quinta-feira, 4 de janeiro de 2018
A culpa do estado em que está a arbitragem portuguesa é do Benfica e dos seus peões de brega
Gostava muito de falar do jogo jogado, das virtudes, mas também dos defeitos da nossa equipa no jogo frente ao Feirense, também para valorizar o forma como o adversário se bateu, só que não posso. Há limites que não podem ser ultrapassados e a arbitragem de Fábio Veríssimo ultrapassou todos os limites da decência - antes de continuar, uma pergunta: como é possível que no panfleto da queimada, através de Carlos Vara, tenha sido dada nota positiva ao árbitro? Como lhe disse no e-mail que lhe enviei, há atitudes que definem e dizem tudo sobre as pessoas. Carlos Vara ao dar nota positiva àquela arbitragem, disse tudo sobre si: não tem um pingo de vergonha na cara.
Aquilo que quase diariamente se vai sabendo, através de e-mails verdadeiros, mas que alguns teimam em assobiar para o lado, outros acham que são falsos e outros acham que não interessa o conteúdo, apenas como foram obtidos, mostra à saciedade a teia de interesses que o Benfica, junto com os seus peões de brega, foi cerzindo no futebol em particular, mas não só. No caso particular da arbitragem, em conluio com o tristemente célebre Ferreira Nunes, vulgo Frankc Vargas, vários meninos queridos e alguns padres, essa teia que o SLB criou, para seu benefício, está na origem do actual estado da arbitragem portuguesa.
Árbitros, a maioria, notoriamente, medíocres; alguns internacionais feitos à pressa e ao sabor de certos interesses, que vão mudando de critério como quem muda de camisa - seja na amostragem de cartões, seja nos lances de bola na mão ou mão na bola, seja nos derrubes na área ou nas simulações; falta manifesta de qualidade e preparação para jogos de maior grau de dificuldade e para resistir à pressão; tendência para apitar a tudo e para se fazerem respeitar apenas através dos cartões; são alguns exemplos que explicam porque a arbitragem portuguesa não está bem, anda nas bocas do mundo, pelas piores razões, não houve árbitros portugueses no Euro, não vai haver árbitros portugueses no Mundial.
Como disse, a culpa é do Benfica e portanto, não é por acaso que seja o Benfica, directamente por propostas na Liga ou através dos seus capachos, o grande defensor dos árbitros - calma, falarei das reacções ao jogo de ontem na Luz, mais à frente -, quem pede castigos para quem crítica os árbitros. Eles querem silenciar estas arbitragens. E lá vem a conversa de sempre, nunca se viu nada igual, estão a ultrapassar-se todos os limites do bom senso; a culpa é daqueles que não ganham nada e estão desesperados pela falta de títulos; com a entrada na Champions só para o campeão e o segundo a ter de fazer uma pré-eliminatória e se passar o play-off, as coisas pioraram; assim não há indústria que resista, patrocinadores que estejam disponíveis, o futebol português caminha para o abismo. Mas como se apanha mais depressa um Benfica sem vergonha e cujo lema, é, olhem para o que eu digo e não para o que faço, idem para os seus capachos, o que vimos ontem após o jogo Benfica - Sporting? Pois, o Benfica a atirar-se aos árbitros, a colocar em causa a seriedade de Hugo Miguel, com a insinuação de estar trabalhado por um amigo, Hernâni Fernandes, seu ex-assistente e que agora trabalha para o Sporting; Rui Sonso Vitória a falar de critérios diferentes, pasme-se - bem-vindo, Rui! - e novamente a dizer que vai estar atento ao futuro comportamento do árbitro e do VAR, Tiago Martins - não deixa de ter um piadão, ver o clube do regime a queixar-se de Tiago Martins - e a deixar no ar uma ameaça velada.
Já alguns dos capachos, depois de terem feito uma capa miserável no dia do jogo, hoje lá está: grande derby; apaixonante; como o futebol devia ser sempre. Mas ao mesmo tempo: golo do Sporting em fora-de-jogo; penalty por marcar por braço de Coentrão; penalty evidente de Battaglia. Tudo, também lá está, obra do analista Duarte Gomes, Dudu para os amigos. Nada sobre a arbitragem do Feirense - F.C.Porto, compreende-se, depois do Vara de Vinhais, de quem falamos no início do poste, ter dado nota 5, positiva ao árbitro de Leiria.
- Mas ó Dudu, então o braço de Coentrão é penalty e o de Luisão, no Dragão, não? Critérios de análise diferentes, como comentador, exactamente o que acontecia como quando eras árbitro?
Bem podes pregar a moral e os bons costumes, com ou sem kickoff, a marca que tens na testa é a marca SLB e essa vai acompanhar-te sempre.
Já ontem tinha deixado a minha opinião, mas hoje ainda vou mais longe. Se por um lado estou completamente de acordo com a tomada de posição do F.C.Porto - disseram-me que foi o presidente que decidiu e comunicou a quem de direito - de não ter ninguém no flash-interview, nem na sala de imprensa, porque apesar da vitória, estava tudo de cabeça quente e corríamos o risco de juntar aos prejuízos do jogo, outros prejuízos - há olhares que dizem mais que mil palavras - e nada contra os tweets de Francisco J.Marques e o que vem hoje no Dragões Diário, participação ao Conselho de Arbitragem, acho que ao mesmo tempo que comunicamos a decisão de não falar, devíamos dizer que hoje, à tarde, ia haver uma conferência de imprensa para falar sobre o jogo de ontem e do trabalho de Fábio Veríssimo. Aí, com um vídeo dos lances em que o árbitro esteve manifestamente mal, mostrávamos as razões para as nossas queixas, marcando uma posição, ao mais alto nível, deixando claro que há limites que não podem ser ultrapassados e ontem foram.
