segunda-feira, 16 de abril de 2018

Ainda não ganhámos nada, mas deixamos bons sinais que queremos muito ganhar


É importante repeti-lo:
O F.C.Porto mostrou e no local próprio, a casa do seu maior rival, que é a melhor equipa do campeonato, recuperou com toda a justiça a liderança. Nos quatro clássicos, o F.C.Porto ganhou dois e empatou dois, quando ganhou, ganhou meritoriamente, quando empatou merecia bem mais. E assim, neste momento, apenas a vantagem de dois pontos para o 2º classificado, não faz justiça ao que têm sido as prestações das equipas que estão na luta pelo título. O F.C.Porto devia ter maior vantagem, não ter de olhar para os últimos quatro jogos com a atenção devida a serem jogos decisivos. Isto é, a equipa de Sérgio Conceição merecia, depois da grande vitória de ontem, encarar as jornadas que faltam sem a pressão e a responsabilidade de não poder facilitar, nem relaxar. Mas as coisas são o que são, é preciso deixar de lado a euforia que uma vitória na Luz sempre proporciona e voltar à concentração exigida, porque ainda não ganhámos nada... embora tenhamos deixado bons sinais que queremos muito ganhar.

Mas o jogo de ontem mostrou outras facetas importantes, por exemplo, que no futebol tudo muda muito rapidamente, não há verdades absolutas. Depois de ter perdido os dois últimos jogos fora de casa e a liderança que chegou a ser confortável - cinco pontos à maior -, numa altura decisiva, colocava-se, legitimamente, a questão: será que o F.C.Porto, com um plantel sem jogadores habituados a conquistar títulos no campeonato português, em casa do tetracampeão, com vários campeões e habituados a estes jogos, perante um estádio esmagadoramente hostil e um adversário que podia jogar para dois resultados, vitória e empate, sendo que a vitória o deixava com o título à vista, ia mostrar estofo, dar provas que é mentalmente forte, o que o abanou não o prostrou? Será que na chamada hora H, o F.C.Porto ia  voltar a ser uma equipa personalizada, recuperar o tal SER PORTO que fazia a diferença e que durante grande parte da época pareceu recuperado, mas que ultimamente fez muita gente ter dúvidas? As respostas às perguntas, após o jogo de ontem, só podem ser positivas e conclusão é, sim, esse Porto está de volta. E sim, nós podemos. A forma como o jogo acabou - o grande golo de Herrera apenas foi o corolário da vontade de ganhar e sair da Luz com os três pontos, que em particular na segunda-parte a equipa azul e branca demonstrou -, deixa indícios claros que aquele Porto que durante parte da época foi uma equipa com muitas virtudes e que vencia naturalmente, está aí. Mérito indiscutível do treinador, méritos dos jogadores que perceberam a mensagem e no campo foram capazes de a interpretar com atitude, qualidade e audácia, lutando pela vitória e acreditando até ao fim.

Na vitória de ontem, apesar de ser importante realçar o trabalho colectivo, a audácia do treinador que não se encolheu, nem teve medo, arriscou e fez tudo para vencer, o facto de ser Hector Miguel Herrera a fazer o golo decisivo, deixa-me muito feliz. E deixa-me muito feliz, porque se é verdade que o mexicano às vezes tira do sério o mais pacato dos adeptos, também é verdade que o capitão sempre foi um exemplo de profissionalismo, alguém orgulhoso em representar o F.C.Porto e que tem, não restem dúvidas, grandes qualidades como jogador. E quando é assim, se criticar é legítimo, faltar ao respeito e abandalhar um dos nossos, como aconteceu imensas vezes, é muito feio.

Se Herrera mereceu ser feliz, outro jogador que passou mal no F.C.Porto, Moussa Marega, mostrou a importância que tem no conjunto de Sérgio Conceição. Com o maliano o F.C.Porto ganha uma profundidade e uma agressividade atacante que não tem sem ele, mesmo em momentos de aperto há sempre uma solução: meter na frente, está lá o Marega para fazer a equipa recuperar, levantar a cabeça, subir no terreno. E como para além disso, Marega é o melhor marcador do F.C.Porto no campeonato, está claramente demonstrada a sua importância na equipa azul e branca. Há um Dragão com Marega e há outro sem ele. Quem se atreveria a dizer há uns meses atrás? E esse também é um dos encantos do futebol, nunca devemos fazer juízos definitivos.

