quinta-feira, 19 de abril de 2018

É verdade que no futebol a linha que separa o bestial da besta é muito ténue, mas não vou por aí


Não gosto de analisar de forma simplista, é preto ou branco, indo mais longe e utilizando uma velha máxima de Cândido de Oliveira, quando corre bem o treinador é bestial, quando corre mal é uma besta. E entre a vitória na Luz e a derrota de ontem em Alvalade, parece-me que é essa a forma como Sérgio Conceição está a ser julgado nos dois clássicos.

Vamos lá a ver:
Se é verdade que no domingo houve mais ambição, um F.C.Porto inconformado e particularmente na segunda-parte sempre a procurar a vitória, também é verdade que no domingo a vitória era fundamental, a única possibilidade que os Dragões tinham de conseguir voltar à liderança, ficar a depender apenas de si para chegar ao título. Ontem foi um Porto mais na expectativa, mais calculista, mais a aguardar que a procurar fazer acontecer. Mas é preciso lembrar que o contexto era diferente, o empate chegava e ele esteve a vista, faltava pouco tempo para acabar quando o Sporting marcou. Se a isto juntarmos outros factores que fizeram a diferença, na Luz quando cometemos um erro, Casillas evitou o golo; ontem, quando erramos, a bola bateu no poste e entrou. Frente ao Benfica e no último minuto Herrera fez um golão, ontem no último minuto Brahimi, em melhor posição, atirou rente à barra. Mais, se concordo que as substituições não resultaram, tirando a última de Óliver por Reyes - embora possa ter sido um sinal errado, mas com o jogo no fim, o nulo a persistir e o Sporting a procurar chegar rápido e directo à frente, foi um absurdo? Não acho. E não acho porque o golo foi logo no minuto imediato e depois da entrada do mexicano não vimos um Sporting melhor e o Porto retraído, de tracção à rectaguarda e a jogar para os penalties -, a de Soares por Aboubakar já tinha acontecido na Luz - curiosamente, nesse jogo ninguém se lembrou de dizer que em vez do camaronês devia ter entrado o Gonçalo Paciência - alguém pode criticar a de Otávio por Sérgio Oliveira, mesmo com o brasileiro a jogar bem? Não creio, quando o objectivo foi libertar mais um grande Herrera.
Marega devia ter jogado? Eu também gostava muito, tanto que o coloquei na minha equipa, mas depois de ter estado parado mês e meio e jogado 90 minutos de um jogo intenso - Marega não se poupa - e com outro jogo importantíssimo na segunda-feira, será que não era um risco demasiado grande meter o maliano?

Portanto, apesar da frustração e a desilusão de ficar pelo caminho com o Jamor ali tão perto, não acho que seja justo usar a teoria do bestial e besta em relação ao treinador do F.C.Porto, embora de forma objectiva e com respeito, tenhamos o direito de apontar aquilo que achamos não esteve bem no jogo de ontem.
Porque estes jogos deixam marcas no físico e na mente, agora mais importante que olhar para trás é preciso descansar, limpar a cabeça e olhar para a frente. Segunda-feira há mais, temos um título para conquistar e ainda vai ser preciso dar muito ao litro e ultrapassar muitos obstáculos para o conseguir.

Resumindo e concluindo:
É pena que a paixão não nos deixe raciocinar como deve ser, caso contrário perceberíamos que os pormenores da bola que muitas vezes bate na trave e não entra versus bola que bate na trave e entra, faz toda a diferença e esse é um dos encantos que nos faz viver apaixonadamente o futebol. Mesmo assim, como não saímos da Taça de Portugal sem honra nem glória, aos pés de uma equipa qualquer - e isso já aconteceu várias vezes - e não houve superioridade flagrante de uma equipa sobre a outra na eliminatória, ao ponto de se dizer que foi uma grande injustiça, espero que possamos apoiar mais que dramatizar, por muito que o soco tenha doído. Por tudo, mas porque este campeonato representa muito, é um dos tais que, exagerando, vale por 10. E os adeptos sofredores, portistas praticantes, que dão muito e apenas querem alegrias e as maiores vêm com a conquista de títulos, merecem bem ter uma bem grande em Maio.

Nota final:
"O guarda-redes brasileiro Júlio César revelou um episódio depois da final da Taça das Confederações, de 2013, onde o Brasil derrotou o Espanha, por 3-0, e o guardião foi eleito o melhor jogador, onde José Mourinho enviou uma mensagem a dizer ao brasileiro que ele era substancialmente superior ao espanhol.
«Quando cheguei ao balneário recebi uma mensagem de Mourinho que dizia: Estás louco. O Casillas é que deveria colocar a tua camisola e não ao contrário. Tu com apenas um braço defendes mais do que Casillas»"

Absolutamente lastimável que Júlio César ande a divulgar publicamente mensagens que trocou com José Mourinho acerca de Iker Casillas. Quanto mais não seja porque Iker tem um currículo impressionante, quando arrumar as botas ninguém o vai recordar como um guarda-redes que numa meia-final do Campeonato do Mundo encaixou SETE golos.

54 comentários:

  1. Caro Vila Pouca, o meu comentário no seu post anterior teve apenas a ver com o que vi no jogo de ontem, mantenho a opinião de que o FC Porto se limitou a gerir a vantagem que trouxe do Dragão com o desfecho conhecido infelizmente para nós, a sorte também se procura. Reconhecendo que o Campeonato é o objectivo supremo, ninguém me pode levar a mal que entenda que o FC Porto deve encarar todas as competições, sobretudo a nível interno, para ganhar. De resto, nunca esteve nem está em causa o meu apoio e a minha confiança na Equipa no seu todo para o que resta da Época.

    Sobre o Marega, é por demais evidente que a sua ausência diminui a capacidade ofensiva do FC Porto, tirando-lhe profundidade e tal foi mais uma vez notório no jogo de ontem. SC afirmou no final que "mete-lo neste jogo era perder o Marega para o resto da Época", então por que foi convocado?! E mais, eu estive no Estádio e vi o Marega a fazer exercícios de aquecimento juntamente com outros colegas durante grande parte da segunda parte até à opção por Sérgio Oliveira. Gostaria que alguém me explicasse o sentido disto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro DVP e Amigos:
    Como sabem, nunca gosto de comentar quando o nosso Porto perde. Sinto-me sempre triste.
    Mas, há que reagir, e principalmente, acreditar que isso não mais voltará a acontecer até ao final da época e que seremos campeões, lutando contra tudo e contra todos, confiando na equipa e no treinador e apoiando sempre com entusiasmo.
    Uma palavra de incentivo para o Marcano, que ontem esteve infeliz, mas tem sido um jogador muito importante na obtenção destes resultados e será com pena que o verei partir no final da época.
    Sobre Julio César, apenas uma palavra - miserável!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Escrevo aqui também o que já comentei algures no twitter... A continuar assim, daqui a uns anos vamos estar a lamentar a saída do Sérgio e o quão injustos fomos para ele. Da mesma forma que hoje dizemos isso do Vitor Pereira.

    Estamos a transformarmo-nos num cemitério de treinadores, quando há bem poucos anos éramos precisamente o contrário.

    E uma boa parte da responsabilidade disso vem de um conjunto de adeptos que confunde "exigência" e "crítica" com "destruição a toda a hora" e "procura constante por defeitos".

    Alguns vão dizer que quem queima os treinadores é a direcção. Mas eu relembro que Pinto da Costa almoçou com Vitor Pereira em Espinho no final do contrato e pôs-lhe a renovação à frente. VP recusou porque tinha a família desesperada pela pressão diária. Isto para dizer que já nem com títulos os treinadores se safam no Porto!...

    Eu já vejo futebol há demasiados anos (há algum tempo que já posso dizer "décadas" - no plural!). Gostava de saber o que posso fazer para ajudar a minimizar esta expansão do radicalismo...

    ResponderEliminar
  4. Fernando Pinto, para mim o Sérgio referiu-se a utilizar o Marega de início. Estava no banco para uma emergência, como o resultado servia não entrou, depois do golo já não podia entrar.
    É, a sorte procura-se, umas vezes encontra-se, outras não. Ontem as nossas bolas bateram-no poste e na barra e não entraram, a deles bateu e entrou. Sendo assim, eles procuraram a sorte...

