quinta-feira, 26 de abril de 2018
Bem pregam os Frei Tomás da nossa praça...
O jornalismo e a democracia, no editorial de Vítor Serpa.
Como disse no e-mail que lhe enviei, qualquer um subscreverá, sem hesitações, o editorial do director, entre aspas, da Bola, que podem ler clicando da foto ao lado. O problema é que no caso concreto, como os exemplos que se seguem mostram bem, na prática a letra não bate com a careta. E assim, o editorial não passa de conversa fiada, olhem para o que digo, não olhem para o que faço.
Um presidente está calado, mas os outros falam muito, conclusão, todos são iguais e só fazem ruído desnecessário.
Um responsável de comunicação apresenta factos verdadeiros e outro denúncias anónimas, conclusão, são os dois muito mauzinhos, têm demasiado protagonismo, só querem criar um clima de ódio, pior, agem assim para desviar atenções.
Um árbitro errou contra determinado clube - SLB -, não pode ser, o Conselho de Arbitragem tem de dar explicações, mas se errar contra outro - F.C.Porto -, aí, deixem os árbitros em paz, errar é humano, coitados dos árbitros.
Um clube - F.C.Porto - quando dominava o futebol português, fazia umas gracinhas nas provas europeias. O outro - SLB - domina, mas nas provas europeias faz seis jogos, seis derrotas, um golo marcado e quatorze sofridos. O ex-dominador era atacado por todos os lados, acusado de tudo, o outro que domina agora, mesmo com tantas evidências, não se pode tocar nem com uma luva de pelica.
Os Apitos, foram e continuam a ser usados e abusados, servem constantemente de arma de arremesso contra o F.C.Porto, mesmo já estando totalmente ultrapassados - com o F.C.Porto e o seu líder totalmente ilibados na justiça desportiva e civil. Mas agora, quando está à vista o maior escândalo do futebol português, há um silêncio e um branqueamento quase absoluto. Enquanto no passado se acusava com ligeireza, nem se esperava pelas decisões da justiça e esta era boa ou má, consoante acusava ou ilibava o F.C.Porto, agora atacam-se e criticam-se aqueles que já têm juízos definitivos.
São alguns exemplos, podia dar centenas - estão por aí, é só pesquisar -, sobre práticas do jornal A Bola que mostram claramente que o panfleto da queimada não é isento, equilibrado, equidistante, trata factos semelhantes da mesma maneira. Mostram que nunca o pasquim da queimada esteve tão de cócoras, capturado e ao serviço do Benfica, como nos últimos anos. E assim, bem eles podem pregar sobre a essência do bom jornalismo, que a prática demonstra claramente que apenas são comerciantes de papel, cujo raciocínio é simples:
O SLB é o maior clube português, tem, dizem eles, seis milhões de adeptos, logo são os clientes alvo, agradar-lhes é a prioridade do jornal. Não admira que depois se fabriquem Eusébios com a maior das facilidades ou faz-se tudo, mesmo tudo - desde pisar o rigor, isenção, ética e deontologia -, para que o público alvo ande feliz, compre o pasquim. Por exemplo, o futebol português está cada vez pior no ranking da UEFA? Que importa? Desde que o SLB ganhe...
A defesa da cartilha pelo cartilheiro Bagão Félix. Ele pensa que comemos gelados com a testa.
