quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

F.C.Porto 0 - Liverpool F.C. 5. É duro, mas eles são muito melhores


Como tinha dito na antevisão, o F.C.Porto tinha pela frente uma equipa fortíssima no seu conjunto, mas com um ataque fantástico, capaz de numa noite de inspiração fazer coisas do arco da velha. Disse também que um bom Porto não chegava, era preciso um super-Porto com tudo e todos a funcionar em pleno, que só assim poderíamos conseguir um resultado positivo, deixar a eliminatória em aberto. Mas como hoje não só não houve um super-Porto, como nem sequer um bom Porto, foi claramente um Porto abaixo das suas possibilidades, as consequências estão aí: foi a pior derrota do F.C.Porto, em casa, da história.

Agora é olhar para a frente, esperar que esta goleada não deixe marcas, já contra o Rio Ave, numa realidade bem diferente, a equipa de Sérgio Conceição consiga ultrapassar qualquer trauma que este jogo possa ter deixado e volte às vitórias. O campeonato é o grande objectivo da época, queremos muito ser campeões e portanto não podemos ficar prostrados, ficar a lamentar esta noite de pesadelo. Não, temos de reagir, ser capazes de nos erguer rapidamente. Essa tem que continuar a ser a nossa marca, porque só assim podemos conseguir aquilo que perseguimos e desejamos muito: trazer o título de volta ao Dragão.
Como acredito nas capacidades do treinador, porque é a Sérgio Conceição que se deve em primeiro lugar este entusiasmo em volta do futebol portista, não é esta noite de grande tristeza que me retira a confiança. E se uma derrota destas nunca pode trazer nada de positivo, pelo menos tem a vantagem de filtrar a fazer sair da toca alguns ratitos que há muito desejavam uma noite assim. E não me refiro apenas aos nossos inimigos...

Numa noite de Inverno, mais um obstáculo que era preciso ultrapassar, Sérgio Conceição para essa tarefa hercúlea, escalou de início, José Sá, Ricardo, Reyes, Marcano e Alex Telles, Herrera, Sérgio Oliveira e Otávio, Marega, Soares e Brahimi e os Dragões foram à luta e o jogo começou com o F.C.Porto a fazer o que se esperava: equipa organizada, compacta, procurando não dar espaços, com bola saídas rápidas para o ataque. Foram até os portistas os primeiros a criar perigo, aos 10 minutos, Otávio esteve perto do golo. Continuou assim, quando praticamente do nada e num duplo erro de José Sá - primeiro a repor a bola, depois deixando entrar uma bola fácil -, o Liverpool adiantou-se. Não foi justo, mas na Champions e frente a estas equipas, erras és penalizado, voltas a errar, voltas a ser. E assim, sem ter feito nada de relevante, nem estar a exibir-se a alto nível, a equipa de Klopp chegou a uma vantagem de dois golos. Tentaram reagir os azuis e brancos, mas os ingleses não permitiram grandes veleidades, apenas por uma vez e por Soares, o F.C.Porto esteve muito perto do golo. O intervalo chegou com os reds com uma vantagem confortável, mas injusta. Sendo melhor, o Liverpool não foi tão melhor que justificasse essa vantagem..

A perder por 2-0, o treinador do F.C.Porto deixou Otávio nas cabines, fez entrar Corona e a segunda-parte começou com os Dragões a tentarem reentrar no jogo. E é verdade que parecia que iam conseguir. Mas uma perda de bola no ataque, deu lugar a um rápido contra-ataque do Liverpool e golo. Com uma vantagem de três golos e praticamente tudo decidido, o restante tempo até ao fim foi  muito parecido. Porto a tentar, Liverpool a marcar, sempre através dos suspeitos do costume e em rápidas saídas para o ataque e aproveitando todas as oportunidades, numa eficácia que tem tudo a ver com a qualidade e o talento de três avançados, craques do melhor que há no futebol mundial. Firmino fez o quarto e novamente Mané fez o quinto, ele que tinha feito o primeiro e o terceiro, Salah tinha marcado o segundo.
E não há mais nada a dizer, quando tudo funciona mal, não vale a pena estar aqui a bater no ceguinho.

Uma última palavra para o público: teve um comportamento exemplar, mesmo em circunstâncias  muito difíceis.


53 comentários:

  1. Este vai ser um dia negro na história do nosso clube.

    Por isso, faço questão de passar por aqui
    apenas para apoiar a equipa e o treinador.
    Hoje correu mal a todos.

    Força Porto!

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Sr.DVP.
    Independentemente da diferença entre as equipas o resultado é vergonhoso e embaraçoso. Jogávamos em casa , foi 11 contra 11, vínhamos de um bom jogo sei que também de outra realidade, não poderíamos ter este resultado. Já passaram pelas Antas e pelo dragão grandes equipas e nunca existiu um resultado tão desnivelado. Não vou esquecer a época que estamos a fazer, por ventura acima do esperado mas agora julgo que o campeonato e a taça passaram a ser obrigação e não um objetivo. Foi para mim a noite mais negra que vivi. Existiram Wrexan, artmedia, torrente, Arouca, frankfurt mais recentemente mas como hoje não. Foi muito mau. Aceito que foi uma ma noite e isso acontece, agora o Presidente o treinador e jogadores têm de ver que isto não foi normal e que têm de compensar. De hoje a 8 dias temos a obrigação de dar a volta e ganhar. Hoje foi humilhante e que este jogo até ao fim da época não seja esquecido.
    Cumprimentos
    Bruno Moutinho Guedes 23657.

    ResponderEliminar
  3. Concordo!

    É uma derrota humilhante, uma vergonha para qualquer portista e a maior derrota de sempre em casa mas a vida continua.

    Rio ave, Estoril e Portimão é já a seguir. Há que dar uma resposta positiva e ganhar esses jogos para esquecer Liverpool e ficar a 5 dos rivais.

