O F.C.Porto tem amanhã frente ao Portimonense, um jogo de elevado grau de dificuldade.
1º - Porque em Portimão os Dragões nunca tiveram vida fácil. De memória e nos últimos 40 anos, não me lembro de uma vitória sem dificuldades, lembro-me de várias muito apertadas, alguns resultados comprometedores, jogos demasiado quentes e alguns que terminaram em grandes confusões.
2º - Porque o actual Portimonense joga bem, tem bons jogadores, particularmente no ataque, um treinador, Vítor Oliveira, que junta à experiência uma competência mais que provada.
4º - Porque mesmo não arranjando desculpas e quem não tem cão, tem de caçar com gato, não ter disponíveis, por exemplo, os dois laterais habitualmente titulares, Ricardo e Alex Telles, ambos influentíssimos na manobra da equipa, não pode ser ignorado, como não pode ser ignorada a sequência de jogos desgastantes, física e psicologicamente.
5º - Porque esta semana, após o Estoril - F.C.Porto, o Benfica iniciou uma campanha de pressão e condicionamento dos árbitros em que valeu tudo.
Com a cumplicidade de uma comunicação social prostituída e cobarde, o clube do regime mobilizou tudo e todos e nos dois últimos dias José Eduardo Moniz, Alcino António, Domingos Almeida Lima, Sílvio Cervan - senador pateta e ultimamente conhecido por Noddy taxista -, todos dirigentes do clube do regime, com a cassete do costume na ponta da língua, desataram numa choradeira capaz de emocionar os corações mais empedernidos. Ontem foi Vieira a enveredar pelo mesmo caminho e para além de outras coisas que merecerão tratamento mais à frente, disse, queremos o penta, doa a quem doer. Ora, sabemos todos o que isso significa neste país... Para que não faltasse ninguém, até o cínico e hipócrita Rui Vitória, esse Sonso que após a sua equipa ter sido escandalosamente beneficiada no Dragão, achou que não devia falar dos árbitros, VAR incluído, desta feita achou que devia abrir a goela. Rasgue-se o protocolo, então a casa está a arder, temos extintores e não os utilizamos? atira o Sonso. Pois, como é possível ser invalidado, por fora-de-jogo, um golo com o jogador 2,5 metros em jogo? Respondo eu ao Sonso? Uma vergonha, mas não uma surpresa. Sabem todos aqueles que frequentam o tasco que Rui Vitória a mim nunca me enganou. Aquela postura de bom moço é só fachada, não passa de um Sonso.
Mas tudo o que aconteceu nos últimos dias, não é uma originalidade, eles são assim, com Vieira na presidência, pior, sempre foram assim. É, mais uma vez, o SLB em todo o seu esplendor na campanha de vitimização e que a escumalha do costume extrapola até ao infinito.
O tumor alastra-se, o futebol português definha, mas em nome dos interesses do SLB, os prostitutos não se importam de morrer, morrem felizes.
É impressionante o condão que o F.C.Porto tem para fazer emergir as ratazanas.
A ideia das ratazanas é simples: colocar no mesmo patamar o que se passou em Tondela - um escândalo de grandes dimensões, como disse e expliquei há dias, a capelada não foi um erro de avaliação, uma má análise, foi muito mais grave que isso -, com o que se passou no Estoril, um lance duvidoso.
O lance do primeiro golo do F.C.Porto no Estoril, é inenarrável, atira o novo chefe de redacção do jornal A Bola, Ricardo Quaresma, na mesma latitude de várias opiniões que surgiram no chiqueiro da queimada após o jogo da Amoreira. Não é verdade, mas convém que se repita a ideia até à exaustão. É velha teoria nazi, uma mentira muitas vezes repetida passa a ser verdade. E depois ainda têm a lata de se arvorarem em consciências morais, atirar pedras aos outros. Umas ratazanas, no caso, uma ratazana sem pelo.
