sábado, 26 de maio de 2018

A renovação de Sérgio Conceição e uma breve passagem pelos 14 anos de Gelsenkirchen


Embora no futebol já nada me surpreenda e o que é verdade hoje, muitas vezes é mentira amanhã, a renovação de contrato de Sérgio Conceição por mais uma ano, até 2020, é a certeza da continuidade do treinador na cadeira de sonho e é uma óptima notícia. É também um sinal que a competência, profissionalismo, rigor, exigência, atitude, ambição, paixão e grande vontade de vencer, vão ser a marca do F.C.Porto em 2018/2019. Para além disso, saber que os processos, modelos e métodos vão ser os mesmos, logo é só ir aperfeiçoando, junto com a menor pressão sobre os jogadores derivada da conquista do título, faz com que tudo se conjugue para que o F.C.Porto da próxima época possa ser melhor do que a que terminou há pouco e que já foi muito boa.

Sobre entradas, saídas, plantel, etc., passo, mesmo que alguns zum zuns me deixem cheio de curiosidade.

Esta semana um jornal desportivo recordava o 30º aniversário de uma final europeia, Taça dos Campeões Europeus, que o Benfica perdeu nos penalties frente aos holandeses do PSV - curiosas as recordações deles... Daí para cá, o F.C.Porto já conquistou quatro troféus internacionais, uma Taça UEFA, uma Liga Europa, uma Taça de Campeão do Mundo e uma Champions League.
Assim e porque hoje em Kiev se disputa a final da prova rainha da UEFA e também passam 14 anos que o F.C.Porto derrotou o Mónaco por 3-0, no Arena Auf Schalke de Gelsenkirchen, importa lembrar e repetir que esse é o maior feito colectivo conseguido por um clube na história do desporto português. Sim, porque já na altura o modelo da Champions League não tinha nada a ver com o da Taça dos Campeões Europeus que vencemos com brilhantismo em Viena, apenas para não ir mais longe... E se agora acreditar que esse sonho pode voltar a concretizar-se quase que nos leva para o campo da utopia, para mim é claro que nessa utopia, em Portugal, só o F.C.Porto se pode permitir sonhar.
A propósito, quando o F.C.Porto em Fevereiro de 2008 defrontou o Schalke 04 - numa eliminatória da Champions dramaticamente e injustamente perdida no malfadado desempate nas grandes-penalidades. Mesmo com 10 contra 11 durante uma parte dos 90 minutos e todo o prolongamento, o conjunto de Jesualdo foi muito superior e merecia ter seguido em frente -, apesar de na altura se pensar, como agora, que ir novamente a uma final europeia era quase impossível, não faltava quem  acreditasse que não era bem assim. Eu era um deles e por isso na antevisão do jogo da 1ª mão, disputado em Gelsenchirchen, disse algo como isto:
«Gelsenkirchen terra iluminada, onde a glória ainda está bem presente na nossa memória. Não por nostalgia passadista, mas porque lá foi inscrita mais uma página dourada da nossa fantástica história.
Não há nostalgia, porque nós acreditamos que podemos de repetir e temos legitimidade para isso; e também podemos sonhar, porque os nossos sonhos são construídos com os pés bem assentes na terra, sem megalomanias ou faraónicas ambições.»
Não demorou muito a cumprir-se o sonho, passados 3 anos fomos a Dublin disputar a final da Liga Europa. E como ninguém nos rogou pragas e as finais são para ganhar, ao som do venceremos, venceremos, venceremos outra vez, o Porto vai ganhar a taça, como em 2003. E ganhou!

97 comentários:

  1. Com muito orgulho e saudosismo eu estive lá em Geselkirchen, com um amigo... boavisteiro!
    E posso jurar que um dos melhores e mais refinados médios que vi jogar até hoje se chamava Alenitchev! Deco era a estrela, mas Alenitchev era o pendão da equipa.

    ResponderEliminar
  2. Silvestre

    Boa noite Vila Pouca,estou plenamente satisfeito com a prolongação do contrato do Sr.Treinador Sérgio Conceição com o FC Porto, pois o mesmo tanto é um Treinador como um Homem de grande enorme valor,graças ao seu distinto trabalho,preciosa galhardia e competência,bem como por outro lado devido à sua seriedade,honestidade e frontalidade,por isso acredito que este acto foi o começo de renovadas conquistas nas próximas duas temporadas.

    Depois muitos parabéns e muito obrigado a quem tornou possível a conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus em Gelsenkirchen,tal facto comprovou o valor e trabalho de quem representava o FC Porto na altura, num jogo fantástico e inesquecível.

    Finalmente o FC Porto contra e contra todos é hoje um baluarte do futebol português,dado os seus sete titulos internacionais e o prestígio que tem acrescentado ao mesmo, tanto que vai receber no Dragão a Supertaça Europeia em 2020,o resto são cantigas de embalar.
    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  3. Sérgio Conceição: "FC Porto pode melhorar bastante o scouting"

    Eu acho que nos tempos que correm é imperativo o nosso clube ter um rede de scouting bem montada e eficaz. Que a direcção ouça o nosso treinador.

    Eu era daqueles que não acreditava muito no Sérgio Conceição mas desde cedo mudei de ideias pela qualidade do trabalho que ele começou logo a mostrar. Revelou-se um grande treinador e um grande Homem.
    Pinto da Costa ainda saca uns coelhos da cartola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atencao que o scouting do Conceicao é algo que ainda tera de ser provado. Este ano, julgo que apenas o waris tera tido o seu dedo e parece ter sido ao lado. Nao o descarto, mas para ja foi curto.

      Eliminar
  4. Porque já li hoje a entrevista d´O Jogo com Sérgio Conceição, partilho convosco os maiores "sublinhados" dessa mesma entrevista:

    "Encontrei aqui os jogadores ideais ... é importante perceber o que nos levou à conquista do campeonato... mas temos de ser humildes e inteligentes..."

    "A prioridade sempre foi ficar, e ser campeão, será outra vez o principal objectivo. Mas quero chegar mais longe na Champions... Nunca discuto dinheiro nos contratos, mas não tinha moral, agora já tenho ... (risos)"

    "Escolhi o 4-4-2 antes de começar o primeiro treino da temporada...Sabia que ia ter uma equipa muito forte fisicamente, e tinha de a potenciar, porque conhecia o Marega, o Aboubakar, e o Tiquinho..."

    "O grito, só funciona num jogo, ou numa semana...Acredito muito no futebol com impacto fisico... Esta forma de jogar tem risco de lesões, ou de encontramos uma equipa mais forte, e de não sermos uma coisa, nem outra... Com o Liverpool, nem fomos pressionantes, nem baixámos a equipa, levámos 5... Lições: Besiktas foi um dos piores jogos, mas o Liverpool teve um travo mais amargo"

    "Foi importante mostrar força aos nossos rivais... Aquela fase menos positiva, não teve a ver com a ausência de Marega... Os avançados poderosos, fizeram sem duvida a diferença em Portugal"

    "Tive problemas, e não foi só com os jogadores... Regra: telefones proibidos meia hora antes do treino começar, é importante socializar..."

    "Maxi e Dalot, deixam-me descansado, mas é preciso que fique com eles... O FC Porto tem de melhorar no scouting... Mikel e Chidozie vão fazer a pré temporada, da B, o Bruno Costa também, e vou ter comigo o Diogo Leite e o Diogo Queirós para os observar melhor, mas não garanto que todos fiquem..."

    "Em janeiro, ou se tem dinheiro, ou não se pode contratar alguém para fazer a diferença... Sabia que o Waris, o Osório, o Paulinho e o Gonçalo não encaixariam logo na equipa... Chegamos a janeiro com apenas 19 disponiveis, se tivessemos mais lesões, mais limitados ficariamos, e era preciso contratar alguém, dentro das possibilidades do FC Porto, porque estavamos em todas as frentes"

    "Tenho de melhorar na comunicação, mas fui genuino em todas as conferencias... Vi uma entrevista do FJ Marques, liguei-lhe e disse-lhe que esteve muito mal, porque não tinha que falar na equipa profissional..."

    PT

    ResponderEliminar
  5. Quero só fazer aqui uma triste ressalva sobre o andebol do nosso clube...neste momento, é o verdadeiro paradigma de como arruinar uma das melhores secções do FCP que, não há muito tempo, estava por mérito próprio na elite da Europa!
    Se no campeonato, tudo correu mal e aceito a desmotivação...ja ontem na Taça, a nossa prestação foi indigna e inaceitável!!! Espero q quem de direito ponha a mao na consciência e aja em conformidade... MUITO desiludido!!!

    ResponderEliminar
  6. Bom, a propósito de zun zuns, também já os ouvi, mas não os vou partilhar aqui, porque corro o risco de surgir um qq copy paste, passadas umas semanas com este meu comentário, todavia, o "zumzum" está mt longe da contratação do Cristiano "Reinaldo", mas, não muito longe...

    Gelsenkirchen-Schalke, há sempre interessantes curiosidades, por exemplo, em 2004, um tal Manel Neuer foi apanha bolas nessa Final de boa memória, 4 anos depois, o jovem Manel foi carrasco do FC Porto no Dragão ao defender a baliza do Schalke, e algumas GP também. Já é karma do FC Porto cair nas GP: Sampdoria 1995 Antas, Schalke 2008 Dragão, Benfica 2014 Dragão T Liga, Braga Jamor 2016, D Chaves 2016/17 em Chaves, e Sporting duplamente em 2018, para nos alegrar, só mesmo o "Onze das Caldas" na T Intercontinental em dezembro de 2004!

