quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Coitados daqueles que caindo, mesmo com estrondo, ficam prostrados, não são capazes de reagir.


Notas de abertura:
Bocas de benfiquistas e sportinguistas, faz parte do folclore, quando lhes toca a eles e ainda esta época tocou e de que maneira, também fazemos o mesmo. Agora que haja portistas que só reagem para zurzir em tudo e todos, quando as coisas correm mal, aí já é outra coisa, não aceito. Ponto!

A discussão José Sá versus Iker Casillas já foi feita na altura em que o treinador tomou a decisão de trocar o guarda-redes espanhol pelo português. Dizer agora que ontem devia ter jogado o Iker em vez do José, depois deste último ter estado muito bem nos jogos frente a Braga, Sporting e Chaves, é fazer prognósticos após os jogos e eu isso nunca faço.
Iker daqui a 3 meses está fora do F.C.Porto, José Sá é o futuro. Ponto!

Dito o que era preciso, vamos ao que interessa.
Um portista que num espaço de 8 anos - entre 2003 e 2011 - viu o seu clube vencer quatro troféus internacionais, incluindo esse feito extraordinário que foi a conquista da Champions em 2004, é natural que ontem tenha saído do Dragão, triste e amargurado perante a constatação de uma realidade que é muito dura e  custa muito a aceitar. Mas é bom que sejamos pragmáticos e objectivos. Primeiro, porque esta décalage vai ter tendência a aumentar - quando o Liverpool gasta 70 milhões na contratação de um defesa-central ou quando o último classificado da Premier League recebe mais por ano, só de direitos televisivos, que o orçamento do F.C.Porto, está tudo dito. Segundo e ainda sobre o jogo. Repito: o Liverpool é muito melhor que o F.C.Porto, em condições normais, isto é, as duas equipas a jogarem o seu melhor, ganha. Em condições anormais, como aconteceu ontem, Porto privado de três jogadores importantes e a cometer erros graves, pior. Como o mais forte tem um ataque fantástico, jogadores que com espaço são letais e que só precisam de meia oportunidade para fazer golo, o jogo pode acabar, como aconteceu ontem, em goleada.
Como conclusão, para mim é claro:
Só temos capacidade para enfrentar estas equipas e não dar barraca, se fizermos uma exibição perfeita.
Para além de tudo o que já referi, ainda existe outro problema que prejudica as equipas portuguesas que participam nas provas europeias. O nosso futebol é um futebol de faltas e faltinhas, verdadeiros concertos de apito, jogo quase sempre interrompido. Quando apanhamos uma equipa habituada a outros ritmos e a um futebol de contacto permanente, um árbitro de critério largo e que deixa jogar, também pagamos um preço. O segundo golo do Liverpool é um exemplo paradigmático. Defesa e em particular Alex Telles, à espera de uma falta, o árbitro não assinalou, Salah vem de trás do lateral portista e com o génio que o caracteriza faz golo.

Agora, depois destes lugares comuns, mas que deviam sempre sempre presentes no espírito de quem treina e joga quando defrontamos equipas deste calibre, temos todos duas hipóteses: ficar a lamentar a nossa triste sina, vergados ao peso de um resultado que ninguém estava à espera, ou transformamos a nossa tristeza num sentimento de revolta já no próximo jogo, damos um sinal que não é uma noite, por mais negra que seja, que vai abater este Dragão que não tendo a chama de outrora, em particular na Europa, ainda tem chama suficiente para alcançar os objectivos pretendidos. Coitados daqueles que caindo, mesmo com estrondo, ficam prostrados, não são capazes de reagir.
Vencemos o campeonato com Jesualdo Ferreira, numa época que fomos goleados pelo Arsenal e até ridicularizados.

Notas finais:
Há quem diga que tivemos demasiado respeito, até medo do poderio do Liverpool. Até ao primeiro golo dos ingleses não vi medo nenhum. Depois do segundo que, recorde-se, veio passados apenas 4 minutos, é natural que a força anímica não fosse muita, a reacção fosse tímida. E quando o adversário em cada ataque fez golo, não há alma nem crença que resista, então é que fica complicado, quem está lá dentro só se pede que o jogo acabe depressa.

No chiqueiro da queimada tem uma sondagem com esta pergunta:
«O resultado do F.C.Porto é uma humilhação para o futebol português?»
Se eu tivesse algum poder no F.C.Porto, podem ter a certeza que ia querer saber se quando o Benfica levou cinco em Basileia, tinham feito a mesma sondagem e colocado a mesma perfgunta. E se a resposta fosse não, eles iam penar. Ai se iam... Como não tenho poder nenhum, pergunto: até quando vamos permitir, sem raegir, estas provocações?

49 comentários:

  1. Completamente de acordo. Um ponto central é, precisamente, a questão da intensidade. quanto tempo útil tem um jogo em Portugal? 40, 45 minutos? com faltinhas, perdas de tempo, etc... quanto tempo útil tem um jogo na Inglaterra? Depois vê-se a diferença nestas ocasiões.
    Sérgio Conceição é culpado desta derrota? é. Se não fosse ele nem dos oitavos tínhamos passado. Quantos de nós diriam que nos íamos superiorizar a Mónaco e Leipzig, no início da época? agora, siga o baile. Temos um campeonato e uma taça para vencer, contra ladrões do apito e adeptos travestidos de jornalistas. Vamos a eles. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  2. BOa noite

    Todos os dias leio, e admiro o DM. Poucas vezes intervenho mas penso que é nestas alturas de difícil digestão que os verdadeiros portistas devem dar um passo em frente e dizer: VIVA O FCP, Vivam os jogadores e o nosso Treinador e respectiva equipa técnica que tem realizado um trabalho notável.
    Ontem fiquei doente, triste furioso com o resultado extremamente desnivelado.
    Hoje estou pronto para a luta, defender os nossos contra o centralismo e essa corja dita de jornalistas de informação.
    O campeonato vai ser nosso, contra tudo e contra todos.
    Força e entrega máxima da nossa equipa nos próximos 4 jogos e vamos fazer o S. joão mais cedo. VIVA O FCP

    Manuel rodrigues

    ResponderEliminar
  3. Boas.
    E fazer 6 jogos com zero pontos, é uma humilhação para o futebol português?:)

    Agora levar goleadas de Manchester's, Liverpool's, Barcelona's, Madrid's, Juventus, Bayern's, apenas monstros é normal por muito que custe aceitar! Vamos apostar que ainda vai haver goleadas na champions league até a final?:) E vai ser entre monstros:) Simplesmente ridicula essa sondagem.