Pugnar por uma arbitragem melhor e mais credível, não é querer benefícios, mas é exigir isenção, rigor, critérios transparentes, que evitem estas constantes desconfianças, a nítida sensação que havia segundas intenções.
Não somos um clube de calimeros, um clube que resume todas problemas ao trabalho dos árbitros, mas não nos peçam recato e silêncio perante este tipo de barbaridades.





"Gosto tanto de os ver, a provarem o próprio veneno... Muito bom!!!" - Hugo Miguel dixit
ResponderEliminarA nossa Sad cala-se e não toma posição. O que diz era o que devia ser feito: marcar uma conferência de imprensa e mostrar a vergonha que ontem teve lugar. Vão fazer queixa à CA? Mas esses são os principais culpados ao nomearem um padre ladrão e incompetente para o nosso jogo. Têm de mandar uma exposição é para a UEFA denunciando a falta de verdade desportiva deste campeonato. Só falta para completar o ramalhete, mais logo o analista de arbitragem do Porto Canal dizer que o árbitro esteve bem e que o CA está a fazer um bom trabalho. E ainda não correram com este politicamente correcto e medroso porquê? Quando o sujeito fala mudo de canal.
ResponderEliminar"Barbaridades", escreve muito bem!... A prova de que as coisas estão feitas por outro lado é o Benfica e A Bola (ou vice versa porque são a mesma coisa) darem nota positiva a Veríssimo e branquearem a farsa que foi a arbitragem de ontem. Que nojo!... Que falta de vergonha!... Que gente sem carácter!... E com estas e com outras, tal como aconteceu com a paixão de Campo Maior, o imberbe "aguenta aguenta" vai-se mantendo na primeira Liga sob a responsabilidade e a desvergonha de Fernando Gomes, da tutela, do suposto impoluto Fontelas Gomes e da generalidade dos dirigentes do futebol português, infelizmente incluindo os do nosso clube que também tem culpas no cartório, que convivem tranquilamente com a farsa e com as barbaridades que se sucedem e que são inadmissíveis num país europeu como é o nosso...
ResponderEliminarExcelente post sobre o estado da arbitragem em Portugal, tocando todos os tópicos relevantes:
ResponderEliminar- Tráfico de Influências na estrutura da Arbitragem (nos escalões base, nos observadores, nas "associações profissionais", nos "conselhos de arbitragem");
- CS "encomendada" aos interesses de alguns clubes, que não segue a deontologia da profissão, e
- Total impunidade e despudor de todos estes agentes.
Gostaria de acrescentar que tenho a intuição de que existem duas facções activas nesta trapalhada toda. E que a facção verde vai ganhar à vermelha.
"haver uma conferência de imprensa para falar sobre o jogo de ontem". se fizéssemos isso, a partir desse dia íamos ter sempre benfica e sporting, quais palhaços, a imitar e a fazer o mesmo todas as semanas, sempre a queixarem-se dos arbitros nos seus jogos, tendo ou não razão, com lances concretos ou inventado-os à medida.
ResponderEliminarAnónimo das 19:59, desde quando é que o F.C.Porto faz ou deixa de fazer, condicionado pelo que vão Benfica e Sporting?
EliminarDepois eu não sugiro a banalização de conferências de imprensa, apenas em circunstâncias excepcionais, quando se ultrapassam certos limites, como foi o caso. Se depois Sporting e Benfica fizessem o mesmo, problema deles... até podiam cair no ridículo.
Grande post, Vila Pouca.
ResponderEliminarNão sabia que tinha havido alguém com a desfaçatez de dar nota positiva ao vermelhíssimo, mas vindo da Bola...
Abraço.
O polvo está aí, contando com toda a sabujice que esta país permite ao clube do regime...
ResponderEliminarEstas nomeações não foram imprudentes, varíssimo e paixão, juntos e ao vivo, por alma de quem? Há responsabilidades destas nomeações...
o varíssimo nem disfarça, como aconteceu em Campo Maior há anos... e a saga continua...
O FCP deveria, sim, ter feito uma conferência de imprensa, deve fazer sempre que for prejudicado de forma premeditada...
Temos de manter a luta, pois vai ser assim até ao fim.
Com os perigos de que falei no comentário ao post anterior, foi fantástico ter visto as reações de Brahimi e Marega, mais o olhar do Sérgio, mas há que ter calma e sermos espertos, embora seja difícil.
Entretanto, Gonçalo Paciência fez mais dois golos hoje, já leva nove. Um caso para ver bem no próximo ano, dado que agora, creio, só çhe fará bem jogar e ganhar de vez a confiança perdida.
Força Porto.
Caro DVP,
ResponderEliminarHoje, após exaustiva análise dos lances polémicos no jogo da capital apenas me deixa duvida o lance com Piccini, pois mesmo parecendo que não tenta jogar ostensivamente a bola com o braço, penso que este deslocado da linha do corpo e mudando a trajectória da linha da bola que iria para a baliza seria natural a origem da marcação de grande penalidade, a dúvida mantém-se pois o remate é feito à queima roupa. Quanto aos outros lances penso que Hugo Miguel esteve correcto pois no primeiro com Fábio Coentrão e só após visualização da câmera que se encontra por traz da baliza é perceptível a bola bater-lhe no rosto. Com um remate com aquela violência àquela distancia o braço forçosamente teria de ter um movimento muito mais amplo à retaguarda aquando do contacto com a bola. No lance de William de Carvalho embora o braço esteja aberto e a bola lhe toque, é perceptível o contacto irregular de Jimenez empurrando ostensivamente o jogador, sendo falta atacante que deveria ter tomado lugar. Por isso apenas fazendo a correcção necessária, caso a aceite penso que o lance de Fábio Coentrão, mesmo que a bola lhe fosse ao braço nada teria de comparável com o lance ocorrido no Dragão visto o jogador Luizão ir de encontro à bola com o braço logo havendo origem para a marcação da grande penalidade. Resumindo penso até que Hugo Miguel teve uma actuação bastante positiva no derbi, o que até me deixa admirado visto o histórico favorável para o clube encarnado...