É óbvio, natural e legítimo que em casos específicos, em nome da informação correcta e da verdade que deve ser transmitida a leitores, ouvintes ou telespectadores, um clube, seja ele qual for, esclareça os seus comentadores ou colunistas. Nestas circunstâncias a ser cartilha, seria uma cartilha benigna, que visaria esclarecer para evitar especulações, deturpações, que a mentira propagasse. Mas não é isso que se passa com a cartilha do Janela. Não, a cartilha de que se fala, é maligna, é mais um instrumento do Benfica para confundir, intimidar, coagir, criar problemas aos adversários, árbitros e a todos os que têm influência no futebol, como se tem visto e que as denúncias anónimas são apenas a cereja no topo do bolo - a última vítima de denúncia anónima é o guarda-redes do Marítimo. Lá está bem escarrapachada no site do panfleto da queimada, com número e tudo e é mais um exemplo do tal jornalismo credível que fala Serpa. E quando os comentadores afectos ao Benfica, muitas vezes em simultâneo, falam ou escrevem, por exemplo, sobre os trezentos e não sei quantos dias sem ser marcado um penalty contra o F.C.Porto, colocam tabelas com o números de árbitros da AFP que arbitraram o Benfica, isso é apenas a constatação de uma evidência, sem nenhuma segunda intenção? É claro que não. Faz parte de uma estratégia consertada e com origem bem definida para perturbar e pressionar, na expectativa de colher dividendos. E não há dúvidas, nos últimos eles estão à vista.
Já a tomada de poder, para além de ser óbvia - só não vê quem é cego ou anda distraído -, só foi atenuada com o chamado caso dos e-mails. Caso contrário estaríamos entregues a pires, piriquitos, pavões, adões e afins, sim porque o 1º ministro Vieira é extraordinário e agora o Benfica manda mesmo.
A importância do 25 de Abril no desporto português.
Quando se escreve sobre a importância da Revolução de Abril no desporto português, é natural que se fale sobre o ouro olímpico de Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro ou Nélsón Évora, a conquista do Euro 2016 pela selecção portuguesa de futebol. Mas quando se omitem os sucessos do F.C.Porto - uma Taça dos Campeões Europeus e particularmente uma Champions, são exemplos de feitos estrondosos e que só por má-fé podem ser ignorados quando se fala no desporto do pós-25 de Abril -, clube da 2ª cidade de um país pequeno, pobre e descaradamente centralista, está tudo dito sobre quem escreveu. Se disser que foi o freteiro com calo no cu como o macaco, Delgado, a reacção só pode ser, eu vi logo...
Não são uma surpresa as omissões deste vendilhão em relação às coisas boas conseguidas pelo F.C.Porto, mas são mais uma acha para a fogueira de práticas que não têm nada a ver com as teorias apregoadas.
Nota final:
- Senhor Pedro Azevedo, como responsável pelo desporto da Renascença, é capaz de nos explicar porque a Bola-Branca ignora a notícia da Revista Sábado sobre o powerpoint de Domingos Soares Oliveira e hoje abre com a notícia da Bola sobre a denúncia anónima envolvendo o F.C.Porto e o guarda-redes do Marítimo?
Não acha, senhor Pedro Azevedo, que estes casos que se têm multiplicado de dois pesos e duas medidas, não abonam nada a uma informação que se pretende isenta, equilibrada e séria num orgão de comunicação social com as responsabilidades da Emissora Católica?
Vá lá, faça um esforço, seja líder e acabe com estas poucas vergonhas.




Engraçada a narrativa do papanicolau : "Há 380 dias que não é assinalada uma GP contra o FC Porto..."
ResponderEliminarÓ Papanicolau, mas está longe, muito longe daquele contador que nos dizia que em 762 dias apenas tinha sido assinalada uma única grande penalidade contra o Benfica, quando ganhava por 5-0 na Luz ao Braga, e GP essa já marcada no período de descontos, isto quando o Ferrari de Monte Gordo, levou o contador a zero!
Papanicolau, e quantas GP foram assinaladas contra o Benfica neste campeonato? Apenas uma, novamente em tempo de descontos em Guimaraes, e quando o Benfica vencia por confortavel 3-1...
Papanicolau, e pergunto, qual a Equipa com mais golos marcados neste campeonato? Qual a Equipa que mais ataca, e mais remata neste campeonato? Qual a Equipa que mais tempo permanece na area adversária? Naturalmente, a estatística diz que é o FC Porto...
