segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Sim, nós podemos!


Quem frequenta o tasco deve lembrar-se bem de qual era a minha reacção quando se analisava a qualidade dos plantéis do F.C.Porto. Resumidamente, não tenho a certeza se o defeito é do cu ou das calças, leia-se, da qualidade dos jogadores ou do trabalho dos treinadores. Dizia também que quando o trabalho é bem feito, fica tudo mais fácil, sai um e entra outro, quase nem se nota a diferença. É o que se está a passar no actual F.C.Porto de Sérgio Conceição. Liderar o campeonato decorridas 22 jornadas, com 2 pontos de avanço e ainda com 45 minutos para reverter um resultado negativo e poder aumentar a vantagem, utilizando frequentemente jogadores como o mal-amado Hector Miguel Herrera ou Moussa Marega que ninguém queria nem pintado; nos últimos jogos recorrendo a Diego Reyes e Sérgio Oliveira, considerados casos perdidos; passando pelos regressados e agora importantíssimos Vincent Aboubakar e Ricardo Pereira; continuando com Otávio e que depois de tanto tempo parado regressa a um nível que permite poupar o fundamental, Brahimi; ou a aposta em José Sá que nos dois últimos jogos teve prestações de grande nível, mostrou ser guarda-redes de equipa grande; sem esquecer a forma como foi gerido o bicudo caso Tiquinho Soares, que alguns queriam ver despachado - percebe-se porquê; diz muito sobre a qualidade do trabalho que o treinador do F.C.Porto está a realizar. Apesar do futebol português ter os alçapões que estão bem à vista e o caminho para os Dragões estar cheio de obstáculos na prática e não na teoria calimera, cada vez mais se vai instalando a sensação que sim, nós podemos!

Vítor Serpa, conhecido como Pastel de Belém(PB), essa marioneta que o fundamentalismo ao serviço do SLB manipula a seu belo prazer, ao sábado tem uma página de opinião no panfleto da queimada. O título do artigo de sábado passado, foi: "Não tenho dúvidas, ainda vai haver mortos!" A certa altura, diz o PB: "Vivemos uma sociedade cada vez mais ritualizada e agressiva que a cobardia de muitos usuários das redes sociais fomenta e a estupidez de gente que desistiu simplesmente de pensar viabiliza pela passividade mais obtusa." É o cúmulo do cinismo, da hipocrisia, sonso mais sonso, só o Rui Vitória. Basta ir ao site da Bola e ler o que lá dizem tantos e tantos usuários sem nome e que a coberto do anonimato, insultam clubes, dirigentes, técnicos, jogadores, acabam muitas vezes a insultarem-se uns aos outros, para ficar a perceber que a conversa do PB é o tipo de conversa para boi dormir, como dizem os brasileiros. Se, como diz o PB, este é um problema que é preciso combater, se é preciso evitar este clima que um dia até pode acabar em mortes, porque não começa o PB por colocar ordem na sua casa e acaba com essa pouca vergonha no site do panfleto?

No mesmo artigo, PB também diz que os canais de televisão descobriram tardiamente que os clubes de futebol não lhes dão acesso ao direito fundamental à informação livre e que desse evidente e preocupante mal se tem queixado a Bola, mas sem encontrar a solidariedades pretendidas junto das televisões.
- PB, no que diz respeito ao F.C.Porto, a Bola tem muita sorte em as coisas já não serem como eram. Porque se fossem, atendendo às provocações, faltas de respeito, rigor, isenção, equilíbrio, equidistância, ética e seriedade de que vocês dão provas diariamente, há muito que já tinham sido motivo para um tratamento de choque e não são.
Um exemplo recente:
Quando um jornal ao analisar o trabalho de um árbitro, em concreto Artur Soares Dias, no jogo de ontem em Chaves, lhe dá nota negativa, mas dá nota positiva ao mesmo árbitro no jogo entre F.C.Porto e Vitória S.C., esse jornal diz tudo sobre os critérios de análise e sobre o que pretende com essas análises sectárias. Ontem, concluíram, Dragões beneficiados, nota negativa. No outro jogo em referência e onde os Dragões foram bem mais prejudicados que ontem beneficiados, nota positiva. O sinal é tão óbvio e tão claro que não é preciso dizer mais nada.
Os varas e os casanovas desta vida, são uns felizardos. Gozam, provocam, têm dois pesos e duas medidas, analisam sempre contra o F.C.Porto, mas acções, queixas a quem de direito sobre essa forma de analisar e esses critérios zarolhos, por parte do F.C.Porto, vai no Batalha.
Queriam ter mais informação para quê? Para a manipularem sempre no mesmo sentido, a favor do clube do regime e contra quem se atreve a fazer-lhe frente?