    (Também a propósito do Manel Neuer que foi apanha bolas na Final de Gelsenkirchen, já mais recentemente, em maio de 2013 no Campeonato Kelvin, atras daquela "tal" baliza, estava o menino Diogo Dalot com 13 anos, como apanha bolas, 5 anos depois seria Cempeão Nacional, o Futebol sempre recheado dessas curiosas curiosidades)

    E novamente a propósito de Gelsenkirchen, neste século foram já disputadas 18 Edições Champions, e quem foram os vencedores dessas 18 Edições neste século XXI? R Madrid 5 X, Barça 4 X, B Munique 2 X, Milão 2 X, e ainda, FC Porto, Liverpool, Man United, Inter e Chelsea venceram uma Edição cada Clube, é um mesmo um grande orgulho o FC Porto um Clube fora das Ligas Top 4, ter sido o unico a vencer a Champions neste actual formato, neste século XXI!

    Hoje, o nosso Treinador revela ambição na Champions (e faz muito bem), porém, desde já deixo o aviso, esta Fase de Grupos 18/19, vai ser dura, muito dura, com o acesso directo dos 3º/4º classificados das Ligas Top 4, por exemplo no Pote 4, o pote mais acessivel de todos, poderemos apanhar com um Inter de Milão ou com um Valência, imaginem quem anda pelo Pote 3... Definitivamente a UEFA está a fechar as portas da Champions ao outsider, e em contraste, a escancarar aos endinheirados ou "novos-ricos" o seu mais fácil acesso, faz algum sentido um 4º classificado de uma Liga Top 4, poder vencer a Champions? Liga dos Campeóes? Só de nome, porque está subvertida a ideia original da Taça dos Campeões Europeus!

    "Desde a chama acesa em Viena
    Por um calcanhar vagabundo,
    A alma deixou de ser pequena
    Pequeno foi o palco do mundo.

    Foi erguer alto o seu pendão
    Alcançar a glória em Sevilha,
    Tomar a Alemanha e o Japão
    Subir onde o Sol mais brilha"
    (Carlos Tê)

    PT

    ResponderEliminar
  7. O Pedro Marques Lopes, na passada sexta feira na Bolha escrevia o seguinte:

    "O Sporting nos ultimos 50 anos venceu 6 campeonatos, nos ultimos 40 anos, venceu 4 campeonatos, e nos ultimos 30 anos venceu 2 campeonatos..."

    Concordo com este formato, porque é de mais fácil leitura, isto para observar os Campeões em Portugal. Vou replicar o PML, e prepassar as 6 ultimas décadas no Futebol Português, começa justamente na temporada 1958/59, nesse período, também começam as Competições Europeias final da década de 50, chega o semi profissionalismo ao Futebol Português, e observamos os ciclos de ouro quer do FC Porto quer do Benfica, ao atravessarmos 6 décadas distintas. Portanto, uma observação dos ultimos 60 campeonatos em Portugal, balizados entre as temporadas 1958/59 (Campeonato Calabote), e 2017/18 (Campeonato Sérgio Conceição), portanto aí vai:

    Nos ultimos 10 anos:
    O FC Porto vence 5 campeonatos, e o Benfica os mesmos 5!

    Nos ultimos 20 anos:
    O FC Porto vence 11 campeonatos, o Benfica ganha 6, e o Sporting vence 2!

    Nos ultimos 30 anos:
    O FC Porto vence 18 campeonatos, o Benfica ganha 9, e o Sporting vence 2!

    Nos ultimos 40 anos:
    O FC Porto vence 22 campeonatos, o Benfica 13, e o Sporting vence 4!

    Nos ultimos 50 anos:
    O FC Porto vence 23 campeonatos, o Benfica 20, e o Sporting ganha 6!

    Nos ultimos 60 anos:
    O Benfica ganha 27 campeonatos, o FC Porto vence 24, e o Sporting ganha 8!

    Porém, e a propósito de Gelsenkirchen, podemos também somar os campeonatos conquistados pelos 3 Grandes em Portugal, e adicionar os títulos Internacionais conquistados nos tais ultimos 60 anos, ou 60 temporadas desportivas, pelos 3 Grandes, e a coisa fica assim :

    1º FC Porto 24 campeonatos e 7 Títulos Internacionais, TOTAL 31 Títulos!

    2º Benfica 27 campeonatos, e 2 T Campeões, TOTAL 29 Títulos!

    3º Sporting 8 campeonatos, e 1 T Taças, TOTAL 9 Títulos!

    Afinal em que ficamos quando observarmos os 4 ciclos distintos no Futebol em Portugal? 1º Futebol semi profissional, 2º Futebol profissional, 3º pré Futebol Industria, 4º finalmente Futebol Industria. O Benfica revelou supremacia no 1º e 2º ciclo, e o FC Porto passou a dominar nos ciclos 3 e 4.

    O que aconteceu no Futebol Português nos períodos anteriores, o "tempo da baliza às costas"? Em 6 temporadas na década de 30, FC Porto e Benfica venceram 3 campeonatos cada um, e houve equilibrio nos 6 campeonatos disputados, nessa década quase experimental. Na década de 40, e meados da década de 50, o Sporting dominou com a conquista de 10 campeonatos em 15, com um Tetra e um Tri, no período dourado dos 5 violinos!

    PT

    ResponderEliminar
  8. Caro DVP,

    Grande desilusão a final da Champions.. O futebol tem que ser protegido; o ju-jitsu não é futebol, é uma arte marcial. O Sérgio Ramos, além de retirar o Mo Salah do jogo, ainda deu uma cotovelada no redes e nada.. depois saca um amarelo ao Mané com um teatrinho.. O futebol deve ser protegido; confesso-lhe que já começa a enjoar-me. Depois do jogo de ontem percebi agora o que o Ronaldo queria dizer.

    Saudações portistas,
    HMF

    ResponderEliminar
  9. Inesquecível, Gelsenkirshen, estive lá depois de uma luta titânica para arranjar bilhete, coroada com êxito, depois da desilusão de ter estado "quase" em Sevilha.
    Mas desde que o FCP ganhe, aqui ou ali, tanto faz, foi uma jornada épica, neste ano fui a Manchester e à Corunha também.Cheguei às 6 da manhã e às 8,30 já estava a trabalhar, com olheiras, estourado, mas de coração cheio...
    Quanto à entrevista ao Jogo do Sérgio Conceição, só temho de lhe ir tirando o chapéu, claro, genuíno, fantástico, dá gosto... Grande admiração pelo nosso Mister.
    De resto, silly season é isso mesmo, não dar grandes ouvidos aos mexewricos, embora esteja de novo no ar a "Renato Sanches mania" e mais um avançado que mete medo ao susto, com Ibra à mistura.
    Uma preocupação, é a de que se continua com a novela sporting "ad nauseum" e os passarões andam a passar pelos pingos da chuva. Que jeito isto dá...
    depois vem a seleção, mais umas histerias para enganar, nova novela Cristiano Ronaldo e assim vai o mundo!!!!
    Fiquemos atentos e vigilantes, eles andem aí, fortes, vencidos, mas não convencidos.

    ResponderEliminar
  10. Mais um roubo descarado no galinheiro, em basket! Vejam como o jogo acabou e... não vomitem!!!

    ResponderEliminar
  11. Não foi só como acabou. A falta ao Hanley na reposição na linha do fundo provocada pelo Carlos Andrade e depois o mesmo Andrade vai à cara do Sheehey e nada. Somos melhor conjunto e vamos passar. Eles hoje só se seguraram a jogar com 8. O Fernando Rocha é um benfiquista do mais primário que ha. É doente pelas galinhas

    ResponderEliminar
  12. Não vi o jogo de Basquetebol, vi apenas as imagens dos dois últimos lances, um, parece-me que a bola era do FCP, o outro é falta, devia ter dado três lances livres. Há quem diga que quando o jogador do SLB toca no do FCP já tinha acabado o jogo...

    ResponderEliminar
  13. Caro DVP,

    Grande entrevista do mister hoje no Jogo. Merece leitura e arquivo.

    Raoc

    ResponderEliminar
  14. não dá para colocar a entrevista do SC ao jogo?
    grato

    ResponderEliminar
  15. Ao Felizberto Costa: Concordo com a referência ao Alenitchev, que grande jogador que era. Entre muitas outras coisas, acho que foi dele o golo decisivo no Porto-Marselha.

    Ao PT: Na sua lista de penaltys esqueceu-se de algumas séries de penaltys ganhas pelo FCP: lembro-me de duas Supertaças ganhas ao Benfica nos anos 90 e de uma eliminaçao do Sporting (julgo que na Taça da Liga) há uns 8 anos.

    O final de basket foi realmente polémico, mas o importante é resolver agora no Dragao. Aliás, esta semana vai ser decisiva para o basket e para o hóquei: Força Porto!!!

    ResponderEliminar
  16. OS PULHAS
    Enquanto a justiça trabalhar a passos de caracol o Polvo Mafioso continua na senda do crime. Os árbitros continuam a não ter vergonha, é uma trupe de gente que não merecem qualquer respeito, ainda ontem no basquetebol levaram o benfica ao colo. A maior parte desta gente não passam de uma escoria, de uns escroques, de um bando ladrões.

    ResponderEliminar
  17. Podem ler aqui a entrevista do Sérgio ao Jogo:
    https://baialinhaecruza.wordpress.com/2018/05/27/entrevista-de-sergio-conceicao-ao-jornal-ojogo/

    ResponderEliminar
  18. Sérgio Conceição se fosse sulista, elitista e centralista, já tinha o seu nome talhado a ouro quando fez hat-trick num célebre jogo contra a Alemanha, que levou a própria federação germânica a repensar toda a sua estrutura!!!

    Mas enquanto somos ignorados, vilipendiados e marginalizados neste quintalzinho de invejosos e corruptos até dizer chega, há sempre um Klopp (treinador do Liverpool afirmou que após vencer o FC PORTO disse que a equipa poderia perfeitamente vencer a Champions!!!) que nos diz que somos GRANDES, que somos ENORMES!!!

