No dia que o Dragão até à morte festeja o 11º aniversário, a tristeza e desilusão pela derrota em Belém abalou, mas não prostrou - um Dragão até pode quebrar, nunca pode nem deve torcer, deixar de acreditar, desistir -, algumas reflexões que considero importantes.
É verdade que no início da época as expectativas não eram elevadas, mas por mérito que deve ser creditado quase em exclusivo ao treinador, jogadores e ao apoio extraordinário e constante dos adeptos, também é verdade que as coisas mudaram, aos poucos todo o universo que torce pelo F.C.Porto começou a acreditar que sim, é possível fazer regressar o título ao Dragão. Essa possibilidade ainda mais se cimentou quando, apesar de tudo - o tudo são arbitragens e VAR completamente desequilibrados e em prejuízo do F.C.Porto -, já no último terço do campeonato a equipa de Sérgio Conceição conseguiu uma vantagem de cinco pontos. Ninguém deitou foguetes, embandeirou em arco, deu o título por garantido, colocou as faixas, mas a confiança e a crença aumentaram. E como em dois jogos essa vantagem esvaiu-se, de cinco de avanço passamos para um de atraso, se essa perda não provocasse mossa, um sentimento de tristeza, desilusão e frustração, significaria algo que nenhum portista deseja que aconteça: conformismo, acomodação, o mau hábito de aceitar, sem reagir, a derrota. O F.C.Porto, os portistas, não podem voltar aos tempos em que encaravam estas derrotas sem um forte sentimento de revolta, não pode voltar aos tempos que aceitava estas derrotas com um encolher de ombros, como quem diz, perdemos, paciência.
Se exigir demasiado, colocar a fasquia a um nível fora do alcance das possibilidades da equipa - por exemplo, já foi tempo em que o F.C.Porto podia lutar contra os melhores do futebol, mas agora não é. Assim, apesar dos números não corresponderem à diferença entre as equipas, ser eliminado pelo Liverpool tem de ser considerado no momento actual, como natural, nunca como um drama -, não é boa política, exigir que o F.C.Porto ultrapasse o Belenenses, num Restelo composto maioritariamente por portistas, num campo grande e com um relvado em boas condições, é perfeitamente legítimo, faz parte do ADN do que é ser Dragão.
É isso que os jogadores, em primeiro lugar, porque são eles que jogam, têm de ter sempre bem presente. Se são capazes de mostrar que são fortes, audazes, corajosos, porque que ninguém tenha dúvidas, isto agora não é apenas para quem quer, é só para quem pode. Acredito que nós podemos, mas a bola está do lado de lá.
Mas há alguém com um palmo de testa que não queira um futebol português mais sereno, tranquilo, saudável, com rivalidade, sim, mas mais respeito entre todos os intervenientes, com fair-play e desportivismo? Até pode haver, mas serão uma pequeníssima minoria. Como costumo dizer, não sou guerrilheiro, mercenário, não me alimento de guerras. Por isso, venha essa harmonia e essa paz. Mas como dizia já em 2010, aqui - prova que não reajo ao sabor das circunstâncias -, venha sempre, de forma estrutural e não conjuntural. Isto é, quando é o Benfica que está na berlinda, ai que não pode ser, ai que isto caminha para o abismo, ai que nunca se viu nada igual, é preciso acabar com este clima de ódio. Quando são os outros, em particular o F.C.Porto, não só se manda a paz às malvas, como se promove e alimenta a guerra e o clima de ódio.
Se há um Orgão de Comunicação Social onde mais se pratica o olhem para o que digo, não olhem para o que faço, onde mais se prega a moral e os bons costumes e mais se pisa uma coisa e outra, sempre ao sabor dos interesses do Benfica, é o chiqueiro, antro, pasquim, panfleto, o que quiserem, da queimada - não é o único, ultimamente, via José Eduardo Moniz, a TVI e a TVI 24 estão ao mesmo nível. Podia dar centenas de exemplos - quem frequenta o tasco sabe que não estou a exagerar -, mas vou abordar apenas três assuntos: o sempre escaldante tema das arbitragens; as relações entre clubes, incluindo os discursos belicistas dos líderes; e a política de comunicação, directores de comunicação incluídos.
Arbitragem:
As fotos que acompanham o post, mostram bem como são tratados no antro da queimada, os árbitros quando se portam mal com o Benfica. Já quando a vítima é o F.C.Porto, aí as coisas mudam de figura, não se passa nada. Alguém se lembra de alguma vez aquele pasquim ter feito algo de semelhante quando os prejuízos dos Dragões foram grandes? Aliás, esta época e no F.C.Porto - Benfica, o chiqueiro já teve oportunidade de fazer capas semelhantes, mas aí como são uns cobardes ao serviço do clube do regime, encolheram-se, claro. Alguém tem dúvidas, atendendo à prática daquele chiqueiro, que aquele escândalo sem paralelo nos erros dos árbitros esta época, teria dado para semanas de falatório, quiçá, em caso do F.C.Porto conquistar o título, apontado como o escândalo que tinha marcado o campeonato?
Recordo que estas capas são da época 2010/2011, temporada de grande superioridade portista, com três humilhações históricas ao SLB. Os 5-0 no Dragão; a cambalhota - FCP 0 - SLB 2 versus SLB 1- FCP 3 - na Taça de Portugal, quando eles saíram do Dragão a gritar que já estavam no Jamor; e a suprema das humilhações, título conquistado e festejado na Luz apagada e sistema de rega ligado. Até dou de barato a Supertaça, vitória portista por 2-0.
Relações entre os clubes:Após a derrota do Sporting em Braga, disse o freteiro com um grande calo no cu como o macaco, Delgado: "sempre que o Sporting se coliga com o F.C.Porto, dá-se à causa, desgasta-se, consome energias numa parceria de benefícios únicos, e no fim do dia vê-se usado e abusado por um compagnon de route com outro andamento, perspectiva e até malícia."
Portanto, concluo eu, o F.C.Porto continua a ser tratado como o lobo mau que come a criancinha ingénua e parvinha, chamada Sporting, ao pequeno almoço, manipula-a a seu belo prazer, género, o freteiro Delgado faz com a marioneta chamada Vítor Serpa.