Papanicolau, agora vamos inverter a coisa, de quantas GP beneficiou o FC Porto em 31 jornadas neste campeonato? Apenas 5, já o Benfica irregular, instavel, inconstante, mesmo penoso na 1ª volta, já beneficiou de 10 GP neste campeonato, "só" o dobro das que beneficiou o FC Porto, o melhor ataque neste campeonato...
O PML ou o Miguel Herrera Tavares nas suas Colunas na Bolha, podem e devem ripostar esta narrativa rebuscada do papanicolau "coninhas", e justamente com estes registos que em cima deixei!
Vila Pouca, sobre o Delgado, só acrescentaria, pobre despeito, porque afinal, sentem-se sempre agredidos aqueles que nos invejam ...
(O "baninho" hoje também esteve bem ...)
PT
Aí está a denuncia anonima... já cá faltava.
ResponderEliminarPassamos para a frente e cá vem a história do costume... só mesmo neste país tal é possível, fazem a denuncia hoje e passado umas horas já esta na c.social!
Este jogo na Madeira vai representar a vitória no campeonato, disso não tenho dúvidas e cuidado muito cuidado porque até se vão matar para nos ganharem, é só ver as declarações do presidente do Maritimo e estas histórias que vêm para meter mais pressão na equipa!
Vai ser o jogo do titulo, que a equipa dê uma resposta á altura a esta corja vermelha e nos faça campeões!!
Como estou farto da hipocrisia quando os benfiquista falam em claques,
ResponderEliminarfiz um apanhado do ultimos mails do benfica com referencias a claques.
Exemplo: as claques tinham um intermediario:
https://image.ibb.co/hkczDc/19.png
O resto dos emails (screens):
https://ibb.co/eGYjeH
https://ibb.co/c5b4eH
https://ibb.co/c4qmtc
https://ibb.co/efCAKH
https://ibb.co/kqo6tc
https://ibb.co/n5zCYc
https://ibb.co/hf8T6x
https://ibb.co/iwSAKH
https://ibb.co/gKJT6x
https://ibb.co/bz5VKH
https://ibb.co/jnXzDc
https://ibb.co/dspPeH
https://ibb.co/neNAKH
https://ibb.co/nztT6x
https://ibb.co/bXMsYc
https://ibb.co/hwe1Rx
https://ibb.co/gP1sYc
https://ibb.co/nQ3vmx
https://ibb.co/hOM4eH
https://ibb.co/mNnczH
https://ibb.co/kS0amx
https://ibb.co/iVhXYc
https://ibb.co/hvo6tc
https://ibb.co/gcnXYc
https://ibb.co/cFdvmx
https://ibb.co/bC8vmx
SempreAnonimo.
Eu já enviei um e-mail à RR e criticar fortemente o programa. Vamos todos fazer o mesmo.
ResponderEliminarSão mesmo nojentos e sem vergonha, triste país este.
A bola branca mete nojo.ja so na tsf ou na radio 5 consigo ouvir futebol. Mas ja nao oico radio renascenca desde sempre. Nao fazem falta. A classe jornalista é a mais fraca que temos hoje em dia. Por isso, todas as outras sao o regabofe que sao: justica, etc. Nao tem quem lhes puxe as orelhas. Uma classe de jeito e teriam tipos nos jornas generalistas, a colocar estes merdosos da bola e record no seu lugar. Mas a classe nao se autoregula e os do publico, expresso, etc ainda sao piores. Corja.
EliminarSilvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca,o lamaçal nojento que rodeia o futebol português é obra de Luís Filipe Vieira e companhia via cartilhas baseadas no ódio,denúncias anónimas sem nexo, manobras obscuras para condicionar a competição, meninos queridos ou padres, toupeiras e uma claque ilegal, violenta e assassina, tudo o resto são cantigas de embalar.
Depois os jornalistas vendidos e prostitutos sob a tutela de Carlos Janela efectuam a propaganda em prol dos lampiões,sem a mínima ética ou vergonha,por isso não estranho as opiniões de Jose Manuel Delgado,as opções de Pedro Azevedo e de outros.