Quanto à actuação de Fábio Veríssimo penso que nada mais há acrescentar tendo em comparação com o jogo de Campo Maior em 99/00 com o célebre apito e ontem VAR Bruno Paixão e mais recentemente em Barcelos em 11/12 que constituiu a única derrota desse ano ao FC. Porto e também no apito e ontem VAR Bruno Paixão. Acho que todos recordamos esses dois jogos pelas piores razões. E hoje acho que Fábio Veríssimo é o verdadeiro Padawan do sr. Bruno Paixão... ''The red force is strong with this two.''
Critérios desiguais: https://www.facebook.com/baluartedragao/photos/a.122875551595826.1073741828.122861611597220/223335151549865/?type=3&theater e deixo aqui a imagem partilhada pelo no amigo Baluarte Dragão na sua conta de Facebook.
Mais um penalti por assinalar, em tudo idêntico ao não assinalado na Vila das Aves. Aquele amarelo ao Tiquinho surreal. A entrada assassina sobre Brahimi que nem sanção disciplinar contempla. A entrada sobre Ricardo Pereira que nem falta é assinalada. E para acabar em beleza aquele pontapé livre que ninguém sabe de onde veio aos 90+8. Para não falar deste tempo de compensação, que me parecendo exagerado, não mereceu da parte do Benfica um tweet como no jogo do Dragão com o Portimonense para a Taça de Portugal. Uma vergonha ao nível das referidas anteriormente.
Uma palavra de solidariedade para com Rui Vitória que me parece cada vez mais um artista deste nosso futebol. Um artista malabarista, entenda-se, pois o seu discurso varia para o lado em que dorme melhor. Primeiro quanto à arbitragem de Hugo Miguel, mesmo este não tendo errado e esquecendo o desempenho em seu beneficio aquando de VAR no jogo do Dragão. E depois a sua maneira de mostrar que o seu Benfica continua vivo pois continua a achar que o jogo do Dragão foi equilibrado dizendo que dominou 45minutos e dominou o Sporting por completo sendo as melhores ocasiões de golo de ontem da sua equipa proporcionadas por cortes de jogadores da equipa do Sporting. Há bom comediante.
Pelos jogos de ontem continuo com a certeza inabalável que somos o mais sério candidato ao titulo. Pela raça, crer e ambição. E para mim esta imagem vale mais que tudo: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/porto/noticias/interior/brahimi-e-marega-gritam-ao-arbitro-vamos-ganhar-vamos-ganhar-9023024.html
Força Porto, força portistas e continuaremos nesta luta pois pelo que ocorreu ontem o polvo continua bem fresco...
JP
Os fdp contrataram o Rakip.
ResponderEliminarConfesso que não o conhecia mas pelo que estive a ver é um médio defensivo com bastante golo e bom no último passe (11g e 11ass em 89j no campeonato sueco).
Não quero entrar naquela tanga de "porque é que não fomos buscar este gajo?", "fomos comidos pelos mouros!", etc.
Aliás, até ao dia de hoje nem sabia que o rapaz existia. Não faço ideia se os gajos fizeram uma grande contratação se não. Sei é que foram buscar um jovem prometedor, pelo menos na teoria, e a custo zero (fora comissões, prémios, etc).
No entanto, tenho de fazer esta pergunta: nós não conseguimos descobrir ninguém nestes modos? Em milhões de praticantes da modalidade não haverá um jogador que seja baratinho ou em fim de contrato e que possa ser uma mais valia para o plantel?
Será que não conseguimos descobrir um Rakip ou um Nakajima antes dos outros?
Manuel a nota positiva do Verissimo no jornal a bola e a mensagem que o SLB está a passar ao árbitro e ao próximos que vem a seguir que fazendo "bem"o seu trabalho ninguém vai colocar em causa a sua reputação..que eles(slb)os vão proteger..nao tenho dúvidas disso..quanto ao resto de acordo,o nosso clube deveria ter ido mais longe sobre arbitragem de ontem.
ResponderEliminarDeixa ver se percebi, devíamos contratar por contratar? Não, ou contratamos alguém que teoricamente venha para somar, ou apostamos nos miúdos da B.
ResponderEliminarPois, custo zero, como o Zivkovic, no caso o custo zero são 24 milhões de euros. O Hernâni no Guimarães era craque, no F.C.Porto...
Excelente post, caro DVP. É sempre bom ter este blog para vir festejar as vitórias e comentar os problemas do nosso FCP. Neste caso, realmente fiquei perplexo com a pouca-vergonha de Sta. Maria da Feira. Sobretudo a expulsao do Felipe poucos minutos depois de perdoar a expulsao muito mais evidente a um jogador do Feirense, parece-me um indício assustador de má fé. E aqueles 9 minutos extra com livre perigoso à entrada da área inventado no minuto 99 é surreal.
ResponderEliminarEstamos em primeiro, mas temos que tomar medidas severas já, se nao arriscamo-nos a que isto piore e nem sempre teremos uma equipa capaz de ganhar contra 14...