Será que o biltre, depois da derrota do F.C.Porto em Belém, vai dizer o mesmo, que a "coligação" Porto e Sporting está a fazer mal aos Dragões, que os Dragões estão a absorver a cultura perdedora dos leões? Obviamente, isto é cartilha, se nos recordarmos, foi o que disse Vieira há pouco tempo, na BTV. Mas também é ridículo e patético - como se o Sporting não ganhar o campeonato isso possa ser imputado ao facto de ter boas relações com o F.C.Porto! Claro que não e como o chiqueiro onde o freteiro é director adjunto, como se pode ver na capa ao lado, até já patrocinou alianças entre Benfica e Sporting, está mais que visto o que quer o biltre com calo no cu como o macaco: meter veneno, confundir, dividir.
É mais um bom exemplo da política que se pratica na queimada. É este o contributo que o antro da queimada dá para a paz no futebol, para acabar com o clima de ódio.
Mas mais. No sábado passado, Dias Ferreira, no seu artigo - clicar sobre a imagem da direita - juntou mais alguns exemplos que provam que no panfleto da queimada a coragem para apontar o dedo ao F.C.Porto, principalmente, mas também ao Sporting, é sempre muito maior que quando se trata de apontar o dedo ao Benfica. E para além disso, a forma "muito simpática e o nível elevadíssimo" como foi tratado por Vieira - um carroceiro é sempre um carroceiro, mesmo quando leva um fato de milhares de euros ao Parlamento -, junta um dado curioso, denuncia como eles na queimada tornaram públicos documentos sigilosos que apenas diziam respeitos às partes.
Aproveito e acrescento ao artigo de Dias Ferreira, duas frases célebres do anjinho Vieira, no caso sobre o presidente Pinto da Costa:
«É o estrebuchar do morto».
«Um ladrão não deixa de ser ladrão por ir ao Papa.» Lindo e significativo.
Política de comunicação, directores de comunicação, incluídos:
Quem foi o primeiro director de comunicação a ter grande protagonismo, a agitar as águas, a provocar, insultar, denegrir os rivais? De onde partiu o mais violento ataque contra árbitros e arbitragem na última década? Pois, do director de comunicação do Benfica, João Gabriel. Onde encontrou ele espaço para fazer isso e quem destacou em capa esse ataque? Pois, no chiqueiral da queimada.
Qual foi o canal de clube onde valia tudo para achincalhar dirigentes dos rivais - não liguem a Pinto da Costa, ele tem aquela cabeça cheia de Viagra, disse alguém cujo o nível está à vista, na televisão do SLB -, até fazer apelos às armas, desejar a morte a um presidente? Não preciso de dizer, pois não?
Quem foi o clube que criou uma cartilha para comentadores, não para informar, ajudar a clarificar, mas para insultar, confundir, perturbar, criar ruído? E que dizem de alguns dos cartilheiros serem políticos, alguns que até foram ministros? Também não preciso de dizer, pois não?
Quem criou um twitter personalizado, com linha directa a alguns chiqueiros, com o da queimada sempre na vanguarda, apenas para insultar - "F.C.Porto é uma escola do crime" -, perseguir e colocar em causa profissionais - "Felipe vale tudo"? Já todos sabemos...
Concluindo:
Estamos conversados sobre a política editorial e moralismos, praticados no chiqueiro da queimada, mas APAF, FPF, LPFP, SEJD, IPDJ, COP, etc., por andavam vocês quando isto acontecia? Por mais que tentem, vamos sempre dar ao mesmo, à primeira razão do problema: S.L.Benfica!
Podem fazer todos debates, podem aprovar todas as leis, mesmo as mais repressivas, enquanto não acabar este nacional-benfiquismo bafiento e que tanto mal faz ao desporto português, futebol em particular, este clima não vai mudar. Mesmo que soltem os cães.
Última hora:
Danilo rompeu parcialmente o tendão de Aquiles. É uma lesão gravíssima, época terminada, adeus ao mundial.Muita força, Danilo, estamos contigo nesta hora difícil.








Muitos Parabéns pelo aniversário do blogue, que continue por muitos anos, pois faz falta um blogue assim, quer a defender o PORTO quando necessário, quer a criticar construtivamente, abraço!
ResponderEliminarJoão Moreira
Já não bastavam tantos azares, agora esta lesão do Danilo. Foda-se...
ResponderEliminarBoa Tarde . Muitos Parabéns pelo 11º aniversário . Faz muita falta ao universo portista . Podemos não estar de acordo algumas vezes - é salutar - mas só aqui somos lembrados do que são capazes esses pasquins (muitos) que por aí andam . Bem Haja ! Sorte também para Danilo . É a vida! Um abraço .
ResponderEliminarParabéns pelos 11 anos, não é fácil manter essa dedicação para criar conteúdo.
ResponderEliminarPS: Azar do Danilo (não percebo porque foi a jogo em Belém), sorte do Rubén Neves que fica com uma vaga garantida.
Esse f.... da p... do Nhaga está novamente activo!
ResponderEliminarO Danilo rompeu parcialmente o tendão de Aquiles, o que tem isso a ver com a lesão anterior e a ida a jogo em Belém? Nada!
ResponderEliminarParabéns pelo aniversário do blog e pelo que continuas a fazer em prol do clube. Desde segunda-feira à noite, este é o primeiro sítio onde comento sobre assuntos desportivos e naturalmente portistas, porque resolvi tentar distrair-me de tudo o que anda deitado pelo sistema do clube do regime vigente, e mesmo dos desabafos de adeptos portistas, apesar de por vezes ainda ouvir algum ruído, de que logo me tenho distanciado, para olhar pela saúde, ao menos. Assim, aqui fica um abraço de parabéns, com esperança que melhores dias poderão advir.
ResponderEliminarArmando Pinto
Memória Portista
Parabéns Manuel Vila Pouca, força nos dedos para a continuação do trabalho que tens feito em prol do FCP.
ResponderEliminarInfelizmente o Danilo já foi para o resto da época, não temos tido muita sorte com as lesões, espero que seja a última até ao fim da época.
Abraço
Manuel da Silva Moutinho
Boa tarde.