Ainda relacionado...
Não vou analisar as peripécias sobre o comportamento do VAR no Sporting - Feirense de ontem, nem bitaitar sobre outros comportamentos da mesma ferramenta em jogos do F.C.Porto, com acções e omissões em nosso prejuízo e não foram apenas as excepções que confirmam a regra. Também não vou referir qual foi o clube que mais elogiou e até foi mais longe, assumiu-se como padrinho do VAR. Não, apenas coloco em causa as proporções que a polémica atinge quando alguns são prejudicados ou quando o F.C.Porto é beneficiado. Mas com comentadores que são apenas prostitutos ao serviço de certos clubes, idem para alguns jornalistas entre aspas, sem esquecer os cartilheiros encartados, não admira que seja assim. Continua a admirar-me isso sim e nunca me cansarei de repetir, a pacatez do F.C.Porto perante tantas e tantas discriminações que é vítima e que causam danos terríveis à sua imagem.


Prova provada que há filhos e enteados, é este comunicado do Conselho de Arbitragem. Até parece que foi este o primeiro lance em que o VAR meteu o pé na argola...

A propósito do discurso do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, ontem no Palácio de Belém, quando da homenagem aos campeões europeus de futsal, discurso onde o F.C.Porto foi totalmente ignorado, deixei na página do Presidente da Assembleia da República este comentário:
«Boa tarde,
Senhor Presidente Ferro Rodrigues, nesse hiato de tempo entre a década de sessenta do Século passado, altura em que Benfica e Sporting conquistaram títulos europeus e os dias de hoje, houve um clube português que conquistou SETE! títulos internacionais em futebol. Duas Champions duas Taças UEFA, duas Taças de Campeão do Mundo e uma Supertaça Europeia. Esse clube chama-se F.C.Porto. O seu esquecimento a esses títulos portistas foi absolutamente lamentável, mas infelizmente, não surpreendente e recorrente neste país, onde tudo se resume a Lisboa.» 

Como se pode ver aqui, o SLB era muito generoso a oferecer convites. No que toca a um dos citados, Luís Loureiro, era na altura um diligente, para o SLB, funcionário do tribunal, mas também, como se pode ver nas fotos em anexo,  observador da Liga.
Tudo sob controlo, era o lema de Luís Porta 18 Filipe IC 19 Vieira.

14 comentários:

  1. Aliás a arbitragem de ontem, segundo os jornais da situações foi a pior nos nossos jogos.
    Nada a que não estejamos habituados.

    Onde posso ler/ouvir o discurso do cromo Rodrigues?

    ResponderEliminar
  2. Apanhei a notícia no facebook, mas quis ver para crer, puxei atrás e vi na RTP 3 edição de ontem à tarde.

    ResponderEliminar
  3. Nem sequer gosto do Ferro Rodrigues mas é fácil de entender que ele apenas se estava a referir a seleções, em concreto a de futebol.
    Quando ele falou na década de 60, estava a referir-se ao Mundial de 66, em que ficamos no 3º lugar. Antes disso e depois até ao final do século, Portugal pouco ou nada fez ao nível de seleções.

    Marques Silva

    ResponderEliminar
  4. SC está a fazer um trabalho fantástico, todos são realmente úteis e a equipa não perde dinâmica. Assim acredito que possamos estar em três frentes.