É preciso repetir, não para trnsformar uma mentira numa verdade, mas em nome da verdade: quando o VAR era cego ou via o que mais ninguém viu - penalties atrás de penalties em prejuízo do F.C.Porto , fora-de-jogo num lance que colocou os Dragões fora da final da Taça da Liga - e mudo - som só nos jogos do SLB, aguenta, aguenta, que eu mesmo sem linhas vejo um fora-de-jogo milimétrico, gritou o Fábio que estará logo no Paços - Benfica - e nós, cansados de ser martelados, dizíamos, o problema não está na tecnologia, mas em quem a manipula, as ratazanas assobiavam para o lado. Agora, bastou apenas um jogo para que as mesmas ratazanas e num corrupio sem fim, dessem uma grande cambalhota e se atirassem aos VARISTAS com toda a artilharia.
O mesmo se passou no caso do jogo entre o Estoril e F.C.Porto.
Quando aconteceu o que toda a gente sabe e o jogo teve de ser interrompido ao intervalo, lembram-se todos qual era a preocupação? Pois, o F.C.Porto quer ganhar na secretaria, não pode, é um ataque sem precedentes à verdade desportiva, seria o descrédito total, clamavam eles, apesar do F.C.Porto nunca ter feito nada para isso acontecer. A segunda-parte foi marcada, o F.C.Porto compareceu, mostrou a sua raça, competência, em 15 minutos resolveu o assunto. Foi o fim da picada. Como a distância para os segundos passou de 2 para 5 pontos, Sporting e Benfica deixaram de depender apenas deles para chegar ao título, algumas ratazanas ficaram possessas, perderam a traquitana, saltou-lhes a tampa. Foi um ver se te avias, aquilo que sabemos, nem os jogadores do Estoril foram poupados e o primeiro a arrasá-los até foi o próprio treinador, incapaz de assumir a sua parte de responsabilidades - Ivo Vieira é madeirense, mas sabe bem o que as ratazanas do continente gostam de ouvir.
Um raciocínio semelhante já tinha acontecido com os jogadores do Rio Ave. O Benfica pode marcar 5 golos aos vilacondenses em 45 minutos, isso é show de bola, se o F.C.Porto marcar 5 em 90 minutos, isso é facilitismo.
Como disse, Vieira falou, melhor, leu o papel que lhe colocaram nas mãos, discursou na inauguração da Casa do Benfica, de Braga - a Bola enviou o casanova para cobrir o evento. Excelente e criteriosa escolha. Dizem que António Salvador teve vontade de aparecer, mas é mentira - e disse algumas coisas que merecem ser analisadas.
Para além do penta doa quem doer que já foi abordado anteriormente, Vieira disse: orgulho-me de poder andar de cabeça levantada.
Se Vieira, depois de tudo aquilo que se sabe dele no desporto e fora dele, se orgulha de poder andar de cabeça levantada, todos podem. Portugal é um país apenas de anjinhos.
Apetecía-me gritar: soltem os prisioneiros!
Esta cabeça sabe pensar e honrar os seus compromissos.
Ufa, mas um ufa daqueles que vem do funda da alma.
Já estava a interiorizar que eram mais 400 milhões para o tecto e ia sobrar para nós.
Todas as nossas vitórias foram limpas.
Veremos...
Como ficou provado com Vale e Azevedo, que, recorde-se, tinha nas Assembleias Gerais do SLB pavilhões cheios a apoiá-lo, o chapéu do Benfica é enorme. Dá para encobrir muita coisa...
Notas finais:
Só alguém muito ingénuo é que acredita, ao ver as capas de Record e Bola, no que toca ao contra-ataque de Vieira, Marcano e Herrera em risco para o clássico frente ao Sporting, que aquilo é coincidência, não é agenda, cartilha, sopradela, chamem-lhe o que quiserem. E vai ser assim até Maio... Quando os interesses do SLB estão em causa esquece-se tudo.
Por isso, cuidado Sérgio, cuidado equipa, previnam-se.
Se forem campeões nestas circunstâncias - uma guerra de fisgas contra artilharia pesada - merecem uma grande homenagem do portismo.
