domingo, 21 de janeiro de 2018

"Em primeiro e sem companhia...", por Felisberto Costa


Depois de defrontar um Tondela que fez tantas faltas na 1ª parte contra o F.C.Porto, como em todo o jogo contra o clube de Carnide, os Dragões assumiram novamente a liderança do campeonato.
Campeonato esse, que é contra-natura, visto a equipa que deveria lutar com o SC Braga por um lugar na Liga Europa, é a que vai á frente. O kharma é lixado e é bem verdade! As peripécias do Estoril, mais não mostram que somos um país que gosta de chorar tragédias e e fica aborrecido, aliás fica chocado, quando se tomam medidas de precaução. Meio país deve ter achado que os 2.000 adeptos do FC PORTO que ocupavam aquela bancada, as respectivas famílias deveriam ter sido visitadas, tiradas selfies entre abraços e lágrimas de crocodilo com o nosso presidente Marcelo. Não foi isso que aconteceu e ainda bem.
Creio que está bem à vista a posição dos lagartos. Anjos pela frente, demónios por trás. Sonsos como nunca, esta espécie de clube de banqueiros falidos e aristocratas de pullover aos losangos, mais não são que tristes segundos e eternos figurantes que aspiram ao papel principal. Curioso como o clube que se afirma como o mais eclético do mundo, não tenha a modalidade de ténis… é que o Bruninho fica tão bem de peúga branca! Devido a afazeres profissionais já não vou ao Dragão há pelo menos 3 jogos seguidos. Mas pelo que me contam, os assobiadores voltaram! Assobiam o Sá e o Felipe, assobiam o Herrera e o Aboubakar, porque para esta gente que nunca erra, que deve ser pessoal infalível, insubstituível, que faz avançar o país, que quer o Casillas, para depois reclamar que o gajo recebe um salário incomportável com as finanças do clube e não sabe sair da baliza; que acha que o Oliver tem lugar de caras, mas faz demasiadas rotundas; e que se deve ir buscar o Whelton, o Etebo ou o Armando Fadista, porque… porque! Se é tempo de todos nós darmos as mãos, é agora ou nunca. Tempo este onde o Polvo estrebucha, onde um pasquim como a Bola branqueia mais que lixívia perdendo a face e leitores, perdendo a dignidade e a lisura, perdendo a imparcialidade e a ética, onde em cima da bola que lhe faz símbolo, lá deveria meter uma galinha, e onde um leão que jamais soube o que é ser rei da selva, mas faz da sua incompetência o maior clube do mundo(!!!), que anda a reboque de quem denuncia e-mails de corrupção e tráfico de influências e que tem um tal de Mister do Café, que mais não é que caixa de ressonância daquilo que apontamos!
Sejamos justos, este FC PORTO é demasiado curto, mas ao mesmo tempo demasiado perspicaz. Cansado mas lutador! Básico mas empreendedor!
Por isso é que eu, adepto incondicional, estúpido, apaixonado e irracional pelo FC PORTO, grito olés quando a minha equipa me deixa em êxtase! Seguem-se agora uma série de jogos, precisamente contra os nossos (falsos) amigos. Dou-me por satisfeito se ganharmos todos eles por um golo de diferença. Porém, sou sincero: golear este Sporting, dar-me-ia muito, mas muito mais prazer que vencer o clube de Carnide. Esses, todos nós sabemos que são nossos inimigos. Aliás, somos nós que os preocupamos e não o vizinho, é só ver o dia a dia dos avermelhados! Os aristocratas de Alvalade são isso mesmo, aristocratas que não sabem o valor da amizade e que só sabem viver pela intriga. Ameaçam duelos com luva de pelica mas na hora H, fogem como ratos!
E que bem que me sabe ainda poder (e espero dizer até ao fim) exclamar:
Espero por vós nos Aliados!

17 comentários:

  1. Com este post perfeito mais do que nunca tenho a certeza que seremos campeoes, com os inimigos bem identificados, obrigado dvp.