ResponderEliminarParabéns pelo o 11º aniversário do blog e que este continue por muito e muitos anos.
Neste campeonato se houvesse justiça( arbitragens e VAR´s com mesmo critério) dentro das quatros linhas, o FcPorto estava à frente do campeonato de forma isolada e algum dos nossos rivais não andava ao colo.
Tenho lido muita coisa, fala-se em padres nas missas cantadas, fala-se em tráfico de influências, Bilhetes oferecidos etc. Agora o que me espanta mais é ver determinado clube sendo rebocado aos poucos até assumir a dianteira. Será que o rebocador deles é tão poderoso assim que só apanha águas calmas?
O que eu acho é que a partir da jornada 13 tudo mudou e não posso deixar de realçar que isso coincidiu com o facto do CA começar a divulgar as nomeações dos padres, perdão árbitros horas antes dos jogos. Se virmos isto numa de nos prejudicarem, acreditem que a ideia que se mantém até hoje tem sido de mestre. Não quero acreditar em fugas de informação e que no geral o país inteiro só sabe das nomeações no mesmo dia e na mesma hora. Era muito grave se o "Polvo" ou outro "Molusco" qualquer sabia disso antes de todos os outros.
O que é certo é que em jogos chave levamos com alguns árbitros que se houvesse cuidados ao nomear eles não eram nomeados. Mas foram e perdemos pontos que ajudaram a dar gás ao rebocador que transporta o "tal Clube" que agora é líder.
Saudações Portistas
11DruL0Vic
Felicito o gestor do "Dragão até à Morte" pelo estupendo trabalho que tem vindo a prestar ao Futebol Clube do Porto, com devoção, alto clubismo e sentido de missão. Parabéns e um forte incentivo para que não esmoreça e prolongue por muitos mais anos esta página que se tornou imprescindível para milhares de seguidores.
ResponderEliminarLamentável a perda do nosso magnífico jogador e simpática personagem, Danilo Pereira, a quem formulo votos de uma breve e total recuperação física, porque o Futebol C. do Porto, e especialmente os seus muitos admiradores, confiam e esperam por ele.
DRAGÃO, SEMPRE!
ResponderEliminarApesar do momento ser de...desconforto (ainda nada está perdido!) ficam os parabéns pela luta constante, sem tréguas e que nos serve de autêntico porto de abrigo!
Fica o meu OBRIGADO sincero por TUDO isso!!!
(pode ser que Maio ainda realize o nosso desejo: Liga e Taça!!!)
Seria merecido e NECESSÁRIO!
Boa tarde Vila Pouca
ResponderEliminarParabéns pelo Aniversário, que nunca lhe falte a vontade na defesa do FCPORTO.
O Post está brilhante, toca nos pontos essenciais, mas vivemos num Pais centralista e vermelho, onde o polvo vai ser defendido por todos...
Logo mais uma vez todos vão cantar loas ao clube do regime se este for o Campeão...
Danilo, é preciso azar, romper o tendão nesta altura que estava a voltar...
Mas aqui e como não sei o que se passou, não sou tão peremptório sobre a causa ou não de mais esta lesão...
O que sei por experiência própria é que quando um atleta tenta regressar a todo o custo á competição, o organismo volta a lesionar-se mais depressa do que o normal...
De todas as formas, e visto que a época acabou para ele, desejo de uma boa recuperação com tempo... de forma recuperar completamente...
Agora acho que todas as lesões que existiram este ano no plantel devem ser bem analisadas por quem de direito, é que são lesões a mais, principalmente em jogadores importantes, e os que não rasgaram estão a jogar pouco, caso do Brahimi..
E isto não é crucificar ninguém, nem os médicos, nem o treinador SC...
Acredito sim, que é um aspecto a melhorar para a próxima época.
Se queremos aumentar a intensidade do nosso jogo, temos de saber geri-la melhor do que foi feito esta época, caso contrário chegamos a Abril/Maio sem reservas...
P.s.: Para o fim, digo que Acredito que existe uma força maior que nos vai levar ao titulo este ano, são azares demais, são esquemas corruptos em demasia por parte da máfia do clube do regime para que não passem impunes...
Por isso é recuperar os jogadores mentalmente e faze-los Acreditar, pelos que caíram, pelos adeptos e por eles mesmos.
Abraço, Gil Lopes
Muitos parabéns e o meu (nosso) muito obrigado pela dedicação à causa portista.
ResponderEliminarEste Blog devia ser um farol para a SAD... Aqui se deviam inspirar...
Um espaço de Portismo praticado, com clarividência, assertividade e paixão.
Abraço Vila Pouca.
Parabéns a Manuel Vila Pouca pelo 11º aniversário do seu blog que se tornou essencial no universo portista no qual trava uma colossal cruzada contra o centralismo lampiânico e se revela exemplar no olhar independente e correcto para dentro do nosso Clube. Que este lugar de exemplar Portismo e o seu autor contem com muitos anos e bons. Abraço.
ResponderEliminarBoa tarde. Acho que é a primeira vez que comento mas sou leitor assíduo. Muitos parabéns pela obra que tem feito e agradecimentos pelo enorme esforço e portismo.
ResponderEliminarParabéns
ResponderEliminarArtur chaves
PS: Entretanto lesão do Danilo. O que falta acontecer? Alguém que acenda uma velinha para lesionar o Jonas piscinas e dar força ao setúbal
Parabens pelo aniversário do blog e continue porque fazem falta analises por vezes tão certeiras.
ResponderEliminarDanilo vai fazer falta mas vai voltar mais forte.
Infelizmente o campeonato parece estar perdido pois perder 6 pontos em 2 jogos e com o difícil calendário que temos pela frente não augura nada de bom.
A ver vamos. O silêncio do presidente numa hora destas diz tudo sobre as suas actuais capacidades. Só não vê quem não quer.
Vila Pouca, Parabéns pelo 11º aniversário, e um obrigado pelo extraordinário serviço público prestado ao Portismo!