    Custa muito aceitar a alguns, que a nossa liga não vale nada! É tipo quarta divisão comparado ao que jogam estas equipas.

    Disse e bem, os jogos da liga portuguesa são uma vergonha, os jogadores passam todo o tempo a querer enganar o arbitro, basta haver um bocadinho de vento para os jogadores cairem no chão a queixarem-se! Isto é um autêntico cancro do futebol português. Os árbitros apitam por tudo.


    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Com o aproximar do fim do Inverno, assiste-se a um fenómeno maravilhoso:
    alguns animais, até então ausentes, deixam a longa hibernação na qual estiveram mergulhados e dão novamente sinais de vida.
    Um desses animais é o urso.
    Tendo ficado escondido na sua toca, abrigado dos eventuais predadores, e reduzindo o seu metabolismo, com o precioso contributo de uma rolha de terra enfiada no cú e largas camadas adiposas, revela-se agora novamente ao mundo, como se os meses durante os quais esteve ausente não tivessem existido.

    E alguns desses ursos, até de futebol às quartas falam novamente, vejam lá...

    ResponderEliminar
  5. O rio ave vai pagar a conta.
    A questão iker/Sá estaria clara se tivesse o SC dito o que escreveu no post. Nao disse, e para mim foi o erro que pode manchar o SA, que não da segurança à equipa, como se viu. O José Sá pode acabar crucificado, espero que nao.
    Ontem nao foram so os patos do Sá, foi a equipa errada, as substituições erradas, e tudo saiu bem aos bifes.

    Acabou.


    Humilhação é levar 5 do basileia. Levar 5 do liverpool é triste mas é a vida.

    ResponderEliminar
  6. Vila Pouca,

    Vi agora o Marselha 3 Braga 0, e foram "apenas" 3, porque bem poderiam ser 6 ou 7, não fora o Matheus. Isto é, o nosso Futebol perdeu competitividade na Europa, e brevemente estaremos nivelados com os belgas e holandeses nos Ranking´s respectivos!

    Sobre a referencia no post ao Jesualdo, e às goleadas Europeias, volto a recordar algumas:
    1979 AEK 1-6/ Belem casa 4-0 Tr Pedroto! (FC Porto foi Bi Campeao)
    1997 Manchester U 0-4/ Salgueiros fora 3-2 Tr Oliveira. (FC Porto foi Tri Campeáo)
    1998 R Madrid 0-4/ VSC casa 0-0 Tr Oliveira. (FC Porto foi Tetra Campeão)
    2009 Arsenal 0-4/ Sporting fora 2-1 Tr Jesualdo. (a tal do post, o FC Porto foi Tetra Campeão).
    2012 M City 0-4 / Feirense casa 2-0 Tr V Pereira. (FC Porto foi Bi Campeão)!

    (nem recordei a goleada sofrida em Old Trafford em 1977/78, porque aquele 2-5 com o bis do Seninho, foi uma vitória)

    E como não tenho vergonha dessas goleadas, também as recordo aqui, porque afinal as derrotas sempre ensinam alguma, ou muita coisa, doi, mas já passou!

    A talhe de foice, e sem pretender "medir pilinhas", esta foi verdadeiramente a unica goleada Europeia que sofremos em casa (Antas e Dragão), ou a 1ª nos cerca de 62 anos de provas Europeias, mas também aqui o Benfica revela a sua ENORME grandeza, porque apresentam um CV extraordinário de goleadas sofridas na Luz, já levam aliás um grande avanço de nós, e confirma-se são mesmo os MAIS MAIORES GRANDES:

    1961/62 Benfica 2 Santos 5 (T Intercontinental).
    1965/66 Benfica 1 Man United 5 (T Campeoes).
    1983/84 Benfica 1 Liverpool 4 (T Campeões).

    Isto é, o Benfica do Eusébio foi goleado na Luz, e levou 5 do Santos e do Man United, já o Benfica do Erickson levou 4 na Luz, curiosamente do Liverpool, e num período em que nem havia este actual desnível financeiro!

    Vamos ganhar ao Rio Ave? Vambora ...

    PT

    ResponderEliminar
  7. Também eu queria o FC PORTO campeão europeu... aliás todos os anos em que disputa a Champions! Mas isso sou eu mais os meus desvarios emocionais e sonhadores!
    Agora o que eu desprezo em absoluto são as mentiras tornadas verdades, em ligas que ninguém vê, sr. Proença (os adeptos do Liverpool foram sinceros ao não conhecerem nenhum de nós para além do Casillas!), pois ninguém quer ver um guarda-redes lesionado aos 10 minutos de jogo. Ninguém quer ver uma simulação de agressão quando se leva de raspão com a mão, como ninguém quer ver faltas violentas sem qualquer cartão, ou por vergonha um cartão amarelado!
    Ninguém quer ver um jogo onde o próprio árbitro também faz anti-jogo!
    Ninguém quer ver uma liga onde um clube tem o privilégio de difundir os seus jogos como se fosse o dono do espectáculo, manipulando imagens a seu bel-prazer!
    Ninguém quer ver uma liga onde o tráfico de influências é tamanho que chega aos ministérios!
    E ninguém quer ver uma liga onde vencer um Astana qualquer é sinónimo de heroísmo e ajuda á pátria!
    Por isso o FC PORTO o clube português que MAIS vezes chegou aos quartos-de-final deste novo formato, este FC PORTO que já foi campeão europeu neste novo formato, só me enche de orgulho e honra, mesmo que de vez em quando sejamos assaltados por um pesadelo. É que, e falo por mim, e de certeza absoluta pelo Vila Pouca, que os nossos sonhos são em muito maior numero!!!
    O Brasil que é Brasil levou 7 da Alemanha...