Finalmente a comparação entre os lampiões e o FC Porto é um disparate sem qualquer fundamento,pois é conhecido quem está a ser investigado por currupção,compra de jogos e tráfico de influências, enfim os lampiões sob a tutela de Luís Filipe Vieira são um bando de criminosos e Bagão Félix é um pateta sem a mínima seriedade,como tal a sua palavra não vale um cêntimo.
Abraços
Silvestre
Boa noite portistas,
ResponderEliminarÉ impressionante como diversos órgãos de comunicação social se colocam de cócoras para agradar ao benfica e aos seus adeptos apenas para as audiências. Hoje em dia o jornalismo desportivo está mais que morto. Alguém acredita mesmo nestas denúncias anónimas? Por amor de deus. Se forem ao site d'A Bola vêm a notícia da denúncia anónima nos tópicos principais e se abrirem a notícia, por baixo vem lá o desmentido do GR do marítimo que nem português sabe falar. Mas que interessa o desmentido se o que importa é pisar, achincalhar e meter pressão nos jogadores do marítimo? Isto mete-me nojo e o problema é que ninguém mete mão nisto. Que é feito da ERC? Que é feito do sindicato dos jornalistas? Só serve quando atacam os jornalistas mas não mete ordem na casa? Que é feito do sindicato dos jogadores? Não diz nada?
Fosse isto no tempo do "velho" Pinto da Costa e iam ver como é que elas mordiam. Podiam atacar 3 vezes pior que nós respondíamos sem apelo nem agravo onde deve ser. No domingo venham eles!
Pedro Nuno
A CORJA
ResponderEliminarEste Polvo cai no ridículo, criou o gabinete da denuncia anónima em parceria com os pasquins a bola e record e outros órgãos de comunicação social da mentira mandando areia para os olhos dos incautos, não são sérios, não dão a cara são a mentira o crime. Estas criaturas, estes extra terrestres, são a vergonha do futebol, do país, é gente perigosa em qualquer parte do mundo, desde do pé rapado ao catedrático universitário todos têm o mesmo ADN. Não estou a inventar nada, está nos olhos de todos, lêem a mesma cartilha feita por um mercenário com assinatura do chefe vale azevedo 2. Muitas das vezes chego ao vómito quando ouço por esses canais de TV aquela conversa de comentadores vermelhos com desculpas e insinuações vigaristas, conversas esfarrapadas e o truque de interromper os outros para passar o tempo.
Caros Portistas,
ResponderEliminarA estratégia do desespero dos corruptos encornados agora é dizer que todos fazem o mesmo, e que é tudo farinha do mesmo saco para desvalorizar a gravidade de tudo o que eles fazem e fizeram, TODOS TEMOS DE ESTAR ATENTOS!
Alguém viu por acaso o linha da frente?? uma vergonha encomendada pelo corno de Paredes em que mais uma vez a rtp paga por todos nós dá protagonismo ao mentiroso compulsivo corrupto. O energúmeno sempre a mentir e a dizer que o jogo do Estoril foi muito estranho, eu mais uma vez enviei um mail provedor a alertar para a vergonha que é darem tempo de antena a este energúmeno façam o mesmo (RTP - Provedor do Telespectador ) assim o fiz da 1ª vez quando apareceu no 5 para a meia noite e agora a mesma coisa, há que os chatear pois a rtp é um serviço publico pago por todos nós, há que exigir deixar de pagar a taxa, palhaços. No meio de tanta mentira e disparate adorei ver o cachalote a comparar o orelhas ao Paulo Portas eheheheh dizia ele que eram iguais eheheheh espectacular esta comparação.