A minha equipa para amanhã:
Casillas, Maxi, Felipe, Marcano ou Reyes e Dalot ou Marcano, Herrera e Sérgio Oliveira, Otávio, Marega, Soares e Brahimi.






Caro DVP e Amigos:
ResponderEliminarÉ verdade tudo o que escreveu sobre o que se está a acontecer após a nossa vitória no Estoril.
- Começou em José Manuel Freitas a pedir a investigação ao jogo, baseado nos comentários do treinador do Estoril.
- Teve continuidade na publicação do Correio da Manhã, de uma noticia, de que os jogadores do Estoril estavam a submeter-se a um inquérito interno. (Noticia já desmentida por um jornal desportivo)
- Declarações de um empresário afirmando que FJM tinha ligações com pessoas para adulterarem o resultados dos jogos.
- Choradeira a boca escancarada, tipo MMG, de Moniz e seus pares, culminando com a leitura de um discurso presidencial.
Portimão nunca foi fácil para nós, mas mesmo debilitados com lesões, iremos vencer.
Cuidado e atenção para as armadilhas que nos estão a preparar (como exemplo cito a provocação a Brahimi no Estoril).
Abraço.
Boa tarde caro DVP e caros Portistas;
ResponderEliminarA verdade é só uma, isto vai ser uma guerra a céu aberto num pais que vive ajoelhado ao nacional parolo e saloio benfiquista. Eles vão tentar de tudo e a campanha não vem destes dias, já vem à muito, agora que a vitória e a demonstração de força do Porto no estádio António Coimbra da Mota veio por tudo a céu aberto, disso não há dúvidas nenhumas. É vê-los rastejarem em prol de mais benesses, como as que tivessem tido até aqui tivessem sido poucas. Se respiram, é porque todo este esquema os mantém a respirar.
Somos um incómodo, somos os esquecidos do norte mas esquecem-se que somos nós e, fomos nós quem construímos este país, esquecem-se que aqui o povo menosprezado é que decidiu sair do cadeirão para varrer de escumalha a nossa nação, esquecem-se que foi daqui que nasceu a pátria por muito pouco que ela me diga, não sou pessoa de fronteiras mas sim de uma liberdade cantada por todos, e quando vejo todo este esquema e pessoas com poder e dinheiro a prostituem-se por um clube que traz o pior ao de cima do que é ser português...
Por isso tenho orgulho no que o meu clube faz por este norte esquecido pelos bancos aquecidos da capital... E têm nos faltado a voz, não a nós que aqui vimos e partilhamos toda esta desfaçatez mas quem tem mais do que nós para se fazer ouvir. Dê-lhes com a alma sr. Presidente Jorge Nuno, se o corpo já não consegue, dê-lhes com a alma.
Contra tudo e contra todos. FC Porto sempre.
JP
OS MISERÁVEIS.
ResponderEliminarOs Coiros já rumam para o mesmo lado. A alcateia sarapintada de verde e o Polvo a bufar tinta de sangue estão preparados para o crime. Os bandidos não precisam de pistola basta~lhes um simples apito para servirem estes dois predadores.
Portanto,um olho no burro e outro no cigano. Basta seguir o exemplo do Estoril, com vontade, determinação e enfiar a bola lá dentro e somar mais três pontos.
Caro DVP,
ResponderEliminarTem razão o mister quando diz que temos um dos jogos mais difíceis na segunda volta em Portimão. É uma boa equipa, bem orientada e com excelentes executantes. Se juntarmos algumas limitações na nossa equipa temos um difícil desafio pela frente. A isto tudo há que somar a vergonhosa campanha do SLB e dos seus fiéis seguidores. É absolutamente asqueroso tudo o que estamos assistir. É a mouraria em todo o seu esplendor e a estrebuchar por todos os lados. O sonso é um grande artista. Um falso sério. É indente.
Com tudo isto confesso que fico surpreendido com a falta de intervenção do FCP, nomeadamente do seu responsável mor. Não compreendo.