    ResponderEliminar
  2. Sérgio Pereira, o post é do Felisberto Costa...

    ResponderEliminar
  3. Ouvi o assobio ao SO, não os outros. Se assim foi, parece que os suicidas estão de volta (aqueles que mataram o "espanhol" como lhe chamava muita da corja dos media).

    Os verdes não me dizem nada, nesta altura importa bater no polvo, perante a história da bancada do Estoril já vimos que vale tudo contra nós, até a segurança dos adeptos.

    Waris e Paulinho. Devemos de ficar por aqui, resta ver se há saída (o SO...)

    ResponderEliminar
  4. Mais um excelente post do grande Felisberto Costa.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Silvestre

    Boa noite Sr.Felisberto Costa, ainda bem que o desafio diante do Estoril não continuou porque poderiam ter havido uma desgraça ou outros problemas, tanto naquela bancada,como numa eventual mistura entre adeptos dos dois clubes, para além disso convém ter em consideração que com o adiantamento o Estoril é mais beneficiado,dado que está em vantagem,tem um calendário menos pesado até 21 de Fevereiro e poderá recuperar vários jogadores,como por exemplo Kleber,no entanto contra tudo e todos acredito num triunfo meritório do FC Porto.

    Depois é fundamental cerrar fileiras em torno da equipa,bem como do nosso treinador e esperar que conseguimos vencer com maior ou menor dificuldade na próxima quarta-feira os lagartos aristocratas com galhardia e sagacidade, dado seria um empurrão saboroso quiçá para a restante época.

    Finalmente vejo neste FC Porto uma distinta alma, comunhão, determinação e destreza para ultrapassar qualquer obstáculo seja de que forma for, graças ao enorme trabalho de Sérgio Conceição e ao valoroso empenho de todo o plantel.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  6. Mesmo na parrachita Felisberto Costa.
    Os novos adeptos fast-food, intelectuais da selfie e da coca-cola, que abominam o Herrera, o Felipe e adoram as rotundas do jogo com o Leixões, têm em Casillas o novo cavalo de batalha. Dizem que a SAD é de loucos, mas logo dão a cambalhota, reclamando que a tralha é que tem de jogar. Quando se ganha é o treinador que faz a equipa, quando se perde é a SAD. Deixá-los estrebuchar.
    Estrebuchar como esses viscondes falidos das bisgas e dos Coentrões, que desejavam ver o beijoqueiro-mor deste pobre país, a distribuir afectos na Ribeira, após o que esteve para acontecer no Estoril.
    É continuar a deixá-los sem vontade de escrever.

    ResponderEliminar
  7. No post anterior, já tinha assinalado alguns assobios para o Sá, na primeira parte, comentei com os meus amigos, é inacreditável, o Sá estava nervoso e assim minam a confiança dele.
    depois, aqui ou ali, também se fizeram ouvir, tímidos, de curta duração, mas assobiaram.
    Isso deu-me que pensar, muitas vezes somos os piores adversários de nós próprios.
    Espero que não seja para repetir e que se voltarem, o Estádio reaja, não os deixando continuar.Bastou um tropeço no Estoril para isto começar!!!!!
    vai ser um tempo longo e de sofrimento por todas as razões, só unidos podemos vencer, mas há acéfalos que não enxergam.
    Força Porto.

    ResponderEliminar
  8. A questão dos assobios é irritante. Acima de tudo porque só prejudica a equipa. Não sei o que leva uma pessoa a assobiar durante os jogos um dos nossos mas já chamei a atenção a alguns desconhecidos mas nem sempre é fácil porque pode gerar discussão. O que digo sempre é "assobie no fim porque agora só é bom para os adversários".

    Outra coisa que me irrita é quando se assobia algum jogador particular mas do adversário. Isso muitas vezes só pica mais o jogador e dá-lhe mais protagonismo. Dou como exemplo o talisca.