    ResponderEliminar
  8. Boa noite Vila Pouca e Portistas
    Vi hoje o jogo em diferido, e é claro que o Liverpool é muito superior. O post é correcto.
    Jogamos num campeonatosico e quanto mais o tempo passa mais as diferenças para clubes ingleses come é o caso é maior com tendência para aumentar. As goleadas contra ingleses não são novidade, a novidade é acontecerem em nossa casa e isso é para refletir pois aqui o aspecto mental é preponderante. Quando o treinador tem a confiança dos adeptos, ele é como cada um de nos, quer o melhor para a equipa e põe a jogar aqueles que julga ser os melhores, não ha rigorosamente nada a dizer e ainda menos crucificar este ou aquele jogador por ter feito uma exibição menos conseguida. Falar quando as coisas correm mal é facílimo. Afirmo aqui que por respeito por todo o plantel que temos uma grande equipa composta de excelentes jogadores e é com eles que iremos ser campeões.
    Agora de certeza que em Inglaterra jogam ao fim de semana e não passam o resto da semana a falar de penaltis, de VARes, de Juízos Finais, com protagonismo para pessoas em que a intervenção no futebol é equivalente à do mercúrio-cromo na perna de pau. Não deve haver na Inglaterra muito espaço para polvos, para jornais e comentadores facciosos, que levam as suas equipas correspondentes ao colo, árbitros que apitam por tudo ou por nada segundo a camisola do jogador ; debates e mais debates com duração superior ao proprio jogo, imagens que passam dezenas de vezes outras que são curiosamente sonegadas. Em relação à Inglaterra, Portugal é neste sentido em termos de comportamento uma autentica república bananeira.
    Neste quadro aparece um equipa inglesa, com um treinador que percebe da coisa, que procura talento como diz a publicidade, com jogadores soltos física e psicologicamente, que são bem pagos mas a quem se exige muito e inevitavelmente acontece o que aconteceu ontem no Dragão, como ira acontecer no futuro cada vez que finda a fase de grupos, as coisas a sério começarem.
    Compete-nos a todos nos, adeptos, jogadores, treinador e staff, afirmar a nível interno a nossa supremacia custe a quem custar e as coisas irão melhorar mas teremos de trabalhar quatros vezes mais que os outros que ninguém duvide disso. Forças que são estranhas somente para quem não quiser ver continuam muito activas nos bastidores, a arbitragem do Jorge Sousa no jogo que fizemos contra o malfica no Dragão é de antologia, tornava-se claro que não devíamos ganhar esse jogo. Portanto temos que nos precaver como o Sérgio ja afirmou e não dar tréguas ao adversário enquanto o resultado não for suficientemente confortável, caso contrario este ano iremos morrer na praia.
    O resultado de ontem foi ontem, e como ja qui disse são estes jogos que nos fazem crescer, e para perder primeiro é necessário la estar, e se a paneleirice do costume faz sondagens ou escreve terror com cinco zeros não é para os portistas ; cada um no seu lugar, essa filha da putice toda ja esqueceu que este ano na fase de grupos ficou a zero, não cinco zeros mas seis jogos.
    Agora Rio Ave e Estoril e depois vê-se.
    Viva o FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  9. Paulo e Felisberto, mas vocês não associam essa quebra à hegemonia falsa e batoteira do SLB? É que o F.C.Porto quando era hegemónico, quando dominava em Portugal, juntava aisso grandes performances europeias, Champions e Taças UEFA...

    ResponderEliminar
  10. Quando jogamos com gente capaz de gastar num defesa que custa ⅔ do que custou um plantel de vinte e tal jogadores, não deveríamos ficar embasbacados por acontecerem este tipo de resultados que irão ver-se mais vezes neste futebol tomado pelos neo-liberais que irão reduzir clubes como o FC Porto áquilo que é o hoje o Ajax, o Anderlecht, o Celtics e por aí fora.

    Podem crer que será isso que vai acontecer se as instâncias europeias que regem o futebol não equilibrarem isto.

    Depois, azar de Tavoras, toca-nos sempre nestes sorteios clubes que se estão a reerguer (Liverpool, o melhor plantel dos últimos 10 anos), a Juventus no seu auge, ou então o Bayern de Guardiola que, na época seguinte, começou a desmoronar-se.

    Quanto a ontem, tudo correu mal, dois ressaltos dois golos e tudo o que daí adveio. Antes o Octavio, 1 ressaltou 0 golos. Isto é, eles são melhores, mas tiveram a sorte do jogo e estou convencido que a diferença é bem menor. O FC Porto entrou com o tesão que tem tido contra o Tondela, Boavista, ou Sporting. Por isso não podemos falar em falta de coerência ou medo, nem ter a cobardia, o cinismo ou hipocrisia e assacar culpas seja a que for.
    Tinha dito que era importante ganhar - desde que não fosse goleado...karma is a bitch - ontem, mas será mais importante domingo, porque é para aí que o nosso foco está concentrado.