Tiraram-lhes os bombos e os megafones, mas não lhes tiraram a voz, a alma e a paixão.
Ontem, mais uma vez - tem sido uma constante -, os adeptos do F.C.Porto, para além de um comportamento que não regista nada de criticável, pegaram na sua equipa ao colo ainda no Dragão, pousaram-na no hotel, voltaram a pegar nela na Luz, só a largaram e deixaram de apoiar após ter conquistado os três pontos e reassumido a liderança. Não sabemos o que vai acontecer até ao final da época e nunca fomos de deitar foguetes antes da festa, mas aconteça o que acontecer, já podemos concluir que os adeptos do F.C.Porto já merecem os parabéns, já são campeões.

Depois do que aconteceu ontem no final do Benfica vs F.C.Porto - apenas seis polícias feridos -, este senhor, Augusto Baganha, incapaz de tomar decisões contra tantas práticas fora-da-lei, com origem na Luz, mas que nunca tiveram consequências por inacção do organismo de que é responsável, ainda não pediu a demissão de presidente do IPDJ?

23 comentários:

  1. Um guião que não imaginava nos melhores sonhos. Vou escrever porque ainda parece mentira: ganhar no habitat do Polvo, no último minuto. Ali, na baliza mesmo à nossa frente. Houve qualquer coisa de kármico e até de épico; neste sentido fez lembrar um dos meus primeiros jogos na luz em que vencemos 3-2 com os 3 golos também "naquela" baliza e na 2a parte.
    Mais importante, gerir as emoções e que isto sirva de embalo para a próxima batalha ser outro passo a encurtar a distância para o TÍTULO!

    ResponderEliminar
  2. Silvestre
    Boa noite Vila Pouca, concordo consigo o FC Porto em condições normais poderia estar mais fortalecido e sereno na liderança do campeonato nacional,contudo as intermitentes prestações diante do Paços de Ferreira e Belenenses, bem como as diversas habilidosas arbitragens de padres condicionaram o percurso do FC Porto, contudo acredito tanto no trabalho como no valor dos jogadores e de Sérgio Conceição que podem tornar possível com maior ou menor dificuldade a reconquista do título de campeão nacional.

    Depois não tenho dúvidas que tanto Herrera como Marega são exemplares profissionais,tal como jogadores de enorme qualidade e importância na engrenagem da nossa equipa,por isso fiquei igualmente muito satisfeito por sido Herrera a marcar o golo de ontem e por verificar o regresso de Marega aos relvados.

    Finalmente foi de louvar o apoio dado ao FC Porto no galinheiro pelo imenso mar azul que rodeou a equipa,apesar dos constrangimentos impostos por gente sem escrúpulos, ética ou vergonha,por outro lado é lamentável o silêncio do pateta Secretario de Estado do Desporto João Paulo Rebelo e do invisível presidente do IPDJ Augusto Baganha depois dos actos selvagens ocorridos ontem em que ficaram feridos seis agentes policiais, enfim parece que o crime ou a violência gratuita nesta república das bananas não é propriamente um problema tendo em consideração o emblema envolvido.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  3. Que vitória ontem malta! Ainda estou em êxtase! Mas há que ter noção de que estamos muito perto de sermos felizes e na Quarta temos outra grande batalha contra uma grande equipa no seu estádio que vai jogar tudo o que tem contra nós. Agora temos de refrear euforias porque tal como o nosso treinador disse ontem, ainda nada ganhamos e portanto temos de meter todas as nossas atenções nos próximos jogos porque as armadilhas vão aparecer e vão fazer tudo para nos abanar. Vamos com tudo!

    Força Porto!
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  4. Em relação ao Herrera já me penitenciei por várias vezes aqui. Não o escondo, tirou-me do sério vezes sem conta com aquelas perdas de bola infantis, mas nunca lhe apontei falta de empenho nem de profissionalismo. Aliás é o jogador que mais trabalha nesta equipa.
    Em relação ao Marega, tornou-se um imprescindível. Mas sejamos sérios, este esquema de jogo também o favorece e por isso o seu rendimento também tem muito de Sérgio Conceição.
    Não podemos nem devemos esquecer outra figura do jogo de ontem, se calhar tão importante como os outros dois. O seu nome é Iker Casillas.

    ResponderEliminar
  5. Depois do galinheiro, estarei também em Alvalade a apoiar a equipa. Desta vez vou com mais crença depois do que vi ontem.

    É absolutamente ridículo mas expectável, a cara de desolação e as olheiras de quase todos os comentadores, de todas as televisões deste regime fascista.
    Que gente esta. O Pedrinho Henriques ainda não deve ter largado a aspirina. Hoje ficou de cama o lampião aziado.