    Quanto ao jogo. Pouco há a dizer pois nada funcionou. Muitos erros individuais (desde o sá a brahimi) e colectivamente não existimos perdendo muitas bolas, errando passes, sendo pouco agressivos, sem ter capacidade para ter bola. Acho que nem o golo do otavio serviria para alguma coisa, sinceramente.

    A moral depois disto está em baixo mas ninguém se importará se formos campeões.

    Acima de tudo preocupa-me a distância que nos separa destes clubes. Isto valoriza ainda mais o feito do porto em 2004.

    Artur Chaves

    PS: Será difícil a gestão em Anfield. A tentação é rodar toda a equipa mas há um prestígio a defender e não convém repetir a goleada.

    ResponderEliminar
  4. Silvestre

    Boa noite Vila Pouca,esta noite comprovou que não temos andamento para determinadas aventuras europeias,pois o Liverpool foi superior no andamento, desenvolvimento e na capacidade tanto em termos defensivos como ofensivos ao longo do desafio, enquanto o FC Porto teve uma prestação macia,sem discernimento e contudência, para além disso a diferença de valores entre os dois conjuntos ficou bem patente,como tal embora o resultado seja difícil de engolir teremos que aceitar o mesmo e encarar a realidade sem dramas,nem filmes.

    Depois esperar que a nossa equipa seja capaz já diante do Rio Ave reagir positivamente e alcançar com maior ou menor dificuldade um desfecho positivo, dado que há um campeonato nacional para conquistar.

    Finalmente foi aprazível verificar o mar azul que rodeou a equipa após o desafio, oxalá tal seja útil para empurrar os jogadores para prestações mais positivas,bem como Sérgio Conceição para opções mais fiáveis.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  5. Sem querer ser acusado de ratito tenho que insistir no que disse após Leipzig. Não concordo com o que foi feito pelo SC ao Casillas e pelo Presidente também. A soberba mais cedo ou mais tarde paga-se. Desejo ardentemente que a equipa dê a volta nos próximos 2 jogos- Rio Ave e Estoril . A análise ao trabalho de todos faz-se no fim da época. Hoje o meu clube deixou-me levar uma banhada de golos e de água para ver o jogo no Dragão. O pior resultado europeu de sempre. Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Eu sinto-me envergonhado é por levar 4-0 do Nacional da Madeira no Dragão, deste Liverpool já não digo a mesma coisa.
    Bruno, já estava à espera que aparecesses. Nestes momentos nunca faltas.

    ResponderEliminar
  7. Já é a segunda vez que o nosso treinador se engana com gravidade num jogo da UCL. Esperemos que não contamine a sua prestação no campeonato.
    Por outro lado, vários atletas pareceram hoje pouco motivados, desde o início. Pelo menos não o suficiente. Esperemos que se motivem SEMPRE nos jogos do campeonato.
    Por fim, há que notar que jogamos sem o melhor jogador de cada um dos sectores da equipa: Casillas, Felipe, Danilo e Aboubakar. Uns por lesão, um por castigo e o outro porque... sim. Espero, para bem do título que todos desejamos alcançar, que possa utilizar os melhores o maior número de vezes possível.

    De qualquer modo, e como se costuma dizer, isto era um jogo doutro campeonato. E é mesmo isso: nada tem a ver com o NOSSO campeonato. Que acredito que vamos vencer, se os clérigos do nosso futebol deixarem.

    ResponderEliminar
  8. Todos nós temos os nossos dias menos felizes. Acontece. Agora temos é de ter cabeça no lugar porque há um campeonato e uma taça à nossa espera e as armadilhas vão ser muitas. Não é esta derrota que vai deitar abaixo tudo o que de muito bom se tem feito esta época. Recordo que, na fase de grupos, poucos davam alguma coisa pela equipa. Passavam Mónaco e Leipzig e nós lutaríamos pelo terceiro lugar. Venha o Rio Ave que temos um jogo a ganhar. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  9. Estava mesmo a lembrar-me dos 0-4 com o Nacional, que algumas épocas depois nos despachou com 0-3, com um golo monumental do Coentrão, diga-se, numa altura em que já éramos campeões.

    Não me custa perder com quem ganha limpo, é muito melhor e participa numa liga que respeita o futebol. Acho que este confronto foi positivo, sobre o qual devemos tirar ilações e crescer com os erros cometidos.

    P.S. É um orgulho ser Portista.





    ResponderEliminar
  10. Como portista estou triste , desolado e frustrado com tal resultado , mas como diz o post eles são muito superiores e demonstraram-no , a equipa esteve francamente mal e nervosa , depois do 2-0 alguns jogadores entraram em pânico e cometeram erros primários que se pagam muito caro nesta fase de competição .
    Agora é limpar a cabeça e atacar o nosso grande objectivo que é o campeonato , não há tempo para mágoas e choradinhos .

    ResponderEliminar
  11. Não há muito a dizer, já com o Besiktas tínhamos visto que não temos andamento nem experiência para a LC.

    Campeonato e taça de Portugal, vamos focar-nos numa dobradinha e festejar em Maio.

    Foi uma noite má que estou certo não se repetira em Anfield.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite Vila Pouca

    Confesso que não esperava uma derrota por estes números, nunca mesmo...

    Esperava um jogo difícil, com algumas hipóteses de golo de parte a parte, mas poucos golos...
    Muita concentração defensiva, com muitos homens atrás da linha da bola e a explorarem de parte a parte as transições rápidas...

    Isso foi tudo o que o Liverpool fez, mas o FCPORTO não conseguiu fazer depois do 0-2, depois do 2º golo contra os jogadores do FCPORTO desligaram enquanto equipa, parecia ser cada um por si, sem ideias, sem rumo.

    Pareceu sempre que o Liverpool estava um passo a frente em cada jogada que se fazia, que eles tinham encontrado o antídoto para o nosso jogo e nos apenas estávamos ali sem causar mossa na defesa deles...