    Confio em ti Sérgio e nas tuas opções. Força

    ResponderEliminar
  11. Boa noite a todos,

    A pergunta do fim do post é super pertinente. Mesmo a RTP no fim do jogo com aqueles rodapés "Liverpool envergonha Dragão" é mesmo de uma nojice máxima. Não entendo esta falta de respeito da gente que trabalha nos órgãos de comunicação sociais. A ERC não diz nada? Há alguém ou alguma entidade que faça alguma coisa?
    Relativamente ao jogo, também ainda estou a digerir a frustração mas infelizmente é isto. Enquanto os PSG, Real Madrid, Barça, City, etc continuarem na sua senda de gastarem toneladas de dinheiro em jogadores (alguns banais como é o caso de Dembelé contratado por mais de 100M€ pelo Barça) os clubes portugueses vão ter muitas dificuldades.
    Acho muito injusto virem dizer que "depois deste jogo é obrigação sermos campeões" e "treinador não sabe preparar jogos grandes". Já li isto em muitos sítios e eu pergunto: Em fins de agosto quando não adquirimos nenhum jogador diziam que era obrigação ganharmos o que quer que seja? Nós estamos a fazer uma época super interessante por causa de um trabalho notável por parte do treinador. Passámos a fase de grupos da Champions num grupo onde estavam "só" o Monaco campeão francês na liga onde o PSG é o crónico vencedor, o Leipzig que ainda há instantes foi aplicar chapa 3 em casa do Napoli que está a fazer uma época estrondosa na liga italiana, e o Besiktas com jogadores fantásticos e que tem crescido de ano para ano. Todas estas equipas têm mais do dobro do orçamento do FC Porto. O que nós fazemos é muito para a nossa realidade. Todos queremos voltar a ser campeões, todos queremos voltar aos bons velhos tempos mas temos de perceber que a má fase que tem assolado o nosso clube é algo que se recupera aos poucos. Este ano e os jogadores tÊm isso na cabeça: o campeonato é a prioridade e por isso domingo com o Rio Ave é para encher o estádio e mostrarmos que estamos com os rapazes. Eles não merecem que desistamos deles!

    Força Porto!
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  12. Silvestre

    Boa noite Vila Pouca, concordo que temos um campeonato nacional pobre com pouco ou quase nenhum espectáculo,sem grande intensidade e com demasiadas paragens ou faltas, posteriormente tal facto nota-se a nível de competições europeias onde os clubes portugueses denotam uma óbvia falta de capacidade competitiva perante oponentes com outra quilometragem.

    Depois quanto à noite de ontem o FC Porto não teve discernimento, consistência e capacidade suficiente para ultrapassar um poderoso Liverpool,por isso perdeu com inteira justiça e embora o resultado quiçá tenha sido demasiado pesado foi de encontro ao desenrolar dos acontecimentos, portanto resta aceitar o mesmo e olhar em frente, dado que temos um campeonato nacional para conquistar e uma Taça de Portugal para vencer com maior ou menor dificuldade, logo é premente e fundamental neste momento apoiar tanto os jogadores como a equipa técnica liderada por Sérgio Conceição, pois todos eles trabalham em prol do FC Porto e da nossa felicidade.

    Finalmente lamento que alguma comunicação social continue a tentar denegrir o FC Porto, esquecendo que está perante o emblema português com mais títulos internacionais,mas enfim alguns palhaços e avençados são mesmo uma anedota enquanto jornalistas.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  13. Caro DVP

    Continuo triste naturalmente mas temos que nos focar no essencial e levantar o moral das tropas.
    Toca num ponto crítico: o nosso futebol é feito entre faltas enquanto que os demais são feitos entre balizas. Sendo uma equipa intensa sofremos ontem com uma equipa que tem mais intensidade do que nós e foi super eficaz. Cometemos erros mas todos cometem.... Neste cenário alguns jogadores vergaram. Paciência. Olhemos em frente. Vamos Porto. Vamos equipa. Por vezes caímos mas interessa mesmo é como nos levantamos.

    Raoc

    ResponderEliminar
  14. Ontem vi no Dragão o Meu FCP perder por 5 bolas, mas aplaudi no fim. Aplaudi porque não esqueço o que a equipa tem feito esta época. Aplaudi porque esta mesma equipa conseguiu passar num grupo mt equilibrado (..hoje o terceiro do nosso grupo foi ganhar 1-3 a Nápoles).

    Hoje rime ao ver a reacção de mts adeptos do clube que perdeu por 7 com o Vigo e este ano fez zero ponto, não consigo deixar de rir..

    Importante é ganhar ao Rio Ave e conseguir a reviravolta com o Estoril!

    ResponderEliminar
  15. Manuel e acrescento a discussão também que o resultado de ontem foi também um culminar de erros(já falados) da nossa sad durante vários anos e que permite este desnível a nível europeu,para não ser injusto com os jogadores atuais e que respeito imenso basta só comparar alguns jogadores da última conquista europeia com os de agora..para o campeonato português e suficiente mas para a Europa isso não chega, E com a agravante que falou de o fosso agora ser cada vez maior..mas que nos combatiamos isso muito bem com jogadores de qualidade acima da média.
    Agora já passou,Não adianta chover no molhado,acredito e digo já aqui sem medo de ficar mal que no domingo vamos dar uma resposta à Porto..vamos passar por cima do Rio ave, acredito mesmo nisso.

    ResponderEliminar
  16. João, para além de toda uma realidade que é notória nos meios que o Liverpool tem ao seu dispor e nenhum clube português pode acompanhar, foi uma noite má. O Leipzig hoje passou por cima do Nápoles, em Itália e perdeu 3-1 no Dragão.

    ResponderEliminar
  17. Excelente post.
    De resto... só digo que domingo lá estarei no sitio do costume.

    ResponderEliminar
  18. Felisberto Costa: com sua licença, faço minhas as suas palavras. Os jogos da nossa liga são absolutamente enfadonhos para todos os que não são adeptos das equipas em campo, pelos motivos que bem expõe. Não temos falta de jogadores de qualidade. O "ambiente" é que não permite a mediocridade, antes a premeia.