    ResponderEliminar
  5. Ao Sérgio Conceição só tenho a apontar um erro que para mim foi grave,ter dito que não podia arriscar Marega..ou não dizia nada..ou então ia para a bancada e essa justificação tem mais lógica.
    Quanto ao resto eu sou muito sincero,concordei com as alterações feitas pelo nosso treinador..e fácil fazer o totoloto a segunda feira,desde a equipa inicial até as substituições em direto dei a minha aprovação..tivemos a habitual pouca fortuna com o Sporting..pode ser que está derrota tenha ligado os alarmes e acabado com algum deslumbre que possa ter existido com a Vitória ao Benfica.

    ResponderEliminar
  6. Apenas um reparo.
    O facto de ninguém se ter referido á escolha de Aboubakar na luz em vez de Paciência, não invalida que o mesmo tenha estado bem!
    A vitória abafa muita coisa, se formos frios a analisar, teremos de concordar que ESTE Aboubakar é pouco mais que zero. ESTE! Assim, e uma vez que fomos buscar o Paciência, que segura muito bem a bola, podia ter sido opção. Não foi e agora tudo o que resta são teorias, mas , ainda assim , são estas que suportam as práticas!
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Isto agora... A critica ao SC é imerecida. Não é a primeira vez que ele tenta segurar o jogo. Muitas vezes correu bem.

    Aponto sim a ultima alteração. Foi pessima. Quer psicologicamente quer tactica quer estrategica. Mas ganhou o direito de as fazer, se for campeao que se fo...

    O SC ontem mostrou o que ele é e o que o JJ é, para o bem e para o mal.

    ResponderEliminar
  8. José Augusto Castro, o seu comentário é sintomático. Quando se ganha está tudo bem, ninguém se lembrou do Gonçalo, perdemos, o Abou jogar pouco, devia ter jogado o Gonçalo. O camaronês na Luz fez o que devia...

    Comandante, não sei o que vai na cabeça do Sérgio. Limito-me a tentar interpretar as suas intenções. Agora não acho é que se Marega não pudesse jogar algum tempo, fosse para o banco. Penso que se o Sporting tem marcado antes da entrada do Reyes, tinha entrado o Marega, mas é apenas um feeling, não sei se seria assim, como não sei se com Marega marcaríamos, tinha sido diferente.
    Depois e disse-o no post, nós não estávamos a jogar contra uma equipa qualquer, para mim o Sporting é superior ao Benfica.

    ResponderEliminar
  9. Se tivesse ido para um dos grandes de Lisboa Iker Casillas seria sempre endeusado pelos delgados e grossos desta praça ao passo que no Porto está sempre sujeito às patetices dos que são pequenos e que pequenos continuarão e que nunca foram nem serão nada à sua beira. Casillas foi "apenas" uma figura central do Real Madrid e é "só" campeão do Mundo com uma prestação nesse torneio pela selecção espanhola que o levou ao patamar dos deuses do futebol. Mas, neste lugar do planeta em que quem domina a comunicação social endeusa Svilares com o aplauso do treinador José Mourinho não se poderia esperar outra coisa.
    Em relação ao jogo de ontem cansamos com este somar de derrotas em jogos decisivos e a ideia de termos de "levantar a cabeça para as finais que se seguem e que são para ganhar". Assim foi na época passada, a do Somos Porto, mas que não afinal não éramos. Foi igual na época anterior com humilhação na final da Taça com o Braga. Já nesta época em que chegamos a ser brilhantes, perdemos a Taça da Liga que era para ganhar e a Taça de Portugal que também era. Ainda há pouco tínhamos cinco pontos de avanço para o segundo classificado mas em dois jogos ficamos a menos um. Levantamos a cabeça com o pontapé soberbo de Herrera mas quando pensávamos voltar a trilhar o caminho da vitórias os postes e a costumeira dualidade de critérios nos campos inclinados, fomos de vela. Há muita coisa fora do futebol porque vemos os nossos adversários a jogarem à vontade, a varrer os nossos na defesa enquanto não podermos tocar nos meninos. Jogar à bola assim não é fácil!... É lamentável que quem manda no futebol (e no país) se esteja nas tintas para o Futebol Clube do Porto. Os Baganha e os João Paulo borrifam-se para o clube da mesma forma que Fontelas Gomes quando nomeia Jorge Sousa e Hugo Miguel para a meia final da Taça o está a desrespeitar, fazendo tábua rasa do escândalo arbitral do jogo com o Benfica no Dragão que poderá decidir o campeonato. Mas o que fez a nossa direcção perante tal nomeação e demais desconsiderações para com o nosso clube?... Calou, consentiu e não se deu ao respeito. Foi o costume quanto às dúvidas sobre o lance da mão de Mathieu que se tivesse sido na área do Porto daria lugar ao caso da semana. E então se tivesse sido marcado penalti o que era possível e que poria o Sporting fora da Taça então teríamos o pequeno Bruno em cena a chamar bardamerda a toda agente... Se no jogo de ontem os jogadores do Porto se tivessem comportado como caceteiros como foi o caso de Coates e Acuña acabariam expulsos mas os sportinguistas jogaram o tempo todo e à vontade. Que A Bola, Record, freteiros, recadeiros e cartilheiros façam o papel para o que estão encomendados estamos habituados mas não podemos continuar a aceitar esta sistemática dualidade de critérios que seguramente condiciona os nossos jogadores e resulta na perda de jogos e de competições. Alguma coisa terá de ser feita para trazer de volta o respeito pelo Porto e pela verdade das competições. Não podemos continuar a dar de barato ou a acabar por aceitar roubos de igreja como o do Dragão com o Benfica, as transmissões das missas da BTV que dão vantagem ao clube em metade do campeonato. Não podemos continuar a conviver com casos como o do árbitro Godinho em Setúbal ou os de Belém com Paixão e Capela, aquela dupla maravilha que como era previsível deu no que deu. Esperamos e desejamos ganhar este campeonato mas, depois, teremos muito que conversar...

    ResponderEliminar
  10. Em dois jogos equilibrados mas sempre com o FC Porto ligeiramente superior, numa eliminatoria em que o treinador adversário foi o medricas habitual quando joga contra Nós, sim porque a treta da equipa com mais jogos foi só para prevenir eventuais insucessos (à vista), branqueando a quantidade de jogadores contratados com o seu aval, é absolutamente injusto e até demencial o rol de críticas feitas a SC por fazer uma substituição quando faltavam 5 minutos para o final, sem influência negativa no resto do jogo, por um jogador aliviar com o seu pior pé uma bola e posteriormente ter falhado o único penalti (sem falar no marcador do único golo, a rematar, todo torto e sem convicção, uma bola ao poste e esta a entrar..). Se a isto não se chama sorte, que a tivemos no domingo por marcarmos áquela hora, então não sei nada.
    Segunda, é muitíssimo mais difícil e importante.

    P.S.
    JNPC não se viu na zona mista, mas foi ao balneário. Também está bem.

    ResponderEliminar
  11. O Marega no banco não significa que esteja em condições absolutas de poder jogar. E tal como disse o Sérgio Conceição, se o Marega jogasse seria arrebentar com ele. A presença de Marega no banco, foi uma estratégia de condicionar a táctica do JJ!! JJ só se sentiu á vontade - daí ter sempre feito as susbstituções após SC - quando o FC PORTO fez entrar o ultimo suplente em jogo, creio eu que Reyes.
    Pelo menos é esta a minha leitura e que muitissimos treinadores usam em certos jogos!

    O meu único reparo é ver a confrangedora forma do Aboubakar. Mais uma vez vem dar razão a NES em o ter mandado embora... e Soares após as lesões ainda não encaixou como deve ser.
    Portanto perante tais condicionantes, só me orgulha ver o FC PORTO na frente da tabela no campeonato e ver o Sporting, este ano com um plantel de luxo, não conseguir uma única vez, vencer o FC PORTO! Vitórias morais á parte, essa é que é essa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dou de barato que marega no banco era "psicologico". Mas então era psicologico e a dez do fim deixa de ser importante? Se era bluff o SC abriu esse bluff sem necessidade... Foi mal. Muito mal a 3a alteracao. Mas NÃO IMPORTA. QUE SE FODA QUERO E SER CAMPEÃO!

