terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

F.C.Porto - Liverpool F.C.. Não chega um bom Porto, é preciso um super-Porto


No regresso da Champions League, prova que nos actuais moldes - bem mais difíceis que no tempo da chamada Taça dos Campeões Europeus -, o F.C.Porto conquistou em 2004, naquele que foi o maior feito da história do desporto português - no que diz respeito a clubes e a desportos colectivos -, mas que pelos vistos passou ao lado de alguns, o F.C.Porto defronta o histórico Liverpool F.C.. A equipa inglesa é um adversário que os Dragões já defrontaram quatro vezes, mas que nunca venceram. Quem sabe se amanhã não será a primeira vez?

Ninguém ficará surpreendido e dirá que estou a exagerar, se disser que o F.C.Porto vai ter no Liverpool o adversário mais forte e o jogo mais difícil da época, até ao momento. Não sendo uma equipa perfeita, isso não existe no futebol, os reds são um conjunto recheado de grandes talentos, nos processos ofensivos são uma das melhores equipas do mundo, estão ao nível de um Real, Barça, PSG, Mancheter City ou Bayern. Mané, Firmino e Salah, formam um tridente atacante de superior qualidade, juntam a uma capacidade técnica elevadíssima, uma velocidade de pensar e executar que numa noite de inspiração pode causar danos às mais fortes e coriáceas defesas.  Se a estes craques, juntarmos um trio de médios de excelente nível, está quase tudo dito sobre a enorme montanha que a equipa de Sérgio Conceição vai ter de escalar. Escalará melhor se for uma equipa rigorosa, concentrada, compacta e organizada, coesa e solidária a defender, rápida a sair para o (contra-)ataque, de forma a ser capaz de aproveitar algumas deficiências nos processos defensivos que a equipa de Klopp tem.
Ninguém tem dúvidas que para contrariar o favoritismo e o poderio inglês, causar surpresa, deixar tudo em aberto para a segunda-mão, não chega um bom Porto, é preciso um super-Porto. Como é fundamental que todos os Dragões que forem chamados ao jogo estejam a um nível altíssimo.

A minha equipa:
José Sá, Ricardo, Reyes, Marcano e Alex Telles, Herrera, Sérgio Oliveira e Otávio, Marega, Soiares e Brahimi.


Notas finais:
Entre muitas outras manigâncias, um juiz que esteve num processo cível que envolvia o Benfica, aparece a pedir patrocínios para um filme e não só ninguém se choca, como aparece Fernando Guerra, esse vómito, esse reco-reco fora do prazo de validade, a dizer que são tudo histórias mal contadas, não bate a bota com a perdigota. Aposto dobrado contra singelo que este escroque, mesmo que no limite, visse Vieira a roubar, ia dizer que o presidente do Benfica estava a pedir emprestado. Mesmo que o panfleto da queimada se tenha transformado num chiqueiro mal cheiroso, devia haver limites para gente como o reco-reco. Mas não há e lá continua ele com a sua coluna, sempre a dizer este tipo de barbaridades e a lamber o cu a Vieira.

Ainda há quem se surpreenda com as análises de Duarte Gomes ao trabalho dos árbitros, VAR incluído, em jogos do SLB. Eu não! Dudu é como comentador aquilo que foi como árbitro, quando se trata do Benfica: olhos fechados ou muito abertos, conforme os interesses do clube do regime. Portanto, não admira que os fora-de-jogo tirados a Nakajima no último Portimonense - Benfica, com o jogador dois metros em jogo, não tenha sido motivo de análise, já o agarrão pelo pescoço de Rúben Dias a um jogador dos algarvios que quase lhe arrancava a cabeça, tenha sido apenas negligência, talvez um amarelo. Os jogadores que levam com vale tudo a seguir ao nome, os que deviam ser sistematicamente expulsos, esses são só os que equipam normalmente de azul e branco.