    Por fim, estamos em primeiro mesmo faltando os 45min do Estoril. Esses 45 minutos vão ser muito importantes. Se ganharmos até lá ficamos com 4 e 5 pontos de avanço sobre os rivais.

    Artur Chaves

    PS: Não quero ser mau mas a lesão de krovinovic veio em bom momento. Trata-se de um bom jogador, responsável pela melhoria das Galinhas e é um jogador chave no 4-3-3. E que nós não temos, por exemplo para jogar à frente de danilo-Herrera. Podia era ter sido no início de fevereiro para não dar hipótese de substituir fora do plantel.

    PS1: Luis castro é muito bom rapaz. Não combina com o perfil de um treinador portista. Com muita pena minha porque é competente (embora não concorde na insistência em sair curto quando o adversário pressiona e ganha inúmeras vezes a bola) mas seria sempre comido por ser "bom rapaz"

    ResponderEliminar
  9. Parafraseando-o, ou quase.
    Caro sr. Felisberto Costa, muito bom artigo,na linha de qualidade que este espaço nos tem habituado (acho esta uma superior razão para que o sr. DVP não o feche nunca, porque se trata de um espaço de todos os adeptos e sócios portistas).
    O título deste meu comentário tem a ver com a minha (quase) total concordância com o que hoje aqui nos deixou através do seu artigo. De facto, o "tempo de todos nós darmos as mãos, é agora ou nunca", cada assobio ou pública manifestação de desagrado, desmotiva os nossos e reanima os outros, ou 'ojoutros' como diria o amigo Silva. Temos todos que ser "adepto(s) incondiciona(s), estúpido(s), apaixonado(s) e irraciona(is) pelo FC PORTO". Quer gritemos 'olés', quer não (aqui, vai-me desculpar, mas eu não grito, abrirei, no entanto, uma excepção no final do jogo de 4F, após ganharmos por Chincazero-com meio a zero já gritava). Aqui reforço as palavras do sr. Artur Chaves.
    Está muito presente na nossa memória o serviço que o presidente do scp, aquele pseudo-alcoólico-embriagado crónico Silva da Cunha, prestou aos sacanas-sem-lei na 'engendração' do apito dourado. "Os aristocratas de Alvalade ... que não sabem o valor da amizade e que só sabem viver pela intriga" prestaram-se alegremente ao papel do idiota-útil. Sempre tentaram ser mais do que aquilo que são, "ameaçam duelos com luva de pelica mas na hora H, fogem como ratos!". Eu diria que têm sido a concubina de que os carnidenses se servem sempre que lhes dá jeito. Não podemos confiar nem um pouco nesta gente. Nos últimos 4 anos em que nos aburguesámos esquece-mo-nos que sempre que fomos bons rapazes, as coisas não correram bem.
    Por fim, que já vai longo, reforço o seu convite estendendo-o a todos quanto se puderem inspirar na que será a vitória da verdade: "que bem que me sabe...poder... dizer até ao fim": Espero por vós nos Aliados! Eu lá estarei contra tudo e contra todos.
    1 abç e viva o FCPorto,
    Luís Oliveira

    ResponderEliminar
  10. Não percebi essa do casillas e do salário? Então é melhor pagar uma fortuna para ele estar no banco? Não é por ele estar no banco que se poupa no salário.. Já que se está a pagar ao menos que se faça usufruto da qualidade que tem!

    ResponderEliminar
  11. Caro Felisberto,

    "Em primeiro e sem companhia,..", eu acrescentaria: mais vale só, que mal acompanhado... E a propósito, lideranças isoladas, nos 4 ultimos anos de jejum, isto em 132 jornadas disputadas nos ultimos 4 campeonatos, em muito poucas jornadas o FC Porto foi líder isolado, com Paulo Fonseca, liderou isolado durante 8 jornadas (entre a 3ª e a 10ª J), com Lopetegui na sua 2ª temporada, foi líder isolado na jornada 14 (20 de Dezembro 2015), passamos o Natal, e virou o ano com o FC Porto na liderança isolada, porém, mudou o ano, fomos a Alvalade, e virou a liderança, mas também o FC Porto mudou de Treinador (e foi justamente em janeiro de 2016, quando este Sérgio esteve com um pé no FC Porto).