Raoc
Ora vamos a isso, e elenco o meu comentário com meia duzia de "numaros", para tentar ser sintético:
ResponderEliminar1 O meu onze tem o Dalot na esquerda, com o Marcano no eixo. Porquê? Para evitar duas mexidas, e depois, a qualidade não tem idade, sendo que o Diogo tem jogado na B na esquerda, e vai com certeza cumprir, aliás, o lateral esquerdo Rui Jorge na década de 90 (Seleccionador dos sub 21), fez estreia no FC Porto com o J Évora para a T Portugal (o Dalot foi com o Lusitano), posteriormente, meses depois, o Rui Jorge é novamente titular na Champions nas Antas com o Milão do Gullit e do Papin, e até esteve muito bem. Vou mais longe, para amanhã, temo bem mais o Maxi, sobretudo pela velocidade do Nakajima, e pela falta dela por parte do Maxi!
2 Histórico do FC Porto em Portimão para o campeonato: 6 vitórias, 4 empates e 4 derrotas (estas todas por 0-1), há apenas uma vitória dilatada do FC Porto em Portimão 4-0 em 79/80. Todos nos lembramos da "besta negra" o belga Cadorin a marcar, e recordo que o leal Walsh foi expulso em dois jogos em Portimão. Em contraste, o Benfica junta 13 vitórias em Portimão, e apenas dois empates!
3 RX ao Portimonense do mt experiente Vítor Oliveira: 5º melhor ataque, e 14ª defesa do campeonato. O Ataque luta pela L Europa, e a Defesa luta pela manutenção. Um Portimão muito irregular na fase inicial do campeonato, com uma Equipa com pouca experiencia de I Liga, estabilizou, e melhorou o seu rendimento, e está agora na sua melhor fase. Perspectivo uma partida com alguns golos! (Fabricio e Nakajima valem ambos 21 golos no campeonato)
4 O FC Porto já disputou 32 jogos oficiais em Portugal, o Portimonense já marcou 4 golos ao FC Porto em duas partidas distintas no Dragão (Campeonato e Taça, 5-2 e 3-2), isto é, o FC Porto sofreu sempre golos a duplica do Portimãor, só o VSC e o Portimão conseguiram em Portugal fazer 2 golos por partida ao FC Porto, mas o Portimonense por 2 X!
5 O FC Porto terá 6 jogos para disputar até Maio fora do Dragão, o de amanhã, e na Luz em Abril, serão os mais complicados!
6 As contas do nosso sonho colectivo, passa justamente pela jornada 24 e 25, Portimão e Sporting. Se superarmos este duro teste duplo com 2 vitórias, embalamos, se "tropeçarmos", corremos o risco de ver esfumar os 5 pontos de vantagem!
Fora da caixa, vi o Portimão Benfica, em que o resultado justo seria o empate. Curiosamente, os 2 jovens emprestados pelo FC Porto, o Galeno e o Varela tiveram ambos protagonismo: o Fede Varela falha o 2-1 na cara do Varela, e de seguida uma bola na mão do Galeno dá o 2-1 ao Benfica num livre. Na semana passada, mais do mesmo, o jovem central Jorge Fernandes fez um bom jogo pelo Tondela, porém, no "lavar dos cestos" ou no prolongamento, perde uma bola de cabeça com o Bas Dost, e golo do Coates, isto é, os emprestados do FC Porto infelizmente estão a fazer "auto-golos", a minha esperança passa pelo Zé Manel agora no Feirense, e no André Pereira que está em Setubal, isto quando esses clubes receberem o Benfica!
PT
P.S. Vila Pouca, ontem o Galamba do Bairro das Furnas esteve muito bem: "Aí senhor das furnas ...que escuro vai dentro de nós ... rezar o terço ao fim da tarde..." isto em modo FFF do tal "Estádio Novo", porque "a gente não lê" do Portista Tê!
Aquilo foi a inauguração de uma parede, que tiveram de levantar porque senão a casa vinha abaixo, num sítio já inaugurado aí umas 10 vezes, onde os habituais bêbados frequentadores da maior espelunca, a qual chamam café com o nome da corrupta instituição, fizeram questão de aparecer e não fosse o lamiret dado nas redes sociais por honrados bracarenses e lá teríamos a Câmara a receber o corrupto, como, aposto, o trolha gostaria, até para também aparecer.