ResponderEliminarQuanto ao que nos resta? Estou como o tolo no meio da ponte, mas recuso-me a desistir. E depois, se o otimista é um tolinho, o pessimista é um chato insuportavel, tento juntar-me ao clube dos realistas com esperança... Esperança porquê? Nesta Luz para o Campeonato, apenas perdemos 3 partidas (isto nos ultimos 14 campeonatos), se empatarmos no clássico, continuaremos vivos (porém, refens do Sporting), se vencermos, é para embalar, e, se perdermos ...
Curioso, porque é que nos esquecemos que vamos aos Barreiros? Sabem os 5 ultimos resultados com o Maritimo na Madeira para o Campeonato? 3 empates, e 2 derrotas, e na Luz em igual período? 1 vitória, 3 empates e 1 derrota. O que nos diz a estatística? No passado recente, as dificuldades são maiores nos Barreiros, do que propriamente na Luz...
Já o disse, e repito, o Capitão Gomes, e o Lima Pereira, lesionaram-se poucas semanas antes da Final de Viena, porém, o FC Porto sem 2 nucleares foi Campeão Europeu em 1987, isto a propósito da grave lesão do Danilo, lesão essa que poderá ter implicações desportivas, e financeiras (provavelmente já estaria "embalado" para gerar encaixe). Neste momento, importante é a recuperação do Homem, e do Atleta, porque deve ser muito duro falhar o 1º Campeonato do Mundo, e nunca se sabe se haverá outra oportunidade. Há coisas do Diabo, na temporada passada, também na recta final, o Danilo numa fase decisiva parou 3 jornadas por lesão (lesão traumática apenas), contratem o Mestre Alves que até é Portista, ou talvez o Prof Karamba, mestre na magia negra!
PT
Meu caro Vila Pouca,
ResponderEliminarAqui ficam os meus sinceros parabéns!
E o profundo agradecimento de um leitor diário.
Viva o FCP !
AM
caro DVP e Amigos:
ResponderEliminarParabéns pelo aniversário da "tasquinha".
Um abraço para a forma brilhante do seu post que aborda todos os temas que estão em causa. Penso que o FCP ao não se fazer representar na AR esteve muito bem pois aquilo foi um show off que teve protagonistas que já deveriam ter sido varridos do futebol.
DANILO - solidário com o atleta e espero que os companheiros lhe dediquem o título!
Um abraço
Parabéns Vila Pouca por mais um aniversário do seu Blogue, espaço de Portismo imprescindível para quem gosta mesmo do FC Porto e que espero seja para continuar por muito tempo. Como sabe, admiro-o desde a primeira hora, o meu amigo é um exemplo da luta que deveria ser travada por quem tem responsabilidades no FC Porto e que, vá lá saber-se porquê, há muito se demitiu dessa responsabilidade, diria mesmo obrigação. Domingo, salvo qualquer imprevisto, deslocar-me-ei ao Porto, ao Dragão, assistir ao jogo do nosso FC Porto e terei então oportunidade de o felicitar pessoalmente.
ResponderEliminarUm abraço.
Boa tarde Vila Pouca e Portistas
ResponderEliminarParabéns por este aniversario e muito obrigado pela dedicação e tempo que sempre tem investido na defesa intransigente do que é ser FCP. Mais uma vez um grato obrigado e um forte abraço.
Em relação à actualidade da equipa, podíamos realmente estar numa situação muito mais confortável, mas não passamos de bestiais a bestas para no dia 15 passarmos de bestas a bestiais, porque eu acredito, não por fezada, nem por clubite aguda, acredito porque somos melhores.
O que se passa é que temos muito poucos ganhadores na equipa, falam muito mas ganharam pouco, e como nos vamos aproximando do termo as "canetas" começam a tremer e a falta de inteligência na hora de ir para lá é flagrante ; claro que o Sérgio também faz parte do lote. Portanto é pôr o medo lá fora porque não é compatível com as cores da camisola (não gosto mesmo nada daquela camisola que eles vestiram na segunda-feira pois FCP tem que dar sempre azul e branco e deixem-se de paneleirices alaranjadas ou amareladas, só falta mesmo vir o cor de rosa).
Nós os adeptos é que nunca abandonamos portanto o staff e jogadores devem assumir se esta merda é a sério ou se vão morrer na praia, se valeu a pena andarmos a brincar aos campeões e na hora da decisão não ter tesão para acabar de vez com essa filha da putice toda que andava bem caladinha e que agora ja se houve a falar de pentas e de ferraris e da puta que os pariu a todos.
Vamos para a frente homens, no Porto em que todos nos reconhecemos ou ganha-se ou ganha-se e quem veste as camisolas são vocês portanto vamos a eles. São 6 jogos para ganhar e os adversários não interessam, o campeonato tem que ser nosso, respeitamos o adversário sempre e em toda a parte, menos nas quatro linhas caralho porque aí quem manda somos nós eles nem respirar deviam.
Um abraço a todos e especial ao Manuel Vila Pouca
Muitos anos de vida ao DAAM a referência da família Portista e
Viva o FUTEBOL CLUBE DO PORTO
Parabéns ao dono do tasco!
ResponderEliminarQue trabalho gigantesco que aqui vai... Que tenha força para mais uns anos...
Muitos parabéns pelo aniversário do blogue, que tem sido, de uma forma sistemática e assertiva, um permanente farol na defesa do FCP.
ResponderEliminarParabéns MVP pelo 11° aniversário do blog.
ResponderEliminarSubscrevo na íntegra este post.
Acho lamentável que o FCP, tendo a oportunidade de reforçar o sentimento da nação portista, acusar quem de direito e desafiar quem tem o poder de alterar alguma coisa do nosso futebol, cara a cara, não tenha aproveitado a oportunidade na AR.
As gentes do Porto, adeptos e sócios do FCP, merecem que alguém os represente, que os defenda, se possível que regresse o grande timoneiro de outrora.
Saudações Portistas,
Pedro
PS - agora Danilo! Para quando uma pontinha de sorte? É o nosso Karma?
Parabéns amigo Manuel,sempre em grande forma como este post o mostra,que continue com esta garra em defesa do nosso clube.
ResponderEliminarAs melhoras ao Danilo( O que mais nos irá acontecer? )
E deixo o melhor para o fim..sei que o Manuel não gosta que se fale destas coisas..mas para mim o Manuel Vila Pouca já merece um Dragão de ouro a muito tempo. Que seja feita justiça.