    Portanto, em 132 jornadas disputadas nos ultimos 4 campeonatos, o FC Porto só liderou isolado o campeonato em apenas 9 jornadas. E qual o balanço actual quanto a lideranças isoladas deste Porto de Conceição? O Porto do Sérgio em 19 jornadas realizadas: em 8 foi e é líder isolado, em 10 jornadas partilhou a liderança, e, na jornada 18 perdeu a liderança isolada ou partilhada, mas teremos de aguardar pelo resultado do Estoril FC Porto em Fevereiro. Isto é, estes sinais deixa-nos ponderadamente optimistas, isto porque, em Fevereiro e Março, teremos uma Senhora da Graça para esfolar o rabo no selim, e vamos avaliar o "cabedal" ou melhor, o "estofo" desta equipa, porém, deixo o aviso, em Fevereiro/Março, o FC Porto terá 12 partidas oficiais (4 delas a meio da semana, incluida a 2ª parte com o Estoril), em contraste, o Benfica, em igual período, apenas disputará 8 jogos, todos ao fim de semana ...

    Quanto ao Sporting (agora entra o Hermano Saraiva do "pontapé no esférico"), é um clube estranho, e bipolar, vejamos, nos ultimos 60 anos, venceram apenas 9 campeonatos, no Estado Novo, o Sporting era Campeão Nacional em ano de Mundial (1958, 1962, 1966, 1970 e 1974), pós Revolução de Abril, ganharam 4 campeonatos, e mantiveram a mesma tendencia, em 1982 e 2002 (também anos de Mundial), a excepção 1980 e 2000, mas, curioso, os ultimos 9 campeonatos que o Sporting venceu foi todos em ano par (tal como este...), mas, ganhar 4 campeonatos, nos ultimos 43 anos...

    Bom, se nas décadas de 40/50, o Sporting era hegemónico, conquistou então um Tri e um Tetra (os miticos 5 violinos), tinha nesse período conquistado mais Campeonatos que o Benfica, consta que a construção do Estádio de Alvalade antigo, abalou essa mesma hegemonia, e, como em cima referi, ganharam apenas 9 campeonatos nos ultimos 60 anos, curiosamente, todos "avulso", nunca agregaram pelo menos um Bi Campeonato, mais, pós vencerem esses campeonatos, nas temporadas seguintes, resvalaram quase sempre ora para o 3º, ou 4º lugar (a excepção 1971 ficaram em 2º lugar), isto revela muita irregularidade, e sobretudo instabilidade, por exemplo, a directiva, quantos Presidentes teve o Sporting nos ultimos 40 anos? Foram 11 no seu total (João Rocha conseguiu o milagre de estar 13/14 anos na Presidencia do Sporting), naturalmente essa instabilidade reflete-se também nos Treinadores, o Sporting sempre foi um cemitério de Treinadores, aliás, o Sporting ganhou 3 Campeonatos com chicotadas, 1962 Otto Gloria /Juca, 1980: Rodrigues Dias/Fernando Mendes, 2000 Materrazi Pai /Inácio, algo inusitada tal tendencia histórica!

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
  12. Felisberto, deixa-me divagar, mas devagar longo sobre o reajuste deste plantel nesta janela? (não, não é a janela opaca, do outro) Ora vamos a isso ...

    Bom, causou alguma estranheza o "atolambado" do Ruben ter chegado de V Conde direto ao onze titular do Sporting, se concordo? Talvez não, por respeito aos Atletas que já estavam a trabalhar no plantel do Sporting, mas, talvez sim, porque o Ruben conhece o futebol português, e vinha já com ritmo de jogo, porém, se o Atleta tem qualidade, e acrescenta essa qualidade ao onze, porque não deve ser titular? Se melhorar o rendimento da Equipa, repito, porque não? (e confirma-se que o "processo" é mesmo uma treta...)