    O jogo com o Rio Ave após o do Liverpool vai ser (prevejo) como correr após ter andado com (e depois largado) um peso de 80 Kg às costas.

    ResponderEliminar
  19. Caro DVP. Leio-o com atenção todos os dias sem intervir. No entanto, gosto de aparecer nestes momentos para reafirmar o meu orgulho em ser portista. Posso ter vergonha de uma atitude de um nosso jogador, adepto, treinador ou dirigente mas jamais em situação alguma terei vergonha de ser portista. Ontem tudo correu mal. Não tivemos andamento. Fisicamente somos frágeis e dos que se conseguem bater tinhamos três de fora. Danilo, Filipe e aboubakar. No meio campo só temos dois com andamento. Danilo e o grande capitão. Como Herrera teve que ficar atrás não tínhamos quem conseguisse pressionar mais à frente. Erros individuais. Houve. Erros do treinador. Houve. E então? Foram eles que permitiram que nós tivessemos as expectativas demasiado elevadas. E eles também as tinham. Tudo o que se passou durante i jogo foi fruto de percebermos que tudo estava a sair ao contrário das expectativas. Vamos sair disto e estou ainda mais confiante que vamos fazer a dobradinha. Mario FCP

    ResponderEliminar
  20. Foi uma noite má isso não tenho dúvidas,eles cada vez que iam á baliza faziam golo..quem só olhar pelo resultado pensa que foi um massacre sem fim e não foi nada disso que se passou..entendo o que Manuel quer dizer eu só acho que tendo mesmo assim uma noite boa não sei se chegava para levar de vencida o liverpol. Agora e olhar em frente..para mim o luto já foi feito..que chegue rápido ao jogo do Rio ave

    ResponderEliminar
  21. Boa noite.
    Bem, o que eu tenho a dizer é que é normal que haja muito falatório acerca deste nosso último resultado, mas quem caminha a olhar para trás arrisca se a tropecar. Por isso espero que aproveitemos bem estes dias antes do proximo jogo para recarregar baterias e digerir este resultado para voltar ao nosso trilho. E para isso nós adeptos temos um papel fundamental tambem, na minha opinião, pois nos jogos temos de ajudar a mostrar o caminho a equipa seja cantando, seja erguendo tarjas seja tudo de possivel e legal, para os jogadores e a equipa técnica saberem que não é este jogo que os caracteriza pois erros todos os cometem. Espero que nao regressem assobios ao primeiro passo ou drible falhado. Eu acredito muito nesta equipa e estou cheio de vontade para se podesse ate entrar em campo e ajuda los! Apesar de ter apenas idade para ser considerado oficialmente adulto sei da história deste enorme clube e sei que é nestes momentos que tem de haver aquele espirito combativo e união que alguns "portistas" quebram com desvarios e comentários quase que diria dignos de cartilha.
    Força Porto!!!
    Diogo Camões

    ResponderEliminar
  22. off-topic: se o quadro clinico não se alterar já vamos queimar as 3 substituições no Estoril-Porto Danilo, Ricardo Pereira e M. Layun

    Se alguem se lesionar dos resntantes 11 até ao jogo ou nos 45 min que faltam ficamos a jogar com 10?!?

    Onde fica a verdade desportiva?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgo que não funciona assim. Agora as equipas podem iniciar a partida com um 11 diferente, só não podem jogar os jogadores que não estavam inscritos a data do jogo (os reforços de inverno), jogadores que estavam castigados e jogadores que já tivessem sido substituídos. Agora o que acontece é que os jogadores que estavam em campo não poderão ir para o banco, ou jogam ou vai para a bancada.
      Alexandre F

      Eliminar
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  24. E assim mesmo Vila Pouca.
    A luta continua.
    Vida de portista e do Fcp nunca foi facil neste pais ferozmente centralista.

    ResponderEliminar
  25. Sobre o jogo de quarta feira está tudo praticamente dito. Fomos goleados, as coisas correram mal mas não colocamos autocarros para atrapalhar o trânsito ao Ferrari. Apoiamos Sérgio Conceição pelo que tem feito e pelo que fá pelo clube. Se pôs Sá em vez de Casillas ele lá saberá porque o fez. Entretanto, a canalha ladra. Como sempre, trata-nos como se não fossemos deste país, tal é a raiva e a mentira com que o faz, coisa própria de inferioridade e do provincianismo de que enferma. Continua-se a fazer de conta que o óbvio tráfico de influência dos clubes da capital com relevância para o Benfica, a sua nulidade das prestações na Liga dos Campeões, as más condições da bancada do Estoril que deveria punir esse clube com derrota e as tropelias de Coentrão são não assuntos. Ah... Faltando mencionar a patetice da segunda figura mais importante da nação quando ignorou os feitos do Futebol Clube do Porto num discurso ao país. Alguém fala nisso?... Outro não assunto até para os dirigentes do nosso clube... Haja paciência!...