O clube dos vouchers, e-mails, jogo duplo, porta 18 e que tem como presidente um "empresário" que deve uns trocos de 400 milhões; e é um clube que funciona como uma espécie de Pai Natal do desporto português, tal a generosidade com que está sempre disponível para oferecer convites - sempre desinteressadamente, como é óbvio -, vai inaugurar uma casa na cidade de Braga. A inauguração vai contar com a presença do grande líder, grande líder que pelos vistos, vai ser recebido na Câmara Municipal, pelo presidente da autarquia, Ricardo Rio. Ora, li algures que essa decisão tem desagradado a alguns adeptos do S.C.Braga, que têm feito sentir esse desagrado nas redes sociais.
Pena que seja apenas uma minoria, a cidade de Braga continua maioritariamente benfiquista, como ainda se viu também na Pedreira quando os dois clubes se defrontaram.
Nesse aspecto têm muito a aprender com os vizinhos de Guimarães.

Petit vai ser o novo treinador do Moreirense.
É caso para dizer, quem é amigo do SLB tem sempre clubes para treinar. Sai de uns, não tarda muito, arranja outros.

Depois disto, Bruno de Carvalho chama sportingada à UEFA e convoca-a para uma sessão de esclarecimento.



15 comentários:

  1. Como declaração de interesses devo dizer que desde que não seja goleado, estou desta vez com pouca atenção à Champions, porque a nossa visão é outra. Não que rejeitasse as vitórias, mas porque estamos noutro ciclo que como todos quando começam, devem vir dentro para fora.

    A Europa até é a nossa cena, o nosso palco natural, mas não podemos ser grandes na estranja quando, dentro de casa, necessitamos de nos impor, até pela guerra a decorrer.
    Por isso é importante uma vitória amanhã, mas mais importante é a domingo, contra o Rio Ave e continuamos a prepararmo-nos para entrarmos fortes no último terço do campeonato que, como já se viu, vai contar com o Horta.

    O Horta vai fazer com que os meninos vermelhos tenham mais testosterona que os outros e depois digam que é gasolina, mas não é, é só na cabeça do Vítor Oliveira que viu coisas geniais em Cervi.

    Os prostitutos não os sustento.

    ResponderEliminar
  2. E nao esquecer do benfica a contratar o luis horta, para pagar favores antigos e ajudar a evitar controlos positivos futuros.

    ResponderEliminar
  3. Silvestre

    Boa noite Vila Pouca, concordo consigo será necessário que o FC Porto amanhã seja uma equipa bastante consistente, determinada, sagaz e competente para obter um desfecho positivo diante do Liverpool que é sem dúvida o oponente mais complicado que enfrentamos até ao momento,no entanto apesar da inegável qualidade do Liverpool acredito que o FC Porto conseguirá um resultado aprazível aos seus interesses.

    Depois do pasquim da queimada não espero nada de relevante, portanto as palavras de Fernando Guerra são meras observações sem valor ou nexo,por outro lado já as actividades do caloteiro Luís Filipe Vieira deveriam ser investigadas seriamente pela polícia judiciária e atentamente seguidas pelo ministério público, dado que tal personagem já foi condenado por roubo de um camião, é arguido nos processos BPN e LEX,bem como um reconhecido caloteiro bancário que não olha a meios para atingir os seus propósitos, portanto veremos o que ditará a justiça nos próximos tempos.

    Finalmente Duarte Gomes não tem qualquer ética ou vergonha em prestar vassalagem aos lampiões e mentir ou ocultar a verdade aos telespectadores,pois o importante para o mesmo é continuar a ser um menino querido de Luís Filipe Vieira e companhia,o resto são cantigas para enganar parolos.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  4. Espero um bom jogo
    do Fcp.
    DOS Sub 19 nao vejo informaçao nenhuma nem no site do clube!!!

    Hora? qual a tv?

    ResponderEliminar
  5. Os Centralistas nao querem que se fale muito da VERGONHA ...so pensam em calar o assunto que atinge o futebol e se calhar nao so.