      Eliminar
  12. Boa tarde Vila Pouca

    Nem no Domingo achava o treinador bestial nem na quarta o achava uma besta.

    Acho que é um treinador que ainda tem muito a aprender e a evoluir, assim ele queira e não seja tão teimoso no seu modelo de jogo...


    Na antecâmara desta meia final disse que esta era uma possível final e que nenhum dos jogadores do FCPORTO a tinha alcançado e que isso teria de ser reflectida na nossa vontade, que teria de ser superior ao Sporting.

    E isso não se reflectiu em todos os jogadores e para mim, também o treinador deixou muito a desejar, principalmente nas substituições e na forma como empurrou a própria equipa para trás.

    A 3ª substituição num jogo que pode dar prolongamento tem de ser bem reflectida, o que o SC fez foi pensar aguentar o 0-0 até aos 90m., apenas isso, e se o Sporting marcasse, como colocava a equipa em campo?
    E neste aspecto SC não pensou bem e dai termos tido um prolongamento onde o FCPORTO não teve discernimento...
    Depois nos penaltis já sabemos como corre...
    Assim, já serão 8 anos sem Taça... não é normal...

    Talvez a minha exigência esteja demasiado alta, mas se não a tiver alta, vale mais desistir...

    Assim, numa competição onde já não esta o clube do regime, ou deixávamos a carne toda no assador ou colocávamos os suplentes para não sobrecarregar os titulares.

    Se o SC coloca os melhores então na conferencia de imprensa tem de assumir que errou ao não colocar o Marega em campo, era preferível isso a estar ali com meias frases do género o jogador não estava para jogar, para isso levava outro para o banco, o Gonçalo por exemplo até faz melhores jogos contra o Sporting jogando sozinho na frente...


    Não sei se o FCPORTO vence o campeonato, se o ganhar será uma época interessante.
    Mas mesmo assim, tendo sido muito melhores que os adversários (mérito do SC e dos jogadores) fico lixado por se conseguir apenas 1 titulo...


    Mas existem aspectos onde o treinador tem de evoluir muito a este nível de exigência máxima.

    Se ele pede reforços de inverno e depois na realidade não acredita em nenhum deles (e foram 4), então é preciso analisar e corrigir essa situação.
    Aqui digo que não compreendo como os jogadores que entram no mercado de inverno podem entrar a jogar no principio de Janeiro, porque se deixam estas contratações para o final do mês, entrando em jogo só em Fevereiro...não entendo esta programação...

    Ou rodar os jogadores da bancada para o 11, depois banco e bancada novamente, é que tirando os titulares muitos outros foram mal aproveitados...

    Eu também gostei que em Janeiro e Fevereiro todos os jogadores estivessem numa forma muito boa, mas disse na altura que era necessário fazer rotação de jogadores de uma forma inteligente, tanto durante os jogos, como entre competições, algo que foi feito de uma forma (para mim) não satisfatória e dai resultaram lesões musculares em excesso.
    É outro aspecto a melhorar...

    (Parte 1)

    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde Vila Pouca

    (2ªparte)

    Entendo que o treinador tem os jogadores que a SAD lhe dá e ai sim o SC teve mérito, um mérito bastante considerável, pois a SAD não tem dinheiro para bons jogadores.


    E é nesse ponto que eu quero tocar, para mim, se não se tiver exigência máxima não se conquistam títulos, ainda mais quando todos sabemos a força que tem o clube do regime em todas as modalidades que participa e a forma como alcança esses títulos.

    E se o Presidente está cada vez mais ausente, essa exigência máxima esvai-se, espero que os adeptos não deixem de querer que o clube lute por essa exigência máxima, porque se o fizerem, então o clube estará mais perto de perder do que ganhar e isso já se reflecte em demasiadas modalidades no clube.


    Por fim, se o SC tem apenas uma forma de jogar e os jogadores só jogam bem dessa forma, então é isso que deve ser feito até ao final do campeonato.
    Entrar com tudo, marcar cedo e resolver os jogos, seja casa, seja fora (onde temos de ganhar na Madeira), é uma altura onde já não existe margem de erro.

    E sabemos que será tudo contra nós, pois do outro lado está o clube do regime.

    Espero é que quem de direito (alguém na equipa técnica) saiba a importância de alguns jogadores em certos jogos, isto devido aos jogadores que estão perto de castigos por amarelos...

    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  14. Pois Vila Pouca, mas o que eu disse, nas entrelinhas, foi que, quem de direito tem de fazer análises frias. Não somos nós os adeptos, é quem vê e revê e que tem mais olhos a ver e a rever e mais estatísticas e e e...agora nós analisamos sempre com o coração azul.
    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Gil, aproveito o teu comentário para dizer mais uma coisita:
    Não gosto de perder nem a feijões, fico muito mal disposto e sou um portista exigente, mas tento ser equilibrado nessa exigência. Por isso sou mais tolerante em jogos frente a equipas como o Sporting ou Benfica, que frente ao Aves, Paços ou Belenenses, aí temos muito mais responsabilidades, o direito a exigir mais.
    Esta época temos de pensar de onde partimos e onde estamos, o facto de haver quem ache que podíamos ter chegado a Alvalade e fazer nesta altura o que fizemos na 1ª vola do campeonato, é mérito do treinador que tem feito mais do que pensaíamos... ou elo menos, eu penso.

    Felisberto, quem foi que teve um grande papel e ajudou muito a aguentar o F.C.Porto no campeonato e Champions, quando Soares esteve lesionado? Já perdeste a memória?

    ResponderEliminar
  16. Acho que a derrota na taça Portugal foi a melhor coisa que nos aconteceu porque se ganhase-mos haveria muita euforia e logo o jogo com o Setúbal poderia correr mal. O porto responde sempre bem as derrotas anteriores como tem sido está época. Vamos jogar com o setubal com concentração alta e com vontade de readimir o ultimo resultado. Depois vamos a madeira que na minha opinião será o último obstáculo e se ganharmos o título já não nos foge mas é preciso calma e cabeça. Aliás acho que o porto não jogou com o Sporting como se fosse o último das nossas vidas e estava mais com o pensamento no campeonato devido a nova vida que ganhou na Vitória sobre o Benfica. Se repararem o porto desde que começou o campeonato dependeu apenas de si em todas as jornadas e neste momento a quatro jornadas do fim é o único. Quanto às criticas ao Sérgio Conceição são muito injustas pois quem diria que nesta altura estamos a dois passos de ser campeão com um plantel curto em termos de categoria que na minha opinião são poucos e o resto são apenas jogadores medianos. Estou triste por estarmos fora da taça mas temos que ser realistas neste momento o porto ainda não tem os alicerces para voltar a hegemonia que conquistou durantes as últimas décadas. Mas se ganhar o campeonato não tenho dúvidas que será um dos poucos memoráveis como o campeonato ganho no salão de festas e do Kevin. Grande abraço portistas.

    ResponderEliminar
  17. Não concordo que o SC tenha jogado para o empate. O FCP atacou mais e melhor até aos 65-70’. A partir daí a quebra física foi notória, o Sporting era sempre mais rápido sobre e com a bola. O SC fez o que tinha de fazer, mas ninguém se pode protejer contra uma fífia como a do Marcano.
    Oliveira

    ResponderEliminar
  18. Nisso concordo Manuel,se o golo tem acontecido antes da última alteração não tenho dúvidas que entrava o Marega..so achei até em termos de grupo de trabalho que era escusado só isso..vejo aqui muita gente com memória curta..respeito todas as opiniões..mas eu sei bem o que pensava antes desta época começar..e não eram coisas boas, Mas também sei bem quem foram os obreiros de a gente nesta altura estar como está..este título a ser conseguido este ano vai valer por muitos..pode ser a rampa de lançamento de um futuro melhor e sem tanta pressão para o Porto.