Caro DVP
ResponderEliminarMuitos parabéns pelos 11 anos do blog e acima de tudo por manter bem viva a chama do dragão. É uma lufada de ar fresco chegar ao final do dia e ler um post de tamanho amor ao clube. Sentidos parabéns.
Deixo também uma mensagem de apoio e solidariedade pelo infortúnio que aconteceu ao Danilo. A lesão é grave, afecta um jogador nuclear da equipa, numa altura essencial da época e ainda por cima falha o mundial e o fcp vê-se sem um dos principais activos para uma eventual transferência. Tenho a certeza que o Danilo voltará mais forte.
O fraco Liverpool está a espetar 3 ao city ao intervalo.....
Raoc
Muito bom artigo, abrangente.
ResponderEliminarParabéns pelo undécimo, certamente trabalhoso, mas importantissimo no apoio e agregamento nas horas dificeis, como agora e na denuncia do ganguesterismo jornalístico, politico e judicial, nascido unicamente para apoio de uma organização criminosa, disfarçada de clube, instalada num País que a bem ou a mal terá de mudar.
Parabéns ao melhor site de portistas, entre portistas e para portistas em toda a bluegosfera sem querer ferir susceptibilidades!
ResponderEliminarUm enorme abraço ao Manuel Vila Pouca, cuja pessoa tenho a honra de conhecer, e o enorme orgulho e prazer de aqui mandar uns bitaites e que me encheu (que nem o sapo!!!) de soberba quando o Manuel Vila Pouca me convidou a dizer aquilo que penso, aqui neste abençoado tasco onde figura proeminente é o brasão do FC PORTO!!!
Que se multipliquem estes 11 anos de portismo dedicado, abnegado... e já chega de dar graxa ao cágado:))
Um grande abraço, Vila Pouca.
Ah! E acredito, que com esta nova agravante do Danilo se ter lesionado sériamente que... seremos campeões!
Parabéns pelo 11º Aniversário deste blog que muito contribuiu para o Portismo. Como prenda deste aniversário vamos festejar o titulo de campeão contra tudo e contra todos. Viva o F.C. do Porto
ResponderEliminarCumprimentos desportistas
A. Martins
Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca,antes de mais muitos parabéns pelo undécimo aniversário e muito obrigado por ter criado este precioso espaço em prol do FC Porto em qualquer circunstância.
Depois no início da temporada confesso que não esperava tanto da mesma, sobretudo devido às restrições financeiras que nos limitou na formação no plantel,no entanto graças ao distinto trabalho de Sérgio Conceição,bem como dos nossos enormes jogadores a época está a correr melhor que esperava e creio que com maior ou menor dificuldade iremos reconquistar o título de campeão nacional, dado que temos capacidade suficiente para tal e dentro das quatro linhas temos sido amplamente melhores sem ajudas de padres ou meninos queridos.
Finalmente é óbvio que todos queremos um futebol português mais pacífico e credível,no entanto o polvo montado pelos lampiões não o permite como se tem visto em diversas vertentes ao longo da época, para além disso alguma comunicação social continua a prestar vassalagem aos lampiões,sem a mínima ética ou vergonha,nomeadamente o pasquim da queimada.
Abraços
Silvestre
Caro DVP,
ResponderEliminarMuitos parabéns!! Obrigado por tudo o que tem feito na defesa do nosso FC do Porto.. Muitos e bons anos..
Saudações portistas,
HMF
Muitos parabéns ao blog e ao seu autor!
ResponderEliminar11 anos de "serviço público".
Uma referência em termos de:
- Portismo LIVRE;
- Portismo RESPONSÁVEL;
- Portismo ACTIVO.
Este é O sítio agregador e inspirador por excelência.
Como muito bem segue a canção: "Muitos anos de vida!"
E já me esquecia: Concordo plenamente com o nosso "Comandante". É sem dúvida merecedor dum "Dragão de Ouro".
ResponderEliminarAinda não foi agraciado pelo Clube, talvez pelo seu espírito livre. Mas pelos seus adeptos já é como se tivesse sido. E "largos dias têm 100 anos..."
Aliás gostava de acrescentar que se este post fosse lido na íntegra na AR dava-me por contente e o FCP só ficaria a ganhar!
ResponderEliminarSaudações Portistas,
Pedro
Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca,o que se passou na assembleia da república foi uma palhaçada, pois ninguém se incomodou em questionar Luís Filipe Vieira sobre claques ilegais e violentas,bem como responsáveis pela morte de duas pessoas e ainda sobre uma cartilha baseada no ódio contra o FC Porto e sporting,ou seja nada de relevante foi abordado ou tratado, até houve demasiada diplomacia perante um vigarista e fomentador do ódio como é o caso de Luís Filipe Vieira.
Depois os lampiões não têm moral pelo seu historial em falar do ambiente no futebol português,nem para criticar Francisco J.Marques ou outro qualquer director de comunicação,pois via João Gabriel em tempos fizeram muito pior,nomeadamente em relação à arbitragem e ao bom nome do FC Porto ou de outros,tal como utilizaram a btv para desejar a morte ao Presidente Pinto da Costa e tentaram rebaixar tanto o mesmo como o FC Porto sem olhar a meios ou princípios.
Finalmente fiquei sem saber como reagir quando li a notícia acerca da lesão de Danilo,é uma infelicidade tremenda para ele e para a nossa equipa,pois Danilo é um enorme jogador que respeita as nossas cores,oxalá consigamos ser campeões nacionais e dedicar tal conquista ao Danilo, bem como o mesmo possa recuperar plenamente o mais brevemente possível.
Abraços
Silvestre
Força Vila Pouca, que nunca lhe doam os dedos e que a saúde lhe permita continuar a defender o FC Porto mais não sei quantos 11 anos.
ResponderEliminarParabéns ao blog e ao MANUEL VILA POUCA
ResponderEliminarVIVA O DRAGÃO ATÉ À MORTE
Parabéns pelo blogue, pelo trabalho espantoso e pela perseverança. Neste lodaçal que é o futebol nacional é preciso muita vontade para onze anos de luta. Saúde. João.