As dificuldades arbitrais já começaram e não pensem que vão abrandar.
ResponderEliminarOs vermes(lhos) foram humilhados na Champions, saíram de todas as taças, e só mantêm aspirações no campeonato sabemos nós bem como.
Mas para eles lá chegarem nós temos de perder pontos. Este jogo foi só para amostra, e o Felipe vai ter a vida muito difícil.
Preparemo-nos, todo e qualquer jogo vai ser uma batalha.
Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca, é surreal como alguém atribuiu nota positiva a Fábio Veríssimo depois da roubalheira protagonizada pelo mesmo que não marcou uma óbvia grande penalidade sobre Marcano, não expulsou pelo menos o jogador do oponente que teve uma entrada duríssima sobre Brahimi, embora tenham acontecido outras situações igualmente graves.
Depois compreendo e concordo com a posição tanto de Sérgio Conceição,bem como dos jogadores a não falarem após os nefastos acontecimentos que ocorreram ao longo do jogo e oxalá a reacção do FC Porto não fique por aqui,ou seja que a exposição na Liga dos Clubes acerca de Fábio Veríssimo seja contudente e tenha efeitos práticos,dado que tal árbitro não tem condições para continuar a arbitrar e a condicionar o campeonato em favor dos lampiões.
Finalmente é incrível a postura de Rui Vitória que efectua mais uma patente ameaça aos árbitros,ainda por cima sobre um árbitro que foi espiado por Nuno Cabral e Pedro Guerra, tanto que a sua vida privada foi devassada, para além disso concordo consigo os lampiões têm demasiados meninos queridos em diversas vertentes,como por exemplo no poder político,na comunicação social,nos órgãos federativos e judiciais, o que lhes facilita manter ilegal uma claque violenta e assassina,ter artigos de opinião ou programas televisivos para condicionar a opinião pública,ter jogadores impunes durante quase uma temporada, graças a José Manuel Meirim e companhia ou árbitros cirurgicamente nomeados,ter o caso dos emails até agora algo parado,o apito dourado ter parado em Leiria e outras questões em aberto.
Abraços
Silvestre
Para continuar a comédia que por aí vai Fábio Veríssimo deu ontem uma palestra na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria e afirmou: "Os erros são inconscientes e humanos". Depois das notas positivas de cartilheiros e "jornalistas" sobre a sua desastrada prestação em Vila da Feira, o imberbe aguenta aguenta que não pára de fazer asneiras vai dar "bitaites" a alunos de ensino superior. Isto passa-se em Portugal e é verdade!...
ResponderEliminarOS MISERÁVEIS
ResponderEliminarOntem o Janela na TV Lixo da Manhã quando foi confrontado com o mail que enviou para o patrão filipe vieira a mostrar o seu trabalho de aliciamento a jornalistas, também não se lembrava de nada, tal qual como o seu colega o avantajado pedro guerra, falou, falou, mas nada disse, parecia um cão com o rabo entre as pernas, não é por acaso que trabalha para o benfica já tem curriculum de trabalho sujo.
Veríssimo e Paixão são farinha do mesmo saco, um ainda com ranho no nariz e de calções, o outro puta velha de alterne.
Dudu grande amigo do presidente da Liga anda à muito à procura de um tacho na arbitragem, é um perigo um cartilheiro mais vermelho que a crista de uma franga cuidado com o bicho.
O Treinador do Polvo com aquele ar angélico farsante que nunca quer falar da arbitragem quando o gamanço lhe corre a favor, transforma-se num verdadeiro seguidor do patrão padrinho quando perde por incompetência, atirando-se à arbitragem com ameaças partindo o verniz todo, hipócrita.
A essa espécie de árbitro, realmente o inconsciente foge-lhe para beneficiar o seu clube.
ResponderEliminarPor isso, não pode arbitrar o próprio, nem os concorrentes diretos.
A guerra começou na passada quarta-feira. Ficou claro que a partir de agora vale tudo para nos tirar pontos. Está tudo contra nós.
ResponderEliminarPenso que isto só irá acabar quando um árbitro for severamente sovado, de outro modo os corruptos têm tudo controlado e os padres podem continuar a dar as missas...
Abraços
ResponderEliminarJá o referi aqui algumas vezes:
Apesar de andarmos todos revoltados com o regime e com o lamaçal e podridão que se vai descobrindo todos os dias, a minha maior preocupação é MESMO com os viscondes!
Acreditem que analisando o histórico desta liga, eles têm tido um colinho..."que nunca lhes falha"! E mesmo em plena Luz!
É bom que estejamos permanentemente vigilantes e que consigamos manter ou aumentar distâncias para quando cá vierem, pois há ali muitíssimo investimento que não aceitará insucesso por dá cá aquela palha!!!
MUITA atenção aos lagartos! Com eles é pela calada...
PS - Tenho um desejo MUITO grande de que tb apareça um FJM para as nossas modalidades! O que se passou na Luz no hóquei, na semana passada foi a prova provada do antro que se vive nas modalidades...há séculos!!! O valor e a dignidade das nossas modalidades (especialmente, andebol, basket e hóquei) exigem e merecem MUITO mais!
Tiago Craveiro é das poucas personagens de relevância no futebol português que ainda não teve o devido destaque aqui no café. Um lapso que hoje fica rectificado.
ResponderEliminarUm verdadeiro "cravas"
Estes emails só surpreendem quem não conhece estes artistas. Para quem não sabe, Tiago Craveiro é mais um daqueles boys que fez carreira como homem de mão de gente tão credível como Hermínio Loureiro, o tal sujeito que é arguido no processo "ajuste secreto" onde recaem suspeitas de corrupção activa e passiva, prevaricação, peculato e tráfico de influência.