    ResponderEliminar
  19. Alguns talvez me tivessem chamado "tolinho", quando em meados desta temporada, comparei o Sérgio a Pedroto e Mourinho, vou replicar e repetir o que afirmei então, o Sérgio vai seguir as pegadas dos dois Zés!

    O que desejo mesmo?! Queremos todos que o Sérgio dê uma sapatada neste jejum de títulos, e se possivel com um Bi Campeonato (tem dois anos de contrato), e depois, depois é deixà-lo ir à vida dele, porque ele tem Mundo, porque afinal, nesta temporada até renunciou em França a um contrato muito, muito superior, e com objectivos mais conservadores, ou que apelavamm a um relativo comodismo, ou um maior conforto que não tem hoje!

    Agora, caros Portistas, façam um exercicio pf, e "metam moedas":

    Paulo Fonseca, a caminho de ser Bi Campeão na Ucrania (sim Ucrania, mas o Lucescu em 2 temporadas consecutivas, e antes do PF chegar não tinha sido campeáo), porém, nesta Edição Champions, esteve perto, muito perto dos quartos final. Tem o mercado de Inglaterra à espera dele... Sim, é verdade, o então imberbe Paulo Fonseca não estava ainda preparado para o FC Porto (o proprio já o reconheceu), precisaria de fazer um tirocinio em Braga, antes de chegar ao FC Porto!

    Lopetegui, será fácil apurar directamente a fortissima Espanha para o Mundial, e ter no seu grupo uma Itália? Em 10 jogos, 9 vitórias, e 1 empate em Itália. Chapa 3 no Espanha Itália... O Lopetegui também seria "bulgaro" ou vulgar? Teve plenos poderes, e inflacionou a massa salarial? Sim, mas quem lhe permitiu tal no FC Porto?

    Nuno, será fácil vencer a Championship, e ser promovido a 3/4 jornadas do final do campeonato? Numa Liga muito, muito competitiva, e com mega orçamentos como a Championship?

    Termino, opinião pessoal, o Sérgio, é mais treinador do que qualquer um daqueles três, avaliando competencias, perfil ou personalidade. Fiquei indeciso entre o Sérgio e o Paulo, seria um "empate técnico", porém, a Alma e Portismo do Sérgio, suportaram a minha opinião sobre o desempate com o Paulo Fonseca!

    PT

    P.S. Também já o afirmei, em 13/14 (temporada com o ainda impreparado Fonseca), atrevo-me a afirmar que aquele Porto do Fonseca, numa linha de continuidade com Vítor Pereira, iria manter a mesma coerencia tactica, e continuariamos a ganhar. Recordo que perdemos nessa temporada Moutinho e James, porém, o Defour faria de Moutinho, e o Quaresma desequilibrava à James, apenas duas alterações, mas com a mesma consistencia, e com a tal coerência tática do Porto de VP!

    ResponderEliminar
  20. Naturalmente estou triste, mas os tipos só marcaram porque o Marcano bateu mal na bola, e nem tinha a pressão de um jogador adversário. Foi apenas uma infelicidade! Em momento algum senti que o adversário ia marcar mais tarde ou mais cedo. Tivémos o jogo sempre bem controlado e ter jogado desta forma não me choca. Os verdes em nossa casa só jogaram para não perder!

    Marega não ter jogado é perfeitamente compreensível, acabou de vir do estaleiro.

    Estou mais aborrecido por o jogo ter durado 120 mn e a fatura física poder aparecer no próximo jogo.

    ResponderEliminar
  21. O bom disto tudo é a moralização dos lagartos, o que nos garante quase a 100% que não vão perder com os benfas, e que muito provavelmente vão ganhar, dando-nos alguns pontos de folga que espero saibamos aproveitar condignamente.

    ResponderEliminar
  22. jnporto assino o seu comentário. sei que não é costume atribuir as culpas nas derrotas aos árbitros mas acho que a crónica devia ter pelo menos uma palavra sobre a miserável actuação de jorge sousa. teve influencia no desenrolar do jogo fomos prejudicados como costume e como diz jnporto parece que nos estamos a acomodar. as regras não podem ser diferentes para nós, não podemos disputar um lance somos logo penalizados enquanto os outros tudo podem, 2 lances de fora de jogo um evidente o fiscal de linha deixa jogar e depois confirma via var outro muito duvidoso levanta a bandeira sem possibilidade de corrigir, enfim isto é demais. por isso digo grandes profissionais nós temos eu não conseguia suportar tanta injustiça e só dei um exemplo.

    com todo o respeito DVP e sabendo que o facto de ser anónimo desvaloriza o meu comentário.

    ResponderEliminar
  23. "Mas existem aspectos onde o treinador tem de evoluir muito a este nível de exigência máxima."

    Gil Lopes, após ler o seu comentário, cheguei aqui, e "estacionei", o Sérgio não é um Treinador de exigência máxima? Ok, são opiniões, e todas são respeitaveis, mas tenho de discordar, ou então, não percebo nada disto!

    Sabe qual é uma das Equipas na Europa com mais problemas musculares? O A Madrid do Simeone, ainda recentemente tinha a defesa quase toda com problemas musculares, e agora foi o Diego Costa. E pergunto-lhe, o Simeone é Treinador de "exigência máxima"? Pois, isto também acaba por entroncar nos problemas musculares recorrentes no FC Porto, e na tal "exigência máxima" do Sérgio, digo eu, que não percebo nada disto...

    A propósito do A Madrid, vi a 2ª mão em Alvalade, onde perderam 0-1, com um Sporting sem 5 titulares (Piccini, Mathieu, Coentrão, William e Dost), comparativamente FC Porto/A Madrid, ontem, o FC Porto nos 90 minutos fez mais, e melhor perante um Sporting mais forte (só não jogou o William), porém, ontem não gostei nada do nosso prolongamento!

    Caro Felisberto, ontem perdemos mesmo o 1ª clássico desta temporada, referiu erradamente lá em cima isto: "ver o Sporting, este ano com um plantel de luxo, não conseguir uma única vez, vencer o FC PORTO...", as GP serviram apenas de desempate, pelo mm resultado registado na 1ª mão, estará provavelmente confundido com a meia final da T Liga que deu "zero e zero"!

    Termino, as GP não é só uma lotaria, mas ontem não podemos apontar o dedo a ninguém, mas, há também uma enorme malapata do nosso lado, e nos ultimos 5 anos, fomos 5 X Eliminado ou perdemos Taças nas GP: Em 2014 Benfica meia final da T Liga, 2016 Braga Final da T Portugal, 2016/17 Chaves T Portugal, e Sporting 2 X T Liga e T Portugal. Em contraste, o Sporting ganhou a T Portugal ao Braga do Sérgio nas GP, eliminou o FC Porto na T Liga nas GP, venceu o V Setubal na Final da T Liga nas GP, e ontem, mais do mesmo, ganhou novamente no desempate nas GP, isto é, na mesma temporada, 3 desempates nas GP, e todos ganhos pelo Sporting?!

    PT

    ResponderEliminar
  24. O anonimato só desvaloriza aqueles que o usam para destratar quem mal ou bem, tem nome e tem rosto, insultam treinadores, jogadores, dirigentes, pedem a cabeça deste e daqueles, apelidam os outros de medrosos ou mimos ainda piores e depois são apenas gente anónima. Esse anonimato é cobarde e definidor do carácter de alguns artistas que por aqui vão aparecendo.

    Sobre o comentário do Jnporto, também subscrevo muito do que diz, até porque tento fazer alguma coisa para mudar o status quo, mas os meios são muito limitados. Só não subscrevo totalmente, porque apesar de tudo e atendendo aos meios e de onde partimos, estamos a lutar e em boas condições para ganhar o título, algo que no princípio da época muito poucos acreditariam ser possível.

    ResponderEliminar
  25. Se formos campeões como espero, o SC merece uma estátua. E a única forma de enfraquecer/destruir o polvo.

    Cumprimentos

    Luis Silva

    ResponderEliminar
  26. Boa noite Vila Pouca

    PT

    Respeito a opinião, simplesmente analiso de forma diferente.