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde Vila Pouca

    Por acaso tinha comprado o Jogo (trazia uma pequena revista dos Campeões) e já tinha lido a entrevista do Sérgio, mas desde a 1ª entrevista ao Porto Canal que me pareceu que ele ia ficar e a renovação só veio provar a minha ideia.

    Acho que ele ainda tem mais a ganhar no FCPORTO e ele sabe isso.

    Agora é necessário saber quem sai, quem fica e reforçar bem a equipa em posições chave, pois acredito que temos de fazer mais e melhor nesta época 18/19, pois o modelo táctico deste ano que passou já estará mais estudado pelos adversários e precisamos mais variantes de jogo, mas tenho plena confiança no Sérgio Conceição.


    Apenas uma ideia, acho que o clube deveria fazer um ano (no final de época) um confronto misto entre os vencedores de 87 e 2004 da Liga dos Campeões...
    Acredito que o Dragão teria uma boa casa...

    É que existe muita gente nova que nunca os viu jogar ao vivo...


    Quanto ao Basket, já o referi no Face, não sei se teve influência no resultado final, mas que sempre em caso de duvida os árbitros apitavam contra nós, isso é um facto e o ultimo lance com os 2 árbitros a olharem para o jogador que lança e não apitam nada, é estranho, mas nada de novo no desporto no benfiquistão...


    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  20. No basket, a arbitragem a mando da federação tinha que manter o carnide vivo na luta pelo título. Uma vergonha o que se passou. Da comunicação do FC Porto até agora ouvi zero. Nada.

    Mas estamos na era das amizades, de não confrontar os poderes instalados que explicam um pouco do desnorte dos últimos 6/7 años. Até parece que não se pode contratar gajos sem clube e tal. Enfim continuo na minha e não há quem me convença que esta atitude mansa não sirva os nossos interesses.
    Então a de comparar Homens como o Jorge de Brito com uma besta como o Bruno de Carvalho é de bradar aos céus.

    Quanto ao Sérgio. O Sérgio Conceição aponta 2 incompetências crassas na última semana. A de ontem, a do scouting é daquelas que todos vemos e criticamos mas que nunca teve um treinador com tomates para a colocar em cima da mesa.

    Sinceramente espero que a agressividade da nossa parte continue a subir de tom, e que internamente continuemos a trabalhar muito e bem para voltarmos a garantir a hegemonia do desporto português.
    Neste momento o Sporting perfila-se para a tentar conquistar. Campeões de andebol, voleibol, futsal e se não vencermos em Alvalade no próximo fim de semana, serão também campeões de hóquei em patins. No futebol têm lutado taco a taco por títulos como há muito não o faziam. Graças a Deus aquilo é uma comédia sem estrutura, cheia de sanguessugas sedentas de notoriedade e vão tirar de lá o obreiro (um gajo que bate mal é certo mas que os está a transformar) desta subida silenciosa ao topo do desporto português.

    Portanto Porto, já chega de festejos do futebol, o basket e o hóquei ainda lutam por títulos e as baterias deveriam estar apontadas para aí, para os ganhar. Somos um típico clube grande ibérico, ou seja somos mais que um clube e se os adeptos têm estado impecáveis, a direcção essa tem deixado muito a desejar.

    ResponderEliminar
  21. Silvestre

    Boa noite Vila Pouca,foi vergonhosa a arbitragem ocorrida no jogo de basquetebol perante os lampiões, enfim não há dúvida que os árbitros estavam condicionados ou comprados,por isso espero que o FC Porto esteja atento e seja firme na defesa dos seus interesses.

    Depois no hóquei a nossa brava equipa tem tido uma abnegação exemplar e oxalá conseguia conquistar o título de campeão nacional.

    Finalmente é sempre positivo verificar o reconhecimento internacional do FC Porto, sobretudo via Klopp.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  22. OS PULHAS
    À querida e debocha comunicação social já chega de Bruno de Carvalho, já chega de circo. Preocupem-se mais com os Queridos, com os criminosos dos Mails das Toupeiras do Polvo maligno que continua sadicamente praticar o seu trabalho sujo.
    Para haja um Portugal Limpo metam atrás das grades todos o criminosos sejam eles políticos, governantes, banqueiros e mafiosos do futebol, e a Justiça se querem ter mãos limpas retirem alguma sujidade que eles também por lá têm.

    ResponderEliminar
  23. Bom Dia . Isto está tudo muito certo mas o polvo continua a trabalhar com todos os seus tentáculos e nós não podemos estar só em festas . Ele é o Chiquinho, o João Amaral, os outros e... nós caladinhos, a Liga também, a FPF nem se fala, agora preocupada só com a sua equipa de futebol e antes também nada .E a investigação, que tal ? Ainda dura ? Já se arquivou tudo ?
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. Artur Soares Dias promovido à Elite da UEFA

    Tristemente é o único árbitro português em condições. Todos os outros são reles demais.

    ResponderEliminar

  25. Se Dalot sair agora, sentirei um enorme murro no estômago.

    Tal como qd saíram Anderson e Rúben Neves!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo Pereira e Dalot foram jogadores mal blindados com cláusulas baixíssimas. No caso do Dalot mais um dossier mal gerido ou por incompetência, ou por falta de dinheiro motivada por incompetência.

      Básicamente, gestão desportiva medíocre motivada por uma péssima gestão económica. Valha-nos São Conceição.

      Mourinho também, sempre nas jogadas mais sujas e surrepticias do futebol.

      Eliminar
    2. Gestão desportiva medíocre? Então o que queria que tivesse sido feito com o dalot? Que dessem um contrato milionário ao rapaz quando ainda era jogador dos juniores? Tem potencial sim mas o porto tentou renovar o ano todo com ele e nao teve sucesso, um gajo que fez 3 jogos pela equipa principal, vem da formação e recusa-se renovar contrato? Gajos desses não fazem falta por muito bons que sejam

      Eliminar
  26. Eu sou muito mais pragmático, há muito tempo que sei que eles agora só pensam em pasta, como sei que a conversa do portismo e dos beijos no emblema é só para inglês ver. Mas se se confirmar depois falamos

    ResponderEliminar
  27. Somos maiores do que qualquer jogador.

    Dalot tem muito potencial, mas nunca ganhou nada. Vamos arranjar alternativa e partir para outra...20 milhoes por um jogador que quase nao jogou e o que e. Seria pior se saisse a custo 0.

    Quanto ao vender ou nao vender o Ricardo acho que no futebol de hoje temos de admitir a nossa impotencia perante agentes, $ e companhia limitada.

    Temos de continuar a apostar na formacao e viver com isto. Se cada jogador que nos levam deixam umas dezenas de milhoes e o que e. Boa sorte ao Dalot!

    A unica nota e que ele nos poderia talvez poupar a palhacada de andar para ali de muletas a fazer juras de amor eterno ao clube ao portismo. Ridiculo...

    So espero que o meu clube tenha uma politica desportiva coerente e profissional. Os reforcos dos galinhas sao pateticos. Quantos nabos ja compraram? o Spoprting esta de rastos. Se formos coerentes competentes vamos ganhar.

    ResponderEliminar
  28. Soren, deixa-te de tangas. Então colocar uma cláusula de 20 milhões num puto de 17 anos é uma cláusuala baixa? E então sobre o Ricardo é que nem vale a pena falar. Tinha uma cláusula de 25 quando foi emprestado - depois até passou para 37,5 - e ninguém naquela altura se manifestou, agora a cláusula devia ser maior?

    ResponderEliminar
  29. Sesair agora é burrice do Dalot. Tinha a titularidade assegurada está época, indo para o Manchester vai ter de aturar as maluquices do Mourinho.

    ResponderEliminar
  30. Respeito sempre quem toma decisoes por dinheiro. Não mentem nem andam a contar histórias.
    Dalot tem todas as indicacoes de poder chegar longe, acho que faz mal em sair Sobretudo se tivesse indicações de que seria titular. Pode é andar a perder tempo numa idade que tem de jogar sempre (o que acho vai acontecer).
    E com ele, se for pelos 20, basta mais um jogador sair com mais valias de 15/20 e esta feito (dou boly e layun por vendidos).

    ResponderEliminar
  31. Silvestre

    Boa noite Vila Pouca,fiquei surpreendido sobretudo com a postura do Dalot,pois já é suficientemente grandinho para pensar pela sua cabeça, verificar e compreender o mundo que lhe rodeia, nomeadamente no FC Porto.

    Depois o papel do empresário também não foi eticamente respeitável e o Manchester United aproveitou bem a ocasião.

    Finalmente não vale a pena estar a carpir mágoas o importante é acima de tudo o futuro do FC Porto.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  32. Caros Portistas,

    Caro DVP, o que me deixa muito triste e desiludido é que o Dalot só não renovou ano passado porque queriam que trocasse de empresário, isto sim mais uma vergonha da nossa sad.
    O valor de 20 milhões é muito bom sem qualquer dúvida e agora vamos comprar o quê?? Um jogador com 19 anos que vale 20 milhões hoje daqui por 3 anos vale na mesma o mesmo ou mais e rendeu no clube desportivamente. Pode voltar Fernando Fonseca, raçudo com vontade mas muitas vezes não chega, ou como já há pasta há que começar a gastar a comprar tomazes costas desta vida para os mesmos de sempre se encherem de pasta?? Para mim também foi um grande murro no estômago.
    Agora vão renovar com o Maxi?? (grande professional sem qualquuer duvida) mas que vai ganhar muita pasta por muito que lhe baixem o ordenado e não teria sido melhor dar mais ao miúdo?? rentabilizavamos mais tarde ou mais cedo?? com Maxi é que nada nem um cêntimo vamos ver, uma vergonha esta sad.
    A sad não manda o caso dos emails para a uefa e fifa porquê?? estão à espera de quê?? Não é por termos sido campeões que o polvo morreu, está vivo e bem vivo e não fazem nada?? assim não!!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  33. A sair Dalot, espero que o MU deposite a cláusula de 20 milhões.

