Vítima, entre outras coisas, da perda de alguns jogadores nucleares - quem haveria de dizer que a maior de todas foi Moussa Marega? -, o conjunto de Sérgio Conceição perdeu algum fulgor, qualidade de jogo, aquela capacidade de pressionar, quase não deixar os adversários respirar, a contundência que tanto encantou os seus adeptos e deixou os rivais preocupados. Esperemos que se não todas, algumas dessas virtudes sejam recuperadas para as seis jornadas que faltam. Mas perdeu outras coisas que precisa recuperar. A serenidade, discurso positivo e o espírito correcto, o SOMOS PORTO na prática e não na teoria, suporte importante que nos trouxe esta época para um patamar acima das expectativas.
Um exemplo que é significatico:
Até ao jogo de má memória em Paços de Ferreira, não sei quantos jogos fez o F.C.Porto após os seus dois rivais de Lisboa, mas foram muitos. E se nós adeptos que não jogamos, não temos de nos preocupar e preparar mentalmente para essa coisa da pressão dos jogos, até brincávamos com as lideranças provisórias, o treinador, quando confrontado com essa questão, sempre chutou para canto, dizia Sérgio e bem, quem joga no F.C.Porto tem de estar preparado para jogar sempre sob pressão. De repente, após a derrota na Mata Real, jogar depois virou caso, problema, aquilo que nos fortalecia psicologicamente, que era um sinal da nossa força e nos guindou até onde não esperávamos, passou a fragilizar-nos? Mas se é assim, porque não levar o caso até às últimas consequências, colocar o problema à LPFP? E sobre as queixas contra a Sport TV, que subscrevo também porque trata mal o F.C.Porto, tem comentadores e narradores que não escondem o mais primário anti-portismo, o que vai o F.C.Porto fazer, agora que no final da época acaba o contrato com a NOS? Nessa matéria a Altice, novo parceiro, vai pôr e dispor? Se nos convocam para estas "guerras", pelo menos passem-nos a informação toda.
Ontem no Universo Porto, atacou-se A Bola e alguns dos seus vendilhões do templo. OK, de acordo, também não faço outra coisa, esse antro tem uma grande influência no futebol português e nos equilíbrios que o dever de informar com rigor e isenção devia respeitar. Mas eu não posso fazer nada, apenas fica novamente a pergunta:
Então para quando, pelo menos, impedi-los de fazer perguntas? Ou se isso não puder ser... as respostas nunca serão as que eles queriam ouvir?
Chega de andar a fazer apenas cócegas.
«O Sindicato dos Jornalistas (SJ) denunciou esta segunda-feira à Assembleia da República, à Procuradoria-Geral da República e ao Ministério da Administração Interna o "crescente ambiente de hostilidade" contra jornalistas que cobrem eventos desportivos, nomeadamente de futebol, após queixas de vários órgãos de media. Em comunicado, o SJ informou que "a liberdade de imprensa, pilar fundamental da democracia, está a ser condicionada por pressões ilegítimas e ameaças graves à integridade física e à dignidade profissional dos jornalistas". Esta posição tem por base "as principais queixas e preocupações dos órgãos de informação nacionais que disponibilizaram relatórios", entre os quais a agência Lusa, os jornais ‘Record’, ‘A Bola’, ‘O Jogo’ e ‘Público’, a rádio Antena 1, o canal Sport TV e o jornal online Mais Futebol. O SJ considera que não são precisas mais leis, mas sim "monitorizar e fiscalizar a aplicação prática das já existentes e impor sanções aos que as transgridem, dentro ou fora dos recintos desportivos". E pede uma "posição firme" das autoridades "no sentido de garantir o livre exercício da liberdade de imprensa, que está constitucionalmente consagrado".»
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) foi queixar-se ao Parlamento do clima demasiado quente e do tratamento que os seus filiados têm sido vítima por parte dos clubes.
Mas o que tem feito o SJ contra o jornalismo faccioso, sectário, tendencioso, calunioso, sem ética e sem deontologia?
Idem para o jornalismo que não cumpre as regras básicas, por exemplo, o pública notícias sem procurar o contraditório, saber o que têm a dizer em sua defesa os visados?
O que tem a dizer o SJ dos sites de jornais terem caixas de comentários onde a coberto do anonimato, por exemplo, o F.C.Porto é tratado como F.C.Porco ou Corruptos do Contumil, o presidente é insultado, nem a mulher escapa? Estão estes insultos cobertos pela liberdade de expressão? Não têm os clubes e os seus adeptos, o direito de reagir contra esta bandalheira e esta liberdade onde vale tudo e tratá-los da mesma maneira?
E sobre o jornalismo de cartilha que recebe e propaga notícias provocatórias e difamatórias?
Se em vez de se armar em vítima, o SJ fizesse o seu trabalho, exigisse que os seus filiados cumprissem os deveres e as regras básicas do jornalismo, talvez uma parte substancial do problema desaparecesse... se não fosse o caso, então sim, tinha autoridade moral para se queixar. Na actual conjuntura, não tem nenhuma.