    ""Mas existem aspectos onde o treinador tem de evoluir muito a este nível de exigência máxima."

    Gil Lopes, após ler o seu comentário, cheguei aqui, e "estacionei", o Sérgio não é um Treinador de exigência máxima? Ok, são opiniões, e todas são respeitáveis, mas tenho de discordar, ou então, não percebo nada disto!"

    Quando refiro exigência máxima, é ter mais que um modelo de jogo, e não apenas o 442 rotinado com o Marega (quando este não joga perdemos mais do que ganhamos, então fora de casa é evidente)...em 4 jogos, 3 derrotas e o SC (tirando Alvalade) jogou sempre da mesma forma...
    Nunca alterou para um 433 com os médios a gerirem mais o jogo, pois se o Marega não joga ele não elaborou um plano B eficaz...

    Depois a questão da intensidade que provoca lesões, é certo que o Atl.Madrid do Simeone é quem melhor exemplifica esse estilo de jogo, mas é um estilo de jogo que não gosto, mas que tem mérito.

    No FCPORTO do SC acho que a intensidade durante os jogos (querer ganhar por 3 ou mais em vez de gerir o jogo) e entre competições foi mal gerida, ainda para mais com um plantel curto de qualidade.
    Principalmente em Janeiro e Fevereiro onde eu teria rodado a equipa na taça da liga, excepto se chegássemos ás 2ªfinais...
    E não era abdicar de uma competição, era perceber que há atletas que não aguentam determinada intensidade.

    São esses aspectos onde acho que o SC tem de evoluir e muito, para as lesões não se repetirem.

    Eu sei que os recursos são poucos (culpa da SAD), mas acho que se consegue fazer melhor, principalmente a nível táctico.

    Na situação dos penaltis é estranho como nas ultimas 5 decisões perdemos sempre e dai achar que o onze inicial teria que ter feito mais no plano ofensivo, não marcamos, colocamo-nos a jeito...

    Aquilo que eu quero é o FCPORTO Campeão e que o SC fique e para o ano com mais estudo e trabalho consiga melhores resultados, isto apesar de modelo de jogo não ser o meu preferido.

    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gil Lopes, se me permites, desculpa mas foi o falso 442 que o Sérgio apresentou em Alvalade que permitiu o controlo total do meio campo. E isto porque o Ricardo é um verdadeiro animal de resistência e velocidade.

      Foi isto que não só permitiu o controlo total do meio campo e que também permitiu soltar o Brahimi para um jogo onde as suas perdas de bola não tivessem tanto impacto defensivo.

      Depois a substituição do Reyes não foi do meu agrado porque revela o receio de partir a estrutura de uma equipa que tinha o meio campo e o jogo controlado.

      Se entra o Marega haveria 2 possibilidades. Ou 442 com Marega e Aboubakar na frente, ou 433 com Brahimi. Qual seria a opção? Muito provavelmente a primeira. Mas um 442 com Brahimi desgastado a fazer parte do 4 e não do 2 é um risco. Um risco que para mim o Sérgio não quis e mal, correr.

      Isto que estamos a discutir volta a esbarrar na falta de qualidade das opções de meio campo (que é de há mais de 3 anos). A manta é curta.

      Eliminar
  27. De há uns anos a esta parte há uma série de "adeptos" que acham que as equipas do Porto têm a obrigação de ganhar tudo por cinco a zero, pelo menos. Nunca nada está bem. São críticos, dizem eles, têm direito à crítica e tal, sem saberem minimamente o significado da palavra. No início da época ninguém dava nada por nós, agora já se tinha a obrigação de ganhar a taça da liga (à qual nunca ninguém ligou, a não ser o benfas), a de Portugal ( de onde não saímos eliminados pelo Torreense) e o campeonato- além de chegarmos aos oitavos da chémpes e eliminarmos o Liverpool. Certo. Não quer isto dizer que a equipa e o treinador não falhem, evidentemente, mas tendo em conta o que se perspectivava no início da temporada... Também é óbvio que, se ganharmos o campeonato, esta derrota fica esquecida. Se não ganharmos é que vão ser elas, e se calhar vão fazer ao Sérgio Conceição o que fizeram a outros anteriormente. Depois, estes tais "adeptos", tão críticos e sagazes, os tais que nunca se desculpam com arbitragens porque temos obrigação de ganhar mesmo com vouchers, mails e padres, dizem eles- devem ser um espanto de eficácia no local de trabalho, esquecem-se de olhar pormenores essenciais. E um desses pormenores mostra-nos que os últimos treinadores que passaram pelo Porto têm vencido lá fora. Quando a selecção treinada por Lopetegui passa à vontade no grupo onde estava a Itália isso quer dizer algo. Quando o Nuno vence em Inglaterra uma segunda liga muito superior à primeira portuguesa isso quer dizer algo. Quer dizer, pelo menos, que não são nenhuns cepos como alguns fizeram crer. Não são nenhuns cepos que merecessem certas atitudes- não me esqueço dos assobios quando entrou o Bueno em vez do Gonçalo. E sem três épocas sucessivas de roubalheira arbitral e silêncio da sad o filme seria outro. Portanto, nisto tudo o menos culpado tem sido o treinador. Se formos campeões, como se deseja, é um feito. Se não formos, que não se queime mais um treinador que muito tem feito, porque os responsáveis maiores são outros, do polvo à sad apática. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  28. Silvestre

    Boa noite Vila Pouca, sinceramente não apreciei o facto do FC Porto ter rematado pouco à baliza adversária,houve quiçá demasiadas cautelas ou uma estranha tentativa excessiva de controlar os acontecimentos sem correr riscos, para além disso o onze inicial poderia ter sido outro,dado que por exemplo Ricardo não rende tanto a extremo como a lateral e não se vislumbrou como alternativas Paulinho ou Waris.

    Depois por outro convém realçar que é graças ao trabalho é à prespicacia de Sérgio Conceição que foram aproveitados ou valorizados diversos jogadores,nomeadamente Marega, Ricardo Pereira,Diego Reyes,Aboubakar e Sérgio Oliveira, bem como o FC Porto está a lutar pela reconquista do título de campeão nacional,por isso apesar de ontem não ter concordado com uma ou outra opção do nosso Treinador estou grato ao mesmo pelo distinto trabalho que está a efectuar em prol do FC Porto e o considero como um valioso activo do nosso clube.

    Finalmente estou confiente na reconquista do título de campeão nacional,pois apesar de nada ainda estar ganho e haverem quatro finais pela frente reconheço que temos uma equipa suficiente capaz para ultrapassar qualquer obstáculo ou armadilha colocada pelos lampiões através dos seus padres ou meninos queridos,bem como um treinador com inegável competência para comandar esta tremenda nau que é o FC Porto rumo à conquista.
    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  29. Caro DVP,

    Apenas vi alguns minutos da primeira parte do jogo de ontem. Fico triste e desiludido com o resultado. Ainda no domingo referi que há jogos ganhos pelos treinadores e há jogos perdidos pelos treinadores. Nem sempre se acerta. Se calhar o SC pensou em segurar a vantagem. Apanhou o vírus do sonso da luz mas com uma diferença: nós estávamos a ganhar por 1. Tínhamos a eliminatória na mão. Custa, mas tenho de aceitar.

    Honestamente acho que o mister tem conseguido extrair muito para além da qualidade dos jogadores que possui. Individualmente temos um plantel normal, que se tem feito forte por causa da qualidade do SC. O JJ anda tipo coitadinho a dizer que tem feito muitos jogos quando gastou milhões no plantel e vai na terceira época nos lagartos. E nós? O que gastamos? Quanto tempo tem o SC como treinador do FCP? Até me rio se fizermos a comparação com o Mourinho e o Guardiola.

    Como alguém já aqui escreveu, até a sad e o nosso presidente só aparecem na zona mista quando se ganha e havia tanto para dizer....

    Vamos Porto.

