma de jogar e a tentou manter é de louvar. Se ele tivesse trazido o autocarro e jogasse encostado na sua área aí era falar mal por para os outros abria-se e para nós vinha de autocarro...
ResponderEliminarAbraços
Eu também gostava de falar de futebol, mas quando chego a este país e ligo as televisões, só vejo campanhas orquestradas em que diversas "pseudo ex-glorias" do nosso futebol se prestam à humilhante tarefa de "denunciar" o "clima de crispação" do futebol português.
ResponderEliminarParece um manicómio autêntico este país. Desde o Manel Zé ao Postiga, passando pelo verme presidente da corrupta federação, todos saem a terreiro "para apaziguar" as hostes.
Gostam de fazer os portistas de parvos, só pode. Enquanto o benfica roubava e lhe ofereciam títulos por decreto, estava tudo bem. Agora que saem da Europa com zero pontos, um golo marcado e 14 sofridos, e seguem em terceiro no campeonato onde deveriam ser 5os com mais de 10 pontos de atraso do primeiro, agora sim, agora é que é necessário lançar a cartilha da "paz e amor no futebol português".
Enfim. Isto só lá vai à padrada como diz o outro. E continuo a rezar que os corruptos árbitros portugueses façam greve. Até podia ser permanente. Venham árbitros estrangeiros, daqueles com quem o carnide nem se sequer consegue empatar um jogo.
Mientras tanto, o carnide e os viscondes (estes pela calada) seguem ao colo.
Quando era o FC Porto o visado (no apito dourado) era dia e noite tudo a atacar o nosso clube, faziam trinta por uma linha. Agora que é o Benfica, a C.S. quer alargar à força o podre do futebol aos outros clubes todos. Não querem focar no Benfica e na porcaria que tem feito, agora há que Deus que está tudo mal no futebol português. Como se não bastasse, só vão falar com quem diz o que eles querem ouvir, como o Manuel José, esse moralista que na verdade é um grande ressabiado.
ResponderEliminarHaja paciência para essa gente.
Votos de Bom Ano Novo!!
Carlos Loureiro
Para que não haja mal entendidos, o PS é de minha autoria.
ResponderEliminarClaro que não concordo com a parte referente ao Miguel Cardoso, mas até aí o artigo vai de encontro ao muito que aqui vamos dizendo.
Já deixei no site da RR um miminho ao Secretário de Estado do Desporto e estou muito bem acompanhado nesse miminho...
Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Sr.Felisberto Costa dá gosto ver jogar este FC Porto sob a tutela de Sérgio Conceição, devido à sua imensa determinação,invulgar destreza e distinta capacidade,pois a equipa tem uma enorme alma,vastos recursos ou diferentes vias para chegar ao seu propósito e vários jogadores melhoraram bastante ou estão a ser melhor aproveitados com Sérgio Conceição, nomeadamente Herrera e Marega que de patinhos feios passaram a imprescindíveis.
Depois quanto a José Sá estou de acordo consigo é um guarda-redes que oferece fiabilidade portanto não há nada a temer quanto ao presente e futuro na nossa baliza, até porque ainda temos nós nossos quadros Diogo Costa que pode vir a ser uma referência no panorama futebolístico nacional.
Finalmente apesar de por vezes jogarmos contra duas equipas, espero que possamos alcançar dentro das quatro linhas com maior ou menor dificuldade a reconquista meritória do título de campeão nacional.
Abraços
Silvestre
Felisberto Costa, grande Post. Nem uma vírgula acrescentava. Não me acredito de todo que vá sair alguém dos mais utilizados com exceção do Iker. Não me espantaria se ele saísse. De resto...mais ninguém. É para atacar o título à força toda com as armas que começámos no início da época e, se possível, ainda entrar alguém.
ResponderEliminarQuanto ao MST, é impressão minha ou ele anda mais certeiro nas suas 3 ou 4 últimas crônicas? Muito bem mais uma vez.
Eu por acaso concordo com ele na questão do Miguel Cardoso. Compreendo o ser fiel à sua ideia de jogo, jogue onde jogar. E gosto disso.