    Em suma, acho que tacticamente eles nos ganharam de goleada, defendiam onde era preciso e atacavam-nos onde nos doía mais e foi assim desde o 2-0 ate ao fim do jogo, não conseguimos reagir...

    Os jogadores lutaram, correram, tentaram, mas enquanto conjunto não conseguiram.

    Quanto ao 11 inicial, apesar de Marcano vir de paragem, Brahimi estar cansado, Marega estar a 50% do seu poder de explosão (a este nível nota-se), o problema foi mesmo o meio campo com 2 médios apenas, pois Otávio estava la só quando existia posse de bola...
    E como na 2ª parte o que mudou foi só Corona por Otávio, com Marega a ir para a frente, mas sem ter intervenção nenhuma no jogo...

    Na fase de grupos aconteceu o mesmo, quando jogamos com 3 médios no meio a proteger a zona central, os resultados foram bons.
    Quando jogamos só com 2, as coisas correram mal.

    Porque então arriscar logo num jogo a eliminar?

    Confesso, não percebi, ... tudo o resto me pareceu consequência de uma estratégia mal planeada, entramos em 4231, mas sem um 6 fixo, nem Herrera nem o Sérgio tinham pedalada para fazer recuperações para trás na zona central e com isso os laterais e os centrais ficavam expostos aos contra-ataques ou transições rápidas...
    A este nível SC tem de fazer melhor, o FCPORTO tem de conseguir fazer melhor, ainda por cima sem o melhor médio defensivo de fora por lesão (Danilo), tacticamente a equipa tem de trabalhar mais, muito mais...
    Ex: No lance do 3º golo, Corona esta no meio e tenta segurar o jogador contrario, mas nem força teve para isso...

    A nível interno a intensidade com que o FCPORTO joga resulta muitas vezes, porque os adversários não conseguem subir um nível na intensidade de jogo e a maioria dos jogadores não tem metade da qualidade técnica dos do Liverpool, (por isso a diferença competitiva dos campeonatos e gritante...).

    Por isso acho que o SC ainda tem de trabalhar muito para chegar ao nível do José Mourinho (o do FCPORTO), principalmente na qualidade de jogo em posse de bola...

    Em suma, um mau jogo, um resultado horrível e uma noite mal dormida...

    Espero que SC, os jogadores e a equipa tenham capacidade para recuperar deste resultado, pois a nível interno temos 2 competições para ganhar, e isso sim, pode ficar como o resultado final desta época...

    Eles que percebam que os adeptos sabem o quanto esses 2 títulos significam nesta época.

    A única coisa positiva que retiro deste jogo e uma eliminação precoce que pode dar tempo aos jogadores de se aplicarem com tudo nos jogos internos...

    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  13. Caro DVP, lamento discordar, eles não são muito melhores. O Liverpool é a melhor equipa do mundo quando joga bem. Mas tem sido irregular. O Swansea é melhor do que nós? O Newcastle? Vejam-se os resultados. Se foram a única que derrotou City, por outro lado, também levaram cinco zero... Tivemos sorte do jogo contra nós, fomos pelo menos tão bons como eles. Falhámos na finalização, Danilo faz falta, muita, e o descalabro surge com moral destroçado + equipa a jogar no contra-ataque com o melhor tridente da Europa --- e o mais rápido... Vi jogos dos Reds com muito mais oportunidades, muitíssimo mais posse de bola e nenhum golo. Acontece. Mas foi só um jogo na relativamente longa equipa de Sérgio. Assumindo erros: nestes jogos, tem de jogar GR com palmarés e experiência internacional únicos.

    ResponderEliminar
  14. E lembremos todos que não jogámos contra Basileia.

    ResponderEliminar
  15. Boa Noite Vila Pouca e Portistas

    Nao vi o jogo e cheguei mesmo agora a casa e ao ver na net 5-0 sou como muitos.... aterrei.
    Os diferenciais entre clubes são cada vez maiores e quando chegamos e este ponto é assim. Aparentemente o Liverpool aproveitou e bem. Como Portista eu acreditava, paciência, fizemos o que estava ao nosso alcance e ha que seguir em frente
    Para mim este resultado em nada altera a confiança que tenho no Sérgio, é neste jogos que todos crescemos porque quando se perde nunca se deve perder a lição

    Um abraço a todos

    Viva o FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  16. Foi mau resultado? Foi, claro que foi! estou doente!
    Mas o que é preciso agora, o que temos que fazer já, é apoiar o Sérgio Conceição, os jogadores, todos, enfim, a nossa equipa, o FC Porto!
    Fomos feridos, mas somos fortes!
    Vamos encarar o futuro próximo com convicção e apoiar os nossos.
    Eles merecem e o Sérgio Conceição com os jogadores, mais que todos!

    ResponderEliminar
  17. Caro DVP

    Derrota pesada, muito pesada. Tudo correu mal e todos os nossos erros foram aproveitados pelo Liverpool. Mesmo sendo melhores nem eles alguma vez pensavam ter esta eficácia.
    Apetecia analisar muita coisa mas não o vou fazer. Vamos lá tentar recuperar mentalmente a rapaziada. Força Porto

    Raoc

    ResponderEliminar
  18. Post realista. Fomos demasiado penalizados, mas a este nível qualquer deslize pode ser fatal! Estive no estádio com muitos outros milhares nas filas da frente, a apanhar uma molha das antigas do início ao fim, e se à algo de positivo a retirar deste jogo foi o comportamento exemplar dos adeptos! Numa noite muito difícil souberam reconhecer o que a equipa tem feito e daram um grande apoio para o que resta desta época e rumo ao grande objectivo: Campeão Nacional! Domingo lá estaremos!

    ResponderEliminar
  19. É preciso relembrar que tivemos uma noite para esquecer e 3 titulares de 3 posições no eixo da equipa de fora. Além dos erros creio que fomos demasiado respeitosos com o Liverpool. Poucas vezes se recorreu à falta nas disputas de bola, principalmente para evitar contra-ataques. Algo a rever. Para mim SC e a equipa continuam a merecer todos os elogios, uma má noite tem qq um.