    ResponderEliminar
  6. Silvestre, pelo menos os srs ministros ontem tiveram vergonha e não se sentaram ao lado de um dos maiores vigaristas da História de Portugal. Só por isso já ficou mais respirável o ar daquele antro de megalomania e maluqueira colectiva. Portugal está mesmo bem representado naquele estádio. Tudo fachada, um folclore pimba do mais rasca que há no mundo; espremido dá zero.

    Quanto à transmissão do jogo e repetições da mesma, só mesmo em Portugal... Absolutamente terceiro mundista. Coisa única no mundo civilizado. Isso e as claques que não são claques. O país assobia, mas pelo menos há polícias feridos. Espero que sirva para alguma coisa.
    Viva a corrupção vermelha, defendida em tudo o que é televisão do regime por deputados e prostitutos (mais ou menos a mesma "arte").

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sentou se o Fernandinho Santos! O engenheiro do penta....

      Eliminar
  7. "É um lance dúbio", diz ao Expresso o ex-árbitro Duarte Gomes. "Teoricamente, na televisão pode ser visto como um lance faltoso. No entanto, há dúvidas sobre a intensidade do contacto entre Ricardo e Zivkovic."

    Duarte Gomes dá o benefício da dúvida ao árbitro do jogo, Artur Soares Dias, E fá-lo porque durante todo o desafio o juiz da partida comportou-se de forma idêntica, ou seja, foi coerente. "A diferença é que aquele lance foi dentro da área”, realça Duarte Gomes.

    "Se Artur Soares Dias, por outro lado, tivesse optado por marcar penálti, eu também aceitava", prossegue. "É um lance muito cinzento e há fatores que podem ser vistos para punir o jogador que carrega, mas também há o aproveitamento do outro jogador", conclui.

    SE ESTE MENTIROSO APARECER NA CIDADE DO PORTO TEM QUE LEVAR UMA CARGA DE PORRADA!! MAS COMO E QUE ESTE TIPO DIZ UMA COISA DESTAS?????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o lance sobre o Marega? Ninguém comenta nas televisões.

      Eliminar
  8. Caro DVP,

    Nada está ganho e não podemos baixar a guarda. Tradicionalmente temos muitas dificuldades perante equipas que se fecham na área. Há pelo menos 3 equipas que vamos defrontar nessas situações e no caso do Marítimo há também qualidade nos avançados. Ainda assim estamos numa posição invejável e com qual eu não sonharia há bem pouco tempo.

    Agora, foco na taça e siga.

    Vamos Porto.

    Raoc

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Sr. DVP
    Alguém que me ajude, urgente. Até pode ser um psiquiatra.
    Não consigo parar de olhar para o Setúbal e vejo o Bayern.
    Penso no Marítimo e vejo o Real Madrid
    Penso no Feirense e vejo o Liverpool.
    Estou a ficar doido.
    Acreditem, estou cheio de medo. Sou a pessoa mais pessimista a face da terra.
    Será normal?
    Cumprimentos
    Bruno Moutinho Guedes - 23657

    ResponderEliminar
  10. Caro DVP e Amigos;
    Concordo com o que escreveu. Demonstrámos maturidade q.b. num jogo muito exigente.
    Sempre considerei o Herrera um elemento importante da nossa equipa e normalmente é o que mais corre e mais luta.
    A imprensa lisboeta está sem fala, entupida, mas nunca irá desarmar.
    Vamos ter de contar com mais armadilhas e denúncias anónimas.
    Parece que o secretário de estado do desporto disse que esta lei das claques não tem capacidade de resposta e que irá ser remodelada. Os vermelhos vão levar a sua avante e nunca se irão legalizar.Não sei o que espera a administração do FCP para reagir junto do governo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. OS MISERÁVEIS.
    Com imagens manipuladas aquele Polvo Vermelho quer mandar areia para os olhos dos incautos. Todos nós sabemos como é que aquele Tribo troglodita funciona. São manipuladores em tudo, até os comentadores rastejantes desta raça troglodita nos canais de TV não deixam falar os outros comentadores. é táctica que o mercenário Janela dá.
    O DUDU é um parasita que trabalha a recibo verde em canais de TV que o Polvo lhe arranja.
    Amanhã temos que dar tudo para se ir à final da Taça. É importante muita concentração e luta, porque ainda não sabemos quem vai ser o padre anti/porto que vai arbitrar o jogo...

    ResponderEliminar
  12. Aquela correia de transmissão vermelha que é a SIC ontem no telejornal nem fez referência ao jogo do galinheiro. Nem disfarçam. Já enviei um mail para lá a demonstrar a sua parcialidade. É esta a CS que temos. Uns sabujos.