    Dizer que os clubes chegaram a acordo por valor superior é comer gelados com a testa.
    O MU até pode pagar mais e de certeza que o FCP receberia menos de 20. São as comissões senhor...

    ResponderEliminar
  34. E de repente o olival começou a faturar...André Silva, Ruben e agora dalot. Faz parte do negócio e era algo em que não estávamos a conseguir acompanhar os rivais. E mais estarão na forja. Se não for este ano, será no próximo. É uma realidade inevitável. Na minha opinião não deixam de ser grandes portistas. Apenas tratam da vida deles. Em alguns casos resta ao clube precaver-se e o FCP é maior que qualquer jogador. A mais negativo é que SC tinha falado em dalot à menos de uma semana na entrevista ao jogo. Não conheço as condições mas gosto do Bruno Gaspar.

    ResponderEliminar
  35. Bom dia Sr. DVP.
    Sou contra colocar clausulas astronómicas em miúdos com 15/16 anos.
    Por um simples motivo, eu com 15/16 anos nunca assinava um contrato com uma clausula de 70/80 milhões, a não ser que também o meu ordenado fosse na mesma proporção.
    Já há muito que o FCPORTO queria renovar com Dalot, mas a questão é se o jogador o queria. Podem dar beijos, bater no peito ir para a rua festejar mas na hora H querem é o bem deles.
    Dalot podia ajudar imenso o FCPORTO a renovar e depois sair pelo dobro ou triplo pois qualidade tem que chegue. Tem potencial para ser o melhor DD do mundo mas atenção, a cabeça pode não acompanhar a qualidade. Dalot comete um erro pois após a saída de RP Dalot seria titular indiscutível e daqui a 1 ano escolhia o clube que queria mas ele é que sabe.
    Não posso apontar culpas a direcção pois nesta situação o jogador/empresário já há muito tempo recusavam negociar.
    Fico triste, é uma perda enorme pois é um jogador que iria ajudar muito na próxima época, mas atenção, estes 20 milhões são limpos, não existe neste caso entrega a clubes de formação nem comissões e o custo/retorno financeiro deste jogador é excelente. Assinava por baixo todos os anos vender um jogador da formação assim.
    Cumprimentos
    Bruno Moutinho Guedes - 23657

    ResponderEliminar
  36. Concordo com o JC. Dispensavam- se as juras de amor eterno, o “olhem para mim, tão portista, a saltar de muletas”. Enquanto recusava renegociar contrato.

    Enfim...

    Já nem sei quem o Dalot. Interessa me é o FCP.

    ResponderEliminar
  37. a malta as vezes pensa que e' so por clausulas e ja esta.

    Dalot se se confirmar os 20M vai mt bem, obrigado e boa sorte.

    como diz o JC, poupem nos a esses circos de beijar o simbolo, juras eternas...ha mts poucos jogadores no futebol mundial q efectivamente juram amor ao clube, mas mesmo esses teem bons contratos em bons clubes...

    agora e' um facto de repente passamos de 3 laterais dtos para 1 e ate layun que ja nao volta.

    sera importante perceber qt dinheiro destas transferencias entra mesmo, e qt mesmo serve para abater o FPF da UEFA.

    importante tb perceber quem mais esta de facto no ercado (seja por promessa ou por necessidade ainda) para ter uma ideia se vai haver razia ou nao.

    temos brahimi, marega, danilo, potencialmente alex telles...

    mas enfim, com mercado infelzimente aberto ate dia 3 Setembro, sao 3 ! meses de silly season e de diz nao diz...
    manu365

    ResponderEliminar
  38. Pessoal nada preocupado so faz falta quem queira estar. Por isso admiro o Conceição deixar de ganhar dinheiro para vir para cá. Justiça foi feita com a renovação de contrato.....esses é que merecem os outros q se f...
    Adiante pensar em alternativas n faltam.....e como ja o disse aqui ha muito tempo e até me ofereci para o scouting o mercado francês tem q ser explorado nas divisões secundarias...fiquei satisfeito com a entrevista do sergio ai falar disso demonstra q esta atento

    ResponderEliminar
  39. Aguardo post de Francisco J Marques. Sempre tão caustico com os outros e a chutar para canto estas vendas. O Dalot a exemplo de qualquer futebolista hoje, quer é ser bem pago. O resto é conversa para tolos. Todos os que criticam e aplaudem, faziam o mesmo. Ganha tostões e passa a ganhar milhões. Ele não vive de aplausos e portismo. Vive é com dinheiro, venha de onde vier. CR7 com 33 anos e multimilionário, só pensa no dinheiro, o que dizer de Dalot. E ainda por cima tendo um pai advogado. Não é um pobre diabo onde o empresário e outros se podem aproveitar. Mas o F C Porto devia ter previsto isto muito mais cedo. Porque o fez ou não, nunca saberemos.

    ResponderEliminar

  40. Sobre o Dalot e tantos outros da nossa formação e sobre o que lhes vai na cabeça (as exibições na UEFA Youth League e Premier League International Cup não mentem…)explicou MUITO BEM o António Folha numa brilhante entrevista ao Porto Canal, no ano passado.

    ResponderEliminar
  41. A minha primeira impressao é que o Dalot nao é mau negócio. Ele tem potencial para chegar muito longe, mas até agora ainda nao mostrou nada no futebol sénior. Quantos jogadores nao se perdem depois de brilhantes carreiras nos sub-21.

    Em todo caso, nao acho que seja culpa da SAD. Foi a decisao do miúdo que vai ganhar milhoes, nao se lhe pode recriminar nada. O futebol contemporaneo é um produto capitalista e jogadores que realmente estao dispostos a fazer qualquer coisa pelo seu clube sao só uma pequena minoria. Uma excepçao.

    Se desse, eu tentaria ficar com o Layún. Com ele e o Maxi a direita defensiva estaria em boas maos.

    Força Porto!!!

    ResponderEliminar

  42. Sobre o Dalot e tanto outros putos da formação, relativamente ao que lhes vai na cabeça (as exibições na UEFA Youth League e Premier League International Cup não mentem…) explicou MUITO BEM o António Folha, numa brilhante entrevista ao Porto Canal, no ano passado.

    O dinheiro leva tudo à frente e cada vez mais cedo! Desengane-se quem AINDA pensa que os jovens Sub-19, Sub-17...têm o sonho de ir para a equipa A!!! Querem é emigrar e assinar por tubarões, mesmo não calçando!

    Ou se percebe como dar a volta a isto ou andamos a formar para os outros! Ao menos que se venda bem/caro!!!

    Concluindo...PORTISTAS???!!! Só os adeptos! E nem todos!!!

    ResponderEliminar
  43. Se há processo que dentro das limitações óbvias, acompanhei de perto foi este. Isso de ter de mudar de empresário e outras coisas do género, é tanga, tudo tanga, apenas má-língua, gente para quem qualquer transferência tem de ser um filme de terror. O FCP fez tudo que era possível, mas quando uma das partes não quer... Depois o FCP é demasiado grande para ficar refém de um miúdo de 19 anos feitos há pouco.

    ResponderEliminar
  44. A propósito do Dalot, diria que se não compreendermos o capitalismo, também não podemos compreender a sociedade humana. Temos que entender que o capitalismo foi criado para lidar com o dinheiro, e não com pessoas... Naturalmente, isto encaixa nos "encaixes", ou no mercantilismo do Futebol, infelizmente!

    Confesso, de todos os processos pendentes no plantel, este seria na minha opinião o menos complicado de gerir, fui completamente surpreendido. Porquê? Pelo suposto interesse mutuo e convergente FC Porto/Dalot. Se o FC Porto rentabilizava desportivamente mais uns dois anos, um extraordinário futebolista. O Dalot renovava melhorando substancialmente as suas condições, e sobretudo sustentava o seu crescimento em casa, potenciando o seu enorme potencial como futebolista, para daqui a dois anos, chegar a Manchester com um outro estatuto, e mais bem preparado. Porém, para o jovem Dalot, para o Pai, e para o empresário, aos 19 anos, já não há tempo para consolidar e sustentar coisa nenhuma!

    Bom, e quando havia excesso de qualidade á direita bem recentemente: Ricardo, Dalot, Layun, e Maxi, "ficamos sem os três", e dependentes do Maxi baixar a sua massa salarial. Mesmo que o Maxi renove, teremos de ir ao mercado.

    Soluções? Gosto do Bruno Gaspar que estava em Guimarães, e está hoje na Florentina, tem coisas de Ricardo, por exemplo a velocidade. Curioso este processo, o Bruno estava no VSC com passe partilhado Benfica/VSC, o Benfica poderia resgatá-lo por valor residual, o que fizeram? venderam o Gaspar por 4 M€ para Itália, dividiram esse encaixe VSC e Benfica, e estes agora lembraram-se de contratar o Bruno Gaspar por 6 M€? Porque não o fizeram na temporada passada a mt baixo custo os restantes 50%?! Isto indicia que o FC Porto estaria provavelmente a sondar o Carlos Freitas e a Florentina, para contratar o Gaspar, e o Benfica entrou na corrida, porque afinal já tinham o Almeida, e contrataram o Ebouhi lateral da Nigéria. Creio que o Gaspar ficará mt longe do FC Porto!

    Fernando Fonseca, esteve emprestado ao Estoril, e julgo que ainda não está preparado para discutir o lugar com o Maxi, isto pelo que fez no Estoril!