    Querem exemplos recentes identicos no FC Porto? Na ultima semana de mercado, em agosto de 2015, o Layun chega ao FC Porto emprestado, é inscrito, mas não treina, e segue directo para os trabalhos da Selecção. Regressa, faz 1/2 treinos já em Setembro, e na Jornada 4, é titular em Arouca (numa boa estreia), e nunca mais saiu da lateral esquerda. Recordo que nas primeiras 3 jornadas desse campeonato 15/16, o FC Porto jogou com 3 laterais esquerdos distintos: Alex Sandro (na 1ª jornada, antes de sair para Turim), o Indy, e o Cissokho que "enterrou" nos Barreiros, mais para a frente, o Angel também foi titular, temporada atribulada, 5 laterais esquerdos utilizados... Mas, pergunto, o exemplo Layun, difere do Ruben em quê?

    E, já se esqueceram do Tiquinho? Eu recordo, despede-se do Vitória num derbi do Minho em Braga na Jornada 18, com uma vitória e um golo e uma assistencia, salvo erro viu o 5º amarelo e foi suspenso, porém, semana e meia depois, já como Atleta do FC Porto, é titular no clássico com o Sporting jornada 20, e faz estreia com um bis, e volto a perguntar, este exemplo do Tiquinho difere em quê do Ruben?

    Porque falo nisso? Porque entre os dois emprestados confirmados, acredito que o Paulinho pode ser titular no curto prazo, e quando menos se espera, porquê? Está com ritmo de jogo, conhece o futebol português, tem qualidade, e do habitual onze titular do FC Porto, só constam 10 titulares, quem tem sido o 11º titular? o irregular e inconstante Corona na direita, ou então sobe o Ricardo (cedendo a lateral ao Maxi), ou ainda, nos clássicos e jogos Champions fora do Dragão, o lugar é do Sérgio Oliveira que encaixa no 4-3-3, com o Marega na direita!

    Qual o perfil/posição do Paulinho? É um 10, mas nunca será um 8, mas também joga e bem, a desequilibrar na direita com o pé trocado (é canhoto), como tão bem fazia em Portimão, porém, neste Porto do Sérgio, não há espaço para o "burguês" nº10, daí que, o Paulinho poderá bem ser o Brahimi da direita, e nem estranharia que fosse já titular em Moreira de Cónegos no final deste mês, todavia, o Paulinho terá de acrescentar alguma agressividade, ou uma reacção rápida à perda de bola para ter lugar cativo neste onze, isto tendo em conta o mau momento do Corona!

    Waris, não conheço, mas consta que foi um pedido expresso do Sérgio (porque o conhece muito bem da Liga Francesa), é um avançado móvel, faz da velocidade a sua principal arma, e pode jogar nas alas (o Hernani já perdeu espaço). Curioso, na temporada passada, o Sérgio em Nantes, foi buscar em janeiro um africano do "Burkina faço", mais ou menos com este perfil (avançado móvel que joga sobre as alas), falo no Nakoulma, e este chegou a Nantes e desatou a marcar golos, se o Waris repetir os registos do Nakoulma, será também uma aposta ganha pelo Sérgio!

    Finalmente, o 4º central, a coisa em Guimaraes anda "quente" e com eleições à porta, provavelmente será dificil resgatar o central canhoto Pedrão (lançado pelo Sérgio no Vitória), se o Deco tem no seu "portfólio" em Tondela o Osório, Internacional Venezuelano que até jogou mt bem no Dragão em duas posições distintas, porque não? Porque é que a Bolha anunciou esse nome? Perguntem ao Carlos Carneiro, o benfiquista de Paços de Ferreira, que é director desportivo do Tondela!