Boa Tarde . A estória dos jogos depois dos outros e da Taça de Portugal , dia e hora da meia-final, foi levantada pelo FJM no Universo Porto da Bancada da semana passada, após estarem marcados todos os jogos até final da época . Nesse mesmo programa houve logo e-mails de adeptos a dizerem que iam deixar de ser assinantes para (algum) gáudio dos participantes. A Sport TV respondeu no dia a seguir, contestando a posição do FCPorto e afirmando que estava tudo de acordo com a lei e que tinha a aprovação da Liga e da FPF . No domingo antes do jogo com o Belenenses lá veio o S.Conceição falar que podia ter sido diferente, havia possibilidades para isso, etc... OK . E depois ? E a SAD ? E o UPBancada que esta semana não fez referência a nada ? E assim continuamos isolados do mundo que nos rodeia sem tomar medidas contra quem nos faz (muito) mal - o Sindicato(?????) dos Jornalistas (????) é um bom exemplo - e apelando ao Mar Azul (já vendemos 40000, já vendemos 41000,...etc). Não sei se tudo isto é bom para a equipa !
ResponderEliminarUm abraço.
Boa tarde, parabéns pelo seu blog!
ResponderEliminarApenas digo que o nosso Club perdeu uma grande oportunidade de confrontar as entidades do país na assembleia da República.
O F.C.Porto está a precisar de ser renovado.
Cumprimentos
Amanhã opino melhor sobre o post, mas sempre afirmo que estou incrédulo com o que se passa no Sporting, eu suspeitava que o Bruno apenas queria passar por doido, mas a coisa é bem mais grave, ou então, como é sabido que a gravidez provoca alterações hormonais, estará aí o problema? porém, quem está grávida consta que é sim a mulher dele...
ResponderEliminarTão estranho este Clube, trágico, fatalista, autofágico mesmo...
A estatística o que nos diz do Sporting? Nos primeiros 20 campeonatos disputados em Portugal, ganhou 9, era hegemónico, fez então um Tri, e um Tetra com os miticos 5 Violinos, posteriormente construiram o antigo José Alvalade em meados da década de 50, e vieram então os problemas financeiros, e consequentemente os desportivos...
Inauguraram o antigo José de Alvalade em 1956, e quantos campeonatos ganharam posteriormente, e nos ultimos 62 anos? Apenas 9 campeonatos "avulso" (nunca agregaram um Bi), volto a recordar que o Sporting tinha ganho 9 Campeonatos, nos primeiros 20 disputados em Portugal!
Entretanto, o Alvalade XXI foi inaugurado em 2003 (com uma eXibição de luxo do CR), já passaram 15 anos, e aquele Estádio não festejou, ou vivenciou um Sporting Campeão! (o antigo Estádio festejou um campeonato em 1958, com 2 anos)
Meus amigos, temos de fazer o nosso trabalho, e, é ganhar, ou ganhar, não se fiem no Sporting na tal penultima jornada em Alvalade, vou mais longe, acredito mais no V Setubal do Couceiro, e também jogam com o verde da nossa esperança!
PT
O pensamento só pode ser um, ou seja, ganhar os seis jogos. Nada nos é oferecido, nunca seria garantia que os lagartos, mesmo em condições, vencessem a benfaria. Por isso, concentração, espírito máximo, confiança e luta, muita luta, mas ... com cabeça e sem teias de aranha nas cabeças.
ResponderEliminarVamos entretanto ver as cenas da lagartagem, acho que vai ser tempestade em copo de água, os suspensos vão deixar de o ser, é muito folclore, vão-se esfarrapar todos para nos vencerem e irem à final da TAça, nem que seja para darem com ela no bruninho, mas vamos seguindo a novela, ao longe, que o que interessa ... somos nós.
E força Porto.
Boa noite caríssimo DVP,
ResponderEliminarPT, completamente de acordo com o teu comentário na publicação anterior.
Só um pormenor Rui Vitória,na única vez que ganhou ao FC Porto e eliminou da Taça da Liga, nos penaltis, o jogo foi em Fátima.
De qualquer das maneiras, não sei, há qualquer coisa que me está a fazer acreditar, vamos ver.
Sindicato dos Jogadores???
APAF do boçal Luciano que não sabe dizer três vezes arrôz???
Estas e outras, só servem para dar respaldo ao polvo.
Saudações azuis!!!
Carlos
Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca,neste momento é fundamental recuperar plenamente quase todos os jogadores lesionados,bem como esperar que os mesmos tenham disponibilidade fisica suficiente para enfrentar qualquer obstáculo, para além disso não pode haver hesitações ou falta de confiança,sagacidade e destreza, até porque temos uma equipa com capacidade e valor para com maior ou menor dificuldade conquistar o título de campeão nacional.
Depois quanto à SportTV veremos o que sucederá nos próximos tempos,mas por agora resta lamentar a forma como o FC Porto tem sido tratado por tal canal televisivo,bem como tirar as devidas ilações de tal facto e repensar a próxima temporada em termos de transmissões televisivas, quiçá a Altice possa ser uma ponte para outra plantaforma televisiva.