    ResponderEliminar
  20. Bom dia,
    Doeu muito,mas isto passa.
    Tudo correu mal contra uma bela equipa.
    Aqueles,que se levantaram quando levamos o 4-0,só digo:não merecem festejar nos aliados.

    Viva o Futebol Clube do Porto!

    ResponderEliminar
  21. Contra factos, não há argumentos, o LIverpool é superior, não para esta vantagem de 5 golos, tudo lhes correu bem, com grande eficácia, mas nós também estivemos abaixo do que podemos. Demos uma abébia sobretudo no primeiro golo, o meio campo foi inoperante, macio e nunca conseguimos entrar na muralha deles, duros, compactos e com um contra ataque temível.
    Agora não adianta chorar, o que interessa é o campeonato, colocar aí todas as fichas, pena que em Inglaterra temos um prestígio a defender, senão era ir lá com os menos rodados, mas isso não pode ser. E como o Sérgio disse e bem, isto não apaga o bom trabalho que está a ser feito.
    Venha o Rio Ave.

    ResponderEliminar
  22. A equipe ate entrou bem, foram abalados pelos dois primeiros golos e o liverpool ficou mais confortavel em campo...Esta Equipe tem caracter frente ao Rio Ave apresentara nova face esse sim e nosso campeonato.Foram 5 do Liverpool meus caros terceiro classificado da melhor liga do mundo e nao do Basileia!

    ResponderEliminar
  23. Da sua crónica saliento: "Fazer sair da toca alguns ratitos que há muito desejavam uma noite assim e não me refiro apenas aos nossos inimigos". E dessa forma lá vem a metralha sobre Sá, Reis, Corona, Herrera, o roupeiro, o treinador e o adjunto do adjunto. Como qualquer portista, senti-me esmagado pelos golos do Liverpool que como disse o seu treinador começou por defender muito bem e depois fez golos com as suas setas Firmino, Salah e Mané. A nossa equipa não conseguiu chegar ao seu jogo de pressão habitual com receio de contra ataques e sucumbiu ao poder físico do adversário não ganhando praticamente duelo nenhum... Perder com o Liverpool, Man Utd, City, Bayern, Real Madrid, Barcelona ou PSG é sempre doloroso mas acaba por ser normal tendo em conta de que eles açambarcam os melhores jogadores. E se é certo que no passado ganhamos a alguns deles nunca como agora as coisas estiveram tão desequilibradas em favor dos clubes mais ricos. Agora toca a ganhar os jogos que se seguem e Viva o Porto, os seus jogadores e os seus adeptos e simpatizantes...

    ResponderEliminar
  24. Foi uma noite má mas que podia acontecer a qualquer equipa deste nosso futebol. Não nos podemos esquecer que foi esta equipa (com excepção de Ricardo e Marcano) que venceu o Sporting que é a equipa que mais luta interna nos dá. E sem Danilo também não vejo o que eu faria de diferente e que desse algumas garantias.
    O Sérgio Conceição arriscou e correu mal, mas acima de tudo tentou sempre ganhar o jogo, contra um adversário que nunca facilitou.

    Para o Rio Ave acredito que a equipa vai entrar bem e vamos ganhar.

    Em Maio vamos festejar o campeonato.

    Abraços a todos.

    ResponderEliminar
  25. OS MISERÁVEIS
    Sem complexos, sem receios, o FCP foi uma vergonha o resultado em casa no Dragão foi humilhante vergonhoso, o FCP não existiu, há dias que não se deveria sair de casa José Sá, Brahimi e uns tantos só atrapalharam.
    Sérgio Conceição estudou bem o adversário??? Eu sei que há noites, que o adversário era forte, mas valha-me Deus, pelas Antas e pelo Dragão já passaram outras grandes equipas, muito melhores e nunca fomos tão humilhados.
    Eu fui lá cheio de expectativa e após os 4a0 saí como um cachorro com o rabo entre as pernas e triste.

    ResponderEliminar
  26. Pessoal,
    É complicado falar do jogo mas algo que me apetece dizer não vamos deixar cair a equipa, o treinador eles nºao merecem caralho!!! É humilhante, é triste, é vergonhoso, agora virar as costas JAMAIS.
    Queria fazer um apelo, no domingo voltar a encher o dragão seria demonstrar a equipa que os adeptos acreditam neles.

    ResponderEliminar
  27. como tinha dito no post ontem, a prioridade eh o campeonato, mas nao esperava tamanho atropelamento.
    eh efectivamente esperar uma resposta ja contra o Rio Ave, pq esse sim, eh o nosso objectivo

    os nossos inimigos rejubilam pq teem memoria curta, esuqecem se que levaram 5 dum poderoso basileia, que fizeram ZERO pontos, mas tb ai tiveram o branqueamento do costume da imprensa, que achou tudo normal como spre, ao contrario de hoje que ja acha um "TERROR" a derrota sofrida...enfim, nada de novo.
    manu365

    ResponderEliminar
  28. Foi realmente uma noite péssima, em que tudo correu mal. Em 5 oportunidades de golo eles metem 5, lixado...

    Mas espero que depois desta derrota a chama do dragao se mantenha bem elevada, porque o grande objetivo este ano é outro: o Campeonato! Temos que continuar a remar todos para o mesmo lado para conseguir chegar à vitória final, que há tanto que nos escapa.

    Vamos, Porto!!!

    ResponderEliminar
  29. Um terror. Ao menos nao é o basileia.
    Mas foi mau, todas as fraquezas ficaram a nu, e todos erraram. Quando é assim nada a fazer.
    Agora é 0-0 lá e pró ano há mais.

    O SC vai dar resposta com o rio ave (coitados).

    Uma nota: o Sa comete erros como qualquer um, para azar dele e nosso estao a ter sempre muito más consequências. Era bom que desse um pato num jogo em que ganhassemos...