ResponderEliminarAgora que entramos no último terço do campeonato é importante que se mantenha este Mar Azul porque é fundamental a equipa sentir como se estivesse no Dragão. Afinal faltam só onze jogos e apesar de nada termos ganho, de podermos nada ganhar, seria uma desilusão vermos a praia e não lhe chegarmos.
Acredito muito neste grupo de trabalho, principalmente no seu treinador que, aconteça o que acontecer, já conquistou o apreço e a admiração de todos os Portistas. Por isso, amanhã, num campo muito difícil, onde fomos quase sempre maltratados apesar de lá ganharmos a maior parte das vezes, estou convencido da vitória dos nossos meninos.
"Cuidado e atenção para as armadilhas que nos estão a preparar (como exemplo cito a provocação a Brahimi no Estoril)."
ResponderEliminarOportuna observação Kzar, o V Andrade esteve no Benfica B, e está no Estoril com passe partilhado, nada, mas nada acontece por mero acaso. Curiosamente o Andrade não está emprestado, mas sim com passe partilhado, porém, foi titular e fez os 90 minutos nas Jornadas 15 e 17, contudo, nem constava na ficha de jogo na intermédia jornada 16: Benfica Estoril, e pergunto, "k passousse"? Porque afinal o V Andrade não está no Estoril emprestado, tal como o FC Porto tem partilhado em Setubal ou Guimaraes, os passes do Tomas e do Ramos, porém, ambos defrontaram o FC Porto!
PT
Cinco pontos de diferença e perderam a compostura!
ResponderEliminarVá lá Ladrão Fraudulento Vigarista, respeita-te a ti mesmo e... não fales dos outros!
Perante todos estes exemplos só há 2 hipóteses : ganhar ou ganhar . Ainda é um dos jogos - o último - em que a equipa adversária nos deixa jogar. Por isso será fundamental o controlo do jogo . Não pode haver perdas de bola no ataque em situação fragilizada atrás por causa da rapidez do "chinês" . Por isso também acho que joga o Dalot, com reservas redobradas porque o padre pode marcar-lhe faltas por inexperiência . Um abraço
ResponderEliminarSilvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca,antes de mais desejo que amanhã o FC Porto jogando com galhardia, consistência e destreza conseguia em Portimão um saboroso triunfo.
Depois as manobras obscuras dos lampiões vão obviamente prosseguir como indicam tanto o discurso do Sonso Vitória como do caloteiro Luís Filipe Vieira,bem como a preparação do terreno para tais factos por parte dos encartilhados,jornalistas avençados ou outros meninos queridos que atacam o FC Porto de forma vil e cobarde,no entanto oxalá o FC Porto sob a tutela de Sérgio Conceição e rodeado por todos os sócios ou adeptos conseguia manter-se firme com maior ou menor dificuldade rumo à conquista do título de campeão nacional.
Finalmente é tão fácil verificar como Luís Filipe Vieira é um mentiroso compulsivo,basta verificar o seu currículo em termos de discurso e postura na vida,bem como lhe foram perdoados 17 milhões de euros de dívida ao BPN ou agora resolvida a dívida ao Novo Banco,ter em consideração quem é Nuno Gaioso Ribeiro vice-presidente dos lampiões, as obras que a sua empresa efectuou nos clubes onde os lampiões emprestavam jogadores,a proximidade a tipos como Carlos Janela ou António Galamba conforme o propósito, enfim esta treta de homenzinho quase não engana ninguém, só alguns lampiões vão na conversa dele, para além disso atenção que Vale e Azevedo ao pé desta reles figurinha é um santinho.
Abraços
Silvestre
Boa Noite Sr. DVP.
ResponderEliminarAmanhã temos pela frente 2 finais no espaço de 5 dias decisivas.
Estes 2 jogos complicados vão decidir muito, em caso de 2 vitórias julgo que temos tudo na mão para vencer o campeonato.