    Quanto a esses tipos da Bolha, são apenas mais uns vendidos. Pior são os telejornais, falam em duas queixas do Chaves e chegam a muito mais gente.

    Quanto ao comunicado do CA, é apenas mais uma prova de que andam a gozar connosco e se pudessem anulavam-nos os golos todos.

    ResponderEliminar
  5. Marques Silva, para dizer isso, mais valia estar caladinho, fazia melhor figura. Sim, porque, como disse, tive o cuidado de ouvir o discurso de Ferro Rodrigues. E no duscurso, falando na década de sessenta, ele faz referência à selecção, terceira no mundial, mas também aos títulos europeus de Benfica e Sporting. Se ele tem feito apenas referência à selecção, nunca eu tinha feito o que fiz. Percebeu ou quer que lhe faça um desenho? Esse comentário, e a parte, nem sequer gosto do Ferro Rodrigues, é rabo escondido com gato de fora. Olhe, eu até tenho simpatia por ele. Mas quando se trata do Fecepê, as minhas simpatias ficam de lado.

    ResponderEliminar
  6. MVP muito bem escrito o que enviou para o Presidente da Assembleia o sujeito fez de nós uns coitados sendo que a atitude dele perante o que disse é dum individuo lerdo

    ResponderEliminar
  7. Penso que esse Vitor Serpa anda desactualizado. Nao morreu ja um adepto assassinado esta época la para os lados dele?!.

    Não tendo visto o jogo, masmas le que houve um penaltie por assinalar contra nos. Ora la esta, sendo este evento uma especie de unicornio, só posso pensar que entre var e arbitro nao terem percebido deve ou ter sido muito dubio, ou afinal errar é mesmo humano.

    E venham os bifes!

    ResponderEliminar
  8. CA e políticos tudo parte do cancro vermelho instalado na sociedade portuguesa. É vergonhoso como descaradamente faltam ao respeito ao Porto e ao FC Porto.

    É assim quando o Porto cidade e o Porto clube não se dão ao respeito.

    Quanto ao Sérgio - absolutamente fantástico o que está a fazer com o plantel.

    Vamos eliminar o Liverpool.

    ResponderEliminar
  9. Silvestre
    Boa noite Vila Pouca,temos realmente um plantel de enorme valor com jogadores de inegável qualidade que têm o privilégio de serem orientados por um enorme Treinador e Homem chamado Sérgio Conceição que vai orientando a nossa equipa segundo as suas ideias,fiel aos seus princípios e sem olhar a nomes ou estatutos.

    Depois os jogadores vão graças ao seu trabalho e talento se valorizando,bem como mostrando algo inicialmente quase impensável,por isso muito obrigado a todos os jogadores,bem como à equipa técnica liderada por Sérgio Conceição pelos bons momentos que nos têm proporcionado.

    Finalmente o que escreve o Pastel de Belém,bem como o restante pasquim da queimada para mim não tem qualquer credibilidade ou valor, dado que todos esses propalados jornalistas não passam de meros palhaços ao serviço de Luís Filipe Vieira e companhia, por outro acho lamentável que uma pessoa com o currículo e conhecimento de Ferro Rodrigues ignore o FC Porto,enfim quiçá necessite de ter algumas aulas de história actual,na qual o FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, enquanto os lampiões são conhecidos ou reconhecidos pelo emblema dos bilhetes jeitosos,de oferecer prostitutas aos árbitros,das claques ilegais,violentas e assassinas,tal como de estarem a ser investigados por corrupção activa e passiva, portanto oxalá alguém dê uma renovada prespectiva ao senhor Ferro Rodrigues e a outras pessoas.
    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  10. Silvestre

    Boa noite, Vila Pouca aqui fica mais uma notícia inquietante para a sociedade portuguesa:

    www.sabado.pt/portugal/amp/benfica-distribuia-bilhetes-pelas-financas-governo-e-tribunais

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  11. Desde que haja cabeça...
    - Cabeça para deixar de fora aqueles que porventura possam estar com um índice lesional muito alto...
    - Cabeça para gerir os que estiverem em campo com maior índice lesional...