    Na nossa Liga, do que eu vi, excluindo os Grandes e o Braga, gostei do lateral Bebeto do Maritimo, porém, está com 28 anos, e excluído está por esse factor!

    Eder Militão do S Paulo?! Não conheço, mas, pelo perfil e polivalencia, será mais um defesa direito, e não um lateral direito, lateral/defesa são coisas distintas, e o FC Porto necessita de um lateral direito!

    Vamos fazer contas? Dos 8 defesas que terminaram esta temporada, 4 estão excluidos: Ricardo, Dalot, Marcano e D Reyes, vamos esperar que o Maxi baixe a massa salarial, sem esquecer que está com 34 anos (o João Pinto terminou com 35 anos).

    E termino, dos "tais" 55 M€ que o FC Porto tinha de realizar até 30 de Junho (fair play financeiro), esse "problema" já foi superado e até ultrapassado: Indi 8 M€ (foi vendido depois de 30 de Junho de 2017, surge neste exercicio) + Ricardo 20 M€ + Dalot 20 M€ + Boly 12 M€, totaliza 60 M€ de encaixes. Portanto, eventuais saídas/vendas só serão anunciadas pós 30 de Junho, por exemplo Layun, e agora até daria jeito o Sevilha não activar a clausula de compra (mas parece que o irá fazer). Quanto a entradas/compras, estas podem começar a ser anunciadas, nomeadamente na defesa, o sector que irá sofrer maior "rombo"!

    PT

    ResponderEliminar
  45. Bom dia . Como já se viu que é verdade isto do Dalot, vamos partir para outra . Há-de arranjar-se alguém, além do Maxi espero eu . O SC já saberá se dos relatórios pode contar com um F.Fonseca(emprestado ao Estoril) ou com um Rodrigo do Chaves(ainda temos 50% do passe certo?) por exemplo ou outra adaptação . Neste século 21 uma das coisas que se vêem mais é bater com a mão no peito, beijar o emblema, etc...Tretas que começam bem cedo na idade mas que só visam os euros, ou as libras que, agora, até estão muito apetitosas… Ninguém se iluda! Um abraço

    ResponderEliminar
  46. "Depois o FCP é demasiado grande para ficar refém de um miúdo de 19 anos feitos há pouco." é isso mesmo MVP o miúdo não existe perante a grandeza do FCP,estrelinha que o guie e car.... que o fo.., que nunca mais vista o nosso manto sagrado e que não venha cá com lamechices dispenso e abomino falsos portismos

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  47. Ruben Neves com 3 anos de permanência no principal plantel e muitos jogos como titular, foi vendido por 16 M€. O Dalot com 6 jogos como titular nesta temporada, gerou 20 M€...

    É verdade, o Portismo não queria aqueles encaixes, e preferia o "encaixe desportivo", mas se alguns falam em ruinoso negócio Dalot, pergunto, será mesmo? Paulo Ferreira 20 M€, Bosingway 20 M€, Ricardo 20 M€, Dalot 20 M€, sim há Danilo 31 M€ (mas tinha custado 16 M€)...

    Temos algumas criticas a fazer a esta Admnistração nos ultimos anos? É verdade, mas no processo Dalot não critico a Admnistração, e, vou mais longe, o Ricardo foi vendido, porque supostamente o Dalot iria renovar. Vejamos, neste fim de semana, o Sérgio afirmava numa entrevista : "o Maxi e o Dalot dão me garantias...", mas acrescentou : "mas é preciso que eles fiquem...", isto é, se na semana passada a coisa estava alinhavada para a renovação do Dalot, mas o Sérgio já prevenia também a possibilidade de ficar sem eles, porém, as declarações do SC indiciavam a permanência de ambos, pelo tom quase afirmativo!

    Bom, e no espaço de um ano, a Formação do FC Porto gera 74 M€, e é a confirmação que não se pode ter sol na eira, e chuva no nabal...

    Se estou contente com este encaixe e venda do Dalot? Não, longe disso, fiquei F... mas vou "cortar os pulsos"? Ou alguém puxava de uma pistola e obrigava o Dalot a renovar?

    PT

    ResponderEliminar
  48. Bom dia caro MVP e caros Portistas;

    Como diz o MVP e bem o FC Porto é bem maior que um miúdo de 19 anos que se acha portista por beijar o símbolo e andar a festejar de muletas no meio da rua quando devia era estar em casa a descansar. Só mostrou o profissional que era e amor que tinha pelo FC Porto nesse momento, igual a zero. Pois o amor não se demonstra em festejos, mas sim no respeito, na compreensão, profissionalismo e carinho.
    Só pensam em dinheiro mas para mim o dinheiro não é tudo. A vida é bem mais que uma conta choruda.
    Boa sorte e muito sucesso.
    E digo-vos mais, cada vez mais gosto dos Herrera's desta vida.

    Contra Tudo e Contra Todos. FC Porto Sempre.

    JP

    ResponderEliminar
  49. Escrevi num post que o pai dele estava a complicar muito a tarefa da renovação com o porto..infelizmente o que me tinham dito confirmou se..a minha camisola só tem o meu nome..e ainda bem ..

    ResponderEliminar
  50. OS PULHAS
    O FCP tudo fez para ficar com Dalot o pai e empresário não quiseram, ótimo venha os 23 milhões e o resto é conversa, vai o anel fica dedo.

    O secretario de estado juventude e desporto, o ignorante o quieto, não deu os parabéns ao FCP por ter sido campeão. Pobre é o país que tem este tipo de criaturas. Sr 1º ministro "Querido" o Sr só tem conversa da treta.

    O nosso presidente sr Pinto da Costa já deu a entender que este é o seu ultimo mandato, tem todo o direito de descansar porque a idade não perdoa e de sair em grande, mas o barbudo o puxa sacos já diz que vai preparar a sua próxima candidatura, pobre criatura não sei do que andas à procura.

    ResponderEliminar
  51. Todos sabiam e sabem do potencial do Dalot. Olheiros, seleccionadores de outros países, a própria UEFA.
    O Dalot vai ser um dos 5 ou 6 melhores laterais do mundo (se nada se passar fisicamente).

    Portanto sim, para mim a cláusula é baixíssima e revela amadorismo da SAD. Ou então como eu disse no comentário anterior, e isto Vila Pouca não é tanga certamente, não havia dinheiro para o manter e subir a cláusula. Se foi esta a razão, também decorre de má gestão financeira anterior. No final de tudo há má fé de quem representa o jogador e do mourinho que se aproveita da situação.

    É o futebol de hoje, podre e sem valores nem paixão, podridão exacerbada por janelas de transferencia ridículas e novas regras de exclusão na LC.

    Vivemos o clube intensamente mas a verdade é que o desporto já não é desporto nenhum.

    ResponderEliminar
  52. Soren, primeiro, achares que uma cláusula de 20 milhões para um miúdo de 17 anos, é baixa, OK, nem comento.
    Repito, não sabendo tudo, mas sabendo alguma coisa, o FCP fez o que tinha a fazer para continuar com o Dalot e se ele sair é porque pai e empresário colocaram o dinheiro à frente de tudo. Mais, sob ponto d evista desportivo, o Dalot só tinha a ganhar em ficar no FCP e em todos os sentidos.
    Agora, se uma pulga já tem catarro, as outras, algumas que até já provaram, são certezas e não apenas promessas também podiam ter, entraríamos numa espiral que mais tarde ou mais cedo, vide Sporting, nos levariam a grandes complicações.
    O FCP cometeu muitos erros no passado recente, mas não foi manifestamente neste caso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Tem razão no que diz, no entanto o que fica mal á nossa administração é vender o Ricardo porque tinha Máxi e Dalot (Conceição disse-o na última entrevista) e depois nem um, nem outro.
      Dalot e os seus também ficam muito mal na fotografia, porque se ninguém lhe pode levar a mal que saia do FCP para um colosso, não lhe fica nada bem ter tratado de tudo nas costas do FCP. Isso não é de portista.
      Alexandre F.

      Eliminar
  53. Silvestre

    Boa tarde Vila Pouca. parece que o melhor noutra vertente ainda está mesmo para vir:

    A Polícia Judiciária está a investigar um empresário com ligações ao Benfica por suspeita de aliciamento de pelo menos quatro jogadores do Marítimo. Em causa está um jogo da época passada em que as águias perderam. Há suspeitas de que o empresário tenha tentado comprar os jogadores adversários. Um deles é o defesa direito Patrick que terá sido alvo de aliciamento. A PJ continua a investigar o jogo do Rio Ave com o Benfica que envolve o mesmo empresário.

    Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/desporto/futebol/detalhe/alerta-cm--empresario-com-ligacoes-ao-benfica-suspeito-de-aliciar-quatro-jogadores-do-maritimo?ref=HP_Destaque

    Depois a SIC irá emitir uma reportagem sobre este assunto esta noite, em que é está envolvido um César Boaventura, veremos o desenrolar dos próximos capítulos.

    Finalmente quanto ao Dalot Resta ao FC Porto receber os euros do Manchester United e olhar para a frente com outras perspectivas, sem dramas , nem filmes de terror.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  54. Na Pratica vendeu bem, para renovar queria pelo menos 5m€ e alguma percentagem numa futura venda e neste caso foi todo e nada mais acrescentar.

    ResponderEliminar
  55. Eh pá!!!! Ficamos sem o Messi e sem o Ronaldo!!!! Tamos fodidos!
    Ah, foi o Dalot!

    Dá a impressão que o Dalot é a última coca-cola do deserto! Dá a impressão que há muita gente que ainda não reparou que campeonatos como o português, holandês, belga e por aí fora mais não são que barrigas de aluguer!
    Dá a impressão que o FC PORTO acaba só porque um puto (que afinal de contas nos rende 24 milhões de euros!!!) ainda com muito por provar nos deixou ficar!
    Dá a impressão que o FC PORTO é um clube de tansos, mansos e gansos! Andamos aqui a ver passar os barcos rabelos na Ribeira. Somos pequeninos, não ganhamos nada e vemo-nos á rasca para juntar 11 jogadores quandohá jogo!!!
    Pelo amor da santa, como diz a minha mulher!!!!