Finalmente é lamentável a hipocrisia de alguns meios de comunicação social que andam a fazer queixinhas contra clubes,mas toleram e dão tempo de antena a jornalistas vendidos ou bonecos encartilhados,para além disso o pasquim da queimada continua a ser uma lixeira sem a mínima seriedade,ética ou isenção e o resto são cantigas de embalar.
Abraços
Silvestre
Ver e rever as importantes declarações de João Malheiro sobre os últimos 30 anos de futebol em Portugal. Esclarecedor!
ResponderEliminarEspero que na próxima época os jogos do FCP na Dragão deixem de passar na SporTV!
ResponderEliminarOra vamos lá "descaroçar" este post, Marega o mais influente? A estatística diz que sim, o FC Porto tem uma média de 2,5 golos marcados por jogo no campeonato. O Marega esteve ausente por lesão em 5 partidas do campeonato: Belem casa 2-0, D Aves fora 1-1 (jogou minutos finais, para também ganhar ritmo), nesta recente lesão: Paços 0-1, Boavista 2-0, e Belem 0-2. Isto é, o FC Porto sem Marega perdeu 8 pontos com 3 equipas pequenas, e marcou apenas 5 golos nessas 5 partidas, baixando drasticamente a média de golos por jogo, com apenas média de 1 golo marcado por jogo!
ResponderEliminarSportTv, não é de hoje, tem um critério editorial muito próximo da BieiraTV, vejamos os seus recursos humanos, o clube respectivo tem um denominador comum: Simões, Carlos Manuel, Sabrosa, Sousa, Zé Carlos, Paneira, Helena Costa (ex treinadora da formação do Benfica), Catarino, Rui Amaro, e quejandos...
Querem um belo exemplo? Os convidados do "alisbonado" Sabrosa de Constantim (foi para Lisboa e perdeu a pronuncia transmontana, quem são mesmo os parolos?), bom, mas quem tem sido os convidados "os amigos do Simão de Constantim"? O Diego Costa, o Tiago Motta, depois, temos o Renato Sanches, Nelson Semedo, o Gonçalo Guedes, David Luís, e para disfarçar o Adrien. Consta que brevemente juntará em Manchester o Ederson e o Lindelof. E eu pergunto, o assinante da SporTtv não gostaria de ver convidados o Eder, o Slimani, o Ruben Neves, o André Silva, ou o João Mário? Pois, mas esses fogem todos da chancela Benfica ...
Escrutine quem de direito, o ex lateral esquerdo Pedro Henriques da SportTv, quem estará a patrocinar o "escritor" Pedro Henriques? Provavelmente o labrego iletrado. Surreal a narração desse imbecil, na 1ª, e 2ª parte do Estoril FC Porto. Ontem, no Aposta Tripla, o nosso representante (Paulo Baldaia), puxou o tema vergonhoso denuncias anónimas, e eis que o "independente" PH logo ripostou rapidamente: "atenção, não se esqueçam do que fizeram ao Fábio Pacheco do Maritimo...", e ninguém lhe perguntou, houve alguma denuncia anónima contra o Pacheco? ou o presidente "guardanapo" é que o suspendeu após o Benfica Maritimo? Naturalmente, o "independente" tentou passar a ideia de que o Benfica também foi vitima de denuncias anónimas, o que é uma falácia, comparar o Pacheco, com a transferencia bancária para o Estoril, o Kleber, o Quino, Wagner, Belem e outras mais denuncias, é comparar, o incomparavel, estejam muito atentos ao "talentoso" ex lateral esquerdo!
Bom, hoje li na Bolha o Simões (até gosto de o ler, porque tal como eu, é um Hermano Saraiva do "pontapé no esférico"), mas comparar o Verão Quente de 1980, com esta rábula no Sporting? Bem, o verão quente ocorreu no defeso, e sem competições oficiais, depois, ó Simões, é misturar alhos com bugalhos, e esta rapaziada nova que nem vivenciou esse verão de 1980 poderá ficar "confucia", porque são contextos, muito, muito distintos, e em contextos vários!
A propósito, se o Sporting jogar estas 6 jornadas finais com a Equipa B, a verdade desportiva neste campeonato, não ficará ferida de morte? Manutenção, Europa, e também o título de Campeão ... Jogamos em Alvalade com a Equipa A do Sporting, e empatamos, o Benfica pode jogar em Alvalade contra o Sporting B. O Feirense perdeu em Alvalade com a Equipa principal, o Paços pode amanhã ganhar ao Sporting B ... (o mesmo acontecerá na Taça de Portugal, prezo sempre a minha coerência)
PT
P.S. Obrigado pela rectificação do Fátima FC Porto na T Liga, não fui à "sebenta" ... o jogo foi mesmo em Fátima, e não no Dragão como eu incorrectamente referi aqui, peço desculpa pelo erro! (Torreense e Atlético, não me "ajudaram")
Para quem ainda acredita no título o que acaba de se passar em Setúbal é uma amostra do que vêm até ao final do campeonato, com a SAD bem caladinha. Viva o futebol benfiques.
ResponderEliminar