    ResponderEliminar
  13. Dá pena ver o Serrão 'defender' o FCP... E é portista, imaginem se não fosse...

    Dois singelos exemplos:
    - Concorda que o Soares deveria ter levado amarelo por ter feito não sei o quê a um gajo de vermelho, IGNORANDO por completo que nessa jogado o Pizzi crava os pitons nas costas do Brahimi;

    - Pior ainda: vai na conversa de que o SOliveira também deveria ter levado amarelo (e consequente vermelho) no lance em que o Filipe faz falta sobre o o Rafa.

    Proponho que se faça um peditório para angariar uma verba igual à que o Serrão usufrui na TVI, para que ele possa prescindir desse tacho e não nos envergonha em direto na TV.

    ResponderEliminar
  14. Silvestre

    Soren, concordo consigo ainda bem que os nossos governantes tiveram o bom senso de não se sentarem ao lado de um maiores caloteiros à banca, bem de alguém que promove o ódio através de uma estúpida cartilha e apoia uma claque ilegal, violenta e assassina, sem grandes incómodos.

    Depois apesar do papel pateta do Secretário de Estado do Desporto João Paulo Rebelo e o invisível presidente do IPDJ Augusto Baganha que têm fechado os olhos ao que passa ou se passou em redor da claque No Name Boys, o principal responsável pelo atual estado de impunidade de tal claque e emblema querido é o Sr. Primeiro-ministro António Costa que até já tem as mãos sujas de sangue pela morte de um adepto, mas nem assim os lampiões deixam de viver à margem da lei e cada vez mais parece factual que existem portugueses de primeira e outros de segunda.
    Finalmente oxalá o FC Porto esteja atento e levante a sua voz contra tais factos, pois os mesmos estão a manchar a credibilidade do futebol português e a afastar pessoas dos recintos desportivos.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  15. Ele há pessoas que se expressam melhor a escrever, tal como também acontece o inverso, porque falo nisto? Muitas vezes aqui critico a Opinião do Pedro Marques Lopes na Bolha, mas, inversamente, tenho de o reconhecer televisivamente dá show de bola, como ontem todos vimos e ouvimos na SIC, enxovalhou com classe o ex Vice Silva, esse imbecil fica completamente manietado e encurralado, com a extraordinária capacidade argumentativa do PML, o Miguel Guedes, e o PML são sem duvida os nossos melhores representantes nos paineis desportivos!

    E porque não criarmos uma petição pública ao Portismo? Pedro Marques Lopes no Dia Seguinte como representante residente do FC Porto!

    PT

    P.S. Até o "rapagão" que entrega a carta a Garcia, esse chega-rebos do vice Silva, fica inibido e ainda mais baixinho!

    ResponderEliminar
  16. Hoje a Bolha alimenta a esperança numa reviravolta na liderança: "Campeonato já teve 10 reviravoltas, a 4 jornadas do fim..."

    Isto é, em 83 campeonatos disputados em Portugal, em 12% deles, surgiram alterações na liderança nas 4 jornadas finais. Sem ter lido aquele trabalho, identifico o FC Porto protagonista em 7 Campeonatos, com alterações na liderança, na reta final ou nas derradeiras 4 jornadas. FC Porto, protagonista pela positiva (ganhou Campeonatos), ou pela negativa (perdeu a liderança, e o campeonato), vou elencá-los:

    1956/57 O Porto de Fávio Costa, era líder isolado a 4 jornada do fim, mas o Benfica será Campeão!
    1958/59 O Benfica liderava a 4 jornadas do fim, mas o FC Porto de Guttmann será Campeão!
    1968/69 O FC Porto de Pedroto, liderava a 4 jornadas do fim, e o Benfica será Campeão!
    1979/80 O FC Porto de Pedroto, liderava a 4 jornadas do fim, e o Sporting será Campeão!
    1985/86 O Benfica era líder isolado a 4 jornadas do fim, e o FC Porto de Artur Jorge será Campeão!
    1992/93 O Benfica era líder isolado a 4 jornadas do fim, e o FC Porto de Carlos Alberto Silva será Campeão!
    2012/13 O Benfica era líder a 4 jornadas do fim, e o FC Porto de Vítor Pereira será Campeão!

    Balanço, o FC Porto já ganhou 5 campeonatos, ultrapassando o então líder nas 4 jornadas finais, assim como, já perdeu 2 campeonatos, sendo ultrapassado nas 4 jornadas finais!

    José Maria Pedroto que "inventou" a expressão "estofo de campeão", curiosamente, perde duas lideranças, e dois campeonatos no FC Porto, na recta final dos campeonatos respectivos, 1969 e 1980!