    P.S. E por favor não critiquem o Diogo. É um puto sem noção do que quer da vida. A criticar critiquem o Dalot, o pápá dele, a mamã, enfim os que vão viver á custa do talento do rapaz. Conheço demasiados pais que vêem nos filhos a mina de ouro.

    ResponderEliminar
  56. Muito sinceramente, o Dalot jogando agora a titular no FC Porto, com a capacidade que já mostrou e o potencial que tem, daqui a duas épocas podia ser vendido, sem exagero, por 40 ou 50 milhões. Apesar de os defesas laterais não costumarem custar muito, a verdade é que há poucos e com o potencial do miúdo.
    Por outro lado, saíndo agora por 20 milhões ou mais, depois de apenas ter feito meia dúzia de jogos na equipa principal, não se pode dizer que é um mau negócio. Só obriga o FC Porto a contratar um bom defesa direito.

    ResponderEliminar
  57. Empresário próximo do Benfica suspeito de aliciamento a futebolistas do Marítimo, avança o CM

    enquanto os dirigentes dos clubes forem uns carroceiros como os da segunda circular, não podemos esperar melhor. só jogo sujo, depois nós é que somos os maus.

    ResponderEliminar
  58. Dalot: subscrevo integralmente MVP.
    A transferência Dalot na perspectiva da minha má fé relativamente a Mourinho, confirma-me que o gajo é um traste para o FC Porto.

    ResponderEliminar
  59. Caro DVP e Amigos:
    Neste momento, após a saída de tantos jogadores (Ricardo, Dalot. Marcano e Reys) é com preocupação que vejo a reconstrução do nosso melhor sector - a defesa. Espero que o Alex Teles não vá embora.
    Mas há que encarar a realidade e confiar nos responsáveis.
    O SLB vai convocar uma AG para eleger
    Bruno de Carvalho como sócio benemérito e de mérito e ainda atribuir-lhe a comenda Cosme Damião.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  60. Podemos ver a coisa pelo lado positivo:
    A formação está a funcionar bem, num ano facturou mais de 70 milhões (e há mais na forja);
    vender um lateral direito de 19 anos por 20 milhões não é coisa pouca;
    Nesta altura quanto custaria a sua renovação? (o jogador sabe do seu valor e o empresário também);
    Estamos em maio e há tempo de para contratar.

    Jorge Rocha


    ResponderEliminar
  61. Lindíssimos os novos equipamentos!

    ResponderEliminar
  62. Como não sei os meandros do que se passou não vou estar a carpir mais mágoas. Neste caso senti o que senti com o Anderson, que foi vendido barato dado o potencial do jogador. E acho que isto aconteceu porque a SAD não tem dinheiro ou porque quem rodeia o jogador tornou a coisa de tal maneira impossível que era proibitiva a continuidade. Acho, como achei com o Anderson, que vai ser mau para o Dalot. Não gostei nada da atitude do puto, sobranceiro e de festejos contidos na festa do título. Agora compreendo. Sentimento de culpa ou desprezo total pela entidade que o ajudou a formar depois de ter saído daquele pequeno clube de Braga (talvez, esse sim, seja o seu clube do coração).

    Pelo menos o Anderson não saiu à revelia de ninguém.

    O jogador (e seus parasitas), de joelho rebentado, achou melhor assim, ok.
    Uma vergonha este tipo de atitude.

    E podemos discordar da incompetência ou não incompetência da SAD. Mas estou curioso para ver como daqui para frente serão geridos os dossiers dos jogadores mais promissores da nossa formação. Oxalá sejam mais bem formados e acompanhados que o Dalot.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho sempre muito pudor em denegrir pessoas sem ter dados concretos Soren. O dalot ate pode estar envergonhado e por isso foi contido... Fez o que achou melhor (acho que faz mal para a sua propria carreira). Mas 99.999% da espécie humana perante tanto dinheiro e o MU aceitariam.

      O futebol de alta competição é um negócio que comeca a ser mercantilizado nos infantis, e os clubes como representantes de uma cultura e com significado social irao ser os clubes de 2a e 3a linha. A 1a linha sera igual à nba e à nfl: just business.

      Eliminar
    2. Hélder, eu nunca fui politicamente correcto e não gosto de o ser, acho que é isso que mina o país. Não se pode dizer o que se acha que já estamos a atacar, a denegrir, etc. Não penso assim e argumento.

      Foi o que me pareceu, juntei os pontos e não gosto da novela. O Porto tenta negociar um contrato melhor para o Dalot, forma o jogador, dá-lhe todas as condições e mais algumas, seria titular este ano e no próximo, jogaria a Liga dos Campeões, valorizar-se-ia ainda mais. O que fazem os génios que o representam?

      Os representantes do jogador, aconselharam-no mal, agiram de má fé e já depois do Ricardo ter sido vendido aparecem na mesa das negociações com um pré-acordo já assinado com outro clube nas costas do clube formador.

      Eu estaria envergonhado se saísse assim do clube que me formou; e talvez por isso o rapaz estivesse tão envergonhado na festa do título. Foi só isto que disse e mantenho. Acho nojento o que se passou, principalmente porque vejo um futuro estratosferico para o jogador que é um craque raro. Tal como tinha saído envergonhado e tinha vergonha de pôr os pés no Dragão se me chamasse Villas Boas. A única atenuante é que o Dalot é um puto, não sabe o que faz e quem o aconselhou e geriu esta novela tem mau carácter e é o verdadeiro culpado. Já no caso do Villas Boas a culpa só se pode imputar ao próprio.

      É isto que penso, tal como penso que a SAD foi incompetente na gestão financeira na última década; e por isso mesmo, agora torna-se complicado gerir estas situações e segurar os jogadores.

      Temos que ir ao mercado e segurar o Felipe e o Telles a todo o custo.

      Lá por se estar a tornar o futebol europeu numa NBA, não quer dizer que não possamos distinguir transferências boas e más, e processos claros ou opacos.

      Eliminar
  63. Caros Portistas,

    Querem apontar o dedo à Admnistração neste processo? Não vou por aí...

    Porém, sigo a minha coerência, e tento sustentar sempre as minhas opiniões!

    Querem falar de maus negócios no passado recente, e com responsabilidades da Admnistração?

    Janeiro de 2014, Otamendi foi vendido por 12 M€ ao Valencia, ano e meio depois, o Valencia vende o Otamendi ao City por 45 M€, gestão danosa, ponto!

    Querem um interessante contraste, com boas práticas da Admnistração? Boly contratado ao Braga em Agosto de 2016, fez na temporada 16/17 apenas 7 jogos no FC Porto (sobretudo nas Taças), foi emprestado, dois anos depois irá gerar 12 M€, um retorno de 100%!

    Querem que vos recorde laterais direitos transferidos, na ultima década e meia, e encaixes respectivos?

    Paulo Ferreira, então Campeão Europeu, em 2004, vendido por 20 M€!
    Bosingway, em 2008, vendido por 20 M€!
    Danilo, em 2015, vendido por 31 M€ (tinha custado 16 M€, gerou uma mais valia de apenas 15M€)!
    Ricardo, em 2018, vendido por 20 M€ (tinha custado nem 2 M€, gerou uma mais valia de 18 M€)!
    Dalot, em 2018, vendido por 20 M€ (a Bolha anuncia que serão 24 M€), esses M€ são todos "xixa"!

    Melhor negócio no FC Porto nesse período, nas laterais? Há, mas no lado esquerdo, Cissokho, contratado em Janeiro de 2009 ao V Setubal por 500 mil €, vendido em Julho de 2009 (6 meses depois) por 15 M€!

    E termino, ficamos sobretudo a perder desportivamente neste negócio Dalot, mas o jovem Dalot também ficará a perder desportivamente, porque em dois anos teria com certeza um crescimento mais consistente/sustentado no FC Porto. Apontar o dedo ao Dalot, ou não desejar-lhe sorte? Não o faço (podia ser meu Filho), creio que foi o menos culpado neste processo (que poder de decisão terá um jovem imberbe de borbulha?), apontem o dedo sobretudo ao Pai (é advogado) e ao empresário, e desejo muito sinceramente que o jovem Diogo seja feliz no United!

    PT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo quanto à culpa do Dalot. A culpa não é dele, ele é um puto que não sabe o que faz nem no que se meteu. A culpa é de quem o representa.

      Agora será muito provavelmente suplente do Valência, que é só um dos capitães de equipa, numa idade em que se precisa de jogar e jogar.

      Eliminar
  64. O Dalot entrou com 9 anos nas escolas do FC Porto, nunca jogou no Braga e não duvide do Portismo do rapaz. Agora, devemos é olhar o futebol mais como uma indústria, onde o que conta é o dinheiro e menos como um desporto onde era possível vislumbrar algum amor à camisola. Além disso não é difícil "fazer" a cabeça de alguém com 19 anos. Creio que sai cedo de mais, mas desejo-lhe sorte, que o empresário consiga dinheiro para comprar uma peruca, que o papá saiba guardar devidamente o dinheiro do menino e, finalmente, que o Mourinho vá pó caralho.
    P.S.
    Desta vez não há nada que apontar à Sad.

    ResponderEliminar
  65. Esta semana não há crónica do Miguel Sousa Tavares? Tks.