Voltando ao nosso amigo. Tiago Craveiro começou no jornalismo com uma passagem pela Media Capital entre 1999 e 2002, tendo depois ingressado nas lides políticas sob o chapéu de chuva de Hermínio Loureiro. A mudança de governo fez com que "caísse" novamente para Média Capital entre 2005 e 2006, tendo sido depois novamente recuperado pelo amigo Hermínio quando este foi eleito presidente da Liga de Clubes.
Perante este cv, parece-me claro que o fontanário que fez jorrar esta encomenda para os jornais foi o mesmo que enviou não um, não dois, mas três emails com a mesma notícia a Luís Filipe Vieira. É obra.
Fico a aguardar que os jornalistas façam o seu trabalho e que perguntem a este senhor se é comum enviar emails com notícias para os presidentes dos clubes? Também gostava de saber se os outros presidentes de clubes da primeira divisão também receberam estes três emails com esta informação, ou se foi um serviço exclusivo para Luís Filipe Vieira?
Jamba calling
Mas estes não foram os únicos emails trocados entre Luís Filipe Vieira e Tiago Craveiro. Atentem nesta maravilha.
Portanto, no dia 23 de Março de 2017, a secretária de Rui Gomes da Silva a mando do próprio, envia um email para a FPF com um pedido de 2 bilhetes para o próximo jogo de Portugal. O responsável da FPF que recebeu o email reencaminhou-o para o Tiago Craveiro, director-geral da FPF, que de imediato pediu autorização a Luís Filipe Vieira. Adoro a forma directa como Craveiro se dirige a Vieira: "Posso?"
Ora digam lá que isto não é uma maravilha!?
Recordo que nesta fase Rui Gomes da Silva já não fazia parte da direcção do Benfica, uma vez que foi escorraçado das listas de Vieira nas eleições que ocorreram cerca de 4 meses antes deste email.
Desde logo, o facto de ter RGS pedir à secretária para enviar um email em seu nome é demonstrativo de uma pequenez de espírito brutal. Depois, considerar-se alguém com direitos diferenciados do resto dos adeptos é absolutamente inenarrável. Porque é que Rui Gomes da Silva não se dirigiu às bilheteiras para adquirir os seus ingressos, como o comum dos mortais? E porque carga de água teria este sujeito direito a bilhetes de borla para assistir a um jogo da selecção?
E depois o que dizer de um funcionário da FPF que pede autorização ao Presidente do Benfica para atribuir bilhetes a alguém? Tudo isto é nojento e é representativo da promiscuidade entre esta gente que se considera completamente inimputável.
Uma vez que nos leaks ainda não foram disponibilizados os emails enviados por Luís Filipe Vieira, ficamos sem saber se acedeu ao pedido de Rui Gomes da Silva. Fico a aguardar um esclarecimento da FPF e do próprio Rui Gomes da Silva sobre estes bilhetes.
De facto, os meninos queridos como Tiago Craveiro merecem demonstrações públicas de afecto por parte do "primeiro-ministro".
http://misterdocafe.blogspot.pt/2018/01/tiago-craveiro-o-lambe-orelhas.html
O Pyrokokus disse, antes de mim, precisamente aquilo que eu queria dizer. Se nao podes vence-los, junta-te a eles, e uma necessidade absoluta a materializacao do 2 paragrafo. Ou, por outras palavras, para patifes, se patife e meio. Peco desculpa pela acentuacao ou falta dela mas com este teclado nao da para fazer melhor.
ResponderEliminarNo pós jogo na Feira, ainda nem estava editado o post à partida, digitei isto aqui mesmo neste blog, em forma de revolta:
ResponderEliminar"Vila Pouca, no histórico do FC Porto, deve ser inédito: 3 expulsões consecutivas, em 3 jogos oficiais consecutivos:
Rio Ave T Liga, Danilo!
Paços T Liga, Herrera!
Feirense Liga, Felipe!"
Se acrescentarmos os nomes dos Arcebispos, e respectivos critérios disciplinares, a revolta aumenta, vejamos:
O Ferrari de Monte Gordo, expulsou o Danilo por ter agredido a bandeirola de canto, já o Luisão pode e deve encostar a cabeça ao Ferrari em sinal de protesto!
O outro Bruno da margem sul, o Esteves, na T Liga não teve duvidas, e expulsou o Herrera. Porém, num jogo na mm competição T Liga, na Luz ainda nesta temporada, viu o pugilista grego fazer uma gravata ao João Teixeira, e qual amarelo? Com esse jogo terminado, o pugilista grego apertou o pescoço ao Paulinho, e foi severamente punido com um amarelo! (também exagerados os dois jogos de castigo do Herrera).
Na Feira, bom, no próprio jogo foram tamanhos os critérios disciplinares desiguais, que é desnecessário recordar que o Felipe nem tocou no Edson Farias, todavia, a campanha da máquina de propaganda do "Felipe vale tudo" resultou!
Perguntava eu no dia de jogo, se houve históricamente 3 expulsões consecutivas no FC Porto, em 3 jogos consecutivos, ontem O Jogo respondeu, 1982/83, 1ª temporada do consulado do Presidente, Pedroto Treinador do FC Porto, o Walsh, o Rodolfo e o Frasco, foram expulsos em 3 jornadas sucessivas, a talhe de foice, o Rodolfo na sua carreira no FC Porto, foi expulso em 4 partidas, 3 delas com o Sporting, duas delas recordo-me, numa andou à pancada com o Artur "ruço", noutra andou ao "pêro" com o Festas "gago"...