    ResponderEliminar
  6. O FCPorto que já ganhou em casa ao Bayern M. por 3-1, pode perfeitamente vencer este Liverpool.
    Aposto na mesma equipa inicial embora ache que Oliver possa entrar na vez de Otávio.
    Tenho a esperança que Gonçalo P. entre neste jogo.

    ResponderEliminar

  7. Tenho a dizer que, apesar de reconhecer que o campeonato é A COMPETIÇÃO a ganhar, o FC Porto é um clube que, pela sua história, palmarés e pedigree, não pode NUNCA virar costas a uma competição como a CHAMPIONS! Podemos perder e ser eliminados mas...NUNCA antes de jogar!
    Já me bastou a eliminatória com o Dortmund há 2 anos, quando fomos de vela sem ambição e sem sequer tentar (forma de expressão).

    Não sei se SC pensa como eu mas, por mim, este clube não pode deixar cair NADA! A cultura de vitória tem de regressar e em força! O cansaço é relativo, pois a ambição faz superar e transcender e são PRECISAMENTE jogos como o de hoje que dão a gasolina necessária para as outras competições! Os jogadores adoram e...eu tb!!!

    Tenho visto comentários DEMASIADO racionais sobre esta questão mas, para mim...futebol é tb paixão e emoção! Andamos 4 anos a clamar por um Porto lutador e de garra e qualidade e agora que o temos, com SC...só queremos saber da Liga??!!

    ResponderEliminar
  8. Não há informação sobre os sub-19, porque não jogam hoje, acho que é dia 21

    ResponderEliminar
  9. honestamente o foco para mim e para a equipa espero que seja o campeonato.
    obvio q e' prestigiante estarmos em prova, mas qd os outros dois competidores "cagam" pra europa pra poderem estar a 100% no campeonato, e atendendo que nao temos planteis extensos, convinha poupar um pouco a esforcos
    mas isto e' apenas a minha opiniao como e' obvio...sei q logo vou me esquecer disso e a torcer pra comer os ingleses

    qt as analises, enfim, continua o branqueamento do costume
    o CA vem pedir desculpa aos lagartos, mas nao pede desculpa qd erra contra nos...nada de novo.

    mas como o MVP ja disse, isto nao vai la apenas com Baluartes e twitters
    manu365

    ResponderEliminar
  10. Na linha do que digitou ontem aqui o Ega, não acredito e ninguém acredita que o FC Porto ganhe a Champions, porém, não vamos desprezar o prestigio Internacional do FC Porto, e naturalmente vamos disputar e discutir esta eliminatória, e porque não, finalmente vencer o Liverpool em casa, porque à terceira é de vez.

    Não fujo dos 30%/70%, porque os orçamentos tendencialmente ganham partidas e eliminatórias, mas no Futebol esse nem é um padrão de rigor. E recordo que há 7 anos atras, o Braga do Domingos eliminou na L Europa o Liverpool do Gerard, do Mascherano, do Torres, ou do Luís Suarez, isto é, este Porto se eliminar o Liverpool nem será uma enorme surpresa Europeia. (o V Setubal de Pedroto também eliminou o Liverpool em 1970).

    Vamos ser racionais meus amigos? Qual a nossa prioridade? Ganhar a Champions? Se tivessemos uma interessante almofada pontual internamente, porque não focar na Champions, e esperar um novo alinhamento Cósmico? Porém, infelizmente não temos "almofada pontual" para nos desviar do nosso objectivo colectivo, e, para os mais sonhadores, deixo o calendário do FC Porto em Abril em pleno "Mar Alto", na probabilidade do FC Porto estar presente nos Quartos da Champions, isto se eliminarmos este Liverpool.

    Abril:
    01 Belem fora.
    04 Quartos Champions 1ª mão ?
    07 D Aves casa.
    11 Quartos Champions 2ª mão ?
    14 Benfica fora.
    18 Sporting fora (2ª mão T Portugal).
    22 V Setubal casa.
    29 Marítimo fora.