    PT

    ResponderEliminar
  13. 1 Desconfio que o flaviense Lamachã é do scouting do FC Porto, tantas vezes pediu aqui o Osório, e ignorou literalmente o Maras do D Chaves!

    2 Para quem não sabe, o Osório é aquele central que foi expulso naquele "surreal", FC Porto 4 Tondela 0 da temporada passada!

    3 Finalmente, será que ainda há espaço para o 6/8 "Ó_Xixa" belga do Olimpiakos?

    4 Muito provavelmente estarão/estão a caminho 3 emprestados, e este FC Porto versão 2017/18 investe apenas 1 M€ no Vaná (nem um minuto tem somado), e muito provavelmente será emprestado, mas, se em Maio formos Campeões, este Porto será com certeza um verdadeiro case study na Europa, sobretudo pela frugalidade!

    (para agregar ao "lençol e meio" anterior, vou começar a elencar e numerar, para tentar ser sintético)

    PT

    ResponderEliminar
  14. Amigo PT não me importava de ser do scouting do porto e ja disse que em França nas divisões secundárias conseguia bom negocios.
    Em relação ao maras ja o tinha dito aqui que era um central interessante jovem e muito calmo o problema é q custa muito dinheiro e sei q o chaves não o deixa sair por empréstimo. Em relação ao Osório gostei do q vi no dragao na sexta sobretudo a sua polivalência entre defesa central e trinco, e como precisamos para esses lugares seria uma contratação interessante. Aguardemos

    ResponderEliminar
  15. A questão do Casillas ficou bicuda porque o SC meteu aquela dos treinos, se tivesse dito logo que queria começar a preparar o futuro nao havia metade do sururu. Assim a cada borrada do sá (e já lá vao algumas...) fala-se no casillas.

    Sendo o SC consistente com o que disse agora tirava o Sá... O que acho que nao deve fazer porque o Sá é o futuro próximo.
    Por agora não lhe vi nada que justifique dizer que será para muitos anos, mas os GR são como o vinho do porto...

    E pelos vistos o tondela será comprado pelos chineses. Será que tem alguma coisa à ver com as viagens que o rei midas andou a fazer o ano passado por aquelas bandas? Ou será mesmo que ficam sem uma filial?!

    ResponderEliminar
  16. Seria para mim uma grande surpresa se o FCP contratasse um central agora...

    ResponderEliminar
  17. "Seria para mim uma grande surpresa se o FCP contratasse um central agora..."

    Vila Pouca, não tenho inside information, mas quanto a mim seria ajustado o FC Porto contratar um central, porquê? O Felipe será castigado com 2 jogos na Champions, não joga com o Liverpool, uma lesão do Marcano ou do Reyes, quem avança? O Jorge Fernandes que nem foi titular com o L Évora, ou na Taça da Liga com o Leixões?

    Já o afirmei, o 4º central deveria ser da Equipa B, mas já integrado e com jogos na equipa principal, o que não é o caso do JF, e afinal o FC Porto B é líder da II Liga, e foi Campeão Nacional há dois anos, e pergunto, o que é feito dos Campeões Nacionais da II Liga 15/16? Qual o aproveitamento que tiveram no plantel principal? André Silva e Chidozie, e dessa Equipa do Castro não vislumbro mais ninguem que tivesse jogado na Equipa A!

    Curiosamente, com piores classificações, o Benfica B tem abastecido e muito a Equipa principal, a propósito de centrais , Lindelof, Ruben Dias, e o próximo é o Ferro!

    Repito, a Equipa B só faz sentido, se também abastecer qualidade de forma sustentada e suportada a Equipa principal (titularidade nas Taças), infelizmente, não tem sido o caso do FC Porto!

    Não vem central, virá o "Ó_Xixa" Vila Pouca? Em 4 jogos este mês do Olimpiakos, e ainda não "calçou", isto quando era titular absoluto...

    PT

    ResponderEliminar