E eu pergunto, estas 3 expulsões consecutivas serão meras coincidências? A arbitragem inenarrável do Fábio de Peniche, foi alheia ao derbi? Ou a ideia seria mesmo o FC Porto perder pontos na Feira para não se distanciar, mas também enervar a Equipa? O amigo de Peniche só foi eficaz na 2ª premissa...
Agora, imaginem, aquele livre surreal e frontal nos segundos finais, hipotéticamente, a bola entra, e o Feirense empata na baliza dos SD, sabem que desgraça aconteceria na Feira naquele cenário hipotético? Invasao de campo, e árbitro linchado, com consequencias trágicas!
Nota final, porque não abordei o jogo no post anterior. O Feirense tinha jogado no dia 30 de Dezembro com a Oliveirense em casa T Liga (tal como o FC Porto jogou em Paços), se o Feirense tem vencido por 2 golos de vantagem, estaria na Final four em Braga da T Liga, porém, o Feirense poupou, e com o FC Porto, jogou com 8 titulares frescos fisicamente, isto é, estranho o critério do Treinador do Feirense, porque o racional determinaria jogar com a melhor Equipa com a Oliveirense para carimbar a final four, porque seria bem mais dificil empatar com o FC Porto. Domingo, teremos no Dragão o VSC, e novamente, mais do mesmo, defrontaremos uma equipa fresca fisicamente, porque não jogou a meio desta semana, antecipou o jogo com o Tondela para Dezembro, por interesses televisivos, tal como tinha feito o Maritimo quando jogou no Dragão em Dezembro (tinha antecipado um jogo da T Portugal, e surgiu tb fresco no Dragão)!
PT
Plantel curto:
ResponderEliminarGR:
2014/15 - Fabiano/Helton
2015/16 - Casillas/Helton
2016/17 - Casillas/ Sá
2017/18 - Casillas/Sá
Conclusão: Dentro do normal
Defesas Laterais
2014/15 - Danilo/ Ricardo Pereira/Alex Sandro/José Angel (4)
2015/16 - Maxi/Layun/José Angel (3)
2016/17 - Maxi/Layun/Alex Telles (3)
2017/18 - Maxi/Layun/Alex Telles/Ricardo Pereira (3,5) - (porque Ricardo tem feito 2 posições)
Conclusão: Mais soluções do que em 2015/16 e 2016/17
Defesas Centrais
2014/15 - Maicon/Marcano/Indi/Reyes (4)
2015/16 - Indi/Maicon/Marcano (3) - (a meio da época veio o Chidozie da B mas foi Maicon)
2016/17 - Marcano/Felipe/Boly (3)
2017/18 - Marcano/Felipe/Reyes (3)
Conclusão: Perfeitamente dentro do normal. Em 2015/16 chegou a ser pior com o FCP a fazer a 2ª parte da época com 2 centrais da A e um da B. Na única época em que tivemos mais soluções para esta posição (2014/15) o 4.º central fez 210 minutos para o campeonato (2 jogos + 30 minutos).
Médio Defensivo
2014/15 - Casemiro + Rúben Neves (2)
2015/16 - Danilo + Rúben Neves (2)
2016/17 - Danilo + Rúben Neves (2)
2017/18 - Danilo (1)
Conclusão: Face ás épocas anteriores este plantel é deficitário no que respeita à posição 6 com apenas um jogador da posição já que o Rúben não foi substituído.
Médio Centro (os chamados 8)
2014/15: Herrera, Oliver Torres, Evandro (3)
2015/16: Herrera, André André, Sérgio Oliveira, Imbula (4)
2016/17: Oliver, André André, Herrera (3)
2017/18: Oliver, André André, Herrera, Sérgio Oliveira (4)
Conclusão: Nos últimos 4 anos os planteis que tiveram mais soluções para esta posição especifica foram o 2.º do Lopetegui (na 2ª parte da época perdemos Imbula) e o de.....Sérgio Conceição.
Extremos/Médios Criativos:
2014/15: Brahimi, Quaresma, Tello e Quintero (4)
2015/16: Brahimi, Corona, Varela e Tello (4) - com Tello a sair em Janeiro.
2016/17: Brahimi, Corona, Otávio (3)
2017/18: Brahimi, Corona, Otávio e Hernâni (4)
Conclusão: Temos exactamente o mesmo número de soluções que os últimos planteis do Porto tiveram
Avançados/2.ºAv
2014/15: Jackson, Aboubakar, Adrian Lopez (3)
2015/16: Aboubakar/Osvaldo....em Janeiro entra Suk/Marega, sai Osvaldo e o AS da B vai fazendo uns jogos (2/3)
2016/17: André Silva/Depoitre/Diogo Jota...em Janeiro entra Soares (3/4)
2017/18: Aboubakar/Soares/Marega (3)
Conclusão: Em qualidade este plantel de avançados só fica a perder face ao do 1.º ano de Lopetegui. Em quantidade está perfeitamente dentro da média.
É falso que o Porto se tenha que reforçar porque não tem soluções. A única lacuna clara e evidente face aos normais planteis do Porto é na posição 6.
A falta da "dose" que parece dar tanto prazer aos adeptos como as vitórias faz com que se ligue imediatamente a "ausência de novos jogadores" com a "inexistência de soluções" / "plantel curto".
A ausência de novos jogadores é verdadeira. Não contratamos um Depoitre e fizemos regressar o Aboubakar.
Não contratamos um Boly e fizemos regressar o Reyes.