Se acredito, sim, mas existe um factor externo muito forte que se calhar vai inclinar os jogos de forma a impedir as vitórias.
Ainda falta muito mas sair da luz em primeiro é quase titulo garantido, o inverso já não.
Tudo será feito para dar o penta.
Cumprimentos
Bruno Moutinho Guedes - 23657
Jonas deve ter algum bruxedo que provoca desinteresse dos defesas em o marcar para que lhe apareçam autênticas passadeiras vermelhas para os golos das reviravoltas no marcador dos jogos do Benfica. Só pode ser o Nhaga a funcionar. É no que dá estar dez anos à frente da concorrência...
ResponderEliminarEsta gente só respira porque foram protegidos em alturas de descalabro... Já estariam a 7 ou mais pontos de distância e agora, "doa a quem doer"... tem sido assim.
ResponderEliminarResta-nos fazer bem a nossa parte em campo, ter a noção de que é sempre contra 14, logo sermos muito melhores e estarmos atentos às armadilhas.
Cumpore-nos, enquando Clube, que a direção fale e diga bem alto o que se vai passando.
Enquanto isso não existe, vale-nos a blogosfera, com grande serviço ao Portismo, de quem combate sem, tréguas o centralismo.
Hoje vai ser difícil,mas há que entrar forte e com killer instinct.
E força Porto...
Ivo Vieira nega investigação a jogadores do Estoril após desaire com o F . C. Porto
ResponderEliminar"Não é verdade, a notícia é totalmente falsa", começou por dizer o treinador estorilista,
Caso BES: O Impacto da resolução na Economia Portuguesa
A perda do PIB devido à resolução do BES é, em 2015, segundo a investigação efetuada, de 600 milhões de euros, correspondendo a 0,36% do PIB efetivo do ano. Em 2016, a perda sobe para 1.100 milhões de euros, representando 0,6 % do PIB. As perdas totais crescem nos anos seguintes, devido ao efeito acumulativo. No ano de 2017, as perdas de PIB são de 1,3% (2,3 biliões de euros), evoluindo até atingir 3,9% em 2021 (7,2 biliões de euros). No conjunto de sete anos do período 2015 2021, as perdas totais acumuladas do PIB atingem 25,2 biliões de euros...
A resolução do BES retira 14% ao PIB português em 7 anos (2015-2021) e a resolução do BES afasta a banca nacional das empresas.
A perda de emprego, provocada pela resolução, é de 3.700 pessoas (0,1% do emprego total), em 2015, e de 10.100 pessoas (0,2%), em 2016. A permanência dos efeitos negativos da resolução provocará, nos anos seguintes, a acumulação de perdas de emprego, que atingirão 36.200 pessoas (0,8%) em 2020 e 42.800 (0,9%) em 2021.
E ainda querem impingir na selecção o Ruben "Vale Tudo" Dias!!!!
ResponderEliminarO rapaz é um kickboxer autêntico...
Boa tarde.
ResponderEliminarMais uma extraordinária provocação do jornal A bola ao nosso clube, ontem na sua edição online a bola transcrevia uma citação de Sergio Conceição a dizer que este era o jogo mais difícil fora de casa que iríamos ter. Mas que é isto? Toda gente ouviu Sergio dizer que era uma das mais difíceis o que é bem diferente. Mais uma tentativa de tentar motivar os nosso rivais. E nós nem uma palavra? É triste.
Alexandre F
É verdade, no ano de 2017 o Novo Banco vai apresentar prejuízos superiores a mil milhões, nesses prejuízos já estão contabilizados os 400 milhões de Vieira. Mas siga a marinha, ele apresenta-se como alguém que pode andar de cabeça levantada e ninguém se importa.
ResponderEliminarEste não é um país para velhos e gente séria, é um país para espertos e trambiqueiros.
Caros Portistas,
ResponderEliminarNo que toca ao nosso sonho colectivo de Maio, permitem-me que faça umas contas à merceeiro, quando temos hoje 61 pontos, e 33 pontos por disputar?
Então vamos a isso!