    ResponderEliminar
  30. Caro MVP,

    Concordo absolutamente consigo. Vergonha é levar 4 do Nacional. Além disso, fiquei com muito mais azia no jogo das Aves, Benfica e Moreirense do que este.
    Somos os melhores em Portugal e vamos ser Campeões!

    Cumprimentos

    https://baialinhaecruza.wordpress.com

    ResponderEliminar
  31. Eu sei que muitos portistas queriam acabar com zero pontos na Champions, mas esse record tenham paciência já tem dono.
    Não gostei do banho, mas existem males que vem por bem. Acho que SC deve aproveitar a 2 mão na Inglaterra para lançar no jogo os jogadores mais folgados poupando os titulares para a conquista do Campeonato Nacional.

    ResponderEliminar
  32. Cândido de Oliveira, talvez, o primeiro homem que pensou estrategicamente o crescimento do FC Porto, escreveu um dia: "Não há nenhum clube que fique eternamente no topo. Há que saber lidar com as derrotas, para se ficar mais forte, O importante é saber para onde se quer ir" (Cândido de Oliveira, carta a Urgel Horta,presidente do FCP, 1953).

    Caros Portistas, eu não me iludo fácilmente, e, não acreditava na passagem aos Quartos, tal como não acreditava nesta tragédia. Agora?! Temos de saber lidar com esta amarga derrota, sobretudo para ficarmos mais fortes!

    Deixo-vos uma pergunta, em que lugar se situaria este FC Porto na Liga Inglesa? Na minha opinião, a meio da tabela, mas na parte inferior pelo 10º lugar... E, não há milagres quando este Liverpool joga/treina semanalmente com enorme intensidade, e com um plantel de luxo!

    Se com o Besiktas perdemos no Dragão porque eles são melhores, também perdemos porque jogamos em 4 2 4, infelizmente, hoje o erro repetiu-se, e com uma Equipa bem superior. Eu sei, não tinhamos Danilo, o Reyes podia subir para 6, e libertava o Sérgio e o Herrera, mas não havia Felipe. O Otavio, não é um médio é sim um desequilibrador, e tinhamos 2 médios: Oliver e André A (este vindo de uma lesão). Portanto, a abordagem do nosso onze não foi a melhor para aquilo que o jogo pedia, mas sublinho, não estou a apontar o dedo ao Treinador, porque as suas virtudes, superam largamente 2/3 jogos menos bons!

    Custa levar 5, mas temos de encarar esta goleada, porque nem foi a primeira, nem será a ultima, o que me preocupa agora? Sobretudo saber se esta goleada pode provocar sequelas, na minha opinião, não me parece, o foco estará todo virado para o Campeonato, e compromisso não falta a esta Equipa!

    Nos ultimos 40 anos, esta é a 11ª goleada Europeia do FC Porto (vamos assumi-la, como assumimos as outras 10?), vejamos nas anteriores 10 goleadas do FC Porto na Europa, quais os resultados no Campeonato, passados 4 dias dessas tragédias europeias:

    1979 AEK 1-6/ Belem casa 4-0 Tr Pedroto!
    1983 Anderlecht 0-4/ Salgueiros fora 0-0 Tr Pedroto.
    1989 PSV 0-5 / Fafe fora 0-0 Tr Quinito (faz o ultimo jogo em Fafe).
    1997 Manchester U 0-4/ Salgueiros fora 3-2 Tr Oliveira.
    1998 R Madrid 0-4/ VSC casa 0-0 Tr Oliveira.
    2009 Arsenal 0-4/ Sporting fora 2-1 Tr Jesualdo.
    2010 Arsenal 0-5/ Académica fora 2-1 Tr Jesualdo.
    2012 M City 0-4 / Feirense casa 2-0 Tr V Pereira.
    2014 Sevilha 1-4 /Braga fora 3-1 Tr L Castro.
    2015 B Munique 1-6/ Benfica fora 0-0 Tr Lopetegui.
    (o Sérgio Conceição sabe bem o que isto é, porque esteve em 2 goleadas do FC Porto como Atleta, em Old Trafford com o Costa titular, e no Bernabéu com o central Gaspar)

    "Se queres prever o futuro, observa bem o passado", nem me parece "Confucio", portanto, Domingo vamos ganhar, e ganhar bem ao Rio Ave!

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
  33. Eduardo, os ratitos não comentam, vão na camioneta para a Lipor. Agora quando se tem 22 comentários após uma vitória frente ao Sportong e agora já vai em 31 e é porque a camioneta vai cheia, está tudo dito acerca de algum portismo. E como sabem os que aqui vêm, comigo isso não colhe. Podem falar em lápis azul ou preto, chamar-me ditador, etc., nada vai mudar. Portismo que só reage quando corre mal, para zurzir, não é o meu portismo. E como sou o dono do tasco... Quem não gostar, paciência, não faltam por aí blogs onde podem bater à vontade...

    ResponderEliminar
  34. Foi um autêntico pesadelo, Vila Pouca. Estou ainda atordoado para dizer o que quer que seja, aliás, o jogo fala por si. SC disse na CI que o que se passou ontem não pode pôr em causa o que esta Equipa fez até agora e é da mais elementar justiça dar-lhe razão, mas não é menos verdade que esta derrota caseira por números de que não há memória a que se juntou a manifesta superioridade do Liverpool em todos os domínios-técnico, táctico, individual e colectivo-reduzindo literalmente o FC Porto à vulgaridade, é difícil de digerir.
    Resta agora saber qual o reflexo na auto-estima da Equipa e as consequências para o que aí vem no Campeonato. Têm a palavra Técnico e jogadores. Domingo, frente ao Rio Ave veremos qual a resposta da Equipa à nossa inquietação. Embora dorido continuo a acreditar, vamos FC Porto, como diz a canção da Marisa é preciso perder para depois se ganhar, que assim seja então.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE E ACIMA DE TUDO

    ResponderEliminar
  35. O FCPorto está em 1 lugar no Campeonato Nacional.
    O FCPorto está em vantagem nas meias finais da Taça de Portugal.
    O FCPorto investiu 1 milhão em contratações e ganhou 24 milhões na Champions.
    E a conclusão que se tira é que o SC é um mau treinador com jogadores que não valem nada.