    Pondo isto na prática: se o Marcano ainda estiver com limitações que elevem o risco lesional, deve ficar de fora - joga o Osório. Se o Aboubakar ainda não está a 100%, joga o Soares ou o Gonçalo. Se o Corona não recuperar totalmente das queixas de domingo, jogar o Maxi e sobe o Ricardo.

    É jogar para ganhar dentro das condicionantes que possam existir. Porque o campeonato continua a ser a prioridade máxima, e os próximos 3 jogos (Rio Ave, Estoril e Sporting) podem decidir muita coisa ou deixar tudo mais confuso. Queiramos decidir!

    ResponderEliminar
  12. Yes we can!

    Sim, podemos! Podemos ganhar a taça e o campeonato. No campeonato podemos dar um grande passo nos próximos jogos que nos poderá deixar a 5 pontos em vésperas de receber o Sporting no dragão e elevar a diferença para um dos concorrentes.

    Na taça estamos em vantagem e basta ir a alvalade fazer o mesmo que fizemos na liga.

    Na Champions podemos sonhar e sabemos que podemos ter capacidade para eliminar o Liverpool.

    Neste caso acho que não devemos gerir mas sim não arriscar jogadores que não estão a 100%. Marcano, aboubakar ou brahimi se for o caso.

    Artur Chaves

    ResponderEliminar
  13. Caros Portistas,

    Já cansa ouvir/ler a tese "o FC Porto tem um plantel curto...", não é verdade, e se houve um reajuste recentemente que esticou o plantel em quantidade, o Sérgio em 6 meses já o tinha esticado em qualidade, potenciado alguns regressados, e que nós já davamos por perdidos.

    Tirem a prova dos nove :

    G Redes 4: Sá, Casillas, Vaná e Fabiano.

    Laterais 4: Ricardo, Telles, Maxi e Dalot.

    Centrais 4: Marcano, Felipe, Reyes e Osório.

    Médios 5: Danilo, Herrera, Sérgio Oliveira, Oliver e André André.

    Alas/desequilibradores 5: Corona, Brahimi, Otávio, Paulinho e Hernani.

    Avançados/P Lança 5: Aboubakar, Marega, Soares, Waris e Gonçalo.

    E, se nada é bom ou mau se não for por comparação, deixo alguns exemplos, nomeadamente no eixo da defesa e na posição 9 nos nossos 2 rivais.


    Sporting:

    Centrais 3 : Coates, Mathieu e André Pinto.

    P Lança 3 Bas Dost, Doumbia e Fredy Montero.

    Benfica:

    Centrais 3: Jardel, Ruben Dias e Luisão.

    P Lança 3: Jonas, Jimenez e Seferovic.

    Portanto, em duas posições chave, eixo da defesa e P Lança, Sporting e Benfica dispõem de 3 Atletas por posição, já o FC Porto tem no seu plantel 4 centrais, e 5 P lança...

    E ... "noves fora"! Será que chega este teste de validade para o calculo manual de somas, subtrações, divisões e multiplicações de numeros inteiros?!

    PT

    P.S. Para amanhã, o Abou será titular, tal como aconteceu na 1ª mão com o B Munique em 2015, quando o Jackson foi a grande surpresa no Dragão (esteve então parado cerca de um mês por lesão), sendo aliás decisivo em 2 golos!

    ResponderEliminar
  14. Vila :

    ..."«Boa tarde,
    Senhor Presidente Ferro Rodrigues, nesse hiato de tempo entre a década de sessenta do Século passado, altura em que Benfica e Sporting conquistaram títulos europeus e os dias de hoje, houve um clube português que conquistou SETE! títulos internacionais em futebol. Duas Champions duas Taças UEFA, duas Taças de Campeão do Mundo e uma Supertaça Europeia. Esse clube chama-se F.C.Porto. O seu esquecimento a esses títulos portistas foi absolutamente lamentável, mas infelizmente, não surpreendente e recorrente neste país, onde tudo se resume a Lisboa.»"...


    Bem hajas !

    Abraço

    ResponderEliminar