Mas...os jogos são diferentes. Podes apanhar um jogo em que, a partir certa altura, tens de optar entre jogar fiel ou jogar para o resultado. Ele optou por ser fiel depois de estar a ser massacrado. Resultado dessa opção, podia levar 6 ao intervalo. Isso já não gosto. Acho burrice e muito pouca flexibilidade. Imagino um Miguel Cardoso a treinar o FCP e jogar em Camp Nou, por exemplo. Fiel à sua ideia. Aos 15’ o adversário já tem 2 oportunidades flagrantes. Aos 30’ já estamos a perder e o adversário já teve 5 ou 6 oportunidades flagrantes...O que é que eu vou pensar? Ficar furioso e dizer para me tirarem deste filme. Se o adversário está a bloquear completamente a minha primeira zona de construção e a provocar erros constantes, tenho de colocar na 2a zona.
O Rio Ave continuou a bater na parede. Por vezes, a lealdade é estupidez.
O futebol de SC pode não ser o mais bonito. Mas está a ser de categoria. E o resto é conversa.
Bom Ano Felisberto e MVP.
http://baialinhaecruza.blogspot.pt/
Cumprimentos
OS MISERÁVEIS
ResponderEliminarQuem é este secretário de Estado do Desporto, será que ele existe ou é um faz de conta. Esta-se mesmo a ver que este senhor quer a Paz do Senhor porque não tem tomates para mexer no que quer que seja. Não quer prejudicar um Polvo corrupto, até parece ser o clube da sua simpatia. Uma autoridade destas paga por todos só tem um destino, é ir dar banho ao cão porque não anda lá a fazer nada.
O Mercenário Janela foi lá colocado pelo Vieira para por o coro ou os coiros a falarem a mesma linguagem ai deles se mijam fora do penico. Aquilo parece a Coreia do Norte, quando o Louco espirra ficam todos constipados. O Benfica é um estado dentro de outro estado, isto só em Portugal.
Pelos comentários que leio sobre a forma como Miguel Cardoso dispôs a equipa no Dragão, e falhou, constato que não ´é realçada a favor do treinador do Rio Ave a circunstância de ter tido o "azar" de defrontar um Futebol Clube "diabólico", com os seus jogadores a fazer de "diabos furiosos", capazes de desbaratar qualquer outra equipa ainda que esta contasse com arbitragem "à portuguesa".
ResponderEliminarDRAGÃO, SEMPRE!
Caro Felisberto Costa,
ResponderEliminar"Portantes", em tempo de "sonhos&rabanadas" falemos de Futebol, e começando pelo Spalletti da Trofa, tem uma ideia de jogo apelativa, sobretudo para quem gosta de Futebol bem jogado e tricotado, mas, eu não a queria na minha Equipa, porquê? Se recuarmos a 14/15, 1ª temporada de Lopetegui com um plantel de luxo com aquela ideia de jogo, o FC Porto pela 15ª jornada, onde estamos hoje "estacionados", esse 1º Porto de Lopetegui já tinha perdido 11 pontos, com 4 empates e 1 derrota, um Porto de posse, um Porto que concedia poucas ou nenhumas oportunidades aos adversários (porque bola só há uma...), mas também era um Porto de "empatas", e sobretudo pouco objectivo e letal no ultimo terço, porém, essa formula até foi brilhante na Champions, internamente, e a jogar fora do Dragão não sabia matar os jogos. Já o disse, o grande mérito do Spalletti da Trofa, é ter perdido 6 titulares da temporada passada, e o Rio Ave mantem a mesma matriz, e até melhorou a sua qualidade de jogo, isto é, em pouco tempo reconstruiu uma boa Equipa!