    ResponderEliminar
  36. A título de curiosidade aonde se encontram nesta competição da Liga dos Campeões, o campeão belga, romeno, holandês, russo, austríaco, polaco, húngaro, grego, sueco, norueguês, finlandês, islandês, irlandês e dinamarquês?
    Esta Liga dos Campeões em pouco tempo vai tornar-se liga dos Mamões (Ingleses, Alemães, Espanhóis um ou outro Francês, um ou outro Italiano e mais nada).
    A Liga Europa segue os mesmos passos ainda que de forma mais lenta.
    Os pequenos clubes europeus que juntem esforços para acabar com esta fantochada, pois de outra forma vão terminar a jogar ao bilas.
    Pode dizer-se que o campeonato português podia ter mais qualidade, mas sem descentralização e justiça esqueçam.
    O mais importante é que o FCPorto seja Campeão Nacional.

    ResponderEliminar
  37. Bom dia
    É a primeira vez que aqui comento.
    Certo que houve equívocos de treinador e falhas de alguns jogadores não posso deixar de elogiar os adeptos que incentivaram a equipa até ao fim. Ainda bem que jogadores, treinador e a maioria dos adeptos não abandonam o estádio a 20 min do fim do jogo. Adeptos de vitórias dispensam-se.

    ResponderEliminar
  38. Pondo tudo em perspectiva, quero é ganhar ao Rio Ave e virar o Estoril. E ontem a esta hora diria precisamente o mesmo.

    O que não invalida que também queira uma 2ª mão da CL com dignidade.

    ResponderEliminar

  39. Bem...hoje, é dia de bater no peito com força e gritar PORTOOOO bem alto!

    Não retiro uma vírgula ao meu comentário ao post do pré-match de ontem, mas confesso que fiquei MUITO desiludido, sobretudo com os jogadores!

    O Liverpool é melhor que nós. Era suposto ser! Mas...ontem...pelo menos até ao 1º golo estúpido deles, tudo estava equilibrado. Tão equilibrado que não cheguei a perceber muito bem qual o plano de jogo, pois parecia que nem atacávamos nem defendíamos...era um limbo! Pareceu-me que os jogadores não interpretaram bem o que fazer...
    A partir do 1º golo...tudo se resume a uma só palavra. CLASSE! Eles tiveram, nós não. Nem por sombras!!! O Porto ontem foi a ANTÍTESE do que é, ou do que tem sido com SC, uma equipa de garra, confiança, resiliência, ataque...etc! O Liverpool, quanto a mim, nem sequer fez um grande jogo MAS...respeitou-nos TOTALMENTE! Sempre à procura de mais um golo, como se deles precisasse! GRANDE, GRANDE atitude. E jogo limpo!
    Os 0-5 pouco me importam, DESDE QUE nós tivéssemos feito TUDO o que podíamos! Não fizemos. Ainda hoje me pergunto...como foi possível tantos jogarem e decidirem TÃO mal, ao mesmo tempo???!!!E no pior jogo possível...

    No entanto, quero aqui elogiar SC, que não se escondeu, que se mostrou infeliz e agastado com isto como se fosse um de nós, adeptos, sem qq bacoquice ou pieguice ou desculpas! Já sobre os jogadores (quase todos e alguns em especial...) teria de ser particularmente crítico...Mas não quero!

    PORTANTO, foi uma noite(s) para não dormir, que me deixa MUITO triste e angustiado...mas, Domingo, estarei com a equipa a 200%, confiante para o que nos falta ganhar, dentro da nossa realidade actual e para poder, em Maio, esfregar 1 ou 2 títulos na capa NOJENTA d´a bolha ou nos rodapés da RTP!!! O ódio e a azia que para ali vai é de loucos!!!

    ResponderEliminar

  40. e o autêntico A-S-C-O que é a capa de hoje, do pravda da Travessa da Queimada?
    "ouro sobre azul" (ou melhor: «TERRØØØØØR»...

    abr@ço solidário na amargura
    (sobretudo nestes momentos, em que não é nada fácil gerir emoções e um blogue)
    Miguel | 92º minuto

    ResponderEliminar
  41. E como já era previsivel, alguns começam a fulanizar a goleada, o Sá vai direitinho para a cruz, porque o Casillas é que deveria ter jogado ...

    Eu recuso-me a ir por aí, mas infelizmente o adepto vai dos 8 aos 80 (lá se vai a memória recente), e já se esqueçeram de 4/5 defesas do Sá com selo de golo, com o Braga e em Chaves, e essas partidas nem foram há 500 anos ... Provavelmente são os mesmos que em Novembro de 2015, apontaram o dedo ao Casillas, quando deu um enorme frango no Dragão com o D Kiev, e hipotecou a passagem do FC Porto aos oitavos final da Champions 2015/16!

    Curioso, hoje os jornais falam todos dos 30 anos do Patrício, lembram-se dos primeiros anos do Patricio no Sporting? Era com cada "casa", e então, mérito do "tranquilidades", teimoso não deixou cair o Patrício, porque, se o faz, a esta hora o Patrício seria G Redes do Leiria e Marrazes!