    ResponderEliminar
  26. Caros Portistas,

    Em primeiro lugar quero dizer que vou a Liverpool com o meu cachecol cheio de orgulho no meu/nosso FCP Eu cantarei por ti até que a voz me doa, contigo em todo o todo o lado durante todo ano só porque eu te amo...
    Foi de facto uma noite muito má sobretudo com muitas falhas de jogadores que treinam todos os dias e que não podem falhar na Champions. Isto é fatal como foi, ainda para mais com equipas com o nível do Liverpool.
    NÃO CONSIGO ENTENDER COMO A NOSSA SAD/CLUBE AINDA DEIXA RTP, PASQUINS E AFINS ENTRAREM NAS NOSSAS INSTALAÇÕES, IMPENSÁVEL NO VERDADEIRO PORTO, PRESIDENTE ESQUECEU-SE DO QUE CONSTRUIU E COMO CONSTRUIU?? ISTO PARA MIM É INCONCEBÍVEL...
    Quero lá saber se os corruptos estão todos contentes, as nossas derrotas sempre foram as alegrias deles imaginem a cabeça dos corruptos encornados ao verem-nos ser campeões europeus ao vivo e a cores, a essa gente invejosa só lhes dou desprezo, não merecem mais.
    Em Portugal enquanto os padres, os incompetentes continuarem a apitar nunca mais vamos a lado nenhum. O mais grave é que toda a gente vê incompetência e não quer ver pois se a competência fosse premiada os corruptos ganhavam bola como sempre. Uma vergonha de País e o mais grave é que é assim em tudo, na politica e pelos vistos agora também nos tribunais/justiça. Como é possível sermos campeões europeus de futebol, de futsal e não tivemos uma árbitro que seja no euro2016 nem vamos ter nenhum árbitro no mundial 2018, isto meus caros diz tudo só não vê quem não quer. O F.C.Porto clube ou sad devia exigir árbitros estrangeiros para apitar o nossos jogos ou estão à espera de sermos roubados, sim roubados mais vezes este ano para depois virem falar à e tal... FODA-SE PRESIDENTE ACORDE MAS ACORDE MESMO!! Se não tivéssemos andado a esbanjar milhões e milhões durante tantos anos agora poderíamos/deveríamos ter uma equipa bem mais forte.
    Aguardemos para ver quem vai ser o padre que nos vão mandar para domingo para nos lixar com f agora que estamos debilitados, depois não digam que não avisamos. Já tiveram a reunião com o conselho de arbitragem??? como é que o CA vem falar do golo mal anulado aos lagartos e não disse nada do jogo do FCP-corruptos?? como é que esta direcção não exige e não diz nada ?? depois vai ser tarde...como foram os outros e a culpa tem de ser atribuída aos responsáveis, nós mais não podemos!

    VIVA O FCP O MELHOR CLUBE PORTUGUÊS!!

    FOMOS PORTO!!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  27. thk56

    tranquilo...

    lê este artigo e percebes que o FC Porto poderá jogar com um onze novo! Evidente que o Sérgio vai deixar o Reyes de fora (e assim entra marcano sem amarelo), vão sair tb o ricardo, o aboubakar, o layun e o Danilo (lesionados).... vamos entrar logo de início com 5 jogadores diferentes e depois nos 45 minutos podes ainda fazer 3 substituições. Já o Estoril já fez uma substituição só poderá fazer mais duas! E o redes tem amarelo e vai jogar...

    link para esclarecimento:
    http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/16-01-2018/estoril-fc-porto-brahimi-ate-pode-jogar-a-segunda-parte

    ResponderEliminar

  28. Verifiquem estes dados e depois esfreguem os mesmos na cara dos nossos concorrentes portugueses;

    https://pt.uefa.com/uefachampionsleague/season=2018/statistics/round=2000881/clubs/kind=attempts/index.html

    ResponderEliminar

  29. O q é q este gajo anda a fumar???!!!

    https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/interior/abel-ferreira-marselha-e-bem-superior-a-benfica-e-fc-porto-9122392.html

    ResponderEliminar
  30. Caro DVP e Amigos:
    Concordo na totalidade com o que escreveu.
    No que respeita ao inquérito da Bola, penso que, não sendo possível interditar a sua entrada nas nossas instalações, deveria ser tomada a atitude de não responder ás questões que os mesmos levantassem. Cabe aos nossos responsáveis tomar tal decisão.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  31. O SlV não levou 5 com o Basileia... foram mesmo 7 e antes tinha levado 6 do CSKA !!

    MP

    ResponderEliminar
  32. Relativamente à 2ª parte com o Estoril da próxima 4ª feira, recordo os 18 Atletas do FC Paorto que constavam da ficha desse jogo em janeiro, onze: Sá, Maxi, Reyes/Felipe e Telles; Danilo/Herrera; Ricardo e Layun, Aboubakar e Marega. No banco estavam : Casillas, Marcano, André A, Oliver, Hernani, Corona e Soares.

    Portanto, hoje, dos 18 que constavam da ficha daquele jogo, estavam excluidos o Layun foi para Sevilha, o Ricardo, o Danilo e o Aboubakar estão os 3 lesionados. De fora dessa 1ª parte no Estoril em janeiro ficaram o Brahimi, o Sérgio Oliveira, o Otávio e o Dalot, e podem constar da ficha de jogo da 2ª parte de 4ª feira. Por exemplo, se o Maxi for expulso hipotéticamente com o Rio Ave, pode jogar na Amoreira, e cumpre castigo em Portimão.

    Importante, os Atletas que estavam em campo no momento em que o jogo foi interrompido não podem ser incluídos na ficha técnica como suplentes, por exemplo, Aboubakar, se estiver disponivel mas ainda condicionado, só pode ser titular, e não pode estar no banco como suplente.

    O Osório, o Paulinho, o Waris e o Gonçalo, porque a 15 de Janeiro, não estavam ainda inscritos no FC Porto estão excluidos!

    Do lado do Estoril, o Dankler, o Ailton, o Gonçalo Santos, o Ewandro e o Sávio (o unico reforço de inverno que ainda não jogou) foram inscritos pós 15 de Janeiro, e estão excluidos, de sublinhar que os primeiros 4 nomes e reforços de inverno foram sempre titulares, isto nas ultimas 3 jornadas e 3 vitórias consecutivas do Estoril, portanto, cerca de 40% do onze titular actual do Estoril excluido.

    O defesa Joel foi substituido na 1ª parte excluido está, o F Fonseca emprestado pelo FC Porto está impedido. O Kleber ainda lesionado, mas naquele jogo estava castigado por acumulação de amarelos também excluido!