Não contratamos um Douglas nem um Gabriel Barbosa porque fizemos regressar o Ricardo e o Marega.
Se formos a analisar o histórico de planteis percebemos que a inexistência de soluções e o plantel curto são falsos.
O SC vende bem essa ideia (como o JJ vende que precisa de 5234564 novos jogadores) até para defender/proteger o seu percurso profissional (como muitos treinadores de elite fazem: Mourinho/Conte) mas o facto de gostarmos mais do trabalho ou do treinador não nos deve levar a comprar ideias falsas.
O plantel do SC é melhor que o do NES com distância. Qualitativa e quantitativamente,
Até o suposto grande plantel de Lopetegui tinha carências numa posição nevralgica do 4-3-3 (Evandro, Oliver e Herrera).
A única posição onde estamos claramente expostos é a do eixo central defensivo (com 4 jogadores para 3 posições de titularidade) e que, mesmo assim, não é pior do que o cenário que José Peseiro teve com Indi + Marcano da A e Chidozie da B.
PT
Por acaso ainda ninguém reparou que o polvo tem... 2 cores?
ResponderEliminar3 notas:
ResponderEliminarO estado da arbitragem é o mesmo no hóquei por exemplo. Antes do final do ano mais um roubo descomunal no Regime vs FC Porto naquela coisa a que chamam pavilhão da luz. Abafado.
Feirense Porto com uma arbitragem atroz à qual nem sequer é dado o devido destaque. Abafada pelo classicozito da 2a circular.
O FC Porto tem que começar a fazer pressão QUANDO OS ÁRBITROS SÃO NOMEADOS. Doa a quem doer. Esta gente não é séria e as instituições desportivas estão minadas. O passamos à ofensiva ou isto vai acabar com violência, que é neste momento a única alternativa.
Se Lisboa não quer o Porto a fazer parte do mesmo país e dos mesmos campeonatos então unamo-nos e façamos algo. A acção para ser aglutinadora tem que começar nas instituições da cidade: Câmara Municipal, entidades desportivas e culturais, etc.
Lisboa e as suas instituições têm que começar a ser combatidas a sério. Se isso não acontecer é porque não interessa às elites do Porto (não entendo porquê) e porque a população anda a dormir.
Fora do contexto, esta densidade competitiva é de alguma forma preocupante, neste mês será jogar de 4 em 4 dias, será jogar/recuperar/jogar, vejamos:
ResponderEliminar30 de Dezembro : Paços fora T Liga 3-2.
Janeiro:
03 Feirense fora 2-1.
07 VSC casa.
11 Moreira fora T Portugal 1/4.
15 Estoril fora.
19 Tondela casa.
23 Sporting T Liga 1/2.
27 T Liga final ?
31 Moreira fora.
Fevereiro:
04 Braga casa.
Registaram? Podem ser 9 ou 10 jogos num espaço de 35 dias, é dose, e um convite à fadiga muscular. Entendo o Sérgio, e recordo-me do que afirmava o Mestre Pedroto a propósito da rotatividade : "mudar por mudar sem critério, não é rotatividade, mas sim inventar...". Porém, no onze base do FC Porto, há 8 Atletas com muitos jogos nas pernas, 4 superaram os 2000 minutos, e outros 4 perto dessa marca, cerca de 80% do onze base, e os G Redes nem surgem neste grupo (Sá e Casillas, ambos com 14 jogos jogados)!
Plantel curto? Em numero sim, 22 (com 3 G Redes), mas com alguns preciosos "canivetes suiços", por exemplo para Domingo, já sabemos os 18 convocados, excluindo Felipe e Herrera castigados, Otavio lesionado, e o 3º G R Vaná, está feita a convocatória, menos uma dor de cabeça para um Treinador, ter de excluir Atletas. Continuo a considerar fundamental acrescentar 3 reforços para este plantel em dezembro: Central, médio 6/8, e um desequilibrador, mas com certeza também haverá saídas, por exemplo o Hernani que me desiludiu particularmente!
A talhe de foice, o Treinador que promoveu a melhor e mais eficaz rotatividade no FC Porto, foi AVB há 7 anos atras, um plantel curto com 24 Atletas (incluidos os 3 G Redes), e então nem havia Equipa B. Essa Equipa fez 58 jogos oficiais, só na Liga Europa disputou 17 partidas. Ainda me recordo quais as peças que habitualmente o AVB mudava: Sapunaru/Fucile, Otamendi/Maicon, Belluschi/Guarín, e Varela/ C Rodriguez. Será possivel fazê-lo neste plantel? Provavelmente : Ricardo/Maxi, Felipe/D Reyes, Herrera/Sergio Oliveira (não entendo a escassa utilização do SO, quando cumpre nos jogos grandes), ou Corona/Otávio, ou ainda Abou/Tiquinho!
PT
P.S. A rever, o Paços fez 3 remates e marcou 2 golos, na Feira, o Feirense em meia oportunidade fez 1 golo, afinal a solidez defensiva não é uma imagem de marca desta Equipa?
ResponderEliminarPara que conste, o comentário XXL á minha moda, de 5 de janeiro de 2018 às 13:23 de um PT não é meu, mas subscrevo-o só parcialmente, porquê? 4º central, alternativa na posiçao 6, e ausencia de um desequilibrador de qualidade suplente no plantel. Depois, observando a 2ª parte desta temporada, estamos na luta pelo campeonato, Champions, T Portugal e T Liga, teremos cerca de 25/26 jogos para disputar, 18 Campeonato, 2 Champions ?, e ainda possivelmente 3 clássicos com o Sporting nas Taças!