    Vamos pensar no Rio Ave, sem esquecer o Estoril na próxima 4ª feira, porque se vencermos esses 2 jogos ficaremos a 5 pontos dos nossos perseguidores. Querem boas notícias? O Estoril não pode jogar com 5 Atletas inscritos em Janeiro (Dankler, Ailton, Gonçalo e o Ewandro, estes 4 foram todos titulares nas recentes 3 vitórias consecutivas), tem ainda 5 lesionados de longa duração (mesmo que fiquem disponiveis, estão sem ritmo), o F Fonseca está emprestado pelo FC Porto e também impedido, e finalmente o Joel foi substituido naquela 1ª parte, e fica também excluido, portanto, o Estoril terá na próxima 4ª feira provavelmente cerca de 12 impedidos. Mas calma, o Estoril tem um plantel com "apenas" 29 Atletas, e ainda sobram 17 para jogar com o FC Porto, porém com algumas lacunas defensivas, devido às tais ausencias. Continuando, o G Redes Renan viu um amarelo na 1ª parte, e não pode fazer anti-jogo na 2ª parte, o que espero mesmo? Que o vento não seja traiçoeiro, e que sobretudo não sopre aquela "nortada", Anthímio de Azevedo, dá aí uma ajuda!

    Como já previa, hoje com exactidão confirma-se que este FC Porto irá disputar 52/53 jogos oficiais (dependente de estarmos ou não, na Final da Taça), faltam portanto 15/16 jogos (incluindo a 2ª parte com o Estoril), e ficamos apenas com 3 "ressacas" sempre perigosas: 1ª Liverpool casa/Rio Ave casa, 2ª Liverpool Anfield/Paços fora, 3ª Sporting TP/V Setubal casa. Portanto, não entendo o regozijo benfiquista pelo nosso afastamento da champions, isto porque brevemente estaremos a jogar "á Benfica", ou seja, jornada a jornada, ou, semana a semana, e deixaremos este ciclo: jogar/viajar/recuperar/jogar!

    E agora, serviço público, vejam, ou observem (mas sem ansiedade) este próximo ciclo até à Jornada 27, ou até à paragem de Março para as Selecções.

    Fevereiro:
    18 Rio Ave casa.
    21 Estoril fora (2ª parte).
    25 Portimão (fora).

    Março:
    02 Sporting casa.
    06 Liverpool fora LC.
    10 Paços fora.
    17 Boavista casa.
    Paragem das Selecções.
    (estas datas são todas oficiais)

    E termino, o JJ consta que está entusiasmado com a Liga Europa, e ainda bem, desejo que o Sporting chegue longe na prova, primeiro para amealhar os pontos que não fez na temporada passada (e com esse desempenho do Sporting perdemos um lugar para a Russia), porém, e como dizia o Guttmann: "signori não ter rabo para dois selins..."

    PT

    ResponderEliminar
  42. Esta derrota merece ser escalpelizada, não por ser o FC PORTO mas sim pelo pobre e degradante espectáculo que a nossa Liga dá!
    O Liverpool apresentou-se no Dragão com toda a sua artilharia disponivel, mesmo tendo eles a mesma carga fisica que nós (ou até pior!!!). Já o FC PORTO viu-se privado de Danilo, Aboubakar, André André porque em Portugal vale tudo! Desde agarrar a entradas a matar de carrinho, faltas e faltinhas nojentas que arrumam com um profissional, cotovelos e pisões, perante o olhar complacente de um Var que só vê o que lhe interessa, uma Liga que faz da podridão pureza, e um centralismo de direitos que engorda um clube e deixa famintos outros 34!!!
    Enquanto não formos civilizados, enquanto não formos iguais entre todos, mais equipas portuguesas (e aqui digo, todas elas!) serão goleadas sem apelo nem agravo perante os Liverpools deste mundo!
    Porque doa a quem doer, a selecção mais não é uma excepção que confirma a regra...

    ResponderEliminar
  43. Doeu, dói e vai continuar a doer por muito tempo... e porquê? porque não é normal um resultado destes no F.C.Porto. Há que aguentar, envergonhados, cabisbaixos, ouvir o que não gostamos.
    Sabemos que há culpados, uns mais que outros (alô SAD), mas esta equipa merece que os continuemos a apoiar.
    O objectivo principal (campeonato) e a Taça de Portugal continuam em aberto e temos todas as condições para os conquistar.
    O F.C. Porto só voltará a ter condições para ambicionar algo em termos internacionais se for forte internamente e isso passa, para já, por voltar a ser campeão nacional. Sem um F.C. Porto forte internamente nunca seremos fortes em qualquer prova europeia.
    Por isso, Domingo, o jogo com o Rio Ave é muito importante e a equipa precisa de todo o nosso apoio (atenção aos primeiros 15/20 minutos, pois se a bola não entrar a ansiedade vai aparecer e cabe-nos a nós adeptos puxar pela equipa e não assobiar com é costume em alguns).
    Domingo, todos ao Dragão, pois queremos o F.C.Porto CAMPEÃO.

    Jorge Rocha

    ResponderEliminar
  44. Caro DVP e Amigos:
    Claro que estou triste após um jogo em que tudo correu mal mas acredito que vamos recuperar animicamente e depressa.
    Apenas um reparo:
    - A Sport TV, aquando o primeiro golo do Liverpool teve o cuidado de mostrar em grande plano o Casillas mas este esteve impassível e ainda bem. A tentativa baixa do realizador saíu pela culatra.
    Viva o FCPORTO.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  45. PORTO CARALHO....vergonha é roubar e mentir diariamente.