    Raoc

    ResponderEliminar
  30. Penso que SC teve um lapso, não propriamente um erro, que foi o de fechar as opções de ataque na terceira substituição (conforme referiu o Gil Lopes). Quando soube quem ia entrar ocorreu-me logo: se for preciso atacar quem vai fazê-lo? Até porque estava a ver o Aboubakar e o Brahimi a terem um fase muito infeliz no jogo. E, enquanto estava eu a pensar "se o Marega não pode jogar ( como mais tarde confirmou SC), que atacante tínhamos se for preciso atacar?", o Sporting marcou. Só depois consegui realizar que devia ter entrado o Corona. Acho que SC e respectivos adjuntos deviam ter visto isto mais depressa do que eu. Porque são profissionais.
    Já hoje continuei a matutar no assunto e penso que também na primeira substituição, aos 66 min., não esteve muito avisado, porque logo aí queimou a possibilidade do 442, se fosse preciso.
    Portanto, o lapso terá sido não precaver uma necessidade urgente de marcar.

    ResponderEliminar
  31. Boas.
    Nos últimos anos, o Porto falha nos jogos criticos. Falta-nos aquela auto-confiança que só se tem com títulos. Falta-nos ganhar. Tivemos apenas 72horas para recuperar de um jogo intenso, tivemos de nos deslocar a Lx por duas vezes, tudo isso é desgaste adicional. Este jogo calhou na pior altura. Em relação a Marega, SC ja explicou, se o metesse era um enorme risco, podia perdê-lo para o resto da época (esteve no banco para iludir o JJ). Aboubakar está mesmo mal. Mas é um dos nossos.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  32. Baresi, o Reyes entrou a poucos minutos do fim, na perspectiva de aguentar o nulo, se a substituição tardasse um minuto, depois do golo, se calhar já não entrava, entrava outro, talvez o Marega, digo eu...

    ResponderEliminar
  33. Continuo a achar que não fomos inferiores. Aliás os verdes a jogar em casa e a ter que ganhar foram muito fracos. Digo mais, se fosse ao contrário e no Dragão eu ficava furioso com o meu Porto.
    Foram felizes ponto.
    Criticar nesta altura SC é não ter memória, é esquecer o que tem feito com um plantel tão curto.
    Aboubakar? Entrou mal sim é verdade, mas também ele não veio de uma lesão grave? Não foi ele muito importante no início da temporada? É um grande ponta de lança que está em baixo de forma. Isso acontece a todos. O que aconteceu o ano passado ao A.Silva? Não passou pelo mesmo? Deixa de ser bom por isso?
    Agora todos falamos do Marega. Mas não era um flop?
    Quem o recuperou para a equipa? Parece-me que foi SC...
    Malta toca a apoiar para sermos campeões.

    ResponderEliminar
  34. Marcano... tudo isto que se fala do SC, que esteve bem ou mal se deve ao Marcano!

    Custa dizer mas foi ele que entregou o jogo e a taça, 1º erra no corte e faz uma assistência ao coates e nos penalties é o único que falha!

    Erros crassos que ditam títulos. Se não falhasse aquele corte o sporting por si só não nos iria criar grande perigo e tínhamos a final e a taça na mão, mas como oferecemos o empate agora discute-se tudo á volta e claro as opções do SC.

    Não devíamos ver nem avaliar assim o jogo mas... é assim que se vê!!

    ResponderEliminar
  35. Mas qual bluff qual carapuça, estamos a falar de alta competição e um treinador leva para o banco um jogador que sabe a priori que não pode utilizar? Isso para mim é que seria muito grave.

    ResponderEliminar
  36. A maioria das pessoas tem fraca memória,quantos reforços teve o Sergio e o JJ?Quanto dinheiro gastou o Porto e o Sporting?Chegar a esta altura da epoca e poder ser campeão.....quem sonhou com essa possibilidade?Agora tudo cai em cima do Sérgio.Eu não,caiam em cima da SAD......sem contratações,espreme o que pode dos jogadores. Mário

    ResponderEliminar
  37. Boa noite.
    Não tive a oportunidade de ver o jogo, mas posteriormente vi alguns lances muito brevemente, e fiquei com a ideia que o árbitro Jorge Sousa mais uma vez teve lapsos graves que nos prejudicaram, mas como não vejo ninguém falar sobre isso devo ter visto mal.
    Alexandre F.

    ResponderEliminar
  38. F.C. Alentejano do Porto20 de abril de 2018 às 00:25

    Boa noite,

    Não podia estar mais de acordo com o seu Post, Amigo Vila Pouca.
    Julgo até que alguns adeptos do F.C.Porto, que aqui comentam, ou têm a memória muito curta, ou (sem ofensa), ^sofrem de tiques de esquizofrenia".

    De repente esqueceram-se das condições financeiras e anímicas em que iniciámos a época, e desataram a ser de uma exigência suprema, e nada justa.

    Também não gosto nadinha de perder, só que não desato a pôr tudo em causa, após cada derrota do F.C.Porto, mesmo que isso signifique a perda de uma competição.

    Temos feito a melhor das últimas cinco épocas, estamos em primeiro lugar na Liga, apesar de todas as intrujices, que continuam sem qualquer receio e desavergonhadamente, por parte do clube do regime e seus serventis.

    Faltam QUATRO das trinta e quatro finais que temos sido obrigados a jogar.
    Esta época tenho acompanhado o F.C.Porto, muito mais do que anteriormente, por ter mais condições e porque ACREDITO.

    Segunda-feira, vou fazer mais 700 Quilómetros, para ir ao Dragão.

    Tal como todos, "eu só quero o PORTO campeão"

    Força pelo F.C.Porto.

    ResponderEliminar
  39. Acho que não devíamos centrar a discussão no facto de devermos ou não criticar as opções do Sérgio. E pensar que só por que se criticam as substituições, então já não se apoia e se coloca toda a responsabilidade no treinador. Imaturidade própria dos portugueses que ainda sofrem do estigma da ditadura e acham que não se pode criticar e se se critica então já não se apoia.

    É o mesmo que dizer que, se se critica o facto de o Presidente levar badalhocas para a tribuna ou estarmos sobre o controle da UEFA, já se esqueceu tudo o que Pinto da Costa fez e tudo o que ele representa e sempre representará para nós. Ai se ele fosse Presidente de um dos clubes da capital, quantas estátuas não teria já!

    O Sérgio deu dois banhos de bola no Jesus este ano em Alvalade. Preparou bem as equipas, fomos superiores nos dois jogos. No segundo levamos um chouriço que coincidiu com duas substituições que falharam. Isto para mim que estive lá no meio dos lagartos é claríssimo. Dizer isto é não apoiar mais equipa ou o treinador? Cresçam e aprendam a discutir as coisas.

    Digo mais, lembram-se dos Sporting Barcelona e do Sporting Juventus? Agora comparem com os dois Sporting Porto desta época e digam de vossa justiça.

    O Aboubakar, que não sabe o que faz defensivamente no campo, por ser burro que nem um cepo, é no entanto um jogador perigosíssimo na área, que logo após o chouriço do Coates, faz um cabeceamento fantástico ao poste em mais um canto muito bem tirado do Telles. Por exemplo. Portanto, se essa bola vai 15 mais para dentro, entra. E o Aboubakar era o maior.

    O penalti do Marcando é muito bem batido. É a mesma situação do cabeceamento do Aboubakar.
    Comparar o erro do Marcano, que está a fazer uma época praticamente imaculada, um erro de um atleta cansado, que não tem tempo para pensar e que instintivamente falha o corte, com erros do treinador que tem tempo para pensar e ver o jogo de fora, isso sim é de uma injustiça própria de quem nunca competiu em porra nenhuma.

    Dito isto, se o Porto for campeão, o grande obreiro do título é sem dúvida o Sérgio, que quase levou uma equipa sobre a lei do fair play financeiro a um triplete. E que se não fossem os padres já tinha a taça da liga e o campeonato debaixo do braço.

    Tudo isto não invalida que tanto em Belém como em Alvalade tenha mexido mal na equipa. Faz parte da aprendizagem de cada um e faz parte do jogo, mesmo um grande treinador, que ele objectivamente é, falhar pontualmente ao longo da época.