Em campeonatos com 34 jornadas, e com as vitórias a valerem 3 pontos, tivemos 4 Portos Campeões, e que somaram mais de 80 pontos:
1996 Porto de Robson 84 pontos.
1997 Porto de Oliveira 85 pontos.
2003 Porto de Mourinho 86 pontos.
2004 Porto de Mourinho 82 pontos.
(2015 Porto de Lopetegui 82 pontos, mas foi Vice Campeáo).
Nos ultimos 3 Campeonatos, com 34 jornadas disputadas, o Benfica em termos médios foi Campeão com 85 pontos:
2015 85 pontos.
2016 88 pontos (record em Portugal, o Sporting foi Vice com 86 pontos).
2017 82 pontos.
Porém, a melhor amostra, é justamente a mais recente (ultimos 3 campeonatos), porque sobretudo coloca a nu, um maior desequilibrio do nosso campeonato!
O FC Porto acumula hoje na 23ª jornada, 61 pontos, e, neste momento podemos fazer uma divisão dos pontos conquistados/desperdiçados, em blocos de 11 ou 12 jornadas, ou 1º terço e 2º terço do Campeonato, o 2º terço (intermédio) contempla 12 jornadas, porque as 34 jornadas não são divisiveis de forma equitativa.
1º terço (primeiras 11 jornadas) o FC Porto somou 31 pontos (2 pontos perdidos).
2º terço (segundas 12 jornadas) o FC Porto somou 30 pontos (6 pontos perdidos).
3º terço (ultimas 11 jornadas) começa hoje em Portimão o terço final, ou o sprint final!
Agora deixo-vos três cenários pontuais para o FC Porto ser Campeão Nacional:
1 Com 90 pontos o FC Porto será Campeão. Se os Dragões fizerem 29 pontos nestas 11 jornadas finais (4 pontos perdidos), é com toda a certeza Campeão Nacional, recordo que o FC Porto fez 31 pontos no 1ª terço, e 30 pontos no 2º terço. Portanto, nestas 11 jornadas finais, o FC Porto para somar 29 pontos, teria de vencer 9 partidas, e empatar em 2 jornadas, desperdiçaria 4 pontos e seria Campeão Nacional com 90 pontos, e estabeleceria um novo record de pontos em Portugal!
2 Se os Dragões somarem 88 pontos, há 90/95% de probabilidades de o FC Porto ser Campeáo, os Dragões somariam 27 pontos nestas 11 jornadas finais (perda de 6 pontos), e terminariam com 88 pontos (é o actual record de pontos em Portugal de um Campeáo). Neste cenário, o FC Porto nestas 11 jornadas finais, teria de vencer 9 jogos, e perder 2, ou vencer 8 jogos, e empatar 3. Porém, poderiamos ficar dependentes de terceiros, o Benfica soma actual/ 59 pontos em 24 jornadas, se vencer as 10 jornadas finais terminaria com 89 pontos. (nessas 10 jornadas finais, o Benfica terá 6 jogos em casa, e apenas 4 jogos fora, suspeito que o Benfica só irá perder pontos com FC Porto e/ou Sporting...)
3 Se o FC Porto somar 85 pontos (a pontuação média do Campeão nos ultimos 3 campeonatos), pode dar, mas com tamanho desequilibrio no nosso campeonato, não dá garantias algumas. Neste 3ª cenário pontual, o FC Porto somaria 24 pontos nas 11 jornadas finais (perda de 9 pontos), com 7 vitórias, 3 empates e 1 derrota, ou 8 vitórias e 3 derrotas.
Concluo, suspeito que neste campeonato, Campeão e Vice irão estabelecer um novo record de pontos em Portugal. Arrisco também a afirmar que se o Sporting perder no Dragão, deixará de ser candidato, com a agravante de estar submetido a uma enorme carga competitiva neste terço final, com a L Europa, assim como, também tem o calendário mais complicado dos 3 Grandes. FC Porto e Benfica irão mt provavelmente disputar este campeonato até ao seu final, com uma excepção, se o FC Porto na Jornada 30, vencer ou empatar na Luz, será Campeão Nacional!
PT