    ResponderEliminar
  66. PT, no caso do Otamendi, como aconteceram com outros no tempo do Vítor Pereira, o que devia o FCP fazer? Mandar os treinadores embora? É que depois do que se passou, não havia margem de manobra, foi uma transferência de recurso. O jogador valorizou-se no Valência como se valorizaria no FCP e saíria por mais, noutras circunstâncias mais favoráveis. O futebol é momento, dizer a posteriori que a transferência do Otamendi foi gestão danosa é fazer prognósticos à segunda-feira.

    Alexandre, vender Ricardo, pode haver coisas que nós não saibamos, por exemplo, acreditar que Dalot podia ficar. Não acredito que se já fosse irreversível a saída do Dalot, o Sérgio não fosse informado.

    Ega, pois, mas é um portismo profissional, diferente do portismo dos adeptos e sócios.

    ResponderEliminar
  67. A crónica do MST já está no twitter e no facebook, mas vou colocar no post.

    ResponderEliminar
  68. O pai do dalot e um "agarrado"por dinheiro..foi o grande responsável pela não renovação do filho..mas eu também culpo o dalot porque com 19 anos já sabe o que quer e sendo tão portista como eu batia o pé e não havia pai que o conseguisse demover..

    ResponderEliminar
  69. Vila Pouca, o Otamendi foi vendido em janeiro de 2014 (também saiu o Lucho, creio que problemas de tesouraria, o FC Porto tinha caído na fase de Grupos Champions), o Otamendi saiu com Paulo Fonseca (meio da temporada), porém, se meio ano antes, inicio da temporada 13/14 tem sido vendido, teria com certeza gerado valores bem mais elevados, porque estava mais valorizado (o FC Porto tinha sido Campeão, e tinha feito uma interessante Champions 12/13), portanto questiono o timing da venda em janeiro, porque foi vendido desvalorizado, sobretudo pela campanha Champions. Recordo que nessa pre temporada 13/14, o Otamendi esteve quase "embalado", com o Abdoulaye suspenso o seu empréstimo para Guimaraes (o Ba regressou ao FC Porto em Janeiro de 2014, justamernte para substituir o Otamendi).

    Centrais do FC Porto em 13/14 com Paulo Fonseca : Mangala, Otamendi, Maicon e D Reyes (1ª temporada). Em janeiro regressou o Abdoulaye (tinha jogado L Europa no VSC na fase de Grupos, posteriormente impedido de ajudar o FC Porto na Edição 13/14, quando caimos em Sevilha nos quartos).

    Sei reconhecer a dureza da expressão "gestão danosa", talvez tenha exagerado, e merece uma correcção, mau timing a sua venda, deveria sim ter sido antecipada a sua venda meio ano (verão de 2013), mas lá está, no defeso do verão de 2013, o James e o Moutinho tinham gerado ambos 70 M€ ...

    E termino, o Otamendi em 2014, gerou o mesmo encaixe do Boly em 2018 12 M€, o Boly foi um habitual suplente do FC Porto (apenas 7 jogos como titular, numa so temporada), já o Otamendi era um indiscutivel!

    PT

    ResponderEliminar
  70. Admito que possa ser verdade que se tenham recusado a renovar contrato ao longo de toda a época (provavelmente agente e pai impuseram-se).

    Mas, sendo assim, não é admissível pensar que se vai renovar com o Dalot neste verão.
    Se não quiseram renovar meses antes, porque raio iriam renovar agora sendo que o interesse no jogador só tem vindo a aumentar (e já é observado por grandes clubes há mais que 1 ano) ?

    Não critico que se venda. Admitindo que se recusaram a renovar, tinha de ser vendido. E o preço era aquele. Tudo bem.

    Mas não posso admitir que vendam o Ricardo por "pensar que iriam renovar com o Dalot". Isso é incompetência. Esta SAD tem gerido mal inúmeros casos, e este foi mais um.

    Repito, o erro não é a venda do Dalot, mas sim a venda do Ricardo sabendo que Dalot não iria ser renovar.

    Tenho muita pena, imaginava o rapaz a titular toda a época. Mas virá outro e vamos esperar que tenha muito sucesso. Daqui a 3 meses já ninguém se lembra do Dalot.

    ResponderEliminar
  71. Boa tarde Vila Pouca

    Ricardo 22 mil + 3 por objectivos
    com 5 épocas a sénior (1 no Guimarães, 1 no FCPORTO, 2 na França e mais 1 no FCPORTO)

    Dalot (fala-se em) 24 mil
    com meia época no FCPORTO

    São 2 laterais direitos, acho que 2 vendas catalogados num bom menos, pois o potencial de ambos dava para mais ao nível financeiro.
    Principalmente no caso do Dalot que já estava referenciado pelos grandes da Europa há uns bons anos...

    Mas ai entra a situação de ambos estarem a entrar no ultimo ano de contrato (acabava em 2019)

    E esse foi o erro da gestão da SAD...
    Erros que como sabemos englobam vários atletas, e isso diz muito dos problemas a nível financeiro destes últimos anos no FCPORTO...

    Não sei se o Dalot saísse primeiro se o Ricardo ainda saia ou renovava...

    O que sei é que foi ao contrário e do lado do Dalot e seus empresários sempre rejeitaram as ofertas do FCPORTO, foi assim este ano desde o inicio da época...


    Vamos ter que blindar os jogadores com clausulas de 100 milhões


    Aos jogadores, familiares ou empresários coloco outro tipo de problemas.

    Estarão eles cientes de que ao saírem ou forçarem a saída nestas circunstancias estão a cortar o aspecto emocional que existe entre os adeptos/sócios do clube/jogadores...

    Será que se preocupam com isso?

    É que no dia em que pensarem que isso não importa será o dia em que o futebol morre.


    Além disso, saírem os 2 no mesmo ano é pesado, pois acredito que ninguém contava com isso, até porque o Dalot podia perfeitamente ganhar uma estaleca superior durante 1 ano e depois ser vendido por um valor superior (perto de 30 mil).


    A minha opção para defesa direito é um jogador que foi formado no FCPORTO B, Vítor Garcia (teríamos de comprar ao Guimarães, já não é nosso), tem as mesmas características do Ricardo, rápido a atacar, mas ainda precisa de melhorar o aspecto defensivo.
    Se Maxi ficar teríamos o lugar assegurado.

    Se Maxi sair ai teremos de comprar um bom defesa, com a mesma qualidade de um Alex Telles e ai podia regressar de empréstimo o Fernando Fonseca (tem garra, mas acho que ainda precisa de ganhar rodagem).


    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  72. PT, o Otamendi não saiu por problemas de tesouraria coisa nenhuma, saiu porque ou saía ele ou saía o treinador.

    Ao ver certos gestores consagrados que por aqui aparecem, não sabem de nada, mas têm solução para tudo, fico muito tranquilo em relação ao futuro do FCP pós PC. Não falta competência entre os portistas. E como eles não são apenas gestores de net e até são corajosos, capazes pelo menos de criar um perfil, para que hoje, por exemplo, não digam que contratar o Marega foi um péssimo acto de gestão e amanhã se o Marega for vendido por 20 milhões, já foi uma péssima venda, acertam sempre, não falham uma.

    ResponderEliminar
  73. Silvestre
    Boa noite Vila Pouca,realmente os lampiões são um bando de criminosos sob a tutela de Luís Filipe Vieira e companhia,como ficou patente numa reportagem esta noite transmitida pela SIC,quanto a César Boaventura é um palhaço ao serviço de Luís Filipe Vieira e companhia, para além disso convém ter em consideração quem é Abel Silva e para quem o mesmo trabalhou.
    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  74. Se vendemos somos maus...
    Se não vendemos, somos péssimos...
    Vá-se lá entender o ser humano!

    P.S. Não sei se será possivel, mas nos posts do Vila Pouca aquando do empréstimo do Marega ao Vitória e depois o seu regresso, não faltaram nos comentários, portistas a bardar aos céus porque é que não se despachou o homem.

    ResponderEliminar
  75. Muito triste e desapontado com o Dalot! Que não vá ler as redes sociais porque tem sido tratado abaixo de cão. Andar a fazer juras de amor quando já sabia que assim que houvesse a oportunidade ia embora era escusado!

    É o que temos! Siga! Cuidado com as clausulas de rescisão, este caso que sirva de exemplo, é preciso blindar os Diogos, Báros, F.Silva.

    Se não corremos o risco de andar a servir de barriga de aluguer e nem tirar rendimento desportivo da nosso formação. Importa formar, fazer chegar há equipa A, tirar rendimento desportivo e valorizar e depois sim… vender.

    ResponderEliminar
  76. Caro DVP e Amigos:
    Estou a sintonizar a SIC e a CMTV, Estou perplexo com algumas argumentações.
    Já foram adiantando que a corrupção ou tentativa é muito dificil de provar e que o MP e a PJ não têm efectivos suficientes para actuar com a urgencia que os casos exigem.
    Ribeiro Cristóvão no seu melhor e o Apito Dourado (que terminou em Leiria) sempre em pano de fundo.
    Falaram da justiça civil e da justiça desportiva mas ninguém falou do caso Hulk e Sapunaro.
    Eu quero ir para a ilha.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  77. DrummerKzar, por uma questão de higiene mental, a SIC só vejo raramente, CMTV recuso-me a ver, TVI passo de vez em quando, mas se vejo Diamantino e Rui Pedro Braz, desapareço logo. Ando sem pachorra para este futebol.

    ResponderEliminar
  78. Caro DVP,

    Apenas para mostrar a minha concordância consigo em relação à situação do Dalot. A responsabilidade é toda do jogador e de quem o representa. Percebo perfeitamente que o dinheiro torna tudo muito menos emocional mas era absolutamente escusado esticar a decisão a este ponto. Não creio que a sad tenha qualquer culpa e seguramente que contariam com o jogador. O que é que custava ter admitido que não renovaria e não ficaria no porto há algumas semanas atrás? Pelo menos saberíamos com que contar. Assim é mais um que sai por causa dos euros....bem diferente da forma como saiu o Ruben Neves por exemplo ou de Marcano, a quem desejo sorte.