    ResponderEliminar
  40. OS MISERÁVEIS.
    A cartilha do mercenário monsieur Fênetre já chegou ao Brasil com destino ao piranha escorraçado Júlio César sobre o que disse bipolar Mourinho de Casillas. Se era para destabilizar não conseguiu porque JC é um aprendiz a beira Casillas.

    O Polvo continua a sua saga de vigarice nas pretensões de compra de jogadores aos adversários com quem vão jogar para eles ficarem de fora no dia de jogo, é o normal desta gente rasteira que vive a cima da lei com os governantes assobiarem para o lado.

    Sérgio Conceição não tem que justificar nada sobre Marega, muito menos dar explicações a alguma imprensa sem ética e moral de jornalistas que passam a vida a denegrir o FCP.

    Sobre Bestas e Bestial também há a Bestial besta que paira por esses estádios fora vestidas de encarnado arruinando o que de bom tem o futebol que é o espectáculo.

    ResponderEliminar
  41. Três pontos:

    - Dos 5 jogos contra o Sporting este foi o pior jogo deles e o unico em que ganharam;

    - Congratulo-me com o facto de o FC Porto manter a equipa B em vez de optar pelo campeonato Sub-23;

    - Hoje estará em acção a Dinastia dos Diogos na Youth League. Que grande feito será se a conquistarmos...

    ResponderEliminar
  42. «Benfica já pretendia "influenciar" arbitragem, políticos e média em 2012, garante a Sábado»

    novidades só no continente!
    Luís Silva

    ResponderEliminar
  43. O Sr. Vila Pouca num dos seus comentários tocou no ponto certo: "de onde partimos esta época e onde estamos".
    A maioria dos adeptos esqueceu-se de como tudo começou em termos de plantel, e nisso o SC é "um dos culpados".
    Por isso, chegar a Alvalade nesta altura da época e fazer o jogo que o FCP fez, nas circunstâncias em que o fez, não me parece nada de mal.
    Sabemos que o ADN do FCP é de vitória, a história assim o mostra, mas também a história mostra a qualidade dos planteis que havia e hoje não há.
    Por isso há que ter calma e apoiar incondicionalmente este grupo, pois há um campeonato para ganhar, e no fim faremos as criticas necessárias.

    Jorge Rocha

    ResponderEliminar
  44. Para um leigo como eu, as substituições foram normais.
    O grande problema foi o meio campo a partir dos 60 minutos já não segurar nada.
    O Soren mexe na ferida, a falta de qualidade do meio campo é gritante.

    ResponderEliminar
  45. "Quando refiro exigência máxima, é ter mais que um modelo de jogo, e não apenas o 442 rotinado com o Marega..."

    Gil Lopes, também não concordo, este Porto nos jogos Grandes (Champions incluida) jogou habitualmente no 4/3/3 (Danilo/Herrera/Sérgio), naturalmente esse sistema é mais fiável e seguro com o Danilo, porém, mesmo sem Danilo (por exemplo quando se lesionou mt cedo na meia final com o Sporting no Axa) , jogamos em 4/3/3 (Herrera/Sérgio/Oliver). Acrescento também que com Marega, esse modelo pode ser alterado do 4/3/3 para 4/4/2 e sem qualquer substituição, como? O Herrera caí para a direita, e o Marega pisa espaços mais interiores, associando-se ao Abou ou ao Tiquinho, e altera-se o sistema sem mexer desde o banco. Isto é, este Porto nunca foi rigido em termos de modelo de jogo, porque, repito, com Marega no onze, pode jogar em 4/4/2 ou em 4/3/3, na minha opinião, este Porto é flexível, ou moldável táticamente, contrariando a sua tese!

    Refere depois que o SC deveria gerir o plantel em Janeiro/Fevereiro. Recordo-lhe que nesses dois meses, o FC Porto disputou 14 partidas (apenas 3 resultados negativos, empate Moreira, empate Sporting 1/2 T Liga e Liverpool), certo é que nesse período teve mesmo de proceder à rotatividade, Herrera 2 jogos de castigo, Danilo lesiona-se em meados de janeiro, Abou pára, Brahimi pára 2 jogos devido a cansaço muscular (recordo-lhe a 1ª parte com o Estoril, ou em Chaves, foi suplente não utilizado), Marega pára (não joga em Moreira T Portugal), o Layun ainda em Janeiro fez 2 jogos como médio interior esquerdo, o Ricardo também se adianta, e dá a lateral ao Maxi. Curioso, alega falta de rotatividade em Janeiro/Fevereiro, e, por necessidade ou não, nesse período, jogaram muitos habituais suplentes, como titulares: Maxi, Reyes, Layun, Oliver, André A, Otávio, Hernani, e o Tiquinho alternou com o Abou a posição 9, portanto, aqueles 8 habituais suplentes, foram titulares nos meses de janeiro/fevereiro, ora por problemas fisicos ou lesões, ora por gestão do plantel. Quer um bom exemplo em fevereiro? Na goleada em Chaves, foram poupados 3 titulares: Ricardo, Marcano e Brahimi, já o AboU estava lesionado, nos seus lugares jogaram o Maxi, o Reyes, o Otávio e o Tiquinho, e acha mesmo que este Porto em janeiro/fevereiro não geriu o plantel?

    "No FCPORTO do SC acho que a intensidade durante os jogos (querer ganhar por 3 ou mais em vez de gerir o jogo) e entre competições foi mal gerida, ainda para mais com um plantel curto de qualidade."

    Creio que aqui acaba por se contradizer, porquê? Porque assume que este Porto joga com intensidade, mas em contraste, refere no seu anterior comentário : "Mas existem aspectos onde o treinador tem de evoluir muito a este nível de exigência máxima." Na minha opinião, as Equipas que jogam com grande intensidade, também jogam nos limites da exigência máxima, ou não? Opinião pessoal, a Equipa em Portugal que joga com maior intensidade é o FC Porto. Plantel curto de qualidade Gil Lopes? 27 Atletas (sim, com 4 G Redes), será este um plantel curto em termos de quantidade? Desses 27 Atletas, 14 deles são Internacionais A, o plantel será mesmo curto em termos de qualidade? Eu não compro, e nunca comprei essa tese que os media nos venderam e ainda tentam vender, observo o banco do FC Porto nos 2 clássicos em Lx, e observo também os bancos de Benfica e Sporting, nas mesmas partidas ... (tinhamos melhor banco em ambos os clássicos)

    Gil Lopes, poderemos naturalmente divergir nas nossas opiniões (ainda bem que existe pluralidade de opiniões), mas convergimos no Portismo, porque afinal: "NÓS QUEREMOS O PORTO CAMPEÃO"!

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
  46. Sérgio Conceição já fez muito e continua a fazer, se há pessoa em quem confio no FC Porto, pela sua competência e amor ao clube, é nele. O problema é que faltam jogadores. Neste jogo em Alvalade e já noutros jogos contra os grandes, sentiu-se imenso a falta de Danilo. É o nosso melhor médio e um jogador que dá uma segurança e solidez que nenhum outro dá. Nos jogos contra equipas mais fracas não se faz sentir tanto a sua falta, mas contra equipas mais capazes a história é diferente. Depois é uma pena que um jogador como Óliver ainda não tenha encaixado na equipa e pareça meio perdido quando está em campo. Também é lamentável que Aboubakar, que iniciou tão bem a época, desde que regressou de lesão que tem jogado bastante mal. Por outro lado também lamento que Corona não seja um jogador regular e às vezes tenhamos de jogar com Ricardo a extremo direito, quando ele joga bem melhor a defesa e é necessário um jogador mais imprevisível na frente.

    Posto isto, e apesar de ter ficado muito triste por não irmos à final da Taça, o importante é concentrar as forças no campeonato e não deixar escapar este título, que é absolutamente fundamental. Na próxima época, aconteça o que acontecer nesta, as coisas têm de levar uma grande volta. Espero que o Sérgio Conceição continue como treinador, isso será fundamental, na minha opinião, mas teremos de vender alguns jogadores e contratar bem e com muito acerto. Há alguma falta de qualidade no plantel e temos de ter a arte para conseguir suprir isso, a fim de garantir nova época de sucessos.