    Lesionados de longa duração do Estoril: Mano, Gonçalo Brandão, Lucão, e Thiago Cardoso, todos defesas. O desequilibrador V Andrade foi titular a 15 de janeiro, e está a trabalhar condicionado com um problema muscular (não joga há cerca de um mês), mas, este como foi titular na 1ª parte, ou joga como titular, mas já não pode ser suplente.

    Portanto, o Estoril estará mais limitado, vejamos os impedimentos: 5 reforços de inverno (4 deles titulares), 6 lesionados, F Fonseca emprestado, Kleber castigado, e o Joel substituido na 1ª parte, em principio serão 14 ausencias (mas tem um plantel extenso com 29 Atletas), os lesionados estão maioritariamente na defesa, pode alguns dos 6 lesionados regressar? Claro que sim, mas sem ritmo competitivo, avançam logo para a titularidade?

    Tentei dentro das minhas possibilidades, esclarecer algumas dúvidas sobre a 2ª parte no Estoril!

    PT

    ResponderEliminar
  33. «Não jogámos contra uma equipa qualquer, jogámos contra a terceira maior potência do futebol francês, que tem jogadores do melhor nível europeu. Marselha ao nível de Benfica e FC Porto? Não, é muito superior»

    É insuportável ouvir este pedante e pretensioso treinador que até cita Bonaparte no Sul de França ... Consoante os seus interesses, faz afirmações descabidas e incoerentes, mas sempre pode agradar ao trolha de Braga. Todos gostamos e apreciamos a qualidade do Treinador Português, mas mt gostava de ver este pedante brevemente treinar o Vilaverde ou o A Valdevez. Nunca me esqueço, na temporada passada o Peseiro foi despedido, e o pedante foi promovido da B, treinou a Equipa 2/3 dias, e o Braga ganhou em Alvalade, e não é que este "humilde" rapaz de Penafiel após a vitória em Alvalade, nem uma palavra deixou ao Peseiro? Revelador do seu pouco ou nenhum caráter, e sobretudo de um mau colega, este pretensioso rapaz, ainda não percebeu que a ambição desmedida e sem regras, embriaga mais do que a vitória?

    Mas é curioso, o VSC de Guimarães, jogou a fase de Grupos da Liga Europa com o mesmo Marselha nesta temporada, e recordo os 2 resultados:
    Marselha 2 VSC 1 / VSC 1 Marselha 0. Se fosse uma eliminatória, o Vitória teria eliminado o mesmo Marselha que ontem humilhou o Sp Braga, levaram 3, e poderiam ter sido 6 ou 7, agradeçam ao G Redes Matheus!

    Portanto, Domingo há derbi no Minho, VSC Braga, e por essa ordem de ideias, será um derbi desequilibrado, se fizermos um comparativo nos confrontos com o Marselha ... (Ah, e deixo a minha "declaração de desinteresses", desejo que o VSC ganhe bem, se possivel com uma goleada).

    PT

    ResponderEliminar
  34. inacreditavel eh como a memoria eh curta e ja se deixa acalmar o assunto bancada do estoril

    se estava tao boa, pq fizeram obras e proibiram os lagartos de la ter as claques?

    pq nao se fez prevalecer o que diz o artigo da liga ou da FPF?
    pq andam todos a dormir?
    45m que no fundo serao uns 20m...
    manu365

    ResponderEliminar
  35. A verdade desportiva para a 2ª parte do estoril está ferida de morte, fomos e vamos ser muito prejudicados com esta situação, sem querer crucificar ninguém para o jogo do rio ave colocava CASILLAS, FILIPE e OSÒRIO, os centrais porque serão futuramente a dupla que vamos contar, infelizmente os outros dois os empresários já andam a papaguear muito,quanto ao redes para mim é óbvio, o DANILO faz muita falta.

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  36. Para o treinador dos lampiões do norte esta passagem por Marselha foi a sua Batalha de Waterloo ou melhor a batalha do foram-me ao c&@$#/°.
    Que gajo tão ridículo.

    ResponderEliminar
  37. "O lateral do Sporting reagiu esta sexta-feira nas redes sociais, deixando uma mensagem na qual diz não compreender a decisão. Coentrão garante ter sido agredido e insultado."

    Aguardo que no próximo jogo, o marega enfie uma valente cabeçada no coentrao mal soe o apito inicial.

    ResponderEliminar
  38. Sobre as bocas dos rivais, é para o lado que durmo melhor, não lhes ligo nenhuma, o que me incomoda mesmo e me dói é quando o meu/nosso FC Porto passa por situações como as do jogo da passada Quarta-feira.

    Por mim, o jogo com o Liverpool já ficou para trás, no dia 4 de Março faço 67 anos, já vivi como adepto algumas tristezas e muitas alegrias com o FC Porto, tenho por isso, e desculpem-me a imodéstia, um lastro de Portismo que me ensinou a olhar em frente a seguir a um mau momento, de nada adiantando ficar a carpir mágoas. Inquieta-me e estou expectante, isso sim, em ver como reage a Equipa àquela hecatombe já que o meu apoio é inequívoco.

    Vamos FC Porto, tens na mole imensa de Portistas indefectíveis um ponto de apoio, levanta-te, juntos temos pela frente batalhas para vencer e uma guerra para ganhar.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  39. Eu disse que se não fosse o Sérgio Conceição não tínhamos passado dos oitavos mas, naturalmente, queria dizer que se não fosse ele nem aos oitavos tínhamos chegado. Só agora reparei no erro. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  40. Foi uma derrota que será difícil de digerir , mas há que seguir em frente , á um campeonato para conquistar e uma taça de Portugal , estou certo que contra o Rio Ave os jogadores irão dar uma resposta positiva .

    Coitadinho do Fábio Coentrão foi insultado no Dragão , és um santinho que nunca fez mal a ninguém , quem não tem conhecer que te compre , um rato do esgoto autentico é o que és !!!