Façam um exercicio, um central castigado Felipe, e uma suposta lesão de um outro central Marcano ou Reyes, pergunto, qual a dupla de centrais com o Liverpool, nesse cenário? Jorge Fernandes, lançado num jogo desses, sem ter sido testado numa T Liga como titular?
PT
Porque abordei a eficaz e ponderada/cuidada rotatividade do Porto de AVB, sustento o que afirmei, plantel respectivo, e jogos oficiais disputados em 2010/11:
ResponderEliminarJogos e competições disputadas na temporada 2010/11:
30 jogos no campeonato (a Liga tinha 16 Equipas).
17 jogos na L Europa (play off com o Genk, fase de Grupos, 4 fases a eliminar, e Final com o Sp Braga, com 2 deslocações "curtinhas" à Russia).
7 jogos na T Portugal (com 2 partidas intensas com o Benfica nas meias finais).
3 jogos na "bruxa" T Liga (com uma derrota no Dragão, com o habitual Nacional Madeira, e umas "frangalhadas" do Kieszek).
1 jogo a abrir na Supertaça com o super favorito Benfica, e com o "pode ser Ferreira" a agredir o Alvaro Pereira, entre outras "coisitas" (vi este jogo no Alto Alentejo tórrido).
Qual o plantel por sectores do Porto 2010/11 de AVB:
G Redes 3: Helton, Beto e Kieszek.
Laterais 4: Sapunaru, Fucile, Alvaro e Emídio Rafael (lesionado toda a 2ª volta, após lesão arrepiante em Barcelos na T Liga).
Centrais 4: Rolando, Otamendi, Maicon e Sereno (este foi algumas vezes lateral).
Médios 6: Fernando, Belluschi, Moutinho, Souza, Guarín e Ruben Micael.
P Lança/extremos 7: Falcao, Hulk, Varela, Walter, James (pouco jogou em estreia/adaptação), C Rodriguez e o "patinho feio" Mariano (lesionado grande parte dessa temporada)
Não, não estou a comparar este actual plantel com esse do AVB, Otamendi, Moutinho, Falcao e Hulk, são incomparaveis. Mas aos 22 Atletas deste plantel do Sérgio, acrescentem o 4º central Sereno (nem era brilhante, mas era fiável), o nº 6 Souza, e o extremo C Rodriguez, para este plantel ficar mais equilibrado, este exercicio, comprova a necessidade de requalificar este plantel com um central, um nº 6, e um extremo que acrescente a qualidade que a timidez do Hernani teima em bloquear!
PT
P.S. Misic e Wendel no Sporting, dois médios que podem fazer de 6 ou 8, não será um sinal que o William será vendido? Afinal o JJ não fez isso mesmo no Benfica? Em 13/14 teve o Matic na 1ª volta, já em 14/15 teve o Enzo também na 1ª volta, para ambos serem vendidos no mercado de inverno, será que a história se repete?
Hernani não é timidez, é falta de jeito mesmo. William esta vendido nao tenho duvidas, e convinha que se explicasse o wendel (basta dizer "queriamos mas nao tinhamos dinheiro" nao é vergonha nenhuma).
EliminarÓ meu, vai para o Dragão, leva uma tarja e pede responsabilidades a quem quiseres, aqui, valentões anónimos vão para a Lipor
ResponderEliminarCaros Portistas,
ResponderEliminarUltimos 3 jogos, 3 padres 3 expulsões?? não é melhor a sad ou o Presidente exigir e vir dizer que não queremos ser mais arbitrados por padres enquanto não forem a tribunal pagar por aquilo que andam a fazer há pelo menos 4 anos?? acho que o clube devia enviar os mails para a UEFA e FIFA A PEDIR JUSTIÇA DESPORTIVA e depois pedir justiça cá para os corruptos, se não for assim isto não vai lá.
Quanto a reforços o SC já deve ter dito quem quer agora falta ver se há pasta para que ele quer, esperemos que sim e que continuemos na senda das vitórias.
Uma coisa é certa se isto não mudar qualquer dia há uma desgraça e depois já era tarde, o clube tem obrigação de fazer muito mais, nós não temos essa capacidade...
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
OS MISERÁVEIS.
ResponderEliminarBom, por este andar em que todos os jogos que o FCP entra para competir há expulsões, não há mercado que chegue, e já não falo das lesões. O Sérgio Conceição tem razão, tem que entrar mais gente e não sair ninguém.
Estamos tesos, só fizemos disparates, mas há que engendrar alguma coisa arranjar maneira de ir ao mercado, emprestado ou comprado meter jogadores para os lugares certos este ano temos de ser campeões.
Foda-se, não houve um merdoso de um jornalista que fizesse a pergunta que se impunha ao Rui Sonso Vitoria?
ResponderEliminarÓ Sonso, se aqui achaste que era penalty por qualquer bola na mão a do Luisão no Dragão o que foi?
Sou de Paços de Ferreira e conheço muito bem este palerma, um arrogante de merda com a mania que é fino.
MVP o que hoje vem a público no Observador é que vivemos mesmo num país terceiro mundista, o tal de centeno pede para o clube do polvo 2 bilhetes, um para ele e outro para o filho, isto é de demissão imediata que segundo a própria lei criada por este governo é passível de prisão até 5 anos, isto é medonho e hediondo pediu para o jogo com o PORTO e depois foi vê-lo juntamente com o rajá mais uma vez a festejarem mais um titulo tenebroso ganho pelo clube do regime, duvido que alguma vez se faça justiça perante tanta promiscuidade entre o poder e esse clubezeco
ResponderEliminar