    ResponderEliminar
  47. Vou regularmente ao Dragão ver o FC Porto ("Segunda-feira, vou fazer mais 700 Quilómetros, para ir ao Dragão", mas que grande lição de Portismo me dá um Alentejano Portista), bom, mas a minha primeira reacção à ultima meia final com o Sporting foi: vou ao Dragão ver o FC Porto-V Setubal (pese embora ser uma segunda feira á noite), aliás, creio que aqui no post desse jogo o referi!

    "Todavia, porém, contudo", tentei combinar com o meu Filho, o meu habitual parceiro de Dragão esse FC Porto V Setubal de segunda feira, e levei com esta resposta: "Pai, V Setubal não, nós vamos dar azar...", pois é, o Dia do Pai de 19 de março de 2017, está fresco, e foi negro: FC Porto 1 V Setubal 1, e, algures em 2006, o meu Filho então com uns 10 anos, logo me recordou um FC Porto 0 Moretto 0, um V Setubal do Norton "arrumadinho", com o então jovem Fonte, o Dembelé em modo "formiguinha" a fazer de Makelelé dos pobres (hoje o Dembelé, é adjunto do Sérgio no FC Porto), e um Moretto de engate, e também engatou nesse jogo um Euromilho€s... Já vi no Dragão, outros jogos com o V Setubal, certo é que só me recordo das incidências daqueles dois... Ah...também vi nas Antas um FC Porto de Oliveira 2 V Setubal 2 numa 1ª jornada, com o Domingos e o Jardel a empatar perto do fim, então no ciclo do Penta!

    E sabem que mais? Essa coisa de superstições ou crendices populares, sem qualquer explicação racional, acaba por nos influenciar a todos, a uns mais, a outros menos. Certo é, que esse clássico FC Porto V Setubal, tem um estranho lado oculto. E recordo, a 3 meses do 25 de Abril de 1974, o FC Porto conquistou nas Antas a vitória mais triste de sempre, e num domingo de chuva: FC Porto de Guttmann 2 V Setubal de Pedroto 0, essa Jornada 13, e aquele minuto 13, que até deu lugar a um livro (não vi, mas ouvi o relato desse jogo, assim como me recordo bem dessa tarde de chuva de um Domingo de inverno) ... Não menos estranho também, tinha sido Pedroto meia duzia de anos antes a lançar no FC Porto, o fatidico protagonista daquela tal jornada 13, Pedroto que, estava no banco oposto no tal minuto 13 ...

    Habitualmente é a razão que me orienta, mas, estranhamente o tal oculto também me conduz. Ponto final, não vou ao Dragão ver o FC Porto V Setubal de 2ª feira, influenciado talvez pela superstição do meu Filho, mas sem desprezar a tal condução ou condição do oculto, podem-lhe mesmo chamar crendice!

    PT

    ResponderEliminar
  48. Bem, se meter o Marega aos 80m era acabar com a época dele...
    Das duas uma - ou estamos perante um incompetente, ou um mentiroso.

    Quanto à nota final, pior que o carácter do 'encaixa 7' é o do 'Mouro pequenino'...

    E o futebol por vezes é injusto, mas na quarta-feira não foi.
    Nem com o exemplo fresquinho de Domingo...
    Era um jogo que valia e troféus - Taça e Supertaça.

    ResponderEliminar
  49. Primeiro, ninguém disse que se Marega entrasse a 10 minutos do fim, era acabar com a época dele. Segundo, mas como você tem a certeza que se entrasse o Marega, tínhamos chegado à final, OK, fique lá na sua...

    ResponderEliminar
  50. Boa tarde .
    PT
    Para a sua lembrança dos Porto-V.Setúbal ponha lá estes dois s.f.f.:
    a) - 1989/90
    Vitória por 1-0, golo de Jorge Couto aos 4m, fomos campeões nesse jogo com Artur Jorge nas Antas .
    b) - 2010/2011
    Vitória por 1-0, jogo disputado numa 2ªfeira à noite, com André Vilas Boas castigado no camarote, penalty contra nós no ultimo minuto e o "VAR Elmano" do Funchal a mandar repetir (tinha sido golo na 1ª tentativa) e o sadino a falhar .
    Foram duas vitórias pelo mesmo resultado e com a mesma consequência : fomos campeões .
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  51. Caro Eduardo Silva,

    Vá se lá saber porquê, temos esta forma estupida de guardar ou reter só as coisas más. Sei lá, parece que as impressões que nos desgastam e nos afetam de uma forma negativa, são as que ficam mais tempo na memória e nas nossas emoções. Dezembro de 1973, já passaram quase 45 anos, e ainda retenho bem o relato e os contornos dramáticos desse FC Porto 2 V Setubal 0, tal como me recordo bem que chovia muito nessa tarde, ou melhor, chovia uma triste chuva de resignação!

    Eduardo Silva, muito bem "alembrado", mas recordo-me dessa GP do "mano" do Funchal, aliás, o Manuel Fernandes que era então Treinador do V Setubal, recorrentemente faz questão de lembrar essa GP!

    Sabe Eduardo, sobre títulos, ou melhor, Campeonatos conquistados, não me recordo dos festejos de todos, afinal foram 22 campeonatos, isto nos ultimos 43 anos (em igual período, pós abril, o Sporting ganhou 4), aqueles jogos/campeonatos que estão no meu "arquivo" são estes, 1978: FC Porto 4 Braga 0, 1986: FC Porto 4 Sp Covilhã 2, e o FC Porto 2 Benfica 1 de 2013, claro!

    Eduardo Silva, afinal, nas ultimas 4 décadas estamos mal habituados (ou talvez bem habituados), e estes 4 anos de jejum já quase que correspondem aos 19 anos de jejum de 1978!

    1 abraço,

    PT

    P.S. O meu 1º jogo nas Antas, FC Porto de Riera 2 Benfica de Hagan 2, quando o argentino Herédia foi o meu heroi, e banalizou o Eusébio!

    ResponderEliminar
  52. Parece que agora não criticar o treinador é ser pouco exigente... Não me vou desviar de analisar as suas opções em cada CONTEXTO, em vez de seguir receitas. Por pontos, e agora com mais sumo, a ver se fica mais claro:

    1- min 66, troca Soares por Aboubakar. Soares tem sido incansável no trabalho de pressionar e desde a lesão só não foi substituído com o Belenenses. Entrou outro avançado, tal como fez na luz. É justo criticar?

    2- min 75, troca Otavio por Oliveira. Eu próprio disse que talvez o Otavio aguentasse mais. Mas será? Estamos a falar de um jogador que esta época fez 90min em DOIS jogos. Otavio estava como terceiro médio, Oliveira entrou para terceiro médio, até porque Herrera tinha acabado de ver amarelo e podia ser necessário ter alguém para fazer faltas na transiçao (como TÃO BEM fizemos na luz). É justo criticar?

    3- min 84, troca Oliver por Reyes. Oliver lesiona-se (certo?), treinador olha para o banco e tem: Dalot, Reyes, Corona e Marega. Olha para o relvado e vê uma frente de 4 a jogar 1x1 (Ruiz, Gelson, Montero, Dost, e ainda Acuna a esticar na esquerda). Queriam o Corona? O Marega? O Dalot imagino que não senão seriam incoerentes a criticar a opção peloo Reyes... Depois ainda dizem que deu um sinal à equipa... A sério? Sofremos o golo UM MINUTO depois, e numa bola parada! Acham essa crítica razoável?!

    Já discordei do Sérgio várias vezes: da insistência em Marega quando o jogo está fechado (Marega precisa de metros). Da pouca utilizaçao do Oliver. Do Ricardo a extremo em jogos com “pequenos”. De insistir no jogo exterior em desespero com Paços e Belenenses. Entre outras...

    Mas não vou na cantiga de ter de discordar só porque perdemos! Nem elogiar só porque ganhámos! Nem na conversa que só há Portismo se houver crítica e quase-insulto. Ou que só há Portismo se formos ao estádio. Essa segregação não cola.

    ResponderEliminar