    Recordo que vamos a Guimaraes, na derradeira e ultima jornada, e, em 83 campeonatos disputados em Portugal, só uma unica vez, uma Equipa entra na ultima jornada na liderança, e perde o campeonato nessa derradeira jornada. Aconteceu na temporada 1954/55, o Belenenses era líder isolado na ultima jornada desse campeonato, joga nessa mesma jornada no Restelo com o Sporting, precisa de ganhar para ser Campeão, vencia a 4 minutos do fim, porém, o Sporting empata aos 86 minutos, e entrega esse campeonato ao seu eterno rival Benfica, no minimo, dramático para o histórico Belém!

    O que revela aquele campeonato perdido de forma inusitada pelo Belem? Há uma fortissima tendencia, de quem entra líder na ultima jornada é Campeão, uma probabilidade a rondar os 99%!

    Portanto, se chegarmos a Guimaraes na liderança, a probabilidade de sermos Campeões é muito grande!

    Creio que os 3 Grandes irão superar todos os 80 pontos, nunca tal sucedeu em campeonatos com 34 jornadas, e com a vitória a valer 3 pontos!

    Possibilidade meramente académica, para as 4 ultimas jornadas, o FC Porto vence 2 jogos, empata 1, e perde outro, faria 7 pontos, e terminaria com 83 pontos. Benfica vence 3 jogos, e perde 1, faria 9 pontos, e terminaria com 83 pontos. O Sporting vence nas 4 jornadas finais, faria 12 pontos, e terminaria também com 83 pontos. Portanto, terminariam os 3 Grandes em igualdade pontual, todos com 83 pontos, e, o FC Porto seria sempre Campeão, o Sporting Vice, e o Benfica no 3º lugar!

    PT

    ResponderEliminar

  17. Feliz pela vitoria na luz,mas cuidado, nada está ganho.

    Muita atenção, e entrega máxima.

    Para mim a prioridade é o campeonato.
    Assim dada a falta de alternativa a Herrera e Marega, pensaria em poupa-los amanha, sobretudo Herrera.

    Ainda sobre Herrera, num momento fantástico para ele, o golo, ele que e um mal amado, poderia ter feito enfoque no seu nome ao festejar o golo, mas mão mostrou o símbolo do FCP. De grande Homem!

    ResponderEliminar
  18. (Com atraso).
    Nao vi o jogo, e fiquei estasiado com a vitoria. Estava pouco crente, e SC mais uma vez surpreendeu-me pela positiva (na segunda parte).
    Arbitragem com tomates de ferro do ASD, que deve ser o único que os tem na arbitragem tuga.

    Mas e temos de reconhecer, a maquina do regime esta muito muito muito forte. A protecção ao RV e à equipa, o distrair do falhanço que tiveram foi imediato, e aquela vergonha dos adeptos do regime serviu como distracção (e sao sempre eles, sempre). E diga-se, que ninguem diz, os SD sao hoje um exemplo europeu de qualidade, respeito e correcção entre as claques, e problemas no dragão sao 0 seja qual for o jogo (excepto se vier lixo de fora).

    A equipa esta unidada e marega é (viuse e comprovou-se) peca crucial neste modelo (e nao ha outro...).

    O presidente agora so fala quando esta por cima (uma pena).

    E que não restem duvidas: so importa o campeonato, SO! Descance quem for preciso Amanha. nada mais importa.

    ResponderEliminar
  19. "Balanço, o FC Porto já ganhou 5 campeonatos, ultrapassando o então líder nas 4 jornadas finais, assim como, já perdeu 2 campeonatos, sendo ultrapassado nas 4 jornadas finais!"

    Rectificação ao que em cima digitei: Balanço, o FC Porto já ganhou 4 campeonatos (1959, 1986, 1993 e 2013), ultrapassando o então líder nas 4 jornadas finais, assim como, já perdeu 3 campeonatos (1957, 1969 e 1980), sendo ultrapassado nas 4 jornadas finais!

    Definitivamente, a Matemática e o Português continuam a ser a "ovelha negra" do ensino em Portugal, eu, que o diga...

    PT

    ResponderEliminar
  20. Boa crónica de MST. Sobre Herrera mais vale tarde do que nunca. Pedro Marques Lopes ontem foi um gigante no Dia Seguinte, reduzindo a nada os seus companheiros de painel, destruindo as mentiras e falácias a que habitualmente recorrem. Ao contrário, Serrão esteve ao pobre nível do costume que acaba por resultar em prejuízo do Porto...

    ResponderEliminar