    ResponderEliminar
  46. Boa tarde Sr.DVP.
    Apenas uma questão já que insurgiu e com todo o direito contra mim. Que mal ou que ofensas eu disse?
    Eu disse que o FCPORTO tinha obrigação de passar esta eliminatória?
    Eu falei mal do Treinador ou de algum jogador?
    Apenas acho que foi vergonhosa a derrota, se para você é normal este resultado eu fico muito admirado.
    Julgo que não passou pela cabeça de ninguém aquele resultado, aconteceu e agora a que seguir em frente e ganhar o campeonato e a taça.
    Esses 4-0 foram humilhantes claro que sim, e por ventura na altura encolhemos os ombros pois já éramos campeões.
    Sr. Dragão Vila Pouca eu quero este campeonato tanto quanto você, e importante sim é ganhar domingo, ir buscar quarta a vitória que será complicado e ganhar depois em Portimão.
    Agora não gosto de atirar areia para os olhos nem de tapar o sol com a peneira. A diferença entre o FCPORTO e o Liverpool não é aquela, correu mal mas não pode ser esquecido nem deitado para trás das costas como de fosse normal. Tem de ser cobrado aos jogadores aquele resultado já nos próximos 3 jogos.
    Coloco as minhas mãos no fogo em que se tivéssemos a 2 pontos ( com a hipótese de ficar a 5) do 1º lugar a sua analise seria bem diferente.
    Os adeptos ontem apoiaram e têm sido fantásticos, aqueles que têm acompanhado o FCPORTO a todo o lado merecem bem mais que eu, pois por razões económicas apenas consigo ser sócio ( tenho as cotas actualizadas, apenas fui a Braga para o campeonato e a meia final da taça da liga). Queremos muito este campeonato e sabemos bem que vão fazer de tudo para o impedir.
    Se na sua opinião, eu ter vindo dizer que o resultado foi humilhante, de ter ficado triste, de vir dizer que o campeonato é obrigação é ser do contra, então tudo bem. Por ventura era melhor encolher os ombros e dizer que eles são muito melhores, que eles ganham muito, que eles correm muito, que eles têm um orçamento enorme, que eles são de outro campeonato ( até são) que nós somos pequeninos então tudo bem.
    Todos os clubes têm derrotas humilhantes, ainda recentemente o Real Madrid foi afastado em casa para a Taça do Rei, no ano passado o PSG levou 6 na Catalunha, o Barça nessa mesma eliminatória levou 4 em França, dias maus todos têm, não podemos é olhar para esta derrota como se fosse normal.
    Cumprimentos
    Bruno Moutinho Guedes - 23657

    ResponderEliminar
  47. O miseravel que cachorro que saiu com o rabinho entre as pernas após o 0-4 até pode fazer o favor de não voltar a aparecer por lá. Portista de merda.

    ResponderEliminar
  48. Boa tarde.
    Claro que foi uma derrota que nos doeu a todos, claro que Sergio conceição errou ao alterar a matriz da equipa que nunca se sentiu confortável a jogar desta forma, claro que José Sá piorou tudo ao dar aquele frango, claro que neste tipo de jogos mais intensos Felipe e Danilo fazem falte e claro que eles são melhores.
    No entanto tenho a certeza que ninguém se sente pior do que Sergio (foi bem visível na flash interview) e do que os jogadores (que estavam desolados depois do 3-0 dos ingleses).
    Agora é enterrar este jogo e ganhar os próximos 2 (rio ave e Estoril) e aí já ninguém vai querer saber do Liverpool
    Alexandre F

    ResponderEliminar
  49. Bruno, não vou perder um segundo a responder ao que dizes, apenas repito:
    Tu só apareces nestas alturas e para zurzur. Porto vs Sporting, Porto vs Braga e Chaves vs F.C.Porto, apenas para referir as três últimas e importantes vitórias, aí não tiveste tempo para uma palavra. Tu podes ser assim, eu é que não gosto de portistas assim. OK? Estás esclarecido?

    ResponderEliminar
  50. Uma derrota normal, pena o avolumar do resultado, mas a nossa champions já está feita e bem feita. É impossível pedir mais ao Sérgio Conceição depois do que ele já fez. O plantel não dá para lutar com os tubarões da Europa.
    Temos é de nos concentrar no campeonato e na Taça.

    Jorge

    ResponderEliminar
  51. Boa tarde DVP,
    Sou um leitor do seu blog, muitas vezes lendo com algum tempo de atraso.
    Nem sempre comento (não tenho grande qualidade em colocar o que sinto em palavras) mas tento fazê-lo quando acho que devo e hoje é um dia desses.
    Não quero saber o porquê do resultado de ontem, deixo isso para o SC (tem mostrado tantas vezes que sabe o que faz), apenas quero elogiar a equipa pois este nível não é para qualquer um (que o digam as outras equipas do campeonato nacional).
    O FC Porto tem uma Grande Equipa, Grandes jogadores e um Grande Treinador.
    Domingo lá estarei, até ao minuto final, a apoiar quem merece ser apoiado pois esta equipa tem me dado muitas alegrias, Só não está mais descansada na tabela classificativa pelos motivos que todos sabemos.
    Abraço,
    Pedro Moreira.

    ResponderEliminar
  52. Recuemos uns meses.

    Vamos supor que alguém nos dizia: "Eh pá, e tal, contrataste o Vaná, vais chegar aos oitavos de final da Champions e vais estar em primeiro lugar isolado do campeonato"

    Alguém desdenharia? Mesmo tendo perdido ontem por números (não o vamos esconder) vergonhosos?

    Com exigência de geometria variável, também eu sou o maior.

    O objetivo foi atingindo, oitavos. Fizemos o nosso trabalho.
    A partir daqui, deixemos a Champions para "O" clube à qual ela se destina:

    O "LiverChestPSGRealBayerVentus", e os seus 2 mil milhões de valor em jogadores.

    Esta dor passa.
    E por mim, pode ser já do Domingo, "fachabore"...

    Sr. Bruno, desculpe lá, mas o seu discurso não é de Dragão, é de choninhas...
    E não é de agora.

    ResponderEliminar
  53. Boas.
    Se tivessemos perdido por um ou dois estaria triste porque começaria os famosos "e se". Agora por cinco a zero, não há nada a dizer. A champions está arrumada este ano, foi uma noite em que tudo correu mal ao Porto e tudo correu bem ao Liverpool, apenas isso.

    Também já levamos 6 do Bayern, tudo bem foi fora, mas foram 6!

    Agora daqui por umas semanas já ninguêm se lembra disto, sobretudo se pegarmos nestes cincos golos e os distribuirmos com juros aos nossos adversários, a começar ao Rio Ave e a seguir ao Estoril. Se isso acontecer, já ninguém se lembrará deste jogo. Somos 8 e 80.

    Abraço.

    ResponderEliminar