ResponderEliminarfelicidades MVP
ResponderEliminaruma importante voz azul neste marasmo que eh este pais.
infelizmente por mtas vezes uma unica e so voz contra tudo e contra todos que nem o proprio clube se da ao trabalho.
enqto tiver energia continue por favor.
de resto, bom, acreditar que a nossa equipa ainda tenha energias pra fazer alguma coisa.
estamos todos de olhos no titulo, mas convem ter a nocao que mais algum deslize e scp e ate mmo o braga estao mt perto, por isso convem tb ter isso em conta
la por baixo mais um circo, desta feita na assembleia (por si so ja um habitual circo)
como eh possivel a "casa da democracia" receber uma figura como LFV?
realmente vale tudo neste pais, e esse sr esta de facto acima de tudo e de todos...
nao sou mt de destinos, mas quero acreditar q haja um bom destino este ano, pq se assim nao o for ja nao sei que diga
manu365
PARABÈNS VILA POUCA, não é facil mas um portista nunca desiste!!!
ResponderEliminarUma exceção ao comentar, quando nunca mais o fiz. Mas onze anos a ter este blog, defendendo aquilo que ama, dá muito trabalho, aliado à qualidade que apresenta. Os meus sinceros parabéns pela dedicação e orgulho neste seu blog.
ResponderEliminarCarlos Moura - Lagos.
Parabéns pelo blogue e que continue com a clarividência e acutilância que o caracteriza em defesa do nosso Futebol Clube do Porto.
ResponderEliminarCumprimentos.
Jorge Rocha
Caro DVP,
ResponderEliminarUm muito obrigado pelo seu empenho e clarividência na defesa do nosso amado FCP. Se a sad/clube/ Presidente fizessem 1/3 não tínhamos chegado ao que chegamos, forte abraço e mais uma vez, MUITO OBRIGADO!
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
OS MISERÁVEIS.
ResponderEliminarOs meus parabéns pelo 11º aniversário do Dragão ate a Morte.
É caso para dizer, o que mais nos vai acontecer!!! Começam a ser lesões a mais, e nesta altura do campeonato a situação agrava-se mais quando os compromissos do FCP já não são assim tão risonhos.
Não sei se vamos ser campeões, mas, mesmo que sejamos o FCP precisa de uma lufada de ar fresco naquela SAD de mofo. O sr Pinto da Costa se gosta do FCP só tem que preparar a sua saída, já, a bem da instituição FCP. A sua idade a sua saúde já não lhe dão forças para dirigir o grande que o sr ajudou a construir. Sr Pinto da Costa pense bem no assunto e não se deixe enganar por umas barbas ou outra gente que vive a custa do sr ser presidente e fazem tudo para o sr ficar.
Muitos parabéns ao Blog e ao Sr. Vila Pouca! Espero que nunca se canse e que consiga manter essa força e esse livre pensamento por muitos mais anos!
ResponderEliminarUm forte abraço!!
Ass.:NMelo
Boas tardes caro DVP e saudações DRAGONISTAS
ResponderEliminarAs maiores felicidades para o Vila e o dragão ate a morte.
Muitos parabéns por mais este aniversário.
ResponderEliminarEste espaço é fundamental para quem é verdadeiro Portista por isso Se Manuel Vila Pouca não desista nunca.
FC PORTO para sempre e até à morte
Filipe B
Vejam o GRANDE golo do Bruno Costa no jogo dos B, contra o Varzim!!!
ResponderEliminarE, já agora, o ambiente INFERNAL q o Liverpool criou ao City à chegada...parecido com o q vamos ter na luz...teremos estofo?...
E no contexto das estatísticas, aí vai uma bela prenda para este blog, mas também para todo o Universo Portista. Vejamos, em 26 Edições Champions (neste formato com Grupos), quais foram as 10 Equipas que marcaram mais golos na Champions, naturalmente, no 10º lugar está o FC C Ronaldo, aí vai, e ORGULHEM-SE:
ResponderEliminar1º R Madrid 248 golos.
2º Barcelona 234 golos.
3º B Munique 230 golos.
4º M United 214 golos.
5º FC Porto 178 golos.
6º Juventus 178 golos.
7º Arsenal 177 golos.
8º Milão 165 golos.
9º Chelsea 156 golos.
10º C Ronaldo 120 golos.
Vale noticiar que o C Ronaldo tem mais golos na Champions , versus o Sporting que o formou (como ontem lemos/ouvimos de forma alargada), mas já não vale noticiar que Ronaldo fez mais golos na Champions do que o Benfica (alguém sabia? pois, os media tem sempre uma importante omissão a cumprir), Champions, isto nas ultimas 26 Edições neste formato!
Se o C Ronaldo caminha para ser pela 4ª vez consecutiva o melhor marcador da Champions, o FC Porto já teve numa Edição Champions com um melhor marcador, pois claro, Jardel fez 10 golos na Edição 99/00 da Champions, a par do Rivaldo do Barça, e do Raul Gonzalez do R Madrid, os 3, fizeram 10 golos cada!
Mas, é interessante continuar a observar a Champions, em 2010 surgiram na Europa dois epifenómenos, o PSG e o City, ambos suportados pela excentricidade dos "Sheik´s Mohammed´s" do Médio Oriente... E o que fizeram esses 2 clubes na Champions? O PSG nas duas ultimas edições Champions, ficaram pelos oitavos (tal como o FC Porto), o melhor que conseguiram anteriormente foi alcançar os Quartos Final, já o City, está com pé e meio fora nesta Edição, e o melhor que fizeram foi uma Meia Final com Pelligrini em 2016. Isto é, "carradas" de M€, mas não se equiparam aos Grandes Senhores da Europa, porque não tem pedigree, são meros novos ricos, e esses como sabemos são parolos, e acham que são ricos por mérito próprio...
Depois temos um Chelsea, comprado no inicio deste século pelo Russo Abramovich, e o que ganhou o Chelsea na Europa neste século? Uma Champions ganha pelo "extraordinário" Di Matteo, e uma Liga Europa ganha pelo não menos "extraordinário" Benitez, e, quantos mil M€ esbanjados para conquistar 2 Taças Europeias?
Mas, podemos também observar o rendimento desportivo de um velho Senhor da Europa, justamente o Lord Manchester United, e o que ganhou o United na Europa neste século? Uma Champions, e uma Liga Europa...