Lá vieram as denuncias anónimas mais uma vez. A lama para a ventoinha( eles bem tentam dizer que nós fazemos o mesmo que eles fizeram e foram apanhados a comprar jogadores dos adversários) e mais uma vez ninguém fala do Tondela (esses sim comprados ao mesmo nível do Setúbal com ordenados pagos pelos corruptos) que vai levar a maior goleada do campeonato no salão de festas. Tristeza de País o nosso... O deputado do PS e muito bem vai pôr os corruptos encornados em tribunal por calunias e difamação, será que ainda há tipos sérios no PS?? ou vão dar-lhe um tacho para tirar a queixa e ficam todos amigos, veremos nos próximos episódios.
SÓ NÃO ENTENDO COMO RESPONDEM AOS PORCOS DA BOSTA NAS CONFERÊNCIAS DE IMPRENSA, ISTO A MIM TRANSCENDE-ME!!
Caro Pedro Nuno, nem um clic nesses filhos de uma grande puta!
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
Teófilo, vi eu o Linha da Frente e o post já está pronto, vai sair mais logo e tem o link para quem tiver estômago para ver. Ou então, aconselho a ver aquilo como quem vê uma xaropada...
ResponderEliminarAinda estou à espera de uma conferência de Imprensa da Direção do FCP visando e desmascarando a situação das denuncias anónimas sistemáticas nas vésperas dos nossos jogos. Espero sentado...
ResponderEliminarVila Pouca olha o Noodie,
ResponderEliminardiz que o Carlos Daniel vai falar com o DSO.
Eu achei muita piada link.
SempreAnonimo
ResponderEliminarO Artigo do Serpa é de um cinismo...ATROZ!!!
Pior que serem anormais é quererem fazer-nos a todos de anormais...
Eu da CC em geral, não espero nada de decente há muito tempo! É algo que, a continuar assim (e VAI continuar!), irá implodir mais dia menos dia...
Só vejo o Porto Canal. Só ouço o Porto Canal. Mesmo com os defeito q tem!
Para já...só me interessa o jogo no Funchal e os 3 pontos. SÓ isso!!!
A Rádio Renascença sempre foi e sempre será anti Porto. teve sempre como clube do coração o Sporting e como é obvio, o Benfica é sempre levado ao colo. O Pedro Sousa é um pau mandado, pois caso contrario, perde o tacho. Mas, também quem está na RR Porto é tudo Sportinguista e benfiquista, seja no desporto ou na informação. È triste que o pouco que a RR faz nos estúdios de Gaia, com alguns blocos noticiosos e algumas Bolas Brancas, seja feita por pessoas cujo coração não é azul. Resta escutar a Rádio Portuense, sempre relata o FcPorto com coração.
ResponderEliminarJosé Carlos - Rio Tinto.
Boa tarde Sr.DVP
ResponderEliminarPodem chamar-me fraco portista mas Domingo não sobrevivemos, nem empatar vamos conseguir.
Vai valer TUDO mas TUDO mesmo.
Triste a situação que o futebol português chegou.
Também já deixei no Facebook o meu recado aquele cobra venenosa.
https://www.facebook.com/bruno.moutinhoguedes.9
Cumprimentos
Bruno Moutinho Guedes - 23657.
Bruno, eh, pá, Ok, mas popupa-me a essa tua conversa derrotista. Desabafa noutros sítios...
ResponderEliminarBruno Guedes,
ResponderEliminarO otimista erra tanto quanto o pessimista ou derrotista, falo por mim, eu nunca sofro por antecipação!
Bruno, alguns dizem que é melhor ser pessimista do que otimista, provavelmente porque o pessimista acerta sempre, e também há aqueles que ficam felizes quando acertam, mas também quando erram...
E termino, eu que sou um otimista moderado/ponderado, afirmo que estamos perto, mt perto do nosso sonho colectivo de Maio (falta um "mocadinho" ou 7 pontos), já outros, os pessimistas temem que eu esteja próximo da verdade...
Ó Bruno, "bote shake"!
1 abraço,
PT
P.S. O trolha de Braga brevemente irá alterar o nome do Sp Braga, só não sei quem será o criativo, provavelmente virá aí um Sport Braga e Benfica...