    Há muito que deixei de acreditar nas juras de amor no futebol. Levei pancada com a saída do Mourinho mas a pior de todas foi a da cadeira de sonho....

    Raoc

    ResponderEliminar
  79. Querem comparar a história do Dalot com o Bernardo Silva!? E do Renato Sanches??? E que tal o André Silva?? E o Anderson?
    Acho precisamos e de reforços.
    Um lateral direito ou dois ( se o maxi não renova?) e um esquerdo (Rafa Soares) e dois centrais (ou um se aproveitamos o Chidozie) mas o que vier tem de ser craque

    ResponderEliminar
  80. Diria que há gestores que nem à segunda feira acertam. Vi aqui várias referências à má venda de Anderson. O que fez depois de sair? Que consistência teve a sua carreira? Há um ano quase unanimemente marega, boly, Herrera tinham sido negócios ruinosos. Agora à segunda feira já são razoáveis ou bons. o sucesso de uma contratação depende de múltiplos fatores. O caso mais recente e evidente é o de marega. Por exemplo depoitre num outro contexto podia ter sido muito útil ao FCP. Tinha era que ter um tipo de jogo adequado às suas características e isso nunca aconteceu. Vitor Garcia para mim também já foi uma grande opção mas este ano não gostei de o ver no Guimaraes. Mas com SC confio que qualquer jogador pode evoluir. Potencial não lhe faltava quando saiu do FCP.

    ResponderEliminar
  81. Gerir um plantel, mantendo os equilíbrios necessários, desportiva e financeiramente, só é fácil na net. E nos dias de hoje, com os jogadores a terem cada vez mais privilégios e direitos e com empresários sanguessugas, ainda é pior, faz-se hoje um contrato, amanhã já está ultrapassado, já querem mais pasta.

    ResponderEliminar
  82. Esta demora na confirmação da traição do menino Dalot ao nosso Clube,faz-me crer que o Presidente ainda está aí , para nos defender.
    Vamos aguardar.
    Abraço e Viva o Porto

    ResponderEliminar
  83. "PT, o Otamendi não saiu por problemas de tesouraria coisa nenhuma, saiu porque ou saía ele ou saía o treinador."

    Vila Pouca, vamos por partes, contextualizando a temporada 2013/14, o Porto do Paulo Fonseca fez um bom 1º terço do Campeonato, liderou aliás isolado, até que, com dois empates Belem, e Nacional no Dragão, e uma derrota em Coimbra, 3 resultados negativos consecutivos, e foi o principio do fim, aliado aos maus resultados, e penosas exibições na Champions. Num FC Porto 1 Nacional 1, no Dragão (partida que eu vi), o Otamendi dá uma casa enorme, e permite perto do fim o empate ao Rondon, e começa aí o problema, porque desde esse jogo não calçou, e foi para o banco durante um mês, salvo erro regressa na Luz com o Benfica no jogo do Eusébio. Se então já havia uma má relação Fucile/Paulo Fonseca (o Fucile nunca mais jogou), também surgiu o problema Otamendi/Fonseca, mas, desconhecia que tivesse extremado ao ponto de ou Treinador ou Otamendi!

    Vila Pouca, o FC Porto sempre esteve dependente das suas participações na Champions para orçamentar uma temporada, e, há um denominador comum nas ultimas 7 participações Champions do FC Porto, sempre que o FC Porto não superou a fase de Grupos (aconteceu nesse período em 3 Edições: 11/12, 13/14 e 15/16), o FC Porto em Janeiro, se é certo que fez reajustes naturais, dispensou e emagreceu mt os planteis respectivos, tal como sempre vendeu um Atleta, o que é anormal ser feito em Janeiro. Isto é, o facto do FC Porto não saltar para os oitavos, e, sem esse encaixe, bilhética, ou os "trocos" Market Pool, nessas temporadas o FC Porto vendeu titulares em Janeiro, mas também emagreceu muito o plantel e baixou massa salarial, exemplos:

    2011/12 ( 1ª temporada de V Pereira, FC Porto caiu para a L Europa), saíram em Janeiro: Fucile, Souza, Guarín (vendido para o Inter), Belluschi e Walter.

    2013/14 (temporada de P Fonseca, FC Porto caiu para a L Europa), sairam em janeiro: Otamendi (vendido para o Valencia), Lucho e Ismailov.

    2015/16 (Lopetegui/Peseiro, FC Porto caiu para a L Europa), saíram em Janeiro: Cissokho, Imbula (vendido para o Stoke), C Tello e Pablo Osvaldo.

    Vila Pouca, este denominador comum, não é revelador que o FC Porto tem problemas de tesouraria na 2ª parte das temporadas, sempre que não supera a fase de grupos Champions? Porquê? Dispensa sempre um numero inusitado de futebolistas, alguns titulares, e também vende em Janeiro, o que não acontece sempre que o FC Porto segue para aos oitavos da Champions!

    Relativamente à 2ª parte do comentário, Maregas e putativos directores desportivos, creio que eu não serei o destinatário!

    PT

    ResponderEliminar
  84. OS PULHAS.
    A Saga da vigarice continua o Polvo mesmo agora continua a fazer das suas e o maior o Padrinho da Vergonha deste futebol em que vivemos ainda estrebucha pensando que é dono da praia. Enquanto houver governantes vermelhos "Queridos", "Pinóquios", centralistas esta pouca vergonha ainda vai piorar mais.

    Ainda ontem ouvi um pseud/empresário moço de recados dos vermelhos um bronco parolo até dizer chegue, a caluniar BC, Sporting, FCP a meter os pés pelas mãos com uma satisfatez a toda a prova. Espero que a judiciaria o tenha já registado como perigoso e o meta lá dentro para que não morra ninguém.

    ResponderEliminar
  85. Quanto ao Vítor Garcia, há 3/4 anos atras, gostei francamente do que vi no Porto B, e perspectivei mesmo a sua promoção. Contudo, como vejo muito a Liga Portuguesa, o Garcia no Nacional, e posteriormente no Vitória, fez duas temporadas muito más, isto é, o salto competitivo que deu não correspondeu minimamente às expectativas geradas. Contudo, pode ainda "engatar", mas, no curto prazo o Garcia ou o Fernando Fonseca (também vi alguns jogos no Estoril), creio que ambos ainda não estão preparados, esta é a minha opinião pessoal!

    Relativamente ao que aí vem, confesso alguma preocupação defensiva, porque afinal o FC Porto irá perder 50% do quarteto defensivo (felizmente o Casillas renovou, bom trabalho da Administração). Ricardo, e o patrão do eixo, Marcano. Vou mais longe, no eixo, seria mais fácil substituir o Felipe, a termos de substituir o Marcano. Hoje, temos o Felipe, o Osório, e o provavel regresso do Chidozie (não incluo aqui o Jorge Fernandes, ou os dois Diogos, porque um destes jovens só ficará, se o Chidozie não ficar no plantel).

    O Rolando estava a cessar o contrato com o Marselha, e tinha o perfil para suceder ao Marcano (maturidade, experiencia e qualidade, com serenidade), e até seria um regresso, todavia, na ultima jornada da Liga Francesa, infelizmente lesionou-se com gravidade, e só regressa em 2019.

    Na lateral direita, o Dalot foi um rude golpe, Dalot e Maxi renovando ambos, e estaria fechada a lateral direita, e sem perder qualidade. Hoje, precisamos de um lateral direito de qualidade, isto porque, o Maxi (se renovar), com 34 anos, já não pode andar acima e abaixo, com Champions, e campeonato pelo meio. O Eder Militão ao que li hoje, foi, ou será contratado pelo PSG, e será supostamente emprestado ao VSC, porém, o brasileiro será um defesa direito, e não será um lateral direito, coisas diferentes. Gosto do Bruno Gaspar, gosto do Bruno Peres (mas 28 anos...), mas quem sabe se o Sérgio, o Dembelé, ou mesmo o Lamachã, não tem identificado um qq "Sagna" na Liga Francesa ...

    Sobretudo, acredito que este problema defensivo será bem resolvido pela Admnistração e Treinador, e daqui a 3/4 meses, deixará de ser uma preocupação nossa!

    PT

    ResponderEliminar
  86. Boa tarde Vila Pouca

    PT
    Concordo em absoluto, quando comecei a ver os jogo do Vítor Garcia na B, gostei bastante e como ainda não tinha conhecimento do Dalot, pensei que fosse o próximo a pegar de estaca na lateral direita.

    Mas lá está, a diferença de ritmo e de intensidade entre a equipa A e B é bastante significativa, portanto ás vezes o tiro pode sair ao lado.

    E as passagens pelo Nacional e agora pelo Guimarães mostram um jogador que tem evoluído (mas não muito), e eu esperava mais.

    Ainda assim e olhando para as alternativas a nível nacional, não vejo grandes opções para esta posição e ai prefiro contratar alguém que já conhece a casa e pode tal como o Ricardo evoluir ao mudar para um clube superior.


    Senão a opção seria um jogador mais tipo Alex Telles, já preparado para este nível...

    Já o Bruno Peres nunca me convenceu, além da idade já não prever um retorno do investimento.
    O Bruno Gaspar seria uma opção interessante, mas com as ligações que tem ao benfica, não sei se é possível, mas confesso que para mim está apenas um pouco num patamar acima do que o Vítor Garcia.

    Tem a palavra a SAD e o treinador...


    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  87. Acho que para defesa direito o Porto pode muito bem desencantar um "Alex Telles destro". O Alex foi barato (6 milhões) e é um excelente jogador. Hoje vale 5 vezes mais.

    ResponderEliminar