Vamos a nós?! Bom, nós temos um 10 definido (sim, um dez), enumero: Sá (em 26 jogos, Sá fez 13 jogos, e o Casillas fez os mesmos 13, mas a baliza é do Sá), Ricardo, Marcano/Felipe e Telles; Danilo/Herrera; Marega, Aboubakar e Brahimi, são mesmo dez, e fica a pergunta, quem é verdadeiramente o 11º titular? Um Corona inconstante, e pouco consistente? Um Ricardo mais vertical adiantado, que convoca o Maxi para a lateral direita? Ou um Sérgio Oliveira que fez apenas 5 jogos como titular, porém, para os 2 Clássicos e nos 3 jogos fora na Champions? Quem será para mim o 11º? Se a coisa se confirmar, se o jovem Wendel se adaptar, creio que será o 11º titular para esta 2ª parte da temporada, chega "fresquinho" de férias, e vamos precisar de pulmão no trimestre final desta temporada, depois, é um médio que acrescenta coisas que os nossos médios não tem, boa meia distancia (o Sérgio também a tem, inexplorada), tem poder fisico ora para equilibrar, ora para subir, um verdadeiro 8, aliás, na ausencia de Danilo, podem Wendel e Herrera cumprir a missão de duplo pivot (um vai, outro fica a equilibrar), naturalmente foi o "youturbe" que me deixou esses sinais do jovem Wendel, mas, carece de confirmação e adaptação!
Mercado? Ele está aí, e, aqui neste blog há cerca de um mês, já deixei a minha opinião sobre as entradas/saídas e com nomes. Quanto às entradas, 4 brasileiros : Fabiano (mais um regresso), o já falado Wendel, e os canhotos Pedrão e Raphinha do VSC, apenas o Wendel não trabalhou com o Sérgio. Quanto a saídas: Casillas ou Vaná, Layun, Hernani, e muito provavelmente Oliver. Porquê Oliver? Porque com a ideia de jogo do Spalletti da Trofa, seria Oliver e mais dez, mas pergunto, o Oliver encaixará nesta ideia de jogo do Sérgio Conceição? Revejam a utilização de Oliver com SC, foi titular absoluto nos 6 primeiros jogos oficiais desta temporada, com o Besiktas no Dragão jogou apenas a 1ª parte, e depois desse jogo, nunca mais "calçou", só foi mesmo titular nas Taças (Leixões, L Evora e Portimão), isto é um sinal mais que evidente, vou mais longe, e até prognostico que o Oliver será emprestado com opção de compra ao Wolverhampton do NES e do Mendes!
PT
Complementando o meu anterior comentário, nestes 5 meses de competição, quase todos abordaram um problema, o "plantel curto do FC Porto", parcialmente discordo (observem o banco do FC Porto nos 2 clássicos), mas, façam um exercicio, comparem em quantidade/qualidade, este actual plantel, com o plantel do Porto do NES da 2ª parte da temporada (o melhor período do NES, aliás, com 12 vitórias consecutivas no campeonato passado), eu vou ajudar, do Porto do NES saíram 6 Atletas: Boly, Ruben Neves, João Teixeira, Diogo Jota, Depoitre e André Silva (apenas o André e o Jota eram habituais titulares), neste Porto do Sérgio, entraram 7 Atletas: Vaná, D Reyes, Sérgio Oliveira, Ricardo, Marega, Aboubakar e Hernani (Ricardo, Marega e Abou, 3 titulares absolutos). E agora eu pergunto, na temporada passada ninguem questionava se o plantel era curto, já o da presente temporada é curto, e não tem qualidade? Comparativamente, este plantel é melhor, e tem mais maturidade versus o anterior, daí que, "este plantel é curto", quanto a mim, é uma falsa questão!
ResponderEliminarE termino, o que espero dos próximos 5 meses de competição? Naturalmente, festejar em Maio, mas, "gato escaldado de água fria tem medo...", porque, se hoje estamos muito bem, não sei, ninguém sabe como poderemos estar nos ultimos 3 meses (Março, Abril e Maio), querem um bom exemplo? O Real em Agosto foi dar 3 ao Barça a Camp Nou na Supertaça de Espanha, passados 4 meses, o Barça foi dar 3 ao Real no Bernabéu, isto é, a tendencia, a supremacia foi radicalmente alterada, afinal, este é um filme já visto e revisto tantas vezes no Futebol ... (desculpem, mas tornei-me adepto da D Prudencia...)
PT
P.S. Bem, já não "ó_pinava" há uns 4/5 dias, daí tantos "lençois" cheios de nada, peço desculpa, mas definitivamente sou um "fala barato"!