E termino, o FC Porto em pleno século XXI, justamente quando o Futebol entrou na Era da Indústria, venceu "só" 3 T Europeias, um Clube de uma pequena Cidade do Norte de Portugal (com um milhão de habitantes), é verdade, um Clube de um pequeno (em dimensões várias: geograficas, demograficas, económicas), e pobre País da Europa do Sul, ganhou 3 T Europeias, em duas palavras: NOTÁVEL e ORGULHO!
PT
A verdade é que andamos a jogar mal e não foi de agora. Já contra o Boavista e frente ao Paços as exibições foram pouco conseguidas. Também é verdade que continuamos a depender de nós mesmos. A equipa tem de se concentrar e reunir as forças, o espírito, concentrar-se totalmente porque a época está a acabar e é nesta fase que temos de dar o nosso melhor. Nada está perdido, temos duas competições para ganhar mas é preciso foco total e voltar ao que estávamos a fazer até há bem pouco tempo, onde demonstramos ser a melhor equipa em Portugal. Não sei o que se passou para a qualidade baixar tanto nos últimos jogos mas espero que as coisas se recomponham. A lesão do Danilo é um duro revês mas faça-mos das fraquezas forças, vamos lá ganhar também para lhe dedicar a vitórias!
ResponderEliminar
ResponderEliminarCaro DVP,
Acho que o Bruno Costa pode ser importante neste fim de campeonato, num meio-campo a três.. o puto é muito esperto a jogar à bola!..
Tenho um miúdo pequeno.. acho que seria importante para o portismo, o dragão até à morte em livro.. Para pequenos e graúdos; está aqui a história e as estórias dos últimos onze anos.. É só uma ideia..
Saudações portistas,
HMF
PARABÉNS , Manuel Vila Pouca .
ResponderEliminarPARABÉNS , Dragão até à morte .
Grande abraço e continuação do grande trabalho em prol,do N/ FCPORTO .
Parabens pela luta pelo Fcp.
ResponderEliminarNeste momento.do clube ninguem pode desistir e o trabalho deste blog e muito importante.
A Grande derrota deste semana foi na Terça quando perdemos oportunidade de confrontar IPDJ, Governo, Fpf e Liga na presença de Vieira e outra gente.
HMF, tive tudo preparado, para isso, desde o início até ao final da época do Paulo Fonseca. Mas guardei, não avancei e agora já não tenho paciência para continuar.
ResponderEliminarMuitos parabéns Vila Pouca.
ResponderEliminarSe fosse eu a mandar dava-lhe de bom grado o Dragão de Ouro, pelos enormes esforços desenvolvidos nestes anos todos na defesa do nosso FCP.
Abraço.
Quanto ao que se passa. Haja paciência...
Ainda tenho uma ligeira esperança de que se faça justiça...
ResponderEliminarDVP...faça uma promessa ;-)
Se formos campeões esta época, o livro avança! Se tb ganharmos a Taça, avança para a 2ª edição!!!
Eu prometo que lhe compro um!!!
Caro Vila Pouca
ResponderEliminarSó para lhe enviar um abraço de Parabéns!...e que continue a desmascarar os mafiosos do sul.
Não, nada de livros, neste momento não tenho vontade, nem tempo, já custa muito alimentar o blog...
ResponderEliminarSe querem fazer críticas, façam, mas sem insultar ninguém. Também não gosto do APC nem com chocolate e não é por isso que o desrespeito.
Também subscrevo a ideia do Vila Pouca ter direito (mais que merecido que muito marmanjo que o levou e que nem sequer pode com o azul-e-branco) ao Dragão de Ouro!
ResponderEliminarAliás, aqui entre nós, o Vila Pouca já é mais que Dragão de Ouro: é de diamante!
Parabéns e obrigado por ser a voz do povo oprimido. Em relação ao campeonato estamos mais do que lixados.
ResponderEliminarParabéns pelo aniversário do blog e pelo excelente trabalho em prol de um portismo constructivo. Para portistas como eu, que vivem no estrangeiro, este espaço é um excelente ponto de encontro e diálogo. Espero que apesar do stress, se anime a continuar por muito tempo!
ResponderEliminarViva o Porto!
Parabéns e que nunca lhe falte a vontade de escrever neste blog. Um local onde todos os portistas se sentem bem.
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca,
ResponderEliminarNão podia deixar de passar sem felicitá-lo por mais 1 ano do seu fantástico blogue. Sou seu seguidor desde 2010 e desde então todos os dias faço um clique no Dragão Até à Morte porque sei que aqui se respira Porto. Sem tangas, frases feitas ou para agradar a alguém. Como adepto ferveroso do FC Porto, um muito obrigado.
Pedro Nuno
Parabéns pelo seu blog. Um marco de rigor, sobriedade e defesa do nosso amado clube.
ResponderEliminarSobre o artigo o que dizer? Mas a minha pergunta é : não há nada a fazer?
Falta nos o Jorge Nuno que levantou as massas quando nos penhoraram....
Bom dia Caro MVP e Caros Portistas;
ResponderEliminarParabéns ao MVP e a todos os Portistas que seguem este blog e numa luta e paixão desenfreada se orgulham todos os dias de vestir a camisola do FC Porto em sua defesa. Trabalho genuíno, trabalho honesto e de punho firme do nosso caro MVP , não esquecer as crónicas do nosso Felisberto Costa, ou as estatísticas e assertividade do nosso amigo PT. Para todos os que aqui passam diariamente para fazer do nosso FC Porto um clube único e nunca esquecido como querem fazer parecer na capital. Um abraço a todos e que a luta continue porque como diz o nosso prezado Felisberto Costa: ''Espero-vos nos ALIADOS''
Contra tudo e contra todos. FC PORTO sempre!!!
JP
Bom dia,
ResponderEliminarantes de tudo e para além de (quase) tudo, os meus sinceros parabéns pelo aniversário do espaço onde, especialemente pela assertividade da crítica aos nossos, apenas vi, sempre, a defesa do nosso Futebol Clube do Porto ! Por tudo isso, a minha felicitação e um profundo agradecimento.