    ResponderEliminar
  41. FÁBIO COENTRÃO ADMITE QUE PAGOU 4.000 EUROS POR CARTA DE CONDUÇÃO

    Ouvido na qualidade de testemunha e por videoconferência, Coentrão admitiu que, sem ajudas, "não tinha passado" no exame, já que só saberia responder a metade das perguntas.

    Explicou que um dos examinadores lhe dava as respostas do exame teórico através de gestos com os dedos.

    ResponderEliminar
  42. Os galinhas estiveram presas no galinheiro, desde quarta-feira soltaram-se, tem sido um corrupio. Típico, mas como galinhas só na canja ou de cabidela...

    ResponderEliminar
  43. Sem pretender ultrapassar o jogo dificil de amanhã com o Rio Ave, recordo o Estoril 1 FC Porto 2, Jornada 19 do campeonato passado:

    Intervalo 0-0.

    2ª parte:
    Rui Pedro faz o 1-0 aos 70 minutos, porém golo invalidado por fora de jogo!
    André Silva marca de GP, e faz o 1-0 aos 82 minutos!
    Corona faz o 2-0 aos 91 minutos!
    Dankler faz o 1-2 aos 93 minutos!

    (os 3 golos foram todos marcados na baliza da bancada norte, justamente a baliza que o FC Porto irá atacar na 2ª parte de 4ª feira, porém, o vento pode ser nosso adversário também)

    Portanto, o FC Porto na temporada passada, fez 3 golos (um deles invalidado), nos 20 minutos finais na Amoreira, recordo também que os imberbes André Silva e Rui Pedro foram os P Lança nessa 2ª parte, o Jota foi substituido ainda na 1ª parte (o Soares ainda estava em Guimaraes). Para abordar a 2ª parte na próxima 4ª feira, teremos o Soares e o Marega (o Aboubakar ainda em duvida, mas pelos regulamentos, só pode ser titular), daí que, comparem os imberbes "peso pluma" André Silva e Rui Pedro, com os "panzers" Abou, Soares e Marega, podem aliás os três co-habitar na 2ª parte no Estoril...

    Pergunto, será dificil virar o 0-1? Impossivel não é com certeza, mas mais fácil será com 3 "animais" a cair em cima de uma defesa remendada do Estoril. Sim, também sei, que o Estoril terá frescura fisica para aguentar apenas 45 minutos (bem diferente de suster 90 minutos de vendaval ofensivo)!

    Rio Ave/Estoril/Portimão/Sporting, um ciclo complicado, mas com a ambição e a superação desta Equipa (e de todos nós também), podem conferir 4 vitórias, e uma "almofada" de 8 pontos de vantagem sobre o Sporting na Jornada 25, isto é, o Sporting um adversário directo, pode ficar afastado do título no terço final deste campeonato, isto se superarmos este ciclo com 4 vitórias consecutivas!

    Termino, ontem jogou-se o Feirense 1 Portimão 3, os centrais Lucas e Felipe Macedo, ficavam suspensos e não jogariam contra o FC Porto, isto se tivessem visto amarelo, infelizmente tal não aconteceu. O Fabricio continua a facturar, e a "mota" Nakajima persiste em marcar golos bonitos. Neste ciclo, não teremos a velocidade do Ricardo na lateral direita, porém o Maxi dá todas as garantias, recordo os adversários directos do Maxi: Rio Ave, Novais a cair na esquerda (um médio criativo), Estoril André Claro a cair na esquerda (um falso P Lança móvel), Portimão, a velocidade do Nakajima, finalmente Sporting, Acuna (um duelo Sul Americano, que pode terminar com "faísca" e dupla expulsão). Portanto, apenas temo a velocidade do Nakajima em Portimão, e a falta dela, por parte do Maxi!


    PT

    ResponderEliminar
  44. Silvestre
    Bom dia Vila Pouca,a notícia do Correio da Manhã é uma estupidez, só acredita naquele conto de fadas quem é parolo porque basta recordar o que se passou com as escutas do apito dourado, para além disso um milhão de euros para verdadeiros hackers com tanta informação são migalhas, enfim que palhaçada esta que o prostituto Correio da Manhã inventou a mando de Luís Filipe Vieira e companhia.

    Abraço
    Silvestre

    ResponderEliminar
  45. Silvestre
    Bom dia Vila Pouca,aqui fica uma notícia do jornal Expresso onde é possível verificar os métodos sujinhos dos lampiões para obterem favores de terceiros:

    https://2.bp.blogspot.com/-g9oQftKNgg4/WoYeNaMl_2I/AAAAAAAAV1U/9QB-0x_J3k8qUb918U1HoU_Sb-pAmChNACLcBGAs/s1600/coentrao3.png

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  46. Grande post. É ganhar no domingo e retomar a caminhada até ao campeonato!

    Vamos, Porto!!!

    ResponderEliminar

  47. Caro DVP e amigos portistas,

    O jogo europeu foi um golpe duro mas como diz o nosso capitão o que não nos mata só nos faz mais fortes. Acredito que aprendemos muito com esta derrota e que seremos ainda mais fortes.

    Tenho muito orgulho em ser do Porto e portista. Viva o FC do Porto, sempre.

    Saudações portistas,
    HMF

    ResponderEliminar
  48. Estou confiante que amanhã daremos uma grande resposta. O Rio Ave joga positivo e isso é uma vantagem.

    Este ciclo de 4jogos será muito importante, se sairmos com 12 pontos, entraremos nos últimos 9 jogos no mínimo com 5 e 8 pontos de avanço, e um jogo entre os dois da 2a circular...nesse cenário só podemos ser campeões.

    Vamos lá Porto, treinador,jogadores e adeptos, este é o momento, não o podemos deixar passar.

    FC PORTO para sempre e até à morte

    Filipe B

    ResponderEliminar