    Caros Portistas, vá lá, não me chamem nomes, como por exemplo derrotista, mas sempre me podem chamar o Realista do Hoquei!

    O meu onze: SA, Ricardo, Marcano/Reyes e Telles; Sérgio O/Herrera e Oliver, Marega, Brahimi e Aboubakar. Creio que o Abou vai jogar, e, na Champions já fez 13 golos pelo FC Porto, recordo que na sua 1ª participação na prova, até era suplente do Jackson!

    PT

    P.S. E para vos deixar ainda mais "confucios", recordo que o FC Porto a ultima vez que esteve nos Quartos final da Champions foi em 2015 com o B Munique (há 3 anos), já o Liverpool a ultima vez que esteve nos Quartos final da Champions foi em 2009 (há 9 anos), e nessa Edição de 2009, o FC Porto esteve com um pé na Meia Final, não fora aquele pontapé do CR no Dragão. Mas “se o futebol é um jogo simples, são onze contra onze, e no final ganham os ingleses”, esta nova tese aplica-se só ao FC Porto!

    ResponderEliminar
  11. Os sub-19 só jogam no mesmo dia dos A na fase de grupos. O jogo dos oitavos com o Salzburgo ė mais tarde e julgo q só a uma mao.

    ResponderEliminar
  12. Confesso que não sei que postura vai tomar a nossa equipa.

    Por um lado, temos o exemplo do carvalhal que "pôs o Ferrari no trânsito" e defendeu muito e bem atrás.

    Por outro lado, a saída de bola (1a fase de construção depois de recuperada a bola) é um dos pontos mais fortes da equipa do Liverpool. A pedir uma equipa pressionante.

    Por isso, tenho dúvidas em relação à estratégia e táctica (4-3-3 ou 4-2-4). Claro que o que interessa é como a equipa se comporta.

    O meu onze: Sá, ricardo, reyes, marcano, Telles, Herrera, SOliveira, otavio, marega, abou ( se não apto - soares) e brahimi.

    O otavio no 11 porque com bola pode desequilibrar mais do que os outros médios e aparecer até em zonas diferentes como nas alas. Sem bola é que está a dúvida. Ou junta-se aos outros médios ou sai na pressão com o abou/soares se a equipa quiser pressionar. Defensivamente não é pior que Oliver sendo até mais lutador, excluia à partida o Oliver do 11.

    Se formos eficazes em fizermos golos nas poucas oportunidades que tivermos e a bola chegar poucas vezes ao chamberlain no meio campo e consequentemente ao trio salah, mane e firmino então vamos ganhar porque a chave está na saída por esse médio ou individualmente pelo trio da frente. Mas falar é fácil...

    Artur chaves

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde caro MVP e caros Portistas;

    Hoje é para arrebentar, é para sermos Porto, é para ganhar e deixar tudo em campo. Como todos aqui quero o campeonato mas Champions é Champions e eu quero sempre tudo. O Porto assim me habituou. Não desistimos de nada. Hoje vim ao futebol, já não vinha faz um tempo por vários motivos que me tem deixado longe. Já sinto aquele bichinho a voltar, que saudades. Vamos com tudo e com tudo vamos ganhar.

    Contra tudo e contra todos. FC Porto sempre. Para ganhar sempre sem medo e com eles no sítio. PORTOOOOOOO

    JP

    ResponderEliminar
  14. Bom dia , sr Vila Pouca

    Acompanho o seu blog há muito tempo, de defesa do nosso FC Porto, mesmo que nunca comente, sou mais de ler.

    E como sou mais de ler, reparei que na crónica do MST, faltam as últimas linhas das duas primeiras colunas. Se fosse possível colocar aqui, o que falta agradecia.

    Continue a defender o FC Porto como até aqui. Foi uma semana difícil, mas vamos acreditar que o melhor ainda está para vir.

    Cumprimentos

    Fernando

    ResponderEliminar