Sobre o tudo que é feito em liXoboa (clubes, jornais, tv's, lobby's-mil), não me pronuncio. Não é o meu país, não é a minha gente e não é a sociedade que almejo. Enquanto um sopro de vida, por mais ténue que seja, atravessar este corpo, bater-me-ei, com todas as forças, pela sua extinção, da mesma forma que durante séculos, e bem, o fizemos contra os castelhanos (nada de confusões para com galegos, bascos ou catalães).
Um abraço tripeiro deste seu fiel leitor,
Reinaldo Pelles
Muitos Parabéns caro DVP pelo extraordinário trabalho em prol do FCP que aqui vem desenvolvendo.
ResponderEliminarBom dia caríssimo DVP
ResponderEliminarParabéns pelo aniversário do DAM, a luta continua!!!
Está a ser uma semana frustrante para a NAÇÃO, Azul e Branca, mas temos competência e qualidade para dar a volta, se vamos conseguir não sei, está tudo nas " mãos " da equipa técnica e jogadores.
Este campeonato está-me a fazer lembrar o campeonato que ganhámos na longínqua época de 1985/86.
Do que me recordo, é principalmente das semelhanças de calendário, acho que foi o SCP que nos pôs na frente, e os lampiões perderam no Bessa na última jornada enquanto nos via-mos Gregos com um SC da Covilhã já despromovido e a ganhar ao intervalo 2-1... PT se puderes dar uma ajuda a malta agradece!!!
Saudações Azuis, e muita força para o caríssimo DVP, isto ainda não acabou!!!
Carlos
ResponderEliminarmuitos parabéns! onze anos de elevadíssimo nível não estão ao alcance de qualquer um ;)
abr@ço
Miguel | 92º minuto
O seu blog devia servir de consultora de gestao desportiva e nao so para a sad pena nao lerem este blog, quando o pc said espero que o Senhor candidate se, mostre se, seja mais visivel, nem è preciso ganhar, so participar abalara e muito o nosso fcp, mas digo lhe se falar como escreve sera 1000x melhor que lfp e 1000000 melhor que bdc, è a minha opiniao nada mais. Nao se substime dvp, voce nao è pequeno, voce è muito importante, muito sabio e inteligente, tem a experiencia da vida e de todo o historial do futebol portugues, nao esquece nem è hipocrita e analisa os factos como ninguem
ResponderEliminarPrezado MVP!
ResponderEliminarEmbora atrasado, endereço os meus parabéns sinceros pelo trabalho assertivo e persistente desenvolvido na defesa do nosso FC Porto!
Saudações portistas e pessoais
Bem haja!
JDM
Carlos,
ResponderEliminarEstá correto:
Temporada 1985/86:
Jornada 29, penultima Jornada (tal como neste campeonato):
Benfica 1 Sporting 2 (jogo na Luz).
V Setubal 0 FC Porto 1, golo de Futre, numa assistencia do Mlynarczyk.
Na ultima jornada, já com o FC Porto igualado ao Benfica, mas em vantagem no confronto directo, o Benfica perde no Bessa 0-1, e o Artur Semedo do já despromovido Sp da Covilhã do Vieira Nunes, bisou nas Antas, e provocou ao intervalo um silêncio ensurdecedor com esse 1-2, felizmente na 2ª parte o Gomes bisou, o Eloi marcou, e fomos Bi Campeões!
(ao intervalo dessa ultima jornada, o Benfica empatava a zero no Bessa, e era virtualmente Campeão, porque o FC Porto perdia nas Antas).
Sem esse campeonato "oferecido" pelo Sporting, não teriamos sido Campeões Europeus na temporada seguinte, isto porque, o Vice Campeão não jogava então Taça dos Campeões!
Carlos, porém, já o afirmei aqui, não podemos contar com o ovo no cu da galinha, porque ficaremos refens do Sporting Benfica da penultima jornada, e, na temporada passada, empatamos no Dragão com o Feirense, e o Benfica empatou em Alvalade, na tal jornada que poderia ser decisiva para o FC Porto. Em Maio deste ano, nova jornada literalmente igual ao campeonato passado: FC Porto Feirense, e Sporting Benfica...
Para o clássico, na minha opinião, o empate com golos, nem será um mau resultado, mas, como afirmei em cima, poderemos ficar refens do sempre instavel e irregular Sporting!
Curioso, contextos identicos, com o FC Porto a precisar de ganhar na Luz, para ser líder perto do final dos campeonatos respectivos:
14/15 com Lopetegui Benfica 0 FC Porto 0 (na ressaca de Munique).
16/17 com o NES Benfica 1 FC Porto 1.
Duas abordagens táticas conservadoras, quer de Lopetegui e do NES, fica a pergunta, qual será a abordagem do Sérgio na Luz? À Vítor Pereira, ou à NES/Lopetegui? Ou será uma "tosta mistica"?
O Sérgio Conceição em 2014/15, Treinador do Sp Braga, ganhou na Luz 2-1 ao Benfica do JJ, e eliminou-os da Taça de Portugal!
Já o prof bomboca, nunca venceu o FC Porto, porém, já eliminou o FC Porto da Taça da Liga nas GP no Dragão, como Treinador do Fátima, com o habitual bamburrio do eloquente prof, nas GP vira as costas, para não ver a GP ser batida, e a sorte nunca lhe vira as costas, nas bolas paradas defensivas, bebe uns goles de água, e não é que esse trabalho "cientifico" tem sempre resultado? Quando é que a vaca começa a azedar o leite do prof bomboca?
1 abraço,
PT
P.S. O Casillas é habitualmente feliz na Luz, aliás, já ali venceu uma Champions, e nunca perdeu naquele Estádio, nem tudo pode ser mau ... A melhor defesa do Casillas na Luz, seria um extraordinário auto golo do Indi!
PT, a eliminação com o Fátima foi em Fátima e não no Dragão.
ResponderEliminarParabéns! Este é o único blog que eu sigo. Espero que continue.
ResponderEliminarObviamente que não posso deixar passar o momento, mesmo que com algum atraso, para desejar os parabéns por mais um ano ao serviço do Portismo sem quaisquer contrapartidas.
ResponderEliminarGrande abraço e força na continuação do bom trabalho!
HMOCC